Apesar das críticas e da proposta de sanções europeias à Hungria por causa das ameaças do primeiro-ministro Viktor Orbán à liberdade de imprensa e de expressão — ou à sua recusa em cumprir as metas de acolhimento de refugiados, promovendo em vez disso a criação de milícias nas fronteiras e ali erguendo barreiras de arame farpado —, o líder do Partido Popular Europeu, Joseph Daul, desejou esta sexta-feira felicidades ao líder do partido Fidesz e ao seu parceiro de coligação KDNP na campanha eleitoral que decorre para as legislativas de 8 de abril.
“O primeiro-ministro Viktor Orbán e os partidos da direita vão continuar a trazer estabilidade e prosperidade aos cidadãos húngaros”, afirmou o líder do partido europeu que em Portugal integra o PSD e o CDS.
I wish all the best to EPP member parties @Fideszmpsz and @kdnphu in the upcoming parliamentary elections in #Hungary. PM Victor #Orban and parties of the right will continue to bring stability and prosperity to citizens
— Joseph Daul (@JosephDaul) 30 de março de 2018
O líder da direita populista da Hungria prepara-se para conseguir o seu terceiro mandato à frente do governo húngaro e a sua campanha não fugiu à habitual tónica xenófoba e antissemita: um discurso contra os imigrantes e uma suposta “invasão” de estrangeiros, apesar do número de imigrantes na Hungria ser residual (apenas 1.5% dos cerca de 10 milhões de habitantes); e uma campanha que tem por alvo o bilionário George Soros, que financia várias ONG pró-democracia e a mais prestigiada universidade húngara, ameaçada de encerramento pelo governo. Viktor Orbán descreve Soros como o autor de um plano oculto para destruir o seu país, reforçando os poderes da UE de forma a obrigar a Hungria a aceitar milhões de imigrantes.
A deriva de antisemitismo por parte de Viktor Orbán incluiu espalhar milhares de outdoors com a cara de Soros e o slogan “99% recusam a imigração ilegal. Não deixemos que Soros seja o último a rir”. Os protestos da comunidade judaica húngara e de políticos europeus junto da Comissão acabaram por levar o primeiro-ministro a retirar os cartazes no verão passado, mas Soros continua a ser o principal alvo da campanha populista apoiada pelo PPE.
#Hungary's extreme right government demonises #Soros in new Orwellian billboard campaign financed from public money. pic.twitter.com/ulDglSOe6j
— András Tóth-Czifra (@NoYardstick) July 3, 2017
As sondagens dão vantagem ao partido de Orbán para as eleições de 8 de abril, seguido pelo partido de extrema-direita Jobbik e do Partido Socialista.