Opinião

Eduardo Couto

A carência não é sinal de fracasso pessoal; é muitas vezes o resultado de um sistema que falha em garantir o mínimo: casa, saúde, educação, dignidade. Precisamos de um Estado que não seja apenas espectador do sofrimento, mas agente ativo na emancipação comunitária.

Leonor Rosas

Há uma fronteira que divide, sem ambiguidades, a humanidade da barbárie: Gaza. Quando se perguntarem o que teriam feito face ao Holocausto, pensem no que fizeram nos últimos dois anos. Quando se perguntarem: ‘porque é que ninguém fez nada?’, pensem no que estão a fazer agora.

José Gusmão

É tão preguiçoso o discurso que ignora a política para pedir o voto útil, como o que o faz para supostamente o rejeitar. Quem diz que o programa do Viver Lisboa é parecido ou sequer comparável ao de Moedas (ou mesmo o de Medina, antes do acordo à esquerda), ou não o leu, ou não está a ser sério.

Teresa Alves Martins

Espanta-me e choca-me que muito mais pessoas – mais velhas e mais novas – não possam usufruir a cidade, não por não quererem, mas porque não podem ou não conseguem ou, mais grave ainda, porque as suas cidades não lhes garantem condições.

José Manuel Pureza

PS e PSD rodaram entre si e o que nos deixaram foi uma Coimbra-Trude, uma permanente promessa de uma cidade que nos entusiasme e uma permanente realidade de uma cidade que nos desanima.

Miguel Correia

As eleições autárquicas serão um momento muito importante na vida política portuguesa. O afastamento de pessoas que podem dar contributos políticos sérios é uma das maiores ameaças atuais à democracia. Usemos a nossa participação para projetar um futuro de liberdade.

Fernando Rosas

Quero agradecer à Mariana Mortágua, à Sofia Aparício, ao Miguel Duarte, ao Diogo Chaves e aos 500 participantes na flotilha humanitária a sua atitude corajosa e clarificadora.

Bruna Oliveira Lemos

A Sumud Flotilla, que significa flotilha da resiliência, tinha um propósito claro: mobilizar consciências e trazer o foco do mundo para o massacre contínuo em Gaza. Todos sabiam que poderiam ser intercetados, mas também sabiam o poder transformador que a sua ação poderia gerar. E gerou. E continuará a gerar.

José Manuel Pureza

Melo armou-se em Ventura e proclamou que quem levava comida e comida para Gaza era aliado do Hamas. E, calhando ser ministro da Defesa, pôs em risco, com as incendiárias declarações, o trabalho da diplomacia portuguesa para o retorno dos nossos.

Miguel Cardina

Os estrategas do cinismo são os apóstolos do poder realmente existente e a voz gourmetizada de muito do que se escreve nas redes sociais. Se agora o vemos melhor, devemo-lo também à ação corajosa de quem integra a flotilha humanitária.

 

Leonor Figueiredo

A segurança que interessa à esquerda é a que nasce do enraizamento, da estabilidade, do reconhecimento. É urgente travar a especulação imobiliária com limites às rendas e proibição dos despejos, proteger o comércio local, integrar imigrantes com dignidade.

Susana Constante Pereira

Este não é um texto sobre a Mariana. É sobre a esperança. Sobre o presente que queremos para quem tem 20 e poucos anos e o direito a aspirar a outra realidade. Sobre o futuro que temos a responsabilidade de tornar possível.