Sociedade

A CGTP fez o primeiro balanço da greve e respondeu ao ministro Leitão Amaro, que considerou a greve “inexpressiva”. “O Governo está completamente alheado da realidade do país”, diz Tiago Oliveira.

Fundador da BASE-FUT e da União dos Sindicatos de Coimbra, o dirigente dos bancários do Centro representou a CGTP na Europa, escreveu um romance, foi autarca socialista em Coimbra e candidato nas listas do Bloco em Miranda do Corvo.

Escolas encerradas, transportes e hospitais em serviços mínimos, empresas paradas em muitos setores. Sindicatos dizem que o sucesso da greve geral deve obrigar o Governo a retirar a proposta.

Misericórdias ficaram de fora do acordo entre o Governo do PS e as IPSS e estas amas das creches familiares ainda esperam a atualização salarial desde 2023.

Vinte associações e dezenas de ativistas afirmam que “nós já somos as mais mal pagas e as mais precárias” e que à discriminação contra as mulheres se junta o insulto do Governo, “ao dizer que mentimos quando exercemos o direito à amamentação”.

Os 0,001% mais ricos têm visto a sua fatia da riqueza global aumentar nas últimas décadas, alerta o Relatório da Desigualdade Mundial para 2026.
 

O primeiro-ministro disse no Parlamento que os jovens das empresas tecnológicas não querem assinar vínculos permanentes porque preferem “sentir-se livres para saltar de empresa em empresa"​.

O roubo das bicicletas e o assassinato de um trabalhador não são incidentes isolados. São a expressão necessária de uma contradição fundamental: o capital europeu depende estruturalmente da superexploração da força de trabalho imigrante ao mesmo tempo que reproduz estas vidas como descartáveis.

Nirsan Dambrós

Movimentos sociais subscrevem apelo à mobilização para a greve geral de 11 de dezembro e dizem que só haverá progresso social com justiça laboral, melhores salários e condições que garantam uma maior igualdade e dignidade de quem trabalha.

Mais de 15 mil pessoas já manifestaram a sua indignação pelo voto da RTP que permitiu a participação de Israel no próximo Festival Eurovisão da Canção, “colocando Portugal do lado errado da História”.

O coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa destaca ao Esquerda.net a presença inédita dos dois líderes da CGTP e UGT nos plenários do Parque Industrial e a importância de trazer para a luta os trabalhadores que votaram neste Governo e foram enganados.

Presidiu à Associação dos Inquilinos Lisbonenses entre 2002 e 2023 e foi uma das vozes a insurgir-se contra a “lei Cristas” e a liberalização das rendas que abriu caminho à atual crise da habitação.

O recém-eleito coordenador da Comissão de Trabalhadores da RTP explicou ao Esquerda.net como as medidas do pacote laboral podem afetar a qualidade e a independência da estação pública de rádio e televisão.

Os pré-avisos de greve das centrais sindicais abrangem todos os trabalhadores em todo o país. Esclarece aqui as tuas dúvidas.

O Governo Regional da Madeira estabeleceu unilateralmente um extenso quadro de serviços mínimos para a greve geral na empresa de água e saneamento da região. Fiequimetal vai apresentar providência cautelar.

Plenário de trabalhadores exige que a administração da RTP reveja a sua posição e se afirme como “serviço público comprometido com a ética, a coerência e os direitos humanos”.

Em entrevista ao Esquerda.net, o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior diz que se o pacote laboral não for travado, os primeiros afetados serão os investigadores e docentes com contratos de direito privado.

Pela primeira vez nos seus 25 anos de atividade, esta confederação sindical junta-se à convocatória de uma greve geral, acusando a ministra de recusar o diálogo e insistir numa proposta que é “um claro retrocesso civilizacional”. 

A Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Distrito do Porto exigiu na terça-feira a retirada integral da proposta do Governo e diz que a greve geral “é também uma luta pelas novas gerações”.

Em entrevista ao Esquerda.net, o dirigente do SIEAP - Sindicato das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal - afirma que a greve de 11 de dezembro será “o início de um ciclo de resistência”.