Está aqui

Política

Filipe Melo

Deputado do Chega é arguido por mentir em tribunal

18 de Março, 2024 - 15:35h

Divergências na distrital de Braga levaram um juiz a requerer uma ata de uma reunião. Filipe Melo disse desconhecer a sua existência, mas o documento apareceu com a sua assinatura.

Catarina Martins numa manifestação com um cravo vermelho na mão.

Bloco apresenta candidatura de Catarina Martins ao Parlamento Europeu

16 de Março, 2024 - 19:36h

Após a reunião da Mesa Nacional, Mariana Mortágua afirmou que esta é a “candidatura mais forte que a esquerda pode apresentar” num contexto em que, além de combater a extrema direita e organizar a esquerda, é imperativo apresentar um projeto de uma Europa alternativa.

Mariana Mortágua.

Mariana Mortágua: Bloco “será uma oposição determinante”

15 de Março, 2024 - 19:39h

Coordenadora bloquista transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa preocupação face a “crescimento muito preocupante da extrema-direita” e abordou a situação na Madeira, defendendo que “a saída para uma crise política desta dimensão e com esta gravidade” é a realização de eleições.

José Manuel Bolieiro. Foto de ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA

Abstenção de PAN e Chega viabilizam programa de governo nos Açores

15 de Março, 2024 - 11:40h

A extrema-direita tinha prometido votar contra o documento se não entrasse no executivo mas deu o dito por não dito. O Bloco de Esquerda reiterou na Assembleia Legislativa Regional o seu voto contra um orçamento que considera não resolver os problemas dos açorianos.

Bloco quer convergência na oposição e vai reunir com partidos

12 de Março, 2024 - 20:47h

Mariana Mortágua anunciou que o Bloco pediu reuniões ao Partido Socialista, PCP, Livre e PAN para “analisar os resultados das eleições e debater os elementos de convergência futura, na oposição ao novo governo e na definição de alternativas para o país”.

voto

Legislativas resultam em viragem à direita

11 de Março, 2024 - 00:07h

Com o resultado final das eleições ainda indefinido em relação à distribuição dos deputados, a subida da extrema-direita foi o elemento determinante.

Mariana Mortágua a votar nas legislativas 2024

"Votar é a melhor forma de exercermos a democracia que conquistámos há 50 anos"

10 de Março, 2024 - 11:47h

Mariana Mortágua votou de manhã em Lisboa e considerou um "bom sinal" o tempo de espera à entrada da mesa de voto, deixando o apelo a que as pessoas "vão votar e decidam por si" num dia de "celebração da democracia".

 

Jantar de encerramento da campanha do Bloco.

Mariana Mortágua apela ao voto para "derrotar a direita e fazer um país melhor"

8 de Março, 2024 - 22:21h

No encerramento da campanha eleitoral, Mariana Mortágua sublinhou que "todos os votos no Bloco vencem a direita"  e são a garantia de quem não quer maiorias absolutas nem "mergulhos no passado".

 

Manifestação feminista do 8 de Março em Lisboa.

Voto no Bloco garante "um projeto de liberdade para todas as mulheres"

8 de Março, 2024 - 19:20h

Na manifestação feminista do 8 de Março em Lisboa, Mariana Mortágua afirmou ter esperança e confiança de que as mulheres portuguesas, como aconteceu noutros países, serão uma barreira contra a extrema-direita.

Docentes declaram apoio ao Bloco

8 de Março, 2024 - 17:05h

Mais de uma centena de professores em defesa da Escola Pública, de todo o país, subscreveram um manifesto de apoio às propostas do Bloco de Esquerda para a Educação.

Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Foto da instituição.

Votos no PAN garantem direita no poder nos Açores

8 de Março, 2024 - 15:32h

O deputado regional do partido diz que não será o partido a provocar eleições. Para que o Governo Regional se mantenha em funções será necessária, no mínimo, a abstenção do PAN e do Chega.

A agenda antifeminista das direitas

8 de Março, 2024 - 11:46h

A normalização da extrema-direita não se faz pela metade, ela arrasta a normalização das suas ideias sobre as mulheres, os seus corpos, os seus direitos. Por Cecília Honório.

Comício do Porto. Foto JOSÉ COELHO/LUSA.

