Está aqui

Política

Catarina Martins na feira de Espinho. Foto de Pedro Gomes de Almeida.

Rio representa interesse de privados no desmantelamento do SNS e Segurança Social

24 de Janeiro, 2022 - 13:55h

Em visita à Feira de Espinho, Catarina Martins considerou que a proposta da direita para privatizar pensões só representa os interesses das grandes seguradoras, não os dos pensionistas. "Temos a responsabilidade de acabar com os cortes injustos nas pensões e de construir soluções que afastem a direita do poder", acrescentou.

Mariana Mortágua. Foto de Pedro Gomes de Almeida.

O que não pode continuar é a desigualdade, porque é cara demais ao país

23 de Janeiro, 2022 - 21:17h

Mariana Mortágua acusou a campanha da direita de ser “um museu de velhas novidades”, criticou o PS, que “recusou tudo” e “ambiciona governar sem os ‘empecilhos de esquerda’” e defendeu que “Portugal precisa de um compromisso” para cumprir a segurança no trabalho, na saúde, na educação, na pensão.

Catarina para Costa: "Que nos reunamos no dia 31"

23 de Janeiro, 2022 - 18:48h

Catarina desafiou António Costa para, a 31 de janeiro, “trabalharmos uma agenda de medidas e metas para quatro anos”, começando pela saúde, trabalho e clima. “Nessa mesa estarão todos e todas os que foram esquecidos pelo PS nestes anos e lá estarão as soluções para respeitar este povo”.

José Soeiro no comício do Porto - foto de Pedro Almeida

Habitação, proteção social e cuidados: três áreas em que há lacunas do Estado social

23 de Janeiro, 2022 - 09:24h

No comício do Porto, José Soeiro salientou que são nestas três áreas que se manifestam as “debilidades estruturais do nosso modelo de desenvolvimento", "a estrutura das desigualdades" e as "lacunas do Estado Social" e que necessitam de respostas para construir um país mais decente.

Teresa Summavielle - foto de Pedro Almeida

A ciência precisa de ser uma prioridade nacional

22 de Janeiro, 2022 - 20:17h

A investigadora Teresa Summavielle denunciou que as instituições de investigação se transformaram em fábricas de precariedade e apresentou a proposta do Bloco de na próxima legislatura Portugal atingir “3% do PIB em investimento em ciência e investigação”.

Onde a direita quer a lei da selva, é a força do Bloco que defende quem trabalha

22 de Janeiro, 2022 - 18:21h

No Porto, Catarina desmontou as “mentiras” da direita sobre trabalho e mérito para as gerações mais jovens, mentiras que “perpetuam” a precariedade e baixos salários. “Estas eleições são sobre se nos resignamos a esta ideia onde sonhar com um salário digno ou uma carreira respeitável tem de ser igual a sonhar com emigrar”.

Catarina na Feira da Senhora da Hora, em Matosinhos. Foto de José Coelho, Lusa.

Quem teve uma vida de trabalho não pode ter duplo corte na reforma

22 de Janeiro, 2022 - 13:45h

Na feira da Senhora da Hora, em Matosinhos, Catarina falou sobre as injustiças relativas que o governo manteve no sistema de pensões, nomeadamente para quem teve uma longa carreira contributiva e sofreu um duplo corte devido ao fator de sustentabilidade do tempo da Troika.

Bloco denuncia mau estado da EN16 e EN225

22 de Janeiro, 2022 - 09:25h

Isabel Pires visitou estas vias rodoviárias dos distritos de Guarda e Viseu para alertar para a sua perigosidade e urgente requalificação. Notícia publicada no Interior do Avesso. 

Eutanásia: Bloco quer concluir processo no início da próxima legislatura

22 de Janeiro, 2022 - 01:32h

No comício em Coimbra, Catarina garantiu que, no primeiro dia da próxima legislatura, o Bloco de Esquerda irá voltar a apresentar o projeto de lei para legalizar a morte assistida, uma lei "ponderada e com respeito profundo por quem sofre. A morte assistida será despenalizada e Portugal terá a Lei João Semedo". 

SNS e Escola Pública são pilares da democracia

21 de Janeiro, 2022 - 18:05h

De manhã na Unidade de Saúde Familiar da Baixa, em Lisboa, e à tarde na escola de Marrazes, em Leiria, Catarina Martins destacou estes bons exemplos de serviços públicos. E alertou que a direita quer aproveitar as fragilidades dos serviços públicos para os privatizar, enquanto o Bloco exige o seu reforço. 

Caso Selminho: Rui Moreira absolvido

21 de Janeiro, 2022 - 17:12h

Tribunal ilibou o Presidente da Câmara Municipal do Porto do crime de prevaricação, mas o Ministério Público irá recorrer da sentença. Sérgio Aires considera que a atuação dos presidentes de Câmara face às pretensões da Selminho “continua a merecer a crítica do Bloco de Esquerda”

Nuclear: Livre admite estudar tecnologia condenada pela Greenpeace

21 de Janeiro, 2022 - 12:05h

Os pequenos reatores modulares são apresentados como a nova vaga da inovação nuclear. No Canadá, deram origem a um braço de ferro entre ambientalistas e governo. Por cá, entraram na campanha pela mão de Rui Tavares.

