Está aqui

Ambiente

Elefante na Namíbia.

Seca extrema na Namíbia obriga a leiloar animais protegidos

16 de Junho, 2019 - 12:33h

É a pior seca dos últimos 90 anos em várias zonas e o país declarou o mês passado o estado de desastre natural. Incapaz de lidar com a situação, o governo da Namíbia decidiu leiloar cerca de mil animais selvagens para impedir que morram de fome e para obter fundos para a conservação das espécies.

Foto BE/Açores.

Açores: Bloco quer travar incineradora em São Miguel

14 de Junho, 2019 - 17:00h

O Bloco vai propor ao parlamento regional dos Açores que cancele o projeto de uma incineradora de resíduos em São Miguel. Incineração é uma solução ultrapassada e prejudica metas de reciclagem que devem ser prioritárias, considera o deputado regional António Lima.

Porto: “Dia Mensal Sem Carros” aprovado na Assembleia Municipal

13 de Junho, 2019 - 16:03h

A iniciativa do Bloco prevê o encerramento ao trânsito de algumas ruas da cidade num domingo por mês. Proposta foi aprovada com votos contra da CDU e abstenção do grupo municipal de Rui Moreira.

Publicada uma nova planta da extinção massiva das plantas

11 de Junho, 2019 - 12:33h

Um estudo publicado na revista científica Nature mostra que, desde 1750, pelo menos 571 espécies de plantas se extinguiram devido à ação humana. O ritmo da extinção massiva é agora 500 vezes mais elevado do que antes da revolução industrial. E os autores advertem que os números estão subestimados.

Protesto contra o aterro em Sobrado, concelho de Valongo

Protesto contra aterro juntou mais de mil pessoas em Valongo

10 de Junho, 2019 - 17:05h

Uma marcha de nove quilómetros protestou contra um aterro que autarquia e ambientalistas consideram “um problema de saúde pública”.

Bloco questiona governo sobre projeto de exploração mineira em Évora

10 de Junho, 2019 - 10:35h

O anúncio por parte do governo de um pedido de prospeção nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas fez regressar as preocupações quanto a esta ameaça de atentado ambiental na região.

Lince Ibérico – Foto de Fernando Diz/wikimedia

Proteção do lince ibérico sem financiamento europeu

9 de Junho, 2019 - 18:01h

A Comissão Europeia decidiu deixar de financiar o projeto de reintrodução do lince ibérico na Península, após 17 anos em que com esse apoio foi possível passar de 92 para 600 exemplares.

Portugal é o sexto país europeu mais exposto à poluição dos navios de cruzeiro

9 de Junho, 2019 - 16:03h

Lisboa foi a cidade portuária com maior tráfego de navios de cruzeiro em 2017 e é a sexta cidade europeia mais exposta à poluição destes navios, revela um estudo divulgado nesta sexta-feira pela associação ambientalista Zero.

Greta Thunberg e movimento de greves climáticas premiados pela Amnistia Internacional

7 de Junho, 2019 - 17:30h

A jovem ambientalista Greta Thunberg e o movimento estudantil Fridays for Future, que criou as greves climáticas, foram designados “Embaixadores de Consciência” da Amnistia Internacional (AI) em 2019.

Recipiente com amostras de microplásticos. Foto Florida Sea Grant/Flickr.

Microplásticos: cada pessoa ingere 50 mil partículas por ano

6 de Junho, 2019 - 11:00h

Primeiro estudo a estimar a ingestão humana de microplásticos calculou que cada pessoa ingere em média 50 mil partículas por ano. Efeitos na saúde humana ainda não são conhecidos.

"Mudemos o sistema, Não o clima", manifestação em Paris, outubro de 2018. Foto de Jeanne Menjoulet/Flickr.

Crise climática ameaça a saúde pública global

5 de Junho, 2019 - 16:20h

As alterações climáticas ameaçam a prazo os grandes progressos conseguidos na saúde pública nas últimas décadas, afirma um novo relatório das academias de ciência europeias. Afirma também que as soluções em grande parte já existem, falta apenas a vontade política.

Central nuclear de Almaraz. Foto do Ministério do Interior espanhol/Flickr.

Movimento ibérico exige encerramento de centrais nucleares

2 de Junho, 2019 - 19:19h

No IV Fórum Social Mundial Antinuclear, em Madrid, o Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), que reúne 50 organizações portuguesas e espanholas, defendeu a necessidade de as centrais nucleares "encerrarem no término das suas licenças", lembrando que a exploração de Almaraz, junto ao rio Tejo, "expira em 2020".

Eucaliptos - Foto de moliço/flickr

Programas de ordenamento florestal privilegiam eucaliptos, denuncia a Quercus

30 de Maio, 2019 - 14:34h

A associação ambientalista analisou os sete novos PROF, publicados em fevereiro, e concluiu que a plantação de eucaliptos é privilegiada em 95% do território nacional e é mesmo prevista em áreas protegidas “desde o Parque Nacional da Peneda-Gerês ao Parque Nacional da Serra da Estrela”.

