Está aqui

Política

Pedro Filipe Soares

Veto parlamentar a proposta de Ventura é “favor ao Chega”

26 de Fevereiro, 2020 - 16:40h

“Uma Comissão Parlamentar não é a primeira instância do Tribunal Constitucional”, defendeu o líder parlamentar bloquista Pedro Filipe Soares, apontando casos semelhantes no passado recente que tiveram luz verde para serem debatidos no parlamento.

banco

Bloco espera ver aprovadas todas as propostas para cortar nas comissões bancárias

26 de Fevereiro, 2020 - 14:30h

Esta quinta-feira, o Bloco volta a levar a debate no parlamento as suas propostas para cortar nas comissões abusivas da banca. Mas desta vez é acompanhado por propostas no mesmo sentido de outros partidos e Mariana Mortágua espera que todas sejam aprovadas.

snack-bar

Bloco propõe subsídio de refeição mínimo de 4.77 euros no público e privado

26 de Fevereiro, 2020 - 11:14h

O projeto de lei entregue pela bancada bloquista prevê que o valor mínimo de referência seja o aplicado aos funcionários públicos, atualmente fixado em 4.77 euros.

Vitalino Canas comenta os resultados das eleições europeias de 2009.

Mariana Mortágua critica nomeação de Vitalino Canas, o “provedor da precariedade”

25 de Fevereiro, 2020 - 10:36h

Em artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, Mariana Mortágua lembra o percurso do ex-governante do PS e os seus interesses no mundo dos negócios. A deputada critica assim a sua nomeação para o Tribunal Constitucional já que era o “provedor da precariedade”, nomeado pelas empresas de trabalho temporário.

Catarina Martins na sessão de encerramento do Inconformação. Foto de Ana Feijão.

Aeroporto é um perigo ambiental e enquanto infraestrutura e não deve ser construído

23 de Fevereiro, 2020 - 18:29h

Catarina Martins afirmou que o Governo não conta com o Bloco para uma alteração legislativa para impor o aeroporto do Montijo, e que a solução tem de ser em nome do interesse público e do ambiente e não pode ser feita à medida da empresa Vinci.

Vitalino Canas, o "provedor maravilha das ETT" no Congresso Nacional do PS, em 2013. Foto de Estela Silva, Lusa.

Escolha de Vitalino Canas para Tribunal Constitucional gera onda de críticas

22 de Fevereiro, 2020 - 16:28h

Bloco repudiou a indicação do “provedor maravilha das empresas de trabalho temporário”. Mas as críticas vêm de vários quadrantes, como é o caso de Ana Gomes, Paula Teixeira da Cruz e Manuel Alegre. O histórico socialista afirma que este não é o melhor caminho "para a limitação da promiscuidade entre as instituições e os negócios".

Cedência de obras de arte ao Vila Galé é manifestamente ilegal

22 de Fevereiro, 2020 - 13:42h

As deputadas Alexandra Vieira e Beatriz Gomes Dias lembram que pareceres técnicos e legais do próprio Ministério da Cultura invalidam a cedência de obras de arte da Coleção Rainer Daehnbardt ao Grupo Vila Galé e questionam o Governo sobre esta decisão.

André Ventura, líder do CHEGA, acumula o salário de deputado com os vencimentos de consultor da Finpartner e de comentador da Cofina. Foto de José Sena Goulão, Lusa.

André Ventura mentiu ao Polígrafo

22 de Fevereiro, 2020 - 11:58h

Apesar de se ter comprometido a exercer o mandato de deputado em exclusividade, recusa-se a abdicar do salário de consultor e comentador. Confrontado pelo Polígrafo, André Ventura mentiu, afirmando que sempre discordou dessa proposta do CHEGA. O vídeo da sua entrevista à Kuriakos TV desmente-o.

Bloco quer intervenção do governo na “escalada do conflito” no Porto de Lisboa

21 de Fevereiro, 2020 - 17:05h

Estivadores decidiram em plenário agravar formas de luta, com greve total a partir de dia 9 de março. Face à  ameaça de insolvência da empresa de trabalho portuário, o Bloco de Esquerda chamou representantes do grupo Yilport, do sindicato e do governo a darem explicações no parlamento.

Leo Varadkar, primeiro-ministro irlandês durante uma sessão de campanha do seu partido. Janeiro de 2020.

Primeiro-Ministro irlandês demite-se, impasse continua

21 de Fevereiro, 2020 - 15:13h

Leo Varadkar anunciou a demissão do cargo mas mantém-se interinamente em funções. Os dois partidos da direita juraram ir para a oposição mas iniciaram conversações. O Sinn Féin insiste que o resultado eleitoral ditou mudança mas não consegue obter maioria de governo.

Catarina Martins e Nelson Peralta com as trabalhadoras da fábrica de louça Maiólica.

"Insolvências fraudulentas devem ser investigadas”, afirma Catarina

21 de Fevereiro, 2020 - 12:14h

Catarina Martins esteve com os trabalhadores à porta da fábrica de louça Maiólica, em Albergaria-a-Velha, que se mantêm ali dia e noite para evitar a saída das máquinas.

Foto divulgada na página de facebook do movimento "Diz Não Ao Paredão".

AM de Matosinhos pede suspensão imediata da adjudicação do quebra-mar de Leixões

21 de Fevereiro, 2020 - 11:53h

A moção do Bloco foi aprovada na Assembleia Municipal de Matosinhos com os votos contra do PS que, segundo a autarca Carla Silva, “obstinadamente, mantém uma subserviência cega aos ditames partidários, ‘de costas voltadas’ para a população, hipotecando, irremediavelmente, o futuro das nossas gerações”.

