Está aqui

Política

Catarina Martins apresenta as medidas do Bloco sobre crédito à habitação.

Crédito à habitação: as medidas do Bloco para proteger as pessoas

27 de Setembro, 2022 - 13:40h

Catarina Martins apresentou um pacote de medidas para impedir o sobreendividamento das famílias, proteger o direito à habitação, manter a morada de família e contribuir para a criação de respostas estruturais para a crise da habitação.

Bloco apresenta propostas de emergência para alojamento universitário

27 de Setembro, 2022 - 10:18h

Na visita a uma residência universitária em Lisboa, Catarina Martins apresentou duas propostas de emergência para dar resposta à falta de alojamento para estudantes: apoio à criação de repúblicas universitárias em Lisboa e requisição de quartos ao alojamento local.

Vitória da extrema-direita em Itália “mostra falência da UE”

26 de Setembro, 2022 - 16:48h

“Quando se cavam as desigualdades, desacredita-se a democracia”, afirmou Catarina Martins em declarações à comunicação social, lembrando que a normalização da extrema-direita leva a que a direita tradicional se transforme “numa direita machista, xenófoba, racista, homofóbica”. 

Parlamentares escrevem carta aberta solidária com democratas do Brasil

25 de Setembro, 2022 - 17:13h

Leia aqui a carta subscrita por 24 deputados e deputadas do Parlamento português a exprimir preocupação pelas "ameaças sistemáticas às instituições democráticas" brasileiras por parte de Jair Bolsonaro.

Acordos do centrão para empobrecer o país "não são novidade"

24 de Setembro, 2022 - 12:10h

Catarina Martins visitou o mercado de produtores em Viseu no âmbito do Roteiro da Justiça Climática. Sobre a aproximação entre PS e PSD, afirmou que "não há nada mais parecido com a direita do que a maioria absoluta do PS".

Bicentenário do Constitucionalismo: "Foi o princípio do fim do Antigo Regime"

23 de Setembro, 2022 - 21:53h

Intervenção de Joana Mortágua esta sexta-feira na Sessão Solene evocativa da aprovação da Constituição de 1822, no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo. 

Maternidades: Bloco quer ouvir o ministro da Saúde

23 de Setembro, 2022 - 21:03h

O Bloco de Esquerda requereu a audição urgente de Manuel Pizarro na Assembleia da República. Em causa está a possibilidade de encerramento de maternidades e urgências de obstetrícia/ginecologia no SNS.

Portugal falha ratificação de legislação sobre conciliação de vida familiar e profissional

23 de Setembro, 2022 - 11:21h

A Diretiva Europeia sobre “conciliação entre a vida profissional e a vida familiar dos progenitores e cuidadores” devia ter sido transposta para o ordenamento jurídico português até 2 de agosto, mas Portugal não o fez. Bruxelas notificou agora Portugal, que tem dois meses para responder.

Bloco aprova avanços para Lisboa e critica "pacote mínimo" de Moedas contra a inflação

22 de Setembro, 2022 - 16:46h

A Câmara de Lisboa aprovou um pacote de medidas de apoio à cidade para responder à subida do custo de vida. Maioria impediu aprovação de um pacote comum, mas várias propostas do Bloco acabaram por ser aprovadas.

PS e PSD já tiveram acordo para baixar IRC

22 de Setembro, 2022 - 12:55h

A medida que iria beneficiar sobretudo as grandes empresas não é consensual no Governo. Mas já fez parte de um acordo político entre António José Seguro e Passos Coelho, depois rejeitado por António Costa.

“Não há justificação para Corticeira Amorim continuar a não cumprir lei”

22 de Setembro, 2022 - 09:59h

Eurodeputado José Gusmão e dirigentes distritais João Vasconcelos e Sandra da Costa reuniram com a associação em formação Vizinhos da Fábrica. Bloco exige que a Corticeira Amorim cumpra com a legislação nacional e europeia a nível da qualidade do ar e ruído na sua fábrica de Silves.

ACT diz que a Lei para plataformas digitais contraria jurisprudência internacional

21 de Setembro, 2022 - 19:27h

Em resposta a José Soeiro, a inspetora-geral do trabalho em suplência, Fernanda Campos, referiu que “a lei introduz uma triangulação na relação laboral que não vai em linha com aquilo que é e que tem sido a jurisprudência internacional". Deputado do Bloco destaca importância desta posição.