“No domingo votamos como mulheres”

7 de Março, 2024 - 22:46h

No comício do Porto, Mariana Mortágua apelou à participação nas manifestações feministas do 8 de Março e ao voto no domingo. A quem ainda não decidiu se vai votar, propôs que em vez da desistência "levem a vossa vida até ao voto".

Alexandre Alves Costa.

Alexandre Alves Costa: Fidelidade e Revolução

7 de Março, 2024 - 22:13h

Será que algum dia recuperaremos a palavra Revolução, como a folha em branco de que nos falava a Sophia, onde todos poderemos inscrever o nosso futuro, morto o inimigo que nos condiciona os comportamentos? Por Alexandre Alves Costa.

Miguel Cardina

Coimbra: campanha consolida a esperança da representação à esquerda no distrito

7 de Março, 2024 - 21:18h

A campanha da lista encabeçada por Miguel Cardina sublinhou a necessidade de recuperar um deputado à esquerda no distrito, garantir uma voz convicta na defesa do SNS, da escola pública, do direito à habitação e de uma visão do território que respeite o clima e as populações.

 

Paulo Portas e Marques Mendes

Mulheres e esquerda em minoria no comentário político nas televisões, conclui estudo

7 de Março, 2024 - 18:11h

Estudo do MediaLab registou aumento do número de comentadores políticos nos canais de televisão. Três quartos dos comentadores são homens e apenas um terço se identifica com a esquerda.

Bruno Góis no comício do Bloco em Torres Novas

Santarém: Bloco quer recuperar representação da esquerda no Parlamento

7 de Março, 2024 - 15:18h

Nesta campanha, Bruno Góis trouxe para a campanha temas fundamentais para as regiões do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo, como a criação de empregos qualificados, a gestão equilibrada da água e as urgências de investimento público em infraestruturas.

Mariana Mortágua com estudantes na Faculdade de Letras do Porto

"Habitação tem de estar no centro de qualquer entendimento à esquerda"

7 de Março, 2024 - 14:29h

Numa visita às residências universitárias no Porto, Mariana Mortágua diz que é a força do Bloco que determinará soluções para a crise na habitação.

Mariana Mortágua

“A política do remendo é um risco para Portugal e para a democracia”

6 de Março, 2024 - 23:25h

Em Braga, Mariana Mortágua afirmou que o programa eleitoral do PS "é uma nova coleção de remendos” que prossegue a “desesperante política da maioria absoluta" na habitação, saúde e educação. Bruno Maia prometeu que o Bloco "é a força que vai impedir o assalto da direita ao SNS”.

Moedas violou lei eleitoral, CNE manda retirar cartazes

6 de Março, 2024 - 18:22h

O autarca do PSD mandou afixar cartazes de propaganda às medidas da Câmara sobre habitação, o que é proibido em campanha eleitoral. Em janeiro, a autarquia tinha sido acusada de ilegalidade, ao mandar remover os cartazes da manifestação Casa para Viver colados na cidade.

Arruada na Rua de Santa Catarina

Porto: Campanha bloquista aposta forte no reforço da representação

6 de Março, 2024 - 12:04h

Marisa Matias, José Soeiro, Isabel Pires e Ana Isabel Silva têm ouvido a população e profissionais de diferentes setores de atividade, com iniciativas para defender a escola pública, a saúde, a habitação, os transportes e a transição ecológica.

André Ventura

Corrupção: Estado pode confiscar donativos ilegais ao Chega

6 de Março, 2024 - 11:28h

A associação Frente Cívica defende que a não identificação de doadores por parte do partido de Ventura é "sinal de alarme para a democracia". Lei já permite que o Estado confisque os donativos ilegais.

Mariana Mortágua defende aumento real dos salários

6 de Março, 2024 - 00:05h

Em Santa Maria da Feira, a coordenadora do Bloco lembrou que foi o acordo feito pelo partido que permitiu a subida real dos salários mínimos que agora se quer continuar. Mas pretende-se “ir mais longe”: subir salários médios, dar mais força aos contratos coletivos, melhorar os direitos de trabalhadores por turnos.

Mariana Mortágua em visita à associação Solidariedade Imigrante

“Direita quer imigrantes mais explorados e mais mal pagos”

5 de Março, 2024 - 15:26h

Durante uma visita à Solidariedade Imigrante, Mariana Mortágua afirmou que a direita sabe que são os imigrantes “quem garante a economia portuguesa”, mas opta por lançar “muita desinformação e muita mentira” porque quer “imigrantes clandestinos e explorados”.

Páginas