Está aqui

Crise na Venezuela

A secreta militar (DGCIM) é “o organismo policial que mais torturou em 2018” na Venezuela, segundo a Provea

Venezuela: Capitão morre quando estava detido pela secreta militar

Julho 1, 2019

O capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo estava detido há oito dias e morreu quando foi apresentado ao tribunal. Segundo a esposa e organizações de defesa dos direitos humanos, o capitão terá morrido devido às torturas que sofreu na DGCIM.

Neste sábado, 8 de junho, 18 mil pessoas saíram da Venezuela para a Colômbia

Refugiados e migrantes da Venezuela ultrapassam já os quatro milhões

Junho 9, 2019

ACNUR e OIM anunciaram que em sete meses, desde novembro de 2018, o número de refugiados e migrantes venezuelanos aumentou um milhão. 18 mil pessoas passaram a fronteira da Venezuela para a Colômbia, reaberta este sábado por Maduro.

Na Venezuela, começou campanha pelo referendo consultivo

Venezuela: Foi lançada campanha pelo referendo consultivo

Maio 25, 2019

Com a tentativa de golpe de 30 de abril, Guaidó perdeu capacidade de mobilização e a sua ação quase se reduz a esperar pela ajuda de Trump. No entanto, os problemas no país não diminuíram e a prová-lo está a carta aberta de demissão do embaixador em Itália. Por Carlos Santos

Jorge Rodríguez, ministro da Comunicação, encabeça a delegação do governo de Maduro

Venezuela: Governo e oposição negoceiam na Noruega

Maio 16, 2019

Jorge Rodriguez, ministro da Comunicação, e Stalin González, segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, lideram as delegações do governo de Nicolás Maduro e da oposição que negoceiam na Noruega, com a mediação da ministra norueguesa dos Negócios Estrangeiros.

Maduro marchou com os militares após o falhanço da tentiva de

Venezuela: “É preciso um acordo nacional que permita que a política volte a funcionar”

Maio 10, 2019

Conflito entre governo venezuelano e oposição continua a agravar-se, sob o pano de fundo das ameaças de Trump e seus aliados. Em entrevista à BBC, Temir Porras, ex-chefe de gabinete de Maduro, diz que “não há vitória possível de uma fação sobre a outra” e aponta a necessidade de “uma espécie de pacto”.

Fundador da Blackwater quer enviar milhares de mercenários para ajudar Guaidó

Maio 2, 2019

A agência noticiosa Reuters confirmou que o fundador da empresa de segurança Blackwater está a preparar um exército privado para intervir na Venezuela.

 

Bloco condena ingerência máxima de Trump e seus aliados na Venezuela

Abril 30, 2019

O Bloco volta a “apelar para que sejam ouvidos os apelos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Papa Francisco, e de vários líderes democráticos da América Latina, que vêm oferecendo uma mediação internacional com vista a uma solução que promova a paz, a democracia e a soberania do povo venezuelano”.

Juan Guaidó e Leopoldo Lopez com militares na base aérea La Carlota - 30 de abril de 2019

Guaidó desencadeia golpe militar na Venezuela

Abril 30, 2019

Juan Guaidó foi para a base aérea La Carlota de onde apela ao apoio popular ao golpe. Governo de Maduro apela à mobilização popular em defesa do regime. Ministro da Defesa, Padriño Lopez declara que as Forças Armadas mantêm-se firmes “em defesa da Constituição e da autoridade legítima”.
Notícia em atualização

Desde o dia 7 de março, quando um apagão generalizado deixou o país sem eletricidade durante mais de 72 horas, as faltas de energia e os racionamentos têm-se multiplicado e afetado outros importantes serviços

Venezuela: regime de Maduro proíbe Guaidó de exercer cargos políticos durante 15 anos

Março 29, 2019

No meio de um apagão que dura mais de três dias, o controlador-geral acusa o presidente da AN de receber dinheiro de instâncias internacionais e proíbe-o de desempenhar cargos políticos por 15 anos. Por Carlos Santos

Edgardo Lander acusa o governo de Maduro de ser cada vez mais autoritário, governando há três anos em 'estado de emergência'

Edgardo Lander: rejeitar a intervenção dos EUA e evitar a guerra civil na Venezuela

Março 20, 2019

Em entrevista à revista ROAR, o sociólogo Egardo Lander alerta para o risco de uma guerra civil e afirma: “o que necessitamos não é a solidariedade com Maduro, nem o apoio a uma intervenção imperialista, mas sim a solidariedade com o povo venezuelano”.

