Está aqui

Política

Trabalhadores devem exigir à empresa o pagamento de despesas suplementares

7 de Dezembro, 2021 - 12:50h

Deputado bloquista José Soeiro diz que a nova lei "não foi feita para as situações de teletrabalho obrigatório, embora se aplique a elas". E alerta para o ruído criado pelos “juristas empresariais, muitos deles interessados em criar dificuldades e confusão na concretização dos direitos que a lei prevê”.

Bloco promove esta quarta-feira sessão sobre combate ao crime económico

6 de Dezembro, 2021 - 22:41h

A sessão acontece às 15h, na Casa do Alentejo, em Lisboa, e conta com as intervenções de Catarina Martins, Ana Gomes, André Lamas Leite e Marisa Matias.

André Ventura condenado por segregação racial pelo Supremo Tribunal

6 de Dezembro, 2021 - 20:56h

O Chega também foi condenado pelos insultos feitos por Ventura a uma família do Bairro da Jamaica durante um debate das eleições presidenciais de janeiro de 2021.

Vacinas: Catarina insiste na quebra de patentes para proteger a saúde em vez dos lucros

6 de Dezembro, 2021 - 18:22h

A coordenadora do Bloco lembrou que as farmacêuticas foram financiadas com dinheiro público para desenvolver as vacinas e já ganharam muito dinheiro. Catarina defendeu que está mais do que na altura de garantir que a vacina chegue a toda a gente e chegue aos países mais pobres do mundo.

São precisas “soluções mais exigentes” para acabar com estagnação dos salários

6 de Dezembro, 2021 - 14:46h

Catarina defendeu que não nos podemos resignar a um país que tem serviços públicos cada vez mais frágeis ou a um país que nunca faz os investimentos necessários para ter uma economia qualificada, com emprego de qualidade.

Bloco quer nova prestação social e combate férreo a trabalho precário

5 de Dezembro, 2021 - 22:54h

Catarina explicou este domingo nos Açores que o Bloco quer uma nova forma de olhar para a Segurança Social e uma nova prestação que acabe com esta floresta de apoios, que seja digna, que considere as crianças por inteiro e que retire do limiar da pobreza quem precisa desse apoio.

Foto de Mário Cruz/Lusa.

A demissão de Cabrita “só peca por tardia”

5 de Dezembro, 2021 - 09:55h

Para Catarina Martins, o ex-ministro “não perdeu as condições para ser ministro agora” mas sim “há quase dois anos, quando o cidadão Ihor Homenyuk foi assassinado e torturado pelas forças de segurança”.

Quase dois anos depois da morte de Ihor Homenyuk, Eduardo Cabrita demite-se

3 de Dezembro, 2021 - 19:32h

Ministro da Administração Interna desde 2017,  Cabrita justificou a demissão esta sexta-feira com a reação pública às suas declarações sobre a acusação no acidente rodoviário em que esteve envolvido. Mas a sucessão de problemas que Cabrita criou ou agravou retirou-lhe condições para continuar no governo há muito tempo.

Comissão de Inquérito recomenda limitações ao transporte de animais vivos

3 de Dezembro, 2021 - 17:04h

“A UE não está a cumprir o seu dever de garantir que os animais estão bem durante todo o transporte, desde a partida ao destino”, concluiu a comissão criada pelo Parlamento Europeu. Marisa Matias diz que o relatório e as suas recomendações são "passos importantes, mas ainda não suficientes".

Catarina Martins com estudantes no ISCTE. Dezembro de 2021.

Catarina quer alterar as leis laborais com “coragem” que permitiu aumentar salário mínimo

2 de Dezembro, 2021 - 19:25h

Em conversa com estudantes sobre propinas, clima e questões salariais, a coordenadora do Bloco diz que o partido “não se resigna” a um país de baixos salários que aponta à “geração mais qualificada de sempre” o caminho da emigração.

Catarina Martins no comício de Coimbra. Foto de Paulo Cunha/Lusa.

“O SNS é drenado para privados porque PS recusa mudar regras e investir nas carreiras”

1 de Dezembro, 2021 - 18:35h

No comício do Bloco em Leiria, Catarina Martins salientou a luta pelo Serviço Nacional de Saúde onde é preciso “contas certas” porque ao mesmo tempo que se contratualizam milhões com privados há hospitais públicos a definhar, onde faltam médicos e enfermeiros.

Pedro Filipe Soares durante o debate sobre o Orçamento do Estado para 2022. Foto de Tiago Petinga/Lusa.

Eutanásia: "Há uma invenção de dúvidas para justificar veto incompreensível"

30 de Novembro, 2021 - 19:24h

Pedro Filipe Soares reagiu ao veto presidencial dizendo que Marcelo apresentou "desculpas mal amanhadas" e acrescentou confusão, nunca tendo apresentado antes as dúvidas que agora colocou.

Marcelo não promulga diploma sobre morte assistida

Marcelo não promulga diploma sobre morte assistida

30 de Novembro, 2021 - 12:48h

Mais uma vez, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa devolveu à Assembleia da República o diploma relativo à morte assistida. “Discordância pessoal com a despenalização” está na base desta decisão, segundo José Manuel Pureza. 

Beatriz Gomes Dias.

