Internacional

Contra “a austeridade, o rearmamento e por salários, direitos e democracia”, os trabalhadores italianos voltam à greve geral.

Assinala-se esta terça-feira o cinquentenário da proclamação da independência de Angola. Meio século marcado pelos efeitos da guerra civil e da desigualdade social alimentada pela corrupção no seio de um regime que continua a reprimir a expressão política da cidadania.
 

Uma participação “massiva” reivindicou a demissão do presidente regional Juanma Moreno devido ao escândalo dos rastreios do cancro da mama, mas também por se considerar que está a “privatizar” o sistema de saúde local.

O democrata-cristão Rodrigo Paz assumiu a presidência da Bolívia com um governo que restabelecerá as relações a nível de embaixadores com os Estados Unidos. O anúncio coincidiu com a chegada de uma delegação de cem pessoas de Washington, liderada pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau.

Boris Acosta Reyes

Yousra e Qamar, ativistas feministas em Casablanca, falam do levantamento popular que tem abalado Marrocos contra as desigualdades e a falta de acesso a serviços básicos, enquanto o regime esbanja milhares de milhões para organizar o Mundial de Futebol em 2030.

Crimethinc.

Documentos internos mostram que a multinacional dona do Facebook, Instagram e WhatsApp tem consciência do seu papel na economia global das fraudes.

O economista de esquerda analisa as diversas explicações para um presidente com uma derrota política recente, acossado por escândalos, com um registo de ataques sociais profundos e com um economia à beira de um resgate ter vencido surpreendentemente recentes eleições intercalares. Sem esquecer o papel do peronismo e a esperança da esquerda.

Negócio da compra do tablóide Blikk e outros títulos a um grupo suíço foi fechado a seis meses das eleições que prometem ser as mais disputadas desde que Vitor Orbán chegou ao poder.

A Marcha Verde iníciou-se há 50 anos. Hassan II ordenou que centenas de milhares de marroquinos ocupassem o território saharaui. O aniversário ocorre após a última resolução da ONU, que deixa de lado a independência do povo saharaui.

Queralt Castillo Cerezuela

Na noite em que venceu as eleições para a Câmara da maior cidade dos EUA, Mamdani disse: “se alguém pode mostrar a uma nação traída por Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou”. Mas esta não foi a única derrota de Donald Trump esta terça-feira.

Influenciador das administrações republicanas desde os anos 1960, Cheney ocupava a obscura interseção entre o poder do petróleo e o complexo militar-industrial. Foi o vice-presidente que usou pretextos falsos para iniciar a guerra no Iraque e defendeu as torturas da CIA até ao fim.

John Nichols 

Para lá das qualidades individuais e das redes sociais, o que podemos verdadeiramente aprender e adaptar da campanha de Mamdani?

Diogo Duarte Silva

As Forças de Suporte Rápido entraram na cidade depois de 18 meses de cerco e cometeram as maiores atrocidades. Contamos aqui a história da guerra mais violenta da atualidade, do carniceiro de el-Fasher que se gaba no TikTok de matar 2.000 civis e do seu chefe que traiu o processo revolucionário que se viveu até há pouco no país.

Face à vantagem do candidato da esquerda nas sondagens para mayor de Nova Iorque, o Presidente dos EUA e o seu ex-aliado bilionário trocaram o apoio ao candidato republicano pelo apelo ao voto em Andrew Cuomo, o ex-governador que Mamdani derrotou nas primárias Democratas.

Yifat Tomer-Yerushalm admitiu ter passado à imprensa os vídeos dos abusos a um preso palestiniano na base militar de Sde Teiman. Netanyahu diz que é “o ataque mais grave de relações públicas” da história do país.

Grupos de extrema-direita e pró-Israel têm estado a reenquadrar a insegurança na Nigéria como um extermínio sectário para desviar a atenção da Palestina. Agora é Trump quem ameaça o país por causa disso.

Ayoola Babalola

No sábado, uma manifestação em Lisboa denunciou o “sequestro” de 13 ativistas que preparavam um protesto contra o regime de Embaló. No mesmo dia, começava uma campanha presidencial marcada pela ausência do PAIGC pela primeira vez desde a independência.

O presidente da Generalitat valenciana sai do cargo depois de fustigado pelas famílias das vítimas, de manifestações massivas, de notícias sucessivas sobre a inação do governo regional durante a tempestade e das manipulações grosseiras que usou para se defender.

Para garantir o lucrativo contrato do Projecto Nimbus, as gigantes tecnológicas concordaram em desrespeitar os seus próprios termos de serviço e contornar as ordens judiciais, avisando Israel caso um tribunal estrangeiro exigisse os seus dados, revela uma investigação conjunta.

Yuval Abraham

A reviravolta do Silicon Valley para passar a apoiar Trump é um acontecimento importante na política americana. Uma aliança que só se entende analisando o confronto entre EUA e China pelo controlo do setor digital.

Benjamin Bürbaumer