Política

Combate ao Racismo

Comissão está parada desde que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo foi criada. Há um ano que não há acompanhamento e análise de queixas de racismo. Diretora nomeada em junho ainda está à espera de tomar posse.

Persona non grata

Com a oposição do Chega e da Iniciativa Liberal, a comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros aprovou a condenação e repúdio da decisão do governo israelita de declarar “persona non grata” o secretário-geral da ONU.
 

Lisboa

Munícipes participaram na consulta pública para defender mais restrições aos hotéis e alojamentos locais e mais habitação pública a preços acessíveis. Proposta de Moedas ia no sentido inverso.

Palestina

O ministro tinha garantido que a bandeira portuguesa seria retirada do cargueiro Kathrin em dois ou três dias, mas ele ainda navega com pavilhão português. Após um encontro com a embaixadora da Palestina, Mariana Mortágua diz que Rangel coloca o país ao nível de uma “república das bananas”.

Bombeiros

Propostas passam pela atribuição do estatuto de profissão de risco e desgaste rápido e a revisão do estatuto da profissão de bombeiro sapador, conferindo justiça a estes profissionais que têm visto a sua carreira desvalorizada.

Televisão pública

O executivo assegurou que não compensaria este corte com mais investimento. Ao subfinanciamento crónico, acrescenta-se “uma crise sem precedentes” diz o Bloco, que chama ao Parlamento o ministro dos Assuntos Parlamentares, o Presidente do Conselho de Administração da RTP e a Comissão de Trabalhadores da RTP.

Bloco

Na sequência do Encontro Nacional Antirracista em junho passado na Amadora, o Bloco volta a juntar ativistas no norte do país a 19 e 20 de outubro.

Orçamento do Estado 2025

Coordenadora do Bloco de Esquerda reuniu-se com vidreiros para discutir trabalho por turnos e profissão de desgaste rápido. Orçamento de Estado "tem as prioridades erradas", aponta a dirigente bloquista.

Mariana Mortágua encerrou o evento defendendo políticas autárquicas que respondam às alterações climáticas, direito à habitação e serviços públicos fortes. Sobre orçamento diz que PS e PSD discutem “o tamanho da borla fiscal às grandes empresas”.

Dia da República

Fabian Figueiredo comentou os discursos do 5 de Outubro criticando o presidente da autarquia lisboeta por se ter “colado às mentiras da extrema-direita” sobre imigração e não assumir a sua responsabilidade nos problemas que a cidade enfrenta.

Parlamento

O sociólogo Boris Kagarlitsky é uma das vozes críticas da invasão da Ucrânia e por isso foi condenado a cinco anos de prisão. Proposta para que o Parlamento apelasse à sua libertação e que o país se disponibilizasse para o acolher como exilado foi chumbada por PSD, Chega e CDS, com a abstenção do PCP.

Genocídio

A relatora especial da ONU para os territórios palestinianos ocupados está em Portugal e defende que o Governo tem de ser coerente com o o seu voto na Nações Unidas. Mariana Mortágua diz que ausência de Rangel na audiência no Ministério “é mais uma das contradições do Governo português” nesta matéria.

Saúde sexual e reprodutiva

Duas das propostas do Bloco de Esquerda sobre saúde sexual e reprodutiva foram aprovadas no Parlamento e seguem para discussão na comissão de especialidade. Mariana Mortágua quer "romper o silêncio sobre a saúde das mulheres".

Habitação

Por detrás da tensão entre o direito à propriedade e o direito à habitação está a ideologia proprietária, que afirma os proprietários como donos absolutos. Em entrevista exclusiva ao Esquerda, o filósofo francês Pierre Cretóis explica a complexidade desta ideologia e como desmontá-la.

Política

Luís Montenegro deixou de fora do acordo Tripartido de Valorização Salarial e Crescimento Económico medidas que o Partido Socialista quer tirar do Orçamento de Estado.