Internacional

Líbano

Israel continua os ataques no Líbano onde matou cinco trabalhadores da saúde. Também atacou três posições da missão da ONU, tendo ferido dois soldados. A UNIFIL lembra que “qualquer ataque deliberado às forças de manutenção da paz é uma violação grave do direito humano internacional e da Resolução do Conselho de Segurança”.

Habitação

A Catalunha foi a primeira a aplicar o controlo de rendas previsto na lei da habitação espanhola. Estatísticas do segundo semestre mostram redução de 5% no preço das rendas nos municípios regulados. Mas muitos senhorios aproveitam vazio legal para aumentar rendas através de falsos contratos de arrendamento de curta duração.
 

Espanha

Vox tentou ocultar a origem dos 9,2 milhões de euros emprestados pelo banco húngaro de um magnata amigo de Orbán. Alvise Pérez recebeu 100 mil euros em notas a troco de promover uma fraude com criptomoedas.

França

Os votos da União Nacional foram decisivos para que o Governo ficasse no poder a dois dias de apresentar um orçamento já anunciado como de austeridade. A esquerda francesa critica que “toda a direita francesa” prefere o apoio da extrema-direita “à menor concessão ao progresso social”.

Internacional

Maurícia retoma controlo sobre arquipélago de Chagos mas Estados Unidos da América mantêm base militar lá. Reino Unido compromete-se a fornecer apoio económico.

Alemanha

O partido de Sahra Wagenknecht é o veículo de uma migração política para a direita que elimina qualquer vestígio do programa histórico do socialismo.

Malta

Opinião do advogado-geral do Tribunal Europeu de Justiça não é vinculativo, mas contraria a vontade da Comissão Europeia de acabar com o esquema em Malta, ao defender que as leis europeias não se sobrepõem ao poder de conceder nacionalidade por parte de cada estado.

Genocídio

"Enganei a morte, chorei amigos e perdi o meu meio de subsistência. Quando estava prestes a deixar este tormento, Israel fechou a nossa última passagem para o mundo". Este é o testemunho de uma professora e jornalista de Khan Younis.

porRuwaida Kamal Amer
Brasil

Partidos da direita ganham maioria das prefeituras, Partido dos Trabalhadores melhora resultados ligeiramente face a 2020. Em São Paulo, Guilherme Boulos e o Partido Socialismo e Liberdade disputam contra Ricardo Nunes e Movimento Democrático Brasileiro com apoio de Bolsonaro.

Gaza

Desde o ataque do Hamas há um ano, o exército israelita matou mais de 41 mil palestinianos e fez cem mil feridos. 90% da população de Gaza foi obrigada a sair de casa e 93% sofre de insegurança alimentar. Há 70 mil habitações e muitas infraestruturas de saúde, rodovias, de produção agrícola e pecuária destruídas.

EUA

Prometiam uma greve longa como a de 1977. Mas, ao fim de três dias, a associação patronal acabou por aceitar um aumento salarial de 62% em seis anos, com um aumento dos salários médios dos anteriores 39 dólares por hora para 63.

Palestina

Em entrevista ao Esquerda.net, a Relatora Especial da ONU para os Territórios Palestinianos Ocupados diz que apesar da ação da justiça internacional e da mobilização da juventude, os últimos doze meses mostraram que para muitos países ocidentais “a vida de um palestino não vale o mesmo que a de um israelita”.

porPaulo Ferreira
Solidariedade com a Palestina

Em países dos cinco continentes, este sábado foi dia de manifestações a favor da causa palestiniana, exigindo-se o fim do genocídio. Em Portugal, haverá jornadas de solidariedade com a Palestina este domingo à tarde, no Porto, e no próximo sábado em Lisboa.

Brasil

No próximo domingo, 5.569 municípios brasileiros vão a votos numas eleições em que o centrão e a direita tradicional devem assegurar o controlo de várias das grandes cidades. À esquerda, a candidatura de Boulos em São Paulo mobiliza a esperança contra a recuperação do bolsonarismo.

EUA

A greve nos portos atlânticos dos EUA foi suspensa após serem aceites aumentos salariais que rondam os 62%. Contrato coletivo será prolongado até janeiro enquanto estivadores e operadores portuários negoceiam outros pontos do novo acordo.