Está aqui

Política

"A estabilidade do setor financeiro e essa estabilidade não se consegue não perguntando, não sendo exigente ou à custa de se proteger negócios obscuros.”

Novo Banco: cenários de medo servem para “proteger negócios obscuros”

28 de Novembro, 2020 - 13:00h

Mariana Mortágua relembra que “nenhum contrato é quebrado por esta medida”, e que “a questão central é saber se a Lonestar está a violar o contrato”. Para a deputada, “preocupa-nos muito a estabilidade do setor financeiro e essa estabilidade não se consegue não perguntando, não sendo exigente ou à custa de se proteger negócios obscuros”.

Restam ainda cerca de 1000 milhões por utilizar pela Lone Star. Poucas pessoas acreditam que a Lone Star não esgotará a garantia.

Novo Banco: perguntas e respostas

27 de Novembro, 2020 - 19:01h

Com a decisão do parlamento, o governo é obrigado a esperar os resultados da auditoria à gestão do Novo Banco para poder autorizar uma nova injeção de capital. António Costa procura dramatizar a situação. Leia aqui algumas perguntas e respostas sobre as razões e as consequências da aprovação da proposta do Bloco de Esquerda.

Paddy Cosgrave

Bloco questiona Medina sobre os 11 milhões para a Web Summit virtual

27 de Novembro, 2020 - 15:37h

O vereador bloquista Manuel Grilo defende que a fatia do contributo da autarquia lisboeta seja este ano destinada ao apoio às empresas em dificuldade na capital. Paddy Cosgrave anunciou que a Web Summit de Lisboa terá concorrente no Brasil em 2022.

Novo Banco: “Responsabilidade é ter a coragem de tomar as decisões que protegem o país”

27 de Novembro, 2020 - 09:31h

Mariana Mortágua afirmou que a proposta do Bloco aprovada esta quinta-feira é "uma medida que permite ao Parlamento ter algum controlo sobre as contas do banco e sobre a forma como este está a ser gerido”.

O Bloco de Esquerda face à proposta de Orçamento de Estado para 2021

26 de Novembro, 2020 - 21:07h

Leia aqui o documento aprovado pela Mesa Nacional a 25 de outubro com o balanço das negociações e a explicação do voto do Bloco no Orçamento de Estado para 2021.

Catarina Martins

“Debate foi entre a resposta de mínimos do governo e a exigência da esquerda”

26 de Novembro, 2020 - 14:19h

Catarina Martins fechou o debate do OE’2021 afirmando que ele pertence a um tempo "em que era possível acreditar que ajudas mínimas aguentariam o emprego". E sublinhou que "ao falhar na saúde, o governo falha ao país". Leia aqui a intervenção na íntegra.

Mariana Mortágua. Foto de António Cotrim, Lusa.

Depois de “trapalhadas”, Parlamento confirma travão às injeções para o Novo Banco

26 de Novembro, 2020 - 13:11h

O Governo pressionou, o PSD Madeira mudou o sentido de voto duas vezes, mas acabou tudo por ficar na mesma: a transferência de verbas para o Novo Banco sem auditoria foi travada pela proposta do Bloco. Mariana Mortágua disse que aprovar a proposta do Governo seria “voltar a enganar os portugueses”.

José Soeiro no debate na Assembleia da República

“Governo entende que podemos enfrentar a crise com as regras da direita”

26 de Novembro, 2020 - 11:07h

José Soeiro criticou a insistência do governo em manter as regras do subsídio de desemprego do tempo da troika e em introduzir uma condição de recursos para os apoios extraordinários que excluirá “dezenas de milhares de trabalhadores”.

Foto de Paulete Matos.

Bloco decide manter voto contra Orçamento para 2021

26 de Novembro, 2020 - 08:00h

Para a direção bloquista, o processo parlamentar não melhorou o suficiente "um Orçamento de continuidade que não responde a uma situação excecional" como a da crise pandémica, económica e social que o país atravessa. Leia aqui na íntegra a Resolução da Mesa Nacional desta quarta-feira.

Novo Banco: Parlamento trava transferência de 476 milhões sem auditoria

26 de Novembro, 2020 - 00:21h

PS, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra e o CDS absteve-se na proposta do Bloco para que o Fundo de Resolução não entregue mais dinheiro no Novo Banco sem se conhecer o resultado da auditoria à gestão da Lone Star.

“Face a todos os argumentos que têm sido utilizados contra a solução Portela+Montijo, e perante a ausência de medidas concretas sobre o futuro da gestão aeroportuária da região de Lisboa, o Governo não deve descartar os estudos que já foram aprovados e que continuam em vigor”, argumentam os deputados.

Bloco exige alargamento da validade da avaliação ambiental do novo aeroporto de Lisboa

25 de Novembro, 2020 - 17:20h

A Declaração de Impacto Ambiental do campo de tiro de Alcochete caduca a 9 de dezembro. Por isso, o Bloco pretende que a sua validade seja prorrogada para permitir a instalação do novo aeroporto neste local.

