Combate ao enriquecimento injustificado "já devia estar na lei há muito tempo"

22 de April

Em entrevista ao Jornal 2, José Manuel Pureza falou sobre a proposta do Bloco para punir o enriquecimento injustificado dos titulares de altos cargos públicos. A proposta obedece aos princípios constitucionais e merece apoio alargado no espaço público.

478455906768821

visto na net

Desde 2009 que o Bloco propõe a criação do crime de enriquecimento injustificado dos titulares de cargos políticos.

No caso de quem é trabalhador independente “há uma grande desproporção entre o que é exigido no aumento da carga contributiva e as possíveis novas formas de proteção".
Cultura

Cultura: Trabalhadores desiludidos com Estatuto apresentado pelo Governo

35 min ago

A Ministra da Cultura manteve os erros identificados pelas estruturas a 16 de abril. “Continuaremos a trazer contributos para este debate e temos a expectativa de que, após a consulta pública, se corrijam os erros da atual proposta”, reagiram as estruturas do setor em comunicado.

Artigos dossier

"Redução do tempo de trabalho e garantia de emprego são a base de uma verdadeira alternativa"

18 de April

Nesta entrevista, o economista Michel Husson fala do debate sobre o plano de recuperação europeu a partir de França e dos impasses das alternativas à esquerda em vésperas de eleições presidenciais. E conclui que esta crise irá aumentar ainda mais a divergência entre os países do Norte e do Sul da Europa.

Ambiente

Dia da Terra: Greve Climática Estudantil sai à rua em defesa da ferrovia

22 de April

A Greve Climática Estudantil saiu à rua esta quinta-feira e regressa na sexta para reivindicar mobilidade sustentável e uma transição energética justa. Movimento Fridays For Future convoca mobilizações por justiça climática em vários países.

 “Leiria Film Fest” de 27 a 30 de maio
Cultura

“Leiria Film Fest” regressa de 27 a 30 de maio

22 de April

A oitava edição do “Leiria Film Fest” – Festival Internacional de Curtas Metragens, decorre entre 27 e 30 de maio no Teatro Miguel Franco e no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria. O programa conta com quase trinta curta-metragens de ficção, animação e documentário.
 

Convocar a História

Esteiros, Soeiro Pereira Gomes e o movimento neo-realista

21 April

A publicação de Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, em 1941, consolida a emergência do neo-realismo como movimento literário e cultural. Contra-imagem da propaganda do Estado Novo – uma imagem idealizada do país e do seu povo – o neo-realismo tornar-se-ia, nas décadas seguintes, uma verdadeira cultura política antifascista. Conversa com Luísa Duarte Santos, conduzida por Fernando Rosas e Luís Trindade.

 

Opiniões

A proximidade da Galiza a Portugal através da Lei Paz Andrade

Numa iniciativa popular, o Parlamento Regional da Galiza aprova, em 2014, a Lei Paz Andrade, por unanimidade, formalizando desta forma um instrumento para a reaproximação entre o galego e a língua portuguesa. A questão é a de saber que relevância dá o governo português a esta vontade do povo galego.

Quatro notas sobre a Operação Marquês

A lei que criminaliza o enriquecimento injustificado está há mais de uma década para ser aprovada. Não há razão para esperar mais.

Democracia contra a corrupção

A corrupção que mina a democracia – a dos milhões muito mais que a dos tostões – é cada vez mais ágil no recurso aos mecanismos de lavagem que a globalização engendrou, como os vistos gold ou os offshores.

Quatro e Vinte

Câmara dos Representantes autoriza bancos a trabalharem com setor da canábis

20 April

Num dia especial para a comunidade canábica, a aprovação do Safe Banking Act é um passo importante para a legalização a nível federal nos EUA. Mesmo nos estados onde são legais, as empresas do setor canábico são obrigadas a funcionar sobretudo com dinheiro vivo, pois os bancos estão proibidos de lhes abrir contas ou conceder crédito.

Alta Voz

Quando o comunitarismo acredita ser laico. Retrospetiva sobre o assassinato de Samuel Paty

19 April

O professor francês foi assassinado há meio ano. Os debates e as ondas de choque ainda abalam a sociedade francesa. Gilbert Achcar dá-nos o seu ponto de vista sobre o tema num artigo lido por Carlos Carujo.

Cultura

Luís Varatojo: “Estamos numa fase em que as pessoas conformam-se com situações miseráveis”

18 de April

A Luta Livre, de Luís Varatojo, sobe aos palcos de Setúbal e Lisboa, a 21 e 27 de abril, respetivamente. O Esquerda.net esteve à conversa com o músico sobre o seu trabalho, a importância da mobilização social e temas como precariedade e fake news. Por Mariana Carneiro.

