Está aqui

Saúde

Mariana Mortágua

"Maioria absoluta abandonou o SNS à porta das urgências"

Dezembro 7, 2023

Numa interpelação ao Governo esta quinta-feira, Mariana Mortágua acusou o Governo de aprovar um regime que propõe aos médicos "o equivalente a mais 2 meses de trabalho por ano" numa altura em que estes abandonam o SNS por estarem exaustos.

médico

Abertura de vagas para médicos especialistas "nada resolve" sem melhorar condições

Dezembro 4, 2023

Para a Federação Nacional dos Médicos, o anúncio da abertura de 991 vagas "não vai fixar médicos no SNS" se não foram melhoradas as condições de trabalho e os salários. Bastonário teme que muitas vagas fiquem por preencher.

 

Moçambique: 48 mil pessoas morrem de VIH/Sida por ano

Dezembro 1, 2023

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial de Combate contra a Sida. Em Moçambique há 2,4 milhões de pessoas que vivem com o vírus de imunodeficiência adquirida e mais 97 mil são infetadas a cada ano.

Profissional de saúde carrega criança palestiniana para dentro de hospital.

FNAM solidariza-se com todos os médicos que trabalham em teatros de guerra

Dezembro 1, 2023

Estrutura sindical apela ao cessar fogo em Gaza e refere que os ataques ao Hospital Pediátrico de Mariupol, na Ucrânia, e ao hospital Al-Shifa, em Gaza, são dois exemplos “que não deviam ter acontecido, à luz de todas as Convenções que colocam limites à barbaridade da guerra”.

Hospital da Horta.

Açores: Bloco quer ouvir Governo e hospitais sobre falta de acesso a IVG

Novembro 29, 2023

Os hospitais dos Açores deixaram nos últimos anos de realizar interrupções voluntárias da gravidez, encaminhando as mulheres que recorrem ao SNS para clínicas no Continente, o que na prática dificulta ainda mais o acesso que a lei devia garantir.

Conferência de imprensa à saída do Ministério da Saúde. Foto da FNAM.

FNAM rejeita “mau acordo para os médicos”

Novembro 28, 2023

Joana Bordalo e Sá considera que o Governo não mostrou “flexibilidade” face às reivindicações dos médicos e apresentou “um mau acordo” para os médicos e o SNS.

Médicos. Foto de Paulete Matos.

Médicos: 406 vagas para especialidade por preencher, sindicatos consideram preocupante

Novembro 27, 2023

A especialidade de Medicina Interna e a região de Lisboa e Vale do Tejo são as mais afetadas. Os sindicatos explicam que os médicos em especialização estão a rejeitar as más condições de trabalho que o SNS lhes está a oferecer.

Mais de 150 profissionais de saúde assinam carta aberta pelo cessar-fogo em Gaza

Novembro 26, 2023

Subscritores afirmam que não irão “compactuar com o silêncio nem com o apoio a crimes de guerra que massacram e punem coletivamente toda a população de Gaza” e que “não ficarão inertes perante a violência e o assassinato intencional de colegas de profissão e destruição de hospitais”.

Médicos acusam Pizarro de recuar nas suas propostas

Novembro 23, 2023

Na reunião desta quinta-feira, o ministro da Saúde retirou da discussão as propostas relacionadas com as condições de trabalho, justificando-se com a crise política.

Unidade de Saúde Local do Alto Minho. Foto da página do SNS.

Bloco propõe revogar Unidades Locais de Saúde

Novembro 21, 2023

O partido quer “desfazer uma ‘reforma’ que apenas piorará o SNS e que é feita contra a população”. Isabel Pires diz que o que é preciso é contratar mais profissionais e mais meios “para que todos os serviços estejam abertos à população e às suas necessidades”.

Saúde. Foto de Paulete Matos.

Enfermeiros em luta nos próximos dias

Novembro 20, 2023

Uma concentração, uma greve nacional e greves às horas extraordinárias foram convocadas pelos vários sindicatos do setor.

Hospital Júlio de Matos. Foto de João Carvalho/Wikimedia Commons.

Bloco questiona Governo sobre maus-tratos a inimputáveis no Júlio de Matos

Novembro 18, 2023

O partido exige a intervenção do Governo “para que estas práticas sejam de imediato abandonadas e para que as pessoas consideradas inimputáveis sejam tratadas com a dignidade que merecem” depois de terem sido conhecidas denúncias sobre situações de “tratamento indigno e desumano”.

