Está aqui

Cultura

De oprimidos/as a opressores/as

Maio 22, 2019

Aprendemos a pelejar com ideias e dinâmicas que se procuram superiorizar por meio de uma gramática única, que cita sempre os mesmos, recorre às mesmas problemáticas e às mesmas conclusões e erradica quem não se interessa pelo mesmo manual de inflexão, mascarado de reflexão. Por Soraia Simões.

Nanni Balestrini, o poeta-artista agitador (1935-2019)

Maio 22, 2019

Poeta, ensaista, escritor e artista. Experimentalista e agitador. Militante. Nanni Balestrini, referência da contra-cultura europeia, morreu este domingo em Roma aos 83 anos.

Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan.

Memórias: Três Mulheres Afro-Americanas na NASA

Maio 21, 2019

No início da década de sessenta, um dos grandes feitos da NASA foi levar um norte-americano ao espaço. John Glenn ficou famoso pelo facto, mas os cérebros por trás dessa operação foram 3 mulheres cientistas afro-americanas. Por António José André.

Livro sobre racismo quotidiano é publicado em Portugal

Maio 21, 2019

“Memórias da Plantação. Episódios de racismo quotidiano”, de Grada Kilomba, é publicado esta quarta-feira em Portugal. A autora afirma que esta é “uma experiência coletiva, um trauma coletivo que depois se revela nestes episódios que fazem parte do livro”.

Eurovisão: organização ameaça banda islandesa por protesto pró-palestiniano

Maio 21, 2019

O conjunto que representou a Islândia no concurso da Eurovisão pode vir a “sofrer consequências” por ter mostrado bandeiras da Palestina durante o evento, segundo afirma a organização do evento. Os Hatari prometem agora gravar um disco com um cantor queer palestino.

Carmo Vicente: “O 25 de Abril começou logo em Fevereiro de 1927”

Maio 20, 2019

Dois dias antes das eleições legislativas de 76, chegou, inesperadamente, o meu "Mandado de Soltura". Cá fora brilhava um radioso sol de Abril, tal como dentro de mim... Por Carmo Vicente.

“Em muitos aspetos do dia-a-dia, o Brasil parece uma distopia”

Maio 19, 2019

Apesar de ser concebido como uma distopia, em Bacurau, o filme do cineasta brasileiro Kléber Mendonça Filho e Julano Dornelles, há um grito de resistência contra a forma de fazer política no Brasil. Paulo Portugal falou com o realizador em Cannes.

O II Congresso Republicano de Aveiro decorreu entre 15 e 17 de maio de 1969

50 anos do II Congresso Republicano de Aveiro

Maio 17, 2019

O Congresso decorreu entre 15 e 17 de maio de 1969, há 50 anos. Sobre ele, publicamos aqui o artigo “O II Congresso Republicano e a “Primavera” marcelista de 1969” de Francisco Canais Rocha, escrito em 2009 e publicado então no site da Fiequimetal/CGTP.

IndieMusic: João Peste e João Ribas evocam a utopia do pop e punk nacionais

Maio 16, 2019

Na edição de 2019 do Indie Lisboa foram apresentados dois documentários sobre protagonistas da música moderna portuguesa: João Ribas e João Peste. Paulo Portugal explica a sua importância.

Emissão online da Eurovisão pirateada

Maio 15, 2019

A emissão online da Eurovisão feita pela televisão israelita foi pirateada. Um falso alerta de míssil surgiu nos ecrãs de quem assistiu às meias finais do concurso por essa via. Uma das bandas que passou às finais, os islandeses Hatari, considerou que se vive na Palestina uma situação de apartheid.

Adolescente olha para o telemóvel.

Assédio online: adolescentes podem não denunciá-lo por não o considerarem um problema

Maio 12, 2019

“É só a falar”, “é só a brincar” e “é só uma opinião” foram as respostas mais encontradas às publicações online no meu estudo — mesmo em relação a discurso de ódio ou ameaças. Artigo de Holly Powell-Jones.

Desobedoc passou por Guimarães, Coimbra, Covilhã e Fundão

Maio 12, 2019

Depois do Porto, Tavira e Bragança, este fim de semana a mostra de cinema insubmisso levou filmes e debates a outras zonas do país. Quarta-feira é vez de Vila Real receber o Desobedoc.

