Está aqui

Cultura

Fotografia: Elisa Trusso

Afonso Reis Cabral: “A impossibilidade de um grupo de jovens a bater na Gisberta chocou-me”

Setembro 20, 2018

O Esquerda.net falou com Afonso Reis Cabral, escritor e editor, sobre o seu segundo romance. Pão de Açúcar ficcionaliza a história do assassinato de Gisberta, transexual morta no Porto em 2006. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Memórias: Paulo Freire

Memórias: Paulo Freire

Setembro 20, 2018

No dia 19 de setembro de 1921, nasceu Paulo Freire. Foi um pedagogo e filófoso brasileiro. Influenciou o movimento chamado "Pedagogia Crítica" e destacou-se na área da educação popular, voltada para a escolarização e para a formação da consciência política. Por António José André.

Protestos obrigam Sony a reconhecer que não detém direitos sobre música de Bach

Setembro 19, 2018

Um pianista publicou e viu bloqueado no Facebook o vídeo da sua interpretação de uma música do compositor falecido há 268 anos. A polémica reforça os receios acerca dos filtros que a Comissão Europeia quer generalizar na internet.

Fotografia de Elisa Trusso

Afonso Reis Cabral. Enfrentar o coração da vida.

Setembro 16, 2018

Aos 28 anos, Afonso Reis Cabral terminou o seu segundo romance. Chama-se Pão de Açúcar, foi publicado pela D. Quixote e ficcionaliza a história do assassinato de Gisberta. Por Ana Bárbara Pedrosa.

José Orozco, mural feito por Siqueiros e exposto na Cidade do México – Imagem wikipedia

Memórias: José Orozco

Setembro 13, 2018

No dia 7 de setembro de 1949, morreu José Clemente Orozco. Foi um pintor mexicano, que se destacou no Muralismo juntamente com Diego Rivera e Alfaro Siqueiros. Orozco interessou-se pelos valores universais e não insistiu nos valores nacionais. Por António José André.

Cinemateca homenageia António Loja Neves

Setembro 5, 2018

A Cinemateca Portuguesa vai prestar homenagem esta sexta-feira ao jornalista e realizador falecido em maio, numa sessão dedicada à sua memória com a projeção do documentário “O Silêncio”.

Entenda a história do incêndio do Museu Nacional do Brasil

Setembro 4, 2018

Desde 2004, há relatos de irregularidade no local. A instituição chegou a fazer uma “vaquinha virtual” para reabrir uma das salas do acervo. Por Carta Capital.

O arquivo do museu com 200 anos de história do país foi completamente destruído. O reitor da UFRJ declarou que museu sofreu cortes orçamentais.

Incêndio destrói Museu Nacional do Rio de Janeiro

Setembro 3, 2018

Um incêndio de grandes proporções destruiu neste domingo o Museu Nacional do Rio de Janeiro, O arquivo do museu, com 200 anos de história do país, foi completamente destruído. O reitor da UFRJ declarou que museu sofreu cortes orçamentais.

Morreu Cavalli-Sforza, o cientista que acabou com o conceito de raça

Setembro 1, 2018

Aos 96 anos, morreu esta sexta-feira o geneticista italiano considerado o maior especialista mundial em genética de populações.

Memórias: Edward Palmer Thompson

Agosto 29, 2018

No dia 28 de agosto de 1993, morreu Edward Palmer Thompson. Thompson foi um historiador marxista, escritor e militante socialista inglês. É considerado um dos maiores historiadores do século XX. Por António José André.

Tropas da Frente Sandinista de Libertação Nacional nas ruas de Manágua, julho de 1979

Nicarágua: Reflexões sobre a experiência sandinista dos anos 1980-1990

Agosto 25, 2018

Em julho de 1979 triunfou uma autêntica revolução, combinando o levantamento popular, a auto-organização das cidades e dos bairros revoltosos, assim como a ação da FSLN, organização político-militar de inspiração marxista-guevarista-castrista. Por Eric Toussaint

O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.  

La Lys e a participação portuguesa na primeira guerra mundial

Agosto 24, 2018

O centenário do 9 de Abril de 1918 foi pretexto para uma encenação patrioteira de grandes dimensões. Um numeroso séquito deslocou-se a Paris para posar ao lado de Macron e celebrar o heroísmo das tropas portuguesas que estiveram em França a “defender os valores da liberdade e da democracia”. Por António Louçã, que estará no Fórum Socialismo 2018.

