Palestina

17 artistas, que representam 11 dos 16 concorrentes do Festival da Canção da RTP declaram que, caso selecionados, não irão participar na Eurovisão. A Islândia anunciou que não irá participar.

Num período de dois anos, os deputados israelitas aprovaram mais de 30 leis que restringem os direitos dos palestinianos e punem a dissidência, revela um novo relatório.

Orly Noy

A reunião da UER decidiu não votar sobre a participação de Israel no festival, mantendo este país a branquear a sua imagem para o público europeu enquanto condena a população de Gaza à fome.

Dos Restauradores ao Cais do Sodré, a manifestação deste sábado assinalou o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

A organização defende que o cessar-fogo “não deve tornar‑se uma cortina de fumo para o genocídio em curso” e denuncia que os países estão a “diminuir a pressão sobre Israel”.

Um novo relatório da ONU conclui que a economia palestiniana não foi apenas danificada, mas sim sistematicamente desmantelada. O caminho para a recuperação mede-se não em anos, mas em décadas.

Paulo Antunes Ferreira

Uma centena de manifestantes concentraram-se à porta da Casa da Moeda em protesto contra o fabrico de moedas para o Estado de Israel.

O navio Holger G. está ao largo de Moçambique e transporta 440 toneladas de munições para os fabricantes de armas em Israel. Bloco já exigiu a Paulo Rangel a retirada do pavilhão português.

Mais de onze mil palestinianos, na sua maioria mulheres e crianças, desapareceram desde 7 de outubro de 2023. Os familiares não sabem se estão vivos ou mortos, soterrados sob os escombros ou presos.

Ahmed Ahmed e Ahmed Alsammak

A Casa da Moeda está a produzir dois milhões de moedas para Israel. Delegação do governo de Netanyahu vem a Lisboa assinalar a cunhagem das primeiras. Organizações convocam protesto para 25 de novembro.

Não se sabe o futuro, mas podemos ter uma razoável certeza de que, quem quer que venha a escrever a história, o desejo israelita de apagar o próprio nome “palestiniano” dos registos não será alcançado.

Raymond Geuss

Num anfiteatro cheio do edifício 4 do ISCTE decorreu no final da tarde de terça-feira a apresentação do Observatório de Estudos da Palestina, uma iniciativa académica inédita na União Europeia e que pretende estender-se à sociedade civil.

Pedro Caldeira Rodrigues

Yifat Tomer-Yerushalm admitiu ter passado à imprensa os vídeos dos abusos a um preso palestiniano na base militar de Sde Teiman. Netanyahu diz que é “o ataque mais grave de relações públicas” da história do país.

Para garantir o lucrativo contrato do Projecto Nimbus, as gigantes tecnológicas concordaram em desrespeitar os seus próprios termos de serviço e contornar as ordens judiciais, avisando Israel caso um tribunal estrangeiro exigisse os seus dados, revela uma investigação conjunta.

Yuval Abraham

Entre os 104 mortos dos bombardeamentos da última noite estão 46 crianças e mais um jornalista. Israel alega violações do cessar-fogo que o Hamas desmente. Trump apoiou o ataque mas diz que o cessar-fogo não está em causa.

Centenas de figuras proeminentes da comunidade judaica de vários países alertam para “o risco de retornarmos a uma realidade política de indiferença à ocupação e ao conflito permanente”. Leia aqui a carta aberta.

O Tribunal considera ainda que Israel não apresentou provas que justifiquem as acusações que levaram ao fim da cooperação com a agência da ONU de assistência aos refugiados palestinianos. 

A guerra de 1947 continuou de várias formas diferentes: 1956, 1967, 1973 e 2023. Esta última fase não é o fim. De forma alguma.

Tariq Ali

O comissário-geral da agência da ONU de assistência aos refugiados da Palestina explica que se continua a passar fome em Gaza quando os camiões das Nações Unidas têm comida suficiente para alimentar a população durante dois ou três meses.

Embora cheios de felicidade pela sua libertação durante o cessar-fogo, os detidos palestinianos – que sofreram com espancamentos e fome nas prisões israelitas – lutam para lidar com perdas inimagináveis.

Ibtisam Mahdi