Alívio de restrições no combate à Covid-19

29 de July

O Governo anunciou a entrada num novo desconfinamento, terminando o recolher obrigatório e passando a ser às 2h da manhã o limite do horário geral de espetáculos e outros eventos. As novas medidas entram em vigor a um de agosto com a vacinação de 57% da população portuguesa.

Otelo

Por mim, não vou esquecer esta coisa miserável de negar a um símbolo, talvez o mais sincero da nossa memória, este agravo que lhe foi feito na hora da morte.

Internacional

Covid-19: Myanmar apela a ajuda internacional perante onda crescente de infeções

29 de July

Organizações não governamentais estão a receber apelos desesperados da população que não tem meios para enfrentar a pandemia. Junta Militar, que até aqui tem vindo a bloquear a ajuda humanitária, pediu na quarta-feira mais apoio da comunidade internacional.

Política

“Mais força para o Bloco em Lisboa será mais força para a habitação”

29 de July

Catarina Martins afirmou que o direito à habitação é “a prioridade do Bloco de Esquerda em Lisboa, sabendo que, com força aqui, podemos também dar exemplo às mudanças que o país precisa em todos os concelhos”.

Trabalhadores dos bares dos comboios em luta. Foto Esquerda.net
Sociedade

Trabalhadores dos bares da CP em luta pela defesa dos postos de trabalho

29 de July

Trabalhadores agendaram para esta quinta-feira concentrações em frente aos ministérios das Infraestruturas e do Trabalho, denunciando a tentativa de desresponsabilização por parte da empresa pública de transporte ferroviário. Isabel Pires esteve presente no protesto e exigiu ação do Governo.

Pingo Doce tem lucros milionários, trabalhadores dos armazéns lutam por aumento salarial de 3 euros por dia – Foto da CGTP
Sociedade

Pingo Doce: lucro dispara e trabalhadores dos armazéns exigem aumento de salários

29 de July

A Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, teve 186 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, um aumento de 79%. Os trabalhadores dos armazéns da empresa reivindicam um aumento de três euros por dia para todos os trabalhadores, sem discriminações.

Opiniões

Não queremos portugueses de primeira e portugueses de segunda

Na Assembleia Legislativa da Região dos Açores, debateram-se duas iniciativas, do Bloco de Esquerda e do PSD, ambas com o mesmo teor: a eliminação do fator de sustentabilidade.

O dinheiro da extrema-direita contra as mulheres

Seguir o rasto do dinheiro com que a extrema direita financia as suas campanhas contra a igualdade de género permite-nos desmontar duplamente a ficção de que a extrema direita é “contra o sistema”.

Já se sentiu espiado pelo seu telemóvel?

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

Convocar a História

Centenário Seara Nova

21 July

Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorre a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade. 

Alta Voz

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

26 July

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Podcast Cantos da Casa 350
Os Cantos da Casa

Rita Maria e Filipe Raposo n'Os Cantos da Casa

23 July

Homens do Sul ― Crónicas da flor da laranjeira, 2021.

Rita Maria & Filipe Raposo ― Live in Oslo, 2018.

Cantaril ― Por conta própria, 1985.

Paulo Tato Marinho ― Gaitas de fole em Portugal, 2017.

Cuca Roseta ― Meu, 2020.

Edição nº 350, de 23 de julho de 2021

Banco Santander Tota. Foto de Paulete Matos.
Entrevista

Despedimentos no Santander: depõem as vítimas de assédio laboral

11 de July

O Santander Totta está a pressionar ilegitimamente e a assediar trabalhadores para impor o seu plano de despedimentos. Explicamos o que se passa e damos voz às vítimas deste processo.

Ricardo Vicente
Ambiente

“Nova PAC deve financiar transição ecológica para toda a produção agroflorestal”

11 de July

Em plena discussão do Plano Estratégico nacional da Política Agrícola Comum, o deputado Ricardo Vicente diz ao Esquerda.net que o Governo quer continuar a política de privilégio aos grandes proprietários do sul em vez de mobilizar os fundos da PAC para desenvolver os territórios do interior com maior risco de incêndios.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 June

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

Dossier 333: Despedimentos na Altice

Na quarta-feira 21 de julho, os trabalhadores da Altice estiveram em greve contra o despedimento coletivo. A luta é pela sua dignidade e pelos seus direitos, e, no atual momento, é também a defesa dos direitos laborais e o combate à precariedade. É ainda uma batalha por uma empresa estratégica para o país.

Ler mais

O risco de giz: 7 días na Raia

visto na net

Divulgamos no esquerda.net um documentário sobre 7 dias de um lado e outro da fronteira entre a Galiza e Portugal. O canal de televisão galego Nos TV tem toda a sua programação em galego ou em português.

Agenda

30 July

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Para participantes a partir dos dez anos. Inscrição obrigatória. Mais informações
Guimarães, Centro Ciência Viva de Guimarães, 10h00

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Uma iniciativa organizada em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, dedicada a música tradicional. Mais informações
Paredes de Coura, várias localizações e horários. 

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Mais informações
Lisboa, vários locais. 

Por Francisco Sousa. Mais informações
Lisboa, Com Calma - Espaço Cultural (Rua República da Bolívia nº5C), das 16h00 às 22h00

A partir de "Os Lusíadas", de Luís de Camões. Direcção artística e texto de Raquel S. , interpretação e co-criação de Joana Mont’Alverne e Maria Inês Peixoto. Produção do Teatro Experimental do Porto. Mais informações
Matosinhos, Teatro Municipal Constantino Nery, 19h00

Apresentação do primeiro trabalho profissional dos Alunos Finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes, 19h30

De Diana Niepce. Integrado na programação do 43º Citemor. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernando, 20h00.

Subscrever Newsletter