Internacional

A governante de extrema-direita e anfitriã da cimeira de Bari, no sul de Itália, conseguiu que a referência ao direito ao aborto, presente na declaração da cimeira anterior no Japão, fosse excluída do texto aprovado esta semana.

Estados Unidos

Foram 15.800 os estafetas da multinacional que recorreram à arbitragem na tentativa de ver reconhecidos contratos de trabalho. Pretendem serem ainda compensados por salários não pagos, horas extras e despesas relacionadas com o trabalho, como combustível, despesas dos veículos e uso do telemóvel.

Eleições Europeias

Para além de aumentos de votação importantes da França Insubmissa e do Partido do Trabalho Belga, destaca-se o facto da esquerda italiana ter voltado a ter representação eleitoral com a Sinistra Italiana. Já a Aliança de Esquerda finlandesa obteve 17% e triplicou eleitos.

Azerbaijão

Dezenas de jornalistas, ativistas e políticos da oposição têm sido presos no país que é o anfitrião da próxima COP em novembro e acaba de anunciar o português Fernando Santos para selecionador nacional de futebol. Vários ativistas manifestaram-se para tentar que o resto dos países que vão participar na cimeira tomem posição sobre violações dos direitos humanos.

Genocídio em Gaza

Pressionado pelo eleitorado e pelo movimento de protesto contra a guerra, o presidente dos EUA escolheu um plano de paz oportunista e hipócrita. Biden e Gantz divergem com Netanyahu sobre a forma de liquidar a causa palestiniana mas não sobre o objetivo da liquidação em si.

União Europeia

O vice-presidente do grupo europeu a que pertencem Livre e PAN abriu a porta a juntar-se à coligação que apoia a candidata de direita à presidência da Comissão Europeia em nome de uma “maioria estável” “pró-europeia”.

Gaza

A Comissão Independente de Inquérito aos Territórios Palestinianos Ocupados e Israel divulgou as conclusões do seu relatório que será apresentado no dia 19 ao Conselho dos Direitos Humanos em Genebra.

europa fortaleza

Os números recolhidos pela ONG Caminando Fronteras indicam que entre janeiro e maio morreram a cada dia 33 migrantes nas quatro principais rotas de acesso. Número de vítimas quase supera o total do ano passado.

Palestina

Há 345 licenças de venda de armas ativas no Reino Unido, mais de cem emitidas desde outubro. Organizações como a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch vão a tribunal tentar travar este comércio da morte.

Direitos Humanos

A multinacional bananeira foi condenada nos Estados Unidos a indemnizar os familiares de oito pessoas assassinadas pelo grupo paramilitar Autodefensas Unidas de Colombia.  É a primeira vez que um tribunal norte-americano declara uma empresa do país responsável de cumplicidade com violações dos direitos humanos no estrangeiro.

França

O presidente dos Republicanos anunciou a vontade de entrar em acordo com o partido de Le Pen para as próximas legislativas. O seu partido, contudo, parece ter entrado em guerra civil por causa da proposta.

Espanha

Luis Pérez, conhecido como Alvise Pérez nas redes sociais, foi assessor do Ciudadanos em Valência antes de projetar as suas mensagens racistas e “conspiranóicas” no seu canal de Telegram, que conta com mais de 400 mil seguidores.

França

Os antigos partidos da NUPES anunciaram que vão concorrer juntos às próximas legislativas. Depois da vitória da extrema-direita nas europeias e da convocação de eleições para o final do mês, crescem os apelos à unidade do mundo sindical, associativo, cultural e político.

Militarismo

As elites europeias aproveitam a situação atual para lançar uma nova fase do projeto europeu, com o objetivo de instaurar um federalismo oligárquico e tecnocrático.

porMIGUEL URBÁN, ERIC TOUSSAINT e PAUL MURPHY
Israel

Benny Gantz sai após massacre no campo de refugiados de Nuseirat. Propaganda nas redes sociais com familiares dos reféns libertados correu mal a Netanyahu. A única boa notícia do fim de semana para os sionistas foi o avanço da extrema-direita nas europeias e a demissão do primeiro-ministro belga.