Urgência climática: Catarina quer menos slogans e mais compromisso

21 de Janeiro, 2022 - 00:09h

Em Portimão, Catarina Martins salientou a importância da ferrovia para combater as alterações climáticas, numa região em que nem a linha está eletrificada nem os horários cumprem as necessidades da população.

Orçamento de Moedas é "danoso para quem vive e trabalha em Lisboa"

20 de Janeiro, 2022 - 21:02h

Bloco considera que este orçamento “é reflexo apenas das escolhas da direita” porque tudo o que “é benéfico para cidade não é da responsabilidade” do atual executivo.

Catarina Martins numa ação sobre a ferrovia em Alcantarilha

Catarina defende investimento na ferrovia para combater crise climática

20 de Janeiro, 2022 - 19:13h

Numa viagem de comboio desde Alcantarilha, no distrito de Faro, Catarina Martins lembrou que o plano nacional ferroviário proposto em 2016 pelo Bloco tem como objetivo passar de 5% para 40% de passageiros e mercadorias transportadas por ferrovia.

Debate nas rádios esta quinta-feira. Foto de António Cotrim/Lusa.

“Deitar a toalha do país ao chão é deixar o SNS degradar-se"

20 de Janeiro, 2022 - 12:10h

No debate das rádios, Catarina Martins confrontou António Costa com várias das suas contradições. Saúde, apoios durante a pandemia, e a necessidade de investimento na educação e cultura estiveram em cima da mesa.

Banco do Amor em Coimbra.

O “banco do amor” foi vandalizado, o Bloco voltou a pintar

20 de Janeiro, 2022 - 10:13h

O grupo LGBTI+ do Bloco está a promover a pintura de bancos de jardim pelo país com as cores do arco-íris. Em Guimarães, o banco pintado foi vandalizado mas o partido voltou a pintá-lo.

Catarina Martins no comício de Torres Novas. Foto de Pedro Gomes de Almeida.

"O serviço postal é fundamental, a privatização degradou-o"

20 de Janeiro, 2022 - 00:58h

Em Torres Novas, Catarina Martins destacou que o reforço do Bloco será um passo para a recuperação do controlo público do serviço postal e sublinhou que o próprio responsável do PS por este tema reconheceu que a aquisição pelo Estado de uma quota de controlo dos CTT "não será uma medida com grande impacto orçamental".

Catarina Martins visitou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, 19 de novembro – Foto de Pedro Almeida

Catarina defende justiça climática contra direita que quer voltar a liberalizar eucaliptos

19 de Janeiro, 2022 - 13:10h

A coordenadora do Bloco defendeu em Setúbal que a resposta à emergência climática passa por reduzir as emissões poluentes, por profissionalizar a segurança das populações e dar meios aos bombeiros. “Estender a área de eucalipto, como quer o PSD, é absolutamente irresponsável”, frisou.

Sessão aberta a todas e todos, a inscrição obrigatória, participação limitada aos lugares disponíveis

Sessão “O papel da esquerda na luta climática”

18 de Janeiro, 2022 - 23:13h

A sessão tem lugar na próxima sexta-feira, 21 de janeiro, às 21h30, com intervenções de Joana Bregolat (Catalunha), Andreia Galvão (Portugal), Ayisha Siddiqa (Paquistão, EUA) e Daniel Tanuro (Bélgica) e moderação de Iara Sobral.

Bloco junta forças no próximo domingo em comício nacional

18 de Janeiro, 2022 - 22:20h

A 23 de janeiro, pelas 15h30, Catarina Martins participa num comício nacional do Bloco de Esquerda, que terá lugar no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A iniciativa conta com um momento musical protagonizado pela banda portuguesa SAL. Inscreve-te aqui.

No bairro Jamaica, Catarina garante que reforço do Bloco derrotará Ventura

18 de Janeiro, 2022 - 17:39h

Catarina Martins esteve no Bairro da Jamaica, no Seixal, onde apelou ao realojamento destas famílias que há anos aguardam por uma solução digna de habitação. Recordou que André Ventura foi condenado por insultos racistas a uma família deste bairro e afirmou que “não aceitamos que ninguém insulte famílias ou comunidades pela sua cor da pele”. 

O debate a nove nas redes

18 de Janeiro, 2022 - 01:30h

Costa atacou à esquerda e proferiu finalmente a expressão "maioria absoluta”. À direita liberalizou-se, trouxe-se o conservadorismo da “ideologia de género” e a prática do “marialvismo” quando as mulheres falaram.

Catarina quer descer IVA da eletricidade e IRS de quem vive do seu salário

17 de Janeiro, 2022 - 23:41h

Coordenadora do Bloco defende que “é com um sistema fiscal mais justo”, em que quem tem mais não foge às suas obrigações, “que podemos aliviar quem vive do trabalho” e investir em setores fundamentais como a Saúde e a Educação.

Páginas