Está aqui

Comunidade

Díaz Ayuso e Pablo Casado

Eleições em Madrid: Direita e extrema-direita reforçam maioria

Maio 5, 2021

O Partido Popular PP reforçou a sua posição à custa da hecatombe do centrista Cidadãos, seu ex-parceiro de coligação. Contudo, para governar, necessita do apoio do partido de extrema-direita Vox. Por Jorge Martins.

Estátua de Skënderbeu em Tirana,

Albânia: A História de um país instável

Maio 2, 2021

As recentes eleições legislativas na Albânia levaram-me a procurar na História alguns fenómenos que aquelas espelham, algo que não surpreende numa região onde a História está constantemente a vir ao de cima. Por Jorge Martins.

Edi Rama

Albânia: Socialistas obtêm terceira vitória consecutiva

Abril 30, 2021

Com a maioria absoluta alcançada no passado domingo, o primeiro-ministro Edi Rama irá para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do governo albanês. Por Jorge Martins.

Cabo Verde: MpD mantém-se no poder, mas a estrutura do voto mudou

Abril 23, 2021

Apesar do triunfo, o MpD viu reduzir-se a sua votação. O PAICV, seu principal opositor, pouco ganhou. A UCID confirma-se como terceira força, apesar da fraca implantação na ilha de Santiago, onde está metade do eleitorado. Por Jorge Martins.

Boyko Borissov, primeiro-ministro búlgaro vota nas eleições legislativas. Foto do Gabinete de Imprensa do governo/EPA/Lusa.

Eleições na Bulgária: Vaga populista baralha jogo político

Abril 15, 2021

Os partidos conservador e social-democrata que alternavam no governo sofreram perdas significativas, a extrema-direita implodiu e os movimentos populistas e que apostaram na retórica do combate à corrupção tiveram um excelente resultado. Por Jorge Martins.

Eleições em Israel, mesa de voto em Jerusalem, 23 de março de 2021 – Foto de Abir Sultan/Epa/Lusa

Eleições em Israel: serão os islamitas a inesperada “boia de salvação” de Netanyahu?

Abril 9, 2021

A 23 de março, Israel foi a votos pela quarta vez em dois anos. O bloco de apoio a Benjamin Netanyahu - que integra partidos da direita e da extrema-direita - falhou, por dois lugares, a conquista da maioria no Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

José Fernandes Alves.

Marxismo em Portugal: o contributo de José Fernandes Alves

Abril 6, 2021

Redator de jornais operários, tradutor e divulgador do marxismo, a ele se deve a primeira edição do Capital de Marx, em folhetim em A Voz do Operário. Feminista, também publicou A mulher e o socialismo de August Bebel. E, enquanto militante, usou o marxismo como referência teórica na sua ação. Por Luís Carvalho.

Assembleia de voto no Museu Van Gogh em Amsterdam, eleições legislativas na Holanda a 17 de março de 2021 – Foto de Jeroen Jumelet/Epa/Lusa

Eleições na Holanda: Anatomia de uma derrota da esquerda (2)

Abril 1, 2021

Publicamos aqui a segunda parte do artigo sobre as eleições na Holanda, realizadas a 17 de março, em que se registou o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Cartazes das eleições de 17 de março de 2021 na Holanda – Foto de Roel Wijnants/flickr

Eleições na Holanda: Anatomia de uma derrota da esquerda (1)

Março 31, 2021

Nas eleições gerais que decorreram na Holanda, a 17 de março, regista-se o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Pintura sobre a Comuna de Paris. Foto de Ittmust/Flick.

Viva a Comuna! Viva a classe destituinte: o proletariado!

Março 28, 2021

Quando a Comuna começa a disputar politicamente o velho mundo da burguesia, o sucesso dessa disputa existencial é como que proporcional à capacidade histórica da Comuna liquidar ou destituir as formas políticas do mundo burguês. O “programa” da Comuna é um “programa” radicalmente abolicionista. Por David Santos.

Mesa de voto nas eleições em Israel, 23 de março de 2021 – Foto de Atef Safadi/EPA/Lusa

Eleições em Israel: direita e extrema-direita vencem, esquerda sobrevive

Março 24, 2021

Nas eleições legislativas desta terça-feira, ainda não é claro se o bloco da direita nacional-liberal, religiosa e da extrema-direita, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, terá conseguido obter maioria absoluta no Parlamento. Por Jorge Martins

Videojogos: Um meio de propaganda?

