Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

Comunidade

Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

O mais importante numa discussão sobre reparações é... reparar no racismo. É preciso reparar nele para o reparar para o futuro. De que "gestas" – o trocadilho é intencional – precisamos, até para que no debate público não se caia na armadilha de pensar que aquilo de que se trata é só ou sobretudo de "pagar" ou "indemnizar"?

Miguel Vale de Almeida

Pairam no horizonte ameaças de retrocesso, pelo que, comemorando o “25 de Abril sempre”, importa reinventar, a médio-longo prazo, um novo 25 de Abril, mas esse ecossocialista! Por Manuel Carlos Silva.

A recente notícia "Autista visto como animal em processo em escola na Marinha Grande" evidenciou um problema profundo na nossa sociedade: a falta de inclusão e respeito pelas crianças e alunos com autismo nas nossas escolas e na própria sociedade. Por Pedro Luzio.

Pedro Luzio

Se as condições de trabalho não melhoraram, nem os salários, para onde foi direcionado o orçamento da saúde? Para os convénios com os privados? Para as empresas de trabalho temporário? Por Ana Sofia Cunha.

27 de março de 2024 será para sempre lembrado como um dia triste para a cultura em Coimbra e em Portugal. Após décadas de abandono, 10 anos de Bienal de Arte Contemporânea foram suficientes para o mercado da hotelaria de luxo reivindicar como seu aquele que se tornou um dos espaços mais relevantes da cultura na cidade. Por Gustavo Mourinho.

Porque terão tanta resistência em abraçar a linguagem inclusiva alguns escritores e escritoras do século XXI quando o seu ganha-pão é inventar palavras, animais, países e até mundos? Por Adriana Dias.

No próximo sábado saímos à rua para apelar ao voto contra o racismo e a xenofonia e exigir resposta às pessoas racializadas e migrantes que, há décadas, esperam pela verdadeira democracia igualitária que Abril prometeu. Por Lou Loução.

Estamos a poucos dias de saber a decisão da Consulta Pública deste empreendimento. Quais os seus impactos negativos? Por Carlos Cabrita.

O território da Palestina não só foi enormemente reduzido, como o povo palestiniano continua  cercado por um muro de 700 km de comprimento e 8 metros de altura, construído pelo regime sionista de apartheid e limpeza étnica. Por Manuel Carlos Silva.

Por: Manuel Carlos Silva

Festival Caminhos do Cinema Português continua a estar sujeito aos amplamente criticados regulamentos do ICA, que perpetuam um sistema de financiamento público escasso e continuamente matam a produção cultural em Portugal. Por Gustavo Mourinho.

A implementação dos transportes públicos gratuitos em Setúbal é urgente e deve ter data marcada. Claro que deveria ter sido simultâneo e acompanhar o parqueamento pago. Por Joaquim Coelho.

O Esquerda.net publica neste artigo alguns testemunhos que nos foram encaminhados por ocasião da morte de Margarida Tengarrinha, resistente antifascista, membro destacado do Partido Comunista e artista plástica.

A linguagem utilizada por Luís Montenegro ao referir-se a “cristãos-novos”, em alusão àquilo que considera uma recente conversão dos governantes socialistas à doutrina das “contas certas”, é forte demais para ser ignorada. Por Miguel Borba de Sá.

Após perda de valências do hospital de Ovar e contra a vontade da população, a nova organização do SNS empurra sem critérios compreensíveis a referenciação hospitalar dos seus cidadãos para o Hospital de Aveiro Infante D. Pedro. Por José Lopes. 

Não é sustentável para as famílias e para estudantes serem sufocados por uma dívida enorme por um quarto minúsculo, fora todas as outras inúmeras despesas que já sufocam um jovem deslocado. Por Rafael Pereira.