Está aqui

Comunidade

Crianças na escola.

Desafios da Inclusão: Reflexões sobre o tratamento de alunos autistas nas escolas

Abril 7, 2024

A recente notícia "Autista visto como animal em processo em escola na Marinha Grande" evidenciou um problema profundo na nossa sociedade: a falta de inclusão e respeito pelas crianças e alunos com autismo nas nossas escolas e na própria sociedade. Por Pedro Luzio.

cama de hospital

Medicina dos nossos dias

Março 31, 2024

Se as condições de trabalho não melhoraram, nem os salários, para onde foi direcionado o orçamento da saúde? Para os convénios com os privados? Para as empresas de trabalho temporário? Por Ana Sofia Cunha.

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

A luta continua pela defesa da arte contemporânea

Março 28, 2024

27 de março de 2024 será para sempre lembrado como um dia triste para a cultura em Coimbra e em Portugal. Após décadas de abandono, 10 anos de Bienal de Arte Contemporânea foram suficientes para o mercado da hotelaria de luxo reivindicar como seu aquele que se tornou um dos espaços mais relevantes da cultura na cidade. Por Gustavo Mourinho.

Marieke Lucas Rijneveld

Condiciona quem quer avançar ou condiciona quem fica estanque?

Março 2, 2024

Porque terão tanta resistência em abraçar a linguagem inclusiva alguns escritores e escritoras do século XXI quando o seu ganha-pão é inventar palavras, animais, países e até mundos? Por Adriana Dias.

Manifestação contra o racismo.

Nas Ruas e nas Urnas: Contra o Racismo e a Xenofobia

Fevereiro 23, 2024

No próximo sábado saímos à rua para apelar ao voto contra o racismo e a xenofonia e exigir resposta às pessoas racializadas e migrantes que, há décadas, esperam pela verdadeira democracia igualitária que Abril prometeu. Por Lou Loução.

Carrapateira

Uma dessalinizadora para o Algarve?

Janeiro 23, 2024

Estamos a poucos dias de saber a decisão da Consulta Pública deste empreendimento. Quais os seus impactos negativos? Por Carlos Cabrita.

grafitti de Banksy no muro da Palestina

Israel face à Palestina: dum processo de colonização a um genocídio

Janeiro 2, 2024

O território da Palestina não só foi enormemente reduzido, como o povo palestiniano continua  cercado por um muro de 700 km de comprimento e 8 metros de altura, construído pelo regime sionista de apartheid e limpeza étnica. Por Manuel Carlos Silva.

Sessão de abertura do do Festival Caminhos Cinema Português.

Os caminhos acidentados do cinema em Portugal

Dezembro 12, 2023

Festival Caminhos do Cinema Português continua a estar sujeito aos amplamente criticados regulamentos do ICA, que perpetuam um sistema de financiamento público escasso e continuamente matam a produção cultural em Portugal. Por Gustavo Mourinho.

Autocarros Carris Metropolitana

Parqueamento pago – Transportes públicos gratuitos

Novembro 11, 2023

A implementação dos transportes públicos gratuitos em Setúbal é urgente e deve ter data marcada. Claro que deveria ter sido simultâneo e acompanhar o parqueamento pago. Por Joaquim Coelho.

Margarida Tengarrinha.

Testemunhos de homenagem a Margarida Tengarrinha

Outubro 29, 2023

O Esquerda.net publica neste artigo alguns testemunhos que nos foram encaminhados por ocasião da morte de Margarida Tengarrinha, resistente antifascista, membro destacado do Partido Comunista e artista plástica.

Os ‘cristãos-novos’ e a colonialidade no debate público português

Setembro 10, 2023

A linguagem utilizada por Luís Montenegro ao referir-se a “cristãos-novos”, em alusão àquilo que considera uma recente conversão dos governantes socialistas à doutrina das “contas certas”, é forte demais para ser ignorada. Por Miguel Borba de Sá.

Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

Cuidados de saúde de Ovar empurrados para a nova ULS de Aveiro

Setembro 10, 2023

Após perda de valências do hospital de Ovar e contra a vontade da população, a nova organização do SNS empurra sem critérios compreensíveis a referenciação hospitalar dos seus cidadãos para o Hospital de Aveiro Infante D. Pedro. Por José Lopes. 

Cartaz com desenho de uma casa e onde se lê "Impossível pagar".

Os estudantes e a habitação: uma história de especulação

Setembro 2, 2023

Não é sustentável para as famílias e para estudantes serem sufocados por uma dívida enorme por um quarto minúsculo, fora todas as outras inúmeras despesas que já sufocam um jovem deslocado. Por Rafael Pereira.
 

