Obituário

Morreu António Mariano, líder sindical dos estivadores

22 de janeiro 2026 - 16:04

António Mariano foi o protagonista da luta mais prolongada dos estivadores portugueses contra a precariedade e os despedimentos coletivos.

PARTILHAR
António Mariano
António Mariano. foto publicada nas redes sociais do IDC

Aos 65 anos, e após anos de doença que o obrigaram a afastar-se da primeira linha da luta dos estivadores, morreu António Mariano, líder histórico do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL). A notícia foi divulgada pelo International Dockworkers Council, o sindicato internacional de estivadores nas suas redes sociais.

“Antonio foi um dos grandes líderes do sindicalismo portuário internacional. Um homem que não apenas ajudou a desenvolver a IDC, mas que, nos momentos mais graves do grande conflito da estiva em Portugal, mesmo doente, nunca deu um passo atrás. Continuou a liderar na linha da frente, com coragem, dignidade e convicção”, afirmou Jordi Aragunde, líder do IDC.

António Mariano liderou as principais lutas dos estivadores da última década e meia, na contestação às leis laborais do Governo de Passos Coelho em 2013 que promoveram a precariedade, passando pelos despedimentos coletivos dos operadores de trabalho portuário, até ao conflito de 2020 com a insolvência da empresa que fornece mão-de-obra aos operadores portuários.

A todos estes ataques o sindicato respondeu com determinação na luta, paralisando o Porto de Lisboa e o de Setúbal por diversas vezes, angariando o apoio internacional dos estivadores e conseguindo vitórias importantes como a reintegração de trabalhadores e a assinatura de um acordo coletivo. À frente do SEAL, António Mariano foi também uma figura importante na ligação às lutas dos movimentos sociais contra a troika e contra a precariedade, com os estivadores a marcarem presença em manifestações e iniciativas destes movimentos e estes a prestarem solidariedade às lutas que desenvolveram ao longo desses anos. Em 2016, participou num painel do Fórum Socialismo sobre a luta dos estivadores.

Em declarações ao Esquerda.net, o ex-deputado bloquista José Soeiro destacou-o como “uma grande figura do sindicalismo português, que reorganizou a atividade sindical do setor portuário no século XXI, transformou um sindicato de Lisboa numa organização nacional” e “soube estabelecer pontes entre o seu sindicato independente e o restante movimento sindical, a CGTP, os partidos de esquerda, os movimentos sociais, a cidadania”, ao mesmo tempo que “enfrentou sempre interesses poderosos do setor portuário e as suas influências políticas”.

Das várias lutas dos estivadores que testemunhou enquanto deputado, Soeiro destaca “a luta vitoriosa  dos precários de Setúbal e a greve que fizeram, sob a liderança de Mariano”, que “mostrou o que é não ter medo, a importância de não se ater a formalismos, a força da solidariedade e da unidade”. Com Mariano, “o Sindicato foi um exemplo de democracia interna e de integração de precários nos processos de decisão e de luta, mesmo quando estes não eram ainda sócios”, acrescentou Soeiro, sublinhando ainda o seu  internacionalismo sindical, “com articulações europeias e mundiais que não são comuns mas que eram frequentes na prática do SEAL”.

O Bloco de Esquerda e o Esquerda.net endereçam sentidas condolências aos familiares e amigos de António Mariano.

Termos relacionados: Sociedade