A decisão inédita do Tribunal de Recurso de Berlim, o relatório a ageência das drogas da UE e o festival Binóide estão em destaque nesta emissão do podcast.
Estudo científico acompanhou na cidade de Basileia um dos sete projetos piloto de canábis legal hoje em curso na Suíça. Ouve esta e outras noticias nesta edição do podcast.
Ao fim de 26 anos preso, o líder do PKK decretou um cessar-fogo unilateral. Enfraquecido em eleições, o governo de Erdogan agrava a repressão. Neste episódio, visitamos o nacionalismo turco e a sua versão islamista, no poder há um quarto de século. E abordamos a resistência dos curdos, um povo que os impérios decidiram eliminar do mapa há cem anos e que é de novo ameaçado pela turbulência do mundo e da região.
A decisão inédita do Tribunal de Recurso de Berlim, o relatório a ageência das drogas da UE e o festival Binóide estão em destaque nesta emissão do podcast.
Martín Ribadero explora o livro que analisa como o romancista peruano rompeu com Fidel Castro e como se distanciou da URSS, o início de um caminho que o iria levar ao neoliberalismo autoritário. Um artigo lido por Carlos Carujo.
Luís Fazenda defende que fugir à atual espiral do militarismo obriga a uma posição de rutura com a NATO que é o cancro do belicismo. Um artigo lido por Carlos Carujo.
Daniel Tanuro defende que a batalha climática só pode ser travada restituindo ao trabalho o seu carácter de atividade social produtora de valores de uso para satisfazer necessidades humanas reais (por oposição às necessidades humanas alienadas pelo capital produtivista/consumista). Um artigo lido por Carlos Carujo.
José Soeiro e João Teixeira Lopes invocam a memória do recém-desaparecido Burawoy enquanto sociólogo global, académico rigoroso e criativo, reconstrutor do marxismo, ser humano imensamente generoso que nos tocou e cujo legado nos responsabiliza. Num artigo lido por Carlos Carujo.
João Lázaro conta a história de como o núcleo inicial da Internacional em Portugal foi disputado pela influência das alas bakuninistas e marxistas. Um artigo lido por Carlos Carujo.
O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução.