Comunidade

Cada vez mais, as AEC são encaradas como simples ocupação de tempos mortos - Foto de Paulete Matos

AEC: Respostas sociais à custa de mais precariedade e mão-de-obra barata

Outubro 20, 2021

Cada vez mais, as AEC são encaradas como simples ocupação de tempos mortos, em que já nem se consideram os seus profissionais como professores, mas apenas como técnicos que tomam conta de crianças. Artigo de José Lopes.

“Vaclav Havel sorrindo”, primeiro presidente da República Checa – Foto de jamretsam324, 2008, licenciado sob CC BY-NC 2.0

República Checa: pequena descrição do país e da sua história

Outubro 18, 2021

A República Checa, que teve em Havel o seu primeiro presidente, defrontou-se com as dificuldades e os problemas sociais decorrentes da transição para o capitalismo. A sua base industrial e localização permitem-lhe superá-las mais facilmente. Artigo de Jorge Martins.

Movimento ANO do milionário populista Andrej Babiš foi derrotado nas eleições legislativas de 2021 na República Checa – Foto de Martin Divisek/Epa/Lusa

Eleições na República Checa: Babiš perdeu, mas a esquerda “desapareceu”

Outubro 16, 2021

Nas recentes eleições legislativas da República Checa, o primeiro-ministro centrista populista, Andrej Babiš, foi derrotado, a coligação de centro-direita triunfou e social-democratas e comunistas ficam, pela primeira vez em democracia, fora do Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

Eleições na Alemanha: Depois de Merkel, o "Semáforo"?

Outubro 7, 2021

As eleições legislativas na Alemanha saldaram-se por um triunfo curto dos social-democratas sobre os democrata-cristãos da chanceler Angela Merkel, que não se recandidatou, uma subida (grande) dos verdes e (pequena) dos liberais, o recuo da extrema-direita, a hecatombe da esquerda e a entrada no Parlamento de um partido regional. Por Jorge Martins.

«Circle Tangle-Creative Destruction Day Six», in Life Imitates Doodles is licensed with CC BY-NC-ND 2.0.

A destruição e o açambarcamento dos bens comuns

Outubro 3, 2021

Desde o limiar do capitalismo, os bens comuns têm sido sistematicamente ameaçados pela classe capitalista na sua lógica de mercantilização e de apropriação privada. Artigo de Eric Toussaint.

Mulher voto nas eleições legislativas russas. Foto de MAXIM SHIPENKOV/EPA/Lusa.

Partido de Putin recua mas continua esmagador, eleições contestadas pela oposição

Setembro 21, 2021

Com a maioria da comunicação social controlada ou “domesticada” pelo Kremlin e uma cada vez maior censura sobre a Internet, o partido do presidente russo perdeu votos mas teve uma vitória fácil. Em segundo lugar, ficou o Partido Comunista da Federação Russa que obteve importantes avanços. Por Jorge Martins.

Parlamento norueguês. Oslo. Foto de Dmitry Valberg/Flickr.

Eleições na Noruega: a esquerda ganhou. E agora?

Setembro 18, 2021

Depois de oito anos de governos da direita, a esquerda venceu as eleições. Mas fica por saber se a viragem se vai traduzir tanto na formação de um novo executivo como na sua prática. Por Jorge Martins.

A União Nacional dos Independentes (RNI) ganhou as eleições em Marrocos, Aziz Akhannouch é o líder do partido e um dos homens mais ricos do país - Jalal Morchidi/Epa/Lusa

Eleições em Marrocos: grande derrota dos islamitas moderados

Setembro 10, 2021

As eleições legislativas realizadas em Marrocos, esta quarta-feira, saldaram-se por uma fragorosa derrota do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), islamita moderado, do primeiro-ministro Saadeddine Othmani. Por Jorge Martins.

Jovens entre os 12 e os 15 anos começaram a ser vacinados, Centro de Vacinação de Alcabideche, Cascais, 21 de agosto de 2021 – Foto de Tiago Petinga/Lusa

Alunos deram lições de vacinação cívica ao negacionismo

Agosto 26, 2021

A adesão das crianças, jovens adolescentes e seus encarregados de educação aos planos de vacinação dirigidos às diferentes fases etárias da população escolar foi uma resposta cívica, esclarecida e responsável. Artigo de José Carlos Lopes.

Pedro Pichardo ganhou a medalha de ouro do Triplo Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Portugal teve a melhor participação de sempre, com quatro medalhas – Foto de Diego Azubel/Epa/Lusa

Uma leitura política dos resultados olímpicos: a evolução da participação portuguesa (3)

Agosto 25, 2021

Neste terceiro e último artigo, faremos a interpretação da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos à luz da evolução política nacional e internacional das primeiras duas décadas deste século. Por Jorge Martins.

Rosa Mota, campeã olímpica. Foto: Wikimedia Commons.

Uma leitura política dos resultados olímpicos: a evolução da participação portuguesa (2)

Agosto 19, 2021

Após a Revolução, as profundas transformações sociais verificadas traduziram-se numa maior democratização da prática desportiva. Contudo, o atraso era muito e, por isso, a evolução foi gradual, até porque alguns atavismos herdados do antigamente não eram fáceis de ultrapassar.