“O feminismo dos 99% é a alternativa anticapitalista ao feminismo liberal”

Agosto 19, 2018

A poucos meses de lançar, juntamente com Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya, o Manifesto para um feminismo dos 99%, Cinzia Arruzza explica as razões do manifesto e fala da nova vaga de lutas feministas à escala internacional.

Leituras: O Nervo Óptico

Agosto 18, 2018

O romance da escritora argentina María Gainza associa quadros da sua vida a quadros de pintores expostos em museus no seu país e noutros lados do mundo. Por Almerinda Bento.

A sublime diva do soul que inspirou o movimento pelos direitos civis

A sublime diva do soul que inspirou o movimento pelos direitos civis

Agosto 16, 2018

A cultura musical fica a dever a Aretha Franklin ter trazido o extasiante fervor pentecostal para a música popular, desafiando os limites das vozes contemporâneas. Artigo de Leah Kardos.

O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Futebol, neoliberalismo e cultura de massas

Agosto 16, 2018

José Luís Garcia e Rahul Kumar estarão no Fórum Socialismo 2018, a realizar-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Tendo sido influenciado por Breton, Ducjhamp, Miró, Dali e Chirico, mostrou a sua irreverência, subvertendo a realidade a partir das coisas simples do dia-a-dia.

Memórias: René Magritte

Agosto 15, 2018

No dia 15 agosto de 1967, morreu René Magritte. Foi um pintor surrealista belga, que deixou uma extensa obra artística. Foi influenciado por Breton, Ducjhamp, Miró, Dali e Chirico, mas mostrou a sua irreverência subvertendo a realidade a partir das coisas simples do dia-a-dia. Por António José André.

Originalmente publicado em democracynow.org

Protestos em Gaza no meio de mortífera repressão israelita. Chomsky: “EUA devem acabar com o apoio aos assassinos”

Agosto 14, 2018
Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre a relação de Israel com Gaza. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

“O Último Cabalista de Lisboa”

Agosto 12, 2018

Um livro [de Richard Zimler] duro, tremendo mesmo. Para além da violência que foi aquela matança de cerca de dois mil cristãos-novos no Rossio naquela Páscoa de 1506, sente-se o medo, a desconfiança, a suspeita, o cheiro do lixo, do esterco, da sujidade de Lisboa. Por Almerinda Bento.

Originalmente publicado em democracynow.org

Chomsky condena viragem de Israel à extrema-direita e a nova lei do “Estado-nação judaico”

Agosto 12, 2018

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre as políticas de Israel. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

"Mulher à Beira de uma Largada de Pombos"

Agosto 9, 2018

Um belo livro, de Maria Jorgete Teixeira, de onze contos inspirados em poemas de José Afonso, sendo o último o epílogo a que deu o título “Mulheres”, que sintetiza a diversidade das mulheres, o coração desta colectânea. Por Almerinda Bento.

Originalmente publicado em democracynow.org

Noam Chomsky: “A sobrevivência da vida humana está em risco devido às alterações climáticas e armas nucleares”

Agosto 8, 2018

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre as políticas de Trump. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

Originalmente publicado em democracynow.org

OS EUA devem melhorar as relações com a Rússia e desafiar a expansão da NATO

Agosto 6, 2018

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre um encontro realizado em Helsínquia entre Putin e Trump, as alterações climáticas e a nova lei “estado-nação judaico” de Israel. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

"Todos devemos ser Feministas" e o conto "Casamenteiros"

Agosto 6, 2018

Um livrinho magnífico da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma excelente prenda, um magnífico ponto de partida para uma conversa sobre o que é ser feminista, ou sobre o patriarcado, ou como os estereótipos condicionam a nossa forma de ver o mundo! Por Almerinda Bento.

Ana Santos estará no Fórum Socialismo 2018, que se realiza no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Reprodução social e financeirização

Agosto 5, 2018

Há muito que as economistas feministas vêm chamando a atenção para as questões da reprodução social, isto é, para as relações sociais e as atividades envolvidas na reprodução dos seres humanos e da sua força de trabalho. Por Ana Santos, que estará no Fórum Socialismo 2018.