Está aqui

Cultura

Nuno Júdice (1949-2024): poeta e formador de sensibilidades

Março 18, 2024

O poeta Nuno Júdice faleceu este domingo aos 74 anos. Figura inovadora da poesia nacional, marcou também o panorama cultura nacional com os seus ensaios e o seu ensino.

Paula Coutinho

Documentário sobre a neurologista Paula Coutinho disponível online

Março 18, 2024

Foi pioneira da neurogenética em Portugal e vanguardista numa área dominada por homens. A vida e o trabalho de Paula Coutinho (1941-2022) reunidos num documentário emitido na RTP.

Cine Argentino Unidos

Governo de extrema-direita da Argentina corta financiamento público ao Instituto Nacional de Cinema

Março 17, 2024

Javier Milei avançou com fortes cortes no investimento na Cultura, em particular no Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais o que terá um impacto negativo nas escolas de cinema, salas de cinema e festivais de cinema.

Oolong e Goku na primeira série de Dragon Ball. (Reprodução)

O elo ancestral entre o Dragon Ball e o maoismo

Março 16, 2024

O criador da série Dragon Ball, o japonês Akira Toriyama, faleceu a semana passada. O Ministério das Relações Exteriores da China foi um dos que o homenageou. O que se deve a algo que vai muito além da boa vizinhança. A uma inspiração e raízes em comum entre a sua obra e o marxismo chinês. Por Hugo Albuquerque.

A Flor do Buriti

Cinema Trindade recebe este fim-de-semana Mostra de Cinemas Indígenas

Março 15, 2024

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte) e o Cinema Trindade, apresenta uma Mostra de Cinemas Indígenas, no Cinema Trindade.

Primeira Obra, um filme de Rui Simões

Rui Simões celebra 50 anos de carreira com “Primeira Obra”

Março 13, 2024

O cineasta português Rui Simões vai estrear aos 80 anos, no dia 25 de abril, a longa-metragem “Primeira Obra”, o seu primeiro filme de ficção em 50 anos de carreira.

Pintura de Holbein - Queen’s Gallery em Buckingham – Foto de Nuno Pinheiro

Arte (é) e Poder

Março 10, 2024

Rainha de Inglaterra é a expressão que se usa para designar alguém que parece ter poder, mas que o tem de forma simbólica. Nem sempre foi assim, e neste país, a arte foi e continua a ser um instrumento do poder. Uma viagem ao século XV e à pintura de Holbein permite-nos ver isso. Por Nuno Pinheiro.

Sérgio Godinho, Nuno Calado e Cristina Clara

Artistas portugueses rejeitam participação de Israel no Festival da Eurovisão

Março 9, 2024

Numa carta aberta à RTP, 210 artistas apelam ao boicote ao festival caso Israel participe no evento. Entre eles estão o músico Sérgio Godinho, o radialista Nuno Calado e Cristina Clara, finalista da edição portuguesa do festival.

António-Pedro Vasconcelos. Foto de JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA.

António-Pedro Vasconcelos (1939-2024): criador de imagens, voz de causas

Março 6, 2024

O realizador de vários dos maiores sucessos do cinema português contemporâneo morreu esta quarta-feira. Era também uma homem de muitas causas, da defesa da televisão pública, ao direito a morrer com dignidade, contra a privatização da TAP, entre tantas outras.

Imagem do filme Eu, Capitão. Publicada no Outras Palavras.

Cinema: Eu, capitão e a odisseia africana

Março 3, 2024

Eu, capitão mostra o drama (e terror) de jovens refugiados que têm a Europa como miragem. A jornada é uma descida aos círculos do inferno: clima hostil, ambiente inóspito, brutalidade e corrupção – enquanto a pureza do seu coração é colocada a prova. Por José Geraldo Couto.

Karl-Marx-Hof, complexo habitacional construído durante a "Viena Vermelha". Foto de C.Stadler/Bwag/Wikimedia Commons.

Lembrando a Viena Vermelha

Março 2, 2024

Apesar de ter sido tragicamente extinta pela ascensão do fascismo, a Viena Vermelha foi uma ilha de organização socialista e de poder dos trabalhadores que merece ser lembrada. Por Veronika Duma e Hanna Lichtenberger.

Atribuição do Urso de Ouro. Foto do Insider.pt.

Urso de Ouro na Berlinale traz ao cinema a devolução de obras de arte a África

Março 2, 2024

Num palmarés dominado pelas causas, Hong Sang-Soo venceu o Grande Prémio do Júri, com A Traveler's Needs, ao passo que o inventivo Bruno Dumont recebeu o Prémio do Júri para L'Empire. Mãos no Fogo, de Margarida Gil, ficou fora dos prémios. Por Paulo Portugal.

“Aqui não me sinto só”: imigrantes brasileiros convidam a imaginar políticas de solidariedade

Fevereiro 28, 2024

O manifesto de imigrantes brasileiros em apoio ao Bloco de Esquerda vai ser apresentado esta sexta-feira em Lisboa. Promete-se “um dia repleto de conversas, música, política, arte e solidariedade radical”.

