Greve dos camionistas: o autoritarismo não é o caminho

16 de Agosto 2019

Catarina Martins visitou a Praia da Leirosa para defender uma transferência permanente de sedimentos e a paragem de dragagens de areia inúteis.  Sobre a greve dos camionistas declarou que o "governo tem de ter a capacidade de ser um mediador e não um porta-voz da Antram".

Devemos ser indiferentes a Bolsonaro?

A indiferença frente a Bolsonaro significa ignorar os pedidos de socorro que soam pelo Brasil. Todos recordamos que fascismos dos anos 30 na Europa também foram eleitos sem que os outros governos europeus mostrassem grande incómodo.

Trabalhadores do STRUN em manifestação no Porto.
Sociedade

STRUN, o sindicato de camionistas da CGTP que também está em greve

27 minutos atrás

O STRUN está em greve por questões como o descanso obrigatório e as horas extraordinárias. A ANTRAM declarou que o seu pré-aviso de greve viola o Código de Trabalho e ameaçou com a marcação de faltas não justificadas e processos disciplinares mas os trabalhadores mantiveram a mobilização.

Fotografia de Paulete Matos
Cultura

Políticas para envelhecimento de qualidade - políticas para todos e todas!

1 hora atrás
Texto de Lúcia Cunha de apoio ao debate “Pela nossa saúde: respostas públicas para o envelhecimento”, que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no domingo, 1 de setembro, às 11h45 horas, no Porto.
Logotipo do movimento de trabalhadores da Google.
Internacional

Cerca de mil trabalhadores da Google contra negócios com agências de imigração dos EUA

16 de Agosto 2019

São, até à hora em que esta notícia foi escrita, 906 os trabalhadores da Google que apelam para a empresa não trabalhar com as agências de imigração norte-americanas que têm sido acusadas de abusos contra os direitos humanos.

Placa comemorativa do glaciar Ok.
Ambiente

Um funeral para o glaciar morto na Islândia

16 de Agosto 2019

O glaciar Okjökull, mais conhecido como Ok, não sobreviveu às alterações climáticas. No próximo domingo, terá direito a um funeral simbólico com descerramento de uma placa para sensibilizar sobre a crise ambiental numa altura em que os restantes 400 glaciares do país estão ameaçados.

Entrevista

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Opiniões

Extinguir a SRU que dá energia a Salgado

O vereador Salgado licenciou grandes obras na Câmara e, agora, o presidente Salgado da SRU executa essas mesmas obras com a autonomia conferida à empresa municipal, longe do controlo dos órgãos autárquicos.

Há combustível para a greve?

Poder-se-á discutir a proporcionalidade e a oportunidade da greve mas quando vemos o governo coligar-se objectivamente com os interesses da contraparte, decretar serviços mínimos tão máximos que põem em causa a essência da greve, percebe-se que só o curto prazo é a preocupação.

Discursos de ódio

Para Trump, as causas das matanças estão longe de serem o ódio gerado pelo racismo e o discurso supremacista branco ou a facilidade com que se consegue aceder a armas de fogo.

Beatriz Dias. Foto de Tota Alves.
Política

"Diversidade é uma enorme riqueza da sociedade portuguesa, mas não é reconhecida"

3 de Agosto 2019

Os afrodescendentes contribuem para a riqueza da sociedade mas falta reconhecimento ao seu contributo, afirma Beatriz Dias.

Alta Voz

Euro 20 anos

5 Agosto

Ouça aqui o artigo "Euro 20 anos", de Ricardo Cabral, lido por Hugo Evangelista.

José Afonso
esquerda.radio

José Afonso ao vivo n' Os Cantos da Casa

5 Agosto

José Afonso ― José Afonso ao vivo, 2019.

Rodrigo Serrão ― Trovador: As outras histórias, 2018.

Carlos Paredes ― Concerto em Frankfurt, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Bernardo Devlin ― Sic transit, 2012.

Edição nº 309, de 5 de agosto de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

A queda de Salazar

29 Julho

No dia 2 de julho de 2019, foi apresentado no Museu do Aljube, em Lisboa, o livro “A queda de Salazar – O princípio do fim da Ditadura”, de José Pedro Castanheira, António Caeiro, Natal Vaz. Ouça aqui a apresentação de Fernando Rosas.

Fotogaleria

Fotografia de Ana Mendes
Este sábado, centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o fascismo. O objetivo era "impedir a normalização do ódio".

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.