Está aqui

Ambiente

A carta, que pode ser lida e assinada em https://withdrawthecap.org/pt/, denuncia a contradição entre as falsas promessas dos líderes da UE.

"Cancelem a PAC!": Ativistas lançam apelo aos líderes da UE

29 de Outubro, 2020 - 09:51h

Com mais de 40 mil assinaturas recolhidas desde domingo, a carta denuncia a Política Agrícola Comum como uma “política que alimenta a destruição ecológica” e trai os compromissos do Acordo de Paris.

Desmatamento Amazónia

Amazónia: Fundos norte-americanos financiam violações dos direitos indígenas

28 de Outubro, 2020 - 20:01h

Um relatório da APIB e da Amazon Watch aponta as ligações a empresas no Brasil associadas a ataques e violações de direitos em territórios indígenas. Quase metade dos 18 mil milhões de dólares aplicados nessas empresas têm origem no megafundo de investimento BlackRock.

ETAR dos Enxames

Fundão: ETAR dos Enxames foi construída há 10 anos, mas nunca funcionou

28 de Outubro, 2020 - 10:09h

A denúncia é feita pelo Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda. Junta de Freguesia garante que o problema irá ser resolvido até ao final do ano. Artigo publicado em Interior do Avesso

Zero pede suspensão de novas centrais de biomassa - Foto de Interior do Avesso

Zero pede suspensão de novas centrais de biomassa

27 de Outubro, 2020 - 15:51h

A Associação Zero exige que não se avance para a construção de mais centrais de biomassa até ser avaliado o potencial real da utilização dos resíduos florestais para produzir energia. Artigo do Interior do Avesso.

Caramulo - Foto Interior do Avesso

Caramulo: ICNF abate 105 pinheiros bravos no Guardão

26 de Outubro, 2020 - 23:12h

No início do mês, a população de Guardão, no concelho de Tondela, em plena Serra do Caramulo, denunciou o abate indiscriminado de árvores. A autarquia reclamou e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas confirmou-o. Artigo do Interior do Avesso.

Imagem da reportagem da Vieira do Minho TV que deu a conhecer o caso de poluição.

Poluição na ribeira de Tabuaças: Bloco questiona o governo

26 de Outubro, 2020 - 17:55h

Os deputados bloquistas pretendem que se identifiquem e eliminem focos de poluição, se punam os prevaricadores e se restituam as condições naturais desta ribeira em Vieira do Minho para “proteger a biodiversidade”.

Ecossocialismo e/ou Decrescimento

25 de Outubro, 2020 - 14:04h

Quais poderiam ser as relações entre os ecossocialistas e o movimento de decrescimento? Apesar das discordâncias, poderá haver uma aliança ativa em torno de objetivos comuns?  Artigo de Michael Löwy.

Movimentos preocupados com falta de candidaturas para remoção de amianto nas escolas

24 de Outubro, 2020 - 10:00h

O Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) e a associação ambientalista ZERO dizem que menos de 20% das escolas com amianto viram as suas autarquias candidatarem-se ao programa nacional de erradicação, noticia o interiordoavesso.pt.

Vale do Côa. Foto: Wikimedia Commons.

Projeto vai avaliar impacto de alterações climáticas no Vale do Côa

22 de Outubro, 2020 - 13:30h

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Minho juntam-se à Fundação Côa Parque neste estudo. O foco são as principais culturas agrícolas do Vale do Côa.

Rio Zêzere. Foto de Antonio da Silva Martins/Flickr.

"Check-up à Natureza em Portugal e na Europa" traz más notícias para ambientalistas

20 de Outubro, 2020 - 16:52h

Relatório da Agência Europeia do Ambiente diz que “81% dos habitats e 63% das espécies da Europa estão em declínio e enfrentam um futuro incerto se nada for feito para impedir a sua degradação”. Em Portugal os números são "preocupantes", diz a LPN.

Prateleira de supermercado. Foto de Outras Palavras.

A chocante monotonia das prateleiras de supermercados

19 de Outubro, 2020 - 22:55h

A indústria alimentar vende a ilusão de variedade. Mas há sete mil plantas comestíveis na Terra e 90% do que consumimos vem de apenas 15 espécies. Sabores e aromas artificiais imperam. Contudo, há como reinventar a cozinha da biodiversidade. Por Ricardo Abramovay em Outras Palavras.

O Que Arde

“O Que Arde” é o vencedor do Festival CineEco 2020

19 de Outubro, 2020 - 10:02h

O filme de Oliver Laxe, natural de França, mas com origens galegas, conta a história de uma aldeia da Galiza onde deflagrou um fogo florestal. O filme venceu o festival ambiental realizado em Seia, no distrito da Guarda. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Abutres de capuz. Foto GabrielBuissart/wikimedia commons.

Dois mil abutres envenenados na Guiné-Bissau

17 de Outubro, 2020 - 19:16h

Segundo especialistas foi “o mais letal envenenamento intencional do mundo” deste tipo de aves. O abutre de capuz, a espécie visada, está em vias de extinção.

