Violência Policial

Violência policial

Juíza diz que informações presentes no auto de notícia estão postas em causa: Odair Moniz não instigou populares contra agentes da PSP. Essa alegação servia de justificação ao agente para recurso a arma de fogo.

Violência policial

A Polícia Judiciária suspeita que uma faca tenha sido retirada da bolsa de Odair Moniz e colocada no chão após ter sido baleado pelo agente. E já concluiu que o auto de notícia não foi escrito pelo agente, ao contrário do que disse a versão oficial da PSP.

Violência policial

Por entre cartazes contra a violência policial e bandeiras de Cabo Verde, a palavra de ordem mais ouvida na manifestação deste sábado foi “Justiça para Odair”.

Violência policial

Organização decidiu alterar o percurso da manifestação deste sábado, que será do Marquês de Pombal aos Restauradores, após as autoridades terem autorizado uma contramanifestação do Chega em direção ao Parlamento, o ponto de chegada inicialmente comunicado pelo Vida Justa. Bloco exigiu esclarecimentos à ministra e a Carlos Moedas sobre as comunicações recebidas dos organizadores e a avaliação de risco que levou à decisão de juntar as duas manifestações em São Bento.

Extrema-direita

Pedro Pinto incitou as polícias a disparar “mais a matar” em nome da “ordem”. Mariana Mortágua contrapõe que a polícia que atira a matar é a da ditadura e sublinha que nas declarações do deputado de extrema-direita há incitamento ao ódio. A PGR abriu um inquérito a este e a André Ventura.

Violência policial na Cova da Moura

A direção da PSP “reitera” o comunicado com uma versão na qual a vítima teria tentado agredir os agentes policiais com uma faca. As declarações destes, as imagens de videovigilância e quatro testemunhas contam uma história diferente. Estas acrescentam ainda que o INEM demorou mais de uma hora a chegar.

Violência policial

Bloco de Esquerda questiona ministra da Administração Interna sobre informações falsas partilhadas pela Direção Nacional da PSP, em contraste com factos partilhados pelos orgãos de comunicação social. Movimento Vida Justa convoca manifestação em Lisboa para sábado.

Violência policial na Cova da Moura

PSP clarifica que carro onde vítima circulava era do próprio. Agente da polícia contradiz versão da PSP e diz que Odair Moniz não estava armado.

Violência policial

Pela segunda noite consecutiva, a indignação com a morte de Odair Moniz, baleado pela PSP, tomou conta das ruas do bairro onde vivia e alastrou a outros bairros da Grande Lisboa. Bloco questionou ministra sobre o arrombamento da porta da casa de Odair, onde a família fazia o luto, por parte de agentes encapuzados.