Nicolás Maduro e Xi Jinping, foto da viagem do presidente venezuelano à China em setembro de 2018

A China também é responsável pela crise venezuelana atual

Março 16, 2019

A China é um dos diversos responsáveis pela grave crise que a Venezuela vive na atualidade, na medida em que tem sido um ator chave no aprofundamento dos males do rentismo/extrativismo. Por Emiliano Teran Mantovani

Venezuela teve um mega-apagão de quase 72 horas, entre 7 e 10 de março

Venezuela sem eletricidade durante 72 horas

Março 11, 2019

O país sofreu um mega-apagão, entre 7 e 10 de março, que tornou a vida das pessoas ainda mais difícil. Maduro diz que foi “sabotagem” dos EUA, oposição atribui a “má gestão”, especialistas falam de “falta de manutenção”, Marea Socialista pede comissão independente.

No Conselho de Segurança das Nações Unidas a resolução proposta pelos EUA sobre a Venezuela foi vetada por Rússia e China e a proposta da Rússia não foi aprovada

Conselho de Segurança da ONU não aprova resolução sobre a Venezuela

Março 1, 2019

O conselho rejeitou a proposta apresentada pela Rússia e não aprovou o projeto dos EUA, devido ao veto da Rússia e da China. Grupo de Lima não aprova intervenção militar pedida por Guaidó.

Sociólogo venezuelano Edgardo Lander em entrevista a "Democracy Now"

Venezuela: a farsa da “ajuda humanitária”

Fevereiro 23, 2019

Em entrevista a Amy Goodman, o sociólogo Edgardo Lander acusa os EUA e alerta que ações na fronteira visam provocar conflito, que envolveria Colômbia e Brasil. Mas o chavismo e o país estão em crise: é hora de um referendo popular sobre o futuro do governo e do Legislativo, aponta.

O Estado venezuelano tentou sustentar o poder de compra colocando mais e mais notas em circulação, entre 2014 e 2017, a massa monetária deu um salto de 8.500%

A Venezuela precisa sair do impasse

Fevereiro 23, 2019

Após ter representado uma luz na grande noite neoliberal dos anos 2000, a Venezuela atravessa uma grave crise. A imposição de sanções pelos EUA complica a busca de soluções para o país. A estratégia do Governo vista por Temir Porras Ponceleón, ex-conselheiro de Chávez e Maduro.

O pedido de Maduro é uma mudança de orientação, uma vez que o Governo sempre negou a existência de uma crise humanitária

Venezuela: Maduro pede ajuda humanitária à ONU

Fevereiro 22, 2019

A vice-presidente, Delcy Rodríguez, anunciou que a Venezuela pediu assistência técnica humanitária de medicamentos e alimentos através da ONU. O pedido é feito num momento em que aumenta a pressão dos Estados Unidos e de Guaidó, para que o país autorize a entrada de pretensa ajuda humanitária dos EUA.

Os últimos acontecimentos perturbadores na Venezuela são apenas o mais novo episódio de uma crise política que se agrava desde a morte de Hugo Chávez há seis anos

Venezuela: O reconhecimento de Juan Guaidó arrisca-se a provocar uma sangrenta guerra civil

Fevereiro 20, 2019

A realização de novas eleições gerais para resolver a disputa atual só pode ser o resultado de um acordo interno que a comunidade internacional poderá ajudar a facilitar. Por Temir Porras Ponceleon, chefe de gabinete de Nicolás Maduro entre 2007 e 2013.

Delegação do PPE que não foi autorizada a entrar na Venezuela, composta pelos eurodeputados Esteban González Pons, José Ignacio Salafranca, Gabriel Mato, todos do PP de Espanha, e pela eurodeputada Esther de Lange do Partido Democrata Cristão da Holanda

Delegação do PPE foi expulsa da Venezuela

Fevereiro 18, 2019

A delegação do grupo de direita do PE queria encontrar-se com o autodeclarado “presidente interino” Guaidó, mas não foi autorizada pelo Governo venezuelano a entrar no país. A delegação era composta por três eurodeputados do PP de Espanha, uma da Holanda e Paulo Rangel, que perdeu o avião.

"Para além de uma ou outra ação e discursos soberanistas, definitivamente, a dependência do petróleo e dos minerais na periferia capitalista costuma engendrar governos caudilhistas."

A Venezuela e a guerra pelo “excremento do diabo”

Fevereiro 16, 2019

Sobre o país das Caraíbas chocam-se “os sabres” e “os livros de cheques” das grandes potências do momento (EUA, China, Rússia e até a União Europeia). Esta ingerência faz com que a explosiva situação interna perca o seu caráter local. Por Alberto Acosta, Aporrea.

Cruz Vermelha Internacional diz que “ajudas” à Venezuela que chegarem dos EUA não são humanitárias e não participará na sua distribuição

Venezuela: Plataforma defende “ajuda social” e rejeita intervenção externa “camuflada”

Fevereiro 13, 2019

Plataforma cidadã considera urgente a “ajuda social”, perante a “crítica situação de emergência” da população venezuelana, mas rejeita ingerência externa. E cita a Cruz Vermelha Internacional que diz que ajudas dos EUA não são humanitárias.

Ser chavista hoje não significa necessariamente apoiar Maduro. Foto de subcomunicad\u262dr, licença Creative Commons

Uma análise da situação da Venezuela para além dos lugares comuns

Fevereiro 12, 2019

Já há tempos que deixou de ser uma questão de ideologia ou de classe. A Venezuela converteu-se num Estado mafioso no qual a cúpula dirigente se confronta com uma oposição que também responde a interesses claramente espúrios. Por Decio Machado.

Fotografia de ProtoplasmaKid, wikimedia commons

Mujica: A causa da paz está acima de qualquer outra

Fevereiro 8, 2019

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica afirmou estar convencido de que os EUA podem vir a intervir na Venezuela, se não virem outro remédio, o que torna central o tema de evitar a guerra. Entrevistado pela BBC, Mujica vê no conflito uma disputa geopolítica, porque “o grande império não vai aceitar de braços cruzados que o petróleo venezuelano seja administrado pela China”.

A Citgo é uma empresa venezuelana que opera nos EUA, estação de serviço em Chicago - Foto wikipedia

EUA entregam a Guaidó o controle da petrolífera Citgo

Fevereiro 8, 2019

Marco Rubio declarou nesta quarta-feira que o autodeclarado “presidente interino” da Venezuela vai nomear uma nova direção da Citgo, empresa venezuelana que opera nos EUA e que é considerada a “jóia da coroa” daquele Estado latinoamericano.

Ainda se vão descobrir armas de destruição maciça na Venezuela

Fevereiro 7, 2019

Ou um incidente sangrento que justifique tudo. De uma forma ou outra, tem mesmo de haver o início de uma guerra civil para que a estratégia funcione. E já vimos de tudo, não é certo?

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Foto de UNclimatechange, Flickr.

Venezuela: ONU oferece mediação ao governo e à oposição

Fevereiro 5, 2019

ONU considera que não lhe compete reconhecer Guaidó como chefe de Estado. António Guterres esclareceu que se mantém a oferta de mediação ao governo e à oposição para encontrar uma solução política. Marisa Matias frisou que o Bloco “não está com Trump e Bolsonaro. Está com Guterres e as Nações Unidas”.