Entrada de umas urgências hospitalares.

Quase metade dos serviços de urgência com constrangimentos na próxima semana

Novembro 17, 2023

Entre os dias 19 e 25 deste mês, diversas especialidades de 36 dos 80 das urgências do país terão o seu acesso condicionado. Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde aponta “escassez de recursos humanos” como uma das causas do “período crítico” que o SNS atravessa.

Já saiu a revista Esquerda Saúde nº 3

Novembro 17, 2023

A edição de novembro de 2022 já está disponível online. Em destaque, a crise do SNS e a falta de respostas do Governo. Leia aqui a revista em formato pdf.

Mariana Mortágua em reunião com a administração do Hospital de Setúbal.

Bloco quer resolver problema da falta de médicos no Orçamento do Estado

Novembro 15, 2023

Após reunir com a administração do hospital de Setúbal, Mariana Mortágua lembrou que o Bloco apresentou medidas para que os hospitais tenham autonomia de contratação, haja um aumento da remuneração de todos os médicos em 15% e um regime de exclusividade que permite aos hospitais atraírem profissionais.

Médicos em greve exigem regresso das negociações

Novembro 14, 2023

No primeiro dia da greve dos médicos convocada pela FNAM, a líder do sindicato afirma que o plano de reorganização das urgências não passa de um "mapa de encerramentos". E não vê razões para interromper o processo negocial com um Governo em plenas funções.

Trabalhador ao sol. Foto de Omer Faruk/Flickr.

Trabalho ao sol é uma das principais causas de cancro em trabalhadores

Novembro 10, 2023

Uma em cada três mortes de cancro da pele sem ser melanoma deve-se ao trabalho ao sol, diz uma investigação da OMS e da OIT. O diretor-geral da OMS diz que são “mortes evitáveis” e que é preciso tomar medidas.

Manifestação de médicos em outubro frente ao Ministério da Saúde.

Com dissolução adiada, médicos querem regresso do Governo às negociações

Novembro 10, 2023

Depois de Manuel Pizarro ter cancelado a ronda negocial prevista para esta semana, a FNAM diz que a decisão do Presidente deixa o Governo "em plenitude de funções" e as negociações devem ser retomadas de imediato.

Hospital da Guarda tem 60 enfermeiros precários, denuncia sindicato

Novembro 6, 2023

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exige contratos sem termo para os 60 profissionais que “são necessários e a qualquer altura podem ir para a rua", apesar de o hospital precisar de mais enfermeiros do que os que tem atualmente.

Cresce o apoio às reivindicações dos médicos

Novembro 4, 2023

Um grupo de personalidades decidiu juntar-se para afirmar que a luta de médicos e outros profissionais de saúde “é serviço a Portugal” porque é a luta pelo SNS e que “se os profissionais, com a sua razão, impuserem o que é justo, a democracia ganhará”.

Placa de um serviço de urgência.

Falta de médicos condiciona urgências hospitalares em todo o país

Novembro 2, 2023

O início do mês de novembro é marcado por urgências encerradas ou com fortes constrangimentos no seu funcionamento de Norte a Sul do país. Urgências pediátricas em Lisboa e Vale do Tejo são das mais afetadas. Hospital da Guarda com vários serviços encerrados todo o mês.

Protesto dos médicos.

O longo simulacro do Governo na negociação com os médicos

Novembro 1, 2023

O Governo arrasta há dois anos a negociação com os médicos. Conheça as manobras de Manuel Pizarro face às soluções propostas pelos médicos para resolver o impasse do SNS.

A líder da FNAM, Joana Bordalo e Sá, com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro

Médicos continuam à espera de um "acordo digno e sem artimanhas escondidas"

Outubro 30, 2023

Após mais de nove horas de reunião no domingo, sindicatos e Governo voltam a encontrar-se na terça-feira.

 Foto de Haley Otman/Wikimedia Commons.

Psoríase: doentes dizem que acesso a medicação biológica é um “calvário”

Outubro 30, 2023

A Associação Portuguesa da Psoríase lançou este domingo uma campanha sobre os direitos dos doentes.

Protesto de médicos.

“Pizarro sabe que tem que ceder para salvar o SNS”, refere FNAM

Outubro 28, 2023

Federação Nacional dos Médicos garante que “não aceitará que Manuel Pizarro dê com uma mão para retirar com a outra” e alerta que o Ministério da Saúde “está isolado caso persista na sua intransigência e os resultados serão, garantidamente, trágicos”.