Saúde

Além de fazer batota na triagem e dar ordem para recusar os doentes “menos rentáveis”, o grupo espanhol que gere o Hospital de Cascais deu instruções ao hospital de Torrejón para reutilizar até dez vezes os cateteres de eletrofisiologia de uso único, dizendo que já seguia essa prática noutro hospital que gere em Alicante.

Urgências regionais

O recém-publicado decreto-lei de concentração das urgências regionais vai contra o acordo coletivo ao impor aos médicos deslocações para fazerem urgências em concelhos onde não foram contratados.

O "Relatório de Acesso a Cuidados de Saúde 2025" revela que mais de metade dos cidadãos mais pobres não conseguem comprar os medicamentos prescritos. A Direção Executiva do SNS impõs quotas administrativas que limitam a contratação de enfermeiros e técnicos. O Bloco de Esquerda já confrontou a tutela.

Saúde

O coordenador do Bloco visitou o INEM de Coimbra e afirmou que em vez de dar garantias de segurança às pessoas, Luís Montenegro “só está a tentar pôr-se bem na fotografia”.

Sindicato dos Médicos do Norte diz que a transferência dos hospitais de São João da Madeira e Santo Tirso para as misericórdias locais após o investimento público na sua modernização é uma “operação conduzida na opacidade”.

INEM

A morte de um homem no Seixal após três horas de espera por socorro do INEM levantou críticas sobre novo sistema de triagem. Fabian Figueiredo diz que ninguém compreende que Ana Paula Martins ainda esteja à frente do Ministério da Saúde.

Numa das primeiras noites de janeiro havia apenas um médico na área ambulatória da urgência sobrelotada. Sindicato diz que não se tratou de uma falha imprevista, mas sim da escala previamente definida com o conhecimento da administração.

PPP na Saúde

O escândalo do grupo que detém em Portugal a PPP do Hospital de Cascais mostra que a privatização da saúde não visa curar, mas sim monetizar a doença, transformando os pacientes em ativos financeiros e a saúde num luxo. 

porTroy Nahumko

Dar pulseiras verdes sem justificação médica a doentes triados como amarelos ou atender primeiro os casos menos graves para reduzir a lista de espera foram algumas das práticas no hospital de Torrejón que estão a escandalizar Espanha.

Linha SNS24

Avaliação ao programa “Ligue Antes, Salve Vidas” expõe falhas do sistema e casos de utentes que viram negado o acesso aos cuidados de saúde, violando a Constituição.

O CEO do grupo Ribera, que detém a única PPP dos hospitais públicos portugueses, deu instruções aos dirigentes de um hospital público que gere na região de Madrid para aumentarem listas de espera e recusarem doentes em nome do lucro. Dirigentes hospitalares que denunciaram internamente as ordens foram despedidos.

Lutas

Para o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o dia 11 de dezembro também será de luta contra a proposta de ACT do Ministério da Saúde, que acusam de pretender “poupar dinheiro à custa dos enfermeiros”.

Manifesto

Num manifesto, 30 personalidades ligadas à Saúde e à defesa dos serviços públicos acusam a centralização da gestão do acesso da doença aguda na Linha SNS24 de desvirtuar o centro de saúde e o conceito de proximidade no SNS.

Açores

PSD e Chega impediram a realização das audições propostas pelo Bloco sobre a intenção do Governo Regional de privatizar o serviço de hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada e a hipótese de vir a ser entregue à empresa do irmão da presidente do hospital. 

O Grupo de Ativistas em Tratamentos apela à imunização contra doença grave provocada pelo vírus mpox e exige acesso equitativo e gratuito à vacina contra a hepatite A.