Está aqui

Política

É preciso exclusividade no SNS para haver melhores cuidados de saúde

20 de Novembro, 2019 - 16:13h

No Parlamento, Moisés Ferreira defendeu que o Serviço Nacional que o país quer “não é dos encerramentos” nem o que “está proibido, por despacho, de contratar os profissionais de que necessita” mas o “dos “profissionais e utentes”. Por isso, é precisa a exclusividade de funções para melhorar a saúde.

Bloco quer lista de edifícios públicos com amianto atualizada e ver plano de remoção

Bloco quer lista de edifícios públicos com amianto atualizada e ver plano de remoção

20 de Novembro, 2019 - 10:48h

Projeto de lei bloquista quer que a lista de edifícios públicos com amianto seja atualizada e que a legislação obrigue à divulgação pública dos planos de remoção do mesmo. Na passada semana o ministro da Educação recusou-se a dizer quantas escolas ainda têm amianto.

ferrovia

Bloco quer ouvir ministro sobre atrasos das obras prioritárias na ferrovia

19 de Novembro, 2019 - 18:45h

Os atrasos e adiamentos nas obras prioritárias do Programa Ferrovia 2020 estão a comprometer o cumprimento do objetivo de relançar a ferrovia como setor estratégico do país. Bloco chamou Pedro Nuno Santos a dar explicações aos deputados.

Bloco quer travar venda de património do Estado nas cidades com falta de habitação

19 de Novembro, 2019 - 18:04h

Em conferência de imprensa no Porto, junto ao terreno público onde o El Corte Inglés pretende construir um centro comercial, a deputada Maria Manuel Rola defendeu a proposta do Bloco de implementar uma moratória à venda de património do Estado em cidades com falta de habitação.

microfone

Bloco questiona governo sobre instabilidade no grupo Global Media

18 de Novembro, 2019 - 19:12h

Atrasos salariais e ameaças de despedimentos aumentam preocupação dos trabalhadores do grupo que detém a TSF, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e O Jogo. E devem preocupar também o governo, diz o deputado bloquista Jorge Costa.

Contra as portagens nas A25, A23 e A24 – Foto de André Ferreira, Lusa (arquivo)

Bloco propõe o fim das portagens nas ex-SCUT do interior

18 de Novembro, 2019 - 17:49h

O Bloco de Esquerda quer acabar com as portagens na A23, na A24 e na A25. Catarina Martins lembrou que “estas autoestradas foram feitas para ligar o interior e ser um esforço de coesão territorial” e considerou que “este é o momento ideal também para rever as PPP rodoviárias”.

Catarina Martins reúne com docentes precários do Ensino Superior e com o SNESUP. Novembro de 2019.

A precariedade no ensino superior é um ataque às universidades

18 de Novembro, 2019 - 16:01h

Em reunião no Instituto Superior de Engenharia do Porto com professores precários do Ensino Superior e SNESUP, Catarina Martins defendeu ser preciso dar mais recursos às universidades. Sobre professores do Básico e Secundário disse que “são precisas rendas acessíveis para concursos de professores não ficarem vazios”.

Catarina Martins almoçou na cervejaria Galiza, manifestando a sua solidariedade com os trabalhadores

Catarina Martins solidária com trabalhadores da cervejaria Galiza

17 de Novembro, 2019 - 23:07h

A coordenadora do Bloco almoçou este domingo na cervejaria Galiza no Porto, manifestando a sua solidariedade com os trabalhadores, e, em declarações à comunicação social, defendeu a revisão da legislação sobre os PER – Processo Especial de Revitalização.

Bloco quer redução do IVA da eletricidade e gás para 6% no OE’2020

17 de Novembro, 2019 - 01:41h

Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, Catarina Martins avançou que, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado para o próximo ano, é prioritário assegurar mais investimento e medidas de fiscalidade que podem criar alguma justiça na economia do país.

Aliviar IRS de quem trabalha e avançar com englobamento para criar mais justiça fiscal

16 de Novembro, 2019 - 17:00h

Frisando que “um país em que os salários e as pensões pagam mais impostos do que rendimentos do capital é um país muito injusto”, Catarina Martins defendeu a necessidade de criar mais escalões de IRS e avançar com uma medida de justiça fiscal, que é o englobamento deste imposto.

É preciso reforçar pressão pública para travar construção do Vila Galé em terras indígenas

16 de Novembro, 2019 - 13:17h

José Soeiro defende que o projeto do grupo português, que visa a construção de um hotel de luxo na Bahia, é “de uma violência ambiental e social incalculável e tem de ser combatido por todos os meios”. O deputado destaca a necessidade de reforçar a pressão pública frente ao Vila Galé e ao Governo português.

Bloco quer legislação que exclua explorações de lítio de zonas protegidas

16 de Novembro, 2019 - 10:28h

A Classificação do Alto Douro Vinhateiro pela UNESCO ameaçada por pedidos de prospeção mineira. Bloco questionou o governo acerca desta e das restantes zonas identificadas no Relatório do Grupo de Trabalho “Lítio” a serem lançadas no concurso internacional.

Bloco requer audição da Ministra da Cultura sobre subfinanciamento das estruturas artísticas

15 de Novembro, 2019 - 19:14h

As deputadas do Bloco Beatriz Gomes Dias e Alexandra Vieira querem que Graça Fonseca venha ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre os resultados dos concursos plurianuais de apoios às artes 2020-2021.

hospital

Bloco quer acabar com modelo “irracional” de contratações no SNS

15 de Novembro, 2019 - 15:32h

O despacho do governo conhecido esta semana volta a limitar a autonomia das instituições do SNS ao impedir novas contratações de profissionais, salvo em “situações excecionais”. Bloco quer revogar despacho e fazer levantamento das necessidades de pessoal.

