Saúde

EUA

O presidente dos EUA veio fazer uma associação não confirmada pela ciência entre uso do paracetamol na gravidez e autismo. Desde médicos a colégios da especialidade, a farmacêuticas aos reguladores de saúde da UE, britânicos e nacional, a ligação é rejeitada.

Lutas

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica com contratos do tempo da gestão privada trabalham mais e recebem menos que restantes colegas. Vigília contou com presença solidária das candidaturas bloquistas de Sintra e Amadora. 

Colapso nas urgências

A margem sul voltou a ficar sem urgências de obstetrícia ao fim de semana, apesar da promessa feita pela ministra da Saúde no início do verão. Governo culpa os tarefeiros, médicos respondem que nada foi feito para reforçar os quadros.

Presidenciais 2026

A eurodeputada escreve que esta é “uma candidatura inspirada na nossa força solidária, que faz pontes, que ouve e aprende com quem constrói Portugal todos os dias, E, claro, com a combatividade da mulher que sou”, numa nota que podes ler aqui na íntegra.

Bloco questionou ministra da Saúde sobre a contradição no discurso que responsabiliza gestores do SNS enquanto lhes retira instrumentos de gestão autónoma. Dias depois, Governo emitiu despacho a subdelegar competências.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que é necessário contratar quase mais 50% profissionais para a região de Lisboa e Vale do Tejo. A carência de enfermeiros “está diretamente relacionada com a desregulação dos horários”, acusam.

Médicos, enfermeiros e restantes trabalhadores do SNS dizem-se exaustos e querem soluções para a falta de trabalhadores e degradação das condições de trabalho.

Saúde

Em Portugal, a Teva atribui todos os anos os prémios “humanizar a saúde” em que distingue vários profissionais em diferentes áreas. Parece incrível que a mesma empresa que participa em atos hediondos noutra parte do mundo, fale em “humanizar a saúde”, mas é mesmo assim que funciona o negócio!

porBruno Maia

Médicos e enfermeiros continuam a utilizar este instrumento para atestar falta de condições de trabalho que podem colocar em causa a prestação de cuidados aos utentes.

Algarve

A chegada do Verão agrava o que já é “cada vez mais evidente” durante todo o ano. Os enfermeiros do Algarve estão exaustos e faltam profissionais para assegurar o direito à saúde. O sindicato estima que faltam 1.500 enfermeiros em toda a região.

O Serviço de Urgência Básica de Mem Martins encerrou hoje e os seus milhares de utentes terão de se deslocar ao Amadora/Sintra até à inauguração do novo hospital de Sintra, em data a anunciar.

Joana Bordalo e Sá acusa a ministra da Saúde de responder à crise no acesso ao SNS com “improviso, inação e até uma retórica que parece desconectada da realidade”.

Reagindo aos casos dos últimos dias sobre falhas no acesso às urgências, Mariana Mortágua defendeu que é o primeiro-ministro que deve assumir responsabilidades e “acabar com este passa-culpas insuportável”.

Relatório da IGAS apontou o dedo a uma técnica de emergência pré-hospitalar no caso da morte de um homem em dia de greve. Sindicato diz que essa versão só se explica por “conveniência política”.

Trabalho

Federação sindical sublinha falta de reconhecimento de carreira que foi criada há dois anos. Greve de 24 horas está com "grande adesão".