Está aqui

Política

“Governo não pode permitir que Administração da CGD retire direitos aos trabalhadores”

“Governo não pode permitir que Administração da CGD retire direitos aos trabalhadores”

16 de Agosto, 2018 - 17:55h

O Bloco condena a decisão do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos de denunciar os Acordos de Empresa em vigor e quer que o Governo indique quais as garantias dadas pelo banco relativamente ao cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

“Não é aceitável usar dinheiros públicos para ajudar Le Pen a passar mensagens de ódio”

14 de Agosto, 2018 - 15:53h

A deputada bloquista Isabel Pires defende que o governo e a autarquia lisboeta devem tomar posição sobre o convite à líder da extrema-direita francesa para intervir na Web Summit.

Bloco apresenta propostas contra violência doméstica e sexual

Bloco apresenta propostas contra violência doméstica e sexual

11 de Agosto, 2018 - 11:00h

O conjunto de propostas de lei visa a criação de tribunais especializados, a alteração da moldura penal para crimes de violência doméstica e sexual e a possibilidade de aplicação da prisão preventiva para casos de violência doméstica.

Os eleitos do Bloco na Assembleia Municipal interpelaram o executivo camarário, através de requerimento, sobre a disponibilidade para extensão da discussão pública, a fim de se ultrapassar o período estival e para se procurarem novos momentos de encontro e debate com a população.

Bloco defende alargamento da discussão pública do Plano Diretor Municipal de Sintra

10 de Agosto, 2018 - 10:27h

O Bloco de Esquerda de Sintra defende a extensão da discussão pública da proposta de PDM de Sintra até ao final do mês de setembro, alargando o período de diálogo, esclarecimento e acolhimento de propostas.

Monchique: Bloco cancela comícios no Algarve e acompanha situação no terreno

9 de Agosto, 2018 - 15:23h

Direção do Bloco manifesta a sua solidariedade às populações afetadas pelo incêndio de Monchique e dirige uma palavra de apreço e consideração a todos os operacionais e forças no terreno. Dirigentes bloquistas estão nos locais atingidos pelo fogo em contacto com as populações e autarcas.

Bloco quer ver garantido reforço do INEM e da linha 112

8 de Agosto, 2018 - 20:14h

Num requerimento enviado ao Ministério da Saúde, os bloquistas questionam o Governo sobre a falta de profissionais no atendimento da linha 112 e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O Bloco junta-se à Fenprof, que tem defendido que a aplicação no novo quadro legal não deve entrar em vigor este ano letivo, mas apenas no próximo.

Bloco e Fenprof querem adiar reforma da educação especial

8 de Agosto, 2018 - 17:51h

Bloquistas consideram que “as escolas não tiveram tempo para se adaptarem” e que “o aperto de prazos parece ser um convite a que não corra bem”. O Bloco pediu apreciação parlamentar do decreto que é “um passo na direção certa” mas precisa de “alterações e melhoramentos”.

Fórum Socialismo 2018: de 31 de agosto a 2 de setembro em Leiria

8 de Agosto, 2018 - 15:29h

Celso Cruzeiro, José Mário Branco e Fernando Oliveira Baptista são alguns dos convidados para o fórum de debates organizado anualmente pelo Bloco de Esquerda.

A Lei n.º 38/2018, de 7 de agosto, entra em vigor esta quarta-feira. Assim, qualquer pessoa trans com mais de 18 anos tem direito a alterar os seus documentos com base unicamente na sua autodeterminação.

Publicada lei que concede direito à autodeterminação de género

8 de Agosto, 2018 - 14:55h

Esta terça-feira, foi publicada em Diário da República a lei que concede o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa

Coimbra: Bloco exige que Presidente da Câmara se retrate publicamente

7 de Agosto, 2018 - 13:04h

Manuel Machado insinuou que a apresentação de uma queixa sobre uma alegada tentativa de violação de uma atleta finlandesa, que participou nos jogos universitários europeus, se deve ao facto de a Finlândia ter ficado “de trombas" por Coimbra ter sido escolhida para receber os jogos, em detrimento de Tampere.

Bloco confronta Governo com degradação do transporte público ferroviário

6 de Agosto, 2018 - 21:44h

Esta segunda-feira, o Bloco questionou o Governo sobre as falhas no sistema de refrigeração dos comboios da CP, exigindo saber que medidas vão ser tomadas para recuperar a normalidade no funcionamento do serviço.

Autarca de Coimbra insinua que denúncia de violação não passa de mau perder

5 de Agosto, 2018 - 12:31h

Manuel Machado terá dado a entender que a denúncia sobre a alegada tentativa de violação de uma atleta finlandesa que participou nos jogos universitários europeus se deve ao facto de a Finlândia ter ficado “de trombas" por Coimbra ter sido escolhida para receber os jogos, em detrimento de Tampere.

“Só quem pratica a Liberdade no seu quotidiano sabe transformá-la em proposta política”

5 de Agosto, 2018 - 10:25h

Durante os cinco dias do Acampamento Liberdade 2018, o Bloco foi capaz de construir um espaço especial, permitindo vivenciar e experienciar uma convivência comunitária, solidária, anticapitalista, sem preconceitos, sem discriminações, aberta.

