Política

Presidenciais

Num encontro com trabalhadoras do serviço doméstico, Catarina Martins acusou o Governo e o Presidente da República de terem aprovado em silêncio uma “via aberta para os patrões não declararem trabalhadores à Segurança Social”.

José Manuel Pureza diz que o primeiro-ministro quis centrar a sua mensagem natalícia sobre o trabalho sem mencionar o que pretende fazer às pessoas que trabalham com a proposta que tem em cima da mesa.

Presidenciais

Catarina Martins diz que os debates televisivos mostraram “como os interesses económicos estão colados a alguns candidatos ou até a bastantes candidatos” às presidenciais.

Justiça

Tribunal Cível de Lisboa deu razão à queixa apresentada por representantes da comunidade cigana e considera que a mensagem do líder do Chega fomenta “a intolerância, a segregação, a discriminação e, no limite, o ódio”.

Extrema-direita

Crimes de abuso sexual contra pelo menos dois alunos de 11 e 14 anos terão sido cometidos durante o período da campanha eleitoral autárquica. “Tolerância zero” proclamada por Ventura não resiste à sucessão de casos de pedofilia no partido da extrema-direita.

Estudo

Estudo sobre o impacto da isenção de IMT e imposto de selo para aquisição de habitação para jovens confirma que a poupança foi rapidamente absorvida pela subida de preços que desencadeou. Só esta medida é responsável por um aumento anual de 3,17% no preço das casas.

Presidenciais

Na apresentação do designer José Teófilo Duarte como mandatário da candidatura em Setúbal, Catarina Martins lamentou que a Cultura não tenha o destaque que merece numa campanha presidencial e criticou a forma como o Governo está a tratar do maior investimento de sempre em defesa.
 

Lisboa

Em troca do voto favorável do Chega, Carlos Moedas aceitou incluir no Orçamento municipal um apoio financeiro ao acesso às creches que será desenhado para excluir crianças de Lisboa sem nacionalidade portuguesa.

Presidenciais

Numa visita à feira da Senhora da Hora, Catarina Martins lembrou que os salários e pensões não acompanharam o aumento do preço do cabaz alimentar. E defendeu que o dever de transparência é para cumprir por todos os candidatos.

Economia Social

Com o argumento do “combate ao desperdício”, o Governo anunciou que o Estado deixará a posição de cooperador da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a entidade que promove e valoriza este setor da sociedade portuguesa.

Desde que o pacote laboral foi anunciado que a extrema-direita se mostra disponível para dar a mão ao Governo, mas a greve geral mostrou que as posições de Ventura são erráticas.

Venezuela

José Manuel Pureza condenou a “escalada de tensões criada de maneira totalmente artificial” por Trump contra a Venezuela.

José Manuel Pureza reagiu ao arquivamento da averiguação preventiva à empresa do primeiro-ministro, contrapondo que “a sua dimensão política permanece muito viva”.

Residências estudantis

Fenprof reagiu às declarações de Fernando Alexandre, para quem as residências universitárias se degradam porque são ocupadas por estudantes mais pobres. Ministro diz que foi mal interpretado e Catarina Martins defende que o Presidente devia chamá-lo a dar explicações.
 

Presidenciais

Numa visita a uma associação cultural em Ponta Delgada, Catarina Martins anunciou que a sua campanha será feita a apresentar projetos de sucesso em prol da cidadania e que orgulham o país.