Opinião

Jorge Humberto Nogueira

A ideia de substituir pessoas em Educação pelo digital compromete a capacidade de pensar e agir autonomamente, interagir com o real e construir ativamente o conhecimento de forma crítica e criativa, reduzindo a aprendizagem a uma operação desumanizada, meramente técnico-algorítmica, desprovida de consciência, sentido social e ética.

Francisco Louçã

O uso intenso das redes sociais, mais do que outras formas de presença na internet, excepto porventura os jogos, gera comportamentos comparáveis a outras formas de adição por drogas, como seja o consumo excessivo e a ressaca psicológica e até física. F. Louçã propõe que este é o produto traficado por esta nova oligarquia.

Lana Pereira

O projeto de lei apresentado pelo Chega que visa revogar a Lei n.º 38/2018 ameaça consolidar retrocessos nos direitos das pessoas trans em Portugal, alimentando um ambiente de desinformação e legitimando discursos de ódio contra uma das minorias mais vulneráveis do país.

Fabian Figueiredo

A incompatibilidade entre a esquerda e a teocracia iraniana é estrutural. Quem defende a liberdade sabe que ela não é compatível com o rasto de desolação das incursões militares.

Tomé Pinto

Há uns dias pudemos ler nos jornais a notícia sobre o fecho das salas de cinema comercial na cidade de Viana do Castelo. É estranho pensar numa cidade sem salas de cinema comercial. As reais questões que se colocam são: não estará o cinema a falhar como negócio?

Gabriel Coelho

O facto é que a escola continua, demasiadas vezes, a confundir o aprender com o decorar, o conhecer com o repetir e o pensar com o obedecer.

Tatiana Heleno

Mesmo que o salário tenha chegado, chega para quem? Para quem ganha 700 euros? Para quem vive de uma reforma de 400 euros? Para quem terá de continuar a pagar renda, empréstimos, eletricidade, água mesmo sem casa habitável?

Nuno Pinheiro

A capacidade de renovação da esquerda será uma das melhores garantias contra o crescimento do fascismo. O saber apontar e lutar contra os problemas atuais, a superconcentração capitalista, a desregulação de horários de trabalho, a desregulação e decadência de serviços públicos.

Carlos Vieira

O mais importante é que Seguro dá garantias de não ser mais um avençado e de cumprir os serviços mínimos desta democracia. Pelo contrário, Ventura é um saudosista de Salazar, apoiado pelo grupo neonazi 1143.

Cátia Domingues

O futuro da carreira docente tem sido tema de discursos alarmistas: os professores estariam prestes a deixar a Administração Pública. Não é assim. Insistir nesse discurso não contribui para enfrentar os verdadeiros ataques hoje feitos aos professores e à escola.

António Lima

Como em tantos momentos da história, cabe a quem não recua perante o avanço dos inimigos da democracia construir a força que os irá travar. Na segunda volta, e na luta diária por uma sociedade mais justa e solidária, secaremos a fonte que alimenta o ressentimento e o ódio.

Diogo Machado

O tempo da apatia política acabou. Este artigo explora o termo “hiperpolítica”, como proposto por Anton Jäger para tentar entender como mudou esta relação entre a participação na sociedade.