Está aqui

Política

Catarina Martins em Aveiro.

Catarina garante que voto no Bloco “abre a porta” ao direito à habitação

17 de Setembro, 2021 - 23:35h

O governo prometeu 170 mil casas a custos controlados em 2017 mas agora o PRR só prevê 26 mil. “Enquanto se atiram muitos milhões de propaganda foi-se retirando no que era mais importante: acesso à habitação”, afirma a coordenadora do Bloco.

Maria Manuel Rola na Assembleia da República esta sexta-feira.

PS e direita chumbam alterações à lei das rendas

17 de Setembro, 2021 - 20:31h

O Bloco apresentou três projetos com o objetivo de proteger o direito à habitação para pessoas idosas, criar um processo de reconhecimento dos contratos de arrendamento orais e a definição de cinco anos como prazo mínimo dos contratos de arrendamento. Maria Manuel Rola diz que liberalização do mercado só aprofundou crise.

Catarina Martins em Abrantes - Foto de Andreia Quartau

Abrantes: Catarina lembra luta contra descargas ilegais e pede “coragem” para proteger o Tejo

17 de Setembro, 2021 - 18:14h

A coordenadora do Bloco acompanhou o vereador Armindo Silveira na visita a um açude mal feito em Abrantes, que provocou toneladas de peixes mortos e a Câmara não criou alternativas. Catarina Martins salientou a importância da luta ambiental e a coragem de enfrentar os grandes poderes.

Helena Pinto destacou que “o Bloco de Esquerda propôs e conseguiu que todos os eventos neste concelho tenham tradução em Língua Gestual Portuguesa” - Foto de Andreia Quartau

Torres Novas: “Não faltámos à chamada quando foi preciso defender o povo desta terra”

17 de Setembro, 2021 - 16:12h

Helena Pinto, candidata à Câmara Municipal de Torres Novas e atual vereadora, lembrou que há cinco anos o povo da terra “saiu à rua em defesa da Ribeira da Boa Água e do rio Almonda e contra a Fabrióleo” e defendeu “um novo alento à habitação” no concelho.

Luís Fazenda homenageou Jorge Sampaio no comício em Torres Novas – Foto de Andreia Quartau

“Tirem da Constituição o que lá puseram e que impede a regionalização”

17 de Setembro, 2021 - 14:59h

Em Torres Novas, Luís Fazenda homenageou Jorge Sampaio e, a propósito da proposta do PSD de pôr o Tribunal Constitucional em Coimbra, denunciou que PS, PSD e Marcelo Rebelo de Sousa “criaram uma armadilha na Constituição que impede e bloqueia completamente essa regionalização”.

Beatriz Gomes Dias

Lisboa: Bloco quer criar 5 mil camas em residências universitárias

17 de Setembro, 2021 - 12:26h

Beatriz Gomes Dias reuniu com estudantes e visitou a residência universitária do Pólo da Ajuda, inaugurada durante o atual mandato. O reforço da oferta de camas foi uma das propostas do Bloco incluídas no acordo de governação da cidade.

Catarina Martins afirmou em Torres Novas que “o Bloco de Esquerda é o único partido que enfrenta sempre o lóbi das elétricas” - Foto de Paulo Cunha/Lusa

"O Bloco foi o único partido a enfrentar as elétricas para baixar a conta da luz"

17 de Setembro, 2021 - 10:20h

Em Torres Novas, Catarina Martins lembrou que no passado dia 6 apresentou propostas para evitar uma "bomba-relógio" nos preços da eletricidade, enquanto o PS “assobia para o lado e não é sequer capaz de implementar em Portugal as medidas que o governo em Espanha está a implementar”.

Alexandra Vieira

Braga: Alexandra Vieira quer mais habitação pública para baixar rendas

16 de Setembro, 2021 - 23:31h

Com o preço das rendas de casa a disparar para “valores exorbitantes” nos últimos anos, a candidata bloquista quer “tornar a habitação uma prioridade” do município. E defende a construção de duas novas residências universitárias na cidade.

