Ambiente

Notícias ambiente

Nas vésperas do encontro máximo da ICAO, a InfluenceMap critica a opacidade das negociações sobre medidas para reduzir emissões de carbono e as limitações das que até agora têm sido apresentadas devido ao poderio dos lóbis.

Todos os anos, por altura da campanha do tomate, este afluente do Tejo torna-se um “esgoto a céu aberto”. Vários movimentos exigem intervenção das autoridades ambientais.

Movimento assinala este sábado o Dia Internacional pela proibição dos voos noturnos nos aeroportos, com 13 associações a colocarem linhas vermelhas na fachada das suas instalações. 

O negacionismo deu lugar a estratégias mais insidiosas que atrasam a ação climática global. Uma nova investigação identifica cinco narrativas dominantes usadas para distorcer a ciência climática, desde ataques a energias renováveis até amplificação de incertezas científicas.

Heather Ford

Na ausência de reestruturação fundiária, sobreveio a pior das combinações possíveis: latifúndio e abundância de água. Duas décadas depois, está demonstrado que o latifúndio de regadio é mais predador ainda, dos pontos de vista ambiental e social, promovendo até o trabalho escravo.

Alberto Matos

Comité da Convenção de Aarhus deu razão às queixas de ONG espanhola e as associações exigem agora a anulação da Declaração de Impacte Ambiental para a exploração de lítio em Boticas.

Há três anos que está em discussão mas voltou a não haver nenhum acordo mínimo. Os países produtores de petróleo insistem que não deve haver qualquer limite à produção e só estão dispostos a aceitar medidas de gestão de detritos e apoio à reciclagem.

Esta estrutura aumentou num ano as emissões em 11%, o que “mostra um peso muito significativo e crescente dos combustíveis fósseis na nossa economia e emissões poluentes” diz a Zero que fez um ranking das empresas mais poluidoras.

Uma análise das autoridades francesas mostrou taxas de contaminação “exorbitantes” por microplásticos nas águas Contrex e Hépar causadas por detritos da própria Nestlé.

Um relatório da entidade que coordena o Sistema Integrado de Gestão de Fogos Rurais alerta que “sem intervir com escala na restante área verde, deixámos acumular nos últimos seis anos” “vegetação fina, arbustiva e arbórea” e isso “irá alimentar incêndios mais rápidos e severos que podem queimar mais de 750 mil hectares num só ano.”

Com a aproximação da próxima cimeira da ONU, a primeira polémica não está a ser ambiental mas diz respeito aos preços exorbitantes cobrados pelos hotéis e alojamentos locais. Muitas delegações reduzir delegações ou não participação. Como chegámos aqui?

Bruno Soeiro Vieira

Um recorde de dois milhões tinham subscrito uma petição ao parlamento contra a lei Duplomb. Agora, o Conselho Constitucional considera que repor o acetamiprido viola o direito a viver num ambiente saudável. Uma meia vitória para a esquerda e ecologistas já que vários retrocessos ambientais se mantêm.

Pela quinta vez, ativistas de todo o país encontram-se com a população que resiste à multinacional mineira Savannah.

Educação Ambiental é “diluída” na proposta do governo, os temas das alterações climáticas e biodiversidade são “confinados” e água e energia considerados “não essenciais” dizem os ambientalistas.

A associação ambientalista reage à apresentação dos programas, E-Lar e Bairros + Sustentáveis destacando as “fragilidades e lacunas que comprometem a sua abrangência e impacto real”.

Enquanto se discute um tratado contra a poluição dos plásticos que enfrenta a resistência dos grandes poluidores, três dezenas de cientistas lançam um relatório sobre o perigo “subestimado” que esta constitui.

Um recorde de assinaturas em pouco tempo opõe-se à lei que reintroduz um pesticida, facilita a construção das mega-bacias e afrouxa limites para obras das grandes pecuárias. A Confederação Camponesa denuncia a promoção de um “modelo agro-industrial que não responde em nada às necessidades do mundo rural”.

O parecer consultivo da instituição estabelece que não o fazer é “um ato internacionalmente ilícito” que pode levar a “consequências jurídicas” e aos Estados lesados terem direito a reparações pelos danos causados.

A esquerda e os movimentos ambientais consideram que ficam em causa direitos fundamentais como à saúde e a um meio ambiente equilibrado, que se ignora a crise climática e ameaça conquistas históricas da legislação ambiental brasileira.

Rodrigo Chagas

Degradação ambiental e precarização extrema dos trabalhadores são as premissas da cultura de regadio intensivo que se implementou recentemente na região de Múrcia. Por detrás da perseguição racista descobre-se um sistema lucrativo.

Andrés Actis