Está aqui

Política

Manifestação contra a BlackRock

Provedora de Justiça Europeia admitiu queixa sobre o contrato da Comissão com a BlackRock

6 de Julho, 2020 - 18:47h

A Provedora de Justiça Europeia admitiu a segunda queixa apresentada por Marisa Matias e José Gusmão. Eurodeputados denunciam conflito de interesses, dado que a BlackRock é a maior empresa de gestão de ativos e fundos na indústria dos combustíveis fósseis.

Borla fiscal à UEFA? Acabe-se com a exceção, defende Mariana Mortágua

6 de Julho, 2020 - 17:27h

Parlamento vota na quinta-feira a isenção de IVA, IRC e IRS aos intervenientes na organização da final da Champions League em Lisboa. Para a deputada bloquista, os tempos de exceção justificam acabar com a exceção do negócio do futebol.

incêndio

Bombeiros no combate a fogos rurais continuam sem receber pagamentos de despesas

6 de Julho, 2020 - 14:59h

O Ministério das Finanças não disponibilizou a verba necessária para as despesas do Dispositivo Especial de Combates aos Incêndios Rurais no mês de junho. A deputada bloquista Sandra Cunha diz que deixar os bombeiros a pagar do seu bolso para salvar pessoas “é a gota de água final.

Bloco quer desdobramento de espaços e mais profissionais para que ano letivo arranque em segurança

6 de Julho, 2020 - 13:12h

Coordenadora do Bloco de Esquerda defende um trabalho de articulação entre o Ministério da Educação e autarquias para encontrar soluções que permitam que o próximo ano letivo aconteça com todas as garantias de segurança e respeito pelas normas sanitárias.

Sinal de poluição sonora. Foto de Dark by 4:00/Flickr.

Bloco questiona governo sobre incumprimento de diretivas europeias sobre ruído

5 de Julho, 2020 - 22:03h

Para o partido, o ruído é um problema ambiental e de saúde pública, afeta a qualidade de vida, causa doença cardíaca isquémica, perturba o sono, afeta o sistema cognitivo e produz stress. Por isso, quer saber porque não cumpriu obrigações e quando o vai fazer.

Autocarro sobrelotado da Mafrense. Foto do Bloco de Esquerda de Sintra.

Melhores transportes e não “checkpoints do termómetro” defende o Bloco de Sintra

4 de Julho, 2020 - 21:21h

O Presidente da Câmara de Cascais propôs uma cerca sanitária aos transportes dos concelhos vizinhos com medição de temperatura. O Bloco de Esquerda de Sintra responde que é uma “proposta caricata” que “só serve para assustar as pessoas”.

Catarina Martins e José Soeiro no encontro com trabalhadores que podem ser abrangidos pelo apoio extraordinário de desemprego aprovado no orçamento suplementar, Porto, 4 de julho – Foto de Manuel Fernando Araújo/Lusa

“Esta legislatura tem sido, infelizmente, a história das recusas do Partido Socialista”

4 de Julho, 2020 - 20:21h

Catarina Martins lembrou que quando se devia estar a debater o orçamento para 2021, o PS “parece até preferir uma certa hostilidade à esquerda” e afirmou que pela parte do Bloco “colocamos a resposta estratégica à crise no centro de todas as nossas preocupações”.

António Lima denunciou em conferência de imprensa que o Governo Regional não está a cumprir as medidas de combate à precariedade aprovadas há mais de um ano, por proposta do Bloco

Bloco acusa Governo dos Açores de não estar a cumprir lei de combate à precariedade

4 de Julho, 2020 - 14:07h

António Lima, coordenador do Bloco Açores denuncia que o Governo Regional não está a cumprir as medidas de combate à precariedade, propostas pelo partido e aprovadas na Assembleia Regional, que entraram em vigor em fevereiro de 2019.

Concertação entre PS e PSD para alterar regimento da AR reduz qualidade da democracia

3 de Julho, 2020 - 19:01h

Pedro Filipe Soares diz que a confirmar-se a criação de “um bloco central para fazer uma redução da capacidade de fiscalização” do Parlamento, fica evidente que PS e PSD têm “as prioridades todas trocadas” num momento que é de aceleração da vida política.

Orçamento: PSD e PS fizeram “jogo de sombras” ao longo da especialidade

3 de Julho, 2020 - 13:59h

Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua exortaram os partidos a assumirem as suas posições mas também os seus recuos e acusaram PSD e PS de impedirem alguns avanços, como é o caso da criação de um subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadores informais.

TAP: Bloco quer auditoria à gestão privada e proteção dos postos de trabalho

3 de Julho, 2020 - 11:18h

Isabel Pires destaca que “permanecem dúvidas que é essencial esclarecer” e defende que o plano estratégico para a empresa tem de salvaguardar a coesão territorial e a manutenção de postos de trabalho diretos e indiretos, ter objetivos ambientais e não descurar as ligações essenciais para a emigração portuguesa.

Propostas do Bloco aprovadas no Orçamento Suplementar

2 de Julho, 2020 - 21:03h

O Bloco apresentou 20 medidas na área dos apoios sociais e emprego, serviços públicos e justiça na economia. Saiba quais as propostas aprovadas e, também, as que não foram incluídas no Orçamento.

Governo nacionaliza mais de 70% do capital da Efacec

2 de Julho, 2020 - 19:45h

Decreto que procede à nacionalização de 71,73% da empresa já foi promulgado pelo Presidente da República. Capital foi adquirido à sociedade Winterfell 2, indiretamente controlada por Isabel dos Santos. Medida "peca por ser temporária", sublinha Isabel Pires. 

