Está aqui

Paulo Portugal

Jornalista de cultura e cinema, autor do site insider.pt

Artigos do Autor(a)

5 de Março, 2021 - 15:03h

Radu Jude convenceu o júri de cineastas da Berlinale, que premiaram a ousadia sem compromissos para o provocador Bad Luck Banging or Loony PornNous, da francesa Alice Diop, venceu na secção Encounters e o vietnamita Le Bao, com Taste, venceu o Prémio Especial do Júri. Por Paulo Portugal.

4 de Março, 2021 - 15:00h

Num estilo sedutor, o filme de estreia do realizador vietnamita Li Bao traz um choque com a natureza e uma aguçada visão fotográfica e de luz. Como se Apichatpong ou Tsai Ming-Liang se cruzasse com o cinema de Pedro Costa. Artigo de Paulo Portugal.

 

3 de Março, 2021 - 18:00h

O título apimentado prometia alguma polémica e o endiabrado realizador romeno não fez a coisa por menos, servindo-se  da pornografia para uma caricatura ácida da sociedade do seu país. Artigo de Paulo Portugal.

2 de Março, 2021 - 22:45h

Susana Nobre, realizadora de No Táxi do Jack, em exibição na Berlinale, falou-nos sobre o processo muito particular de um documentário que se permite ficcionar as histórias de desemprego tão comuns a milhares de portugueses. Por Paulo Portugal.

1 de Março, 2021 - 22:16h

O 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim começou esta segunda-feira. Não no formato habitual, mas em duas etapas: a primeira arranca agora, a segunda, já com público, lá mais para o verão, em Junho. Uma vez mais, Portugal está bem representado. Artigo de Paulo Portugal.

29 de Agosto, 2020 - 17:34h

Tenet até poderia (deveria) ter a ambição de funcionar como um belo haiku, mas arrisca-se a ser “pescadinha de rabo na boca”. Por Paulo Portugal.

17 de Agosto, 2020 - 11:01h

“Eu não sou um verdadeiro realizador, um verdadeiro realizador faz filmes com a Natalie Portman. Estou contente com aquilo que faço e não preciso de mais", diz o realizador de Nosso Tempo. Por Paulo Portugal.

4 de Agosto, 2020 - 20:06h

O magnetismo do guitarrista dos Xutos & Pontapés deu azo a um documentário que estreou a semana passada e que “mostra não só o legado que é imenso, mas também a visão e a energia de seguir em frente, e sobretudo a dedicação total como abraçava a paixão pela música”. Por Paulo Portugal.

17 de Junho, 2020 - 23:41h

Em Da 5 Bloods tudo corresponde à explosão de energia dos movimentos sociais renascidos após a letargia forçada a que fomos submetidos durante os meses de confinamento devido à pandemia do covid 19. Artigo de Paulo Portugal.

29 de Abril, 2020 - 23:41h

Em tempos de confinamento, as rimas íntimas de Amor Fati, de Cláudia Varejão, assumem-se como o mais inesperado haiku. Por Paulo Portugal.

Páginas