Cine-Teatro Império.

Revisão da Lei do Cinema foi uma “oportunidade perdida”

Outubro 23, 2020

Deputada bloquista Beatriz Gomes Dias considera que a lei aprovada esta sexta-feira com os votos favoráveis do PS e PAN não está à altura dos desafios colocados pela crise e pelo desenvolvimento tecnológico do setor.

Sessão da Imprópria. Foto do facebook da mostra.

Açores: Mostra de cinema homenageia Zuraida Soares

Outubro 22, 2020

A dirigente bloquista falecida no início deste ano é considerada “um dos rostos centrais da luta pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez nos Açores”. A homenagem é esta quinta-feira à noite no Teatro Micaelense, integrada na programação da Imprópria - Mostra de Cinema de Igualdade de Género.

Manifestação dos Estudantes pelo Cinema Português, onde exigiam que as taxas do cinema fossem plenamente aplicadas às plataformas de streaming.

Netflix e YouTube vão pagar parte das taxas para o cinema

Outubro 20, 2020

Apesar do chumbo das propostas do Bloco e PCP, a pressão pública sobre o governo forçou o PS a apresentar uma proposta de taxa para as plataformas de streaming que é, no entanto, mais recuada que a taxa aplicada às restantes operadoras.

Estudantes de cinema em frente ao Parlamento esta terça-feira

Estudantes de cinema protestaram contra borla fiscal às plataformas de streaming

Outubro 20, 2020

Centena e meia de estudantes e profissionais do cinema manifestaram-se em frente ao Parlamento, enquanto lá dentro os deputados discutem em comissão as alterações propostas pelo Governo à Lei do Cinema.

Estudantes convocam manifestação pelo cinema português

Outubro 19, 2020

Estudantes de várias escolas e faculdades artísticas do país convocaram uma manifestação esta terça-feira, na Assembleia da República, a partir das 8h30, exigindo que as operadoras de streaming não sejam isentas das obrigações fiscais que garantem o financiamento público do cinema em Portugal.

E. P. Thompson.

E. P. Thompson contemporâneo

Outubro 18, 2020

Conhecido mundialmente pelo seu grande trabalho "A formação da classe operária na Inglaterra" e também pelo seu papel nas mobilizações dos anos 1980 pela Paz e pelo Desarmamento, E. P. Thompson foi um dos historiadores mais importantes do século XX. Artigo de Jesús Jáen.

Fórum sobre direitos laborais na Cultura este domingo em Lisboa

Outubro 16, 2020

Quinze associações, sindicatos e grupos informais organizam o evento “Trabalhar nas Artes - Fórum sobre direitos laborais na Cultura” que decorrerá no dia 18 de outubro, entre as 15h e as 20h, no Mercado das Culturas, em Lisboa, e com transmissão online.

Sé de Lisboa: preservação da mesquita é "uma vitória do conhecimento"

Outubro 15, 2020

Os alertas da comunidade científica e a mobilização pela defesa dos vestígios islâmicos na Sé de Lisboa, que a DGPC pretendia destruir, resultaram na decisão da tutela pela revisão do projeto. A deputada Alexandra Vieira considera a decisão "uma vitória do conhecimento".

Quino creador Mafalda, foto de ¡¡¡!!!/Flickr

Quino, a colossal força do bom senso

Outubro 13, 2020

A morte de Joaquín Lavado, ou Quino, provocou surpresa: é como se há muito não estivesse presente, mas nunca nos tivesse abandonado. A Mafalda é rebelde, e por isso ainda hoje fascinante. Artigo de Francisco Louçã.

Brasil: escritor é alvo de dezenas de processos coordenados pela IURD

Outubro 12, 2020

A publicação de um tuíte satírico levou a que dezenas de membros da organização religiosa processassem Paulo Cuenca. A intimidação levou a Deutsche Welle a cancelar a rubrica do escritor.

Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

Plataforma do Cinema quer demissão do Secretário de Estado Nuno Artur Silva

Outubro 11, 2020

A Plataforma exige a demissão de Nuno Artur Silva por este ter atribuído a criação do próximo plano estratégico para o setor a uma "consultora privada" inglesa. E exigem que a votação das alterações à Lei do Cinema, que oferecem uma borla às plataformas de streaming e irá reduzir as verbas para o cinema, seja adiada.

Eduardo Maragoto.

Eduardo Maragoto: "A língua portuguesa tem de ser ensinada, ouvida e lida na Galiza"

Outubro 11, 2020

O reintegracionismo galego defende a convergência desta língua com o português, principalmente adotando a sua ortografia, por razões históricas e também para garantir o seu futuro. Entrevista a Eduardo Maragoto, presidente da Associação Galega da Língua.

