Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

Comunidade

Contributos enviados por leitores e leitoras do Esquerda.net

Neste projeto dos alunos do 6º ano em Ovar, os alunos identificam várias particularidades da confraternização e amizade entre crianças e jovens estudantes oriundos de vários continentes, permitindo-lhes alargar conhecimentos de outras diferentes culturas.

José Carlos Lopes

Tem de haver um potencial do poético para criar uma comunidade de inspirações várias, chamando sobretudo os jovens, que andam profundamente distanciados da poesia, a escreverem mais, a lerem mais, a conceberem poesia maior de qualidade.

Leonardo Camargo Ferreira 

A música apresentada por Nemo pode, muito facilmente, constituir uma relíquia social; ou, escrevendo de outra forma, um objeto precioso de análise sociológica

Leonardo Camargo Ferreira

A postura tomada por Aguiar-Branco parece ser de uma alegada neutralidade; porém, a neutralidade é também uma escolha, e o silêncio, quando o assunto em causa é a defesa dos direitos humanos, não deixa de ser uma compactuação tácita com as ofensas do agressor.

Leonardo Camargo Ferreira

O mais importante numa discussão sobre reparações é... reparar no racismo. É preciso reparar nele para o reparar para o futuro. De que "gestas" – o trocadilho é intencional – precisamos, até para que no debate público não se caia na armadilha de pensar que aquilo de que se trata é só ou sobretudo de "pagar" ou "indemnizar"?

Miguel Vale de Almeida

Pairam no horizonte ameaças de retrocesso, pelo que, comemorando o “25 de Abril sempre”, importa reinventar, a médio-longo prazo, um novo 25 de Abril, mas esse ecossocialista! Por Manuel Carlos Silva.

A recente notícia "Autista visto como animal em processo em escola na Marinha Grande" evidenciou um problema profundo na nossa sociedade: a falta de inclusão e respeito pelas crianças e alunos com autismo nas nossas escolas e na própria sociedade. Por Pedro Luzio.

Pedro Luzio

Se as condições de trabalho não melhoraram, nem os salários, para onde foi direcionado o orçamento da saúde? Para os convénios com os privados? Para as empresas de trabalho temporário? Por Ana Sofia Cunha.

27 de março de 2024 será para sempre lembrado como um dia triste para a cultura em Coimbra e em Portugal. Após décadas de abandono, 10 anos de Bienal de Arte Contemporânea foram suficientes para o mercado da hotelaria de luxo reivindicar como seu aquele que se tornou um dos espaços mais relevantes da cultura na cidade. Por Gustavo Mourinho.

Porque terão tanta resistência em abraçar a linguagem inclusiva alguns escritores e escritoras do século XXI quando o seu ganha-pão é inventar palavras, animais, países e até mundos? Por Adriana Dias.

No próximo sábado saímos à rua para apelar ao voto contra o racismo e a xenofonia e exigir resposta às pessoas racializadas e migrantes que, há décadas, esperam pela verdadeira democracia igualitária que Abril prometeu. Por Lou Loução.

Estamos a poucos dias de saber a decisão da Consulta Pública deste empreendimento. Quais os seus impactos negativos? Por Carlos Cabrita.

O território da Palestina não só foi enormemente reduzido, como o povo palestiniano continua  cercado por um muro de 700 km de comprimento e 8 metros de altura, construído pelo regime sionista de apartheid e limpeza étnica. Por Manuel Carlos Silva.

Por: Manuel Carlos Silva

Festival Caminhos do Cinema Português continua a estar sujeito aos amplamente criticados regulamentos do ICA, que perpetuam um sistema de financiamento público escasso e continuamente matam a produção cultural em Portugal. Por Gustavo Mourinho.

A implementação dos transportes públicos gratuitos em Setúbal é urgente e deve ter data marcada. Claro que deveria ter sido simultâneo e acompanhar o parqueamento pago. Por Joaquim Coelho.