Opinião

Nelson Peralta

A Iniciativa Liberal apresentou uma proposta para dinamitar a Lei de Bases do Clima. Argumenta que o faz porque o contexto geopolítico agora é diferente. Desculpa de mau pagador, já que em 2021 foi o único partido a votar contra a lei. 

Daniel Moura Borges

Ao não deixar claro que a segunda volta é sobre a democracia, as direções do PSD, do CDS e a IL estão a dar espaço a que as narrativas dos dois candidatos tenham a mesma legitimidade, e essa posição é inqualificável.

Adriana Temporão

São várias as notícias que deveriam despertar a nossa preocupação. Na Galiza, durante este verão várias praias fluviais do Rio Minho foram encerradas devido à baixa qualidade da água. Do lado de cá, porém, não se ouviu qualquer explicação, alerta ou reação.

Isabel Lourenço

A decisão da República Árabe Saharaui Democrática de apresentar a sua candidatura para o assento da África do Norte interpela Portugal e alterou profundamente o tabuleiro diplomático africano, expondo as contradições, fragilidades e o colapso da narrativa de Marrocos sobre o Sahara Ocidental.

António Lima

Uma democracia não sobrevive se os votos forem sempre no mal menor. A esperança num país melhor, com uma Presidente que cuida da democracia, constrói-se quando o voto é nas ideias e nas pessoas em que acreditamos. E eu acredito na Catarina e nas suas ideias.

Maria Luísa Cabral

Cada um de nós andou que se fartou para se formar como cidadão, para conseguir o que tem, sem copiar futebolista nenhum. A alocução do Primeiro-Ministro encorajando os portugueses a copiar o CR7 foi indigna e ínvia.

António Lima

É preciso agir. Criar medidas de emergência, garantir um teto para todos, definir uma estratégia clara e dar recursos às entidades que conhecem estas pessoas e trabalham no terreno.

Maria J. Paixão

Esta nova apresentação do mal, que já não é a fachada liberal do passado, exige a concomitante reorganização de todas as forças políticas e sociais que se batem pela emancipação dos povos e pela dignidade. É hora de recusar debater no campo dos agressores disfarçados de cavalheiros.

Roberto Almada

A sua candidatura parte de uma ideia simples, mas poderosa: não aceitar que o medo, o conformismo e a falta de esperança se tornem a norma na vida democrática.

Marcos Farias Ferreira

O grande equívoco da política europeia, e dos políticos europeus, é acharem-se aliados da superpotência – da grande ‘América’ – quando, há décadas, são meros clientes, ou peões, no jogo estratégico de consolidação da supremacia corporativa, moral e geopolítica daquela. 

Teresa Soares

Bem podem os políticos portugueses afirmar que o voto é um direito e um dever e bem podem também afirmar os atuais candidatos à presidência a importância do voto nas Comunidades, mas se na prática não são tomadas medidas para tornar exequível o ato eleitoral a representação dos portugueses no estrangeiro é fraca e continuará a ser.

Alda Macedo

Existe à escala global um polígono político de quatro vértices, localizados em Moscovo, Pequim, Telavive e Washington. Cada um destes vértices é o centro de uma estrutura de poder autoritária, antidemocrática, que despreza em absoluto os direitos humanos, e que revela uma ambição desmedida de expansão territorial.