Está aqui

Política

Joana Mortágua, acompanhada por outros deputados do Bloco de Esquerda e por autarcas do partido, esteve no cais do Seixal, para falar sobre a situação do transporte fluvial entre a Margem Sul e Lisboa

Bloco exige investimento no transporte fluvial do Tejo

12 de Dezembro, 2018 - 12:12h

No Seixal, Joana Mortágua criticou as supressões de carreiras fluviais, denunciou o desinvestimento ao longo de anos neste transporte, lembrou que a atual maioria impediu a privatização da Transtejo e Soflusa e exigiu “investimento para que haja barcos com qualidade e sem atrasos”.

“Défice zero não é sustentável nem responsável”

11 de Dezembro, 2018 - 17:46h

Catarina Martins exorta António Costa a “resolver problemas, em vez de os adiar” e alerta para os “défices do país”, que são mais importantes do que a “corrida do défice com Bruxelas”.

Porto: Bloco denuncia 20 ordens de despejo à Procuradoria-Geral da República

10 de Dezembro, 2018 - 20:42h

O Bloco de Esquerda vai denunciar à Procuradoria-Geral da República 20 ordens de despejo de moradores de bairros sociais do Porto, que diz estarem a ser alvo de “burocracias processuais”, sem serem garantidos “direitos humanos essenciais”.

Leis devem avaliar impacto na pobreza antes de serem aprovadas

10 de Dezembro, 2018 - 11:06h

O Bloco vai propor que as leis votadas no parlamento sejam sujeitas a uma avaliação sobre o seu impacto em matéria de pobreza.

Bloco propõe lei de bases para alimentação saudável

10 de Dezembro, 2018 - 10:40h

Garantir a segurança alimentar e a promoção de alimentação adequada que seja acessível a todos são algumas das preocupações deste projeto de lei. O Bloco defende que a alimentação saudável é um direito humano.

“Não trocamos a renda acessível pelo passe acessível”

9 de Dezembro, 2018 - 16:15h

Num almoço com autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, Catarina Martins acusou o PS de ter abandonado o trabalho com a esquerda nas leis de habitação e defendeu que “não é com borlas fiscais aos senhorios” que se vai regular o mercado de arrendamento.

Greve Feminista convocada para 8 de março de 2019

8 de Dezembro, 2018 - 18:04h

Associações, representantes de sindicatos, coletivos de trabalhadoras e ativistas feministas juntaram-se no Porto para o 1º Encontro Nacional da Greve Feminista Internacional.

Bloco quer colocar casas vazias das Lajes em bolsa de arrendamento

8 de Dezembro, 2018 - 11:14h

Dois bairros com 450 casas entregues pelos militares norte-americanos na ilha Terceira devem servir para criar bolsa pública de arrendamento, defende o Bloco/Açores.

“PS nunca usou crescimento para ir além dos mínimos na defesa das pessoas”

7 de Dezembro, 2018 - 23:19h

Numa sessão pública em Leiria, Catarina Martins afirmou que o aumento do salário mínimo ao longo da legislatura não teria sido possível sem um acordo político à margem da concertação social.

Pedro Filipe Soares - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

“Salário mínimo positivo, mas governo podia ter ido mais além”

7 de Dezembro, 2018 - 17:19h

O Governo anunciou que propôs aos parceiros sociais o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600 euros e na administração pública para 635 euros. Pedro Filipe Soares lembra que o Bloco negociou 600 euros com o executivo em 2015 e afirma que o “Governo podia ter ido mais além”.

Delegação do Bloco de Esquerda, composta por Catarina Martins, José Manuel Pureza e Mariana Mortágua, à saída do encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – Foto de Tiago Petinga/Lusa

Bloco defende que Governo descongele já dois anos e continue negociação com professores

6 de Dezembro, 2018 - 20:57h

A coordenadora bloquista defendeu nesta quinta-feira que o Governo avance em 2019 com o descongelamento dos dois anos e nove meses para os professores e continue a negociação para cumprir a contagem integral.

PMA e Gestação de Substituição: “Temos de garantir que as suas vidas não continuarão suspensas”

6 de Dezembro, 2018 - 15:33h

O debate sobre o acesso à Procriação Medicamente Assistida e à Gestação de Substituição voltou ao Parlamento por agendamento do Bloco. Moisés Ferreira apresentou esta quinta-feira os dois projetos que visam responder às mulheres e aos casais que ficaram com as suas vidas congeladas.