Fotografia de Paula Nunes

Bloco defende alargamento da licença para acompanhamento de filhos

15 de Novembro, 2019 - 11:04h

Esta sexta-feira, o Bloco defendeu o alargamento do âmbito da licença e da sua duração, de um ano para os três primeiros anos de vida da criança. Os bloquistas pretendem ainda estimular a partilha dessa licença, majorando-a sempre que é assumida por ambos os progenitores.

Tiago Brandão Rodrigues.

Ministro da Educação recusa dizer que escolas têm amianto, Bloco exige lista

14 de Novembro, 2019 - 17:57h

Em entrevista à Lusa, Tiago Brandão Rodrigues escusou-se dizer que escolas têm amianto. O Bloco apresentou um requerimento a exigir envio dessa lista. Joana Mortágua considera a falta de resposta “grave” e “sem justificação”. Neste mesmo dia associações lançaram petição a exigir remoção do amianto das escolas.

Índios Aymara na cerimónia de coroação de Evo Morales como Apu Mallku, o cargo simbólico de rei, supervisor dos conselhos de anciãos. Tiwanaku, 21 de janeiro de 2006. Foto de Corrado Scropetta/Flickr.

Deputados europeus de esquerda: UE deve condenar energicamente golpe de Estado na Bolívia

13 de Novembro, 2019 - 21:48h

Marisa Matias, José Gusmão e vários deputados europeus do GUE/NGL dirigiram uma carta a Federica Mogherini, Alta Representante da União para Assuntos Externos e Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia instando a UE a “implicar-se ativamente para velar pelos direitos civis e políticos do povo boliviano”.

Catarina Martins

“Governo não pode ficar à espera das autarquias para resolver o problema das escolas”

13 de Novembro, 2019 - 17:29h

No debate quinzenal com o primeiro-ministro, Catarina Martins voltou a confrontar António Costa com o problema falta de assistentes técnicos e operacionais que têm impedido o normal funcionamento das escolas.

Bloco repudia construção de hotel de luxo de grupo português em terras indígenas

13 de Novembro, 2019 - 16:14h

O grupo parlamentar do Bloco exige ao governo português uma posição firme de salvaguarda dos legítimos direitos das comunidades indígenas, sublinhando que, caso o aval seja dado à construção, por parte do grupo Vila Galé, será destruída uma das maiores fontes de sustento da comunidade nativa Tupinambá.

“Precisamos de uma legislação laboral que puxe pelos salários”

13 de Novembro, 2019 - 13:04h

No final de uma reunião com a Fenprof, Catarina Martins voltou a defender que só alterando as leis laborais será possível aumentar o salário médio praticado no país.

Mais 100 casas para pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa

Mais 100 casas para pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa

13 de Novembro, 2019 - 11:22h

Projeto procurará garantir habitações a pessoas em situação de sem abrigo com problemas de saúde mental ou com problemas de dependências. Há também o acompanhamento por técnicos com vista à reintegração social dos participantes.

Bloco quer 35 horas no privado e valorização da contratação coletiva e do trabalho por turnos

Bloco quer 35 horas no privado e valorização da contratação coletiva e do trabalho por turnos

13 de Novembro, 2019 - 10:42h

Os três projetos de lei apresentados hoje no Parlamento defendem as 35 horas no privado, à semelhança do setor público, a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador na contratação coletiva e o reconhecimento do trabalho noturno e por turnos como sendo de desgaste rápido.

Manuel Heitor.

Bloco quer ouvir ministro sobre professores universitários que trabalham sem remuneração

12 de Novembro, 2019 - 17:55h

O Grupo Parlamentar do Bloco apresentou um requerimento na Assembleia da República para a audição do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as denúncias de crescimento do trabalho não remunerado de professores universitários do ensino público. Foi aprovado por unanimidade.

Parlamento volta a votar possibilidade de arrependimento na gestação de substituição

Parlamento volta a votar possibilidade de arrependimento na gestação de substituição

12 de Novembro, 2019 - 11:31h

Bloco de Esquerda volta a apresentar proposta de lei de gestação de substituição que reconhece à gestante a possibilidade de desistir da entrega do bebé até ao momento do registo. Proposta inclui também a necessidade de um parecer da Ordem dos Psicólogos.

Catarina Martins visita Escola Secundária José Afonso.

Contratação de funcionários para as escolas é urgente

11 de Novembro, 2019 - 14:43h

Catarina Martins visitou a Escola Secundária José Afonso, na Arrentela, onde ouviu queixas dos estudantes sobre como a falta de funcionários obriga a fechar biblioteca ou ginásio e a cancelar aulas. Respondeu-lhes que a contratação de pessoal é uma urgência para manter as escolas abertas e que é preciso rever rácios de contratação.

Páginas

TV.Esquerda

1473030636188412

A patroa da Cervejaria Galiza, no Porto, geriu o estabelecimento de forma danosa. Não pagou o subsídio de Natal e, durante meses, pagou salários em tranches. Numa noite, tentou levar as máquinas e o stock. Os trabalhadores organizaram-se e estão a manter a cervejaria em funcionamento.