Março 23, 2021

O mundo virtual continua em crescimento. Há vários movimentos orgânicos a formarem-se neste mundo, e alguns podem trazer danos reais. Acabemos com o ódio também no mundo virtual e aprendamos que a diversidade é desejável e maximiza o desenvolvimento sustentável desta indústria. Por Tiago Teixeira.

competição desportiva juvenil

O desporto como pilar da sociedade

Março 12, 2021

A pandemia da COVID-19 atingiu o coração do desporto, com um impacto negativo a vários níveis, desde o desportivo propriamente dito, como o económico e social. Por João Bárbara.

cabo ethernet

As assimetrias tecnológicas

Março 11, 2021

Encher a boca com o “ensino à distância", num país tão desigual tecnologicamente, entra nos limites do delírio se nos dermos ao trabalho de comparar, estudar, analisar e compreender como atingimos este nível de desequilíbrio. Por Rui Moreira.

A importância do 8 de março no contexto pandémico

Março 8, 2021

Muito mais que um dia festivo ou de lembranças, o 8 de março é um dia de luta contra o patriarcado. Deve, por isso, ser palco de reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e de reivindicação dos direitos que ainda não foram conquistados. Por Beatriz Vieira e Iara Sobral. 

Raul Neves Dias. Foto : A Voz do Operário.

O sindicalista Raul Neves Dias, fundador do jornal A Batalha

Março 3, 2021

Operário gráfico, fundador e dinamizador de vários jornais operários, Raul Neves Dias foi militante do antigo Partido Socialista Português e marxista. O que ilustra a diversidade e complexidade do movimento sindical português no período da 1ª República. Por Luís Carvalho.

"Um acordo para destruir a Amazónia?" - imagem de Fridays for Future

Não ao acordo UE-Mercosul

Março 1, 2021

Ratificar este acordo é essencialmente dar um sinal verde para as aventuras políticas de uma extrema-direita crescente, que coloca o lucro acima de vidas humanas. É dar um sinal verde para uma lógica capitalista neocolonialista. Artigo de Abel Rodrigues.

Foto Nicolas Karim/Flickr

A importância das autarquias para o bem estar animal

Fevereiro 27, 2021

Num ano de eleições autárquicas, é imprescindível que o direito a viver com dignidade para todos os seres vivos faça parte da discussão política. Artigo de António Soares.

Direito de resposta: "O que está em causa no caso Selminho?"

Fevereiro 22, 2021

Direito de resposta enviado por Paulo de Morais, respeitante ao artigo "O que está em causa no caso Selminho?", assinado por José Castro.

 Pere Aragonès, dirigente da ERC, vice-presidente da Generalitat da Catalunha. Atualmente é o presidente da Generalitat em exercício, desde setembro de 2020, quando Quim Torra foi afastado devido à decisão do tribunal – foto do twitter da ERC

Eleições na Catalunha: análise dos resultados

Fevereiro 19, 2021

As eleições autonómicas realizadas na Catalunha saldaram-se por um triunfo do conjunto dos partidos independentistas, que obtiveram a maioria, não apenas dos lugares parlamentares, mas também dos votos entrados nas urnas. Artigo de Jorge Martins

Greta Thunberg foi fotografada na Praia da Cruz Quebrada para a capa da Time.

Jamor - da capa da TIME para o Betão

Fevereiro 12, 2021

No fim de 2019, a capa da TIME colocava a Cruz Quebrada no centro das atenções do mundo, como cenário de ar mágico para abrigar Greta Thunberg, ativista nomeada ao Nobel da Paz. Ironicamente, a Câmara insiste em permitir que todo o ecossistema seja jogado fora para dar lugar a mais betão. Por Abel Rodrigues

Linha do Tua - Foto www.linhadotua.net

Os Escravos do Vale do Tua

Janeiro 26, 2021

Não se pode ser escravo do conservadorismo e mediocridade dos outros. Mas é precisamente isso que se está a passar há doze anos no vale e na Linha do Tua. Artigo de Daniel Conde.

Gossip Girl, foto de Gossip Girl 2007/flickr

"Gossip Girl" e a cultura de opulência

Janeiro 25, 2021

A nova versão de Gossip Girl promete um elenco LGBT+, a participação de atores e atrizes afro-americanos, todo o espectro identitário necessário para legitimar um projeto desta magnitude. Mas até que ponto a nossa sociedade precisa de ver esta história contada? Por Andreia Galvão

Técnicos Auxiliares de Saúde em frente ao Parlamento esta sexta-feira, antes de terem visto ser reconhecida a sua carreira. Foto de Ana Mendes.

Trabalho sem carreira

Janeiro 18, 2021

Neste testemunho, a nossa leitora Patrícia Barbosa, escreve sobre as pessoas assistentes operacionais de saúde, que “são invariavelmente invisíveis aos olhos de quem nos tutela” e realça a criação da carreira profissional na generalidade, “para a qual deve ser enaltecido o trabalho do Bloco de Esquerda”.