Ambiente

Notícias ambiente

É ridículo que os governos deixem a cargo de pessoas como eu comunicar a necessidade de ação ambiental.

George Monbiot

Vários movimentos sociais apresentam um conjunto de medidas imediatas para conjugar uma transição “para um modelo de mobilidade limpo”, “investimento robusto em infraestruturas” e a criação de “milhares de empregos qualificados” para que “ninguém seja deixado para trás na transição para uma economia livre de combustíveis fósseis”.

A proposta foi apresentada pelo Bloco. Rita Sarrico, deputada municipal do partido, defende que “há muito tempo que este problema se vem arrastando e tem sido agravado pelo aumento desenfreado do turismo na capital, pelo que este é o momento de fazer cumprir a lei e dar descanso a quem é afetado pela poluição sonora dos aviões”.

A partir de um incidente, o Partido Nacional Eslovaco tem alimentado um pânico nacional que agrada aos lóbis da caça e é criticado pelos ambientalistas.

Um relatório da Fundação Changing Markets revela as estratégias das grandes empresas destes setores para desviar, atrasar e bloquear a ação em defesa do clima.

O incêndio devastador na Madeira tem como pano de fundo vários problemas na gestão agroflorestal e na prevenção aos incêndios, bem como na política para a agricultura. Em entrevista ao Esquerda, Hélder Spínola, professor universitário e investigador, explica como o território sofreu com as atuais políticas e como o preparar para o futuro.

Daniel Moura Borges

Projeto do grupo Aquaterra foi novamente chumbado, mesmo depois de ter sido reformulado. Nova conceptualização previa 658 hectáres de abacate e 32 furos. 

Dados do Copérnico indicam que 2024 será o ano mais quente alguma vez registado. Este verão já bateu o recorde de temperatura de 2023.

Com o fim da consulta pública ao PNEC 2030, GEOTA e ZERO valorizam aumento da ambição mas avisam para falta de capacidade de concretização. Organizações criticam a aposta no solar centralizado e frizam importância de transportes e produção descentralizada de energia.

Agências da ONU lançaram dois relatórios sobre a situação das ilhas do Pacífico ameaçadas pela subida do nível do mar e pelas ondas de calor marítimas. “Olhem para o Pacífico e ouçam a ciência”, apelou António Guterres.

Associação Zero propõe o fim dos voos noturnos no Aeroporto Humberto Delgado devido às suas consequências na saúde e na economia. 

Dezenas de pessoas marcharam este sábado entre Colares e a Praia das Maçãs, no concelho de Sintra, contra a destruição e as ameaças sobre a paisagem e pela proteção de Colares, Banzão e do litoral.

Estudo publicado na revista Lancet Public Health diz que Portugal e os países do sul serão os mais afetados. Se o aumento da temperatura chegar aos 3°C ou 4°C, o excesso de mortalidade por causa do calor vai ultrapassar em muitos países a queda prevista das mortes por frio. 
 

A transição para estas novas fontes de proteínas poderá ter um impacto tão profundo como a passagem da caça para a agricultura. Se for feita corretamente, poderá reduzir enormemente a procura de terras e de produtos químicos agrícolas.

George Monbiot

Decisão final sobre o projeto de exploração intensiva de abacate em Alcácer do Sal será tomada até ao final do mês. Agricultores vizinhos queixam-se de que projeto seria sorvedouro de recursos hídricos.

A longo prazo, a única coisa que realmente leva à recuperação da biodiversidade é atacar as causas fundamentais do problema – neste caso, o modelo dominante de exploração da natureza que prioriza o lucro máximo de curto prazo. Entrevista com Sandra Díaz.

Partidos e movimentos populares brasileiros apontam para violação de direitos fundamentais na aprovação da lei dos agrotóxicos.

Carolina Bataier

O Acampamento em Defesa do Barroso volta a organizar-se na Quinta do Cruzeiro entre 15 e 19 de agosto contra os avanços da multinacional Savannah Resources, que quer criar minas de céu aberto naquele território. Debates sobre ecologia e extrativismo, workshops artísticos, teatro, concertos e cinema enchem o programa deste ano.

Em Portugal o número de mortes devidas ao sobreaquecimento foi de 1.432. Os investigadores sublinham a importância de medidas de mitigação.

O projeto já tinha sido parado em 2022 na sequência de mobilizações massivas. Agora voltam a ser dezenas de milhar as pessoas que se manifestam contra as consequência da exploração mineira detida pela Rio Tinto. Governo sérvio e União Europeia assinaram já um acordo para a exportação da matéria-prima.