Malásia devolve três mil toneladas de plástico aos países de origem

28 de Maio, 2019 - 14:37h

Depois da China ter banido a importação de lixo plástico o ano passado, o sudeste asiático passou a ser o maior importador mundial deste tipo de lixo. A Malásia decidiu não aceitar mais "ser a lixeira dos países desenvolvidos" e está até a mandar de volta o que lhe tem chegado de forma ilegal.

Almaraz quer construir novo depósito de resíduos nucleares

27 de Maio, 2019 - 19:43h

As empresas elétricas donas da central nuclear dizem que o depósito construído no ano passado estará saturado até 2027.

 

Blue Marble, 2007. Foto NASA/Wikimedia Commons.

Zero alerta para uso excessivo de recursos naturais em Portugal

25 de Maio, 2019 - 15:40h

A associação apresentou dados atualizados relativos à pegada ecológica de Portugal: seriam precisos dois planetas se toda a gente no mundo tivesse o consumo médio nacional. Preferência por mobilidade sustentável e redução do consumo de produtos animais são formas de reduzir o problema.

Greve climática estudantil com marchas em 119 países

23 de Maio, 2019 - 20:35h

O protesto está convocado para dezenas de cidades portuguesas. Diretores dizem que os pais podem justificar as faltas. Jovens defendem a proibição da exploração de combustíveis fósseis em Portugal.

manifestação da greve estudantil climática

Pais pedem às escolas para justificarem faltas na greve climática

23 de Maio, 2019 - 00:02h

O movimento lançado por Greta Thunberg quer voltar a parar as escolas esta sexta-feira. A associação de pais que apoia a iniciativa escreveu às direções escolares para que reconheçam a justificação das faltas.

Sismo na Holanda: governo pode antecipar fim da exploração de gás

22 de Maio, 2019 - 21:35h

Um sismo de magnitude 3.4 na escala de Richter abalou a província de Groningen, onde se situa uma das maiores explorações de gás do mundo. Governo promete estudar a antecipação do fim da exploração, previsto para 2030.

Aerogerador em Vila do Bispo, Algarve. Foto de Paulo Valdivieso/Flickr.

Quercus contra novo parque eólico no Marão

22 de Maio, 2019 - 17:12h

A Quercus vai apresentar queixa na UNESCO e na justiça portuguesa contra projeto de parque eólico na Serra do Marão com torres de 90 metros de altura, que qualifica como um "atentado" à paisagem do Douro vinhateiro.

Mais de 30 cidades portuguesas já aderiram à greve estudantil climática

22 de Maio, 2019 - 13:06h

Na próxima sexta-feira, dia 24, os jovens sairão, a partir das 10h30, às ruas de mais de 30 cidades e far-se-ão novamente ouvir pela justiça climática. E garantem continuar “na luta até que o governo se aperceba de que a prioridade ao combate sério, eficaz e urgente às alterações climáticas é um dever”.

Caudal do rio Tejo junto à povoação de Ortiga, Mação, 2 de abril de 2019 – Foto de Nuno Veiga/Lusa

Movimento proTejo manifesta-se contra a construção de barragem do Alvito

20 de Maio, 2019 - 16:03h

O proTejo – Movimento pelo Tejo rejeitou o chamado “Projeto Tejo” e a construção da barragem do Alvito. O movimento apela também à revisão urgente da Convenção de Albufeira.

Placa do Parque Natural Serra da Estrela – foto de pedromcmoreira/flickr

Associações e movimentos preocupados com prospeção de minerais na Serra da Estrela

16 de Maio, 2019 - 22:08h

Em comunicado, quatro movimentos manifestam “profunda preocupação” pela prospeção, pesquisa e eventual exploração de minerais na área da “Boa Viagem” e exigem transparência, esclarecimento da população e realização de “rigorosos estudos de impacto ambiental”.

Badajoz, mina de urânio à vista: Bloco questiona governo

15 de Maio, 2019 - 15:09h

Está em processo de licenciamento uma mina de urânio perto da fronteira portuguesa. O Bloco questionou se o governo está informado sobre o assunto e o que pretende fazer uma vez que, no país, a exploração do urânio “deixou um rasto de consequências graves para a saúde dos mineiros e das populações”.

“Assumir emergência climática é um compromisso com o futuro”

15 de Maio, 2019 - 10:59h

Maria Manuel Rola frisou que o sul da Europa é a região do Continente mais exposta às alterações climáticas e que Portugal, apesar de ser um pequeno país, não é uma exceção. Bloco propõe que Parlamento declare emergência climática.

Páginas

TV.Esquerda

681807715614141

Basta acrescentares o número 969 764 986 aos teus contactos do WhatsApp e enviar mensagem a dizer "Subscrever".