Cultura

No dia 14 de Maio o estado de Israel comemora a sua criação; no dia 15 de Maio comemoramos solenemente o Dia da Naqba, a catástrofe que seguiu diretamente do estabelecimento do Estado de Israel e que viabilizou esse estado através de uma expulsão massiva da população palestiniana árabe.

porAlan Stoleroff - Judeus pela Paz e Justiça
LITERATURA

A paixão anti-autoritária atravessa a obra do autor como uma corrente elétrica. Há que realçar a dimensão formidavelmente crítica e subversiva da obra de Kafka, tantas vezes ocultada mas que é a mais sentida pelos milhões de leitores modernos, para quem este se tornou sinónimo de inquietude em relação ao sistema burocrático.

porMichael Löwy
Entrevista a Flora Gomes

Há meio século, Amílcar Cabral pediu a um grupo de jovens cineastas da Guiné-Bissau que levassem a luta pela independência do seu país para o cinema. Agora, estão a concluir o projeto como uma homenagem a um dos maiores revolucionários de África. Entrevista de Michael Galant a Flora Gomes.

Cinema

A 77ª edição do Festival de Cannes acontece entre 14 e 25 de maio. O cinema português volta a ter um filme candidato ao prémio máximo 18 anos depois.

Livros

A recuperação política de J.R.R. Tolkien pela extrema-direita não agrada a toda a gente. E muito menos aos seus descendentes, que utilizam os seus direitos de autor para financiar a solidariedade com os migrantes e as ações contra a venda de armas e os pesticidas.

porEmma Bougerol
O Imenso Comércio do Nada XX

É preciso olvidar para que a revolta se mantenha, para que uma nova vontade de poder surja. Quais serão os meios se o importante for criar e manter relações artificiais?

O Imenso Comércio do Nada XIX

Todas as ânsias de superiorizar uma ideia de dominação estão presentes em algum momento nos artistas, em alguns a vida toda, não se emanciparam desse lugar, até por isso as temos de compreender melhor em nós. Por Soraia Simões de Andrade.

Pessach

Para os judeus progressistas e humanistas, a história de Pessach não é a base de um mito egoísta e nacionalista. Em vez disso, evoca simultaneamente a nossa própria luta histórica contra a opressão.

porJudeus pela Paz e Justiça
Cinema

João Salaviza, Renée Messora, Hyjño e Cru, protagonistas deste filme, falam sobre a sua experiência numa entrevista de Paulo Portugal que também aborda a resistência do povo indígena Krahô.

Marxismos

O crítico literário e pensador marxista norte-americano faz 90 anos. Aqui apresentamos uma reflexão sua sobre a utopia que, depois de vilipendiada no pós-guerra, uma nova geração fez regressar. Porque quando o capitalismo tardio se mostra triunfante parece não haver alternativa à utopia como alternativa.

Estados Unidos

De olhos postos na reação ao movimento Black Lives Matter, Vicente Rubio-Pueyo traça a história da utilização da palavra, da sua ligação com a “cultura do cancelamento”, com a diabolização da Critical Race Theory e com os ataques à escola pública.

porVicente Rubio-Pueyo | CTXT
Cinema

A longa-metragem de Paulo Carneiro foi selecionada para a secção Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes, que decorre de 15 a 23 de Maio, anunciou hoje o seu director artístico, Julien Rejl. Por Interior do Avesso.

porInterior do Avesso

O argentino Lisandro Alonso traz-nos um filme que desafia as convenções com um um ritmo ancestral e o sonho como ato de resistência. Por Paulo Portugal.

Hoje dizemos que não há planeta B, mas obliteramos que não há Humano B. A este propósito gostava de parafrasear aqui a profecia das ruas, um picho, vulgo graffiti, num mural contíguo à sonora Almirante Reis que canta assim: ‘vocês pensam no fim do mundo, nós pensamos no fim do mês’. Por Soraia Simões de Andrade.

Anunciada como a história de um livro que revolucionou este país, "o autor vai muito para além desse objectivo, instalando o leitor numa cadeia de equívocos nunca desfeitos”, afirma Maria Manuela Cruzeiro a propósito do livro “O General que começou o 25 de Abril dois meses antes dos Capitães”, de João Céu e Silva.