Política

Notícias política

Bloco pediu reuniões com o Presidente da República e o Governo. Petição online exige libertação imediata dos ativistas e sanções a Israel.
 

O movimento de solidariedade com Gaza convocou uma concentração para as 18h desta quinta-feira em frente à embaixada de Israel em Lisboa e noutras onze cidades portuguesas.

Tânia Russo visitou a Escola de Recuperação do Património de Sintra, na antiga Fábrica Melka em Agualva-Cacém, um exemplo de que “é possível investir em serviços públicos de qualidade”.

Bloco e Livre estão coligados em três concelhos da margem sul: Almada, Barreiro e Seixal. Esta quarta-feira, Joana Mortágua e Rui Tavares estiveram com estas candidaturas.

Para derrotar o executivo do PSD que lidera a Câmara há 32 anos, PS, Bloco, Livre e PAN juntaram-se na Coligação Unidos por Ponta Delgada. Susana Medeiros, candidata independente indicada pelo Bloco, explica nesta entrevista as razões da candidatura.

No primeiro dia de campanha para as autárquicas, João Vasconcelos quis destacar o papel essencial da cidadania e da associação A Rocha na defesa “de uma das jóias da coroa do Algarve”.

O Governo voltou a contar com o apoio do Chega para contornar o chumbo do Tribunal Constitucional à sua proposta. “Dá votos atacar quem é mais frágil”, apontou a deputada bloquista Andreia Galvão.

No arranque da campanha para as eleições autárquicas, Fabian Figueiredo foi a Torres Novas acusar o Governo de usar a agenda da extrema-direita para tentar esconder o fracasso das suas políticas para a saúde e habitação.

Catarina Martins participou este domingo numa iniciativa da coligação “Construir o Futuro em Loures” e elogiou o facto de haver partidos que se juntam “para não deixar que culpemos os mais pobres por uma crise que é de quem está verdadeiramente a assaltar os bolsos de quem trabalha com o preço da habitação”.

O Bloco de Esquerda lança semanalmente uma newsletter que resume o trabalho parlamentar e destaca temas ignorados pelos media tradicionais. Esta semana, o texto é assinado por Andreia Galvão, que relata a sua estreia no debate com o primeiro-ministro.

A deputada bloquista Andreia Galvão comentou as medidas do governo sobre habitação considerando “absolutamente extraordinário” que o executivo tenha substituído o conceito de renda acessível pelo de renda moderada que são 2.300 euros, valor incomportável face aos salários nacionais.

A Aliança de Esquerda Europeia pelo Povo e o Planeta e associações culturais juntaram-se num novo projeto para apoiar o trabalho intelectual, de investigação e de educação popular em todo o continente.

A estreia parlamentar de Andreia Galvão foi no debate com o primeiro-ministro. Criticou Montenegro pelo fim do travão ao aumento das rendas em novos contratos e pela eternização da precariedade dos jovens inscrita no pacote laboral.

Ao fim de quarenta anos de militância, o atual presidente da bancada municipal de Rui Moreira sai do CDS por causa da posição do partido contra o reconhecimento do Estado da Palestina. 

Os atrasos na viagem da missão humanitária a Gaza levaram a coordenadora do Bloco a pedir a substituição temporária enquanto deputada.

No debate televisivo entre candidatos à Câmara, Sérgio Aires criticou o modelo de cidade gentrificada do PSD, cujo candidato diz que a cidade “não deve ter mais gente”.

O partido define a sua candidatura presidencial como indispensável para rejeitar “políticas de ódio e exploração que nos arrastam para a saída neofascista”. Na resolução aprovada, analisa-se deriva à direita do governo, a sua incapacidade na abertura do ano letivo e defende-se embargo de armas, sanções e suspensão de acordos de cooperação com Israel.

O Governo anunciou a venda da antiga sede do Conselho de Ministros. A candidata da coligação Viver Lisboa opõe-se à venda de edifícios do Estado com potencial habitacional.

Entre as propostas de mexidas à lei das rendas está o fim do teto de 2% de aumento das rendas nos novos contratos e a facilitação dos despejos.

No debate autárquico de Lisboa, Alexandra Leitão definiu como objetivo estratégico ter 20% de habitação pública na cidade e acelerar a construção municipal para arrendamento acessível no início do mandato,