Está aqui

Cultura

"A Sombra" de Fernanda Fragateiro

Museu do Azulejo: Exposição sobre o contributo das artistas na cerâmica 

Outubro 19, 2021

“Territórios desconhecidos: a criatividade das mulheres na cerâmica moderna e contemporânea portuguesa (1950-2020)” é o título da exposição que inaugura em dezembro, no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. Maria Keil, Vieira da Silva, Graça Morais ou Fernanda Fragateiro são algumas das artistas presentes. 

Gonçalo M. Tavares ganhou o Prémio Universidade de Lisboa.

Prémio Universidade de Lisboa para Gonçalo M. Tavares

Outubro 18, 2021

O escritor Gonçalo M. Tavares recebeu o Prémio Universidade de Lisboa, de 25 mil euros, pela sua obra “singular”. "Jerusalém", "O Osso do Meio", "Uma Viagem à Índia" ou "Histórias Falsas" são alguns dos livros de Gonçalo M. Tavares, cuja obra foi já publicada em mais de cinquenta países. 

Adriano antes de Abril o ser - imagem adrianocorreiadeoliveira.org

80 anos de Adriano comemorados durante “todo o ano” de 2022

Outubro 17, 2021

Os 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira serão assinalados ao longo de “todo o ano” de 2022 com concertos, exposições, banda desenhada, tertúlias, uma serigrafia e depoimentos para “avivar a memória e perpetuar a obra” do músico.

Doclisboa 2021: “A imaginação como espaço para a potencial materialização de utopias”

Outubro 16, 2021

Entre 21 e 31 de outubro, a 19ª edição do Doclisboa será “bastante intensa e viva”, ocupando vários espaços da cidade. A abertura é já esta quinta-feira, com dois gestos de resistência, pela força dos filmes de Marta Popivoda e Sergio Silva. O Esquerda.net irá acompanhar este festival. Por Mariana Carneiro.

O primeiro número da Seara Nova foi publicado há 100 anos

Outubro 15, 2021

A revista foi lançada a 15 de outubro de 1921 com uma tiragem de 8.000 exemplares. No próximo domingo, o Esquerda.net publicará um dossier sobre os 100 anos da Seara Nova.

O Secretário de Estado explica que uma pessoa que tenha recebido o apoio de 100, estando no regime simplificado, apenas 10 serão considerados massa tributável às taxas normais aplicáveis.

Garantir Cultura: Governo clarifica obrigações declarativas dos apoios

Outubro 14, 2021

Em resposta a Mariana Mortágua, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais clarificou que, assumindo que os recetores estão no regime simplificado, “apenas 10% do subsídio de exploração é sujeito à tributação em sede de IRS”.

O despacho que estabelece os valores a atribuir a cada entidade no âmbito do Regime Jurídico de Apoio às Atividades Culturais está publicado desde o dia 1 de julho.

Estruturas culturais dos Açores ainda não receberam os apoios de 2021

Outubro 14, 2021

A apenas dois meses do final do ano, o Governo Regional ainda não pagou os apoios às atividades culturais para projetos a desenvolver em 2021. Bloco de Esquerda questionou o governo.

A Associação José Afonso lança o projeto “Canto Moço - os direitos humanos na voz de José Afonso" – foto aja.pt

Associação José Afonso quer sensibilizar jovens para a defesa dos direitos humanos

Outubro 14, 2021

Sensibilizar os jovens para a defesa dos direitos humanos é o objetivo do projeto “Canto Moço - os direitos humanos na voz de José Afonso", lançado esta quarta-feira em Setúbal pela Associação José Afonso.

"É difícil acreditar num documento em que o próprio Governo fala da Cultura como um fator estratégico para o desenvolvimento do país e continua a alocar 0,25%" do total da despesa, critica Amarílis Felizes.

Cultura: Trabalhadores criticam um Orçamento “manifestamente insuficiente”

Outubro 13, 2021

O Orçamento do Estado para 2022 anuncia novos aumentos para a Cultura que, ainda assim, continua a não ultrapassar os 0,25%. Todos os aumentos orçamentais que Graça Fonseca anunciou ficaram por executar. Em 2020, com as medidas extraordinárias face à crise pandémica, alcançou a despesa prevista em 2018.

Óscares: seis filmes portugueses pré-selecionados

Óscares: Seis filmes portugueses pré-selecionados

Outubro 12, 2021

Pré-seleção para competir ao prémio de Melhor Filme Internacional inclui obras de Artur Ribeiro, Bruno Gascon, Catarina Vasconcelos, David Bonneville, Gonçalo Galvão Teles e Sérgio Graciano. O selecionado é conhecido no dia 29 de outubro.

Para cumprir os objetivos, o Estatuto tem de responder à precariedade e insegurança de todas as pessoas que trabalham neste setor, com medidas capazes de mudar a realidade atual”, concluem.

Cultura: Estatuto falha ao não apresentar um modelo viável de proteção social

Outubro 9, 2021

Doze estruturas representativas dos trabalhadores da cultura criticam o Governo pela falta de diálogo desde o fim do período de consulta pública do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, documento que mantém diversas “falhas” graves ignorando os pareceres entregues.

Até domingo, o Porto volta a receber a Mostra Internacional de Cinema Anti Racista

Outubro 8, 2021

Para além das obras cinematográficas que serão exibidas, a MICAR enriquece-nos, já a partir desta sexta-feira, com “os debates e as reflexões que elas suscitam”. Joana Santos, do SOS Racismo, falou com o Esquerda.net sobre o propósito da iniciativa e a programação deste ano. Por Mariana Carneiro.

