Opinião

Rafael Medeiros

O que havia antes de Abril não era glória – era miséria organizada. E é preciso dizê-lo sem medo. Porque há quem queira transformar a fome em nostalgia e a repressão em exemplo. E quem hoje pede o regresso do ditador não quer o país de pé. Quer o país de joelhos perante ele.

Paula Cosme Pinto

É bem provável que, neste preciso momento, no espaço supostamente seguro e controlado que é a vossa casa, um dos vossos filhos esteja a ser doutrinado para a violência e a misoginia por um influenciador do mundo digital. Sim, dentro de casa.

O Bloco fica de fora dos Órgãos autárquicos, não por falta de esforço ou de reconhecimento das e dos barcelenses, mas sim devido ao contexto destas eleições e à situação que o partido enfrenta, a nível nacional.

Vicente Ferreira

É difícil discutir o futuro da economia sem que surja o tema da inteligência artificial. Para saber o que nos espera, é preciso perceber o que explica o crescimento impressionante da IA, de que forma está a mudar a economia e como se distribuem os ganhos (e os custos) da tecnologia.

Shahd Wadi

Não me parece que os partidos de direita que votaram favoravelmente esta lei estejam realmente interessados em promover igualdade de género ou direitos das mulheres de forma universal. Em vez disso, instrumentalizam as mulheres muçulmanas, retratando-as como “oprimidas”, para legitimar políticas racistas, anti-imigrantes e nacionalistas.

Pedro Amaral

O meu ponto-provocação hoje é simples: não será o mundo da pós-verdade o maior dos ciberataques? A epidemia das fake news nas redes sociais não constituem um ataque à nossa democracia através de redes de informação informática?

José Joaquim Ferreira dos Santos

A solidariedade internacionalista é uma formulação que nos deve confrontar permanentemente. Não é possível a qualquer ser humano, comunidade ou país viver sem interagir com os outros. O homem é um ser social e ao interagir com os outros conseguiu o conhecimento e a sobrevivência.

Bárbara Ranito

Vinte e cinco anos depois, há conquistas a celebrar: há mais consciência, mais políticas e mais mulheres à frente de processos de paz. Mas há também sinais preocupantes. Em todo o mundo, as mulheres continuam a ser alvo de violência e exclusão — e essa violência assume hoje novas formas e novos palcos.

Gabriel Coelho

O mundo não precisou de um Grande Irmão com cartazes nas paredes; bastou um ecrã e uma linguagem corrompida para transformar o real em impostura. O moderno totalitarismo não se impõe pela força, mas sim pela erosão do sentido das palavras.

Carlos Vieira

A "nova energia" prometida por João Azevedo arejou o Rossio de Viseu. Os eleitores do Bloco de Esquerda também ajudaram! Os partidos de esquerda deverão continuar vigilantes e activos, contribuindo com o seu escrutínio e as suas propostas para aumentar o bem estar das populações.

Rodrigo Silva

Basta haver um projeto de real transformação do mundo, neste caso específico em Nova Iorque, para que liberais e conservadores ponham as suas pequenas diferenças à parte e se unam para o destruir. Desta vez não conseguiram.

Lana Pereira

Diante da hostilidade e do apagamento das nossas vozes, nós continuaremos firmes: mulheres de esquerda, unam-se, ocupem o espaço público e reivindiquem o vosso lugar na política, no mercado de trabalho, nos media e na sociedade. Cada presença importa, e juntas podemos romper o silêncio, desafiar estruturas de poder injustas e construir uma política mais justa e representativa.