Está aqui

Cultura

Escola. Foto de Paulete Matos.

A educação democrática, a cultura técnica e a contribuição de Gramsci

Janeiro 16, 2022

O sistema escolar do futuro deve assegurar que nenhuma disciplina tenha o monopólio da excelência e de proporcionar maior prestígio social. Uma escola democrática deve desierarquizar saberes e reduzir diferenças de valor simbólico e social entre tipos de capacidades intelectuais. Por Christian Laval e Francis Vergne.

Imagem de Matrix Ressurrections.

Nem o Neo se consegue desligar

Janeiro 15, 2022

O tecido social desgastou-se devido ao isolamento, à alienação e à falta de segurança material. O que muita gente procurava num novo Matrix era um pouco de nostalgia para aliviar a nossa muito real ansiedade coletiva. Mas o seu carácter de meta-filme torna-o muitas vezes entediante. Por Ryan Zickgraf.

Financiamento israelita leva dezenas de artistas a boicotarem Festival de Sydney

Janeiro 14, 2022

O apoio financeiro da embaixada israelita ao festival de artes levou ao cancelamento de 30 eventos. O uso da arte para branquear violações de direitos humanos não é aceitável, dizem os artistas.

Odeio os indiferentes, de Antonio Gramsci

Janeiro 13, 2022

A indiferença atua poderosamente na história. O que acontece, não acontece tanto porque alguns querem que aconteça mas porque a massa dos homens abdica da sua vontade. A fatalidade que parece dominar a história não é mais do que a aparência ilusória deste absentismo. Por Antonio Gramsci.

Violência doméstica: Catarina quer reforço de meios e resposta integrada

Janeiro 12, 2022

Em visita ao Espaço Júlia, a coordenadora do Bloco realçou o exemplo da associação de como deve ser feito o trabalho de resposta integrada entre forças policiais, proteção da vítima e acesso a formação e emprego.

A Escola da Noite celebra 30 anos com quatro espectáculos

Janeiro 11, 2022

O ciclo da companhia de teatro de Coimbra, intitulado "Trabalhos da Casa", inclui peças de Gil Vicente, Matéi Visniec e Gonçalo M. Tavares, "numa mostra de algumas das principais linhas de repertório que marcam o percurso da companhia".

Imagem do filme Dont Look Up.

“Don’t Look Up”: Ver a Netflix à espera do fim do mundo?

Janeiro 9, 2022

A imagem do fim do mundo retratada neste filme descreve um processo inelutável sem dar lugar a nenhuma esperança. Nas nossas sociedades, passámos da negação da catástrofe à aceitação total sem mudar a nossa forma de pensar. Por Anne-Lise Melquiond.

Manifestação pela Cultura em Lisboa, Rossio, frente ao TNDM II, em 2018. Foto de Manuel Almeida, Lusa.Foto

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura: O que conseguimos e os compromissos que faltam

Janeiro 9, 2022

Com o novo ano, entrou em vigor o novo Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura. Temos expectativas, dúvidas, críticas e propostas. Mas sobretudo urgência em que nada permaneça como até agora. Artigo de Amarílis Felizes, Sara Barros Leitão e Miguel Moares Cabral

Capa do livro Marx no Fliperama.

Videojogos, uma nova fronteira no combate cultural

Janeiro 8, 2022

O livro Marx no fliperama é provocador. Mostra o universo dos jogos eletrónicos como palco de um intensa luta de classes e como os trabalhadores que os produzem se organizam na luta por direitos. E até na construção de seus sentidos está a crescer o desafio ao realismo capitalista. Por Rafael Grohmann.

Cristiano Lima [Vida Mundial Ilustrada, 3/1/1946, p.2]

Cristiano Lima e os jornalistas contra Salazar

Janeiro 8, 2022

Foi um dos repórteres mais brilhantes da sua geração, dramaturgo, dirigente sindical e associativo e militante antifascista. Mas o 50º aniversário da sua morte passou despercebido. Por Miguel Pereira.

Lançamento do programa pelo governo. Foto portal do governo.

Só 4% do IVAucher foi para a Cultura

Janeiro 3, 2022

Em maio, a ministra da Cultura afirmava esperar que o setor cultural beneficiasse “do consumo noutras áreas”. Afinal, foi a restauração a ficar com a esmagadora maioria da verba que foi, aliás, menos de metade da prevista pelo Governo.

Museu da Língua Portuguesa junta-se à celebração do centenário de Saramago

Dezembro 24, 2021

O renovado museu, em São Paulo, considera que a obra do escritor tem “uma grande projeção no Brasil” e vai realizar atividades culturais em parceria com a Fundação José Saramago.

