Está aqui

Política

Fim dos cortes nos gabinetes políticos gera estranheza

Fim dos cortes nos gabinetes políticos gera estranheza

19 de Abril, 2018 - 19:02h

Governo pretende pôr fim ao corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos. Bloco de Esquerda questiona esta prioridade.

Catarina Martins afirmou que “para proteger o país das crises futuras, a nossa responsabilidade é reconstruir a capacidade do SNS e da Escola Pública"

“Não se compreende que a banca privada tenha sempre prioridade sobre os serviços públicos”

18 de Abril, 2018 - 17:17h

No debate com o primeiro-ministro, Catarina Martins afirmou “não estamos a discutir porque é que existe folga. Estamos sim a discutir o que fazemos com ela” e questionou que a banca tenha sempre prioridade sobre os serviços públicos.

O projeto bloquista propõe recomendar ao governo “que desenvolva as ações necessárias para reconhecer e regulamentar a profissão de  aconselhador genético”

Bloco propõe regulamentação da profissão de aconselhador genético

18 de Abril, 2018 - 16:33h

“Em Portugal, algumas doenças hereditárias mostram uma frequência particularmente elevada” salienta o Bloco e propõe que o governo desenvolva as iniciativas necessárias para “reconhecer e regulamentar a profissão de aconselhador genético”.

"Devemos alterar as metas prejudicando o investimento em serviços públicos ou devemos manter as metas e investir a folga orçamental?", questiona Mariana Mortágua

Mariana Mortágua: Alterar as metas do défice ou investir em serviços públicos?

18 de Abril, 2018 - 14:59h

O Bloco de Esquerda quer que o parlamento se pronuncie sobre a decisão do governo de alterar as metas do défice.

Síria: Marisa Matias acusou Macron de agir como “um pequeno Napoleão”

17 de Abril, 2018 - 16:54h

Esta terça-feira, a eurodeputada bloquista acusou Macron de ter uma “conceção de democracia napoleónica”, referindo-se ao facto de o presidente francês, com Donald Trump e Theresa May, ter avançado “para um ataque sobre a Síria sem consultar rigorosamente ninguém”.

Bloco quer aplicar fundos estruturais na ferrovia

16 de Abril, 2018 - 18:36h

Os 700 milhões de euros reservados para a requalificação da linha entre Aveiro e Vilar Formoso, chumbada por Bruxelas, devem ser aplicados noutras linhas com serviço em estado de degradação, defendeu Heitor de Sousa.

"É justo devolver à sociedade o crescimento económico que gera"

"É justo devolver à sociedade o crescimento económico que gera"

13 de Abril, 2018 - 21:43h

Em reação à apresentação do Programa de Estabilidade 2018-2022, Mariana Mortágua recorda que o não investimento de 800 milhões de euros na sociedade se deve à decisão do Governo em ir além das metas de Bruxelas. Bloco de Esquerda apresentará um projeto de resolução no Parlamento.

Parlamento aprova projeto do Bloco para disponibilização de recibo discriminado da pensão

13 de Abril, 2018 - 18:32h

O projeto de resolução do Bloco para disponibilização, pelo Centro Nacional de Pensões, de recibo discriminado da pensão com indicação dos valores que a compõem, em data anterior à do recebimento, foi aprovado esta sexta-feira, dia 13 de abril, por unanimidade.

Sessão em defesa da democracia no Brasil encheu o Capitólio - Fotos mídia ninja

Sessão em defesa da democracia brasileira enche Capitólio

13 de Abril, 2018 - 14:22h

Numa sala completamente cheia, foi manifestada a solidariedade com o povo brasileiro. Guilherme Boulos salientou que “o mundo precisa saber que Lula é um preso político” e Catarina Martins sublinhou: “não admitimos presos políticos, lutamos pelas liberdades, porque acreditamos na democracia”.

Parlamento aprovou Lei da Autodeterminação de Género

13 de Abril, 2018 - 13:36h

Proposta que acaba com patologização e permite mudança de género aos 16 anos foi aprovada com votos a favor do PS, Bloco, PEV e PAN e da deputada do PSD Teresa Leal Coelho. PSD e CDS votaram contra e PCP absteve-se. Para Sandra Cunha, estamos perante um “avanço histórico no respeito pelos Direitos Humanos”.

Manifestação em Barcelona - Foto Assembleia Nacional Catalã/Twitter

Eurodeputados apelam à libertação dos presos políticos catalães

13 de Abril, 2018 - 09:10h

44 eurodeputados, entre os quais Marisa Matias e Ana Gomes, subscrevem um “Manifesto pelo Diálogo na Catalunha”, que apela ainda a que a Alemanha e outros países europeus não extraditem os políticos catalães.

Pablo Iglesias, Catarina Martins e Jean-Luc Mélenchon.

Catarina, Iglesias e Mélenchon apelam a uma “revolução cidadã na Europa”

12 de Abril, 2018 - 19:06h

Reunidos em Lisboa, os líderes do Bloco de Esquerda, Podemos e França Insubmissa lançaram as bases de um novo movimento político para enfrentar a austeridade e os tratados promovidos pelas “elites de Bruxelas”.

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara de Lisboa defende direito de preferência para inquilinos da Fidelidade

12 de Abril, 2018 - 16:24h

A moção apresentada pelo vereador Ricardo Robles e aprovada pelo executivo apela ao parlamento para legislar no sentido de proteger os direitos dos inquilinos ameaçados de despejo.

