Mário Tomé

Mário Tomé

Coronel na reforma. Militar de Abril. Escreve com a grafia anterior ao acordo ortográfico de 1990

O Cardeal Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, foi um inimigo radical e figadal do Concílio Vaticano II, a única “porta aberta” capaz de iluminar a relação da Igreja com o mundo.

É talvez altura de nos interrogarmos a que império se refere Alberto Matos quando nos questiona se estamos com Lenin ou com o império. (…) a continuação da guerra na Ucrânia só interessa, estrategicamente, ao imperialismo (norte-americano, não há outro) que em última instância a provocou e promoveu.

O programa que o Bloco apresenta nestas eleições é um verdadeiro programa orientador para a esquerda, que reponde aos cinco critérios da grande canção do Sérgio Godinho; A Paz,o Pão, Habitação, Saúde, Educação e acrescenta o da nossa “era”: a Natureza, como pressupostos para a liberdade.

Otelo foi o grande protagonista que, em todo o século XX, melhor conseguiu representar os anseios mais avançados e universais do povo português.

A propósito da sessão da Circulatura do Quadrado de 29 de Dezembro último, que andou muito em torno da caça, logo da hecatombe da Torre Bela e das touradas.

Quando decorrem 75 anos da libertação dos prisioneiros dos campos de concentração e de extermínio nazis de Auschwitz-Birkenau, republicamos este artigo de Mário Tomé, que foi publicado em 1 de fevereiro de 2015.

Na publicação de "Uma Fragata no 25 de Abril" de Noémia Louçã: o livro para além da sua importância intrínseca abriu-nos também uma janela sobre a participação dos marinheiros nas operações do 25 de Abril.

O aumento da despesa com a NATO, que Trump exige e Mário Centeno não enjeita, deve ser confrontado com a alternativa de formar e reforçar uma estrutura de defesa civil a sério.

Um partido revolucionário tem que viver não só das ideias, das propostas, dos programas, muitas vezes falíveis, mas essencialmente da forma como lá se chega.

Texto base da intervenção do Coronel Mário Tomé na Conferência “Recrutamento Militar: Dificuldades e Desafios”, promovida pela comissão de Defesa da Assembleia da República.