Está aqui

Saúde

Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada. Foto do Twitter da instituição.

Chefes da urgência de Hospital de Ponta Delgada também se demitem

Novembro 30, 2022

Na Comissão de Saúde do Parlamento, o deputado do PS Luís Soares declara que “os últimos dias têm sido pródigos em boas notícias”, revelou Joana Mortágua. Contudo, estes foram os dias das demissões no Garcia de Orta e no Fernando Fonseca, agora seguidas pelos chefes do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo.

Falta de médicos provoca demissão de chefes de equipa no Garcia de Orta

Novembro 29, 2022

Chefes de equipa das urgências dizem que a escala de dezembro tem vários dias com um número "abaixo dos mínimos" para o bom funcionamento do serviço. E mantêm o pedido de demissão até que as medidas de reforço de equipas sejam implementadas.

Foto de Tenbergen/Wikimedia Commons.

Mais de cem mil doentes alimentados por sonda não têm ajuda do Estado

Novembro 28, 2022

A alimentação por sonda é cara e não é comparticipada pelo SNS, o que coloca em causa a sobrevivência de doentes. O Bloco propõe comparticipação a 100%.

Tribunal Europeu rejeita expulsão de doente tratado com canábis

Novembro 23, 2022

Um cidadão russo com um tipo raro de cancro no sangue recorreu contra a rejeição do seu pedido de asilo nos Países Baixos. Tribunal de Justiça da UE decidiu que ninguém pode ser mandado de volta a um país que não oferece o tratamento médico de que precisa.

Bruno Maia entregou candidatura à Ordem dos Médicos

Novembro 18, 2022

O médico neurologista e intensivista reuniu cerca de 700 assinaturas de profissionais inscritos na Ordem e anunciou quem serão os mandatários da sua candidatura ao cargo de bastonário.

Enfermeiros dão início à greve de quatro dias

Novembro 17, 2022

Além desta quinta e sexta-feira, a paralisação convocada pelo SEP prossegue na terça e quarta-feira da próxima semana. Enfermeiros acusam Governo de discriminação salarial face aos restantes licenciados da Função Pública.

Já saiu a revista Esquerda Saúde nº 3

Novembro 17, 2022

A edição de novembro de 2022 já está disponível online. Em destaque, a crise do SNS e a falta de respostas do Governo. Leia aqui a revista em formato pdf.

Editorial: Verão quente na Saúde

Novembro 17, 2022

Mudarão as políticas de saúde em Portugal? Não tenhamos grandes ilusões, mais do que mudanças de personalidades, o que conta são as opções políticas. E essas, infelizmente, continuarão idênticas. Editorial de Mário André Macedo.

Negociações sindicais no congelador, enfermagem fora do Orçamento

Novembro 17, 2022

O OE 23 pretende remunerar as primeiras 150 horas extras ao valor atual, apenas majorando após atingir esta marca. Ou seja, os enfermeiros terão de trabalhar 1 mês extra, antes de serem devidamente pagos pelo valor do seu trabalho. Artigo de Luís Mós.

 

A crise do SNS não é um fenómeno estival

Novembro 17, 2022

Foi badalado até à exaustão o fecho de maternidades, as transferências de grávidas, as mortes de mães e de bebés, que produziram suculentas manchetes. Poucas vezes se foi ao fundo da questão e se expôs a verdadeira razão e dimensão dos problemas. Artigo de Tânia Russo.

A minha história de enfermeira na Bélgica

Novembro 17, 2022

Ser independente, ter condições de trabalho vantajosas e possibilidade de progressão na carreira; estas foram as razões pelas quais emigrei para a Bélgica. Após nove anos, ainda cá estou, satisfeita. Esta é a minha história. Artigo de Maria Ribeiro.

Os TSDT e a eterna injustiça na saúde

Novembro 17, 2022

O nosso trabalho vale pouco para quem manda. Quem se senta durante o dia em frente ao Excel, não percebe o valor de trabalhar noite dentro a semear hemoculturas, efetuar uma TAC a um doente com AVC ou realizar um ECG numa sala de reanimação. Artigo de Eloísa Gonçalves Macedo

 

O SNS e os TSDT: o que aconteceu?