 

Marco Ferreri, ator e realizador de cinema, morreu no dia 9 de maio de 1997

Memórias: Marco Ferreri

Maio 10, 2019

No dia 9 de maio de 1997, faleceu Marco Ferreri. Foi um realizador de cinema e ator italiano. O seu trabalho foi pautado pelo humor negro e pela crítica aos mitos sociais contemporâneos. Por António José André.

Cartaz do debate. Imagem de Cultra.

Extremas-direitas em debate no Palácio Galveias

Maio 8, 2019

As velhas e novas extremas-direitas vão estar em debate esta quinta-feira ao final da tarde no Palácio Galveias em Lisboa. Sessão organizada pela Cultra pretende analisar as raízes de um fenómeno que está a reemergir e como se compara com o passado.

Tributo a José Mário Branco sai dia 24

Maio 8, 2019

Camané, Mão Morta, Walkabouts, Peste & Sida, Ermo, Osso Vaidoso, Batida e JP Simões entre outros artistas participam no álbum “Um disco para José Mário Branco”. 16 músicas do compositor ganham assim novas sonoridades.

Relatório da PIDE sobre a obra/Torre do Tombo. Fotografia de Ana Bárbara Pedrosa.

Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica reeditada

Maio 7, 2019

A editora Ponto de Fuga acaba de fazer uma reedição da Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, organizada por Natália Correia em 1965. Lançada pela Afrodite de Ribeiro de Mello, a obra escandalizou o regime e foi censurada. A escritora, o editor e alguns dos poetas da colectânea foram processados e condenados.

Uma Peregrinação atípica

Maio 5, 2019

Paulo Branco Lima recria em “Peregrinação Crioula” o texto seminal de Fernão Mendes Pinto ensaiando uma reflexão crítica sobre o período colonial português. Uma leitura de Soraia Simões.

Mar: filme de Margarida Gil simboliza o drama dos refugiados

Maio 4, 2019

Com antestreia e estreia marcadas para o Festival Indie Lisboa, neste sábado e segunda-feira respetivamente, o mais recente filme de Margarida Gil é uma reflexão sobre os refugiados. A partir do dia 16, o filme da realizadora que gosta “de ser combativa” será exibido em várias salas de cinema do país.

Pete Seeger: cem anos de canções e de lutas

Maio 3, 2019

O génio da música folk norte-americana faria esta sexta-feira cem anos se estivesse vivo. Foi durante toda a sua vida um cantor de intervenção, criador de hinos que foram repetidos por várias gerações de militantes.

Indie Lisboa abre as portas esta sexta-feira com foco nos temas político-sociais

Maio 3, 2019

O Festival Internacional de Cinema Indie Lisboa 2019 decorre entre 2 e 12 de maio. A 16ª edição deste evento presta especial atenção ao cinema brasileiro “politicamente desperto” e aos “filmes político-sociais” em geral.

Memórias: Charles Alston

Abril 30, 2019

No dia 27 de abril de 1977, morreu Charles Alston. Foi um professor, pintor e escultor afro-americano. Fundou o Harlem Art Workshop durante a Grande Depressão americana. Os seus primeiros murais inspiraram-se em Diego Rivera e José Orozco. Por António José André.

 

Desobedoc: programa de 28 de abril

Abril 27, 2019

Veja aqui o programa do Desobedoc para o dia 28.

Fotografia: Desobedoc de 2015

Desobedoc: programa de 27 de abril

Abril 26, 2019

Veja aqui o programa do Desobedoc para o dia 27.

Desobedoc: programa de 26 de abril

Abril 25, 2019

Veja aqui o programa do Desobedoc para o dia 26.

O edifício da PIDE-DGS é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país

Proposta de criação do Museu da Resistência e Liberdade no Porto

Abril 24, 2019

O documentário “Museu da Vergonha” reúne depoimentos sobre o edifício da PIDE/DGS na cidade do Porto e propõe a criação deste museu. O Bloco de Esquerda apresenta proposta na AR para a sua instalação. O documentário será estreado no Desobedoc na próxima sexta-feira.