Moisés Ferreira defendeu que "Sem SNS não havia saída para a pandemia" - foto de Tiago Peting/Lusa

"Sem SNS não havia saída para a pandemia"

16 de Setembro, 2021 - 21:32h

No final da reunião no Infarmed, Moisés Ferreira defendeu o levantamento de restrições, dada a elevada imunização da população. Sublinhou ainda que é preciso que as vacinas cheguem a todo o mundo e defendeu o investimento no SNS.

“PSD não traz nenhuma resposta para a degradação das condições da administração da Justiça em Coimbra”

16 de Setembro, 2021 - 17:55h

No debate sobre a transferência da sede do Tribunal Constitucional para Coimbra, José Manuel Pureza afirmou que “o combate sério contra a desigualdade do território não se faz de símbolos quando os símbolos servem para disfarçar políticas de acentuação dessa desigualdade“. 

Das seis candidaturas à Câmara Municipal de Odemira, apenas a do Bloco de Esquerda “se opõe inequivocamente ao aumento para o triplo da área de agricultura intensiva em pleno parque natural”, relembra Pedro Gonçalves, na imagem à esquerda de Catarina Martins. Foto esquerda.net.

Odemira: Catarina garante luta contra trabalho forçado no “mar de plástico” das estufas

16 de Setembro, 2021 - 14:36h

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o Governo de, com a cumplicidade da autarquia de Odemira, ter criado um “Simplex para licenciar mais plástico” das estufas e criar “cidades de contentores” para os trabalhadores migrantes.

"É necessário alterar radicalmente a mobilidade em Lisboa"

15 de Setembro, 2021 - 23:55h

No debate da RTP entre candidaturas à Câmara de Lisboa, Beatriz Gomes Dias defendeu que "os utilizadores de bicicleta, os peões e transportes públicos têm de ter prioridade na cidade”.

 A Amadora pode e deve ter uma vida de concelho e não uma vida de dormitório”, explica Catarina Martins, na imagem com Deolinda Martin. Foto de esquerda.net

Amadora: Catarina antevê “derrota eleitoral e moral” do PSD e quer tirar maioria absoluta ao PS

15 de Setembro, 2021 - 19:38h

A reeleição da Deolinda Martin “é o que pode permitir que o PS não tenha maioria absoluta e que a esquerda possa ter uma palavra na governação da cidade”, com “avanços determinantes em áreas como a habitação, transportes, vida e segurança do concelho”.

Lisboa: Bloco quer reconverter Academia Militar em habitação e espaços verdes

15 de Setembro, 2021 - 17:33h

Beatriz Gomes Dias apresentou o projeto do Bloco para “devolver à cidade” o espaço de 77 mil metros quadrados, com uma residência universitária, casas com renda acessível, equipamentos desportivos, polo cultural e jardim.

Catarina Martins, Carlos Patrão e Maria José Vitorino em viagem de comboio entre Lisboa e Vila Franca de Xira. Foto de Andreia Quartau.

“É preciso acabar com a política velha”

15 de Setembro, 2021 - 16:08h

Catarina Martins diz que política velha é aquela em que “para a habitação o que vale é o mercado e a especulação imobiliária” e para os transportes o carro individual. Carlos Patrão, candidato a Vila Franca de Xira defende “o congelamento dos perímetros urbanos e mais transportes públicos, com mais frequência e horários alargados”.

Comício autárquico em Loures.

Loures: Bloco quer eleger um vereador contra a especulação

15 de Setembro, 2021 - 08:58h

No comício de abertura da campanha em Loures, Fabian Figueiredo sublinhou os problemas de habitação no concelho e Catarina Martins manifestou-se contra a “desresponsabilização” do poder local que se coloca “como se não tivesse instrumentos para mudar o que está mal”.