Refletir sobre o RSI

Agosto 16, 2021

Se não queremos repetir os erros do passado, devemos construir um caminho que defenda a dignidade e que combata a acumulação de riqueza, mitigando as desigualdades sociais. Por Miguel Correia.

Francisco Lázaro era uma esperança para a medalha na maratona em 1912. Morreu por insolação aos 30km. Autor desconhecido. Imagem em Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4403907

Uma leitura política dos resultados olímpicos: evolução da participação portuguesa (1)

Agosto 14, 2021

No país do salazarismo, isolado e sem investimento no desporto os resultados olímpicos são pobres. As mulheres eram sub-representadas, espelho da situação de inferioridade e discriminação com que se defrontavam as mulheres portuguesas. Por Jorge Martins.

Banner da Plataforma Já Marchavas de Viseu, publicado no facebook

A culpa é da vítima?

Julho 27, 2021

Em pleno século XXI, temos um populista a considerar que se a vítima tem uma orientação sexual diferente pode acabar insultada e até agredida. Artigo de Luís Lisboa

“São muitas as histórias de vida que marcaram a infância destas crianças e jovens sírias” - Foto Obvius (arquivo)

Fraternidade e solidariedade com refugiados e imigrantes em meio escolar

Julho 24, 2021

Este apontamento resulta de vivências concretas em meio escolar, em que alunas sírias vêm dando extraordinária alegria a uma comunidade escolar (Ovar). Artigo de José Lopes

Educação Inclusiva - imagem do Agrupamento de Escolas de Mafra

Regime de Educação Inclusiva, três anos depois

Julho 17, 2021

As mesmas ideias com novas roupagens, para que tudo fique na mesma. A efetiva melhoria das práticas e da organização escolar deixa muito a desejar. Artigo de Jorge Humberto Nogueira.

Faixa da CGTP na fábrica Hutchinson, Campo Maior, Portalegre, 14 maio 2021 – Foto CGTP

Portalegre: pelo fim da discriminação dos trabalhadores

Julho 5, 2021

O distrito de Portalegre e a sua “capital” não vão só perdendo serviços e pessoas, vão envelhecendo e as ruínas de antigas fábricas e de edifícios públicos estão bem visíveis. A situação de pandemia veio agravar os problemas existentes. Artigo de Higino Maroto.

Eleições regionais em França, primeira volta, 20 de junho de 2021 – Foto de Christophe Petit Tesson/Epa/Lusa

Eleições regionais francesas: 2ª volta confirmará recuo da extrema-direita?

Junho 26, 2021

A 1ª volta destas eleições traduziu-se num recuo do partido da extrema-direita União Nacional (RN), de Marine Le Pen. As listas macronistas também tiveram resultados fracos, tendo sido, mesmo, eliminadas em três regiões. A segunda volta tem lugar este domingo. Artigo de Jorge Martins

Manifestação contra a legislação homofóbica do Governo de extrema direita de Viktor Orban, Budapeste, 14 de junho de 2021 – Foto de Szilard Koszticsak/Epa/Lusa

Um voto de congratulação ao opressor?

Junho 25, 2021

Em matéria de direitos humanos, nenhuma neutralidade é aceitável ou razoável. Mas há quem se queira congratular com a perseguição e discriminação aprovadas pelo governo húngaro. Por Luís Lisboa

Criança levanta cartaz de solidariedade com o jogador dinamarquês Christian Eriksen, durante o jogo Inglaterra-Croácia, 13 de junho de 2021 – Foto de Catherine Ivill/Epa/Lusa

O drama de Eriksen e os futebolistas-gladiadores

Junho 16, 2021

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Arraial da Iniciativa Liberal

O Arraial Liberal

Junho 14, 2021

À comunicação social, João Cotrim Figueiredo assumiu o uso do privilégio partidário para organizar a celebração popular e referiu que o arraial é uma forma de ajudar os comerciantes. Porém, 20% dos lucros irão parar aos cofres do partido. Por Luís Lisboa.

Edifício público degradado no centro de Portalegre - Foto de Higino Maroto

Norte do Alentejo, um regresso ao passado?

Junho 11, 2021

As mudanças verificadas nos campos do Sul nos últimos cem anos são abismais, há, no entanto, um traço comum – a exploração desenfreada dos assalariados. Artigo de Higino Maroto

Campanha no estado alemão da Saxónia-Anhalt

Eleições da Saxónia-Anhalt: Democratas-cristãos vencem, esquerda afunda-se

Junho 8, 2021

Em noite eleitoral de festa para a CDU, a extrema-direita da AfD perdeu votos, tal como o Die Linke e o SPD. Os Verdes pouco cresceram e os liberais do FDP voltaram a obter representação parlamentar. Texto de Jorge Martins.

Chipre: Partidos tradicionais descem, extrema-direita sobe

Junho 3, 2021

As eleições legislativas do passado domingo na República de Chipre mostraram uma erosão no apoio das forças políticas tradicionais e um crescimento da extrema-direita e de um novo partido do centro. Artigo de Jorge Martins.

famílias junto ao rio

Pela reapropriação do conceito de defesa da família pela esquerda

Maio 30, 2021

A direita conseguiu a façanha de ser virtualmente a única força política associada à defesa desta entidade humana, quando tudo o que faz consiste em atacá-la. Por Alexandre Frias Pinto.