Está aqui

Cultura

No caso de quem é trabalhador independente “há uma grande desproporção entre o que é exigido no aumento da carga contributiva e as possíveis novas formas de proteção".

Cultura: Trabalhadores desiludidos com Estatuto apresentado pelo Governo

Abril 23, 2021

A Ministra da Cultura manteve os erros identificados pelas estruturas a 16 de abril. “Continuaremos a trazer contributos para este debate e temos a expectativa de que, após a consulta pública, se corrijam os erros da atual proposta”, reagiram as estruturas do setor em comunicado.

 “Leiria Film Fest” de 27 a 30 de maio

“Leiria Film Fest” regressa de 27 a 30 de maio

Abril 22, 2021

A oitava edição do “Leiria Film Fest” – Festival Internacional de Curtas Metragens, decorre entre 27 e 30 de maio no Teatro Miguel Franco e no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria. O programa conta com quase trinta curta-metragens de ficção, animação e documentário.
 

Festival Livros a Oeste, de 11 a 15 de maio, na Lourinhã.

Festival “Livros a Oeste” com Ana Bárbara Pedrosa, Mário Zambujal, José Luís Peixoto e Ondjaki

Abril 20, 2021

Entre 11 e 15 de Maio a Lourinhã vai acolher mais uma edição do festival “Livros a Oeste”. Interrompido em 2020 devido à pandemia, o festival regressa este ano com o tema “Quantas histórias cabem numa história”.

Gato ao computador. Foto de Steve/Flick.

Os artigos do investigador inexistente

Abril 18, 2021

Em França, Camille Noûs assinou recentemente 180 artigos em conhecidas revistas científicas. Só que não existe. É uma forma de protesto contra a avaliação da investigação através do número de publicações. Por Patrizia Caraveo.

A aquisição da participação da Impresa na VASP terá sido condicionada à aquisição da participação na Lusa.

Cofina e Grupo Bel confirmam aquisição da VASP à Autoridade da Concorrência

Abril 18, 2021

O Grupo Bel e a Cofina Media adquiriram a participação da Impresa, ficando ambas com 50% da distribuidora. Ambos os grupos procederam a despedimentos coletivos nos últimos meses.

Luís Varatojo: “Estamos numa fase em que as pessoas conformam-se com situações miseráveis”

Abril 18, 2021

A Luta Livre, de Luís Varatojo, sobe aos palcos de Setúbal e Lisboa, a 21 e 27 de abril, respetivamente. O Esquerda.net esteve à conversa com o músico sobre o seu trabalho, a importância da mobilização social e temas como precariedade e fake news. Por Mariana Carneiro.

Bento de Jesus Caraça, um homem que abençoava as ilusões

Abril 18, 2021

Nascido a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, deixará uma obra invulgar. E uma invulgar saudade. Porque muitos foram os que o amaram nesse tempo de cruzamento de cumplicidades, de militâncias e de amizades. E mais ainda os que o admiraram. Por Helena Neves.

José Soeiro não descartou a hipótese de o Bloco de Esquerda chamar o diploma do governo para apreciação parlamentar após a sua publicação.

Bloco chama Ministra da Cultura ao parlamento para responder sobre "erros graves" na proposta de Estatuto

Abril 17, 2021

Em causa estão as propostas do governo relativas ao regime de Segurança Social para o Estatuto, que mereceram duras críticas por parte das associações representativas do setor.

músico

Cultura: Profissionais apelam a correção de “erros graves” na proposta de Estatuto

Abril 15, 2021

Várias entidades representativas criticam a proposta do Governo para o regime de Segurança Social do novo Estatuto. “Não prevemos qualquer adesão e eficácia”, dizem as organizações em comunicado conjunto.

Jean Genet, 1983, wikipedia – com Dr. Hans Koechler, Presidente da I.P.O., recebendo o escritor francês no Imperial Hotel em Viena (19 de dezembro de 1983) para uma palestra organizada pela International Progress Organization. A foto foi cortada apenas para Jean Genet.

Memórias: Jean Genet

Abril 15, 2021

O escritor e dramaturgo francês morreu a 15 de abril de 1986. Criou uma mitologia pessoal marcada por escândalos. A sua prosa caracteriza-se pelo uso da linguagem do "bas fond". Empenhou-se na defesa dos trabalhadores imigrantes em França e na causa dos palestinianos. Por António José André.

“Elas também estiveram lá”: Filme disponível online entre 15 e 22 de abril

Abril 14, 2021

Partindo do espetáculo homónimo estreado em 2018, Joana Craveiro realiza, em colaboração com a equipa do Teatro do Vestido, “um filme poético, apoiado em testemunhos e documentos, que reflete sobre a visibilidade e invisibilidade das mulheres nos processos históricos e no seu registo”.

“Nenhuma agência noticiosa pode envolver-se em parceria privilegiada com uma rádio e televisão em detrimento das entidades que veem essa rádio e televisão como concorrente”, afirmam as CTs.

Trabalhadores da Lusa e RTP defendem autonomia

Abril 13, 2021

As comissões de trabalhadores de ambas as empresas afirmam que “a autonomia editorial da Lusa deve ser defendida contra qualquer reorganização de instalações”.

