Falta de médicos provoca demissão de chefes de equipa no Garcia de Orta

9 hours 46 min ago

Chefes de equipa das urgências dizem que a escala de dezembro tem vários dias com um número "abaixo dos mínimos" para o bom funcionamento do serviço. E mantêm o pedido de demissão até que as medidas de reforço de equipas sejam implementadas.

Perante a irresponsabilidade, jovens de todo o mundo gritam: “deixem-nos viver!”

Contra esta irresponsabilidade dos líderes mundiais, previsível numa cimeira em que participaram mais de 600 lobistas (grupos de interesse) de combustíveis fósseis, os jovens mobilizaram-se e manifestaram-se em cidades por todo o mundo.

Membros do Movimento Zero em 2019 a fazer o símbolo do movimento que é associado ao supremacismo branco. Foto de MIGUEL A. LOPES/LUSA.
Política

Investigação aponta ligações do Movimento Zero ao Chega

48 min ago

Vários dirigentes de sindicatos de polícias estão ligados à história do movimento que nasceu depois do julgamento das agressões na esquadra de Alfragide. André Ventura tentou instrumentalizar as mobilizações dos polícias para impor o seu projeto de extrema-direita.

Hospital Fernando Fonseca. Foto do Hospital.
Sociedade

Hospital Amadora-Sintra: chefes e subchefes da urgência demitem-se

2 hours ago

44 médicos assinam uma carta na qual afirmam que há “condições de trabalho para profissionais, e de segurança para os doentes, não toleráveis”.

Sociedade

Pilotos de barra e portos em greve

5 hours ago

A greve desta terça e quarta-feira vai repetir-se nos dias 6 e 7 de dezembro. Exigem o cumprimento do acordo que permite a aposentação aos 60 anos. 

Política

Bloco questiona governo sobre infestação de jacintos-de-água

6 hours ago

O Rio Cávado foi alvo de uma infestação de jacintos-de-água, uma planta aquática flutuante, originária da Amazónia que é infestante em Portugal. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre esta situação. 

Opiniões

Um orçamento irresponsável

O orçamento [do governo regional dos Açores] falha em responder às consequências da pandemia, aos efeitos de uma guerra, à crise inflacionista e não tem em conta os alertas para o risco de recessão de todas as instituições internacionais.

Retrato de Amanda, uma brasileira negra em Portugal

Em poucos meses Amanda percebeu na pele o que é “ser traduzida” em contexto de dominação: não a deixam falar, “falam” por ela, colando-lhe etiquetas e estigmas, dissolvem-na numa homogeneidade (“as negras brasileiras”) onde a sua singularidade e o seu corpo perdem autonomia.

Da Cop à Copa

Na COP mais participada de sempre pelo lóbi do fóssil, também não espanta que tenham ficado para trás todas as ambições sobre a descarbonização e desfossilização da economia.

Alta Voz

O que vai acontecer se houver uma fuga em massa do Twitter?

29 November

Algumas pessoas perder-se-ão pelo caminho. Mas o Twitter é uma coleção de comunidades e algumas podem conseguir migrar de forma mais bem sucedida do que outras, explica Casey Fiesler, professora de Ciências da Informação, neste artigo lido por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Aníbal Raposo n' Os Cantos da Casa

26 November

Aníbal Raposo ― Luz do tempo, 2022.

Catraia ― A vida é uma canção que não se ensaia, 2022.

Paulo de Carvalho ― Terras da Lua Cheia, 1987.

José Valente ― Águas paradas não movem moinhos, 2022.

Três Bairros ― Sempre a considerar, 2022.

Edição nº 384, de 26 de novembro de 2022

Ambiente

Parlamento Europeu defende saída do Tratado da Carta da Energia

24 de November

Com 303 votos a favor, 209 contra e 63 abstenções, os eurodeputados aprovaram a resolução em defesa de um plano coordenado dos países da UE para abandonarem o tratado que permite à indústria fóssil processar os países que adotem políticas a favor do clima.

Quatro e Vinte

Resultado eleitoral nos EUA vai adiar ou acelerar o fim da proibição?

20 November

Nesta edição do podcast, destacamos as implicações da perda da maioria Democrata na Câmara dos Representantes no destino das propostas para pôr fim à proibição federal da canábis.

Mais Esquerda

Cuidadores Informais, Respostas Sociais e Direito ao Cuidado

5 November

Audição pública realizada a 4 de novembro de 2022 na Assembleia da República. Com intervenções de Maria Anjos Catapirra (Associação Nacional de Cuidadores Informais), Tainara Machado (Colectiva e Precários Inflexíveis), Valentina Perrota (membro do Conselho Consultivo dos Cuidados no Uruguai) e José Gusmão (eurodeputado do Bloco/The Left).

Dossier

Um dos maiores espetáculos desportivos do mundo terá lugar num país onde os direitos humanos mais básicos são negados à esmagadora maioria da população. O regime bilionário tenta lavar a sua imagem com o apoio da FIFA num evento marcado desde o início por suspeitas de corrupção. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Agenda

29 November

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria do Núcleo de Programação do Museu da Cidade com Helena Carvalhão Buescu. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, segunda 14h00—18h00, terça a sábado 10h00—18h00.

Mais informações
Lisboa, Museu de Arte Contemporânea do Chiado, 10h-13h e 14h-18h. 

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00.

Para crianças a partir de três anos. Dramaturgia e encenação de Sara Barros Leitão e interpretação de Matilde Magalhães e Ana Margarida Silva. Mais informações
Guimarães, Oficina na Avenida D. Afonso Henriques 701, 10h30 e 15h00

Apresentação de João Ferrão e Ana Costa. Mais informações
Lisboa, Livraria Almedina do Atrium Saldanha, 18h00

Com Isabel Muñoz Cardoso, Rita Durão, Pedro Carraca e Simon Frankel. Mais informações
Lisboa, Teatro da Politécnica, 19h00

Mais informações
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 19h00

Mais informações
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 19h30

Por Eduardo Brito e Francisco Feio. Mais informações
Online, 21h30

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de May

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.