A morte de George Floyd voltou a despertar os Estados Unidos para o combate ao racismo e à brutalidade policial. A extrema-direita que ocupa a Casa Branca ameaça com a repressão militar dos manifestantes e a criminalização dos antifascistas. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier, publicamos as opiniões do filósofo Cornel West e do jornalista Adam Weinstein acerca dos traços de fascismo na ordem política atual dos EUA. Um ex-agente policial de Boston fala das consequências da crescente militarização policial e há cada vez mais gente a defender o corte no financiamento à polícia. As origens do Black Lives Matter, a “histeria antifa” de Trump e a sua proximidade com a polícia são outros temas em destaque, bem como a opinião da deputada bloquista Beatriz Gomes Dias sobre os acontecimentos da última semana.

Ler Mais

Uma multidão anti-racista nas ruas de Portugal

6 de June

Em várias cidades foram milhares as vozes que se juntaram para lembrar a memória de todos os George Floyd que têm sido vítimas de racismo. A deputada Beatriz Dias também marcou presença defendendo a criação de “políticas públicas que combatam o racismo e a discriminação racial”.

Vala comum

Como se podia ler num cartaz ostentado por um adolescente americano, "Queridos brancos, parem de usar o Dr. King como um exemplo de protesto pacífico. Vocês também o mataram".

Fotogalerias

Portugal saiu às ruas contra o racismo: fotogaleria

6 de June
Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).
Beatriz Gomes Dias, deputada do Bloco de Esquerda - Foto de António Cotrim/Lusa
Artigos dossier

Respirar

6 de June

É essencial que esta enorme vaga de indignação e mobilização por justiça se traduza em mudanças reais e profundas. Artigo de Beatriz Gomes Dias.

Cartazes de apoio a Corbyn. Foto de Tim Dennell/Flickr.
Internacional

Jeremy Corbyn mostrou o caminho, mas precisamos de aprender as lições certas

6 de June

Terminada a liderança de Jeremy Corbyn no Partido Trabalhista, é preciso defender o seu legado de um programa democrático e socialista. Mas também ser honestos quanto às razões que explicam os seus resultados. Por Daniel Finn.

Foto do protesto junto à Casa da Música
Sociedade

Fundação de Serralves: trabalhadores denunciam represálias

6 de June

Educadoras e educadores acusam a fundação de Serralves de censura e retaliação, por terem denunciado os “incumprimentos éticos” da fundação, que nega as acusações. Deputado José Soeiro aponta que “há muita sujeira nestas instituições”.

Opiniões

A procissão europeia ainda vai no adro

Desta vez a União Europeia não pode seguir a sua própria doutrina nem aplicar as receitas que criou. As regras europeias - da proibição aos estados de investir em empresas nacionais aos múltiplos constrangimentos orçamentais - afundariam a Europa e por isso foram suspensas.

A desigualdade é o vírus visível

Um em cada seis jovens perdeu o emprego devido ao tsunami covid-19 .

Teletrabalho em tempos de pandemia

Será que esta pandemia está a dar velocidade à transição digital, nomeadamente com o teletrabalho? Ou será que, apesar do confinamento durante cerca de 3 meses, o recurso ao teletrabalho foi feito sem grande regulamentação, cuidado ou negociação?

Quatro e Vinte

Proibicionismo sempre foi um instrumento do racismo estrutural

4 June

A revolta que encheu as ruas dos EUA não poupou os dispensários de canábis. Mas os seus proprietários estão ao lado dos manifestantes e dizem que a justiça e as vidas valem mais do que os prejuízos e as montras partidas. Esta edição do Quatro e Vinte recorda a ligação entre o racismo e as origens da proibição da canábis.

Protesto de precários na Casa da Música. Foto do Facebook de José Soeiro.
Sociedade

Protestaram, foram filmados e… despedidos da Casa da Música

2 de June

Vários precários da Casa da Música queixam-se de terem sido dispensados do trabalho já agendado em junho, meia hora depois de terem participado num protesto. José Soeiro diz que “Administração da Casa da Música mostra-nos que é sempre possível expandir as fronteiras do repugnante.”

Alta Voz

Israel: o olhar imperialista de Fauda

1 June

A série israelita Fauda dramatiza o ponto de vista colonialista sobre a Palestina. Claire Scurob descontrói aqui os seus esquemas narrativos num artigo lido por Carlos Carujo.

Sérgio Tréfaut, cineasta.
Internacional

Sérgio Tréfaut: “O que se passa no Brasil é um verdadeiro crime de Estado”

30 de May

O cineasta participou esta sexta-feira numa iniciativa em frente ao Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa. O Governo foi exortado a posicionar-se contra as políticas genocidas de Bolsonaro e foi feito um apelo à solidariedade por parte da população portuguesa.

7 podcasts para crianças
Cultura

7 podcasts para crianças

1 de June

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, fazemos uma seleção de programas de rádio online destinados aos mais pequenos. Por Joana Louçã.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de May

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

A crise e o cinema

1 June

Ouve aqui o debate "A crise e o cinema" com Beatriz Gomes Dias (deputada Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda), João Salaviza (realizador), Cíntia Gil (programadora) e Miguel Moraes Cabral (realizador e diretor de som). 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de March

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

282611099553820

visto na net

Imagina que no início da pandemia a tua entidade patronal deixava de te pagar, não entrava em lay-off, não te despedia e também não atendia os teus telefonemas…

Dossier

Resgatar o corpo: perspetivas feministas

O movimento feminista tem sido tomado, por vezes, por um discurso vitimista, muito devido à centralidade da violência doméstica e de género. Que efeitos produz essa agenda? Que mulheres resultam de um movimento que as projeta quase exclusivamente como vítimas? Que sexualidade e corpos sobrevivem a uma narrativa de medo e dor? Dossier organizado por Ana Catarina Marques.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de May

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de May

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

7 June

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Lisboa, Maus Hábitos – a entrada é livre, de terça a sábado, das 12h às 23h e ao domingo das 12h às 16h.

Ver evento de facebook.
Guarda, Parque Polis, 17h

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter