Está aqui

Política

Animal de rua. Foto de Birkan Caghan/Flickr.

Parlamento açoriano aprova fim do abate de animais saudáveis

26 de Fevereiro, 2021 - 17:33h

A proibição passa assim a vigorar em todo o país. A deputada regional Alexandra Manes diz que foi “um dia especial em que finalmente há uma maioria no parlamento dos Açores para acabar com esta prática desumana”.

Marisa Matias na audição aos CEO das farmacêuticas no Parlamento Europeu.

Farmacêuticas fogem a questões sobre escassez, Marisa acusa CEO de mentir

26 de Fevereiro, 2021 - 17:00h

Marisa Matias acusou o CEO da AstraZeneca de mentir e de não honrar o compromisso com a Universidade de Oxford para a venda da vacina a preço de custo ao longo de toda a duração da pandemia.

Autárquicas: Conferência vai definir eixos programáticos das candidaturas do Bloco

26 de Fevereiro, 2021 - 15:45h

O encontro online deste sábado discutirá os seis eixos dos programas que o Bloco apresentará nas suas candidaturas às próximas eleições autárquicas.

Catarina reafirma necessidade de garantir apoios sociais a todos os trabalhadores

26 de Fevereiro, 2021 - 13:11h

Após reunir com trabalhadoras das cantinas, Catarina Martins falou sobre as grandes falhas nos apoios sociais durante o confinamento. E insistiu na urgência de "criar as condições para o desconfinamento existir”.

Vila Velha de Rodão: Destruição de Mina Romana preocupa Bloco de Esquerda

26 de Fevereiro, 2021 - 11:53h

O Grupo Parlamentar do Bloco questionou os Ministérios da Cultura e da Agricultura sobre a destruição de património em Vila Velha de Rodão. O Bloco pretende saber o que o Governo vai fazer para reverter a situação. Notícia publicada no Interior do Avesso 

Bloco comemora aniversário com novas páginas nas redes sociais

26 de Fevereiro, 2021 - 08:31h

Este fim de semana o Bloco comemora o 22º aniversário. Além do comício online no sábado, o partido estreia esta sexta-feira as suas páginas oficiais nas redes sociais.

Mariana Mortágua

Barragens da EDP: Governo foi alertado antes do negócio abusivo

25 de Fevereiro, 2021 - 22:02h

Mariana Mortágua acusou o Governo de ter permitido um mecanismo de fuga aos impostos por parte da EDP. Bloco vai requerer a vinda dos Ministros das Finanças e do Ambiente ao Parlamento para responder a todas as questões relacionadas com o negócio das barragens da EDP.

"Governo não aproveitou confinamento para recuperar terreno"

25 de Fevereiro, 2021 - 21:04h

No debate da renovação do Estado de Emergência, Pedro Filipe Soares afirmou que “o país cumpriu, mas o Governo está a falhar” no combate à pandemia.

Cinco governos europeus criticam produção de vacinas

25 de Fevereiro, 2021 - 19:05h

Espanha, Dinamarca, Polónia, Bélgica e Lituânia dirigiram uma carta a Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, a apelar para uma alteração da estratégia europeia para a produção.

“Assumam a responsabilidade e mudem de rumo” na resposta à pandemia

25 de Fevereiro, 2021 - 16:05h

Moisés Ferreira considera que o Governo “falha na atuação que lhe é exigida para controlar a pandemia”, como por exemplo “quando o número de testes continua a cair, apesar de se saber que a testagem deve ser aumentada”.

Cobrança de bilhete em voo humanitário é "completamente indevida e imoral"

25 de Fevereiro, 2021 - 10:09h

Numa pergunta dirigida ao ministro Augusto Santos Silva, o Bloco pede explicações sobre os valores cobrados pela TAP aos passageiros com bilhete comprado noutras companhias e exige que os governos português e brasileiro definam um plano de repatriamento "de cariz verdadeiramente humanitário”.

Recandidatura de Guterres à ONU é "uma boa notícia", diz Catarina

24 de Fevereiro, 2021 - 22:57h

A coordenadora nacional do Bloco saúda a recandidatura e espera que António Guterres “seja ouvido” nas questões ambientais e na situação das vacinas.

Bloco quer avaliar Plano Nacional para a Saúde Mental

24 de Fevereiro, 2021 - 21:03h

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda requereu no Parlamento uma audição urgente ao Governo e ao diretor do Plano Nacional para a Saúde Mental. E alerta que a pandemia “está a produzir e produzirá no futuro enormes impactos na saúde mental dos indivíduos e da população”.

Catarina Martins - Foto de José Sena Goulão/Lusa (arquivo)

“Povo português cumpriu obrigação de controlar a pandemia, o Governo não”

24 de Fevereiro, 2021 - 17:59h

No final da reunião com o Presidente da República, Catarina Martins criticou o executivo pelo atraso na concretização dos apoios sociais, pela ausência de um plano de desconfinamento ou até do prometido aumento das testagens. “Este era o momento em que precisávamos de estar a pôr no terreno todos os meios para que se pudesse começar a reabertura”, sublinhou.

Barragem de Picote - Foto de Reis Quarteu, Wikimedia

Ex-responsável da Autoridade Tributária contesta borla fiscal no negócio das barragens da EDP

24 de Fevereiro, 2021 - 14:02h

Em artigo de opinião, Manuel Cecílio pergunta: "O leitor conhece alguma empresa que tenha em curso um negócio complexo e beneficie do privilégio de uma declaração de dois membros do Governo, asseverando que não são devidos impostos?”

Bloco quer remunicipalizar água no Alto Minho

Bloco quer remunicipalizar água no Alto Minho

23 de Fevereiro, 2021 - 17:15h

Em 2019, o fornecimento de água a uma grande maioria da população do Alto Minho foi entregue à empresa Águas do Alto Minho e, desde então, acumulam-se os problemas. O Bloco de Esquerda apresentou um projeto pela remunicipalização deste serviço essencial. 
 

Estudo sobre trabalho sexual apresentado esta quarta-feira

23 de Fevereiro, 2021 - 12:48h

“Menos iguais que outr@s: As leis que afetam o trabalho sexual e a defesa dos direitos de profissionais do sexo na União Europeia" é o título do estudo coordenado por Alexandra Oliveira para a delegação do Bloco no Parlamento Europeu e o grupo The Left. Apresentação começa às 10h e tem transmissão online.

João Leão numa reunião informal dos ministros da Economia e Finanças europeus. Fevereiro de 2021. Foto de António Pedro Santos/Lusa.

Orçamento de 2020 teve a taxa de execução mais baixa em dez anos

23 de Fevereiro, 2021 - 08:18h

"Em ano de crise, é intolerável este tipo de gestão das contas públicas", diz Mariana Mortágua. A deputada não encontra outra justificação para a fraca execução orçamental "a não ser fazer um garrote à despesa pública”.

Catarina Martins e José Soeiro com a direção do Lar Monte dos Burgos.

“A resposta à terceira idade tem de estar no centro das preocupações”

22 de Fevereiro, 2021 - 16:44h

Num encontro com a direção do Lar Monte dos Burgos, Catarina Martins defendeu que os idosos devem ser “prioridade para o país” e apresentou três respostas: rede pública de lares, cuidados domiciliários e melhoria das habitações à medida das necessidade dos idosos.

"Portugal e o Futuro"

22 de Fevereiro, 2021 - 13:31h

Um livro “proibido” do general António de Spínola com parecer favorável do general Costa Gomes. A publicação de Portugal e o Futuro, em 22 de fevereiro de 1974 – a dois meses do “25 de Abril”, desencadeou um terramoto no regime. Por Luís Farinha.

A transmissão das barragens é "uma ficção jurídica" para escapar a impostos.

Governo aceita esquema e EDP foge a 110 milhões em impostos

21 de Fevereiro, 2021 - 12:27h

A Agência Portuguesa do Ambiente autorizou a transmissão de seis barragens da EDP para a Engie, permitindo à EDP fugir aos impostos associados ao que é de facto uma operação de venda. O negócio "tem de ser travado", diz Mariana Mortágua.

O Manifesto e o resto

21 de Fevereiro, 2021 - 09:05h

Marx e Engels tinham 29 e 27 anos, respetivamente, quando marcaram a história do mundo com a força material que o Manifesto projetou no movimento operário, de milhões e milhões de trabalhadores e intelectuais que desfraldaram o curso do marxismo como bandeira de emancipação em revoluções ganhas e perdidas. Por Luís Fazenda.

“Governo tem de assumir a sua responsabilidade na defesa dos vigilantes”

19 de Fevereiro, 2021 - 20:14h

Catarina Martins teve esta sexta-feira um encontro online com trabalhadores da segurança privada. Bloco vai chamar a ministra da Saúde ao Parlamento para saber por que razão mantém contrato com as mesmas empresas que o ministério do Trabalho expulsou por não estarem a cumprir a lei.

Comissão Europeia: Entre a propaganda verde e as ligações à energia fóssil

19 de Fevereiro, 2021 - 15:12h

Ursula von der Leyen prometeu fazer do combate às alterações climáticas uma prioridade do seu mandato. Uma investigação da ONG Global Witness aponta as ligações recentes do vice-presidente e de duas comissárias europeias à indústria dos combustíveis fósseis.

Bloco aguarda “com tranquilidade” decisão do TC sobre lei humana e constitucional

18 de Fevereiro, 2021 - 19:13h

Pedro Filipe Soares não ficou surpreendido com o envio do diploma que regula a morte assistida para o Tribunal Constitucional. O líder parlamentar bloquista diz que é a resposta do Presidente da República a “pressões sociais” e não a qualquer inconstitucionalidade da lei.

Páginas

TV.Esquerda

234214225069987

Conferência de imprensa com Mariana Mortágua sobre o truque fiscal da EDP para não pagar impostos pela venda das barragens.