Está aqui

Cultura

Emicida em residência artística na Universidade de Coimbra

Emicida em residência artística na Universidade de Coimbra

Julho 26, 2021

Durante três meses, o artista brasileiro está a efetuar uma residência artística no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. 

Achille Mbembe. Foto de Heike Huslage-Koch/Wikimedia Commons.

Mbembe, necropolítica e crise da democracia

Julho 24, 2021

O pensador camaronês criou o conceito para fazer uma crítica às democracias liberais profundamente marcadas pelas relações raciais, de classe, de trabalho, de produção e de inimizades tipicamente coloniais. A pandemia e as políticas de figuras como Trump e Bolsonaro popularizaram-no agora pelas piores razões. Por Almir Felitte.

"Por cá, Rui Moreira continua o seu projeto de cidade líquida sem ouvir ninguém e até protestando com a própria Unesco”, comentou a deputada Maria Manuel Rola.

Porto de Liverpool retirado da lista de património mundial pela Unesco

Julho 22, 2021

A exploração imobiliária que descaracterizou o local foi a razão invocada para a decisão. Maria Manuel Rola compara a situação, que aconteceu porque a cidade “não ter ouvido os avisos que lhe foram sendo feitos”, com a atitude de Rui Moreira que continua o seu projeto “sem ouvir ninguém e até protestando com a própria Unesco”.

Festival Lua Cheia – Arte na Aldeia

“Fardo” assinala o início do Festival Lua Cheia – Arte na Aldeia

Julho 20, 2021

O festival decorre na aldeia de Coêdo, em Vila Real, de 20 a 25 de julho. A iniciativa é organizada pela cooperativa cultural Peripécia Teatro. Via Interior do Avesso

Investigadores admitem que é possível encontrar ovos de dinossauro no Cabo Espichel – Foto José Sena Goulão/Lusa

Investigador admite que pode haver ovos de dinossauro no Cabo Espichel

Julho 18, 2021

O geólogo Pedro Proença e Cunha diz que podem existir ovos de dinossauro ou até de crocodilo, como aconteceu na Lourinhã, e salienta que as escarpas do Cabo Espichel têm potencial para encontrar ossos e ovos dos animais que há 129 milhões de anos ali deixaram impressas as pegadas.

Proletários galegos em Lisboa: A batalha de Monsanto

Julho 16, 2021

Não é um facto muito conhecido, mas os protagonistas das primeiras greves que se registaram em Portugal foram emigrantes que saíram da Galiza para cumprir as tarefas mais árduas nas cidades do país vizinho, como entregadores, carregadores ou aguadeiros. Por Eliseo Fernández.

Página do Diário de Lisboa (parte) de 11 de julho de 1921 com resultados eleitorais (obtido em casacomum.org - Fundação Mário Soares)

Há 100 anos, um programa eleitoral pela descentralização

Julho 16, 2021

Relevante nestas eleições realizadas há 100 anos foi o surgimento no círculo 9, concelho do Porto, de uma candidatura que se apresentou com um programa descentralizador e regionalista. Artigo de José Castro

Deputados britânicos querem mudar regras do streaming de músicas

Julho 16, 2021

Relatório da comissão de Cultura defende mudanças num sistema que é lucrativo para as empresas, injusto para os músicos e totalmente opaco quanto à distribuição das receitas dos gigantes digitais.

Promoção de obras de mulheres cineastas – Foto de www.filmindependent.org

Parceria vai apoiar obras de mulheres cineastas

Julho 14, 2021

A Academia Portuguesa de Cinema e a Netflix juntaram-se para selecionar até cinco longas-metragens portuguesas concluídas em 2019 e 2020. Candidaturas abrem na quinta-feira.

Frantz Fanon.

As duas faces insubmissas de Frantz Fanon

Julho 13, 2021

Como filósofo, examinou as marcas do colonialismo na subjetividade africana. Como revolucionário, buscou no continente uma centelha para incendiar a ordem burguesa, explica Deivison Mendes Faustino por ocasião da tradução brasileira dos seus Escritos Políticos.

Barcelos: encontrados vestígios arqueológicos do século XI

Barcelos: Encontrados vestígios arqueológicos do século XI

Julho 12, 2021

Dois sarcófagos em granito e elementos de sepulturas feitas com telhas e pedra avulsa foram encontrados aquando das obras de alargamento do adro da igreja, em Tamel, Barcelos. 

Marielle Vive. Pormenor de foto da página da associação Coral.

Obra sobre Marielle vai ajudar a apoiar casa para pessoas trans e imigrantes em Lisboa

Julho 11, 2021

Jaqueline Arashida pintou Marielle Vive, inspirada na vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada. Os coletivos Pandemónio e Coral colocam-na a leilão para financiar a Casa T.

Atilio Bóron apresenta o seu livro sobre Vargas Llosa. Foto da Universidade do Chile.

O Anti-Vargas Llosa

Julho 10, 2021

Tal como Friedrich Engels no Anti-Dühring, Atilio Borón desmonta, no seu novo livro, Mario Vargas Llosa e o liberalismo latino-americano, na altura em que o Nobel da Literatura peruano defende um golpe de Estado contra a vitória de Pedro Castillo. Por Hugo Albuquerque.