Longas carreiras: nova proposta do governo abandona fim dos cortes

12 de Abril, 2018 - 15:16h

Para o deputado bloquista José Soeiro, a nova proposta do governo "é, no fundo, um alargamento da primeira fase" que só abrange quem começou a trabalhar aos 16 anos e tenha mais de 46 anos de descontos.

Após debate aceso, PSD, PS e CDS votaram contra a proposta que eliminaria a dupla penalização de quem tem uma longa carreira contributiva. O PAN absteve-se e Bloco, PCP e PEV votaram a favor.

PS e direita chumbam proposta do Bloco de eliminar dupla penalização para os reformados

11 de Abril, 2018 - 17:39h

Bloco apresentou projeto-lei sobre acesso às reformas das longas carreiras contributivas para exigir ao governo que cumpra a expectativa criada junto de quem trabalha há mais de 40 anos e acabe com a dupla penalização.

Mariana Mortágua espera que os “bons princípios de negociação e de estabilidade dessa maioria parlamentar se mantenham” e que “o compromisso assumido no OE para 2018 seja mantido para que o país cumpra os seus compromissos com Bruxelas” e para que “o OE possa ter margem para investir nos serviços públicos e na recuperação de rendimentos”.

Mariana Mortágua: intenção do governo “é contrária ao compromisso assumido”

11 de Abril, 2018 - 13:18h

A deputada do Bloco de Esquerda considera que a intenção de o governo alterar a meta do défice, quatro meses depois de a ter votado, é “incompreensível” e significa “que há margem orçamental para investir nos serviços públicos e na reposição de rendimentos”.

Parlamento discute esta quarta-feira projeto bloquista sobre longas carreiras contributivas

10 de Abril, 2018 - 14:08h

Proposta visa a concretização da segunda fase do novo regime de reformas antecipadas para longas carreiras que, tal como acordado com o Governo, deveria ter acontecido em janeiro. Em causa está acabar com o corte de 14,5% nas pensões de quem tenha 63 anos e 40 de descontos aos 60 de idade.

Bloco considera preocupantes sinais de que Governo quer alterar metas orçamentais

9 de Abril, 2018 - 19:33h

Catarina Martins deixou um apelo ao Governo: "que se mantenha o espírito de negociação, de convergência e de cumprir os compromissos que tivemos até agora na maioria parlamentar". "O Bloco mantém essa vontade e essa determinação", garantiu a coordenadora bloquista.

AM de Santa Maria da Feira apela a reversão da privatização dos CTT

8 de Abril, 2018 - 22:41h

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou a moção do Bloco que repudia o aumento de preços levado a cabo pela administração dos CTT e insta o Governo a proceder à reversão da privatização deste serviço público.

Numa ação comemorativa do 19º aniversário do Bloco, Catarina fez o balanço da atividade do Bloco, criticou a prisão de Lula e afirmou que o Bloco irá apresentar um projeto-lei sobre acesso às reformas das longas carreiras contributivas.

Bloco vai apresentar projeto-lei sobre acesso às reformas das longas carreiras contributivas

8 de Abril, 2018 - 17:37h

Na comemoração do 19º aniversário do Bloco, Catarina Martins fez um balanço da atividade do partido, informou que o Bloco vai apresentar projeto-lei sobre acesso às reformas das longas carreiras contributivas e falou do “golpe da direita reacionária, racista, fascista” no Brasil.

Os participantes defenderam o direito à autodeterminação do povo catalão.

Catalunha: “um processo político que está a ser tratado como um caso de polícia”

7 de Abril, 2018 - 20:17h

Esta sexta-feira à noite, 6 de abril, realizou-se na Assembleia da República uma sessão pública com a presença de vários parlamentares catalães e portugueses, que defenderam o direito à autodeterminação do povo catalão.

Exército - Foto de cursoemprego.pt

O reconhecimento da centralidade da Defesa Civil é um imperativo categórico

6 de Abril, 2018 - 18:29h

Texto base da intervenção do Coronel Mário Tomé na Conferência “Recrutamento Militar: Dificuldades e Desafios”, promovida pela comissão de Defesa da Assembleia da República.

Catarina Martins

“Nada justifica que o orçamento para a Cultura seja quase igual a zero”

5 de Abril, 2018 - 17:02h

No debate quinzenal com o primeiro-ministro, Catarina Martins desafiou António Costa a reunir com os agentes culturais e a definir um compromisso claro para o próximo Orçamento do Estado para a Cultura.

Contratos de fidelização: Bloco quer reforçar proteção dos clientes

5 de Abril, 2018 - 12:03h

O parlamento discute esta sexta-feira as propostas para reduzir o período de fidelização e aumentar a transparência da informação prestada aos clientes de telecomunicações.

Mafalda Escada

Abandono escolar: medidas anunciadas "são um insulto aos estudantes"

5 de Abril, 2018 - 10:45h

Em entrevista ao esquerda.net, Mafalda Escada faz o balanço da mobilização estudantil de março e apresenta o próximo Encontro Nacional de Ativistas Estudantis do Bloco de Esquerda, a 14 e 15 de abril em Lisboa.

Páginas

TV.Esquerda

1536697233109105

Mais de mil pessoas participaram no protesto contra a prospeção de petróleo ao largo de Aljezur.