Opinião

Ana Carolina Gomes

Se as rajadas de vento foram, sim, pelo menos com o nome Kristin, passageiras, as consequências estão aí e prolongam-se e revelam a fragilidade infraestrutural de um país que não está preparado para lidar com a inevitabilidade de uma cada vez maior frequência de fenómenos climáticos extremos.

Rodrigo Silva

Ninguém é capaz de negar que seria um feito histórico se Trump conseguisse converter a “terra dos mil lagos”. Como tentará fazer isso? Está a fazer o que a extrema direita faz melhor, criar uma sensação de insegurança e virar a opinião pública contra os seus representantes políticos.

Fabian Figueiredo

Quando o poder de Estado reage a uma paródia com o peso das instâncias judiciais, o que está em causa não é a honra de um cargo, mas a tentativa de instaurar um “efeito inibidor” sobre a participação cívica no espaço público.

João Fraga de Oliveira

Os erros ou falhas de entendimento organizacional ou profissional na assunção e exercício dos poderes de autoridade pública suscitam o risco de o seu resultado como serviço público degenerar,

Helga Calçada

A proposta de atribuir total arbitrariedade aos juízes criminais de, caso considerem algum expediente da defesa como desnecessário ou dilatório, aplicarem multas, que poderão ascender a 10 mil euros – sim, 10 mil! -, podendo aumentar 50% se não forem pagas no prazo de 10 dias, é absurda e inadmissível.

O primeiro-ministro pode trazer discursos motivacionais, tal como o Executivo camarário bem pode apostar em iluminações de Natal. No entanto, as luzes não duram o ano inteiro e não há palavras que resolvam os problemas do país.

Luís Fazenda

O confronto entre Seguro e Ventura é o confronto entre a democracia e o autoritarismo reacionário. Reproduz-se em Portugal um cenário como se viu nas últimas presidenciais do Brasil, por exemplo.

Joana Mortágua

Não celebro o fim da hipocrisia, acho que havia nela uma réstia de ilusão sobre um mundo em que os pequenos conseguem proteger-se contra os desvarios dos grandes.

Nelson Peralta

A Iniciativa Liberal apresentou uma proposta para dinamitar a Lei de Bases do Clima. Argumenta que o faz porque o contexto geopolítico agora é diferente. Desculpa de mau pagador, já que em 2021 foi o único partido a votar contra a lei. 

Daniel Moura Borges

Ao não deixar claro que a segunda volta é sobre a democracia, as direções do PSD, do CDS e a IL estão a dar espaço a que as narrativas dos dois candidatos tenham a mesma legitimidade, e essa posição é inqualificável.

Adriana Temporão

São várias as notícias que deveriam despertar a nossa preocupação. Na Galiza, durante este verão várias praias fluviais do Rio Minho foram encerradas devido à baixa qualidade da água. Do lado de cá, porém, não se ouviu qualquer explicação, alerta ou reação.

Isabel Lourenço

A decisão da República Árabe Saharaui Democrática de apresentar a sua candidatura para o assento da África do Norte interpela Portugal e alterou profundamente o tabuleiro diplomático africano, expondo as contradições, fragilidades e o colapso da narrativa de Marrocos sobre o Sahara Ocidental.