Internacional

Dia Internacional contra Homofobia

O crime do passado domingo foi invisibilizado pelos órgãos de comunicação social e abafado como crime de ódio pelo governo de Milei. Neste dia, assembleias por todo o país mobilizam-se para que não seja esquecido.

porAna Delicado Palacios
Turquia

Em 2014, o HDP lançou um apelo a manifestações críticas da falta de intervenção da Turquia face ao cerco da cidade síria de Kobane pelo “Estado Islâmico”. Apoiantes deste grupo atacaram-nas e causaram dezenas de mortos. Uma década depois e contra decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos são os curdos que foram sentenciados.

Mundo liberal

As empresas do negócio da saúde vão poder aumentar os preços dos planos de saúde para pagar uma dívida milionária por cobranças excessivas aos utentes. Tem havido uma fuga massiva para o setor público.

Palestina

Três denunciantes israelitas confirmaram ao canal televisivo norte-americano as histórias de abusos cometidos nesta prisão onde estão detidos palestinianos sem acusação formal.

Descarbonização

Autarquia da sétima maior metrópole francesa faz balanço positivo dos primeiros quatro meses da medida. Gratuitidade foi acompanhada de investimento nos transportes e na expansão da rede de ciclovias.

Fim da exportação de animais vivos

Aprovação da lei que proíbe exportação de animais de criação vivos  vem acabar com uma prática que ainda vigora na União Europeia. Ao fim de meio século de campanhas, os ativistas celebram o fim deste “comércio horrível, desnecessário e arcaico”.

GEÓRGIA

Para além da polarização, o Sonho Georgiano e a maioria dos partidos da oposição são notavelmente unânimes na sua ideologia: todos acreditam numa governação tecnocrática, neoliberal, em que quanto mais os serviços públicos puderem ser entregues ao mercado, melhor.

porAlmut Rochowanski e Sopo Japaridze
Gaza

Human Rights Watch diz que os ataques desde outubro mataram ou feriram pelo menos 31 membros de organizações de ajuda. Esta segunda-feira mais um funcionário da ONU foi morto quando ia a caminho do hospital em Rafah. No final de abril a ONU contabilizava 251 mortes entre trabalhadores humanitários.

ARGENTINA

O governo causou uma recessão maior do que esperava com queda nos salários reais, reformas e pensões, planos sociais e obras públicas. O seu projeto implica total subordinação ao capital internacional, financeiro e extrativista, reduzindo o peso da indústria transformadora e transformando o país num mero enclave exportador.

porEduardo Lucita
Catalunha

Os socialistas alcançaram a vitória nas eleições de domingo e tentarão negociar uma maioria com a Esquerda Republicana e os Comuns. Mas Puigdemont não rejeita tentar a investidura. 

Espanha

Face ao assédio do bloco reacionário de direita, o primeiro-ministro espanhol anunciou um “novo momento”. Mas há razões de sobra para se expressar um profundo ceticismo em relação a esta declaração.

porJaime Pastor
Entrevista

A coordenadora europeia da campanha BDS - Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel está em Portugal para contactos com ativistas e organizações solidárias com o povo palestiniano e falou ao Esquerda.net. Fiona Ben Chekroun sublinha a importância da pressão internacional para impedir a escalada genocida na Palestina. 

Gaza

Milhares de israelitas manifestaram-se a favor do cessar-fogo. O exército sionista tomou entretanto a passagem de Rafah fazendo temer pela chegada de abastecimentos. Guterres reitera que uma invasão terrestre seria um “desastre humanitário”.

Rússia

A 5 de abril, o Movimento Socialista Russo foi declarado “agente estrangeiro”. Qual foi o seu papel na política de esquerda russa? Qual é a razão por detrás do seu estatuto de “agente estrangeiro”? Aqui se recorda a história do movimento na última década.

Política e negócios

A caminho das eleições europeias de junho, os políticos centristas apelam a um voto para travar a extrema-direita. Mas a extrema-direita já conquistou a credibilidade do mainstream – e isso deve-se ao facto de aceitar a crescente dedicação dos fundos públicos da UE à indústria da defesa.

porFrancesca De Benedetti