Ambiente

O furacão Melissa trouxe vários riscos à tona: as tempestades estão a intensificar-se mais rapidamente, atingindo com mais força e dando às pessoas menos tempo para escapar.

porAlexander Baker e Liz Stephens

O valor da proposta de transposição da diretiva europeia é inferior ao definido no Plano Nacional de Energia e Clima. Ambientalistas falam em “violação do princípio da não-regressão climática”.

António Guterres alerta para as “consequências devastadoras” deste facto e apela: “mudemos de rumo já” para evitar passar os pontos de não-retorno na Amazónia, Gronelândia e Antártida Ocidental.

A FNSTFPS manifesta a sua “clara oposição” a esta medida, critica a “confusão” inerente à dispersão de funções pelas CCDR e revela preocupação sobre o que se passará com os trabalhadores.

Alterações climáticas

Integrar o risco climático nas políticas urbanas será essencial para garantir sustentabilidade, equidade e resiliência num contexto de aumento do calor e desigualdade territorial. O que for feito hoje fará a diferença no valor económico, social e humano das habitações amanhã.

porSimón Sosvilla-Rivero, Adrian Fernandez-Perez e Marta Gómez-Puig

Deputados dos três partidos que concorreram juntos às autárquicas na coligação Evoluir Figueira querem saber porque é que não foi ainda encerrada a atividade da BioAdvance por falta das licenças ambientais necessárias à laboração.

França

Um tribunal de Paris condenou o gigante francês dos combustíveis fósseis por fazer publicidade enganosa sobre a sua “ambição de atingir a neutralidade carbónica” e se gabar de ser “um ator maior na transição energética”.

Combustíveis fósseis

O relatório Estado anual da Ação Climática mostra que os principais indicadores que permitiriam combater as alterações climáticas estão longe de poder ser alcançados atempadamente.

A falta de investimento em calor limpo e a contínua terceirização dos custos para os elos mais frágeis da cadeia de produção indicam que, sem pressão regulatória e responsabilização, o futuro da moda continuará a ser alimentado por combustíveis fósseis e custará a saúde do planeta e dos seus trabalhadores.

porFrance Júnior
Indústria automóvel

Há um novo escândalo de emissões poluentes de automóveis na Europa. Análise a 800 mil veículos híbridos plug-in concluiu que emitem apenas menos 19% de CO2 do que os veículos movidos a gasolina ou gasóleo. Fabricantes anunciam 75% menos poluição.

As emissões de gases com efeito de estufa com origem humana atingiram o nível mais elevado de sempre em 2024, apesar de todas as promessas de ação climática mais consequente. A Organização Mundial de Meteorologia considera “essencial” a sua redução.

Um relatório científico diz que estes recifes onde vive um quarto das espécies marinhas podem desaparecer "a menos que voltemos ao aumento das temperaturas médias globais da superfície de 1,2 °C (e, eventualmente, a pelo menos 1 °C) o mais rápido possível".

Alimentação

Muitos óleos alimentares contêm um derivado do petróleo, o hexano, que tem efeitos nocivos para a saúde. O jornalista Guillaume Coudray revela como a busca pelo lucro contaminou gradualmente todo o abastecimento alimentar do planeta e avisa que “os produtos vegetarianos são particularmente abrangidos”.

porSophie Chapelle

Bruxelas prometeu acabar com esta prática, mas uma investigação mostra a enorme quantidade de toneladas de químicos proibidos na Europa por serem perigosos e mesmo assim são exportados por países do espaço comunitário.

Alterações climáticas

Os vinte principais países produtores de combustíveis fósseis irão produzir até 2030 mais do dobro do que tinham planeado antes.