Está aqui

Pedro Amaral

Estudante do ensino secundário. Membro da Comissão Coordenadora Regional dos Açores do Bloco de Esquerda. Ativista estudantil

Artigos do Autor(a)

17 de Setembro, 2023 - 00:19h

Tentar expandir horizontes, para compreender o mundo que nos rodeia e o nosso papel nele. Estes projetos têm em comum quatro aspetos: quererem aumentar a participação cívica, o debate e ação; serem um grupo informal de jovens e alicerçarem-se digitalmente.

9 de Setembro, 2023 - 22:31h

António Ventura é um político [do governo dos Açores] com uma forte veia lírica: não contente com a invenção da máquina do tempo, na semana passada decidiu abraçar o pragmatismo afirmando «quando há excesso de população, abate-se». Quando vamos ter uma região que se preocupa com as pessoas?

13 de Junho, 2023 - 22:37h

Bárbara Tinoco juntou-se a uma nova vaga de artistas, que reinventaram a música de intervenção portuguesa. Uma geração que, pelo pop, tendo um grande público, não tem medo de se expressar sobre assuntos que podem ser vistos como tendo uma dimensão política.

1 de Maio, 2023 - 17:56h

É obrigação da democracia debater formas de se melhorar: o objetivo é a sua radicalização, o aprofundamento progressivo dos valores democráticos. As alterações constitucionais não devem ser temidas, são necessárias. Não obstante, uma democracia deve punir o discurso de ódio.

26 de Março, 2023 - 12:35h

É inconcebível que, num arquipélago onde nem existe transporte de passageiros por via marítima ao longo de todo o ano, se venha retirar das pessoas aquele que é o seu meio de transporte. Temos mar que nos separa e querem privatizar as canoas que detemos.

16 de Dezembro, 2022 - 22:51h

É triste 2023 ser o ano em que o orçamento regional [dos Açores] para a cultura é o mais baixo da sua história democrática (um corte de 27,3% em relação ao ano passado).

9 de Dezembro, 2022 - 15:44h

Recentemente temos vindo a assistir à utilização do vocábulo “colaborador” em vez de “trabalhador”. Esta mudança, aparentemente inofensiva, prejudica na verdade o trabalhador porque lhe retira a noção mais básica daquilo que um trabalhador faz: o trabalho.

18 de Agosto, 2022 - 21:52h

No passado dia 4 de agosto, Mário Ferreira tornou-se o primeiro português no espaço. A bordo da Blue Origin realizou uma viagem de quase 11 minutos, dos quais 3 foram passados em gravidade zero. Mário Ferreira é, portanto, um herói nacional. Só que não.

21 de Março, 2019 - 11:04h

Se os jovens se levantam para defender o seu futuro só uma coisa poderá acontecer: um futuro melhor virá.