Saúde

Pouco mais de dez anos depois do surto em Vila Franca de Xira que afetou mais de 400 pessoas, os casos estão em alta. DGS fala em melhorias na deteção. Médicos de saúde pública alertam para falta de planos de prevenção e de aplicação de medidas de mitigação. 

O Governo prepara um decreto que pretende reduzir o valor pago por hora e a despesa geral com os médicos prestadores de serviços. Mais de mil juntaram-se no WhatsApp e preparam uma paralisação geral.

Ana Paula Martins garantiu aos deputados que Umo Cani não tinha tido acompanhamento até dar entrada no hospital com 38 semanas de gravidez. Na verdade, era seguida no centro de saúde desde julho, foi referenciada em agosto para o Amadora-Sintra por “elevado risco obstétrico” e teve ali várias consultas.

Direção executiva do SNS reuniu com diretores hospitalares e mandou-os cortar despesas como a compra de medicamentos, exames complementares de diagnóstico e terapêutica, cirurgias para aliviar listas de espera, as contratações de pessoal e de prestação de serviços e transporte de doentes não urgentes.

A avaliação da Entidade Reguladora da Saúde diz que o SNS continua a fazer mais consultas e cirurgias, mas o número de utentes em espera continuou a aumentar no primeiro semestre do ano.

Imprensa adianta que Sérgio Janeiro será substituído por Luís Cabral. Mas as auditorias ao sistema de emergência que este lidera nos Açores levam o sindicato a pedir a reavaliação da escolha. Catarina volta a criticar silêncio de Marcelo sobre estado da Saúde em Portugal.

A ministra da Saúde tinha prometido um sistema de incentivos para médicos integrarem o modelo de urgências regionais. Mas na proposta que enviou aos sindicatos diz-se que as deslocações são afinal “inerentes” às funções.

O acordo coletivo de trabalho promovido pelo governo de direita quer fazer os enfermeiros “trabalhar mais e receber menos”. Esta sexta, muitos serviços paralisaram a 100% e foi entregue uma posição subscrita por mais de 11.000 trabalhadores.

O Bloco considera lamentável o adiamento indefinido da decisão sobre o Hospital do Oeste, anunciado por Luís Montenegro em campanha eleitoral , confirmando o que sempre tememos: que disputas entre concelhos se transformem em manobras políticas para ganhos locais. 

porCarlos Ubaldo e Jorge Humberto Nogueira
Saúde

Depois de ter sido conhecido que os contratos dos enfermeiros não iriam ser renovados, a administração acabou por confirmar que iria celebrar novos contratos precários ao abrigo do plano sazonal de inverno.

São João da Madeira

Candidatura do Bloco de São João da Madeira diz que o comunicado da Misericórdia sobre o processo da transferência da gestão do hospital confirma que a instituição quis entrar na campanha autárquica.

Lutas

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que a proposta do Governo retira direitos, impede a progressão dos enfermeiros e impõe regimes que prolongam o horário de trabalho diário e semanal.

O Sindicato dos Enfermeiros denuncia que a ULS local queria renovar contrato com estes enfermeiros mas “por orientação superior” recebeu ordem para não o fazer. A justificação que encontra é o plano para privatizar a estrutura.

EUA

O presidente dos EUA veio fazer uma associação não confirmada pela ciência entre uso do paracetamol na gravidez e autismo. Desde médicos a colégios da especialidade, a farmacêuticas aos reguladores de saúde da UE, britânicos e nacional, a ligação é rejeitada.

Lutas

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica com contratos do tempo da gestão privada trabalham mais e recebem menos que restantes colegas. Vigília contou com presença solidária das candidaturas bloquistas de Sintra e Amadora.