Cultura

O muito aguardado documentário de Raoul Peck, em estreia esta semana, é como um prenúncio distópico do mundo em que vivemos. Por isso mesmo é tão valioso conhecer este complexo historial ensaísta sobre o ímpeto totalitário de tantos candidatos a ditadores.

Paulo Portugal

Provocador, politicamente engajado, satírico e cinéfilo, o cinema de Radu Jude oferece-nos, a cada novo filme, um olhar incisivo sobre o neocapitalismo contemporâneo, as suas inconsistências e idiossincrasias.

Paulo Portugal

É uma colectânea de textos com a força do conhecimento da realidade palestina, ligada ao seu vínculo afectivo e político com aquele povo.

Almerinda Bento

Acordo de Empresa prometido há mais de uma década continua por concluir e os baixos salários fazem aumentar a insatisfação. Nem a atual administração resolve, nem o Governo responde à carta subscrita por 90% dos trabalhadores.

Este livro é um relato de uma sobrevivente do genocídio do Ruanda. Tal como os nazis achavam que os judeus eram untermensch (infra-humanos), os sionistas acham que os palestinianos não são gente, os hútus consideravam os tútsis baratas (inyenzi), uma etnia que tinha de ser esmagada.

Almerinda Bento

Um documentário de Laura Poitras e Mark Obenhaus presta homenagem ao lendário repórter de investigação que revelou o massacre de Mỹ Lai (1969), os abusos na prisão de Abu Ghraib (2004) e a sabotagem do gasoduto Nord Stream (2023).

Sebastiaan Faber

Neste seu último filme, Cristian Petzold parece despojar o seu cinema ao máximo, deixando-nos (quase) apenas o que podemos chamar de um esboço, um rascunho de filme. Em todo o caso, com tudo lá dentro.

Paulo Portugal

Sim, acho que ele era um mau poeta e um reacionário ideológico. Mas também acho que Pasolini foi um dos grandes realizadores do cinema italiano. Não era bom a falar, mas era muito bom a ver, e previu o futuro distante, porque era um visionário no sentido de profeta.

Franco "Bifo" Berardi

Que privilégio ter podido assistir em Viseu a um concerto deste duo de músicos extraordinários, na estreia em Portugal do álbum “Our Calling”. 

Carlos Vieira

Nouvelle Vague é um filme de amor. Amor a uma época, a um grupo de jovens que ousou reinventar o cinema, e a uma linguagem que ainda hoje continua a inspirar.

Paulo Portugal

A perspetiva da Netflix adquirir um dos estúdios mais reconhecidos dos EUA é não só o culminar de duas décadas de perturbação da indústria cinematográfica por parte de Silicon Valley, mas também um processo muito mais longo de tentativa de capturar e comercializar a cultura.

Paris Marx

É num permanente questionar, entre diálogos abertos, em ritmo pausado, que Hartley nos interessa pelos destinos das personagens, ligadas por opiniões sobre espiritualidade, política, religião, e, claro, a condição humana e o sentido da vida.

Paulo Portugal

Uma história dedicada pela autora “às mulheres e crianças que foram mandadas para as casas de mães e bebés  e para as lavandarias de Madalena da Irlanda”. Artigo de Berta Alves.

Berta Alves

Nuremberg legitima-se como um dos filmes do ano. Seja desde logo pelo rigor dos diálogos, pela bela leitura de um cinema sereno que nunca resvala para o lugar comum tão frequente em filmes com esta dimensão.

Paulo Portugal

Organização do festival anunciou que a edição de 2026 não se irá realizar após o corte do apoio financeiro da autarquia agora liderada pelo PSD. Bloco diz que esta decisão “não é apenas um ataque à cultura, mas à sustentabilidade do concelho.”

Este livro que pode ser lido literalmente, pode também ser encarado como uma fábula dos males da sociedade com muitas camadas e muitos pontos de análise e reflexão. Por outro lado é muito actual e até intemporal. Artigo de Almerinda Bento.

Almerinda Bento

A escritora ganhou o Prémio Pessoa deste ano, com o júri a destacar a sua intervenção cívica e capacidade de “revelar o poder da literatura para nos ajudar a compreender os grandes desafios do mundo contemporâneo“.
 

17 artistas, que representam 11 dos 16 concorrentes do Festival da Canção da RTP declaram que, caso selecionados, não irão participar na Eurovisão. A Islândia anunciou que não irá participar.

Sendo uma autoficção sobre o autor e sobre a sociedade francesa em que ele e a família se inserem, o livro permite-nos também olhar para a realidade portuguesa agora, com o crescimento e visibilização agressiva da extrema direita e do conservadorismo. 

Almerinda Bento

Arranca este sábado a Mostra que Somos Humanos, iniciativa que leva este ano a Setúbal sessões de cinema, conferência, exposições e workshops. No dia 12, também há cinema na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.