Está aqui

Cultura

Há cem anos: proclamada a República Soviética da Hungria

Março 21, 2019

Durou 133 dias, controlou apenas um quarto do território do país durante um período conturbado e esteve sempre cercada por Estados inimigos. A experiência da República dos Conselhos da Hungria foi breve e caiu no esquecimento. Faz cem anos.

Rottweiler: a extrema-direita e o oportunismo mediático que mordem em cena

Março 20, 2019

Uma entrevista oportunista na televisão a um skinhead para aumentar audiências. A premissa pode parecer-nos demasiado familiar mas é de uma peça de teatro criada em 2006 por um autor espanhol. O Teatro do Noroeste vai levá-la à cena em Viana do Castelo a partir de dia 27.

Fotografia de Paulete Matos

Feira do Livro de Leipzig começa hoje com participação de Portugal

Março 20, 2019

A Feira do Livro de Leipzig começa esta quarta-feira. Portugal estará representado por vários escritores e mais de 300 livros.

Spike Lee

Memórias: Spike Lee

Março 20, 2019

No dia 20 de março de 1957, nasceu Spike Lee, realizador, escritor, produtor e ator norte-americano. Também ensina Cinema na Universidade de Nova Iorque. Spike Lee é uma das figuras mais controversas da cultura afro-americana. Por António José André.

Charles Bukowski morreu em 9 de março de 1994

Memórias: Charles Bukowski morreu há 25 anos

Março 11, 2019

No dia 9 de março de 1994, morreu Charles Bukowski. Foi um poeta, cronista e romancista norte-americano, que não se pareceu com nenhum autor da sua geração. A sua obra fascinou muita gente. Por António José André.

Revista Esquerda já nas bancas

Março 10, 2019

Há mais de uma centena de razões para folhear a nossa revista. A revista Esquerda é feita de 148 páginas de crónicas, análises políticas, entrevistas, reportagens, fotografias, ilustrações, bandas desenhadas e contos. E há também uma cronologia dos 20 anos do Bloco para revisitarmos o passado.

Sequela de The Handmaid's Tale será lançada em mil cinemas

Março 10, 2019

O livro The Handmaid's Tale vai ter uma sequela que se passa 15 anos depois da história original. O lançamento será feito a 10 de setembro com uma entrevista transmitida em direto em mil cinemas de todo o mundo.

Uma fragata no 25 de Abril para “repor a verdade”

Março 9, 2019

Durante anos circulou o rumor de que o comandante da fragata Gago Coutinho não tinha conseguido disparar contra as tropas de Salgueiro Maia porque a tripulação lhe tinha desobedecido. O livro de Noémia Louçã esclarece que não foi isso que sucedeu.

Concerto sobre a história do hip-hop português só com uma mulher

Março 8, 2019

O “hip-hop tuga” celebra esta sexta-feira a sua história com um concerto com dezenas de nomes marcantes deste movimento cultural. Mas, no dia internacional da mulher, apenas uma mulher, Capicua, sobe ao palco. E não é porque tenham feito greve. A investigadora Soraia Simões considera que esta ausência é “ignóbil”.

O que é uma mãe feminista?

Março 6, 2019

Um quarto das espanholas nascidas em 75 não serão mães. Muitas por questões económicas. As que o são sofrem as pressões de escolher entre “uma maternidade neoliberal subordinada ao capital ou uma patriarcal sacrificada”. Foi contra isto que Esther Vivas escreveu “Mamã desobediente. Um olhar feminista sobre a maternidade.”

Nobel de Literatura de 2018 será conhecido com o de 2019

Março 6, 2019

Após divergências polémicas na Academia Sueca, a atribuição do prémio Nobel da Literatura de 2018 foi adiada. O prémio será atribuído ao mesmo tempo que o de 2019.

Jonathan Littell e os voyeurs da violência

Março 5, 2019

"Estes sete capítulos ficam em tudo aquém de um autor desta envergadura. Não apenas por uma narrativa que não impõe grande desafio ao nível técnico, mas também por um tema que, tentando ir ao osso do choque, não sendo acompanhado por mais, se torna monótono, desajustado, mastigado." Por Ana Bárbara Pedrosa. 

RTP2 exibe documentário sobre Cesina Bermudes

Março 4, 2019

Cesina Bermudes foi a primeira mulher a doutorar-se em medicina em Portugal. Pioneira do parto sem dor, foi uma resistente antifascista, que, entre várias outras atividades, ajudou no parto muitas mulheres na clandestinidade. O filme “Cesina Bermudes – Uma Vida Só Não Basta”, realizado por Cristina Ferreira Gomes, será exibido quarta-feira, dia 6, na RTP2, pelas 22h55.

