Europeias 2024

Luis Pérez, conhecido como Alvise Pérez nas redes sociais, foi assessor do Ciudadanos em Valência antes de projetar as suas mensagens racistas e “conspiranóicas” no seu canal de Telegram, que conta com mais de 400 mil seguidores.

Fotos de Ana Mendes

No discurso da noite eleitoral, Catarina Martins prometeu levar para Estrasburgo os combates que travou nesta campanha. Mariana Mortágua destacou a resistência do Bloco e o recuo da extrema-direita face às legislativas como elementos positivos desta eleição.

O grupo da Esquerda no Parlamento Europeu aumenta a sua representação para 38 eurodeputados, mais um do que nas últimas eleições europeias.

A cabeça de lista do Bloco nas eleições vinca que o Parlamento Europeu está no centro de muitas das decisões que são tomadas, seja da guerra e da paz, seja do preço das coisas do supermercado” e que é importante que não se abdique do “poder” e do “direito” que é o voto e que é igualmente um “dever cívico”.

No comício final de campanha em Almada, Catarina Martins apelou ao voto lembrando que desta vez não há desculpas para não ir votar. E afirmou que cada voto no Bloco será decisivo para continuar a defender no Parlamento Europeu os direitos humanos, a paz, a transição climática justa, o salário e a casa para viver.

Fotos de Ana Mendes

Fotos de Ana Mendes.

Catarina Martins fez a última arruada de campanha em Lisboa, no culminar de uma campanha “muito bonita” e em que recebeu “muito carinho” das pessoas. Mariana Mortágua apelou ao voto para “defender os direitos humanos, os direitos das mulheres e a solidariedade, sem nunca ceder”

O economista austríaco que dirige o Partido da Esquerda Europeia é o 'Spitzenkandidat' da esquerda e fez das respostas à crise na habitação a sua principal bandeira de campanha eleitoral.

Relatório do Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais diz que o número de relatos e notícias falsas publicadas na internet relacionadas com a União Europeia atingiu o máximo desde maio do ano passado, quando começou a sua monitorização.

Pela lei eleitoral, os candidatos independentes costumam ter força na Irlanda. Atualmente há três eurodeputados independentes. As questões da imigração estão a reforçar esta tendência numa eleição que se disputa em simultâneo com as autárquicas. 

Rory Costello

Confrontado com o caso de um imigrante que se queixou de ter sido vítima de racismo no país, o líder da extrema-direita virou-lhe costas e os seus apoiantes tentaram perturbar as explicações que dava aos jornalistas.

Fotos de Ana Mendes

Numa ação de campanha em Barcelos, Catarina Martins comentou a vinda a Portugal da candidata a presidente da Comissão Europeia apoiada pela AD e disse que “hoje é bom dia para se perceber quem é que está do lado dos direitos humanos”.

O Bloco utilizou esta quarta-feira três carrinhos de compras para ilustrar diferenças salariais e de poder de compra. Fotos de Ana Mendes.

No comício do Porto do Bloco, falou-se ainda de combate à pobreza, de construir uma Europa cooperante para além do mercado, da importância de estancar a extrema-direita e contrariar a indiferença com a força da vibração democrática.

O Bloco defende mais investimento público em habitação, que o direito à habitação seja um direito fundamental na UE e que “a política de juros do BCE tenha escrutínio democrático “para que não se permita políticas como a que aconteceram de duplicar os juros no momento mais difícil da vida das famílias”. Fotos de Ana Mendes.

Candidata do Bloco às europeias afirma que o próprio Governo reconhece que os consulados não têm meios para dar resposta aos pedidos dos imigrantes e que a sua medida significa o regresso a um passado de má memória.