Bloco repudia confinamento e isolamento de migrantes na Dinamarca

6 de Dezembro, 2018 - 10:55h

Os bloquistas entregaram no Parlamento um voto de repúdio face à decisão do Governo dinamarquês, formado por uma coligação entre partidos de centro-direita e o Partido do Povo Dinamarquês, de extrema-direita, de enviar “migrantes indesejados” para uma ilha no Mar Báltico.

“Trabalhadores da Plural trabalham em condições que os ofendem”

5 de Dezembro, 2018 - 21:20h

Catarina Martins esteve esta noite no piquete de greve dos trabalhadores da Plural Entertainment, em luta por condições de trabalho dignas, contra a precariedade, as disparidades salariais e os horários de 12 horas.

Presenças dos deputados: Bloco quer impedir que se desvirtue a democracia

5 de Dezembro, 2018 - 15:15h

Ferro Rodrigues convocou uma conferência extraordinária de líderes para discutir os casos dos subsídios de viagem dos deputados, das ajudas de custo e as presenças no plenário. Pedro Filipe Soares defende que é preciso ir além dos modelos existentes.

Universidade do Minho atrasa regularização de precários

5 de Dezembro, 2018 - 12:12h

O Bloco exigiu ao governo uma justificação sobre atrasos no PREVPAP que estão identificados na universidade. Em todo o país há milhares de casos de atrasos no processo de regularização dos precários.

Reprodução Assistida: Bloco responde a anonimato de doadores

4 de Dezembro, 2018 - 22:29h

O Bloco agendou para a próxima quinta-feira a discussão de dois projetos. Um visa salvaguardar o anonimato de quem fez doação para PMA. O outro permite que a gestante de substituição possa revogar o seu consentimento até ao registo.

“Não queremos praças da jorna, não queremos viver no século XIX”

4 de Dezembro, 2018 - 17:56h

Catarina Martins esteve com os estivadores em greve no porto de Setúbal e manifestou preocupação com a interrupção das negociações.

Xi Jinping em Angra do Heroísmo em 24 de julho de 2014 – Foto de Antonio Araujo/Epa/Lusa

Bloco recusa participar nas cerimónias com o Presidente da China

3 de Dezembro, 2018 - 18:29h

O Bloco não participará nas cerimónias relacionadas com a visita Xi Jinping, uma vez que “nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão”.

Bloco de Esquerda considera a notícia de “gravidade extrema” e pergunta ao Governo que medidas tomou e se os agressores foram suspensos

Bloco questiona Governo sobre agressões em curso de formação da GNR

3 de Dezembro, 2018 - 16:57h

Recrutas da GNR foram brutalmente agredidos num curso de formação. O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda considera a notícia de “gravidade extrema” e pergunta ao Governo que medidas tomou e se os agressores foram suspensos.

Governo não pode negar a pessoas com deficiência direito a escolherem como querem viver

2 de Dezembro, 2018 - 13:09h

Catarina Martins esteve este domingo com Eduardo Jorge, que ficou tetraplégico aos 28 anos e está a promover um protesto em frente ao Parlamento pelo direito à Vida Independente. A coordenadora bloquista defendeu que o Governo deve "respeitar as escolhas de pessoas como o Eduardo, que querem viver na sua casa”.

Há "matéria criminal" no caso da trabalhadora da corticeira Fernando Couto

1 de Dezembro, 2018 - 20:59h

Catarina Martins reuniu este sábado com a trabalhadora que tem sido vítima de tortura psicológica e “castigada” com trabalhos forçados. A coordenadora bloquista apelou à intervenção do Ministério Público e a uma tomada de posição por parte da Associação dos Produtores da Cortiça.

Fernando Barbosa é o novo deputado do Bloco de Esquerda

Fernando Barbosa é o novo deputado do Bloco de Esquerda

30 de Novembro, 2018 - 15:01h

Fernando Barbosa é o novo deputado do Bloco pelo círculo do Porto, substituindo Jorge Campos, que renunciou ao mandato por motivos pessoais.

Vacinas: Bloco deu consequência orçamental ao consenso científico

30 de Novembro, 2018 - 11:03h

Pedro Filipe Soares respondeu à polémica que se instalou na sequência da inclusão de três vacinas no Programa Nacional de Vacinação. “Não há aqui nenhum passo para o escuro”, afirmou.

Lisboa junta-se assim a mais de 90 locais na Europa onde as salas de consumo assistido já existem.

Primeira sala de consumo vigiado do país aprovada na CML

29 de Novembro, 2018 - 17:49h

Após proposta do Bloco de Esquerda, foi aprovada em reunião pública de Câmara a Unidade Móvel do Programa de Consumo Vigiado da cidade de Lisboa. Esta unidade vem cumprir, 17 anos depois, a lei de 2001 que previa a abertura de Salas de Consumo Vigiado.

Páginas