Novembro 17, 2022

O valor das profissões que a carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica abrange é incalculável para a qualidade de vida dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Artigo de Nuno Malafaia.

Ensino médico: da academia à enfermaria

Novembro 17, 2022

Embora nos encontremos num período de inovação e experimentação alargada no ensino médico, onde a voz estudantil parece contar um pouco mais do que há alguns anos, os métodos de avaliação continuam a insistir de modo arcaico no exame de escolha múltipla ou no conjunto de frequências compostas por questões da mesma tipologia. Artigo de Pedro Vilão Silva.

 

Desafios para a Gestão do Serviço Nacional de Saúde

Novembro 17, 2022

Os contratos programa devem ser divulgados por todos os profissionais da unidade de saúde para que se sintam envolvidos, para que saibam quais as metas a atingir, quais as estratégias a adoptar e que variáveis- métricas devem ser elencadas para avaliar a qualidade de cuidados prestados. Artigo de Gisela Almeida.

 

Saúde nos Açores, para além do limite

Novembro 17, 2022

Só em maio deste ano, a afluência ao Hospital de Ponta Delgada bateu recordes, com 1.300 pessoas a recorrerem àquela valência em três dias. Artigo de Jessica Pacheco.

Banco público de células do cordão umbilical retoma atividade 

Novembro 17, 2022

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o Banco Público de Células do Cordão Umbilical vai retomar atividade no início de 2023.  

Saúde: Correia de Campos discorda da abertura das USF a privados

Novembro 15, 2022

Permitir que os privados constituíssem Unidades de Saúde Familiares modelo C seria “cuspir na universalidade” do Serviço Nacional de Saúde, diz o antigo ministro que ocupava o cargo quando este modelo foi criado.

Manuel Pizarro no Parlamento. Foto de Tiago Petinga/Lusa.

Governo abre a porta a privados nos centros de saúde

Novembro 9, 2022

Em resposta à abertura do ministro Manuel Pizarro à criação de unidades de saúde familiar privadas, Catarina Martins diz que isso é um erro, pois “não temos uma única boa experiência de privatização de um serviço público fundamental”.

Centenas de pessoas em protestos contra a violência obstétrica

Novembro 7, 2022

Sob o lema “Esta é a Luta que vos Pariu”, centenas de pessoas saíram à rua em Lisboa, Porto, Bragança, Coimbra, Viseu, Faro, Viana do Castelo e Leiria em manifestações contra a violência obstétrica. 

Especialista vem a Portugal fazer balanço do Serviço Nacional de Cuidados no Uruguai

Outubro 25, 2022

Na véspera do Dia Mundial do Cuidador, o Bloco e o grupo europeu The Left organizam uma audição pública na Assembleia da República sobre as respostas para os cuidados informais em Portugal e a inovadora experiência uruguaia.

Braga: Bloco denuncia impossibilidade de realização de ecografias obstétricas

Outubro 25, 2022

O Hospital de Braga não realiza ecografias obstétricas de segundo e terceiro trimestre. No setor privado, através do protocolo com o SNS, as marcações são apenas para fevereiro.

Açores deixarão de cobrar taxas moderadoras nos centros de saúde

Outubro 22, 2022

A proposta do Bloco foi aprovada na Assembleia Regional esta quinta-feira. "Ninguém vai para a sala de espera de um serviço de urgências por gostar do local”, afirmou a deputada Alexandra Manes.

Monkeypox: Bloco defende alargamento da vacinação

Outubro 14, 2022

Numa iniciativa entregue na Assembleia da República, o Bloco defende que o Estado português deve intervir na UE em prol do levantamento das patentes e da partilha da investigação para aumentar a produção mundial da vacina.

CUF Infante Santo. Foto Rick Morais/Wikimedia Commons.

Privados da saúde cobram demais, ERS obriga a devoluções

Outubro 12, 2022

Hospitais privados foram obrigados a anular cobranças ou devolver dinheiro a doentes que não tinham sido informados de custos adicionais. A Entidade Reguladora da Saúde enviou ainda instruções para que no futuro façam uma previsão adequada de custos ou avisem sobre possibilidade de custos adicionais.