Central nuclear de Fukushima, 22 de janeiro de 2020 – Governo japonês decidiu lançar no mar mais de um milhão de toneladas de água contaminada – Foto Kimimasa Mayama / Epa /Lusa

Fukushima: Governo japonês quer lançar ao mar um milhão de toneladas de água contaminada

17 de Outubro, 2020 - 18:02h

Governo do Japão poderá tomar a decisão, quase uma década depois do desastre nuclear de 2011. Pescadores locais e países vizinhos estão contra e preocupados com as consequências na vida marinha.

Estas sete espécies de insetos levantam preocupações em Portugal

Sete insetos invasores levantam preocupações

17 de Outubro, 2020 - 14:25h

A vespa asiática, o escaravelho-da-batata, o escaravelho-da-palmeira, a vespa-das-galhas-do-castanheiro, a mosca-do-Mediterrâneo, a formiga-argentina e a formiga-faraó são sete espécies de insetos cujo comportamento levanta preocupações em Portugal. Artigo do Interior do Avesso.

Incêndios de outubro de 2017

Três anos após os incêndios mortíferos, ainda não há um Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais

15 de Outubro, 2020 - 20:06h

O Bloco requereu uma audição com o Secretário de Estado da Floresta, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Observatório Técnico Independente para avaliar o que foi feito na floresta nacional e em particular nas matas nacionais como a de Leiria, devastada nos incêndios de 15 de outubro de 2017.

Flores. Foto de Patrick Nouhailler/Flickr.

Alterações climáticas estão a mudar a pigmentação das flores

14 de Outubro, 2020 - 13:44h

Um grupo de cientistas demonstrou como a pigmentação das flores que absorve raios ultra-violeta está a aumentar e que isso pode diminuir a capacidade de atração de alguns insetos polinizadores.

Bloco apresenta projeto para a despoluição do rio Ferreira

13 de Outubro, 2020 - 10:09h

Há 30 anos que a incapacidade da ETAR de Arreigada em tratar corretamente as águas residuais provoca episódios de poluição recorrentes no rio. 

Comboio de alta velocidade na estação de Barcelona Sants. Foto via Aleix Cortés, Flickr.

Ministra descarta comboio de alta velocidade Lisboa-Madrid

12 de Outubro, 2020 - 09:40h

Numa entrevista à agência EFE durante a cimeira entre Portugal e Espanha para a nova estratégia de desenvolvimento do interior, Ana Abrunhosa descartou a possibilidade de ligar as duas capitais por alta velocidade porque “as pessoas vão de Lisboa a Madrid de avião”.

Rio Sepik, na Papua-Nova Guiné, uma zona ameaçada pelo projeto mineiro na região.

Mega-mina é ameaça ambiental e humana na Papua-Nova Guiné

10 de Outubro, 2020 - 15:52h

O plano para a maior mina da história do país, e uma das maiores do mundo, “parece desrespeitar os direitos humanos” e implicar riscos de catástrofe ambiental, segundo afirmam dez relatores especiais da ONU.

Biomassa: É preciso mudar a lei para evitar situações como em Viseu e Fundão

9 de Outubro, 2020 - 10:04h

Esta sexta-feira vão a votos no Parlamento projetos de resolução sobre o uso da biomassa florestal. Bloco quer impedir instalação de centrais junto a povoações. Notícia de Interior do Avesso.

Cartaz da sessão pública sobre a Central Nuclear de Almaraz.

Central Nuclear de Almaraz: Bloco organiza sessão em Castelo Branco no sábado

8 de Outubro, 2020 - 13:33h

Sessão pública conta com intervenções de Manuel Costa Alves, meteorologista, Fabíola Cardoso, deputada do Bloco e António Fiúza, da distrital do partido. A deputada bloquista diz que “é essencial encerrar Almaraz, esta maneira arcaica e perigosa de produzir energia não faz qualquer sentido”.

Setembro de 2020 foi o mais quente desde que há registo

Setembro de 2020 foi o mais quente desde que há registo

7 de Outubro, 2020 - 20:41h

Com um aumento de 1,28 graus Celsius desde a era pré-industrial, os especialistas preveem que este ano pode destronar 2016 como o mais quente. Temperatura do planeta está muito perto dos limites estabelecidos pelo Acordo de Paris.

Utilização da água do Alqueva está “muito longe de ser sustentável”, alerta a ZERO

6 de Outubro, 2020 - 20:54h

A expansão da área de regadio do empreendimento coloca “em causa” a margem de segurança para rega, alerta a associação ambientalista ZERO.

Neutralidade carbónica? Lóbi do gás avança com mais 100 mil milhões em extração e distribuição na UE

6 de Outubro, 2020 - 15:43h

Apesar dos objetivos de redução do consumo de gás, a indústria e vários estados da UE estão a avançar com novas infraestruturas potencialmente inúteis dentro de poucos anos.

Páginas

TV.Esquerda

377359120124838

Neste "Lado a Lado", Marisa Matias e José Gusmão discutem a necessidade de alinhar a Política Agrícola Comum com os objetivos do combate às alterações climáticas, e as contradições das políticas económicas e sociais para a zona euro.