Professores, técnicos e auxiliares voltaram a encher ruas de Lisboa

28 de Janeiro 2023

Em defesa da escola pública, dezenas de milhares de pessoas voltaram a manifestar-se em Lisboa, desta vez com destino ao Palácio de Belém. Às razões do protesto convocado pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) juntou-se a defesa do direito à greve.

A agulha, o chicote e o altar

Gastar do erário público 5,4 milhões de euros para construir um altar é uma ofensa ao sofrimento por que passa a maioria do povo português, é um escândalo, é um ato contra os ensinamentos do evangelho, é um ato contra a república laica.

Internacional

Manifestantes sionistas de Telavive esqueceram os seus vizinhos palestinianos

28 de Janeiro 2023

Não há e nunca haverá "liberdade, igualdade e bom governo" num estado de apartheid, tal como não há uma "luta pela democracia" quando se faz vista grossa ao apartheid. Por Gideon Levy.

Sociedade

Luís Moita (1939-2023)

28 de Janeiro 2023

Foi um dos protagonistas entre os católicos contra a guerra e a ditadura. Em democracia, dedicou-se à cooperação com África e mais tarde à academia na área das relações internacionais e do estudo da paz e dos conflitos armados.

Ambiente

425 organizações pedem à ONU que impeça a "captura" da COP28 pela indústria fóssil

28 de Janeiro 2023

Na carta dirigida a António Guterres, as organizações dizem que a escolha do lider da petrolífera dos Emirados para presidir à próxima conferência do clima "ameaça a legitimidade e a eficácia" da COP28.

Política

Mulher/vida/liberdade e o horizonte de um futuro igualitário no Irão

28 de Janeiro 2023

Décadas marcadas pela economia de pilhagem e a repressão do regime têm tido uma resposta nas ruas dirigida por um movimento estudantil com experiência de revolta desde o tempo do Xá. Artigo de Yuze-Palang.

Opiniões

Mamilos de trazer ao peito

Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

O fosso digital que engole a pobreza

A inteligência artificial e a automação dos processos de certificação, distribuição e controlo dos apoios sociais estão a assassinar a Segurança Social — e o crime já avançou muito caminho.

Devemos proibir a venda de casas a não residentes?

O nosso país tornou-se um inferno para quem procura casa para viver e é hoje um paraíso para fundos imobiliários, vistos gold, nómadas digitais e residentes não habituais, com regimes de desigualdade e de privilégio de consequências desastrosas.

Alta Voz

O que os artistas medievais nos ensinam sobre o sexo dos animais

24 Janeiro

Robert Mills mostra como algumas imagens da arte medieval chamam a atenção para o facto dos humanos serem estranhos e mais complicados do que por vezes supomos, o que considera uma lição com a qual quem persiste em encontrar reflexos na “natureza” de categorias humanas de género e sexualidade pode seguramente aprender. Um artigo lido por Carlos Carujo

 

Os Cantos da Casa

Anaquim n' Os Cantos da Casa

22 Janeiro

Anaquim ― Amarras, 2022.

Orquestra Jazz de Leiria ― Dez, 2021.

Mafalda Veiga ― Pássaros do Sul, 1987.

Projecto Pouca Pena ― Largo da Memória, 2022.

Catarina Branco ― Vida plena, 2022.

Edição nº 388, de 21 de janeiro de 2023

Quatro e Vinte

Ressaca da indústria canábica já chegou a Portugal

20 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para os sinais da crise no mercado legal da canábis ao ver frustradas as expetativas de mudanças rápidas nas leis federais dos EUA e também na Europa.

Cultura

Apresentando-me, por Ursula Le Guin

21 de Janeiro 2023

A escritora feminista e libertária apresentava este ensaio autobiográfico, escrito em 1992, como “um texto de performance”. 

Internacional

África: resistir à dominação neocolonial

15 de Janeiro 2023

Que a crise histórica do sistema neoliberal seja uma oportunidade para os povos do Sul de demolir os fundamentos da competição internacional e do crescimento a qualquer custo e para fazer valer os princípios de um alter-desenvolvimento, ao mesmo tempo afro-centrado e de dimensão universal. Por Martine Boudet e Claude Serfati.

Mais Esquerda

Cuidadores Informais, Respostas Sociais e Direito ao Cuidado

5 Novembro

Audição pública realizada a 4 de novembro de 2022 na Assembleia da República. Com intervenções de Maria Anjos Catapirra (Associação Nacional de Cuidadores Informais), Tainara Machado (Colectiva e Precários Inflexíveis), Valentina Perrota (membro do Conselho Consultivo dos Cuidados no Uruguai) e José Gusmão (eurodeputado do Bloco/The Left).

Telma Monteiro: Ainda há combates que não vão ao tapete?

visto na net

A hexacampeã europeia de judo é a convidada desta edição do Contra Regra, o podcast de Catarina Martins.

Agenda

29 Janeiro

Fotografias produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes. Mais informações
Lisboa, estações de metro de Baixa-Chiado, Odivelas, São Sebastião e Senhor Roubado, das 06h30 à 01h00.

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00.

Mais informações
Lisboa, Sede nacional do Bloco de Esquerda na Rua da Palma, 10h00

Com Joana Bértholo e Mariana Magalhães. Mais informações
Lisboa, LU.CA - Teatro Luís de Camões, 11h30

Mais informações
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 16h00

Dramaturgia e encenação de Ricardo Neves-Neves com Adriano Luz, António Ignês, Cristóvão Campos, Dennis Correia, Filipe Vargas, João Tempera, José Leite, Luís Aleluia, Manuel Marques, Marco Delgado, Rafael Gomes, Renato Godinho e Ruben Madureira. Mais informações
Lisboa, Teatro da Trindade, 16h30

Para crianças a partir dos três anos. Mais informações
Lisboa, LU.CA - Teatro Luís de Camões, 16h30

Mais informações
Porto, Batalha Centro de Cinema, 19h15.

Dossier

Um dos maiores espetáculos desportivos do mundo terá lugar num país onde os direitos humanos mais básicos são negados à esmagadora maioria da população. O regime bilionário tenta lavar a sua imagem com o apoio da FIFA num evento marcado desde o início por suspeitas de corrupção. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de Maio 2022

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.