Está aqui

Crise na Venezuela

Criança junto a mural em Caracas que lembra Chávez - foto CLAE/estrategia.la

Venezuela: O segundo enterro de Hugo Chávez

Fevereiro 2, 2021

Enquanto estão em curso negociações para um diálogo com a oposição política, incluindo a sediciosa financiada pelos EUA, querem calar vozes potencialmente dissidentes no seio do chamado partido do povo. Por Verzi Rangel.

Nicolás Maduro após as eleições parlamentares de 2020 - Foto telesur

Venezuela: o único que festeja é Maduro?

Dezembro 11, 2020

Neste artigo, Manuel Sutherland analisa o resultado das eleições parlamentares na Venezuela, nas quais se verificou uma elevada abstenção (quase 70%) e o PSUV teve 69% dos votos e 91% dos mandatos. A decisão da oposição de se abster e não participar favoreceu Maduro, destaca o analista.

Henrique Capriles, que foi candidato presidencial da oposição de direita em 2012 e 2013, critica e afasta-se da estratégia de Guaidó e daquilo a que chama “governo na internet” - Foto aporrea.org

Venezuela: eleições legislativas de 6 de dezembro num novo quadro político

Setembro 17, 2020

Estas eleições foram convocadas pelo governo de Maduro e nelas irão participar várias alianças e partidos. A oposição de direita de Guaidó apela ao boicote eleitoral, mas este não é seguido por Capriles nem por outros apoiantes. A administração Trump insta a oposição venezuelana a manter-se unida. Por Carlos Santos

Governo da Venezuela assinou acordo com quatro partidos minoritários da oposição

Venezuela: Governo e quatro partidos da oposição assinam acordo

Setembro 17, 2019

Governo de Nicolás Maduro e quatro partidos minoritários da oposição assinaram um acordo que institui uma Mesa de Diálogo, garante o regresso do PSUV à Assembleia Nacional, rejeita as sanções económicas e prevê a constituição de um novo Conselho Nacional Eleitoral.

Fotografia: académicos, intelectuais e ativistas sociais apelam, à escala latino-americana e internacional, ao fim da violência e ao “diálogo político e social” na Venezuela, 2017.

Venezuela, um país bloqueado

Agosto 30, 2019

Texto de Carlos Santos de apoio ao debate “Venezuela”, que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no domingo, 1 de setembro, às 10 horas, no Porto.

A secreta militar (DGCIM) é “o organismo policial que mais torturou em 2018” na Venezuela, segundo a Provea

Venezuela: Capitão morre quando estava detido pela secreta militar

Julho 1, 2019

O capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo estava detido há oito dias e morreu quando foi apresentado ao tribunal. Segundo a esposa e organizações de defesa dos direitos humanos, o capitão terá morrido devido às torturas que sofreu na DGCIM.

Neste sábado, 8 de junho, 18 mil pessoas saíram da Venezuela para a Colômbia

Refugiados e migrantes da Venezuela ultrapassam já os quatro milhões

Junho 9, 2019

ACNUR e OIM anunciaram que em sete meses, desde novembro de 2018, o número de refugiados e migrantes venezuelanos aumentou um milhão. 18 mil pessoas passaram a fronteira da Venezuela para a Colômbia, reaberta este sábado por Maduro.

Na Venezuela, começou campanha pelo referendo consultivo

Venezuela: Foi lançada campanha pelo referendo consultivo

Maio 25, 2019

Com a tentativa de golpe de 30 de abril, Guaidó perdeu capacidade de mobilização e a sua ação quase se reduz a esperar pela ajuda de Trump. No entanto, os problemas no país não diminuíram e a prová-lo está a carta aberta de demissão do embaixador em Itália. Por Carlos Santos

Jorge Rodríguez, ministro da Comunicação, encabeça a delegação do governo de Maduro

Venezuela: Governo e oposição negoceiam na Noruega

Maio 16, 2019

Jorge Rodriguez, ministro da Comunicação, e Stalin González, segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, lideram as delegações do governo de Nicolás Maduro e da oposição que negoceiam na Noruega, com a mediação da ministra norueguesa dos Negócios Estrangeiros.