Walter Benjamin (Berlim, 15 de Julho de 1892 - Portbou, 27 de Setembro de 1940)

Dez teses sobre a contribuição de Walter Benjamin para a teoria crítica

Outubro 10, 2020

“Ao contrário da maioria dos membros da Escola de Frankfurt, Benjamin apostou, até ao seu último suspiro, nas classes oprimidas como força emancipadora da humanidade”, destaca Michael Löwy neste seu artigo publicado no 80º aniversário da morte de Walter Benjamin.

Sara Brito (Sindicato dos Arqueólogos), Fernando Rosas, Alexandra Vieira e Isabel Pires com o subdiretor da DGPC, João Carlos Santos.

Sé de Lisboa: revisão do projeto é “não só necessária como obrigatória”

Outubro 10, 2020

Numa visita às ruínas da mesquita na Sé de Lisboa, com a presença dos responsáveis pelo projeto de salvaguarda do património, a deputada Alexandra Vieira considerou ser patente que não existe qualquer impedimento técnico a uma alteração que proteja os vestígios islâmicos da Sé de Lisboa.

Sé de Lisboa: Destruir a mesquita “seria um crime patrimonial impensável”

Outubro 9, 2020

O historiador Hermenegildo Fernandes considera, num artigo de opinião publicado no jornal Público, que os vestígios islâmicos encontrados na Sé de Lisboa são essenciais para a “nossa memória coletiva”.

Still do filme "Underground", de Jeong-keun Kim

DocLisboa com programação dedicada ao Trabalho

Outubro 8, 2020

A edição deste ano do festival internacional de cinema documental terá um formato diferente, com programação em seis momentos ao longo de uma semana em cada mês, tirando o primeiro momento que decorre entre 22 de Outubro e 1 de Novembro. Terá uma secção dedicada às questões laborais e a Retrospetiva deste ano é dedicada ao cinema da Geórgia.

Sindicato critica estatuto para as artes desenvolvido pelo governo

Outubro 7, 2020

O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos diz que o estatuto é “uma cápsula de precariedade disfarçada” e criticou a resposta do governo à crise.

Plataforma do Cinema pergunta ao governo: “onde vão cortar?”

Outubro 6, 2020

Na semana em que se votam alterações à Lei do Cinema, a Plataforma critica o impacto orçamental negativo esperado nas receitas públicas para o setor com as alterações introduzidas pelo governo.

Uma visita aos últimos anos da vida de Marx

Outubro 5, 2020

Livro de Marcello Musto apresenta uma “biografia intelectual” dos três anos finais de Karl Marx, resultado da análise de milhares de páginas de material não publicado, mostrando como o revolucionário alemão manteve até o fim o espírito crítico, mesmo em relação às suas próprias ideias.

Manifestação de trabalhadores do setor da cultura em Lisboa. Fotografia de esquerda.net.

Governo não mostra "ambição" para combater a precariedade na Cultura, alertam associações e sindicatos

Outubro 4, 2020

Associações e sindicatos do teatro, dança, circo, música e cinema criticam a incapacidade do governo em apresentar uma proposta de revisão do código laboral que resolva a precariedade do setor cultural.

O festival tem lugar no Cinema São Jorge, na Fábrica Braço de Prata e no Espaço Atmosfera M, em Lisboa.

Festival Mental: Cultura para "promover a visibilidade da saúde mental”

Outubro 1, 2020

O evento inclui cinema, música, dança, teatro, literatura e debates, e procura trazer a saúde mental para a discussão e diminuir o estigma que lhe está associado.

Quino junto a uma estátua de Mafalda em Oviedo, Espanha.

Quino (1932 - 2020)

Setembro 30, 2020

Quino, o cartoonista mais traduzido da língua espanhola, morreu hoje na Argentina. Mesmo depois de abandonar a contestatária Mafalda, Quino continuou a criar histórias focadas na opressão e na desigualdade social.

Trabalhadores de Serralves

Fundação de Serralves tem até dia 5 de outubro para regularizar situação de precários

Setembro 29, 2020

Autoridade para as Condições do Trabalho foi confrontada com testemunhos de trabalhadores precários da Fundação de Serralves durante a audição parlamentar requerida pelo Bloco. José Soeiro diz que “é uma grande vitória da persistência destes trabalhadores”.

Arquivo Municipal de Lisboa vai ter novas instalações

Setembro 29, 2020

Atualmente repartido entre vários locais da cidade, os trabalhadores do Arquivo exigiam há muito um único local com condições adequadas para o tratamento, conservação dos acervos e acesso do público.

Bloco chama Ministra e Diretor-Geral do Património para explicar destruição na Sé de Lisboa

Setembro 29, 2020

Um despacho da DGPC definiu que os vestígios arqueológicos de uma mesquita encontrados por baixo da Sé de Lisboa serão destruídos para permitir a instalação de ar condicionado. Bloco considera a decisão “um atentado inadmissível” e quer explicações urgentes no parlamento.