Está aqui

Ambiente

Fábrica de celulose e papel em New Brunswick, Canadá – Foto de Alexvye/Wikipedia

Aquecimento global tem agravado as desigualdades no mundo, indica novo estudo

23 de Abril, 2019 - 15:28h

Um novo estudo da Universidade de Stanford nos EUA conclui que, desde a década de 60, o aquecimento global tem vindo a aumentar as desigualdades económicas, favorecendo os países mais frios. Os cientistas Noah Diffenbaugh e Marshall Burke são os autores do estudo.

Cidades europeias voltaram a ser palco de manifestações pelo clima

20 de Abril, 2019 - 11:50h

Em Londres, os manifestantes paralisaram as principais artérias da capital inglesa. Já em Paris, os protestos deixaram encerradas algumas das maiores empresas de França. Greta Thunberg deixou um alerta em Roma: “Temos que estar preparados para lutar muito tempo”.

Protesto junto ao Ministério da Agricultura, 18 de abril de 2019. Foto Climáximo.

Extinction Rebellion: mais ações no Ministério da Agricultura e refinaria de Matosinhos

18 de Abril, 2019 - 21:08h

Grupo ambientalista Climáximo realizou mais ações de protesto associadas à semana de iniciativas por todo o mundo convocada pelo movimento Extinction Rebellion. Ministério da Agricultura e refinaria de Matosinhos foram os alvos mais recentes.

 

Manifesto da Emergência Climática lançado em Estrasburgo

17 de Abril, 2019 - 23:14h

A eurodeputada Marisa Matias participou na apresentação do Manifesto da Emergência Climática, um documento do GUE/NGL com os compromissos desta bancada da esquerda no Parlamento Europeu.

Ponte de Waterloo ocupada por manifestantes Extinction Rebellion, 15 de Abril de 2019. Foto __andrew/Flickr.

Extinction Rebellion: protestos em Londres com quase 200 pessoas detidas

17 de Abril, 2019 - 22:46h

Protestos ambientalistas Extinction Rebellion continuam por todo o mundo. Em Londres, grande mobilização bloqueou quatro pontos centrais da cidade e levou a quase duas centenas de detenções.

Ambientalistas congratulam-se com fim do projeto da barragem de Fridão

16 de Abril, 2019 - 18:06h

Após o anúncio de não avançar com a barragem de Fridão, no rio Tâmega, várias associações e autarcas congratularam-se com a decisão. Maria Manuel Rola, deputada do Bloco, considera que esta é "uma importante vitória da população de Amarante e do movimento ambientalista”.

Governo abandona projeto da barragem do Fridão

16 de Abril, 2019 - 11:16h

O ministro do Ambiente disse esta terça-feira aos deputados que a EDP desinteressou-se do projeto por entender que a declaração do impacto ambiental é exigente e obriga a custos avultados.

Protesto ambientalista à porta da cimeira dos poluidores em Lisboa

15 de Abril, 2019 - 19:03h

O coletivo Extinction Rebellion Portugal foi à porta do hotel Ritz protestar contra o encontro promovido pelos que “mercantilizam as emissões dos gases poluentes responsáveis pela destruição dos ecossistemas”.

Glaciar de La Meije visto a partir de La Grave, Col du Lautaret, França. Foto de Pretre/Flickr.

90% dos glaciares nos Alpes podem perder-se até final do século

13 de Abril, 2019 - 10:45h

O aquecimento global continua a ameaçar o futuro dos glaciares por todo o mundo. Os glaciares dos Alpes poderão perder entre dois terços e 90% do seu gelo durante este século, prevê um novo estudo. Por Henrique Cortez.

Climáximo contesta “cimeira europeia contra o clima” em Lisboa

11 de Abril, 2019 - 22:23h

O Ministério do Ambiente e uma associação composta pela indústria petrolífera promovem uma conferência de 15 a 17 de abril no hotel Ritz. Ambientalistas contestam participação do governo.

"Diz Não às Dragas" faixa da manifestação realizada em Setúbal a 13 de outubro de 2018 - Foto de Fernando Pinho

SOS Sado acusa administração do Porto de Setúbal de destruir monumento geológico

9 de Abril, 2019 - 17:39h

O movimento cívico SOS Sado divulgou o vídeo “Começou a destruição do Rio Sado” e acusou a administração portuária de Setúbal de estar a destruir a parte submersa da Pedra Furada, um monumento geológico com cerca de dois milhões de anos.

Mission-Mill-8. Foto de Glen Bedsoe/Flickr.

Roupa: uma necessidade da vida, um problema ambiental

8 de Abril, 2019 - 23:47h

Portugueses deitam para o lixo mais de 200 mil toneladas de roupa por ano. Por todo o mundo, as peças de roupa duram cada vez menos tempo desde há quatro décadas, substituídas numa rotação rápida que constitui um problema ambiental.

