Está aqui

Política

Ricardo Robles, vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa, um dos proponentes da moção aprovada.

Aprovado voto de repúdio a políticas xenófobas na Câmara de Lisboa

22 de Junho, 2018 - 09:34h

A moção tencionava repudiar o recém-eleito governo italiano, as políticas europeias e a “política desumana de separação de famílias levada a cabo pelo governo americano”. Foi aprovada com os votos do Bloco, do PS e do PCP. CDS e PSD votaram contra.

Centenas protestam em Portugal contra as políticas de imigração da administração Trump.

Centenas protestam contra Trump: famílias unidas, não divididas

21 de Junho, 2018 - 20:50h

Centenas de portugueses contestaram hoje as políticas de Trump para a imigração. Os protestantes indignaram-se perante a separação das famílias e, posteriormente, com a detenção de crianças.

PREVPAP: ministro da Saúde reconhece exclusão de precários no Centro Hospitalar do Oeste

PREVPAP: ministro reconhece exclusão de precários no Centro Hospitalar do Oeste

21 de Junho, 2018 - 16:33h

José Soeiro interpelou o ministro da Saúde sobre a exclusão de trabalhadores precários do Centro Hospitalar do Oeste devido às suas qualificações, indo contra o espírito do PREVPAP. Adalberto Campos Fernandes reconheceu a situação e comprometeu-se com a regularização dos precários.

Catarina Martins visitou, na manhã desta quinta-feira, o Hospital de Santa Maria em Lisboa, acompanhada pelos deputados Isabel Pires e Moisés Ferreira – Foto esquerda.net

"SNS precisa contratar gente, investimento e separação entre público e privado"

21 de Junho, 2018 - 15:08h

Catarina Martins afirmou nesta quinta-feira que “contratar mais gente” é a primeira prioridade do SNS, que precisa também de “mais investimento” e de “absoluta separação entre público e privado”.

Mário Centeno - Foto de José Sena Goulão/Lusa (arquivo)

Professores: ministério das Finanças enganou-se nos números

21 de Junho, 2018 - 13:54h

O ministério das Finanças baixou o valor da previsão dos custos da progressão dos professores, com o descongelamento das carreiras, de 90 para 37 milhões, em 2018, e aumentou para 2019. Fenprof diz que “Governo continua a brincar com os números”.

“Temos que exigir que a Caixa sirva o interesse público”, defende Catarina Martins

“Temos que exigir que a Caixa sirva o interesse público”, defende Catarina Martins

20 de Junho, 2018 - 17:57h

No debate quinzenal com António Costa, Catarina Martins questionou o primeiro-ministro sobre o encerramento de balcões da CGD em mais de 20 localidades. “O que está em causa é deixar populações inteiras sem acesso a serviços bancários”, afirmou.

Bloco quer abertura imediata de concursos para médicos recém-especialistas

Bloco quer abertura imediata de concursos para médicos recém-especialistas

20 de Junho, 2018 - 17:07h

Na reunião da Comissão de Saúde com o ministro Adalberto Campos Fernandes, Moisés Ferreira defendeu a abertura imediata de concursos para especialidade tendo em conta "os atrasos brutais" do ano passado.

Despejos no Porto: Rui Moreira abandona AM sem ouvir moradoras e rejeita apoio às famílias

19 de Junho, 2018 - 12:12h

A pedido do Bloco, a Assembleia Municipal do Porto reuniu esta segunda-feira para debater o problema dos despejos e do acesso à habitação no Porto. Rui Moreira rejeitou a criação de um gabinete de apoio às famílias afetadas e abandonou a sala antes das moradoras tomarem a palavra.

Uma nova Lei de Bases da Saúde para proteger o interesse público

18 de Junho, 2018 - 21:30h

Catarina Martins e Moisés Ferreira reuniram esta terça-feira com um painel de profissionais do setor para debater o estado do Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de uma nova Lei de Bases. Proposta do Bloco sobre a matéria vai ser debatida no Parlamento na sexta-feira.

Catarina Martins participou neste domingo na caminhada/corrida em memória das vítimas do trágico incêndio de 17 de junho de 2017, organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera – Foto de Nuno André Ferreira/Lusa

“É importante homenagear as vítimas e não esquecer o que falta fazer”

17 de Junho, 2018 - 11:51h

Catarina Martins declarou, neste domingo, em Castanheira de Pera que “hoje é um dia importante para homenagear as vítimas”, os bombeiros e assinalar o que falta fazer, destacando a necessidade de “garantir serviços públicos e investimentos”.

Parlamento condena atitude de governo italiano em relação ao navio Aquarius

Parlamento condena atitude de governo italiano em relação ao navio Aquarius

15 de Junho, 2018 - 16:43h

Voto de condenação da conduta do governo italiano pela recusa do desembarque dos 629 migrantes foi apresentado pelo Bloco de Esquerda e aprovado com os votos contra do PSD, CDS-PP e um deputado do PS.

Canábis medicinal aprovada no Parlamento

Canábis medicinal aprovada no Parlamento

15 de Junho, 2018 - 15:12h

O Parlamento aprovou a legalização da canábis para fins medicinais, apenas com a abstenção do CDS. O texto final da lei foi elaborado na comissão parlamentar de saúde, a partir das iniciativas do Bloco de Esquerda e do PAN. 

