Está aqui

Comunidade

Banner da Plataforma Já Marchavas de Viseu, publicado no facebook

A culpa é da vítima?

Julho 27, 2021

Em pleno século XXI, temos um populista a considerar que se a vítima tem uma orientação sexual diferente pode acabar insultada e até agredida. Artigo de Luís Lisboa

“São muitas as histórias de vida que marcaram a infância destas crianças e jovens sírias” - Foto Obvius (arquivo)

Fraternidade e solidariedade com refugiados e imigrantes em meio escolar

Julho 24, 2021

Este apontamento resulta de vivências concretas em meio escolar, em que alunas sírias vêm dando extraordinária alegria a uma comunidade escolar (Ovar). Artigo de José Lopes

Educação Inclusiva - imagem do Agrupamento de Escolas de Mafra

Regime de Educação Inclusiva, três anos depois

Julho 17, 2021

As mesmas ideias com novas roupagens, para que tudo fique na mesma. A efetiva melhoria das práticas e da organização escolar deixa muito a desejar. Artigo de Jorge Humberto Nogueira.

Faixa da CGTP na fábrica Hutchinson, Campo Maior, Portalegre, 14 maio 2021 – Foto CGTP

Portalegre: pelo fim da discriminação dos trabalhadores

Julho 5, 2021

O distrito de Portalegre e a sua “capital” não vão só perdendo serviços e pessoas, vão envelhecendo e as ruínas de antigas fábricas e de edifícios públicos estão bem visíveis. A situação de pandemia veio agravar os problemas existentes. Artigo de Higino Maroto.

Eleições regionais em França, primeira volta, 20 de junho de 2021 – Foto de Christophe Petit Tesson/Epa/Lusa

Eleições regionais francesas: 2ª volta confirmará recuo da extrema-direita?

Junho 26, 2021

A 1ª volta destas eleições traduziu-se num recuo do partido da extrema-direita União Nacional (RN), de Marine Le Pen. As listas macronistas também tiveram resultados fracos, tendo sido, mesmo, eliminadas em três regiões. A segunda volta tem lugar este domingo. Artigo de Jorge Martins

Manifestação contra a legislação homofóbica do Governo de extrema direita de Viktor Orban, Budapeste, 14 de junho de 2021 – Foto de Szilard Koszticsak/Epa/Lusa

Um voto de congratulação ao opressor?

Junho 25, 2021

Em matéria de direitos humanos, nenhuma neutralidade é aceitável ou razoável. Mas há quem se queira congratular com a perseguição e discriminação aprovadas pelo governo húngaro. Por Luís Lisboa

Criança levanta cartaz de solidariedade com o jogador dinamarquês Christian Eriksen, durante o jogo Inglaterra-Croácia, 13 de junho de 2021 – Foto de Catherine Ivill/Epa/Lusa

O drama de Eriksen e os futebolistas-gladiadores

Junho 16, 2021

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Arraial da Iniciativa Liberal

O Arraial Liberal

Junho 14, 2021

À comunicação social, João Cotrim Figueiredo assumiu o uso do privilégio partidário para organizar a celebração popular e referiu que o arraial é uma forma de ajudar os comerciantes. Porém, 20% dos lucros irão parar aos cofres do partido. Por Luís Lisboa.

Edifício público degradado no centro de Portalegre - Foto de Higino Maroto

Norte do Alentejo, um regresso ao passado?

Junho 11, 2021

As mudanças verificadas nos campos do Sul nos últimos cem anos são abismais, há, no entanto, um traço comum – a exploração desenfreada dos assalariados. Artigo de Higino Maroto

Campanha no estado alemão da Saxónia-Anhalt

Eleições da Saxónia-Anhalt: Democratas-cristãos vencem, esquerda afunda-se

Junho 8, 2021

Em noite eleitoral de festa para a CDU, a extrema-direita da AfD perdeu votos, tal como o Die Linke e o SPD. Os Verdes pouco cresceram e os liberais do FDP voltaram a obter representação parlamentar. Texto de Jorge Martins.

Chipre: Partidos tradicionais descem, extrema-direita sobe

Junho 3, 2021

As eleições legislativas do passado domingo na República de Chipre mostraram uma erosão no apoio das forças políticas tradicionais e um crescimento da extrema-direita e de um novo partido do centro. Artigo de Jorge Martins.

famílias junto ao rio

Pela reapropriação do conceito de defesa da família pela esquerda

Maio 30, 2021

A direita conseguiu a façanha de ser virtualmente a única força política associada à defesa desta entidade humana, quando tudo o que faz consiste em atacá-la. Por Alexandre Frias Pinto.

“Quando chegamos perto de uma escola, em especial uma escola do ensino básico, a primeira coisa com que nos confrontamos é a presença de grades” – Foto de Paulete Matos

Atrás das grades

Maio 22, 2021

É fundamental debater que caminho seguir para construir uma escola melhor. Será que queremos uma escola "armazém/fábrica" ou uma escola de qualidade e com futuro? Até agora, não houve um Ministério da Educação capaz de investir na Escola Pública para o século XXI. Por Gonçalo Gonçalves.