Catarina Martins

“É um dia grande para a democracia”, diz Catarina

20 de Fevereiro, 2020 - 19:45h

Após a aprovação dos projetos de lei sobre despenalização da morte assistida, a coordenadora do Bloco afirma que cabe ao parlamento fazer na especialidade “o que o país nos exige: uma lei cuidada e moderna e uma lei com todas as garantias”.

José Manuel Pureza e Catarina Martins durante a discussão parlamentar sobre eutanásia- Fevereiro de 2020.

Despenalização da eutanásia: a mais humanitária e democrática opção para o fim de vida

20 de Fevereiro, 2020 - 16:29h

José Manuel Pureza começou a intervenção de apresentação do projeto de lei do Bloco sobre a eutanásia citando João Semedo. Leia aqui a intervenção completa.

Chefe de gabinete da Câmara do Porto comporta-se como “hooligan”

Chefe de gabinete da Câmara do Porto comporta-se como “hooligan”

20 de Fevereiro, 2020 - 15:24h

O Bloco de Esquerda do Porto critica a forma como Nuno Santos, chefe de gabinete da Câmara Municipal do Porto, reagiu às questões enviadas sobre o Teatro Municipal da cidade, recentemente acusado de censura.

Sindicatos apelam a grande manifestação contra baixos aumentos salariais

Sindicatos apelam a grande manifestação contra baixos aumentos salariais

20 de Fevereiro, 2020 - 11:14h

O aumento de 0,3% para os trabalhadores do Estado tem também impacto na negociação coletiva no privado. Greve geral não está para já em cima da mesa, dizem sindicatos, mas apelam a uma grande manifestação nacional.

Eurodeputados do Bloco querem debater com UEFA como instituições europeias podem contribuir para a aplicação da resolução daquela instituição “Futebol Europeu unido contra o racismo”

Eurodeputados do Bloco querem reunir com UEFA para discutir combate ao racismo

19 de Fevereiro, 2020 - 17:40h

Marisa Matias e José Gusmão querem reunir com a instituição europeia de futebol para discutir como as instituições da UE, nomeadamente o Parlamento Europeu, podem contribuir para a aplicação da resolução da UEFA - “Futebol Europeu unido contra o racismo”.

Pedro Filipe Soares - Foto de Tiago Petinga/Lusa

Bloco contesta nomes para o TC e critica escolha autossuficiente do PS

19 de Fevereiro, 2020 - 16:33h

Pedro Filipe Soares acusa PS de romper com “situação política da anterior legislatura”, na indicação de nomes para o Tribunal Constitucional (TC). O líder parlamentar bloquista contesta também a indicação de Vitalino Canas, o “provedor maravilha das ETT”, e serem indicados dois homens.

Isabel dos Santos durante a inauguração da Unidade Mobilidade Elétrica EFACEC, na Maia, 05 de fevereiro de 2018.

Luanda Leaks: Bloco quer esclarecimentos do Governador do Banco de Portugal sobre Eurobic

19 de Fevereiro, 2020 - 15:48h

Isabel dos Santos prepara-se para lucrar com a venda da participação no Eurobic. Mariana Mortágua exige o apuramento de responsabilidades nas falhas na prevenção do branqueamento de capitais neste caso. O requerimento do Bloco para ouvir com urgência no Parlamento o Governador do Banco de Portugal foi aprovado por unanimidade.

Técnicos superiores de diagnóstico “ganham metade do salário dos seus colegas, respondem à hierarquia dos hospitais, mas a cada três anos a empresa muda”

Técnicos de diagnóstico são precários em falso outsourcing no Alto Minho

19 de Fevereiro, 2020 - 09:23h

Bloco vai questionar o governo sobre a precariedade de 25 técnicos de diagnóstico e radiologia no Alto Minho. “Ganham metade do salário dos seus colegas, respondem à hierarquia dos hospitais, mas a cada três anos a empresa muda”, escreveu José Soeiro no facebook.

Aeroporto do Montijo: “Pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”

18 de Fevereiro, 2020 - 19:13h

A afirmação é do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, em defesa do aeroporto do Montijo. O deputado bloquista Nelson Peralta destaca que, “para lá da parte anedótica, o Secretário de Estado não diz quão provável é, nem os riscos para a conservação destas espécies”.

Catarina Martins durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro António Costa. Foto de José Sena Goulão, Lusa.

Crime económico: Impunidade da elite tem de acabar

18 de Fevereiro, 2020 - 16:45h

Catarina Martins referiu-se à notícia sobre a previsível prescrição de mais de 16 milhões de euros de multas aplicadas a banqueiros e ainda sobre a possibilidade de “estar em curso uma operação de lavagem de dinheiro feita nas barbas do Banco de Portugal” no que concerne à venda do BIC por parte de Isabel dos Santos.

O Inconformação é já este fim-de-semana

18 de Fevereiro, 2020 - 15:46h

Entre 21 e 23 de fevereiro, terá lugar em Braga, na Escola Secundária D. Maria II, um fim-de-semana de debates e convívio organizado pelos Jovens do Bloco. O Inconformação é um espaço aberto e amplo de debate para partilhar experiências e pensar um mundo novo, de forma disruptiva e sem amarras do sistema capitalista. Inscreve-te aqui.

Multibanco

Cortes nas comissões bancárias: iniciativa do Bloco soma apoios

18 de Fevereiro, 2020 - 13:01h

Depois do PCP e do PAN, também o PS correspondeu ao convite para apresentar propostas no debate agendado para a próxima semana pelo Bloco de Esquerda. As comissões cobradas pelos bancos aos clientes vão mesmo baixar.

Páginas

TV.Esquerda

174759113974111

Joana Mortágua interveio no debate sobre a localização do novo aeroporto e acusou o governo de transformar essa escolha numa questão clubística "que veste a camisola da Vinci", a empresa francesa dona da ANA.