Cofina despede 26 trabalhadores

Cofina despede 26 trabalhadores

Abril 13, 2021

O Grupo Cofina, que detém o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios, a revista Sábado e o canal televisivo CMTV, entre outras publicações, vai proceder ao despedimento coletivo de 26 trabalhadores. A empresa teve lucros de 1,6 milhões de euros em 2020.
 

A Plateia relembra que “é necessário ter a atividade aberta para pedir estes apoios e mantê-la aberta durante o processo de avaliação e conceção dos pedidos de apoio”.

Cultura: Regras e prazos mais flexíveis para requerer apoio extraordinário

Abril 12, 2021

Até 21 de abril é possível requerer o apoio extraordinário para profissionais da Cultura, passando agora a ser elegível o registo nas finanças em qualquer altura do ano de 2020 (e não apenas a atividade verificada a 1 de janeiro de 2020).

Thó Simões: “A arte urbana revela e denuncia os monstros da alma humana”

Abril 11, 2021

Após apresentar em Luanda a exposição “Entre Homens e Monstros”, Thó Simões questiona a forma como a arte pode mudar as vivências de uma cidade e um país em crise económica e social e ainda com os estilhaços da guerra civil e a ocupação colonial. Entrevista de André Soares.

Leituras: As Longas Noites de Caxias, Ana Cristina Silva, 2019

Abril 11, 2021

É clara a vontade, com este livro, de não deixar esquecer o que foi a polícia política de Salazar, num país e num mundo onde a democracia mostra sempre quão frágil e vulnerável é a todos os populismos e inimigos da liberdade e da democracia. Por Almerinda Bento.

Jacques Brel, 1962 – Foto de Jac. de Nijs / Anefo - Edited version of Nationaal Archief, https://commons.wikimedia.org/

Memórias: Jacques Brel

Abril 8, 2021

No dia 8 de abril de 1929 nasceu Jacques Brel, em Bruxelas (Bélgica). Foi um cantor, compositor, ator e diretor de cinema belga francófono. As suas músicas atravessaram o tempo e as fronteiras. Por António José André.

Cena de Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore no qual é retratada a censura.

Acaba censura de filmes por “razões morais e religiosas” na Itália

Abril 7, 2021

O ministro da Cultura vai substituir a lei de 1914 por uma nova em que serão os realizadores a atribuir classificações etárias aos seus próprios filmes, que depois serão verificadas por uma comissão.

5º edição do Festival Política regressa a Lisboa

Festival Política regressa a Lisboa em abril

Abril 7, 2021

“Fronteiras” é o tema do Festival Política deste ano, a decorrer no cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 22 e 25 de abril. O programa inclui cinema, cara-a-cara com deputados, teatro de André Murraças, poesia de Valério Romão e José Anjos, humor de Carlos Pereira, entre outras propostas. Todas as sessões são gratuitas. 
 

Peter Lindbergh, Head on a Stand (Head without a Skull) and other Sculptures, Paris, 2017. Foto: Peter Lindbergh Foundation

As imagens de Lindbergh sobre os corpos de Giacometti em exposição no Porto

Abril 6, 2021

A exposição “Alberto Giacometti – Peter Lindbergh. Capturar o Invisível”, com fotografias de Lindbergh sobre as obras do escultor, é inaugurada a 15 de abril no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

 “Catarina e a beleza de matar fascistas” na reabertura do Teatro D. Maria II

“Catarina e a beleza de matar fascistas” na reabertura do Teatro Nacional D. Maria II

Abril 6, 2021

Após mais de três meses de encerramento, o Teatro Nacional D. Maria II retoma a programação no dia 19 de abril com a peça de Tiago Rodrigues. No dia seguinte, sobe a palco “Tempo para refletir”, de Ana Borralho e João Galante. 
 

Sankofa.

Sankofa: “Acredito que a poesia falada pode curar"

Abril 6, 2021

Artivista e feminista, Sankofa tem desenvolvido a recitação interventiva ou spoken word como arte para a reflexão crítica, ao mesmo tempo que dá apoio jurídico em defesa dos direitos laborais das trabalhadoras domésticas em Luanda. Entrevista de André  Soares.

Rede Portuguesa de Museus integra mais três museus

Abril 5, 2021

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, o Museu Municipal de Vidigueira, em Beja, e o Museu de Neorrealismo, em Lisboa, passam a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
 

Mário Viegas no programa "Palavras Vivas"

Mário Viegas morreu há 25 anos

Abril 1, 2021

No dia 1 de Abril de 1996, morreu Mário Viegas. Ator, encenador e declamador, foi um exemplo de insubmissão, uma figura, uma voz, um trabalho que deixou saudades. Por António José André.

Retrospetiva de Paula Rego na Tate Britain, em Londres

Tate Britain expõe retrospetiva de Paula Rego no verão

Março 30, 2021

A pintora Paula Rego vai estar em destaque na galeria Tate Britain, em Londres, entre 7 de julho e 24 de outubro. Será a maior e mais abrangente da sua carreira.