Está aqui

Política

Power to the People: Conferência discutiu alternativas ao modelo energético

20 de Maio, 2022 - 21:06h

O grupo da Esquerda no Parlamento Europeu organizou esta terça-feira uma conferência para debater alternativas ao modelo energético atual, no âmbito da sua campanha "Power to the People".

Licença menstrual: "Baixa médica não paga é discriminação"

20 de Maio, 2022 - 20:11h

A proposta de lei espanhola reabriu o debate sobre o reconhecimento de doenças como a endometriose, que afeta cerca de uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Bloco critica Governo por não ter estudado impacto desta condição em Portugal, como o Parlamento recomendou há dois anos.

Encontro Nacional de Saúde promovido pelo Bloco decorre este sábado em Lisboa

20 de Maio, 2022 - 16:30h

Moisés Ferreira explica que o Encontro terá a participação de pessoas de fora do Bloco para discutir formas de transformar o SNS num serviço “efetivamente público, gratuito, universal, geral e que garante um acesso a todos os utentes”.

"Se a economia cresce, os salários e as pensões têm de crescer"

20 de Maio, 2022 - 15:42h

Na manifestação dos trabalhadores da Administração Pública em Lisboa, Catarina Martins defendeu que ninguém pode aceitar que quem trabalha esteja a perder poder de compra quando a economia e a produtividade estão a crescer em Portugal.

Moedas encolhe ciclovia sem parecer técnico, mas exige parecer para tirar carros aos domingos

18 de Maio, 2022 - 19:26h

A vereadora bloquista Beatriz Gomes Dias denunciou que o presidente da Câmara de Lisboa quer fazer regressar a ciclovia da Almirante Reis a um modelo perigoso e que não funcionou quando foi testado. Moedas anunciou que vai desobedecer à decisão dos vereadores de proibir trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

Parlamento volta a debater despenalização da morte assistida

18 de Maio, 2022 - 15:05h

Pedro Filipe Soares sublinhou que este é um “novo processo legislativo que, na prática, só serve para concluir o processo legislativo anterior”, pelo que o Bloco espera que seja rápido no resultado e na garantia dos direitos de todos e todas.

“É perigoso um Orçamento que diz que o SNS vai ter este ano menos dinheiro do que teve no ano passado”

18 de Maio, 2022 - 13:16h

Catarina Martins afirmou que este é um exemplo do que é um Orçamento do Estado que “não cumpre as intenções que são anunciadas” e defendeu que, “mais do que intenções, o SNS precisa de um orçamento e de uma organização que responda pelas pessoas”.

Bloco quer proibir práticas de conversão

17 de Maio, 2022 - 13:57h

No dia internacional contra a homofobia, bifobia e transfobia, o Bloco de Esquerda entregou um projeto de lei para proibir as chamadas “terapias de conversão”. Joana Mortágua considera-as “um atentado aos direitos humanos, à dignidade e aos direitos de personalidade”. 

Solidariedade com a Palestina: “Não pode haver direitos humanos de segunda”

16 de Maio, 2022 - 20:05h

Na concentração em Lisboa em que se condenou o assassinato da jornalista Shireen Abu Akleh, Fabian Figueiredo defendeu que o governo português deve condenar inequivocamente todas agressões do Estado de Israel, reconhecer a Palestina como Estado independente e proibir a importação e comercialização de bens e de colonatos.

Catarina Martins no encontro com os moradores do Casal do Gil em risco de despejo. Foto de MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Bloco defende programa público de habitação para as 26 mil famílias que precisam de casa

16 de Maio, 2022 - 13:21h

Acabar com o assédio imobiliário e reabilitar casas com um programa público que as disponibilize a preços sustentáveis são propostas que Catarina Martins transmitiu na visita às famílias em risco de despejo no Casal do Gil, em Lisboa.

Alojamento Local: Bloco quer evitar corrida à mudança de afetação das casas

14 de Maio, 2022 - 19:25h

No final da reunião da direção bloquista, Catarina Martins anunciou uma proposta para "garantir que as casas destinadas à habitação sejam mesmo para habitação e não para o alojamento local", na sequência do recente acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.

Acampamento Liberdade regressa este verão

14 de Maio, 2022 - 12:47h

Jovens do Bloco voltam a promover o Acampamento Liberdade no parque de campismo de S. Gião, em Oliveira do Hospital, entre os dias 14 e 18 de Julho. As inscrições já estão abertas.

Mariana Mortágua na Conferência de imprensa na Asssembleia da República - 13 de maio de 2022

“Não aceitamos que o empobrecimento seja a única alternativa à inflação”

13 de Maio, 2022 - 15:36h

Em conferência de imprensa, Mariana Mortágua apresentou 10 medidas “para combater os efeitos da inflação e proteger o poder de compra das famílias”, entre as quais um imposto sobre lucros extraordinários, o aumento intercalar do salário mínimo e pensões e a redução do IVA da eletricidade e gás natural.

