Está aqui

Política

Conferência europeia em Lisboa contra a extrema-direita

15 de Abril, 2024 - 10:20h

De 19 a 21 de abril, música, festa, conferências e uma visita ao Museu do Aljube marcam um fim de semana de reflexão e ação sobre como derrotar a extrema-direita e construir a alternativa política.

Foto de Paulete Matos.

Bloco aprova lista às Europeias e garante "oposição total ao governo regressivo da direita"

13 de Abril, 2024 - 22:35h

Conhece aqui a lista completa dos candidatos do Bloco de Esquerda às próximas europeias e a resolução da Mesa Nacional do partido que pretende ser uma “força determinada pela convergência unitária da oposição”.

Ernesto Laclau. Foto de Cancillería del Ecuador/Flickr.

Ernesto Laclau não nos pôde dar uma estratégia política

13 de Abril, 2024 - 21:56h

Ernesto Laclau morreu há dez anos. O legado do pensador pós-marxista continua vivo à esquerda não só na influência que tem na América Latina como em alguns partidos de esquerda europeus de que o Podemos e o Syriza chegaram a ser exemplo. Michael Bray critica a sua posição acerca da classe social.

Bloco dá boas-vindas a novos militantes e prepara luta por Europa radicalmente democrática

13 de Abril, 2024 - 21:10h

Depois da Mesa Nacional que aprovou a lista de candidatos às europeias, o Bloco organizou um comício de receção aos novos militantes. Mariana Mortágua desmontou o programa de governo do PSD que “está cheio de novidades conservadas em formol”. Catarina Martins quer “uma Europa radicalmente democrática, que dê poder à esperança”.

Expresso "pede desculpa aos leitores" por ter acreditado em Montenegro

13 de Abril, 2024 - 10:14h

O semanário que tinha titulado “Montenegro duplica descida de IRS até ao verão” qualifica agora a promessa do primeiro-ministro como “mais do que um embuste”. Mariana Mortágua sublinha que “a única promessa que não era a brincar é a redução do IRC sobre os lucros das grandes empresas”.

Gonçalo Sampaio, Aguiar-Branco e Carlos Moedas

Câmara de Lisboa contrata escritório de Aguiar-Branco para cobrar rendas em atraso

12 de Abril, 2024 - 17:06h

Contrato foi assinado logo após a desvinculação do presidente da Assembleia da República do escritório que fundou. Pela Gebalis assinou um administrador que foi adjunto de Aguiar-Branco no governo de Passos Coelho e que agora se tornou chefe de gabinete do ministro da Economia.

Pedro Duarte, Luís Montenegro e António Leitão Amaro

Bloco rejeitou Programa de Governo feito de “ideias velhas” e que já fracassaram

12 de Abril, 2024 - 13:36h

No final do debate parlamentar, Mariana Mortágua defendeu que “o segundo nome da direita é instabilidade”, que há “um jogo de sombras” no debate feito por PS, PSD e Chega e que não há “nada de novo” nas propostas do Governo que já resultaram numa economia anémica.

Mariana Mortágua no debate do programa do Governo

Primeira medida do Governo é "cortar para metade o imposto pago pela EDP"

11 de Abril, 2024 - 14:13h

No primeiro dia do debate do programa de Governo, Mariana Mortágua questionou Luís Montenegro sobre a razão de o aumento do salário mínimo ficar condicionado à produtividade mas a descida do IRC para as grandes empresas ser incondicional e garantida desde o primeiro dia do seu mandato.

vedação

O Pacto sobre Migrações e o fim da ficção da Europa como garante de direitos

11 de Abril, 2024 - 12:25h

O documento agora aprovado pelo Parlamento Europeu é a representação mais evidente da viragem do arco político europeu para a extrema-direita, que assim consegue definir a agenda da política migratória da UE e condicioná-la aos seus interesses. Por Miguel Urban e Marta Mateos.

Bloco avança com moção de rejeição ao programa de Governo

10 de Abril, 2024 - 23:50h

Mariana Mortágua frisou que este “programa faz uma escolha muito clara sobre quem quer proteger: grandes patrões, grandes empresas, grandes lucros, interesses muito específicos da especulação e da exploração do trabalho em Portugal”.

Miguel Pinto Luz

Pinto Luz, o político de negócios que quer privatizar a TAP (duas vezes)

10 de Abril, 2024 - 17:04h

Buscas à Câmara de Cascais colocam sob suspeita negócios do autarca agora empossado como ministro das Infraestruturas. Na privatização da TAP em 2015, também levantou suspeitas a ação de Miguel Pinto Luz como membro de um Governo já chumbado no Parlamento.

Fabian Figueiredo

Bloco agenda debates sobre estafetas e inquérito à Global Media

10 de Abril, 2024 - 15:36h

A 18 de abril terá lugar um debate parlamentar sobre situação laboral dos motoristas e estafetas das plataformas e, no dia 19, os bloquistas veem discutida a sua proposta sobre a constituição de uma comissão inquérito sobre a Global Media.

Pedro Sánchez e Luís Montenegro

Espanha avança para o fim dos vistos gold, Montenegro ameaça ressuscitá-los

9 de Abril, 2024 - 12:35h

Primeiro-ministro espanhol anunciou que vai acabar com o mecanismo criado em 2013 e que acelerou a especulação imobiliária. Em Portugal, investidores e lóbi imobiliário apostam no regresso pela mão da AD, com um nome "menos tóxico".

