Internacional

Vitória de Nasry Asfura foi proclamada em comunicado na véspera de Natal apesar das milhares de contestações pendentes e acusações de fraude e sem a recontagem exigida por vários candidatos.
 

Gabriel Vera Lopes

O ativista político Lyes Touati foi uma das figuras de proa do movimento popular Hirak em 2019. Foi preso este mês e arrisca uma pena de 10 anos, acusado de apoiar um movimento a que sempre se opôs.

As características do novo poder deixam entrever um sistema que combina autoritarismo, confessionalismo, clientelismo e aceitação limitada da dissidência política e do pluralismo social, a par de uma ampla liberalização económica e de uma grande flexibilidade nas relações externas.

Ziad Majed

Após dois anos de ausência, os residentes deslocados e os seus descendentes regressaram a Bir'im — parte dos esforços desde 1948 para manter viva a comunidade.

Samah Watad

O ex-comissário europeu Thierry Breton é um dos cinco visados pela proibição de entrar nos EUA, dirigida sobretudo a líderes de ONG de combate à desinformação e ódio online.

Listas de esquerda e progressistas no Iraque não obtiveram quaisquer lugares no Parlamento nas eleições recentes. A crise da esquerda iraquiana não é uma crise de sinceridade ou história, mas sim uma crise de ferramentas e formas de trabalho.

Rezgar Akrawi 

O fantasma da hiperinflação volta a pairar sobre a Venezuela, alimentado pelo endurecimento das sanções e pela tentativa de bloqueio económico promovida por Washington.

Néstor Prieto Amador

A poucas semanas da adesão ao euro, o primeiro-ministro búlgaro renunciou sob pressão popular. Após cinco anos de crise política, a corrupção continua elevada e as políticas económicas mantêm um alto nível de desigualdade.

Romaric Godin

União Europeia faz novas exigências e quer compromisso que amplia as trocas desiguais e a regressão da economia brasileira. Política económica do governo Lula permanece cega ao novo e incapaz de ir além do neoliberalismo e do atraso.

Paulo Nogueira Batista Jr. e Manoel Casado

O fundador da Wikileaks alegou que a decisão de entregar o Nobel da Paz viola o testamento de Alfred Nobel de 1895, devido ao apoio de Maria Corina Machado à escalada de agressão de Donald Trump contra a Venezuela.

Donald Trump assinou a ordem executiva que segue a recomendação feita em 2023 pela administração Biden. Canábis deixa de figurar na lista das substâncias mais perigosas e os utentes da canábis medicinal serão os primeiros beneficiados.
 

Líder da Ação Democrática e o Partido Comunista Venezuelano responderam às ameaças do Presidente dos EUA e ao bloqueio dos petroleiros com o compromisso de defesa da soberania do país.

Iniciativa cidadã europeia “My Voice, My Choice” juntou mais de um milhão de assinaturas. Esta quarta-feira o Parlamento Europeu aprovou uma recomendação que reúne as propostas da iniciativa para combater a falta de acesso ao aborto em segurança.
 

Trump ordenou o bloqueio aos petroleiros que entram e saem da Venezuela “até que devolvam aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros ativos que nos roubaram”. Nas contas de Caracas, o país tem 22 mil milhões de dólares em ativos bloqueados pelas sanções dos EUA.

Álvaro Verzi Rangel

A aprovação no Parlamento Europeu das chamadas “cláusulas de salvaguarda” do acordo de parceria UE/Mercosul abriu caminho às discussões com a Comissão e Europeia e os 27 governos para o acordo final sobre o tratado comercial.

Antes mesmo que o sangue secasse, o ataque mais mortal contra judeus australianos estava a ser usado para justificar a repressão à solidariedade com a Palestina e a retaliação contra muçulmanos.

Em Hilton

Não basta ganhar o Governo, é preciso também ganhar o Estado. Os interesses privados que levaram Pinochet ao poder através de um golpe de Estado em 1973 são exatamente os mesmos que reinam hoje no Chile.

Luís Monteiro

José António Kast venceu por uma margem de 16% a candidata apoiada pela esquerda. Admirador de Pinochet e filho de um soldado da Alemanha nazi, o sucessor de Gabriel Boric fez uma campanha a alimentar o medo securitário e a prometer controlo migratório.
 

Em 14 de dezembro de 1995 os acordos de Dayton terminavam com a guerra na Bósnia-Herzegovina. A paz mantém-se 30 anos depois, mas a região permanece assolada pelas tensões étnicas e pelos desejos nunca ocultados de independência ou de união com as vizinhas Sérvia e Croácia, no caso de sérvios e croatas bósnios, ou de um Estado consolidado e viável, no caso dos bosníacos.

Pedro Caldeira Rodrigues

O caso finlandês ilustra perfeitamente os impasses da obsessão pela redução do défice. O consumo e o investimento sofreram os efeitos desta política, ao mesmo tempo que as despesas públicas se deterioraram.

Romaric Godin