150 personalidades da cultura apoiam o Bloco

Fevereiro 27, 2024

De músicos como Sérgio Godinho e Jorge Palma, a escritores como José Luís Peixoto ou a encenadores e realizadores como Sara Barros Leitão, Manuel Pureza e Margarida Gil, são muitos os artistas que declaram apoio ao Bloco nestas eleições.

Mulheres no Audiovisual

MUTIM lamenta desigualdade de género na composição do júri dos concursos do ICA de 2024

Fevereiro 25, 2024

A Associação MUTIM lamenta “a significativa disparidade de género na composição dos jurados dos concursos de 2024”, lembrando que a “diversidade dos jurados que avaliam os seus concursos, a nível de género, idade, classe, origem geográfica e cor, deve ser uma prioridade do ICA”.

O Estado das Coisas

Legislativas 2024: O que propõem os partidos para o Cinema e o Audiovisual?

Fevereiro 25, 2024

O país vai a eleições no próximo dia 10 de março, para eleger os membros da Assembleia da República para a 16.ª legislatura de Portugal, no ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

Eduardo Gageiro – Factum, exposição na Cordoaria Nacional em Lisboa até 5 de maio de 2024

Eduardo Gageiro – Factum

Fevereiro 24, 2024

Eduardo Gageiro é um dos nomes fundamentais da fotografia portuguesa, com um percurso que se inicia no final dos anos 50 e que continua, tem uma obra essencial para compreender as últimas décadas de Portugal. A exposição que está na Cordoaria dá-nos a oportunidade de a conhecer. Por Nuno Pinheiro

cultura manif rossio 2 facebook tiago

Movimento Outra Política para a Cultura vai manifestar-se em frente ao Parlamento, na segunda-feira

Fevereiro 24, 2024

Profissionais da Cultura voltam a juntar-se em frente à Assembleia da República para colocar as "questões da arte e da cultura no debate político”, apelando para a urgência em “construir uma política para a cultura que dê condições de trabalho aos profissionais e oportunidades de fruição por parte do público.”

Pormenor da capa do livro “Portugal Esquecido - Retratos de um país desigual”.

“Portugal Esquecido”: Livro de Catarina Martins e João Teixeira Lopes lançado no próximo sábado

Fevereiro 22, 2024

Investigação, a ser apresentada por D. Américo Aguiar na Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa, a partir das 18h, e depois no Porto e em Faro, dá a conhecer um conjunto de realidades presentes em Portugal e de que poucas vezes se fala, e apresenta propostas de transformação social para o futuro do país.

site Palestina com amor, doações de coletivo de artistas

Coletivo de artistas doa mais de 100 obras de arte “Com Amor para a Palestina”

Fevereiro 17, 2024

Mais de 40 artistas portugueses e estrangeiros fazem doação das suas obras de arte para reforçar o apoio humanitário que é urgente chegar às crianças da Faixa de Gaza e suas famílias.

Imagem de Folhas Caídas.

A depressão e o amor segundo Kaurismaki

Fevereiro 13, 2024

O cenário de Folhas de Outono é o da depressão, da melancolia e da tristeza dos indivíduos nas sociedades hiper-capitalistas e super-industrializadas do trabalho precário e da vida solitária de homens e mulheres avulsos e sem família. Por Léa Maria Aarão Reis.

Pedro Almodovar

Almodóvar responde ao Vox: “Sou dos que recebe subsídios e depois faz filmes maus que não interessam”

Fevereiro 12, 2024

Durante a cerimónia de entrega dos mais importantes prémios cinematográficos de Espanha, os Goya, o cineasta Pedro Almodóvar respondeu com ironia ao comentário do Vox sob um forte aplauso, naquela que foi a primeira vez que os Goya contaram com a presença do partido de extrema-direita.

Cinemateca Portuguesa, museu do cinema

Cinemateca lança portal para consulta do património cinematográfico português

Fevereiro 12, 2024

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema lançou, a 7 de fevereiro, o Portal Félix, um "ponto de acesso centralizado aos dados sobre o património cinematográfico português a cargo da Cinemateca", após vários anos de preparação e desenvolvimento.

Exposição As Mulheres de Maria Lamas até 28 de maio na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (entrada livre, 10h-18h) – Foto de Nuno Pinheiro

As mulheres de Maria Lamas

Fevereiro 11, 2024

Para “As Mulheres do Meu País” e, na falta de fotografias de todas as situações que queria ilustrar, Maria Lamas decidiu ser ela própria a fotografar. São estas fotografias que estão expostas, até 28 de maio na Fundação Calouste Gulbenkian (entrada livre, 10h-18h). Artigo de Nuno Pinheiro.

25 de abril, sem cultura não há liberdade

50 anos do 25 de Abril: “Todos têm lugar nesta festa e todos são necessários ao debate”

Fevereiro 11, 2024

A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril propõe iniciativas para recordar, aprender, debater e celebrar, num programa sempre em aberto a que apela à participação de toda a população.