Está aqui

Política

"Contamos convosco para transformar Lisboa"

10 de Abril, 2021 - 17:51h

Beatriz Gomes Dias, professora, autarca, mulher negra e ativista pela igualdade, apresentou os eixos para "uma nova Lisboa” com um programa assente na resposta à crise social, o direito à habitação, a luta pelo clima e a mobilidade, o combate às desigualdades e o direito à criação e fruição cultural.

Lisboa: Beatriz Gomes Dias lança candidatura em direto

10 de Abril, 2021 - 15:07h

Veja aqui o comício de lançamento da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. 

Plano contra racismo inclui vagas específicas na universidade para alunos carenciados

9 de Abril, 2021 - 22:48h

O Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação entra hoje em consulta pública. Beatriz Gomes dias apela à participação no que considera ser uma conquista “da luta intransigente pela igualdade”.

Lisboa: Beatriz Gomes Dias lança candidatura este sábado

9 de Abril, 2021 - 12:44h

O comício online será transmitido em direto a partir das 15h nas redes sociais do Bloco e da candidata à Câmara Municipal de Lisboa.

Governo quer boicotar efeito imediato do reforço dos apoios sociais

8 de Abril, 2021 - 19:17h

Ministra do Trabalho anunciou que só vai aplicar as novas regras sobre o cálculo do apoio aos trabalhadores independentes em maio. Bloco acusa governo de querer "limitar fortemente o alcance da alteração do Parlamento".

Catarina Martins afirmou que o “Laboratório Militar tem sido essencial no combate à pandemia” e defendeu que haja a coragem de ultrapassar as patentes e de produzir as vacinas” - Foto Rita Sarrico

É preciso que haja a coragem de ultrapassar as patentes e produzir as vacinas

8 de Abril, 2021 - 15:26h

Catarina Martins visitou esta quinta-feira o Laboratório Militar, sublinhando o “papel imprescindível” que tem tido, nomeadamente no combate à pandemia. Em relação às vacinas, defendeu que Portugal acompanhe o manifesto publicado hoje.

Bloco quer que Cavaco revele conteúdo das reuniões com Ricardo Salgado

7 de Abril, 2021 - 18:59h

O partido quer ainda saber em que se baseou o ex-Presidente da República quando, em 2014, defendeu perante o país a atuação do Banco de Portugal, e se Cavaco Silva confirma que a sua campanha presidencial contou com o financiamento do Grupo BES.

Iniciativa de Cidadania Europeia pela igualdade no acesso à vacina

7 de Abril, 2021 - 15:14h

A iniciativa lançada neste Dia Mundial da Saúde pretende recolher um milhão de assinaturas a favor de legislação que garanta que as patentes não sejam obstáculo à disponibilização da vacina e tratamento da Covid-19.

Novo Banco tem folga de capital sem nova injeção

Novo Banco tem folga de capital sem nova injeção

6 de Abril, 2021 - 17:28h

Mariana Mortágua defende que o Governo deve fazer refletir no contrato da venda do Novo Banco as novas regras do Banco Central Europeu sobre rácios de capital e assim recusar qualquer injeção de capital no Novo Banco este ano.

Grupo Parlamentar do Bloco tem novo site

5 de Abril, 2021 - 18:10h

A página está disponível em parlamento.bloco.org e traz novas funcionalidades para acompanhar de perto a atividade parlamentar bloquista.

Reforçar contratação nas escolas "é essencial à recuperação das aprendizagens”

5 de Abril, 2021 - 13:38h

“As escolas têm feito a sua parte” e “precisam agora de meios”, afirmou Catarina Martins. E deixou um apelo ao primeiro-ministro: “Que estes meios cheguem e que não cheguem tarde de mais”.

PCP: Frentismo antifascista versus “levantamento nacional”?

3 de Abril, 2021 - 18:15h

Uma questão ideológica e doutrinária ou uma disputa de poder no interior do partido? Por Luís Farinha.

Ana Mendes Godinho. Foto de Tiago Petinga/Lusa.

Declarações da Ministra sobre apoios sociais não batem certo

3 de Abril, 2021 - 12:46h

Que o governo ache normal que parte dos trabalhadores independentes tenham 219 euros por mês para sobreviver é perturbador. Que exiba como prova de sucesso e generosidade que o valor médio de apoios é de 300 euros choca com o limiar de pobreza. Felizmente, estes trabalhadores não dependem apenas do governo. Por José Soeiro.

vacinação

"Inaceitavelmente lento": OMS critica vacinação na Europa

2 de Abril, 2021 - 12:27h

A Organização Mundial de Saúde diz que os atrasos implicam a manutenção das medidas de distanciamento e confinamento. Coordenador da task-force portuguesa diz que a vacinação por grupos dificulta a organização e eficiência do processo de vacinação.