100% de adesão à greve de trabalhadores da saúde

100% de adesão à greve de trabalhadores da saúde

15 de Junho, 2018 - 10:53h

Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública fala em adesão a rondar os 100% à greve. A maioria dos hospitais está apenas a cumprir os serviços mínimos.

Professores continuam sem respostas do Ministério e mantêm greves

Professores continuam sem respostas do Ministério e mantêm greves

14 de Junho, 2018 - 22:06h

Sindicatos de professores voltaram a reunir com o Ministério da Eduçação, não tendo obtido quaisquer respostas ou avanços significativos. Professores informam que irão manter as paralisações.

Grupo EVA: “Sem lutas como a vossa, não será possível mexer na legislação laboral”

14 de Junho, 2018 - 11:52h

Catarina Martins esteve esta quinta-feira em Faro, na concentração dos motoristas em greve do grupo EVA. As várias empresas do grupo competem entre si para ver quem paga menos, denunciou a coordenadora bloquista.

Manuel Pinho indicou Vitorino para ir a Bruxelas defender rendas da eletricidade

14 de Junho, 2018 - 10:48h

O antigo ministro socialista e comissário europeu foi um dos nomes sugeridos por Manuel Pinho em 2007 para “explicar” os números dos CMEC à comissária da Concorrência. Bloco quer ver esclarecida participação de Vitorino no processo.

Bloco apresenta projeto de lei para acabar com “vistos gold”

14 de Junho, 2018 - 08:24h

Os “vistos gold” criados por Paulo Portas foram um “fiasco” na criação de emprego e têm contribuído para a proliferação da criminalidade económica e a especulação imobiliária nas grandes cidades, aponta a proposta bloquista.

O Bloco de Esquerda levará este assunto à Assembleia da República, apresentando uma pergunta ao Governo, através do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, para que seja assegurado o cumprimento dos direitos destes trabalhadores.

Bloco denuncia salários em atraso na Campos&Campos, em Famalicão

13 de Junho, 2018 - 16:04h

Pedro Soares e José Soeiro, deputados do Bloco de Esquerda, reuniram esta segunda-feira com trabalhadores da empresa de produção de meias Campos&Campos, em Calendário, concelho de Vila Nova de Famalicão, para denunciar vários meses de salários em atraso.

O Bloco levará esta questão à Assembleia Municipal de dia 25.

Bloco quer travar o encerramento das creches e ATL no Centro Histórico do Porto

13 de Junho, 2018 - 13:54h

O executivo da União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória decidiu encerrar a Creche e o ATL da Vitória e os ATL da Sé e da Torrinha, destruindo equipamentos sociais fundamentais para a população e criando justificadas preocupações nas famílias e sentimentos de insegurança profissional entre as trabalhadoras.

Os participantes da reunião acharam fulcral a suspensão dos despejos.

Associações de comércio e serviços pedem suspensão de todos os despejos

12 de Junho, 2018 - 21:14h

Esta terça-feira, participaram numa audição no parlamento cinco associações representativas do pequeno comércio, de serviços e de microempresas. Afirmaram unanimemente a necessidade de suspender todos os despejos.

José Soeiro, deputado do Bloco, pediu uma audição parlamentar com a presidente da Comissão de Avaliação Bipartida (CAB) do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, Olinda Pereira, que aconteceu esta terça-feira.

271 amas serão integradas no Estado

12 de Junho, 2018 - 19:44h

No âmbito do PREVPAP, sabe-se que 271 amas e 446 formadores serão integrados no Estado. Bloco pediu para ouvir os presidentes das CAB e vai chamar direção do IEFP ao parlamento.

É preciso acabar com a “sangria de recursos para o privado” na área da saúde

É preciso acabar com a “sangria de recursos para o privado” na área da saúde

12 de Junho, 2018 - 15:27h

Catarina Martins comentou a proposta do Bloco de Esquerda para uma nova Lei de Bases da Saúde e a proposta apresentada ao governo por vários sindicatos de professores relativa ao descongelamento das carreiras.

Bloco quer conhecer impacto orçamental sobre tempo de serviço dos professores

Bloco quer conhecer impacto orçamental sobre tempo de serviço dos professores

12 de Junho, 2018 - 11:39h

Requerimento bloquista quer que governo apresente um estudo sobre o impacto orçamental do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira dos professores.

“O Bloco permanece hoje com tanta convicção e tanta capacidade de convergência como no primeiro dia para combater a precariedade e responder pelas condições da dignidade de quem trabalha no nosso país”, afirmou a coordenadora do Bloco.

“As alterações têm de servir para melhorar as condições de quem vive do seu trabalho”

10 de Junho, 2018 - 19:05h

Numa visita à Feira do Livro de Lisboa, Catarina Martins aproveitou para falar do encerramento de alfarrabistas e livrarias nos centros históricos, com a pressão da leia das rendas, e para falar das prioridades do Bloco.

No contexto de enormes desigualdades salariais em Portugal, o Bloco quer “criar um leque salarial, ou seja, impôr um máximo de distância entre o salários dos administradores e dos gestores e a dos trabalhadores”.

Milhares protestam em Lisboa contra a política laboral

9 de Junho, 2018 - 22:24h

Milhares de trabalhadores participaram hoje em Lisboa na manifestação nacional da CGTP contra a política laboral. No final, foi anunciada uma concentração no dia 6 de julho, à frente do Parlamento, “contra as medidas gravosas da revisão da legislação laboral apresentadas pelo Governo”. Mortágua informa que Bloco apresentará a proposta de um leque salarial.

Páginas