Yannis Behrakis (1960-2019)

Março 3, 2019

Morreu o fotojornalista grego que mostrou ao Mundo a realidade da crise dos refugiados. Prémio Pulitzer em 2016, morreu aos 58 anos, vítima de cancro.

As "arbolatas" na avenida Bolívar, Manágua. Foto de Byralaal, wikimedia commons

As Dores Morais no país das ‘arbolatas’

Março 2, 2019

Acaba de ser lançado em Portugal “Já ninguém chora por mim” do escritor nicaraguense Sergio Ramírez. Trata-se de um livro policial que nos fala da Nicarágua de hoje com um humor corrosivo e personagens muito próximos da realidade. O Esquerda.net foi ao lançamento. Por Luis Leiria.

Raquel Freire faz documentário sobre as mulheres portuguesas no século XXI

Fevereiro 28, 2019

A realizadora Raquel Freire estreia no dia 7 um documentário sobre mulheres portuguesas no século XXI. O trabalho resulta de um esforço de combater o “machismo estrutural” do país.

Spike Lee nos Oscares: a escolha nas eleições será entre amor e ódio

Fevereiro 25, 2019

O realizador de BlacKKKlansman ganhou o Oscar para o melhor argumento adaptado e, no discurso de aceitação do prémio, não perdeu a oportunidade de mobilizar contra Trump para as eleições presidenciais. O presidente norte-americano respondeu-lhe acusando-o de "racismo".

Torres Vedras retira “Nossa Senhora da Bola” do monumento ao Carnaval

Fevereiro 24, 2019

A Câmara Municipal mandou retirar a imagem a pedido da paróquia. O artista criador da peça diz-se indignado com a decisão.

é um autor brasileiro doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Autor de Torto Arado, em que retrata a vida do universo rural do interior da Bahia, venceu em 2018 o Prémio LeYa.

“Os problemas sociais de hoje refletem muito o passado esclavagista, escravocrata”

Fevereiro 19, 2019

O Esquerda.net falou com Itamar Vieira Junior, escritor brasileiro, sobre literatura, o livro Torto Arado, as clivagens sociais e o racismo estrutural no Brasil, o governo Bolsonaro, o modelo escravocrata, a auto-ficção. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Bad Religion em Portugal dia 15 de maio

Fevereiro 18, 2019

A banda punk fundada no início dos anos 80 vem pela segunda vez na sua carreira a Portugal. Nas suas letras, os Bad Religion abordam questões sociais e não se coibiram de tomar posição pela despenalização do aborto e contra o conservadorismo social.

Al Berto ilustrado por 26 artistas

Fevereiro 16, 2019

Foi inaugurada esta quinta-feira em Roma uma exposição de gravuras de 26 artistas portugueses. A partir de novembro, chegará ao Museu do Chiado. O desafio de que partiram era interpretar livremente poemas do último livro publicado em vida por Al Berto, Horto de Incêndio.

Alexandre de Fisterra foi um dos inventores do futebol de mesa ou jogo de matraquilhos

Memórias: Alexandre de Fisterra

Fevereiro 14, 2019

No dia 9 de fevereiro de 2007, morreu Alexandre de Fisterra. Foi um dos inventores do futebol de mesa ou jogo de matraquilhos. Também foi um poeta, editor e exilado, entre muitas outras coisas. Por António José André.

Stefan Hertmans. Fotografia cedida pela D. Quixote.

Stefan Hertmans: "Eu tinha este testemunho, uma coisa única para escrever"

Fevereiro 13, 2019

O Esquerda.net falou com Stefan Hertmans, escritor flamengo, sobre literatura, o livro “Guerra e Terebintina”, a primeira guerra mundial, redes sociais, feminismo, violência. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Marighella estreia na Berlinale 2019

Fevereiro 12, 2019

Carlos Marighella não teve tempo para ter medo. Este é o ponto de partida do filme com o qual Wagner Moura se estreia como realizador e cuja rodagem foi ameaçada pela extrema-direita. Com Seu Jorge no papel do protagonista, será apresentado mundialmente esta quinta-feira no festival de cinema de Berlim.

Espólio não literário de Cardoso Pires na Torre do Tombo

Fevereiro 11, 2019

A PIDE é o principal foco de interesse do conjunto de documentos que a família de José Cardoso Pires doou ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Por isso, adianta o diretor desta instituição, é provável que estivesse na calha um livro sobre este tema.