Livro “O Futuro já não é o que nunca foi” de Francisco Louçã

Comentário sobre “O Futuro já não é o que nunca foi”

Dezembro 23, 2021

O livro fala de futuro. É verdade. Mas fala sobretudo de presente. Não de um presente estático ou de uma coleção de instantes que, em instantes, já pertencem ao passado, mas de um presente que projeta e que cria e que, por isso mesmo, deve ser (re)pensado. Por Sofia José Santos

Bernardo Sassetti.

Bandas sonoras em homenagem a Sassetti na Cinemateca

Dezembro 22, 2021

Dez anos passados da morte de Bernardo Sassetti, a Cinemateca Portuguesa mostra uma dúzia de filmes com bandas sonoras do compositor que iniciou a sua ligação ao cinema nesta instituição.

Prémio Amílcar Cabral para historiador canadiano

Prémio Amílcar Cabral para historiador canadiano

Dezembro 20, 2021

Esmat Elhalaby, professor na Universidade de Toronto, foi o vencedor da primeira edição do Prémio atribuído pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL e pelo Padrão dos Descobrimentos. 

Mark Fisher. Foto Wikimedia Commons.

O legado anticapitalista de Mark Fisher

Dezembro 19, 2021

Mark Fisher deu à esquerda o abanão imaginativo de que precisava para acordar do pesadelo da complacência neoliberal. Os seus escritos sobre saúde mental representaram uma série de inversões brilhantes. O Realismo Capitalista foi o livro de bolso de inúmeros manifestantes na década de 2010. Por Alex Niven.

Rita Redshoes recebe prémio da SPA

Dezembro 16, 2021

O Prémio José da Ponte de 2022, da Sociedade Portuguesa de Autores, foi entregue a Rita Redshoes, pelo álbum “Lado Bom”, concebido após o nascimento da sua filha. Feminista, psicóloga e ativista, Rita Redshoes tem sido uma voz ativa a falar sobre saúde mental e depressão pós parto. 

Prémios Chanel Next distinguem Marlene Monteiro Freitas 

Dezembro 16, 2021

Nascida em Cabo Verde, Marlene Monteiro Freitas reside em Lisboa onde fundou a P.OR.K. A coreógrafa e bailarina vai receber receber um prémio no valor de 100 mil euros para prosseguir o seu trabalho. 

Dois filmes portugueses no Festival de Berlim

Dois filmes portugueses no Festival de Berlim

Dezembro 16, 2021

Foi divulgado o cartaz da 72ª edição do Festival de Berlim, a decorrer entre 10 e 20 de fevereiro. “Super Natural”, a primeira longa de Jorge Jácome, estará em competição bem como "Nada para ver aqui", de Nicolas Bouchez, uma coprodução portuguesa. 

Oficinas de carpinteiros de molde do Arsenal do Alfeite. Foto de Ilustração Portuguesa.

Voz do Operário evoca os 110 anos do antigo sindicato do Arsenal da Marinha

Dezembro 13, 2021

Foi um dos grandes sindicatos operários da cidade de Lisboa, nasceu em 1911 e subsistiu até que a ditadura salazarista o dissolveu. No seu seio se reuniram destacados militantes da causa operária. A Voz do Operário lembra aqui alguns deles.

Foto de Miguel Bruna/Unsplash.

Coletivizar o mal-estar

Dezembro 12, 2021

Umas das bem sucedidas estratégias da subjetividade neoliberal é ter imposto uma compreensão privada do mal-estar. Como se o stress fosse apenas um afeto psicológico que não tem a raiz da sua compreensão nas condições laborais e sociais que nos rodeiam Por Joaquín Fortanet.

Concurso que deixou Grada Kilomba fora da Bienal de Veneza alvo de contestação

Dezembro 11, 2021

Curador Bruno Leitão vai recorrer do resultado e contesta metodologia, critérios de avaliação e justificações de um membro do júri. A filósofa e escritora Djamila Ribeiro repudia “a vergonhosa decisão”, bem como “a insistência de um país apegado ao romance da sua colonização violenta”.

Morreu Pedro Gonçalves, contrabaixista dos Dead Combo

Dezembro 5, 2021

Pioneiro no jazz, percorreu um caminho singular na música portuguesa juntamente com Tó Trips, com quem fazia dupla na banda, e muitos outros artistas com quem colaborou. 

Ramada Curto em 1961. Foto do Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Ramada Curto, 60 anos depois

Dezembro 4, 2021

Advogado de causas sindicais, ministro socialista, resistente anti-fascista mais tarde. Continuou até ao fim da vida “a ser socialista, a pensar socialista” e a defender a liberdade, de organização sindical, de imprensa e política. Por Miguel Pereira.

The Druithaib’s Ball. Foto de Arts Council of Northern Ireland/Twitter.

Array Collective: Arte ativista ganha Prémio Turner

Dezembro 3, 2021

Uma instalação artística pelos direitos reprodutivos e a denunciar as chamadas “terapias de reorientação sexual” venceu o mais prestigiado prémio de arte contemporânea britânico.