Porto: Sérgio Aires quer acabar com a “monocultura do turismo”

14 de Setembro, 2021 - 23:59h

O candidato à Câmara do Porto defendeu no debate da RTP que só a eleição de um vereador do Bloco fará a diferença no executivo municipal, com mais transparência e combate ao modelo da “cidade-negócio” de Rui Moreira.

Lisboa: Programa Renda Acessível deve ser 100% público

14 de Setembro, 2021 - 19:16h

Beatriz Gomes Dias considera que este programa “é a resposta que deve ser dada em Lisboa para poder trazer de volta pessoas à cidade e combater a grave crise de habitação”.

 Catarina Martins defende acesso ao passe da AML

Entroncamento: Catarina Martins defende acesso ao passe da AML

14 de Setembro, 2021 - 15:38h

Numa visita à EMEF com Álvaro Góis, candidato bloquista à Câmara do Entroncamento, Catarina Martins defendeu que a população do Médio Tejo deve ter acesso ao passe da Área Metropolitana de Lisboa, cujo preço oscila entre os 30 e os 60 euros. Neste concelho, “as pessoas pagam mais de 150 euros de passe” referiu a coordenadora do Bloco. 

"Desenvolvimento da Figueira da Foz passa pela transição ecológica"

13 de Setembro, 2021 - 23:18h

No debate da RTP3, o candidato bloquista Rui Curado Silva defendeu “um modelo novo" para o concelho, baseado na aposta nos recursos endógenos e na atração da atividade económica interessada em participar na transição ecológica.

Catarina Martins apresentou propostas sobre as leis laborais – Foto de António Cotrim/Lusa

OE'2022: Bloco não abdica de discutir salários e precariedade

13 de Setembro, 2021 - 18:44h

Catarina Martins apresentou as propostas relativas à legislação laboral e acusa as propostas do Governo de não garantirem aos trabalhadores “nem descongelamento salarial, nem que deixam de ser precários”.

Jorge Gouveia Monteiro

Coimbra: Gouveia Monteiro quer "coragem política" para combater alterações climáticas

13 de Setembro, 2021 - 16:46h

No debate autárquico na RTP3, o candidato do Movimento de Cidadãos por Coimbra assumiu a prioridade da recuperação da frente ribeirinha para revitalizar a baixa da cidade.

Visita ao estaleiro naval do Mestre Jaime, Sarilhos Pequenos, Moita - Foto de Andreia Quartau

Catarina pede “mais força” para garantir habitação e ambiente nas autarquias

13 de Setembro, 2021 - 15:02h

Catarina Martins salientou que as autarquias têm uma grande responsabilidade, nomeadamente nas questões ambientais, nos transportes e na habitação e lembrou que “o Bloco de Esquerda já provou que muda a política autárquica”.

Luís Silva - candidato do Bloco à Câmara de Leiria

Leiria: Queremos ser capital europeia da Cultura, não capital europeia da suinicultura

13 de Setembro, 2021 - 11:34h

No debate autárquico de Leiria, Luís Silva, candidato à Câmara, defendeu a necessidade de resolver os problemas ambientais e criticou os anteriores executivos municipais pela não resolução de problemas que se arrastam há anos. Defendeu também o serviço público de transportes, habitação e ferrovia.

Bruno Maia

"Salvar o SNS passa por quebrar o círculo vicioso do desinvestimento"

12 de Setembro, 2021 - 18:17h

Em entrevista ao Esquerda.net a propósito do lançamento do livro "O Negócio da Saúde", o médico Bruno Maia faz o diagnóstico das falhas e sucessos do SNS e de como as políticas das últimas décadas têm alimentado o setor privado da Saúde com o dinheiro dos contribuintes.

Páginas

TV.Esquerda

4588662867859993

Beatriz Gomes Dias explica quais foram as escolhas políticas que conduziram ao aumento do preço das rendas de casa e o que podemos fazer nestas eleições para inverter este processo de expulsão dos habitantes da cidade de Lisboa.