Catarina Martins foi entrevista pelo jornalista Vítor Gonçalves no programa Grande Entrevista da RTP3

“Apoios sociais legislados estão em vigor e é importante que cheguem às pessoas”

1 de Abril, 2021 - 09:51h

Na "Grande Entrevista" da RTP, Catarina Martins defendeu o reforço dos apoios sociais aprovado no Parlamento, frisou que estão em vigor e considerou a atitude do Governo uma “dramatização forçada”. A coordenadora bloquista falou também sobre a EDP, o Novo Banco, as eleições autárquicas e as supostas “crises políticas”.

Pedro Filipe Soares - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)oto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

“Querela do Governo não pode colocar em causa o pagamento dos apoios sociais”

31 de Março, 2021 - 21:23h

Em resposta à declaração do primeiro-ministro, o líder parlamentar do Bloco declarou que o Governo tem de aplicar a lei promulgada no domingo e que 130 mil pessoas dependem desses apoios sociais.

“A outra vacina de que a escola pública precisa é o investimento”

31 de Março, 2021 - 17:57h

Joana Mortágua sublinhou que “o programa de recuperação que o país precisa tem de cumprir o desafio do Secretário-Geral da ONU” e “aumentar substancialmente o investimento em educação”.

Parlamento condena discriminação contra pessoas LGBTIQ na Hungria e Polónia

31 de Março, 2021 - 17:32h

Esta quarta-feira comemora-se o Dia Internacional da Visibilidade Trans e o Parlamento português aprovou o voto proposto pelo Bloco de condenação da criação de “zonas livres de ideologia LGBTIQ” pelas autoridades húngaras e polacas.

Bloco requer mais esclarecimentos à EDP sobre venda de barragens

31 de Março, 2021 - 16:08h

Entre outros documentos, Jorge Costa e Mariana Mortágua pedem os contratos celebrados por empresas do grupo no âmbito deste processo e elencam 17 questões que pretendem ver respondidas pelo presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell.

Bloco quer posição firme do Governo contra “tentativa de censura” em Macau

31 de Março, 2021 - 11:16h

Diretivas da Teledifusão de Macau que proíbem críticas ao regime chinês constituem um “desrespeito flagrante pelos direitos civis e humanos”. Os deputados bloquistas querem saber que medidas o executivo vai tomar para “travar os avanços expansionistas ilegais perpetrados pela China”.

Cabo Delgado: Marisa defende que UE não tem assumido a sua responsabilidade

31 de Março, 2021 - 09:00h

Marisa Matias sublinha que “talvez os Estados estivessem mais libertos para agir” caso não existissem multinacionais neste território que se dedicam “à extração dos recursos naturais de forma absolutamente predadora”.

Banco de Portugal sem resposta para moratórias que terminam esta quarta-feira

30 de Março, 2021 - 17:35h

O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, foi à Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças para prestar esclarecimentos sobre o fim das moratórias. Mariana Mortágua recorda que, para muitas pessoas, as moratórias terminam a 31 de março.

Trabalhadores do serviço de radiologia da ULSAM lutam pelos seus postos de trabalho.

ULSAM descarta responsabilidade quanto ao futuro dos trabalhadores do serviço de radiologia

30 de Março, 2021 - 15:44h

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) foi à Comissão de Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República, por solicitação do Bloco de Esquerda. Em causa está a situação profissional de mais de 50 trabalhadores do serviço de radiologia desta unidade do SNS.

Encontro online do Interior do Avesso debate negócio das barragens no Douro

29 de Março, 2021 - 22:58h

Esta terça-feira às 21h há mais um Encontro do Avesso com transmissão online. O tema "Negócio ou Roubo? A venda das barragens do Douro" será debatido por Mariana Mortágua, Óscar Afonso, Aníbal Fernandes e Jóni Ledo. Notícia publicada no Interior do Avesso. 

Bruno Góis.

Bruno Góis é o candidato bloquista à Câmara de Sintra

29 de Março, 2021 - 22:30h

Os aderentes do Bloco de Esquerda escolheram o investigador e ativista Bruno Góis para candidato à Câmara Municipal de Sintra.

Páginas

TV.Esquerda

465286618017971

O deputado bloquista José Maria Cardoso voltou a criticar as propostas do PS e PSD, aprovadas com abstenção de PCP e PAN, que limitam a participação das listas de cidadãos nas eleições autárquicas.