Ministro abre porta à exploração de gás, Bloco quer explicações de António Costa

13 de Maio, 2022 - 12:32h

Costa e Silva criticou o Governo anterior por ter travado a exploração de combustíveis fósseis na costa algarvia e desafiou as empresas a apresentarem novos projetos, apesar da lei os proibir. Mariana Mortágua diz que "o Governo não pode ter duas caras" e exige que o primeiro-ministro se pronuncie sobre o caso.

 

"O Governo vai ou não criar uma taxa sobre os lucros inesperados?"

13 de Maio, 2022 - 11:59h

Mariana Mortágua questionou o ministro da Economia, salientando que OCDE, FMI, CE e Oxfam propõem taxas sobre lucros inesperados e destacando que diversos governos de países europeus avançaram com iniciativas. António Costa Silva respondeu que o Governo continua a afastar essa medida.

Criptomoedas: Bloco propõe tributar mais-valias em IRS

13 de Maio, 2022 - 10:31h

“É inexplicável como é que o PS se recusa a tributar fortunas criadas em segundos na internet enquanto mantém o IVA da eletricidade e não aumenta os salários num contexto de inflação", afirma Mariana Mortágua.

É preciso acabar com “lei bafienta e patriarcal” e alargar acesso a saúde sexual e reprodutiva

12 de Maio, 2022 - 13:33h

Catarina Martins considera inaceitável que se mantenha um decreto-lei que prevê apenas questões de saúde sexual e reprodutiva para mulheres em idade fértil. Defendendo que falamos de escolhas que “não são apenas das mulheres, são de todas as pessoas”, o Bloco pretende mudar esta legislação.

Metadados: "Investigações ilegais não são válidas"

11 de Maio, 2022 - 17:14h

Procuradora Geral quer anular a declaração de inconstitucionalidade do armazenamento de dados de tráfego e localização das comunicações de todas as pessoas. Bloco critica quem ignorou os avisos feitos nos últimos 14 anos.

Joana Mortágua confronta o ministro da Cultura no Parlamento.

Ministro diz que "não é desejável acabar com precariedade na Cultura"

11 de Maio, 2022 - 14:53h

Em resposta a Adão e Silva, Joana Mortágua defendeu que intermitência não tem de ser precariedade e que os direitos dos trabalhadores da Cultura têm de ser mais protegidos, como o provam casos em que o Estado devia assumir as suas responsabilidades como a Fundação Côa Parque, Serralves e a Casa da Música.

"Não cabe a nenhum de nós julgar quem queira interromper voluntariamente a gravidez"

10 de Maio, 2022 - 20:08h

"A simples consideração de que a Interrupção Voluntária da Gravidez é uma falha no planeamento familiar é já um julgamento moral sobre as mulheres e é inaceitável", defendeu Catarina Martins na audição da Ministra da Saúde no Parlamento.

Bloco organiza Encontro Nacional Sobre Saúde

10 de Maio, 2022 - 19:36h

Isabel do Carmo, Constantino Sakellarides, Julian Perelman, Guadalupe Simões e Catarina Martins são algumas das pessoas que irão intervir no Encontro Nacional de Saúde, no dia 21 de maio, em Lisboa. “Queremos encontrar o caminho para a construção de um futuro para o SNS” afirma Moisés Ferreira. 

Governo “não tem nenhuma medida eficaz de controlo de preços”

9 de Maio, 2022 - 14:03h

Na audiência com o Presidente da República, Catarina Martins sublinhou a preocupação do Bloco com a estratégia “errada” do Governo na resposta à inflação.

Bloco propôs na Câmara de Lisboa, e foi aprovada, bolsa de habitação municipal para inclusão das famílias vindas da guerra na Ucrânia – Foto de Paulete Matos

Lisboa: Bloco aprova bolsa de habitação e apoio nas escolas para refugiados da Ucrânia

9 de Maio, 2022 - 10:22h

Na passada sexta-feira, foi aprovado na Câmara de Lisboa o programa "Vsi Tut - todos aqui" para a integração das pessoas refugiadas da Ucrânia. Bloco propôs adenda para criação de bolsa de habitação para famílias refugiadas da guerra na Ucrânia e intérpretes nas escolas.

Fórum da Água - foto esquerda.net

Inflação: Catarina Martins quer proteger salários dos “recuos” da maioria absoluta do PS

7 de Maio, 2022 - 15:20h

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou “absolutamente ultrajante”, que, perante uma “inflação galopante”, quem vive do seu trabalho tem de pagar a crise da inflação, enquanto há empresas com lucros extraordinários, como a GALP que teve um “aumento de quase 500% dos lucros”, no primeiro trimestre.

Mariana Mortágua apresenta propostas para proteger salários e controlar preços

6 de Maio, 2022 - 14:25h

No relatório apresentado esta sexta-feira, o Bloco de Esquerda repudia as medidas do Governo, que atiram o custo da inflação para os trabalhadores enquanto deixam intocados os lucros das grandes empresas, as margens e os preços.

Páginas

TV.Esquerda

535798674769748

Bloco, Livre e vereadora Paula Marques, eleita pelos Cidadãos por Lisboa, apresentaram uma proposta para que qualquer alteração da ciclovia da Almirante Reis seja fundamentada com um estudo técnico que revele as soluções mais vantajosas para transportes públicos, ciclistas e trânsito automóvel.