“Concentrar vacinação num centro é uma estratégia errada”

30 de Novembro, 2021 - 11:27h

Beatriz Dias critica decisão de Carlos Moedas de fechar centros de vacinação em Lisboa numa altura em que os especialistas defendem o acelerar do processo. E exige a reversão imediata da decisão.

Praia da Estela: Bloco defende deslocalização do campo de golfe 

30 de Novembro, 2021 - 10:10h

A Praia da Estela, na Póvoa de Varzim, tem um campo de golfe em plena duna primária.  Para conter os efeitos da erosão, foi colocada uma barreira de sacos na duna. Em resposta ao Bloco, o Governo admitiu que esta intervenção custou 115 mil euros.

Listas do Bloco de Esquerda às eleições de janeiro de 2022

Mesa Nacional aprova listas de candidatura às eleições de janeiro de 2022

28 de Novembro, 2021 - 20:38h

Catarina Martins apresentou as listas de candidatas e candidatos do Bloco de Esquerda e sublinhou que são “listas diversas e plurais”, que “em todo o país representam as várias sensibilidades do Bloco”. As listas incluem também candidatas e candidatos independentes.

Catarina Martins na conferência realizada no final da reunião da Mesa Nacional - Foto de António Cotrim/Lusa

Compromisso do Bloco com o SNS é primeiro objetivo do Programa

28 de Novembro, 2021 - 19:53h

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reuniu este domingo e ratificou por unanimidade o programa eleitoral aprovado no Encontro Nacional. Também ratificou as listas da candidatura do Bloco às eleições de janeiro de 2022.

Catarina Martins no encerramento do Encontro do Bloco de Esquerda - Foto de Ana Mendes

“É o reforço da esquerda que trava o pântano político e a estagnação social”

27 de Novembro, 2021 - 18:10h

No encerramento do Encontro Nacional do Bloco, Catarina Martins lembrou os perigos das maiorias absolutas e salientou que “um bloco central só pode traduzir-se num regresso à agenda privatizadora, a começar pelos serviços públicos”. Apontou também quatro compromissos que saem do Encontro.

Mariana Mortágua

“Um mandato para mudar a vida e travar as alterações climáticas”

27 de Novembro, 2021 - 13:13h

Na intervenção de abertura do Encontro do Bloco para debate do programa eleitoral de 2022, Mariana Mortágua salientou que as medidas propostas serão o mandato para mudar a vida, travar as alterações climáticas, respeitar o trabalho, investir em serviços públicos fortes, combater a intolerância ao ódio e ao preconceito.

Deputado António Lima no debate do Orçamento Regional dos Açores para 2022

Açores: Bloco vota contra orçamento e denuncia “triste espetáculo” do governo

27 de Novembro, 2021 - 09:00h

Orçamento dos Açores foi aprovado pelos votos da direita e a rejeição de Bloco, PS e PAN. António Lima denunciou que “PSD e coligação criarão um apoio à natalidade que exclui quem recebe apoios sociais”, “o governo será remodelado por exigência do Chega” e “a SATA Internacional é para fechar como exigiu a extrema-direita”.

Diana Santos

"O PS tudo fez para limitar o alcance" do fim do corte nas reformas às pessoas com deficiência

26 de Novembro, 2021 - 14:35h

O Parlamento aprovou a antecipação de reforma sem cortes para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade reconhecido de pelo menos 80%. A proposta original do Bloco abrangia mais pessoas, mas o PS limitou o seu alcance.

Sertã: Irregularidades na instalação da freguesia do Carvalhal seguem para tribunal

26 de Novembro, 2021 - 10:39h

O Bloco de Esquerda entregou uma participação ao Procurador-Adjunto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco devido ao ato de instalação dos órgãos autárquicos da Freguesia do Carvalhal, na Sertã. Via Interior do Avesso.

Femicídios são a "ponta do icebergue" da violência contra mulheres

25 de Novembro, 2021 - 20:26h

Na Marcha Contra Todas as Formas de Violência contra Mulheres, esta quinta-feira, Catarina Martins relembrou que as mulheres sofrem várias formas de violência, "desde a agressão sexual ao assédio ou várias formas de perseguição", e também a violência obstétrica. "As mulheres têm de ser respeitadas no momento do parto". 

Imagem extraída de leiria.bloco.org

Plano Estratégico da PAC: “Proposta do Governo não é a que o país precisa”

25 de Novembro, 2021 - 18:01h

A ministra da Agricultura foi ao Parlamento para esclarecer o Plano Estratégico da PAC, a requerimento do Bloco. O deputado Ricardo Vicente afirmou que a proposta “ignora as necessidades da maioria dos agricultores e produtores florestais, dos territórios rurais e das pessoas que lá vivem”.

Rui Rio e Paulo Rangel: dividida e em crise, a direita não é alternativa. Foto: tentre, CC0, via Wikimedia Commons

O voto contra o Orçamento “abre o caminho à direita”?

25 de Novembro, 2021 - 17:25h

Esta é a quarta e última parte da série de Perguntas & Respostas sobre a crise política, onde se responde à questão mais usada para criticar a decisão do Bloco de Esquerda (e do PCP) de rejeitar o Orçamento para 2022. Por Luis Leiria.

Páginas