Internacional

A governante de extrema-direita e anfitriã da cimeira de Bari, no sul de Itália, conseguiu que a referência ao direito ao aborto, presente na declaração da cimeira anterior no Japão, fosse excluída do texto aprovado esta semana.

Foram 15.800 os estafetas da multinacional que recorreram à arbitragem na tentativa de ver reconhecidos contratos de trabalho. Pretendem serem ainda compensados por salários não pagos, horas extras e despesas relacionadas com o trabalho, como combustível, despesas dos veículos e uso do telemóvel.

Para além de aumentos de votação importantes da França Insubmissa e do Partido do Trabalho Belga, destaca-se o facto da esquerda italiana ter voltado a ter representação eleitoral com a Sinistra Italiana. Já a Aliança de Esquerda finlandesa obteve 17% e triplicou eleitos.

Dezenas de jornalistas, ativistas e políticos da oposição têm sido presos no país que é o anfitrião da próxima COP em novembro e acaba de anunciar o português Fernando Santos para selecionador nacional de futebol. Vários ativistas manifestaram-se para tentar que o resto dos países que vão participar na cimeira tomem posição sobre violações dos direitos humanos.

Pressionado pelo eleitorado e pelo movimento de protesto contra a guerra, o presidente dos EUA escolheu um plano de paz oportunista e hipócrita. Biden e Gantz divergem com Netanyahu sobre a forma de liquidar a causa palestiniana mas não sobre o objetivo da liquidação em si.

Gilbert Achcar

O vice-presidente do grupo europeu a que pertencem Livre e PAN abriu a porta a juntar-se à coligação que apoia a candidata de direita à presidência da Comissão Europeia em nome de uma “maioria estável” “pró-europeia”.

A Comissão Independente de Inquérito aos Territórios Palestinianos Ocupados e Israel divulgou as conclusões do seu relatório que será apresentado no dia 19 ao Conselho dos Direitos Humanos em Genebra.

Os números recolhidos pela ONG Caminando Fronteras indicam que entre janeiro e maio morreram a cada dia 33 migrantes nas quatro principais rotas de acesso. Número de vítimas quase supera o total do ano passado.

Há 345 licenças de venda de armas ativas no Reino Unido, mais de cem emitidas desde outubro. Organizações como a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch vão a tribunal tentar travar este comércio da morte.

A multinacional bananeira foi condenada nos Estados Unidos a indemnizar os familiares de oito pessoas assassinadas pelo grupo paramilitar Autodefensas Unidas de Colombia.  É a primeira vez que um tribunal norte-americano declara uma empresa do país responsável de cumplicidade com violações dos direitos humanos no estrangeiro.

O presidente dos Republicanos anunciou a vontade de entrar em acordo com o partido de Le Pen para as próximas legislativas. O seu partido, contudo, parece ter entrado em guerra civil por causa da proposta.

Luis Pérez, conhecido como Alvise Pérez nas redes sociais, foi assessor do Ciudadanos em Valência antes de projetar as suas mensagens racistas e “conspiranóicas” no seu canal de Telegram, que conta com mais de 400 mil seguidores.

Os antigos partidos da NUPES anunciaram que vão concorrer juntos às próximas legislativas. Depois da vitória da extrema-direita nas europeias e da convocação de eleições para o final do mês, crescem os apelos à unidade do mundo sindical, associativo, cultural e político.

As elites europeias aproveitam a situação atual para lançar uma nova fase do projeto europeu, com o objetivo de instaurar um federalismo oligárquico e tecnocrático.

MIGUEL URBÁN, ERIC TOUSSAINT e PAUL MURPHY

Benny Gantz sai após massacre no campo de refugiados de Nuseirat. Propaganda nas redes sociais com familiares dos reféns libertados correu mal a Netanyahu. A única boa notícia do fim de semana para os sionistas foi o avanço da extrema-direita nas europeias e a demissão do primeiro-ministro belga.

O projeto farol para a educação de Bolsonaro foi travado pelo Governo de Lula. Mas em vários estados há projetos locais a tentar fazer avançar as “escolas cívico-militares”. Agora, o Supremo Tribunal vai analisar a constitucionalidade do que se passa em São Paulo.

Após a convocatória de eleições antecipadas na noite eleitoral de domingo, a esquerda francesa tem poucos dias para decidir se vai voltar à fórmula unitária que lhe deu bons resultados em 2022.

O grupo da Esquerda no Parlamento Europeu aumenta a sua representação para 38 eurodeputados, mais um do que nas últimas eleições europeias.

O dirigente do Standing Together, movimento pela paz que junta judeus e árabes, fala sobre as grandes manifestações que percorrem as ruas de Israel, da forma como se organizam para impedirem que os colonos sabotem a ajuda humanitária e dos avanços eleitorais à esquerda.

Frederico Fuentes

Cânticos homofóbicos fizeram parar o jogo amigável de preparação para a Copa América. Enquanto isso, nos ecrãs, surgiu “não há lugar para a homofobia”. Não é a primeira vez que os adeptos mexicanos agem desta forma e a federação do seu país já foi multada.