Lactogal impõe baixa de preços pagos ao produtor e promove abandono da atividade

4 de Agosto, 2018 - 09:58h

O Bloco considera a decisão da Lactogal injustificável e mostra-se totalmente solidário com os produtores de leite, suas famílias e trabalhadores, comprometendo-se a fazer o possível para contrariar este caminho.

Bloco questiona governo sobre nacionalização do SIRESP

Bloco questiona governo sobre nacionalização do SIRESP

3 de Agosto, 2018 - 15:18h

Já em junho de 2017 o Bloco de Esquerda tinha defendido a denuncia do contrato com o SIRESP, “resgatando para o Estado” este sistema de emergência e segurança.

Veto de Marcelo: assessor presta serviços a fundos imobiliários

Veto de Marcelo: assessor presta serviços a fundos imobiliários

3 de Agosto, 2018 - 13:58h

Ao vetar o diploma que dava direito de preferência aos arrendatários, Presidente da República foi assessorado juridicamente por Nogueira de Brito, sócio da MLGTS, firma com interesses no setor imobiliário.

“A tática negocial do governo foi errada”, afirma Pedro Filipe Soares, defendendo que se devia “nacionalizar o SIRESP” e “garantir que o interesse público não vai ficar na mão do interesse do lucro dos privados”.

Altice torna-se na maior acionista do SIRESP

2 de Agosto, 2018 - 17:55h

O Estado entra no capital da rede de comunicações de energia, passando a ter 33% da Galilei. A dona da Meo, por sua vez, exerceu o direito de preferência na compra das participações da ESEGUR e da Datacomp. Bloco tece duras críticas.

Fotografia de Paulete Matos

Bloco diz que veto pode originar uma vaga de despejos

2 de Agosto, 2018 - 10:19h

Depois do veto de Marcelo Rebelo de Sousa ao diploma do Bloco que tencionava dar direito de preferência aos arrendatários, o partido veio considerar que podemos estar perante “uma vaga de despejos”. Assim, está disponível para fazer alterações que não adulterem a sua essência.

Catarina: Direção do Bloco cometeu erro de análise

1 de Agosto, 2018 - 16:16h

Reconhecendo que tinha existido um erro na intenção de venda, a avaliação da direção do Bloco foi que esse erro devia ser explicado. Em entrevista, Catarina reconhece que “a contradição era grande, não foi possível explicar, e criava um entrave quotidiano no trabalho do próprio Ricardo Robles na autarquia”.

“Baixa do IVA da eletricidade pode ter efeito muito importante nos rendimentos das famílias”

31 de Julho, 2018 - 18:37h

Redução do IVA da energia, valorização das longas carreiras contributivas e aumento do investimento no Serviço Nacional de Saúde e nos transportes públicos são as prioridades do Bloco para as negociações do Orçamento do Estado para 2019.

Bloco quer obrigar Ryanair a cumprir lei portuguesa

31 de Julho, 2018 - 14:58h

Bloquistas entregam Projeto de Resolução no parlamento para obrigar a Ryanair a aplicar a lei portuguesa às relações laborais com os seus trabalhadores. Recente greve europeia resultou no cancelamento em Portugal, no dia 25, de 65% dos voos e, no dia 26, de 75% dos voos tendo sido afetados pela paralisação pelo menos 50 mil passageiros afetados pela paralisação.

Manuel Grilo assume vereação do Bloco em Lisboa

30 de Julho, 2018 - 22:42h

Numa nota escrita, que o esquerda.net reproduz na íntegra, a Comissão Política do Bloco de Esquerda informa que “aceitou o pedido de renúncia feito no domingo por Ricardo Robles”. Manuel Grilo, professor e membro do Conselho Nacional de Educação, assumirá a vereação bloquista na Câmara Municipal de Lisboa.

Ricardo Robles renuncia ao mandato

30 de Julho, 2018 - 12:00h

Em declaração de renúncia, que publicamos na íntegra, Ricardo Robles afirma que toma a decisão “com o objetivo de criar as melhores condições para o prosseguimento da luta do Bloco pelo direito à cidade”.

Após as negociações, esta “é uma boa notícia”: “o IVA da eletricidade vai descer no próximo Orçamento do Estado”.

Catarina: “o IVA da eletricidade vai descer”

29 de Julho, 2018 - 10:06h

Catarina Martins afirmou que o governo já aceitou a proposta do Bloco: a necessidade de reduzir o IVA de eletricidade para o peso sobre as faturas das famílias diminuir. A proposta vai entrar em vigor no âmbito do Orçamento do Estado.

Após as negociações, esta “é uma boa notícia”: “o IVA da eletricidade vai descer no próximo Orçamento do Estado”.

Catarina: “temos de ir às rendas excessivas do setor energético”

28 de Julho, 2018 - 15:57h

Este sábado, no acampamento do Bloco de Esquerda, a realizar-se até dia 30 de julho no parque de campismo de Martinchel, Catarina Martins informou que o governo já aceitou a proposta do Bloco: a necessidade de reduzir o IVA de eletricidade.

Páginas