Então o que falhou? Um pouco de tudo, desde a falta de monitorização (muitos sensores da APA estão avariados, ou foram vandalizados), não houve medidas de prevenção nas zonas de risco, as populações não foram sensibilizadas e instruídas, etc.
Ministério começou por anunciar o lay-off simplificado com o salário pago a 100%, mas agora os trabalhadores abrangidos só vão receber 66% do salário bruto.
Petição que reúne quase 20.000 assinaturas foi apresentada na Assembleia da República. Entre outras medidas, os peticionários defendem o subsídio de turno obrigatório, 24 horas de descanso na mudança de turno, limite máximo de 35 horas semanais.
Especialista explica que a barragem está longe do Baixo Mondego e "não é propriamente relevante para o controlo de cheias". Concessão da barragem não incluía gestão de cheias.
A associação de defesa dos direitos digitais D3 diz que a proposta do PSD não é sobre redes sociais e iria implicar que todos os sites armazenassem pormenores de identidade de quem os visita.
Prédio sem condições onde vivia quase uma centena de imigrantes foi evacuado por estar em perigo de ruir. Concelhia bloquista de Beja identificou mais de 360 edifícios devolutos e reclama ação urgente da autarquia.
Fabian Figueiredo espera que nas próximas horas “o comando político esteja concentrado ao máximo nível”, ao contrário do que aconteceu há duas semanas. E respondeu aos ataques do ex-líder da IL, acusando os liberais de estarem ausentes na resposta à catástrofe.
Carlos Moedas entregou pelouros à segunda vereadora eleita pelo Chega, que se afastou do outro vereador por ter sido posta à margem das decisões. Para a vereadora do Bloco, Moedas passa a ser “o único responsável por todas as decisões na capital”.
Maria Lúcia Amaral demitiu-se e Luís Montenegro assume provisoriamente a pasta. José Manuel Pureza diz que “o país exige mudanças, não apenas demissões”.
A catástrofe que se abateu sobre muitos concelhos deixou à vista um Governo impreparado e mais preocupado com a gestão política da sua imagem do que com a urgência da resposta necessária.
“O socorro deve ser imediato e chegar efetivamente às pessoas afetadas”, afirmou José Manuel Pureza na apresentação das medidas do “escudo social” para proteger as pessoas afetadas pela depressão Kristin.
O Governo anunciou que vai pagar em três dias os apoios até 5.000 euros para reconstrução de habitações permanente afetadas pela tempestade. Mas a mesma promessa feita às vítimas dos incêndios ficou por cumprir.
Com mais de dois terços dos votos, Seguro bateu Ventura, que não conseguiu somar muitos votos em relação à primeira volta. José Manuel Pureza diz que “não basta derrotar a extrema-direita para responder à maioria do povo”.
O coordenador do Bloco de Esquerda sublinhou a importância do voto no atual contexto e apelou à participação na segunda volta das presidenciais deste domingo.