Internacional

Europeias 2024

Nova configuração política saída das negociações para o executivo determina uma campanha em que a extrema-direita, hoje sem eurodeputados, sairá sempre vencedora.

Europeias 2024

A primeira-ministra italiana encabeça a lista às europeias e vai à frente nas sondagens. O partido 5 Estrelas negoceia a entrada no grupo dos Verdes e o grupo da Esquerda europeia pode voltar a contar com representação italiana.

Europeias 2024

Os ataques a candidatos da esquerda são o resultado do aumento do discurso de ódio numa campanha em que o candidato da extrema-direita foi obrigado a retirar-se após defender que os membros das SS não eram criminosos.

Palestina

Decisão da mais alta instância judicial das Nações Unidas aumenta a pressão para evitar o massacre dos palestinianos em Rafah e para o isolamento do regime sionista. Josep Borrell diz que a UE tem de escolher entre apoiar Israel ou as instituições internacionais do Estado de direito.

Eleições Europeias

Ursula von der Leyen, candidata à presidência da Comissão Europeia apoiada por PSD e CDS, abriu explicitamente a porta a acordos com Meloni num debate televisivo. André Ventura mostrou-se solidário com a AfD depois das declarações abonatórias do candidato do partido sobre os paramilitares nazis das SS. Horas depois, o grupo europeu a que pertence expulsou os alemães.

Argentina

Milei não cabe em si por ter chegado esta quinta-feira à capa da Time. Numa sala de espetáculos cantou na apresentação do seu novo livro com vários plágios, enquanto continua a jurar que a sua política económica transformará o país na “nova Meca do Ocidente”. Mas a realidade da austeridade desmente tanta gabarolice.

Palestina

Membros das forças de segurança israelitas passam a localização dos camiões de ajuda humanitária aos grupos extremistas para que estes os bloqueiem ou destruam. No terreno, os soldados que deviam proteger este transporte nada fazem.

França

Os resultados em França terão particular impacto na composição do próximo Parlamento e das possíveis coligações, especialmente com a perda de eurodeputados do partido de Macron. Defesa, Pacto Ecológico e política migratória no centro do debate desta campanha.

Israel

Se toda esta fúria sionista e pró-Israel contra a posição de Karim Khan indica alguma coisa, é a importância desta posição que não é exagero descrever como histórica.

porGilbert Achcar
Eleições Europeias

Na ressaca das eleições bascas e catalãs, estas eleições europeias em Espanha continuarão dominadas pelos temas nacionais. Com duas exceções: política agrícola e migratória.

Testemunho

Na maioria dos outros contextos, é mais provável que os académicos se deparem com barreiras à liberdade de expressão no Sul global, e não no Norte global. No caso da Palestina, a situação é inversa.

porIlan Pappé
Direitos humanos

Uma investigação do Lighthouse Reports em colaboração com jornais europeus e dos EUA revela como Marrocos, Mauritânia e Tunísia levam a cabo operações clandestinas para despejar dezenas de milhares de migrantes negros em zonas remotas e assim impedir que cheguem à Europa.

Justiça

Pela primeira vez na sua história, o Tribunal Penal Internacional pediu ordem de prisão para líderes de um país apoiado pelas potências ocidentais. 
 

Países Baixos

Ao fim de seis meses de negociações, o partido liderado por Geert Wilders fechou o acordo com os liberais do primeiro-ministro cessante e outros dois partidos. E prometem a “mais rigorosa política de asilo de sempre” no país.

Extrema-direita

No comício do Vox com a extrema-direita internacional houve espaço para justificar o genocídio em Gaza, acusar o “socialismo” de matar milhões e atacar os imigrantes. Mas no meio da gritaria foi o presidente argentino quem sobressaiu, causando um incidente diplomático.