Exposição "Deslaçar um tormento" dedicada às obras de Louise Bourgeois, em Serralves desde dezembro de 2020. Foto de Estela Silva, via Lusa.

Serralves: Precários confrontam António Costa com abusos laborais

Outubro 8, 2021

Numa carta aberta entregue ao primeiro-ministro, os educadores de Serralves, alvo de abusos laborais por parte da administração, criticam o financiamento público de instituições “sem exigir o cumprimento das leis laborais”. Sérgio Aires critica silêncio de Costa e Rui Moreira perante "um regime de precariedade intolerável". 

Graça Fonseca, ministra da Cultura

GEPAC admite erros fiscais no Garantir Cultura

Outubro 7, 2021

Face às questões levantadas por Mariana Mortágua, a diretora-geral do GEPAC admitiu não ter competência para definir obrigações fiscais na atribuição dos apoios extraordinários e garantiu que erros na aplicação do IVA foram corrigidos.

A mostra Évora Teatro Fest decorre de 2 a 23 de outubro - imagem de A Bruxa Teatro

Mostra de teatro contemporâneo em Évora tem início este sábado

Outubro 2, 2021

Dez companhias de teatro vão apresentar outros tantos espetáculos na primeira edição do Évora Teatro Fest, que começa neste sábado, 2 de outubro, e decorre até ao dia 23 deste mês.

Capa do livro "The Benjamin Files" de Frederic Jameson, Verso Books, 2020.

Uma leitura política de Walter Benjamin

Outubro 2, 2021

Neste artigo, Joe Stapleton faz a recensão do livro “The Benjamin Files”, de Frederic Jameson, editado pela Verso Books em 2020, e conclui que o autor oferece um dos exemplos mais convincentes, abrangentes e rigorosos do que significa pensar como um marxista.

“[Teresa] Parodi [ministra da Cultura da Argentina em 2014] percorreu com Quino a exposição de homenagem aos 50 anos de Mafalda”, Ministério da Cultura da Argentina, foto licenciada sob CC BY-SA 2.0

Memórias: Quino

Setembro 30, 2021

No dia 30 de setembro de 2020, morreu Quino. Foi um historiador e gráfico argentino, autor de "Mafalda", uma mulher inteligente e contestatária com repercussão mundial. Por António José André.

"A Gravidade de um pássaro"

Peça sobre migrações estreia no Teatro da Cerca em Coimbra

Setembro 30, 2021

Entre esta quinta-feira e o próximo domingo, o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe a peça “A gravidade de um pássaro” de Joana Pupa e Pepa Macua, que aborda as migrações a partir de testemunhos reais.

Sir Clive Sinclair

Clive Sinclair: Até os seus fracassos foram invenções visionárias

Setembro 27, 2021

Conhecido mundialmente como o inventor do ZX Spectrum, o recém-falecido pioneiro deixou outras invenções que não convenceram os consumidores na altura, mas estão de volta décadas depois. Artigo de Mike Reddy.

O Tribunal da Relação de Lisboa proibiu o CCB de alterar os horários de trabalho sem antes consultar os seus técnicos e sem a antecedência mínima de uma semana. Imagem de Paulo Valdivieso via Flickr.

Tribunal condena CCB por violação de direitos laborais de técnicos de espetáculo

Setembro 27, 2021

A Relação de Lisboa deu razão aos 12 trabalhadores do Centro Cultural de Belém devido às jornadas de trabalho em dias seguidos sem qualquer tempo livre. A administração de Elísio Summavielle diz apenas que cumpre a lei.

Cartaz de "Quien lo impide", de Jonás Trueba.

“Um dos momentos mais felizes de toda a minha vida como cineasta”

Setembro 26, 2021

Quién lo Impide do espanhol Jonás Trueba conquistou a crítica em San Sebastian. Mas sentiu-se também atraído por Portugal e pelo cinema da Rita Azevedo Gomes. Entrevista por Paulo Portugal

Na Madeira, o Palácio de São Lourenço promove visitas comentadas e, ao final do dia, acolhe uma atuação da Orquestra de Cordas do Conservatório.

Jornadas do Património em 150 concelhos do país até 3 de outubro

Setembro 25, 2021

Com 900 atividades presenciais e online programadas, as Jornadas Europeias do Património irão estar presentes em 150 concelhos a partir desta sexta-feira.

Realizador Carlos Conceição premiado em Estrasburgo

Realizador Carlos Conceição premiado em Estrasburgo

Setembro 21, 2021

A longa metragem “Um fio de baba escarlate”, do realizador português Carlos Conceição, recebeu o Méliès de Prata no Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo, em França. 

Sobre humanos e outros animais. John Gray.

"Sobre Humanos e Outros Animais", de John Gray

Setembro 21, 2021

Neste ensaio, Soraia Simões de Andrade analisa o pensamento do filósofo britânico John Gray que ataca o humanismo filosófico, uma certa cosmovisão que tem incorporado ideologias religiosas extremistas do mundo moderno, a ciência e o avanço da tecnologia.

Luis Tosar e Blanca Portillo nos papéis do etarra Ibon Etxezarreta e da viúva Maixabel Lasa.

Maixabel: A humanização de um assassino da ETA

Setembro 19, 2021

Haverá redenção possível para um etarra arrependido em face da viúva da vítima que assassinou há dez anos? O filme Maixabel, da madrilena Icíar Bollaín, foi à competição da 69ª edição do festival de San Sebastian para colocar sem medos o dedo nas feridas por sarar do período da luta armada da ETA. Por Paulo Portugal.