Política

Falhas na obrigações do regulamento sobre a difusão de conteúdos terroristas online levam UE a colocar Portugal em tribunal. 

Carlos Moedas vai homenagear Farah Pahlavi, viúva do xá do Irão deposto em 1979 e mãe do pretendente ao trono que aplaude os bombardeamentos israelitas sobre o seu país.

Extrema-direita

O Bloco anunciou que vai chamar ainda o diretor da PJ. Mariana Mortágua julga que “esta ameaça à segurança interna tem de ser levada a sério” porque “há um processo de radicalização de jovens”.

Parlamento

A coordenadora bloquista sublinhou continuidades na política do Governo na área da saúde e da habitação, enquanto que no setor do trabalho “já não esconde ao que vem”: transformar aumentos salariais regulares em prémios esporádicos que não pagam contribuições para a Segurança Social e “destroem as carreiras”.

No programa do Governo, a aposta em construção e apoios para a habitação é a mesma dos últimos Governos. O Executivo ignora as recomendações de Bruxelas e mantém tudo a favor da especulação e do turismo.

porDaniel Moura Borges

Deputada do Bloco de Esquerda salienta "teimosia" do Governo em manter as mesmas respostas que não funcionam e as promessas vazias que já vinham do Partido Socialista.

Manifestação contra mesquita juntou membros do Chega, PSD e também do Partido Socialista. Trajeto partiu da igreja da localidade para protestar a construção de um outro espaço religioso. Mas não existe projeto nem pedido à autarquia para o construir. 

Mariana Mortágua apontou ao programa do Governo de Luís Montenegro para dar exemplo de aproximação da direita à extrema-direita, mas salientou capacidade da Aliança da Esquerda Europeia para lutar.

Mariana Mortágua encerrou o primeiro dia do Congresso do novo partido europeu, a Aliança de Esquerda Europeia, que nasce para combater “o bafo fétido do fascismo” e promete: “não ficamos parados, não esperamos, não desistimos nem cedemos nos princípios da esquerda”.

O lema “transformar, resistir, erguer-se, esperança” é o fio condutor da declaração política da Aliança de Esquerda Europeia aprovada esta sexta-feira de que se apresentam aqui as linhas gerais.

Esta sexta e sábado, o novo partido político europeu reunirá o seu primeiro Congresso na Alfândega do Porto. Objetivo é articular a esquerda verde e feminista que não troca o Estado Social e a agenda climática pela corrida armamentista.

Mariana Mortágua interpela Presidente da Assembleia da República para que seja discutido o Relatório Anual de Segurança Interna. Capítulo sobre "Extremismos" que incluia grupos de extrema-direita foi omitido da versão final do relatório.

Dia de Portugal

Joana Mortágua comentou os discursos das cerimónias do 10 de Junho, em que o Presidente da República afirmou que “não há quem possa dizer que é mais puro e mais português do que qualquer outro”.
 

Açores

A transportadora aérea açoriana apresentou prejuízos de 83 milhões de euros. Bloco/Açores avisa que a privatização vai levar ao colapso da empresa e a um “rombo gigantesco” nas contas da Região.

A ultra-direita esvaziou a palavra do conteúdo emancipatório e transformou-a numa caricatura. O seu principal objetivo é dividir a classe trabalhadora em homens brancos heterossexuais contra mulheres, mulheres contra mulheres trans, ambientalistas contra agricultores, homens negros contra migrantes e por aí adiante.

porÓscar Simón Bueno