Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

Comunidade

Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

O vídeo de uma empregada de bar do Recife a cantar deslumbrou o Brasil e gerou comentários de assombro diante do talento de uma trabalhadora suburbana. Mas nós, que viemos de baixo de uma sociedade de classes bem sabemos de viva carne, alma e experiência, que do meio do povo saem, crescem e lutam pessoas maravilhosas.

Urariano Mota

A nossa elite não sabe, despreza: a fala popular é a própria língua da história. A população fala a língua que guarda um fio de continuidade entre a identidade de um lugar e a civilização.

Urariano Mota

Para evitar a piada do dia universal da mentira, os golpistas mentiram por antecipação. Falaram que o golpe se fez em 31 de março de 1964. E que nesse dia foi decretada a revolução. O problema é que os subversivos calendários não obedeceram à ordem.

O despedimento de 364 trabalhadores em março na Yazaki Saltano de Ovar, foi apenas mais um passo de uma longa caminhada de mais de três décadas, em que a presença no país desta multinacional vem deixando como marca um significativo numero de trabalhadores que deixaram a sua juventude no chão da fábrica.

José Carlos Lopes

Redes sociais como o Instagram, o TikTok e o YouTube transformaram indivíduos comuns em ícones, influenciando milhões sem qualquer filtro crítico. Mas será esta devoção apenas entretenimento, ou revela algo mais profundo sobre a forma como construímos os nossos ídolos?

Isabel Oliveira

A queda do Império Romano, bem como a queda de todos os outros impérios que existiram na História Humana, possuem pontos comuns que são perenes na existência humana: não é possível viver só de repressão.

Policleto Ramires

A identidade e as políticas da identidade, mais do que ligadas a uma ideia de poder absoluto e totalizante, constituem o produto (a primeira) e a técnica (as segundas) de um poder que assume a forma de governo dos seres vivos dotados de um nome. 

Stefano Rota

As academias militares devem ser supervisionadas por órgãos governamentais para que a autonomia dos fardados seja diminuída, para que eles exibam a atitude de subordinação às autoridades e às leis civis, para que o ensino castrense mantenha o compromisso de preparar o soldado cidadão.

Antônio Carlos Will Ludwig

Imaginem o lápis-azul da censura aplicado não apenas a torto e direito, mas também às línguas. Imaginem ter que escrever publicamente sempre em outra língua que não a vossa e apesar disso serem constantemente vigiados.

Luís F. Figueiroa 

Como peça de humor, pela graça, tal defesa deixaria Bolsonaro absolvido. Mas para sua desgraça, ele é um criminoso flagrado, inimigo da sociedade, inimigo do povo brasileiro. Fascista, inepto, para a prisão

As mortes de Juscelino Kubitschek, João Goulart e Carlos Lacerda, em um período de 9 meses, já deveriam ter inspirado em nossa imprensa mais que conjeturas. Assim como Deus da frase de Einstein, a história não joga dados. 

A brava guerrilheira, poliglota, poeta, atraiçoada pelo marido, o agente duplo José Anselmo dos Santos, Cabo Anselmo, que a entregou grávida para a morte, ainda clama justiça.

Em mais de uma oportunidade já escrevi que podíamos escrever a história política do Brasil a partir do som da sua música popular.

Após 30 anos do encerramento das minas do Pejão, ironicamente o carvão ganha redobrado alento nas políticas ultraliberais e negacionistas.

José Carlos Lopes

Natal é isto: a data magna das promessas de humanidade que se traem em poucos dias. Ou na própria data. Então, o que fazer?