Está aqui

Política

Joana Mortágua

Início do ano letivo: “Governo anda a correr atrás do prejuízo”

21 de Setembro, 2020 - 13:03h

Bloco chama ministro da Educação ao Parlamento para “justificar as opções tomadas e o acompanhamento que está a ser feito ao regresso às aulas” depois do governo não ter tomado medidas a tempo. Joana Mortágua lembra que o governo rejeitou em junho as propostas do Bloco.

Animais errantes

Bloco questiona Governo sobre animais abandonados em Felgueiras

21 de Setembro, 2020 - 11:58h

Uma matilha de cães tem sido vista a vaguear pela cidade de Felgueiras. Bloco diz que se trata de uma situação recorrente e que “constitui um problema de saúde pública e de sensação de insegurança da população”.

Guarda Florestal do SEPNA

Parlamento defende suplemento remuneratório para Guardas Florestais do SEPNA

21 de Setembro, 2020 - 10:59h

Com os votos contra do PS e abstenção da IL, o Parlamento aprovou a proposta do Bloco para que o Governo garanta igualdade nos rendimentos de militares e civis que desempenham as mesmas funções na Guarda Florestal. Artigo publicado em Interior do Avesso

 

 

Catarina Martins nos Açores

"Bloco é a oposição consistente nos Açores que pode fazer a diferença nas eleições de 25 de outubro"

20 de Setembro, 2020 - 21:12h

Catarina Martins participou na conferência eleitoral bloquista dos Açores e defendeu que os apoios para sair da crise têm de obrigar ao respeito por quem trabalha e impedir os despedimentos.

Proposta do Governo foi autorizada na Assembleia da República por PS, PAN e PSD. Ricardo Vicente diz que a proposta é um “mau sinal para o país” - Foto de Interior do Avesso

Arrendamento Forçado de Propriedades possível com proposta do Governo

19 de Setembro, 2020 - 23:31h

Proposta do Governo que possibilita o arrendamento forçado em áreas onde serão implementados planos de transformação da paisagem foi autorizada ontem na Assembleia da República por PS, PAN e PSD. Ricardo Vicente diz que a proposta é um “mau sinal para o país”. Artigo de Interior do Avesso

Açores: Precariedade imposta pelo Governo PS provoca falta de professores em todas as ilhas

19 de Setembro, 2020 - 15:04h

A Educação nos Açores “regrediu quase trinta anos” para um tempo em que “não tínhamos professores suficientes nos Açores com habilitação para dar aulas”, afirmou António Lima, candidato do Bloco às próximas eleições.

Cuidadores informais: Aprovada campanha de divulgação do estatuto proposta pelo Bloco

Cuidadores informais: Aprovada campanha de divulgação do Estatuto proposta pelo Bloco

18 de Setembro, 2020 - 17:00h

Num universo estimado de 800 mil cuidadores informais, uma semana depois da disponibilização do formulário de candidatura ao Estatuto, só 191 pessoas se tinham candidatado. Projeto de resolução do Bloco prevê uma campanha nacional de divulgação do Estatuto do Cuidador Informal.

Bloco defende direito das grávidas a um acompanhante

Bloco defende direito das grávidas a um acompanhante no parto e consultas

18 de Setembro, 2020 - 12:00h

Apesar de a OMS defender o oposto, desde o início da pandemia que vários hospitais portugueses estão a impedir que as mulheres grávidas tenham um acompanhante durante o parto e nas consultas de vigilância.

“Nós apoiamos a Marisa”

“Nós apoiamos a Marisa”

18 de Setembro, 2020 - 10:51h

Marisa Matias divulga nova lista de apoiantes da sua candidatura às eleições presidenciais de janeiro de 2021. Entre os apoiantes constam Carolina Torres, Mário Tomé, David Bruno e João Leal Amado.

Covid-19: Bloco quer que Governo assegure testes nas escolas, só o PS votou contra

18 de Setembro, 2020 - 10:02h

A moção aprovada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa foi aprovada com os votos contra do PS e a favor dos restantes partidos. Autarquia apela ao governo que “assegure testes gratuitos” aos alunos, funcionários e professores das escolas públicas de Lisboa.

Refugiados na ilha de Lesbos na noite em que um incêndio destruiu o campo de refugiados de Moria.

Câmara de Lisboa quer mais capacidade de acolhimento de refugiados

17 de Setembro, 2020 - 21:00h

A moção apresentada pelo Bloco defende uma "estratégia integrada" e o efetivo aumento da capacidade real de acolhimento de refugiados, de forma a avaliar a receção de mais pessoas do campo de Moria, na Grécia. Proposta foi aprovada na véspera da visita de Marisa Matias a Moria.

Greve Climática Estudantil em novembro de 2019.

Bloco apela à mobilização climática de 25 de setembro

16 de Setembro, 2020 - 20:00h

O partido une-se a vários movimentos, coletivos e associações que voltarão a sair à rua pela construção de uma sociedade justa para todas e todos perante uma crise climática que não desacelera.

Catarina Martins reuniu com a direção da Sociedade Artística Musical dos Pousos e com vários dirigentes das escolas de ensino artístico da região de Leiria, para abordar a questão dos cortes no financiamento e nas respetivas vagas neste tipo de ensino articulado, 16 de setembro de 2020 – Foto de Paulo Cunha/Lusa

Catarina Martins apela a que Governo resolva cortes de financiamento no ensino artístico

16 de Setembro, 2020 - 16:52h

A coordenadora bloquista denunciou a situação “absurda” de haver alunos que se matricularam no ensino da música articulado e agora estar a ser-lhes dito que “ou deixam de estudar música ou têm de pagar propina”. Catarina Martins abordou também as necessidades do ensino presencial.

