Política

Notícias política

Na reunião de Câmara da próxima segunda-feira, o vereador Sérgio Aires apresenta seis propostas para facilitar a circulação dos autocarros da STCP e reduzir o uso individual do automóvel.

A versão publicada da lei dos solos não inclui a obrigatoriedade de construção de habitação para arrendamento acessível que estava na versão apresentada pelo Governo. Mariana Mortágua diz que isso mostra que “esta lei não é sobre habitação, é sobre negócio imobiliário”.

Mariana Mortágua visitou Rua do Benformoso na companhia de trabalhadores imigrantes para "colocar em imagem o que os dados dizem".

Em entrevista à RTP, Fernando Alexandre voltou a defender o aumento das propinas pagas pelos estudantes universitários. E diz que aguarda apenas pela conclusão de um estudo encomendado pelo Governo.

Partido entregou projeto de lei para permitir mobilizações sem custos na A25, assinalando "injustiça económica e social".

Pelo menos dez vigilantes veem o seu trabalho em risco, alguns barrados nas instalações da empresa e nos locais de trabalho. Bloco de Esquerda confronta Inês de Medeiros e afirma não admitir "qualquer violação de direitos laborais".

Numa declaração na Assembleia da República, Mariana Mortágua destacou que a medida promovida pelo Governo de direita é “um fator de especulação imobiliária” e “um risco para a segurança da população”.

Fabian Figueiredo defende que há “condições degradantes de detenção” em Portugal, explicando que a proposta em cima da mesa não abrange crimes graves, que a libertação de presos durante a Covid não aumentou criminalidade e que se trata de dar uma segunda oportunidade a dezenas pessoas.

Integração no Código do Trabalho, proteção social, seguros de acidente e fiscalização são principais preocupações do partido, vertidas em três projetos de lei e um projeto de resolução que serão discutidos na Assembleia da República.

Austeridade não é só uma conceção económica má. É sobretudo um projeto centenário para minar a democracia em áreas cruciais das nossas vidas.

Clara E. Mattei e Aditya Singh

Resultado de uma exaustiva pesquisa e escrita de forma concisa, a nova biografia parcial de Malcolm X, de Patrick Parr, fornece a análise mais completa até agora dos anos que Malcolm passou na prisão. A sua evolução atrás das grades alterou dramaticamente sua vida e moldou o curso da sua política antirracista.

Theodore Hamm

Mariana Mortágua critica alteração feita no final de 2024, que considera ser um convite à especulação imobiliária, mas também à corrupção, à promiscuidade e ao desastre ambiental. Bloco, PCP, Livre e PAN pedem apreciação parlamentar.

Na reação à mensagem do Presidente da República, o dirigente bloquista Bruno Maia sublinhou também a ausência de referências ao genocídio na Faixa de Gaza.

Escolha da Arábia Saudita para organizar o Mundial de Futebol de 2034 não foi surpresa, tal como não surpreende a disponibilidade da FIFA para lavar a imagem de regimes que atentam contra os direitos humanos. Outro exemplo é Marrocos, com quem Portugal co-organiza  o Mundial de 2030.

Na comemoração do Dia da Vitória, que este domingo juntou a comunidade do Bangladesh no Martim Moniz, o líder parlamentar bloquista destacou o contributo desta comunidade para a economia de Lisboa e do país. 

Hélder Rosalino foi nomeado secretário-geral do Governo da AD com um salário de cerca de 16 mil euros mensais. Enquanto secretário de Estado de Vítor Gaspar, defendeu o corte retroativo das pensões e saiu do Governo quando o Tribunal Constitucional chumbou a medida.

Fabian Figueiredo comentou as declarações de Montenegro, o fim das declarações de interesse, o impedimento de migrantes indocumentados acederem ao SNS e a instrumentalização de operações policiais por parte do Governo para “fazer campanha eleitoral em competição com o Chega”.

Nos anos 60, pensadores revolucionários e autogestionários viam o controlo operário como uma experiência de autonomia. Não será tempo de retomar uma estratégia de controlo operário que tenha em conta os progressos das ciências sociais e da experiência histórica para voltar à ofensiva contra a subordinação e a hegemonia capitalista?

Thomas Coutrot

Desde que acabou com a manifestação de interesse, o Governo tem procurado abrir vias verdes para setores onde é pressionado pelos interesses financeiros. O resultado é a discriminação de umas comunidades imigrantes face a outras.

Há cem anos, o deputado socialista foi morto por um bando fascista. Dez dias antes tinha proferido um famoso discurso no parlamento em que defendeu a liberdade e a democracia e confrontou a violência dos partidários de Mussolini enquanto pedia a anulação das eleições.

Railson Barboza