Cultura

O Imenso Comércio do Nada XXII

Ao estar na periferia do campo de poder político; por ser quase inexistente, silenciada ou subtraída nele, a mulher musical tem uma forma de reconstruir pedaços da narração memorialística e de tomar posição.

Memória histórica

Em Sernande, Vinhais, descerrou-se uma placa a lembrar um guerrilheiro galego antifascista aí morto pela PIDE e Guardia Civil. A iniciativa Raia Seca Solidária lembrou não só os combatentes mas também os portugueses que lhes forneceram uma retaguarda para a sua luta.

Cinema

O português foi galardoado pelo filme Grand Tour. Disse que este é sobre a determinação das mulheres. Anora deSean Baker venceu a Palma de Ouro. O iraniano Mohammad Rasoulof foi premiado por uma metáfora contra a ditadura. E a espanhola Karla Sofía Gascón tornou-se a primeira mulher trans a ganhar o prémio de melhor atriz.

O Imenso Comércio do Nada XXI

Em alturas de insurgência artística, por exemplo, os incendiários parecem estar todos na casa-grande, varre-se dos pinhais a memória e começam a assenhorar-se do terreno alheio.

Obituário

Faleceu hoje, 24 de maio, Renato Roque, engenheiro de telecomunicações, antigo professor na FEUP, fotógrafo, escritor, criador, ativista cultural e político inquieto, sempre solidário e presente.

Cinema

O Festival de Cannes recebe A Savana e a Montanha, terceira longa-metragem de Paulo Carneiro, filme-contestação que promete aquecer a Quinzena dos Cineastas. Em causa, está a dramatização, em modo western,do conflito entre a associação dos Unidos em Defesa de Covas do Barroso e a exploração mineira da britânica Savannah Ressources.

Internet

No momento em que se assinalam os 76 anos da Nakba, a curiosidade de muita gente sentir-se-á espicaçada pela questão palestiniana. É uma boa altura para explorar a Enciclopédia Interativa da Palestina.

Entrevista

O cinema de resistência do realizador palestiniano radicado na Alemanha está em destaque esta semana na retrospetiva no IndieLisboa. Nesta entrevista, Kamal Aljafari fala-nos do seu trajeto, da sua arte e do massacre em curso na Palestina.

 

 

No dia 14 de Maio o estado de Israel comemora a sua criação; no dia 15 de Maio comemoramos solenemente o Dia da Naqba, a catástrofe que seguiu diretamente do estabelecimento do Estado de Israel e que viabilizou esse estado através de uma expulsão massiva da população palestiniana árabe.

porAlan Stoleroff - Judeus pela Paz e Justiça
Centenário

A paixão anti-autoritária atravessa a obra do autor como uma corrente elétrica. Há que realçar a dimensão formidavelmente crítica e subversiva da obra de Kafka, tantas vezes ocultada mas que é a mais sentida pelos milhões de leitores modernos, para quem este se tornou sinónimo de inquietude em relação ao sistema burocrático.

porMichael Löwy
Entrevista a Flora Gomes

Há meio século, Amílcar Cabral pediu a um grupo de jovens cineastas da Guiné-Bissau que levassem a luta pela independência do seu país para o cinema. Agora, estão a concluir o projeto como uma homenagem a um dos maiores revolucionários de África. Entrevista de Michael Galant a Flora Gomes.

Cinema

A 77ª edição do Festival de Cannes acontece entre 14 e 25 de maio. O cinema português volta a ter um filme candidato ao prémio máximo 18 anos depois.

Livros

A recuperação política de J.R.R. Tolkien pela extrema-direita não agrada a toda a gente. E muito menos aos seus descendentes, que utilizam os seus direitos de autor para financiar a solidariedade com os migrantes e as ações contra a venda de armas e os pesticidas.

porEmma Bougerol
O Imenso Comércio do Nada XX

É preciso olvidar para que a revolta se mantenha, para que uma nova vontade de poder surja. Quais serão os meios se o importante for criar e manter relações artificiais?

O Imenso Comércio do Nada XIX

Todas as ânsias de superiorizar uma ideia de dominação estão presentes em algum momento nos artistas, em alguns a vida toda, não se emanciparam desse lugar, até por isso as temos de compreender melhor em nós. Por Soraia Simões de Andrade.