Maduro marchou com os militares após o falhanço da tentiva de

Venezuela: “É preciso um acordo nacional que permita que a política volte a funcionar”

Maio 10, 2019

Conflito entre governo venezuelano e oposição continua a agravar-se, sob o pano de fundo das ameaças de Trump e seus aliados. Em entrevista à BBC, Temir Porras, ex-chefe de gabinete de Maduro, diz que “não há vitória possível de uma fação sobre a outra” e aponta a necessidade de “uma espécie de pacto”.

Fundador da Blackwater quer enviar milhares de mercenários para ajudar Guaidó

Maio 2, 2019

A agência noticiosa Reuters confirmou que o fundador da empresa de segurança Blackwater está a preparar um exército privado para intervir na Venezuela.

 

Bloco condena ingerência máxima de Trump e seus aliados na Venezuela

Abril 30, 2019

O Bloco volta a “apelar para que sejam ouvidos os apelos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Papa Francisco, e de vários líderes democráticos da América Latina, que vêm oferecendo uma mediação internacional com vista a uma solução que promova a paz, a democracia e a soberania do povo venezuelano”.

Juan Guaidó e Leopoldo Lopez com militares na base aérea La Carlota - 30 de abril de 2019

Guaidó desencadeia golpe militar na Venezuela

Abril 30, 2019

Juan Guaidó foi para a base aérea La Carlota de onde apela ao apoio popular ao golpe. Governo de Maduro apela à mobilização popular em defesa do regime. Ministro da Defesa, Padriño Lopez declara que as Forças Armadas mantêm-se firmes “em defesa da Constituição e da autoridade legítima”.
Notícia em atualização

Desde o dia 7 de março, quando um apagão generalizado deixou o país sem eletricidade durante mais de 72 horas, as faltas de energia e os racionamentos têm-se multiplicado e afetado outros importantes serviços

Venezuela: regime de Maduro proíbe Guaidó de exercer cargos políticos durante 15 anos

Março 29, 2019

No meio de um apagão que dura mais de três dias, o controlador-geral acusa o presidente da AN de receber dinheiro de instâncias internacionais e proíbe-o de desempenhar cargos políticos por 15 anos. Por Carlos Santos

Edgardo Lander acusa o governo de Maduro de ser cada vez mais autoritário, governando há três anos em 'estado de emergência'

Edgardo Lander: rejeitar a intervenção dos EUA e evitar a guerra civil na Venezuela

Março 20, 2019

Em entrevista à revista ROAR, o sociólogo Egardo Lander alerta para o risco de uma guerra civil e afirma: “o que necessitamos não é a solidariedade com Maduro, nem o apoio a uma intervenção imperialista, mas sim a solidariedade com o povo venezuelano”.

Nicolás Maduro e Xi Jinping, foto da viagem do presidente venezuelano à China em setembro de 2018

A China também é responsável pela crise venezuelana atual

Março 16, 2019

A China é um dos diversos responsáveis pela grave crise que a Venezuela vive na atualidade, na medida em que tem sido um ator chave no aprofundamento dos males do rentismo/extrativismo. Por Emiliano Teran Mantovani

Venezuela teve um mega-apagão de quase 72 horas, entre 7 e 10 de março

Venezuela sem eletricidade durante 72 horas

Março 11, 2019

O país sofreu um mega-apagão, entre 7 e 10 de março, que tornou a vida das pessoas ainda mais difícil. Maduro diz que foi “sabotagem” dos EUA, oposição atribui a “má gestão”, especialistas falam de “falta de manutenção”, Marea Socialista pede comissão independente.

No Conselho de Segurança das Nações Unidas a resolução proposta pelos EUA sobre a Venezuela foi vetada por Rússia e China e a proposta da Rússia não foi aprovada

Conselho de Segurança da ONU não aprova resolução sobre a Venezuela

Março 1, 2019

O conselho rejeitou a proposta apresentada pela Rússia e não aprovou o projeto dos EUA, devido ao veto da Rússia e da China. Grupo de Lima não aprova intervenção militar pedida por Guaidó.