Díaz Ayuso e Pablo Casado

Eleições em Madrid: Direita e extrema-direita reforçam maioria

Maio 5, 2021

O Partido Popular PP reforçou a sua posição à custa da hecatombe do centrista Cidadãos, seu ex-parceiro de coligação. Contudo, para governar, necessita do apoio do partido de extrema-direita Vox. Por Jorge Martins.

Estátua de Skënderbeu em Tirana,

Albânia: A História de um país instável

Maio 2, 2021

As recentes eleições legislativas na Albânia levaram-me a procurar na História alguns fenómenos que aquelas espelham, algo que não surpreende numa região onde a História está constantemente a vir ao de cima. Por Jorge Martins.

Edi Rama

Albânia: Socialistas obtêm terceira vitória consecutiva

Abril 30, 2021

Com a maioria absoluta alcançada no passado domingo, o primeiro-ministro Edi Rama irá para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do governo albanês. Por Jorge Martins.

Cabo Verde: MpD mantém-se no poder, mas a estrutura do voto mudou

Abril 23, 2021

Apesar do triunfo, o MpD viu reduzir-se a sua votação. O PAICV, seu principal opositor, pouco ganhou. A UCID confirma-se como terceira força, apesar da fraca implantação na ilha de Santiago, onde está metade do eleitorado. Por Jorge Martins.

Boyko Borissov, primeiro-ministro búlgaro vota nas eleições legislativas. Foto do Gabinete de Imprensa do governo/EPA/Lusa.

Eleições na Bulgária: Vaga populista baralha jogo político

Abril 15, 2021

Os partidos conservador e social-democrata que alternavam no governo sofreram perdas significativas, a extrema-direita implodiu e os movimentos populistas e que apostaram na retórica do combate à corrupção tiveram um excelente resultado. Por Jorge Martins.

Eleições em Israel, mesa de voto em Jerusalem, 23 de março de 2021 – Foto de Abir Sultan/Epa/Lusa

Eleições em Israel: serão os islamitas a inesperada “boia de salvação” de Netanyahu?

Abril 9, 2021

A 23 de março, Israel foi a votos pela quarta vez em dois anos. O bloco de apoio a Benjamin Netanyahu - que integra partidos da direita e da extrema-direita - falhou, por dois lugares, a conquista da maioria no Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

José Fernandes Alves.

Marxismo em Portugal: o contributo de José Fernandes Alves

Abril 6, 2021

Redator de jornais operários, tradutor e divulgador do marxismo, a ele se deve a primeira edição do Capital de Marx, em folhetim em A Voz do Operário. Feminista, também publicou A mulher e o socialismo de August Bebel. E, enquanto militante, usou o marxismo como referência teórica na sua ação. Por Luís Carvalho.

Assembleia de voto no Museu Van Gogh em Amsterdam, eleições legislativas na Holanda a 17 de março de 2021 – Foto de Jeroen Jumelet/Epa/Lusa

Eleições na Holanda: Anatomia de uma derrota da esquerda (2)

Abril 1, 2021

Publicamos aqui a segunda parte do artigo sobre as eleições na Holanda, realizadas a 17 de março, em que se registou o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Cartazes das eleições de 17 de março de 2021 na Holanda – Foto de Roel Wijnants/flickr

Eleições na Holanda: Anatomia de uma derrota da esquerda (1)

Março 31, 2021

Nas eleições gerais que decorreram na Holanda, a 17 de março, regista-se o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Pintura sobre a Comuna de Paris. Foto de Ittmust/Flick.

Viva a Comuna! Viva a classe destituinte: o proletariado!

Março 28, 2021

Quando a Comuna começa a disputar politicamente o velho mundo da burguesia, o sucesso dessa disputa existencial é como que proporcional à capacidade histórica da Comuna liquidar ou destituir as formas políticas do mundo burguês. O “programa” da Comuna é um “programa” radicalmente abolicionista. Por David Santos.

Mesa de voto nas eleições em Israel, 23 de março de 2021 – Foto de Atef Safadi/EPA/Lusa

Eleições em Israel: direita e extrema-direita vencem, esquerda sobrevive

Março 24, 2021

Nas eleições legislativas desta terça-feira, ainda não é claro se o bloco da direita nacional-liberal, religiosa e da extrema-direita, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, terá conseguido obter maioria absoluta no Parlamento. Por Jorge Martins

Videojogos: Um meio de propaganda?

Março 23, 2021

O mundo virtual continua em crescimento. Há vários movimentos orgânicos a formarem-se neste mundo, e alguns podem trazer danos reais. Acabemos com o ódio também no mundo virtual e aprendamos que a diversidade é desejável e maximiza o desenvolvimento sustentável desta indústria. Por Tiago Teixeira.