PS recusa audição sobre crise na habitação e apoios aos estudantes

21 de Setembro, 2022 - 13:27h

Requerimento do Bloco para a audição da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi chumbado. Joana Mortágua sublinha que, “num momento em que os estudantes deslocados nem conseguem alugar um quarto, o PS usa a maioria absoluta para esconder a ministra e assobiar para o lado”.

Escola pública: Bloco apresenta três propostas urgentes  

20 de Setembro, 2022 - 17:44h

Catarina Martins visitou a Escola Secundária da Baixa da Banheira, onde apresentou o projeto do Bloco para fazer face às urgências da escola pública: vinculação de professores precários, acabar com os horários incompletos e apoiar os professores deslocados. 

Pensões: documento do Governo ignora receita de 1.300 milhões

20 de Setembro, 2022 - 15:02h

A pedido do Bloco, o Governo entregou na Assembleia da República as projeções de impacto da lei de atualização de pensões. O documento reporta-se apenas à despesa, ignorando a evolução da receita que pode chegar aos 1.300 milhões. José Soeiro considera este documento “uma aberração e uma irresponsabilidade”. 

Governo recusa taxar lucros extraordinários e quer baixar IRC

20 de Setembro, 2022 - 08:46h

Indiferente aos apelos de Bruxelas, o ministro da Economia prometeu baixar o IRC às empresas. Catarina Martins diz que a atuação do Governo “parece um sketch cómico”, com uma proposta que é inútil para as pequenas empresas e serve "para perdoar impostos às empresas que já estão a lucrar a mais”.

Segurança Social: contas do Governo "são só mais uma aldrabice"

19 de Setembro, 2022 - 13:00h

Após um encontro com produtores agrícolas no Fundão, Catarina Martins anunciou que o Bloco vai chamar ao Parlamento o Grupo de Estudos e Planeamento da Segurança Social para que este mostre as suas previsões sobre a sustentabilidade da Segurança Social.

Juntas médicas: Bloco quer atestado automático para combater atrasos

19 de Setembro, 2022 - 10:26h

Projeto de lei do Bloco propõe atestado automático para doenças que impliquem grau de incapacidade acima de 60% e a prorrogação da validade do atestado para quem requereu nova junta médica.

“Encontros sobre mobilidade em Benfica”: um dia para pensar nas cidades que queremos

17 de Setembro, 2022 - 21:53h

No dia 17 de Setembro houve “Encontros sobre mobilidade em Benfica”. No Auditório Carlos Paredes, o dia foi dedicado ao debate sobre segurança pedonal, acessibilidades, transportes públicos e mobilidade suave. Texto de João David Almeida.

AM de Loures aprova recomendação do Bloco sobre restrição de voos noturnos no aeroporto

17 de Setembro, 2022 - 14:03h

Apenas Chega e Iniciativa Liberal não foram favoráveis à manutenção das restrições de voos noturnos no aeroporto Humberto Delgado. Bloco alerta que permissão de voos sem limite “terá um impacto significativo em termos de níveis de ruído com origem no tráfego aéreo”.

“No lugar do Coração o Porto tem o Bolhão”

17 de Setembro, 2022 - 11:05h

Bloco do Porto esteve presente na reabertura do mercado e congratulou o povo da cidade e região, comprometendo-se com a defesa do Bolhão. Os mais de 20 anos de luta são, de acordo com os bloquistas, “exemplo do que é possível fazer quando se persiste”.

Lisboa: Moedas quer vender património municipal, Bloco opõe-se

16 de Setembro, 2022 - 16:02h

Para a vereação bloquista, as propostas da coligação da direita na reunião de Câmara desta sexta-feira mostram que "os Novos Tempos de Carlos Moedas tornaram a Câmara de Lisboa numa agência imobiliária".

“Governo dá apoios em miniatura a famílias e pequenas empresas porque recusa taxar lucros excessivos”

15 de Setembro, 2022 - 17:15h

Catarina Martins frisou que “a escolha da maioria absoluta” é “penalizar salários, pensões e pequenas empresas para proteger os lucros excessivos” dos gigantes da energia, banca e distribuição.

“Lucros excessivos da banca devem reverter para apoio a famílias com crédito à habitação”

15 de Setembro, 2022 - 11:51h

Catarina Martins lembrou que, com o aumento das taxas Euribor, “há muitas famílias a sentirem uma grande dificuldade com o aumento da prestação da casa, que se junta às dificuldades que as famílias têm no arrendamento”.

Medina volta a recusar taxação dos lucros excessivos

14 de Setembro, 2022 - 18:09h

Na reunião da comissão parlamentar de Finanças, o ministro respondeu a Mariana Mortágua que em Portugal os lucros já são tributados de forma "significativa".

Páginas