Sociólogo venezuelano Edgardo Lander em entrevista a "Democracy Now"

Venezuela: a farsa da “ajuda humanitária”

Fevereiro 23, 2019

Em entrevista a Amy Goodman, o sociólogo Edgardo Lander acusa os EUA e alerta que ações na fronteira visam provocar conflito, que envolveria Colômbia e Brasil. Mas o chavismo e o país estão em crise: é hora de um referendo popular sobre o futuro do governo e do Legislativo, aponta.

O Estado venezuelano tentou sustentar o poder de compra colocando mais e mais notas em circulação, entre 2014 e 2017, a massa monetária deu um salto de 8.500%

A Venezuela precisa sair do impasse

Fevereiro 23, 2019

Após ter representado uma luz na grande noite neoliberal dos anos 2000, a Venezuela atravessa uma grave crise. A imposição de sanções pelos EUA complica a busca de soluções para o país. A estratégia do Governo vista por Temir Porras Ponceleón, ex-conselheiro de Chávez e Maduro.

O pedido de Maduro é uma mudança de orientação, uma vez que o Governo sempre negou a existência de uma crise humanitária

Venezuela: Maduro pede ajuda humanitária à ONU

Fevereiro 22, 2019

A vice-presidente, Delcy Rodríguez, anunciou que a Venezuela pediu assistência técnica humanitária de medicamentos e alimentos através da ONU. O pedido é feito num momento em que aumenta a pressão dos Estados Unidos e de Guaidó, para que o país autorize a entrada de pretensa ajuda humanitária dos EUA.

Os últimos acontecimentos perturbadores na Venezuela são apenas o mais novo episódio de uma crise política que se agrava desde a morte de Hugo Chávez há seis anos

Venezuela: O reconhecimento de Juan Guaidó arrisca-se a provocar uma sangrenta guerra civil

Fevereiro 20, 2019

A realização de novas eleições gerais para resolver a disputa atual só pode ser o resultado de um acordo interno que a comunidade internacional poderá ajudar a facilitar. Por Temir Porras Ponceleon, chefe de gabinete de Nicolás Maduro entre 2007 e 2013.

Delegação do PPE que não foi autorizada a entrar na Venezuela, composta pelos eurodeputados Esteban González Pons, José Ignacio Salafranca, Gabriel Mato, todos do PP de Espanha, e pela eurodeputada Esther de Lange do Partido Democrata Cristão da Holanda

Delegação do PPE foi expulsa da Venezuela

Fevereiro 18, 2019

A delegação do grupo de direita do PE queria encontrar-se com o autodeclarado “presidente interino” Guaidó, mas não foi autorizada pelo Governo venezuelano a entrar no país. A delegação era composta por três eurodeputados do PP de Espanha, uma da Holanda e Paulo Rangel, que perdeu o avião.

"Para além de uma ou outra ação e discursos soberanistas, definitivamente, a dependência do petróleo e dos minerais na periferia capitalista costuma engendrar governos caudilhistas."

A Venezuela e a guerra pelo “excremento do diabo”

Fevereiro 16, 2019

Sobre o país das Caraíbas chocam-se “os sabres” e “os livros de cheques” das grandes potências do momento (EUA, China, Rússia e até a União Europeia). Esta ingerência faz com que a explosiva situação interna perca o seu caráter local. Por Alberto Acosta, Aporrea.

Cruz Vermelha Internacional diz que “ajudas” à Venezuela que chegarem dos EUA não são humanitárias e não participará na sua distribuição

Venezuela: Plataforma defende “ajuda social” e rejeita intervenção externa “camuflada”

Fevereiro 13, 2019

Plataforma cidadã considera urgente a “ajuda social”, perante a “crítica situação de emergência” da população venezuelana, mas rejeita ingerência externa. E cita a Cruz Vermelha Internacional que diz que ajudas dos EUA não são humanitárias.