Bloco dá boas-vindas a novos militantes e prepara luta por Europa radicalmente democrática

13 de April

Depois da Mesa Nacional que aprovou a lista de candidatos às europeias, o Bloco organizou um comício de receção aos novos militantes. Mariana Mortágua desmontou o programa de governo do PSD que “está cheio de novidades conservadas em formol”. Catarina Martins quer “uma Europa radicalmente democrática, que dê poder à esperança”.

Eles querem-nos na guerra

Não aceito a retórica belicista que, em doses progressivas, para estranharmos mas entranharmos, nos acena com a inevitabilidade do estado de guerra.

Política

Conferência europeia em Lisboa contra a extrema-direita

23 min ago

De 19 a 21 de abril, música, festa, conferências e uma visita ao Museu do Aljube marcam um fim de semana de reflexão e ação sobre como derrotar a extrema-direita e construir a alternativa política.

Internacional

Contra o imperialismo multipolar, uma resposta internacionalista

14 de April

A “multipolaridade” funciona como leitmotiv das novas potências autoritárias, servindo para disfarçar as suas práticas capitalistas e imperialistas. Cabe à esquerda internacionalista colocar-se do lado das vítimas de todos os imperialismos. Com E.J. Ayoub, Kavita Krishnan, Promise Li e Romeo Kokriatski.

Caricatura de Andrew Carnegie,1900. (Udo J. Keppler / Biblioteca do Congresso via Wikimedia Commons)
Sociedade

Meritocracia? Não, os ricos não merecem a sua riqueza

14 de April

O capitalismo é construído sobre a ideia meritocrática de que todos recebem o que merecem do mercado. Isso não é verdade – a criação de riqueza é um processo fundamentalmente social e os ricos não têm o direito de acumular todos os recursos e poder. Por Tom Malleson.

Alva Gotby.
Sociedade

Feminismo: Para superar a “exploração emocional”

14 de April

A escritora e feminista inglesa Alva Gotby analisa no seu trabalho mais recente o papel das emoções na perpetuação do sistema capitalista. E mostra que o trabalho emocional, maioritariamente realizado por mulheres, não só garante o bem-estar individual, mas também reforça as hierarquias de poder.

Opiniões

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas neoliberais que favorecem uns em detrimento de outros.

Coimbra não Revive para Todos

A missão do programa Revive acaba por subverter aquilo que se espera do próprio património público. É esperado destes programas uma atração especial para fundos de investimento e grandes empresários levarem a cabo enormes investimentos imobiliários e hoteleiros de luxo.

Voto útil, de qualidade

Nas eleições legislativas da Madeira, é preciso que fique claro perante o eleitorado que o voto útil e de qualidade é naqueles que são intransigentes contra a injustiça, inflexíveis na defesa da valorização dos salários e pensões e firmes no combate à corrupção e à promiscuidade.

Os Cantos da Casa

Jorge Cruz n' Os Cantos da Casa

8 April

Jorge Cruz ― Transumante, 2024.

Mayu ― Circum Mundum, 2023.

Maria Guinot ― Essa palavra mulher, 1988.

Concordis ― Encontros, 2018.

Luís Galrito ― Nós e os outros, 2023.

Edição nº 419, de 6 de abril de 2024

Quatro e Vinte

Houve festa em Berlim com a chegada da legalização da canábis

4 April

Ouça esta e outras notícias em destaque no noticiário quinzenal da atualidade canábica.

Alta Voz

Adam Smith – 300 anos depois

2 April

Michael Krätke mostra como os liberais de hoje fabricam um Smith que não existiu, ignorando a sua atitude muito ambivalente em relação ao capitalismo, o seu profundo ceticismo face às consequências da acumulação de capital e da apropriação privada da terra. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Bandeirão pendurado num edifício onde se lê Palestina Vencerá.
Sociedade

O que podes fazer contra o genocídio na Palestina?

22 de November

O sentimento de impotência que todas e todos sentimos perante a barbárie de Israel na Faixa de Gaza pode e deve ser transformado em ação. Aqui está uma lista de iniciativas às quais te podes associar.

Não ao pacto das migrações - Anabela Rodrigues | 2024.04.10

parlamentos

Na sua primeira intervenção no plenário do Parlamento Europeu, Anabela Rodrigues opôs-se ao pacto que vem tornar mais dramática a vida de milhões de pessoas dentro e fora da UE.

Agenda

15 April

Mais informações
Vila Verde, Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, segunda a sexta 09h30-13h00 e 14h30-18h30.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Mais informações.
Lisboa, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional , 10h-13h e 14h-18h.

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00-12h30 e 14h00-18h00.

No âmbito do ciclo "Ir ao cinema em 1974". Mais informações
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 18h00 e 21h45.

Política

25 anos do Bloco de Esquerda: uma cronologia

28 de February

No 25º aniversário do Bloco, publicamos esta cronologia com momentos importantes e iniciativas em que o partido deixou a sua marca na sociedade portuguesa.

Dossier

A fadiga do tempo roubou a empatia e a atenção inicial. A guerra na Ucrânia foi normalizada mas os números de vítimas e de estragos acumulam-se. Neste dossier, damos voz à esquerda e aos movimentos sociais ucranianos sobre o que se passa no seu país. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Subscrever Newsletter