Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

Comunidade

Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

O desprezo pela verdade não é um acidente. É o sintoma de um conflito interno, profundo, que nos divide entre aquilo que somos e aquilo que queremos parecer. Infelizmente, muitos preferem abrigar-se na mentira. Mas ela prejudica sempre alguém. Um dia seremos nós.

Isabel Oliveira

Brasileiros vivos e mortos, brasileiras vivas e mortas voltam à cena no espetáculo “Soledad - a terra é fogo sob nossos pés”. Eles e elas recebem a justiça dos seus nomes em cena.

Urariano Mota

Num romance, a mistura de mortos e vivos nem sempre está na intenção consciente do escritor. Diante da sua memória, o escritor não se pergunta: essa pessoa já morreu? 

Urariano Mota

Antes, o Cabo Anselmo justificava a delação de bravos resistentes porque eram comunistas, inimigos da família e de Cristo. Agora, Eduardo Bolsonaro repete os mesmos argumentos, mas com implicações contra todo o povo brasileiro.

Urariano Mota

Que a ficção sirva de aviso sobre os possíveis futuros horríveis e que esse aviso sirva como combustível da recusa em jogarmos este jogo manipulado, onde, se seguirmos as regras do jogo criado pela elite, seremos sempre os perdedores.

Elisabete Frade

O escritor Urariano Mota apresenta as suas reflexões sobre a escrita a partir desta efeméride.

Os episódios vividos em meio escolar exigem análise profunda, para melhor se poder ajustar protocolos de procedimento dos organismos do Ministério da Saúde às especificidades de escolas e suas realidades organizativa, mesmo na nova realidade da municipalização da educação, tendo como objetivo respostas de emergência mais adequadas.

José Carlos Lopes

Neste tempo de negação dos Direitos Humanos em que sadicamente Netanyahu defende que Trump deveria ser nomeado Prémio Novel da Paz, repetem-se humilhações e barbaras tragédias humanas que pareciam irrepetíveis no século XXI. 

José Carlos Lopes

O novo significado para a palavra traidor é ser bolsonarista, ou de modo mais preciso, ser um patriota entre aspas: “patriota”. Sua mais recente definição é, por acréscimo: aquele que defende a terra dos outros em prejuízo da própria, nativa e desprezada pátria.

Torna-se vergonhoso que tenham de ser os civis a levar a humanidade nos braços, a correr riscos com gestos simbólicos desesperados, enquanto os seus governos se mantêm em silêncio. 

Isabel Oliveira

Nesta semana, diante de acontecimentos graves que acometem amigos e amigas, revi as palavras da jornalista e escritora Memélia Moreira sobre o romance “A mais longa duração da juventude”.

Urariano Mota

Hoje, quando completa 81 anos de idade, Chico Buarque não é mais motivo da discussão sobre “quem é maior, Chico Buarque ou Caetano Veloso”. Eles próprios não se ocupavam disso, eles próprios amadureceram muito como pessoas e artistas, para nossa felicidade.

Urariano Mota

Pegando um Uber para o hospital, para uma cirurgia de catarata, o motorista do carro ia falando. Ele era um verdadeiro engenheiro de trânsito, urbanista, orientador, mestre de como deviam ser viadutos, pedestres, crianças, todos veículos, tudo enfim que dizia respeito ao trânsito no mundo.   

Urariano Mota

As populações não devem ficar arredadas desta discussão que marcará o futuro dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e, consequentemente, a vida quotidiana das pessoas do nosso Concelho.

Rui Calado

Os servidores de uniforme devem ser vistos como indivíduos que desempenham uma profissão específica semelhante às demais exercitadas pelos paisanos. A identidade deles tem que ser compatível com os valores democráticos e com a cultura da sociedade. 

Antônio Carlos Will Ludwig