Cultura

Foi lançada em Coimbra este domingo a TELA - Associação Nacional de Festivais de Cinema. Junta para já 24 festivais e quer dar “uma voz coerente” ao cinema de autor em Portugal.

A realizadora portuguesa venceu os prémios de Melhor Argumento e Melhor Filme de Ficção pelo seu filme sobre a precariedade laboral.

Agente Secreto assume-se como um thriller poderosíssimo, paredes-meias com uma vénia ao cinema de género e à sua memória. Sim, um dos grandes filmes do ano.

Paulo Portugal

Em entrevista ao Esquerda.net, Francisco Louçã fala do seu livro mais recente, um estudo sobre a imaginação na história da humanidade.

Daniel Moura Borges

Em entrevista ao Esquerda.net, o artista e fundador da banda conta-nos sobre o percurso do grupo, o seu último álbum, e reflete acerca da intersecção entre arte e política.

Diogo Machado e Jorge Tabuada

O filósofo estudou os anseios sociais que a extrema-direita conseguiu explorar para o seu ressurgimento na última década. Nesta entrevista conduzida por Pablo Elorduy, explica também como a esquerda pode lidar com eles.

O autor do Livro Vermelho do Hip-Hop analisa a perseguição histórica à cultura negra e periférica na história do Brasil.

Agência Pública: Andrea DiP, Ricardo Terto, Stela Diogo, Rafaela de Oliveira

O Festival Queer Porto regressou para a sua 11ª edição em 2025. E apresenta este ano, apenas pela segunda vez, a secção de filmes Resistência Queer. 

O livro de Enia “Notas sobre um naufrágio”, ainda que dê alguns números, capacita qualquer um de empatia suficiente para saber que um só caso é já insuportável. 

Ana Mendes

Apesar de ser uma série previsível em muitos aspetos, numa época de crescente nacionalismo, onde a história é distorcida e moldada por quem está no poder para ganho político, é refrescante ver este retrato da história irlandesa e do colonialismo britânico com uma ênfase tão forte na classe e na luta política e nacional.

Lucy Nichols

As mobilizações recentes em locais tão distantes como o Nepal, o Peru e Marrocos desencadearam convulsões políticas e mudanças de governo. Uma curiosa bandeira pirata com um chapéu de palha foi vista em todos os protestos.

Jose Durán Rodríguez

Militante da UDP e do Bloco em Torres Novas, o seu “Antro do Taful” foi durante décadas a loja musical de referência na cidade.

Esta terça-feira o Teatro São Luiz, em Lisboa, apresenta a sessão de leitura por Joana Bárcia de “Tina M. - Provas de Contacto” (2001), de Eduarda Dionísio. O fotojornalista David Bacon faz aqui o retrato da vida cheia de Tina Modotti.

David Bacon

A autora-narradora, ainda antes de escrever esta carta à irmã sentiu necessidade de voltar à casa de infância, àquela onde ela e a irmã tinham nascido e que há muitas décadas estava na posse de outros proprietários. Artigo de Almerinda Bento.

Almerinda Bento

Um livro breve, que se lê de um fôlego, mas com um grande impacto e abordando vários temas com grande importância. Artigo de Almerinda Bento.

Almerinda Bento

A partir de alguns registos de formas de colonização distintas, o  diretor do festival Giornate del Cinema Muto lançou uma ponte entre o tempo destrutivo em que vivemos e o redesenho possível desses locais.

Paulo Portugal

A socialização, o patriarcado e as masculinidades hegemónicas como forma de apagamento e marginalização da mulher - Resumo da apresentação na sessão do Fórum Socialismo 2025.

Tiago Rolino

A sua linguagem é o grito louco de um universo sem Deus diante do nosso desperdício imperdoável de todas as coisas boas que nos foram dadas por acaso. 

 Julian Murphet

Nesta entrevista, o diretor do Pordenone Silent Film Festival/Giornate del Cinema Muto fala da edição deste ano, marcada por temas de antimilitarismo, da relação dos jovens com o cinema e do poder das orquestrações ao vivo. 

Paulo Portugal

Jornalista e fotógrafa, Martha Gellhorn nunca receou cobrir guerras no terreno. Apesar da sua vida, por ser mulher, não ficou para a história. Artigo de Almerinda Bento.

Almerinda Bento