Marisa Matias divulga lista inicial de apoiantes

16 de Setembro, 2020 - 11:00h

Entre os apoiantes da candidatura de Marisa Matias às eleições presidenciais de 2021 constam nomes como Sérgio Godinho, Pilar del Rio e Boaventura Sousa Santos. A atual eurodeputada pelo Bloco de Esquerda promete fazer uma "campanha contra o medo".

José Soeiro.

“É um contrassenso que as atuais medidas de proteção social não permitam às pessoas escapar à pobreza”

15 de Setembro, 2020 - 20:20h

Em entrevista ao esquerda.net, o deputado bloquista José Soeiro diz que a criação de um Rendimento Social de Cidadania seria “o início de uma transformação em todo o sistema de proteção social”.

 

Foto de Paula Nunes, esquerda.net.

Marisa Matias visita campo de refugiados de Moria e critica resposta europeia

15 de Setembro, 2020 - 16:26h

Marisa Matias vai visitar neste fim-de-semana o campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos (Grécia), que na semana passada foi alvo de incêndios que destruíram na totalidade o espaço onde vivem cerca de 12.000 pessoas. A eurodeputada bloquista exige que “a União Europeia seja solidária com quem nada tem”, de forma a que as “pessoas não sejam abandonadas à morte”.

"Salvar o SNS", o livro publicado por António Arnaut e João Semedo, em 2018.

41 anos de SNS: Catarina saúda profissionais de saúde e lembra contributo de Semedo e Arnaut

15 de Setembro, 2020 - 11:17h

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde celebra 41 anos, Catarina Martins considera que a resposta à pandemia prova, “como João Semedo sempre insistiu, que a força do SNS reside nos seus profissionais e num povo que não o dispensa”. A Nova Lei de Bases da Saúde, aprovada em 2019, foi uma iniciativa apresentada em livro por António Arnaut e João Semedo, em 2017. 

Aviões da TAP

TAP: "É o momento de responsabilidade, não de manter linha seguida pelo privado"

14 de Setembro, 2020 - 18:11h

A companhia aérea vai retomar vários voos e, no verão de 2021, serão criadas seis novas rotas a partir de Lisboa. Porto contará apenas com uma nova rota, em dezembro, para a ilha do Sal, em Cabo Verde. Bloco requereu audição parlamentar do Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

Investir na produção de sementes e plantas autóctones para recuperar áreas ardidas

14 de Setembro, 2020 - 11:10h

O Bloco de Esquerda propõe uma rede de viveiros públicos com cobertura nacional para multiplicação de espécies florestais autóctones, promovendo a transformação da paisagem e a resiliência do território aos incêndios e às alterações climáticas.

Catarina Martins no Porto

“É preciso tirar lições da pandemia e reforçar o SNS”

13 de Setembro, 2020 - 19:56h

Este domingo, na rentrée do Bloco no Porto, Catarina Martins apresentou um conjunto de medidas que visam capacitar o SNS dos meios necessários para fazer face aos desafios com que nos confrontamos, seja no que respeita à covid-19 como aos cuidados de saúde da população em geral.

Isabel Pires exigiu que os planos para a modernização da linha do Douro saiam “da gaveta de uma vez por todas”, numa viagem de comboio entre a Régua e o Pocinho

Planos para a modernização da linha do Douro devem sair “da gaveta de uma vez por todas”

13 de Setembro, 2020 - 11:20h

Isabel Pires, numa viagem de comboio entre a Régua e o Pocinho, lembrou que esta reivindicação é um “projeto bastante antigo do Bloco de Esquerda”, que defende que “deve existir uma rede nacional que ligue todo o país”. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Bloco insiste numa auditoria e no fim de transferências para o Novo Banco

Bloco insiste numa auditoria e no fim de transferências para o Novo Banco

12 de Setembro, 2020 - 19:28h

Catarina Martins defendeu que o governo deve travar as transferências para o fundo de resolução do Novo Banco. Na reentré em Almada, a coordenadora do Bloco aproveitou ainda para criticar a cumplicidade entre a política e os negócios, entre eles o futebol profissional.

Marisa Matias na apresentação da sua candidatura no Largo do Carmo, 9  de setembro de 2020 - Foto de Ana Mendes -

“Se alguma coisa devemos fazer na política, é dar voz a quem não a tem”

12 de Setembro, 2020 - 17:46h

Em entrevista ao Diário de Notícias, Marisa Matias fala do seu passado, conta que “Lourdes Pintasilgo inspirou-me e motivou-me”, assinala aspetos positivos e negativos do mandato de Marcelo e sublinha que “precisamos de mudanças estruturais na sociedade, de discutir as soluções”.

Catarina Martins- foto de Fernando Veludo/Lusa

Catarina Martins quer travar injeções no Novo Banco e defende auditoria pública

12 de Setembro, 2020 - 11:53h

Em entrevista ao Expresso, a coordenadora bloquista afirma que o partido está a negociar com o Governo saídas para a crise e destaca também as questões do reforço do SNS e as leis laborais, “nomeadamente o pacote contra os despedimentos, o combate à precariedade e a proteção social”.

Foto de Paulete Matos.

Bloco de Esquerda quer suspender despejos até ao final do ano

11 de Setembro, 2020 - 15:39h

O regime extraordinário de proteção dos arrendatários termina a 30 de setembro. Bloco propõe que se mantenha em vigor pelo menos até 31 de dezembro.

Páginas

TV.Esquerda

321655305770726

José Soeiro apresenta aqui a proposta do Bloco de uma nova proteção social, o Rendimento Social de Cidadania, uma medida de proteção social para não deixar ninguém para trás.