Joe Berardo com Ricardo Salgado na apresentação da 9ª edição do BES Photo, em 2013. Pormenor de foto de Mário Cruz, Lusa arquivo.

A Finança é a Cultura, e ambas são Berardo

Julho 10, 2021

O Museu Berardo é apenas mais um exemplo onde a Cultura é um veículo privilegiado para ocultar relações de poder político e financeiro. A renovação do acordo para o Museu Berardo em 2016 sem garantias públicas foi uma vergonha para quem estava atento. É uma vergonha agora. Artigo de Tiago Ivo Cruz.

Rui Borges

Redescoberta a vanguarda científica que Estaline erradicou

Julho 10, 2021

Há cem anos, a teoria da relatividade desencadeou uma polémica soviética sobre a relação entre marxismo e ciência. O físico Boris Hessen defendeu a abertura à nova física de Einstein e foi uma das primeiras vítimas das purgas estalinistas. Entrevista a Rui Borges, que acaba de lançar o livro 'Einstein e Lenine em Moscovo'.

Kate Winslet na série Mare Easttown – imagem do facebook da HBO Portugal https://www.facebook.com/HBOPortugal/

Quão bonitas são as rugas dos olhos?

Julho 9, 2021

“Mare of Easttown” é uma série notável sobre uma pequena cidade perto de Filadélfia, de gente amargurada pelo desemprego e pela desqualificação. Mas o que se discute é a idade de Kate Winslet. Artigo de Francisco Louçã.

“Teremos uma falta de 2 milhões em receitas de impostos para suportar custos com recursos humanos”, sintetizou o ex-diretor da DGPC.

Cultura: DGPC obteve 1,5% da receita prevista pela Ministra

Julho 8, 2021

Exonerado com acusações de "inoperância", o ex-diretor geral do património cultural revelou que as receitas de 300 mil euros criaram um buraco orçamental devido a previsões irrealistas de 19,5 milhões de euros que o Governo manteve apesar da crise pandémica.

Retrospetiva de Paula Rego em Londres

Julho 6, 2021

No dia 7 de julho, a galeria Tate Britain, em Londres, inaugura uma retrospetiva da obra de Paula Rego. “Esperei toda a vida para ver estes trabalhos juntos. É uma grande honra”, afirmou a artista em declarações à imprensa.

Tiago Rodrigues - Foto de José Coelho/Lusa (arquivo)

Tiago Rodrigues será o novo diretor do Festival d’Avignon

Julho 5, 2021

A ministra da Cultura de França, Roselyne Bachelot, anunciou que o encenador Tiago Rodrigues, atual diretor do Teatro D. Maria II, será o novo diretor do Festival d’Avignon. Esta noite Tiago Rodrigues estreia a peça “O Cerejal” no festival.

Azedo Gneco.

Marxismo em Portugal: uma evocação de Azedo Gneco

Junho 29, 2021

Morreu há 110 anos, trocou cartas com Engels e foi, ao seu tempo, o mais destacado porta-voz da corrente marxista no movimento operário português. Por Luís Carvalho.

“Estratégias de descolonização das cidades” em debate em Lisboa

Junho 29, 2021

O ciclo de debates organizado pelo Goethe-Institut Portugal arranca a 30 de junho e parte dos exemplos dos espaços públicos de Lisboa e Hamburgo.

Reservas do Museu Nacional de Arte Antiga. Foto de Tiago Ivo Cruz.

Bloco chama diretor-geral do património cultural ao Parlamento

Junho 25, 2021

A situação de colapso no funcionamento do Museu Nacional de Arte Antiga, que permanece parcialmente encerrado devido à falta de funcionários, motivou o requerimento entregue esta quinta-feira para ouvir o responsável pela Direção-Geral do Património Cultural e do diretor do museu.

"Calígula morreu. Eu não", peça que estará em cena entre 25 de junho e 4 de julho – Foto do site do Teatro D. Maria II

"Calígula morreu. Eu não" junta atores com e sem deficiência

Junho 23, 2021

O tema central da peça que sobe ao palco da sala Garrett no Teatro D. Maria II, em Lisboa, é o absolutismo e a possibilidade de o destruir através de pensamentos assentes na diversidade, inclusão e liberdade. Em palco irão estar atores surdos e com e sem deficiências.

O Bloco requereu a informação sobre o número de estágios em estruturas culturais financiados desde 2006 através do IEFP.

Cultura: Bloco quer saber quantos estágios comparticipados resultaram em contratações efetivas

Junho 20, 2021

No requerimento enviado ao Ministério do Trabalho, relembram que, atualmente, não existem impedimentos à "substituição de estagiários por novos estagiários ano após ano" sem nunca serem contratados pelas instituições eneficiárias das verbas do Estado.

“Volta para a tua terra”, uma antologia antirracista e antifascista

Junho 19, 2021

A Editora Urutau vai lançar, no próximo domingo, dia 20, uma antologia de 49 poetas estrangeiros residentes em Portugal intitulada “Volta para a tua terra”. O título subverte uma agressão, transformando-a em poesia antirracista.