Cultura

Cinema

Ao adaptar o realismo da palavra de Raul Brandão, Rodrigo Areias conferiu também a medida certa do seu cinema em A Pedra Sonha dar Flor.

O Studio Ghibli, conhecido nomeadamente pelas obras de Hayao Miyazaki, não é a Disney japonesa, é mais uma anti-Disney. Concebidos por animadores saídos do movimento comunista japonês, os seus filmes celebram o trabalho criativo e a solidariedade humana contra o capitalismo e a guerra.

porOwen Hatherley
Entrevista

O historiador argentino Martín Martinelli conversa com Enzo Traverso sobre o seu ensaio mais recente, que define como “um escrito de urgência num contexto de crise como resposta à necessidade de falar e tomar posição”.

Música

Prático, fácil e gratuito, este sistema de partilha de música desafiou a indústria cultural ao expor o seu modelo arcaico e propor a livre circulação das obras culturais. Foi perseguido e capturado, mas talvez tenha deixado sementes.

porAndressa Soilo
Cinema

Narine Mkrtchyan e Arsen Azatyan sugerem criam um conseguido ‘ensaio filosófico’ marcante pela invocação que faz da liberdade e do poder da imaginação como resposta metafórica à guerra.

Música brasileira

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Chico Buarque. Contar 1, 2, 80 e mais, não é compreender a marcha dos dias. A idade real destes criadores é a dos seus tempos mais fecundos. Agora e sempre, até à penúltima gota de tempestades.

Memória

Os cientistas soviéticos tentaram durante décadas criar uma rede para conectar toda a sua nação. A mesma coisa que os levou a um impasse está agora a fraturar a Internet global.

porBenjamin Peters
Cinema

'My Stolen Planet' venceu o prémio Jean-Loup Passek da Melhor Longa Metragem Internacional, no 10º MDOC. 'Tão pequeninas, tinham o ar de serem já crescidas' foi o melhor documentário nacional.

Cultura

20 entidades do setor do livro instam o governo a tomar medidas urgentes para impedir a continuação dos ataques da extrema-direita contra apresentações de livros e garantir a segurança e a liberdade de qualquer cidadão.

O imenso comércio do nada XXV

Depois de ler Brecht é impossível continuar a ouvir o mesmo texto sem ver o quadro de luta com a parede em salitrada que lhe tenta ceder, os meios-tons diacrónicos e cromáticos que compõem um digno tratado do vão combate.

“Marxista rude”, atraído pelo anarquismo mas com uma colaboração comprometedora com a máquina do poder, este investigador singular e inovador estudou formas de resistência e relações de poder, especialmente em comunidades camponeses do sudoeste asiático, e sociedades sem Estado.

A cantora faleceu este sábado aos 69 anos. Trouxe a inovação e a melhor poesia ao fado, avançando “sem pedir licença aos opinadores do fado”, mas também o feminismo da “mulher afirmativa” que sempre quis cantar.

Cultura

Contorno dos estatutos na nomeação de nova presidente da administração da fundação faz soar alarmes. Trabalhadores falam em "violação clara dos estatutos".

Jogos Olímpicos de Paris

Para o Sindicato Francês dos Artistas Intérpretes, as condições de trabalho de muitos dos bailarinos presentes no evento são “vergonhosas, sem qualquer subsídio ou conhecimento do montante da transferência dos direitos conexos”.

Estudar os textos de Edmund Burke, o pai do conservadorismo moderno, revela algo importante: que o pensamento intelectual de direita não vai muito além de alguns pseudo-argumentos sobre a defesa de relações sociais convencionais e hierarquias tradicionais.