Internacional

Guerra

Depois de ter ameaçado o Irão de fortes represálias se atacasse algum alvo norte-americano e tentar impor internamente a sua narrativa sobre armas nucleares, Trump lançou ataque a instalações nucleares não militares. Democratas dizem que não foram ouvidos, tendo-se violado a constituição. Guterres condena "ameaça direta" à paz e segurança. Mariana Mortágua diz que "plano de Trump e Netanyahu para dominarem o Médio Oriente é ilegal e terá consequências terríveis no mundo".

Extrema-direita

A cruzada anti-corrupção da extrema-direita não tem nada a ver com ética ou limpeza das instituições. Faz parte de uma estratégia discursiva neoliberal para estigmatizar as ideias dos seus adversários políticos, dinamitar a esfera pública e reforçar um modelo autoritário.

porMiguel Urbán Crespo
Justiça fiscal

Os esquemas de planeamento fiscal agressivo permitem ao fundo que é um dos maiores detentores de imobiliário na Europa escapar ao pagamento de mil milhões de euros em impostos na UE, revela o grupo da Esquerda no Parlamento Europeu.

Nicarágua

Major reformado teve de fugir da repressão sangrenta aos protestos pacíficos de 2018 e foi um dos opositores ao regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo que viu ser retirada a sua nacionalidade após acusações de “traição à pátria”.

porMatthias Schindler
Apagão

O relatório da Comissão Interministerial foi divulgado esta terça-feira. A pedido das empresas energéticas não nomeia quais foram responsáveis pelo apagão. Mas a imprensa revelou que a origem está na megacentral fotovoltaica da Iberdrola em Badajoz.
 

Estamos a ser dizimados tanto por um regime interno como por um inimigo externo. Alguém ouve a nossa voz? Ou devemos ficar em silêncio à espera que o nosso belo Irão se transforme noutro Iraque, Afeganistão, Gaza ou Síria?

porGian
Flotilha da Liberdade

Rima Hassan foi uma das ativistas a bordo do Madleen raptada em águas internacionais por soldados israelitas. De regresso a França, contou como tudo se passou.

Guerra

Há relatos de fuga em massa da população de Teerão enquanto os bombardeamentos continuam. Em Gaza mais 51 civis que apenas procuravam ajuda humanitária foram massacrados.

EUA

Entre quatro a seis milhões de pessoas participaram nos protestos contra Trump deste fim de semana. Isto é importante porque a vitória ou a derrota do autoritarismo competitivo dependerá, em grande medida, do lado que as pessoas comuns acreditam que vai ganhar.

porPaul Krugman
Palestina

Milhares de pessoas pretendiam seguir em caravana desde a Tunísia até à fronteira egípcia com Gaza. As autoridades deste país decidiram atacar a marcha, prender e deportar os seus participantes.

Espanha

A gravidade deste caso é óbvia e confirma que neste regime - e nos principais partidos que asseguraram a sua continuidade até agora - a corrupção não é marginal, mas estrutural, como pudemos constatar desde as suas origens ao longo de sucessivos escândalos, com Juan Carlos I à cabeça e com governos tanto do PSOE como do PP. 

porJaime Pastor
Grécia

O ex-líder do partido neo-nazi Aurora Dourada, Ilias Kasidiaris, atualmente preso por chefiar uma organização criminosa violenta, foi considerado o verdadeiro líder do Partido dos Espartanos que obteve 4,7% dos votos nas últimas eleições.

Israel promete que "Teerão vai arder" e continua a bombardear a capital do Irão. Liderança iraniana avisa contra interferência estadunidense, britânica e francesa.

Caças israelitas bombardearam vários pontos do país, visando também matar altos responsáveis militares e cientistas iranianos, nas vésperas de mais uma reunião sobre o programa de enriquecimento de urânio iraniano. Netanyahu cria mais uma frente de guerra e ameaça “continuar por quantos dias for preciso para remover esta ameaça”.

Economia

O domínio económico dos EUA (e da Europa) foi enfraquecido ao ponto de existir um risco significativo de a China dominar dentro de uma geração. Daí que livre concorrência, mercados e comércio sejam abandonados pelo realismo de ganhar a batalha pelo poder político e económico por todos os meios necessários. É esta a natureza da nova geonomia.

porMichael Roberts