Anúncio de casa para arrendar colado numa janela.

Quando não há habitação, todos ralham e ninguém têm razão

Agosto 26, 2023

Não é difícil perceber que tanto o Governo como a direita não querem resolver este problema que afeta todos os dias a vida de quem trabalha ou de quem trabalhou toda uma vida e que hoje não consegue pagar a sua própria casa. Por Rui Tavares - Santo Tirso.

Rio Douro e margens do Porto e Gaia

O Douro e seus vendilhões

Julho 15, 2023

Não interessa aos portuenses e aos gaienses que a exploração especulativa e gananciosa dos seus territórios se prolonguem para as águas do rio que é de todos. Por Luis Vale, Soares da Luz e Lurdes Gomes.

O presidente chileno Gabriel Boric com o presidente argentino Alberto Fernández no Dia da Amizade Argentino-Chileno. Foto de Esteban Collazo/Fotos Públicas.

Os limites do ‘frente amplismo’ e o avanço da ultradireita na América do Sul

Maio 13, 2023

A extrema-direita parece avançar sob os escombros de governos frentes amplistas ou que moderam o programa após a vitória nas urnas. Enquanto o conjunto das classes dominantes locais adere ao projeto de recolonização neoliberal e ao rentismo como forma prioritária de acumulação. Por Milton Alves.

Erdogan acena à multidão

O sultanato de Erdogan

Maio 3, 2023

As eleições marcadas para 14 de maio opoem o atual presidente Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroğlu, representando os seis principais partidos da oposição que se uniram na tentativa de romper com a hegemonia do "novo sultão". Por Antonio Ribeiro Tupinamba.

Cartaz em forma de coração com as cores da Ucrânia

Ucrânia: Construir a paz sobre os escombros da invasão russa

Abril 30, 2023

Um ano depois da invasão com avanços e recuos de parte a parte, como desenhar a paz numa guerra fratricida e sanguinária, recheada de crimes de guerra contra a humanidade? Por José Carlos Lopes.

Universidade Nova de Lisboa. Foto institucional.

O jogo das cadeiras da Universidade Nova de Lisboa

Abril 29, 2023

Enquanto aluno, não peço muito. Peço o mínimo. Habitação social e digna, alimentação social e decente, e condições boas para estudar. Por Francisco de Jesus.

Medalha comemorativa dos 80 anos do GSI. Foto do Palácio do Planalto/Flickr.

GSI foi epicentro do golpe de 8 de janeiro e a sua extinção é uma exigência democrática

Abril 29, 2023

A partidarização das Forças Armadas pela extrema-direita é um facto presente na atual conjuntura do Brasil. Dissolver o GSI é uma condição inescapável do governo popular de Lula para desarmar as armadilhas dos generais contra o poder eleito. Por Milton Alves.

Lula da Silva: de onde vem a fúria da (extrema) direita em Portugal?

Abril 23, 2023

O que impressiona nas notícias da generalidade dos media em Portugal em relação a Lula da Silva é sobretudo a desinformação – alguma deliberada – relativamente ao processo Lava Jato de que foi vítima. Por Manuel Carlos Silva.

Garantir e respeitar o direito à diferença na escola pública

Abril 1, 2023

Quase meio século após o 25 de Abril, nas escolas e nas ruas voltam-se a fazer ouvir vozes de inquietação e determinadas na defesa da escola pública. Em Ovar, uma ação de sensibilização pelo direito à diferença foi atacada de forma incendiária e repugnante. Por José Carlos Lopes.

 

Professores da escola privada também marcham?

Março 5, 2023

As ruas enchem-se, sucessivamente, de docentes que se sentem frustrados/as com o estado das suas carreiras e que querem salvar a escola pública. Entre a multidão, será que encontramos professores e professoras da esfera privada? Certamente que sim. Por Márcia Lima Soares.

Individualismo santificado

Fevereiro 25, 2023

A resolução aprovada no Congresso dos EUA de denúncia dos "horrores do socialismo" é uma exemplar síntese da ideologia capitalista, no modo de ser do poder yanqui dos EUA.  Por Vítor Ruivo.

Combater a desigualdade na distribuição da riqueza

Janeiro 28, 2023

Para quem luta pela justiça social, a igualdade de oportunidades e a felicidade humana, a tendência crescente, agravada pela pandemia, de aumentar o fosso entre ricos e pobres deve reforçar a nossa indignação e intervenção cívica para a inverter. Por Joaquim Sarmento.