Está aqui

Saúde

Macaco-cinomolgo. Foi nesta espécie que os investigadores primeiro encontraram este vírus. Isso não significa que a "varíola dos macacos" tenha como hóspede principais este animal. Foto de Sakurai Midori/wikimedia commons.

Surto europeu de varíola dos macacos: o que precisa de saber

Maio 19, 2022

Num ambiente pós-pandemia, devíamos dedicar mais atenção à compreensão das implicações locais e globais da febre de Lassa, varíola dos macacos, Ébola e outros agentes patogénicos raros mas graves. O surto indica um fardo mais pesado da doença em países de baixo rendimento com acesso limitado a cuidados de saúde. Por Michael Head.

Vacina covid-19 – Foto Carlos Barroso/Lusa

Covid-19: Segunda dose de reforço da vacina a partir de 16 de maio

Maio 15, 2022

A partir de segunda-feira as pessoas com mais de 80 anos e as que que residem em lares começarão a receber uma segunda dose de reforço da vacina. Desde o fim da obrigatoriedade da máscara as infeções de covid-19 aumentaram para quase 250 mil.

Bragança: Bloco questiona Governo sobre falta de médicos de família

Maio 13, 2022

No distrito de Bragança, quase dez mil pessoas não têm médico de família. Esta situação vai agravar-se porque este ano vão aposentar-se 22 médicos, aos quais acrescem outros oito no próximo ano. Artigo em Interior do Avesso

Madeira: Serviço de saúde acaba com consulta de Medicina Sexual

Maio 6, 2022

Sindicato dos Médicos da Zona Sul diz que a decisão é uma represália contra a médica e dirigente sindical que dava as consultas e denunciou o incumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho.

Bloco questiona Moedas e Temido sobre futuro da sala móvel de consumo vigiado

Maio 5, 2022

O programa que há três anos dá apoio a consumidores de drogas injetáveis ficou sem financiamento por causa da descoordenação entre Câmara e SICAD. Associações estão há dois meses a pagar as despesas do seu bolso.

Bomba de insulina – foto do SNS - Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM)

Associação de diabéticos quer aumentar acesso a bombas de insulina

Abril 29, 2022

Presidente da APDP alerta que “existe um problema de agilização no acesso à bomba” e “no apoio à formação” para que as pessoas a possam usar. Na semana passada, o Bloco questionou o Governo sobre o alargamento das bombas de insulina a todos os insulinodependentes com indicação médica.

Diabéticos esperam há dois anos por bombas de insulina grátis

Abril 24, 2022

Proposta do Bloco para alargar gratuitidade a adultos foi aprovada em 2020, mas o acesso continua a ser-lhes barrado. O partido pediu explicações a Marta Temido.

SNS bateu recorde de despesa com análises e exames no privado

Abril 24, 2022

Valor pago pela realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica disparou no ano passado para um valor recorde de 714 milhões de euros.

Ação de divulgação do Banco Público de Gâmetas. Foto do Facebook.

Casais esperam três anos e meio para acederem a Procriação Medicamente Assistida

Abril 22, 2022

Falta investimento no Banco Público de Gâmetas, dizem os especialistas. E a pandemia agravou ainda mais os problemas. As soluções esboçadas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo ficaram na gaveta.

Maternidade Alfredo da Costa. Foto de Mário Cruz/Lusa.

Privados abusam de cesarianas

Abril 16, 2022

Mais de dois terços do partos realizados nas instituições privadas de saúde são por cesariana o que vai contra as recomendações internacionais. E o número continua a crescer. O presidente do colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos diz que uma das principais razões são as vantagens financeiras das cesarianas para os privados.

Hospital das Caldas da Rainha. Foto de CARLOS BARROSO/LUSA.

Caos nas urgências do Hospital da Caldas da Rainha, médicos demitem-se

Abril 15, 2022

Os bombeiros locais ficaram sem ambulâncias porque as macas foram retidas nas urgências. Na quinta-feira, 23 médicos internistas entregaram a demissão invocando desespero eperigo profissional”. Os chefes de equipa do serviço de urgência pediram a demissão do cargo mas manter-se-ão em funções clínicas.

Bloco questiona Governo sobre carreira de enfermeiro especialista

Abril 12, 2022

Despacho do Governo indica que apenas 1378 enfermeiros podem progredir para a categoria de enfermeiro especialista e mantém uma quota de 25% de enfermeiros especialistas nos serviços. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre esta situação. 

Trabalhadores de limpeza do Hospital de São João farão greve de quatro dias

Abril 11, 2022

Trabalhadores contratados pela empresa Euromex exigem ser tratados sem discriminação face aos colegas no mesmo local de trabalho. A paralisação tem início dia 15 de abril. Para dia 12, entre as 10h e as 12h30, está agendada uma concentração de protesto e denúncia em frente ao hospital.

