Várias associações e movimentos LGBTQIA+ avisaram e criticaram a organização do EuroPride 2025 devido às suas incongruências e ligações à Embaixada de Israel e ao compactuar com o genocídio, porém não foram obtidas respostas.
Esta ação integra um conjunto de iniciativas, organizadas por elementos da Universidade, com o objetivo de consciencializar a população para o genocídio do povo palestiniano.
A greve nos SMTUC será a quarta este ano por reposição das carreiras e melhoria de vencimentos. Os trabalhadores lamentam as “enormes” perdas de salário e transtornos aos passageiros por causa da situação mas continuam à espera que o Governo marque uma reunião para abrir o diálogo.
Os imigrantes que pernoitaram quase um ano junto à igreja dos Anjos viram agora recusado o pedido de autorização de residência por razões humanitárias. Campanha está a angariar fundos para impugnar decisão nos tribunais.
Ministério Público acredita que o grupo “Cidadãos do Reich”, desmantelado pela polícia alemã em 2022 quando preparava um ataque ao Parlamento, serviu de fonte de inspiração dos terroristas agora detidos em Portugal.
O que aconteceu no dia 10 de junho não foi inédito nem isolado. Foram mais dois episódios de violência política de extrema-direita. Leia aqui e subscreva a carta aberta.
Signatários sublinham “absoluto repúdio pelas ações criminosas que têm estado a ser levadas a cabo pelo Estado de Israel e os seus dirigentes”. O ex-Presidente Ramalho Eanes manteve a decisão de não assinar petições coletivas mas enviou mensagem a solidarizar-se com o repúdio dos massacres de Israel em Gaza.
Relatório da ECRI sobre Portugal destaca o aumento do discurso de ódio online e por parte de políticos da extrema-direita e recomenda mais eficácia à polícia e à justiça no tratamento destes crimes.
O projeto continuará a funcionar online com apenas a diretora e uma estagiária. O administrador justifica que havia perdas económicas “pesadas” e que o projeto “não tinha qualquer apoio ou financiamento”.
O agente da PSP apontado como um dos líderes da milícia armada neonazi acabou ilibado em 2013 após ter alterado a sua versão do acontecimento ocorrido. Assessor e pai de deputada do Chega integrou grupo de apoiantes da milícia nas redes sociais.
Relatório da Amnistia Internacional identifica muitos obstáculos que impedem que o direito ao aborto “seja plenamente realizado e acessível” em Portugal.
Agendamentos de maio e junho estão a ser adiados para depois do verão. Há pessoas a tentar obter título de residência há mais de um ano sem resultado e AIMA parece incontactável.
Várias centenas de pessoas marcaram presença para exigir também um cessar-fogo imediato e permanente. Mariana Mortágua sublinhou que “não há nenhuma razão para que o governo” não reconheça o Estado da Palestina.
Com o salário de maio por pagar e o subsídio de férias em atraso, os trabalhadores do grupo de imprensa duvidam da viabilização do plano de recuperação da empresa e decidiram iniciar a greve esta sexta-feira.