734115137326918

“No setor da Cultura, o governo ainda está a tempo de emendar a mão”

3 de Junho 2020

No debate com o primeiro-ministro, Catarina Martins lembrou o que se passa na Casa da Música e apelou ao governo para que "obrigue as instituições que mantêm boa parte das suas receitas a pagar a todos os trabalhadores”. Em resposta, António Costa anunciou que o governo quer criar um estatuto da intermitência em Portugal.

2645285985747302

visto na net

Hugo Veludo é assistente de sala da instituição há três anos. Desde o início da pandemia que está sem qualquer rendimento e foi um dos 13 trabalhadores despedidos em retaliação pela sua luta.

Artigos dossier

Uma bota está a esmagar o pescoço da democracia americana

8 minutos atrás

Para o filósofo e ativista dos direitos humanos Cornel West, há uma questão fundamental neste momento: podem os Estados Unidos ser reformados?

Ambiente

Emissões de CO2 caem 1.4 milhões de toneladas com paragem das centrais de Sines e Pego

3 de Junho 2020

A organização ambientalista ZERO apresentou esta quarta-feira os cálculos das emissões da produção de energia. E conclui que as “atuais paragens das centrais do Pego e de Sines mostram que é possível a sua retirada do sistema sem pôr em causa a segurança do abastecimento de eletricidade no país”.

Militares na província de Cabo Delgado, na sequência de ataques a povoações isoladas da região, em 2018.
Internacional

Amnistia Internacional apela às tropas moçambicanas que protejam os civis

3 de Junho 2020

Cabo Delgado, em Moçambique, tem estado sob ataque de grupos insurgentes desde os finais de 2017. A Amnistia apela também a que as operações governamentais não sirvam para vingar estes ataques, atingindo a população.

Política

Estratégia Nacional de Combate ao Racismo avança no Parlamento

3 de Junho 2020

 “É um passo importante para reforçar as políticas públicas de combate à discriminação racial” disse a deputada Beatriz Gomes Dias após a aprovação por unanimidade do projeto de resolução do Bloco, na Comissão da Assembleia da República, esta quarta-feira.

Opiniões

Este é o momento de parar e pensar nas mudanças que queremos

A resposta à crise provocada pela pandemia deve responder aos problemas sociais e ambientais e não repetir os erros que nos trouxeram até aqui. É o momento de mudar, mas mudar mesmo.

Responder à crise - fazer diferente e melhor

É dever dos cidadãos madeirenses fiscalizar o Governo Regional, exigir justiça social para que todos sejam tratados de forma igual, com equidade, evitando e corrigindo as desigualdades precedentes do modelo de desenvolvimento económico e social.

Os acorrentados

Esta segunda feira quatro "artistas tauromáquicos" estiveram uma hora e pouco acorrentados a um portão do Campo Pequeno. Os três toureiros e o forcado quiseram protestar contra a falta de autorização para a reabertura das touradas nesta altura de desconfinamento.

Protesto de precários na Casa da Música. Foto do Facebook de José Soeiro.
Sociedade

Protestaram, foram filmados e… despedidos da Casa da Música

2 de Junho 2020

Vários precários da Casa da Música queixam-se de terem sido dispensados do trabalho já agendado em junho, meia hora depois de terem participado num protesto. José Soeiro diz que “Administração da Casa da Música mostra-nos que é sempre possível expandir as fronteiras do repugnante.”

Alta Voz

Israel: o olhar imperialista de Fauda

1 Junho

A série israelita Fauda dramatiza o ponto de vista colonialista sobre a Palestina. Claire Scurob descontrói aqui os seus esquemas narrativos num artigo lido por Carlos Carujo.

Sérgio Tréfaut, cineasta.
Internacional

Sérgio Tréfaut: “O que se passa no Brasil é um verdadeiro crime de Estado”

30 de Maio 2020

O cineasta participou esta sexta-feira numa iniciativa em frente ao Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa. O Governo foi exortado a posicionar-se contra as políticas genocidas de Bolsonaro e foi feito um apelo à solidariedade por parte da população portuguesa.

7 podcasts para crianças
Cultura

7 podcasts para crianças

1 de Junho 2020

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, fazemos uma seleção de programas de rádio online destinados aos mais pequenos. Por Joana Louçã.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

A crise e o cinema

1 Junho

Ouve aqui o debate "A crise e o cinema" com Beatriz Gomes Dias (deputada Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda), João Salaviza (realizador), Cíntia Gil (programadora) e Miguel Moraes Cabral (realizador e diretor de som). 

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Resgatar o corpo: perspetivas feministas

O movimento feminista tem sido tomado, por vezes, por um discurso vitimista, muito devido à centralidade da violência doméstica e de género. Que efeitos produz essa agenda? Que mulheres resultam de um movimento que as projeta quase exclusivamente como vítimas? Que sexualidade e corpos sobrevivem a uma narrativa de medo e dor? Dossier organizado por Ana Catarina Marques.

Ler mais
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de Maio 2020

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

4 Junho

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Organização: Clube Intercultural Europeu. Este Webinar irá ser realizado na plataforma online Zoom entre as 9h e as 12h. Programa do seminário aqui e inscrições aqui. Ver evento de facebook.

O coletivo feminista Por Todas Nós, junto com estudantes do ISCTE, vai estar à porta desta instituição a homenagear Beatriz Lebre e todas as vítimas da violência contra as mulheres. Ver evento de facebook.
Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa - Av. das Forças Armadas, entre as 18h e as 20h.

Lisboa, Rossio, 18h. Ver evento de facebook.
Porto, Av dos Aliados, 18h. Ver evento de facebook.
Faro, Teatro Lethes, 18h. Ver evento de facebook.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter