Está aqui

Governos xenófobos reforçam a sua influência na política europeia

As eleições italianas colocaram a direita xenófoba da Liga Norte no governo e as primeiras vítima foram os migrantes e as ONG que os resgatam da morte certa no Mediterrâneo.
Matteo Salvini numa reunião de ministros do Interior da UE. Foto União Europeia ©

As legislativas de março em Itália deram a vitória ao Movimento 5 Estrelas, seguido da Liga Norte. Na sequência deste terramoto eleitoral, os dois partidos aliaram-se para formar governo, com o líder xenófobo Matteo Salvini a assumir a pasta do Interior.  

Acabou a festa para os imigrantes clandestinos. Preparem-se para fazer as malas”, afirmou Salvini ao anunciar a sua aliança com o chefe de governo húngaro Viktor Orbán, figura importante do PPE, para “mudar as regras da União Europeia”.

Os meses de verão foram marcados pela recusa de Salvini em receber os barcos com migrantes resgatados na costa italiana e maltesa. Num dos casos, os mais de 600 migrantes tiveram de desembarcar em Valencia, após o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez ter desbloqueado o impasse. Noutro caso, mais de 200 migrantes ficaram retidos durante vários dias a bordo do barco em pleno Mediterrâneo por falta de autorização para aportar em Itália. Em agosto, um destes navios de resgate operados por ONG ficou dez dias num porto italiano com 169 migrantes a bordo.

Outro dos alvos do governo italiano foi o autarca de Riace,  Domenico Lucano, premiado internacionalmente pela sua ação na integração de refugiados e migrantes que deram nova vida ao seu município envelhecido e desertificado. Lucano foi preso e acusado de favorecimento à imigração clandestina, o que motivou protestos e manifestações de solidariedade.

Entretanto, a cimeira europeia para tratar do tema da imigração saldou-se por uma vitória dos governos xenófobos, ao aprovar a proposta de criar campos de detenção nos países magrebinos. “Uma resposta cínica e hipócrita”, apontou Marisa Matias.

Salvini reuniu em seguida com os ministros do Interior da Áustria e Alemanha sobre a alteração das regras europeias de asilo. E cantou vitória no final por ter conseguido transformar as "propostas italianas em europeias”. Itália e Áustria foram justamente os países visados no primeiro discurso da alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, que anunciou uma investigação aos ataques a migrantes.

Em novembro, Salvini fez aprovar o seu decreto para restringir a concessão de asilo por razões humanitárias e facilitar as expulsões e migrantes. Milhares de pessoas voltaram a sair à rua em dezembro para protestar contra este decreto.

A aliança entre a Itália e os países do Grupo de Visegrado para pressionar a mudança nas leis europeias de acolhimento aproveitou a fragilidade do governo de Angela Merkel, a enfrentar um ciclo eleitoral marcado pela emergência do partido xenófobo AfD. 

Na Hungria, onde a percentagem de migrantes na população é residual, Viktor Orbán prosseguiu a sua política xenófoba, criminalizando os sem-abrigo e as organizações que apoiam migrantes. Em seguida, abandonou o pacto da ONU sobre migração, no que foi seguido pela Áustria, e foi alvo de um processo de sanções por parte do Parlamento Europeu. Mas foi a proposta de reforma das leis laborais que fez eclodir os protestos nas ruas, já em dezembro, com milhares de pessoas a manifestarem-se por vários dias consegutivos contra o que apelidam de “lei da escravatura”.

A emergência da extrema-direita e a normalização do seu discurso no seio das instituições europeias é também assunto de debate à esquerda em Portugal. A responsabilidade das políticas de austeridade na Europa na emergência da xenofobia foi apontada por Luís Fazenda na abertura do Fórum Socialismo 2018. Intervindo na Universidade de Verão do Podemos, Catarina Martins afirmou que “foi a Europa de Merkel que criou a Europa de Salvini”. 

 

(...)

Neste dossier:

2018: o ano internacional em revista

2018 está a chegar ao fim e selecionámos neste dossier alguns dos acontecimentos que marcaram o ano no plano internacional. Dossier organizado por Luís Branco.

Brasil: o fim de um ciclo e um salto no escuro

A “tempestade perfeita” que levou Jair Bolsonaro à Presidência representa o fim do ciclo político marcado pela Constituição de 1988, e a abertura de um outro ciclo de contornos ainda em grande parte indefinidos. Por Luis Leiria.

A nova rota da seda constitui a estratégia expansionista mundial de Xi Jinping

A “nova era” de Xi

Em 2018, a China reconfigurou o poder, reforçando significativamente a liderança de Xi Jinping. Simultaneamente, o “Império do Meio” vem definindo uma estratégia de expansão mundial e exemplificou a aplicação prática do seu poder com a repressão implacável em Xinjiang. Por Carlos Santos

Macron, o “presidente dos ricos” caído em desgraça

O ex-banqueiro de investimento surgiu na cena política francesa como o grande reformador que ia salvar a Europa. Ano e meio de presidência tornaram-no no chefe de Estado mais impopular de sempre em França.

Governos xenófobos reforçam a sua influência na política europeia

As eleições italianas colocaram a direita xenófoba da Liga Norte no governo e as primeiras vítima foram os migrantes e as ONG que os resgatam da morte certa no Mediterrâneo.

2018, mais um ano de guerra permanente na Casa Branca

Acossada por investigações judiciais, a presidência de Donald Trump continua apostada na polarização da sociedade contra os migrantes latinos. O ano acabou com uma derrota eleitoral.

Os avanços nos direitos e liberdades em 2018

No ano que agora termina, vários países festejaram vitórias de algumas lutas sociais importantes. Da legalização do aborto na Irlanda à descriminalização LGBT na India, destacamos aqui alguns exemplos de lutas vitoriosas.

Crise política em Espanha e o impasse catalão

2019 será o ano do julgamento dos dirigentes políticos independentistas que organizaram o referendo catalão à independência. Um julgamento político caucionado pela indiferença dos governos europeus.

Repressão na Palestina, boicotes a Israel

O ano de 2018 voltou a ser de violência e repressão por parte do ocupante israelita nos territórios palestinianos. Mas ganhou força a solidariedade internacional na forma de boicote a Israel.

Gigantes da internet: acabou o tempo da impunidade?

2018 foi o ano em que as grandes empresas da internet, como a Google ou o Facebook, estiveram sob investigação pela forma como tratam os dados dos utilizadores. Na Europa, o debate sobre a Diretiva dos Direitos de Autor levantou receios sobre o aparecimento de uma nova censura promovida pelas grandes plataformas.

O Brexit em apuros

O prazo previsto para a saída formal do Reino Unido da União Europeia termina em março, mas a primeira-ministra está longe de obter luz verde dos deputados ao acordo firmado com Bruxelas.