Lisboa: Câmara aprova moção do Bloco para acabar com financiamento público a touradas

2 de Julho, 2020 - 15:28h

Com os votos contra do PCP e do CDS, a proposta aprovada apela ao Governo que ponha fim ao financiamento público dos eventos que causam sofrimento animal. O Bloco propôs ainda uma reconversão dos espaços onde se realizam este tipo de espetáculos, mas esta proposta acabou chumbada.

Pedro Filipe Soares.

“Precisamos de garantir a segurança das populações” nos transportes e nas condições de habitação

2 de Julho, 2020 - 09:30h

Na conclusão da interpelação ao Governo sobre medidas para a habitação e transportes em tempo de pandemia, Pedro Filipe Soares confrontou o ministro Pedro Nuno Santos com o seu “mar de impossibilidades” e exigiu respostas para garantir a segurança das populações.

Refeição escolar.

Matosinhos: PS chumba refeições gratuitas para crianças em agosto

1 de Julho, 2020 - 21:02h

A deputada municipal Carla Silva frisa que são totalmente incompreensíveis as desculpas apresentadas pelo Partido Socialista para a rejeição da proposta do Bloco sobre a criação de um apoio específico e pontual aos alunos carenciados do concelho.

Câmara de Oliveira de Azeméis não fornece máscaras aos seus trabalhadores

1 de Julho, 2020 - 17:44h

A distrital do Bloco de Aveiro frisa que “esta situação é grave” e demonstrativa de que “o executivo do Partido Socialista não está a cumprir com as suas obrigações” legais e está a colocar em risco a saúde dos trabalhadores da autarquia.

Isabel Pires

“Quando se desconfina a economia, não se podem manter confinados os transportes"

1 de Julho, 2020 - 16:26h

O Bloco voltou a alertar para os problemas dos transportes e habitação na Área Metropolitana de Lisboa. Isabel Pires defendeu a adequação das frequências em toda a rede, reposição de carruagens, autocarros e barcos e o fim do lay off nas empresas de transportes.

Aprovados apoios extraordinários para trabalhadores informais, empregadas domésticas e advogados

1 de Julho, 2020 - 15:05h

Proposta do Bloco para alterar o decreto da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores foi aprovada por unanimidade. Avanços também na proteção das trabalhadoras do serviço doméstico. Regras impostas pelo PS para os informais podem inibir os mais precários de recorrer ao apoio.

Comboio urbano, Estação de Sete Rio. Foto de Nuno Mourão, Flickr.

Parlamento vai debater respostas para transportes e habitação na Grande Lisboa

1 de Julho, 2020 - 11:58h

Com a interpelação ao Governo desta quarta-feira, o Bloco espera que o executivo avance também com soluções concretas para minimizar os impactos da crise pandémica. O desdobramento da Linha de Sintra e o fim do lay-off nos transportes estão entre as propostas bloquistas.

“Imposição de férias em lay-off é um contrassenso e um abuso”

30 de Junho, 2020 - 21:42h

José Soeiro defende que esta prática é inaceitável e que a Autoridade para as Condições do Trabalho tem de fazer cumprir a lei. Ouvido pelo Público, Fausto Leite, advogado especialista em Direito do Trabalho, é perentório: “é um disparate jurídico, que deve ser denunciado e travado”.

Creche. Foto de Paulete Matos.

PSD muda de voto e inviabiliza redução de mensalidades nas creches

30 de Junho, 2020 - 19:35h

De manhã era a favor. À tarde nem por isso. Com a sua mudança de voto, o PSD inviabilizou as propostas da esquerda sobre redução das mensalidades das creches para quem perdeu rendimentos. “Uma cambalhota lamentável”, diz Joana Mortágua.

Torneira. Foto de Pedro França/Agência Senado/Flickr.

Assembleias Municipais do Barreiro e Nazaré aprovam tarifa social automática da água

30 de Junho, 2020 - 19:07h

Os dois municípios juntam-se à lista de autarquias onde, por proposta do Bloco, foram aprovadas recomendações para que a tarifa social automática da água seja aplicada. Na Nazaré houve unanimidade. No Barreiro o PSD absteve-se.

Bloco pergunta ao governo sobre o alargamento da cobertura territorial dos serviços de telecomunicações – Foto de leiria.bloco.org

"Há um boicote das operadoras de telecomunicações a muitos territórios"

30 de Junho, 2020 - 17:51h

Muitas famílias estão a ser lesadas pela impossibilidade de acesso aos serviços de suporte ao ensino à distância e ao teletrabalho. Bloco questionou o Governo e defende que o país precisa de um serviço público universal de telecomunicações.

Sindicatos dos médicos reclamam mais meios para retomar toda a atividade

30 de Junho, 2020 - 17:03h

Sem novas contratações, os líderes da FNAM e do SIM admitem que é “impossível” os médicos retomarem toda a atividade e ao mesmo tempo darem assistência aos doentes com covid-19.

Páginas

TV.Esquerda

682665942315782

Se já foste a algum espetáculo na Casa da Música, é provável que já te tenhas cruzado com o Hugo Veludo. Hugo é um dos 44 assistentes de sala da instituição onde trabalha há três anos a falsos recibos verdes, tal como todos os seus colegas. Quando começou a pandemia, todos os espetáculos foram cancelados e os trabalhadores precários da Casa ficaram sem receber. Se tivessem um contrato de trabalho, estariam muito mais protegidos.