Opinião

Rafael Pereira

Nenhuma pessoa no mundo é ilegal, ao contrário do que as nossas instituições e mesmo algumas figuras políticas muito próximas nos fazem parecer. Todos os seres humanos merecem condições dignas para viver e têm o direito de procurar uma vida melhor em qualquer lugar do mundo.

Diogo Teixeira

Avizinham-se tempos incertos e resta-nos não desistir nunca de lutar pelos ideais em que acreditamos, para que os valores europeus sejam a democracia, a liberdade, a diversidade e a prosperidade.

Adelino Fortunato

A esquerda, para ter futuro, precisa de uma nova utopia adaptada às necessidades do século XXI, evitando repetir erros e apontando para uma alternativa socialista ao capitalismo que colha o melhor do balanço das experiências do passado.

Valério Arcary

A divisão entre os assalariados que ganham acima de dois salários-mínimos expressa um ressentimento social que foi manipulado pelo bolsonarismo. Se a esquerda não reconquistar confiança nesta parcela dos trabalhadores o perigo para 2026 é grande.

É fundamental promover uma política verdadeiramente socialista que responda aos problemas e necessidades do povo, tanto em Portugal como na UE. Uma alternativa que construa uma Europa de futuro para todas as pessoas.

João Teixeira Lopes

A ciência lida mal com os capo regimes. Ela deve ser acumulada, trabalhada, coletivamente construída, mas sempre sob a batuta da dúvida e do questionamento colaborativos.

Carlos Vieira

Só a esquerda pode impedir a degradação das condições de vida das populações e impedir a guerra, a desumanização e a fascização da Europa. A nossa guerra, de Portugal e da Europa, é a guerra contra as alterações climáticas.

Shahd Wadi

E o que as mulheres têm a ver com esta palavra? A Paz habitou apenas nas mãos de homens durante um aperto que dividiu a Palestina em ilhas … mas continuam a chamá-la Palestina, ilha prisão, ilha checkpoint, ilha muro, ilha colonato, ilha apartheid, ilha sem respiração, ilha inferno: Gaza.

Pedro Amaral

A questão geracional parece assumir cada vez um papel evidente, sendo que isso pode ser um sintoma, isso sim, dessa clivagem, que, nesse caso, é um abismo em continuo aprofundamento.

Graça Marques Pinto

Os grandes interesses económicos europeus querem imigrantes fragilizadas e sem direitos, mão de obra escravizada que engorda os seus lucros.

Tiago Lapa

O estilo político Calimero adotado pelo atual governo sobre a herança pesada na FCT é uma tática que pode preparar o terreno para mais cortes.

Os imigrantes fazem de Portugal um país melhor. E Portugal será um país melhor se houver menos burocracia e mais regularização. Menos entraves e mais integração. Menos conversa sobre “portugueses de bem” e mais trabalho a ensinar bem o português.