Sofarimex - Foto do SITE-CRSA

Greves na empresa líder no fabrico de medicamentos em Portugal

Abril 5, 2022

Os trabalhadores da Sofarimex (grupo Azevedos) lutam por aumento real de salários e por uma negociação efetiva e séria. Por isso, vão fazer greves de uma hora e reunir-se em plenários na próxima quarta-feira, dia 6 de abril.

Doação de sangue. Foto de Universidade Federal do Ceará/Flickr.

Em dez anos, dadores de sangue diminuíram 30%

Março 28, 2022

Numa década passou a haver no país menos 82.588 dadores de sangue. A faixa etária entre os 25 e os 44 é a que mais tem descido. Ao contrário das pessoas entre 18 e os 24 anos, que até aumentaram entre os anos de 2019 e 2021.

Esquerda Saúde

Março 24, 2022

Artigos da revista online "Esquerda Saúde" e notícias publicadas no Esquerda.net acerca deste tema.

Revista Esquerda Saúde nº1

Março 24, 2022

Leia aqui em formato pdf o primeiro número da revista online "Esquerda Saúde". Todos os artigos e outros conteúdos sobre o tema estão disponíveis na página Esquerda Saúde.

Editorial: Romper com o atavismo na saúde

Março 24, 2022

A revista “Esquerda Saúde” é um espaço amplo de reflexão sobre a saúde, o Serviço Nacional de Saúde, os seus profissionais, a sua organização. Por Mário André Macedo e Bruno Maia.

Pedro Morgado

Pedro Morgado: "A precariedade no trabalho é um catalisador de problemas de saúde mental"

Março 24, 2022

Nesta entrevista, o médico psiquiatra Pedro Morgado fala sobre as dificuldades de se fazer investigação em Portugal e na implementação do Plano Nacional de Saúde Mental, do impacto da pandemia em diferentes populações vulneráveis ou das novas formas de organização do trabalho e a sua relação com a saúde mental. Entrevista conduzida por Bruno Maia.

Tribunal de Contas. Foto de Mário Cruz/Lusa

Erros do relatório do Tribunal de Contas

Março 24, 2022

A conclusão que a gestão PPP poupou quase 200 milhões de euros ao estado, é errada, por uma simples razão, a metodologia utilizada não permite afirmar que o estado poupou globalmente dinheiro, apenas que os hospitais gastaram menos que os outros do seu grupo comparável. Dito de outra forma, poupanças de um hospital PPP serão gastos do hospital vizinho EPE. Por Mário André Macedo.

Seguros de saúde privados como modelo de saúde? É melhor não ir por aí

Março 24, 2022

O farol do capitalismo pouco alumia quando falamos de ganhos em saúde, ainda que possa ser uma torrente de luz se se quiser falar de ganhos à custa da saúde. De facto, gastar tanto, obrigar os utentes a gastar tanto, para ter tão pouco só pode deixar contentes as seguradoras e os seus acionistas. Por Moisés Ferreira.

Vacinação. Foto sanofi/Flickr

Como a CIA hipotecou as hipóteses de erradicar a Poliomielite

Março 24, 2022

Graças às suspeitas levantadas por uma operação de vacinação falsa da CIA para tentar apanhar Bin Laden, revelada em 2011, os dois únicos países com circulação endémica do vírus selvagem da poliomielite são o Paquistão e Afeganistão. Por Mário André Macedo.

Comentário ao livro: "O sistema de saúde no Estado Novo de Salazar"

Março 24, 2022

O livro de Andreia da Silva Almeida foi o vencedor do Prémio António Arnaut e é uma investigação histórica sobre a criação do Ministério da Saúde e dos debates sobre o sistema de saúde que atravessaram grande parte do período da ditadura. Por Bruno Maia.

Acesso e direito à saúde

Março 24, 2022

Assente sobre o seu cariz público e universal e dada a grande resiliência dos seus profissionais, o SNS sobreviveu aos ataques políticos, aos vários cortes, aos gigantes desvios orçamentais para o sector privado e até à derradeira pressão pandémica. Por Nuno Malafaia.

Foto Sindepor/Facebook

Morrer não é uma opção! - A importância do associativismo sindical

Março 24, 2022

Entrámos num círculo vicioso. Os sindicatos são condenados por pedirem aumentos salariais e melhorias das condições de trabalho, supostamente colocando o país em esforço financeiro. O país fica numa posição ainda mais precária, ao ver mão-de-obra extremamente qualificada optar por emigrar para países que valorizam e dignificam os seus trabalhadores. Por Luís Mós.