Sociedade

Movimentos sociais recusam o alegado consenso “fabricado sem qualquer debate público real a nível nacional“ para sacrificar polícias sociais em nome do rearmamento militar.

Além do ex-juiz líder do Ergue-te e do neonazi Mário Machado, foi também detido no 25 de Abril João Vaz, um dos condenados no processo dos hammerskins em 2022 e agora suspenso por 90 dias do trabalho no Estabelecimento Prisional da Carregueira.

Diretiva é datada de 2022 mas só foi implementada há pouco mais de um mês. Aprovação de estratégia nacional para as infraestruturas críticas, para setores como a energia, saúde, segurança pública, produção, transformação e distribuição de produtos alimentares só acontece em 2026.

Abastecimentos de eletricidade voltam pouco a pouco a Portugal. Zonas de Lisboa, Porto, Braga já estão iluminadas. Escola deve continuar amanhã, segundo o primeiro-ministro.

Uma falha generalizada de eletricidade de origem ainda desconhecida afetou a Península Ibérica, comprometendo o abastecimento à maior parte da população e serviços. Este foi o quadro das primeiras horas de um apagão que se arrastou durante horas.

Greve pode estender-se até terça-feira. Trabalhadores exigem implementação de acordo negociado e acordado, Governo diz que não tem "competências" para o fazer enquanto está em gestão.

Os trabalhadores vão fazer greve ao trabalho suplementar e eventos especiais. Lutam pelo aumento do subsídio de almoço e redução para as 35 horas de jornada de trabalho semanal.

Região do Tejo e do Norte litoral concentram as maiores subidas de preços de casas nos últimos 12 meses. Lisboa continua a ser município mais caro.

Causa Pública responde a relatório da Nova School of Business com números sobre congelamento de rendas em Portugal e diz que estudo é "demasiado parcial" com equívocos "pouco recomendáveis para tempos de campanha eleitoral".

Manifestações comemorativas do 25 de Abril, sessão solene no Parlamento e Arraial dos Cravos mantêm-se. Governo só cancelou a sua própria agenda festiva.

Grupos de extrema-direita marcaram manifestação para dia 25 de abril no Martim Moniz. A PSP começou por permitir a manifestação e o Bloco quis saber com que critérios. Depois disso, a polícia acabou por emitir parecer negativo.

Imigrantes manifestaram-se no Porto contra as falhas da AIMA que estão a deixar centenas de trabalhadores sem documentos. Marisa Matias denuncia casos de "pessoas que fazem a economia funcionar e estão há anos à espera".

Pressão dos responsáveis patronais queria desmobilizar greve e impedir que trabalhadores falassem à comunicação social. SITE Norte solicitou intervenção "urgente" da ACT.

Face a um processo de luta longo e sem respostas da Reditus e da Segurança Social, trabalhadores do Centro de Contacto da Segurança Social marcam novas greves para final de abril e início de maio.

Em comunicado, o Sintab denuncia várias situações de desrespeito dos trabalhadores e de perseguição de delegados e dirigentes sindicais, acusando a nova administração de pressões “para incumprimento deliberado das normas de segurança e saúde no trabalho”.

Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem o apoio extraordinário às rendas subitamente e sem justificação. Agora, os inquilinos são forçados a abandonar as casas que arrendam.

Ao longo de doze anos, Francisco fez do compromisso com os pobres a marca do seu pontificado, criticando o neoliberalismo e inovando o pensamento da igreja católica sobre a crise ecológica.

Os feminismos anti-género anseiam por um passado “mais simples”, mas confundem simplicidade com simplismo. Desta forma, não só acabam por achatar a complexidade do sexo, como também negam a riqueza e a pluralidade do conhecimento científico.

Mariela Solana

A greve na CP está marcada para os dias 7 e 8 de maio e é “contra a imposição de aumentos salariais que não repõem o poder de compra”.

O Tribunal de Contas auditou os benefícios fiscais concedidos aos fundos de investimento imobiliário e concluiu que resultaram em aumento de rendas e desigualdade de tratamento entre residentes e não residentes. O que são estes fundos? Como evoluíram e que favorecimento fiscal receberam em Portugal?

Madalena Figueira