"Entende o Bloco de Esquerda que se impõe, com a maior urgência, obter do Governo todos os devidos esclarecimentos sobre a presente situação da pandemia no sistema penitenciário".

Covid-19 nas prisões: Bloco chama Ministra da Justiça ao Parlamento

25 de Novembro, 2020 - 16:04h

No requerimento entregue esta terça-feira, os deputados consideram que os surtos registados nos estabelecimentos prisionais exigem uma “audição urgente” sobre as estratégias postas em prática.

“Estamos longe de fazer o investimento necessário no SNS”

25 de Novembro, 2020 - 12:47h

No Fórum TSF, Moisés Ferreira afirmou que “o PS preferiu o bluff às medidas concretas”. E reforçou que é preciso captar e fixar profissionais, necessários não só neste momento de pandemia, como também para fazer face às atividades que estão a ser adiadas.

Médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde criticam a decisão e denunciam as “desigualdades” - foto esquerda.net

Governo limita atribuição do prémio para profissionais do SNS

25 de Novembro, 2020 - 11:01h

O parlamento aprovou em julho um prémio para os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia, mas afinal serão muito poucos a recebê-lo. Médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde criticam a decisão e denunciam as “desigualdades”.

Aumento do valor mínimo de existência é essencial para viver com dignidade

24 de Novembro, 2020 - 16:27h

Mariana Mortágua anunciou que o Bloco vota a favor desta medida, mas critica o governo por ter um “espírito pequenino” que faz com que em 2022 se volte ao valor original.

Comando MEO

TV por cabo mais cara: Bloco quer que o Governo trave "conluio" do oligopólio

24 de Novembro, 2020 - 08:55h

O regulador acusa a MEO, NOS e Vodafone de aumentarem ao mesmo tempo as mensalidades das suas ofertas «triple play» em 3,3%. Bloco quer saber o que fará governo para reverter esta situação.

PS mais uma vez ao lado da direita no chumbo à dedicação plena no SNS

23 de Novembro, 2020 - 22:35h

A criação da carreira dos Técnicos Auxiliares de Saúde também foi chumbada no OE'2021. Catarina Martins pergunta: “Que a direita prefira médicos no privado, percebo. Mas, e o PS? Prefere continuar a anunciar concursos que sabe que vão ficar vazios?”

Bloco reuniu esta segunda-feira com representantes de associações e estruturas do setor da Cultura

"O governo desvalorizou a segunda vaga da pandemia"

23 de Novembro, 2020 - 20:35h

No final de uma reunião com associações e estruturas do setor da Cultura, Catarina Martins afirmou que o Orçamento para 2021 apenas "promete que estes trabalhadores terão menos apoio do que em 2020”.

Luís Monteiro

"O PS desistiu do caminho de redução das propinas"

23 de Novembro, 2020 - 20:01h

No debate orçamental na especialidade, o deputado Luís Monteiro lamentou que o PS tenha decidido romper com o caminho feito nos últimos anos no sentido da redução do valor das propinas no Ensino Superior.

O Partido Socialista manteve o seu sentido de voto contra as quatro propostas, acompanhado por PSD, CDS, IL e Chega, tendo as propostas sido rejeitadas.

PS volta a juntar-se à direita para chumbar proteção a trabalhadores precários

23 de Novembro, 2020 - 12:01h

Para José Soeiro, o chumbo das propostas de combate à precariedade, contratação coletiva e indemnizações por despedimento revelam uma “conversão” do PS “às teses de Passos Coelho sobre os despedimentos”.

SNS deve ter autonomia para “contratar segundo as suas necessidades”

23 de Novembro, 2020 - 10:52h

No debate da especialidade do OE’2021, Moisés Ferreira defendeu que medida é essencial para que “não se continue a despedir profissionais de saúde em plena pandemia”.

Verdinho - Lamego

Lamego: Câmara questionada sobre a oferta de transportes públicos durante a pandemia

23 de Novembro, 2020 - 09:57h

Depois da supressão e redução de horários que se verificou na primeira vaga de Covid-19, que demoraram a ser repostos, o Bloco de Esquerda questionou o município sobre a oferta de transporte público urbano e sobre medidas que diminuam o risco de contágio. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Moisés Ferreira no debate da RTP3

Estado de Emergência: Medidas anunciadas “pautam-se mais pelas ausências”

21 de Novembro, 2020 - 21:47h

No debate da RTP3, Moisés Ferreira defendeu que “é um erro achar que se vai vencer a pandemia apenas com medidas restritivas de circulação” e que são necessárias respostas imediatas na área laboral, na habitação, transportes e saúde.

Primeiro-ministro já anunciou novas medidas do estado de emergência

21 de Novembro, 2020 - 18:50h

António Costa enumerou este sábado as novas medidas de restrição que serão impostas no âmbito do prolongamento do estado de emergência, bem como os apoios económicos previstos pelo executivo. Saiba aqui quais são.

Páginas

TV.Esquerda

412815183248797

Um orçamento de continuidade não responde a uma situação excecional. Por isso mesmo, o Bloco de Esquerda votou contra a proposta de OE 2021 na generalidade.