Internacional

Bélgica

Por mais importante que seja o êxito do movimento e por mais determinados que estejam os grevistas, a desorientação é grande e sofre com a falta de perspetivas políticas. De facto, a viragem à direita nas últimas eleições federais de 2024 traumatizou a esquerda.

porMateo Alaluf
Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira e o advogado Octávio Lopes temem ser alvo de envenenamento. A Nigéria ofereceu asilo a Fernando Dias da Costa, que reclama a vitória no apuramento eleitoral interrompido pelos militares. Delegação da CEDEAO reuniu com o governo dos golpistas antes da cimeira de 14 de dezembro.

Ucrânia

A sociedade civil ucraniana, em particular a ala progressista, intensifica os seus pedidos de responsabilização — em tempo de guerra, contra um governo que invoca a unidade nacional para suprimir as críticas.

porAdam Novak
Justiça fiscal

Há três anos, os milionários do Massachusetts passaram a pagar uma sobretaxa de 4% sobre rendimentos acima de um milhão de dólares. A receita do imposto é o dobro do orçamentado e o número de milionários neste estado dos EUA não parou de subir.

Gaza

A organização defende que o cessar-fogo “não deve tornar‑se uma cortina de fumo para o genocídio em curso” e denuncia que os países estão a “diminuir a pressão sobre Israel”.

Guiné-Bissau

Para evitar o anúncio da vitória de Fernando Dias da Costa nas presidenciais do passado domingo, militares ligados ao Presidente derrotado nas urnas tomaram o poder e suspenderam o processo eleitoral. Manifestação em Lisboa exigiu intervenção da CPLP em defesa da democracia.

Relatório da ONU

Um novo relatório da ONU conclui que a economia palestiniana não foi apenas danificada, mas sim sistematicamente desmantelada. O caminho para a recuperação mede-se não em anos, mas em décadas.

porPaulo Antunes Ferreira
Venezuela

Trump espera que Maduro fique tão desconcertado com o destacamento militar que perceba o inevitável e decida autoexilar-se para um país amigo, mas não há indícios de que ele esteja disposto a seguir essa opção.

porÁlvaro Verzi Rangel
Guiné Bissau

Foi dado o alarme em Portugal sobre a situação perigosa que neste momento vive a República da Guiné-Bissau. Neste artigo sublinham-se as responsabilidades de Portugal e da França na situação e como a competição entre agendas políticas dos dois paises contribuiu para o colapso do Estado de Direito.

porAntónio do Espírito Santo Fonseca
Brasil

Cumprimento da pena de mais de 27 anos começa após esgotarem recursos da defesa. Ex-Presidente foi preso preventivamente após ter tentado retirar a pulseira eletrónica quando apoiantes se concentravam junto à sua casa.

Militarismo

A economia israelita contemporânea foi construída em torno de um elemento central: a defesa. Aqueles que se entusiasmam com o rearmamento da Europa como forma de relançar a sua economia deveriam olhar mais de perto este exemplo.

porRomaric Godin
Polícia e política

Um olhar sobre o Congresso em que políticos ultraconservadores e comandantes policiais tramaram ação conjunta na cena brasileira. Pontos centrais: intervenção internacional na segurança e carta branca a massacres na periferia, como no Rio.

porRoberta S. e Almir Felitte
Ucrânia

A fraqueza da Ucrânia e da Europa ficou novamente exposta  com o anunciado plano de Trump. E a crise interna no poder em Kiev, com o círculo próximo de Zelensky enredado em casos de corrupção, não está a ajudar.

porStefan Wolff e Tetyana Malyarenko
Memória Democrática

Dez teses sobre os legados da ditadura na Espanha no dia em que se assinalam os 50 anos da morte do ditador Francisco Franco. 

porSebastiaan Faber

Milhares de emails, documentos financeiros e comunicações exibidas nas investigações do Congresso dos EUA revelam a parceria estreita do falecido criminoso sexual com o ex-primeiro-ministro israelita Ehud Barak. Ligações entre ambos estendem-se dos negócios à diplomacia paralela.