Captura de ecrã de um vídeo de @especierarasobrerodas.

Junta de Belém permite estacionar em cima do passeio, Bloco contesta

9 de Abril, 2024 - 10:17h

Em causa fica o “direito à mobilidade das pessoas com mobilidade reduzida, às pessoas com crianças ou às pessoas idosas” para além da decisão violar várias regras diz o partido.

Habitação. Foto de Paulete Matos.

Rendas: Bloco quer alterar lei para corrigir perdas de apoio extraordinário

8 de Abril, 2024 - 20:33h

Há centenas de famílias a perder acesso ao apoio extraordinário às rendas apenas porque foram obrigadas pelos senhorios a renegociar contratos. O Bloco apresentou uma proposta para resolver esta questão, que Marisa Matias considera “o mínimo dos mínimos”.

Montenegro, Bolieiro e Ventura

PSD já está a negociar com o Chega nos Açores

8 de Abril, 2024 - 17:13h

Após a ronda de audições com os partidos parlamentares sobre o próximo Orçamento, o Governo Regional voltou a reunir no sábado com os deputados do Chega. "As promessas de Bolieiro de que governaria sozinho duraram menos do que uma alface", diz o deputado bloquista António Lima.

Pedro Passos Coelho

Passos Coelho assume-se líder da agenda ultraconservadora

8 de Abril, 2024 - 13:55h

O antigo líder do PSD vai apadrinhar o lançamento do livro "Identidade e Família", que reúne textos de figuras ultraconservadoras contra o divórcio, o casamento LGBT, a eutanásia, educação sexual ou a criminalização das "terapias da conversão".

Roberto Almada e Dina Letra.

Roberto Almada encabeça lista do Bloco às eleições na Madeira

8 de Abril, 2024 - 10:47h

A candidatura do Bloco às legislativas regionais antecipadas de 26 de maio  apresenta o atual deputado e a coordenadora regional Dina Letra nos dois primeiros lugares da lista.

Daniel Bensaïd foi um dos grandes renovadores do Marxismo

7 de Abril, 2024 - 16:06h

Daniel Bensaïd rejeitou a ideia de inevitabilidade histórica, vendo a história como uma série de encruzilhadas e não como um caminho único. Para Bensaïd, a luta de classes continuará a ser central enquanto o capitalismo existir, mas o resultado é sempre imprevisível. Por Darren Roso.

Iniciativas unitárias em Lisboa, Porto e Coimbra afirmam valores de Abril

6 de Abril, 2024 - 17:32h

A 19 de abril, Lisboa e Porto acolhem um jantar, pelas 19h30, onde, reunindo sectores do campo democrático, ecologistas e da esquerda, será dado um sinal contundente na afirmação dos valores de Abril e na recusa de qualquer retrocesso. Coimbra terá almoço de confraternização a 25 de Abril.

Saúde: as promessas de campanha são para cumprir, diz Mariana Mortágua

5 de Abril, 2024 - 13:29h

Na manifestação “Defender o SNS, cumprir Abril”, a coordenadora bloquista criticou o recuo do PSD nas promessas feitas às carreiras da Função Pública, lembrando que a desculpa das novas regras europeias não pega porque quando a direita elaborou o seu programa eleitoral já as conhecia.

Hospital de Santa Maria. Foto de Ivendrell/Wikimedia Commons.

Bloco quer que Parlamento tenha acesso ao relatório sobre o “caso das gémeas”

5 de Abril, 2024 - 11:04h

Depois do comunicado do IGAS ter indicado ilegalidades no acesso a uma consulta, o partido acha “fundamental” que os factos sejam acessíveis para se poder saber “o porquê de tal ter acontecido, a mando de quem e com que possíveis consequências para outros utentes que potencialmente aguardassem por consulta e tratamento”.

“Bloco não deixará que PSD e CDS fujam às suas promessas”

3 de Abril, 2024 - 17:27h

Fabian Figueiredo lamentou que Luís Montenegro já tenha garantido que irá baixar impostos à banca e às empresas milionárias deste país, mas tenha optado por não dar uma palavra tranquilizadora aos profissionais da Educação, da Saúde, aos oficiais da Justiça ou às forças de segurança.

Tomada de posse do Governo foi “constatação da profunda instabilidade política no país”

2 de Abril, 2024 - 21:05h

Marisa Matias assinalou que o executivo não conseguiu sequer garantir condições de estabilidade para o seu funcionamento e criticou a falta de clareza quanto às promessas eleitorais de Luís Montenegro, nomeadamente no que respeita aos profissionais da justiça, saúde, professores e forças de segurança.

Luís Montenegro em campanha eleitoral

Novas regras no CSI: Bloco vai cobrar promessa do PSD

2 de Abril, 2024 - 16:03h

Em campanha, o PSD prometeu fazer as pazes com os pensionistas com o aumento do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos e a retirada do rendimento dos filhos do cálculo da condição de recursos, que vem excluindo muitos idosos pobres do acesso a esta prestação. Proposta apresentada pelo Bloco vem cobrar a promessa a Montenegro.

Páginas