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.
Internacional

O anti-imperialismo deles – e o nosso

11 de April

O “campismo” mudou de uma lógica de “o inimigo do meu amigo (a URSS) é meu inimigo” para uma lógica de “o inimigo de meu inimigo (os EUA) é meu amigo”, que é uma receita para um cinismo vazio e leva ao apoio acrítico a regimes totalmente reacionários e antidemocráticos. Por Gilbert Achcar.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 April

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de April

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Imagem do livro Como ser um Liberal de Ian Dunt. Foto de TribuneMag.
Internacional

Como os liberais reescrevem a sua própria história

16 de April

O novo livro de Ian Dunt, “Como Ser um Liberal”, é mais um esforço intelectual para revestir a história liberal com mitos reconfortantes – ocultando o seu papel de cumplicidade com o imperialismo, a escravatura e o fascismo. Por Aaron Bastani.

Dossier

Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Mapa de ditaduras na América do Sul. Mural na Argentina. Foto de caminandolibertad/Flickr.
Internacional

As novas encruzilhadas da América Latina

18 de April

Em diferentes cantos do hemisfério verifica-se a mesma tendência para o reinício das revoltas que convulsionaram a América Latina no início do milénio. A esquerda precisa de diagnósticos e programas, mas nenhum documento escrito resolverá os enigmas da experiência militante. Por Claudio Katz.

Cultura

Bento de Jesus Caraça, um homem que abençoava as ilusões

18 de April

Nascido a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, deixará uma obra invulgar. E uma invulgar saudade. Porque muitos foram os que o amaram nesse tempo de cruzamento de cumplicidades, de militâncias e de amizades. E mais ainda os que o admiraram. Por Helena Neves.

Cartaz com uma definição de fascismo. Foto de Le Bourg Heïdi/Flickr.
Internacional

As duas extremas-direitas contemporâneas

17 de April

A extrema-direita não parece ter o favor da fração hegemónica da burguesia que defende um neoliberalismo do “Estado mínimo” e da superação dos marcos nacionais. Mas em caso de renascimento da conflitualidade proletária, certas burguesias podem querer recorrer ao “Estado forte” para esmagar a resistência. Por Alain Bihr.

Greve Climática Estudantil - O relógio está a contar, faixa na manifestação de 19 de março de 2021 – foto de greveclimaticaestudantil.pt
Ambiente

Greve Climática Estudantil volta a sair à rua a 23 de abril

12 de April

No âmbito do Dia da Terra de 2021, o coletivo Greve Climática Estudantil está a convocar ações em diversas localidades para exigir mais investimento na ferrovia e o cancelamento do projeto do aeroporto do Montijo e da expansão do aeroporto da Portela.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de March

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

23 April

O coletivo Greve Climática, que milita por justiça climática, está a convocar ações inseridas no movimento internacional Fridays For Future e para exigir mais investimento no transporte ferroviário e o cancelamento do aeroporto do Montijo e da ampliação do aeroporto da Portela.
Estão já convocadas ações nas seguintes localidades (lista em constante atualização):
Alcácer do Sal, Câmara Municipal, 10h30.
Algarve – Faro, estação de comboios de Faro, 17h30, e Jardim Manuel Bívar, 18h30.
Aveiro, Fonte Nova, 17h.
Caldas da Rainha, Rua da Estação, 16h.
Lamego, Av. Dr. Alfredo Sousa, 10h30.
Lisboa – participa em ação no Montijo.
Mafra, Palácio de Mafra, 17h30.
Montijo, Parque do Montijo até Câmara Municipal, 16h.
Viseu, Rossio, 17h.

Reservas através do 932 570 979 ou [email protected]..
Setúbal, n'A Gráfica - Centro de Criação Artística (Ladeira da Ponte de São Sebastião). Referência: Museu do Trabalho, Estação de Comboios do Quebedo. De 21 a 23 de abril às 20h e dias 24 e 25 de abril às 11h.

13h - Acidente (1967).
17h30 - Prisão Maior (1960)
19h30 - Mr. Klein – Um Homem na Sombra (1976)
Sessão com apresentação por Irene Pimentel.
Lisboa, Cinema Medeia Nimas.

16h45; 19h45 - Mr. Klein – Um Homem na Sombra (1976)
Porto, Teatro Campo Alegre.

Com António Louçã, Historiador e Jornalista, autor de livros como "Hitler e Salazar", "O Mistério da Rua do Ouro" ou a biografia de Varela Gomes; e Valerio Arcary, Historiador, membro Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e da corrente Resistência, no Brasil. É autor de livros como "As Esquinas Perigosas da História" ou "O Martelo da História". Ver evento de facebook.
Online com o Facebook Live a partir das 18h em Semear o Futuro

O espetáculo tem início às 19h. Os bilhetes em www.bol.pt e postos de venda aderentes. Mais Info e Reservas Teatro do Bairro: (dias úteis 14h00-19h00) 21 3473358 ou 91 3211263. Ver evento de facebook.

Ver evento de facebook. Informações e reservas: t. 968 792 495 • 913 341 683 e: [email protected][email protected].
A partir das 19h30 no Teatro Cinearte – A Barraca, Lg de Santos, 2. Evento Presencial.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.