Notícias ambiente

Ambiente

A dívida dos mais ricos do Norte para com as populações do Sul Global deve ser reconhecida. Esse reconhecimento deve assumir a forma de cancelamento da dívida dos países do Sul Global e de reparações, assumindo-se responsabilidade pela desregulação climática.

Milho é a base da alimentação do país e será designado património da identidade nacional, obrigando-se o Estado a preservar a sua diversidade genética considerando que é “um acervo genético incalculável e insubstituível, fundamental para a agricultura e a segurança alimentar mundial”.

BlackRock, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Citi, Bank of America, Wells Fargo e Goldman Sachs abandonam alianças bancárias para reduzir emissões.

As chamas atingiram casas de ricos e famosos dando lugar à perceção de que a tragédia ambiental não poupa ninguém. Mas não podemos esquecer que estas situações afetam desproporcionalmente os mais vulneráveis.

Lei dos Solos

A alteração ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial vai permitir que a construção se alastre por solos rústicos, com consequências sociais, económicas e ambientais. Em entrevista ao Esquerda, Francisco Ferreira, presidente da ZERO, explica os problemas concretos desta política.

Califórnia

Mergulhando em arquivos obscuros, percorrendo as colinas secas e as habitações que são pasto para fogo em Los Angeles, Davis relatou e explicou a implacável combustibilidade física e social de Los Angeles com zelo e erudição.

PFAS

A vontade inicial de proibir os PFAS nos produtos industriais e de uso comum no mercado europeu está a ser diluída por pressão da indústria química, revela o relatório do Corporate Europe Observatory lançado hoje.

Ao longo dos últimos anos, têm-se registado na região cerca de 151 mortes prematuras por ano devido ao calor. Isto mostra que as medidas de adaptação climática têm sido insuficientes. Para o futuro deverão ser muitas mais.

Beja

Origem do fenómeno está na nova plantação de olival superintensivo. Estrutura distrital do Bloco de Esquerda fala em "invasão descontrolada de olival superintensivo".

Equador

A UNESCO declarou o arquipélago Património Natural da Humanidade em 1978. Além do seu valor para a conservação de espécies animais e vegetais, o parque tem grande interesse turístico.