Matosinhos: 500 dizem não ao paredão

8 de Abril, 2019 - 18:08h

Não se deixaram intimidar pela chuva que caía na praia de Matosinhos porque não querem que se construa o prolongamento do quebra-mar do porto de Leixões. Presente, José Soeiro considerou a mobilização “um alerta e uma exigência muito importante por parte das pessoas que não querem perder a sua praia”.

Caudal do rio Tejo junto à povoação de Ortiga, Mação, 2 de abril de 2019 – Foto de Nuno Veiga/Lusa

Rio Tejo “está à beira do colapso ambiental”

8 de Abril, 2019 - 16:44h

O caudal do rio Tejo está “por um fio” em várias zonas do seu trajeto, vem sendo noticiado pela comunicação social. O 3º Fórum Ibérico alertou há dois meses que o rio “está à beira do colapso ambiental” e propôs medidas para defender o Tejo e a sua bacia hidrográfica.

She's got the whole world in her hands. Foto de  Jasn/Flick.

Alterações climáticas são as maiores dos últimos 3 milhões de anos

5 de Abril, 2019 - 17:27h

As alterações climáticas por ação humana são provavelmente as maiores a que o planeta assistiu desde que há três milhões de anos começou a atual era geológica quaternária, afirma um estudo baseado numa simulação computacional inovadora.

Porto de Sines – Foto de APS/wikipedia

Derrame de combustível no Porto de Sines

5 de Abril, 2019 - 12:12h

O acidente ocorreu cerca das 23h30 desta quinta-feira no reabastecimento de um navio estrangeiro dentro do Porto e podem ter sido derramadas entre 100 e 150 toneladas.

Nova greve climática estudantil a 24 de maio

3 de Abril, 2019 - 16:01h

Os estudantes vão voltar a sair às ruas em defesa do ambiente. Será a segunda greve mundial convocada pelo movimento #FridaysForFuture. “Agora que já estás de pé, não te voltes a sentar”, apelam na convocatória.

Catarina Martins esteve com moradores e associações na Bajouca afirmando que a prospeção e exploração de petróleo "não tem nenhum sentido" - Foto de Paula Nunes

Prospeção e exploração de petróleo e gás na Bajouca “não tem nenhum sentido”

2 de Abril, 2019 - 21:27h

Catarina Martins manifestou solidariedade com as populações da Bajouca e afirmou que o furo para a prospeção e exploração de gás e petróleo “não tem nenhum sentido”, pois é contra o ambiente e a saúde das populações e vai contra os compromissos internacionais de Portugal.

Químicos perigosos continuam a ser usados na União Europeia

2 de Abril, 2019 - 16:44h

A rede ambientalista EEB analisou os produtos químicos que circulam na União Europeia. Concluiu que dezenas de substâncias perigosas para a saúde humana e para o ambiente continuam a ser vendidas e que os os países são demasiado lentos a agir.

Fotografia: wikipedia.org

TAP com segundo maior crescimento das emissões de carbono na Europa

2 de Abril, 2019 - 14:47h

Dados da Comissão Europeia revelam que o desempenho ambiental da companhia aérea Portugal é dos piores da Europa. Nos últimos dois anos, a TAP foi a segunda companhia aérea que mais cresceu em termos de emissão de gases com efeito de estufa.

Prolongar o nuclear em Almaraz é um “enorme risco”

1 de Abril, 2019 - 21:35h

A Comissão Parlamentar de Ambiente está de visita ao rio Tejo em Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Nessa ocasião, Pedro Soares, o deputado bloquista que preside a esta comissão, pronunciou-se sobre os perigos do prolongamento do funcionamento da central para além dos 40 anos.

A associação Zero alerta que a exploração do lítio em Portugal, “não pode, nem deve ser feita a qualquer preço” - Foto da página da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) no facebook, “Não à Mina! Sim à Vida!”

Associação Zero quer avaliação ambiental estratégica da exploração de lítio

1 de Abril, 2019 - 16:18h

A associação reconhece importância do lítio e potencial de reservas, critica opacidade, alertando para que o processo de licenciamento da exploração seja feito com rigor, transparência e participação das populações. Bloco já questionou o Governo.

Moçambique: Não é "Ajuda Humanitária”. É Dívida Climática!

31 de Março, 2019 - 17:20h

O que é necessário é mais do que “ajuda”: é obrigar quem é responsável pelo aquecimento global a arcar com os danos que ele provoca. Por Alexandre Costa.

Juíza trava ordem de Trump para explorar petróleo e gás no Ártico

31 de Março, 2019 - 11:34h

A ordem executiva do presidente norte-americano para acabar com a proibição decretada por Obama foi declarada ilegal.

Bloco defende que serra de Carnaxide seja paisagem protegida

29 de Março, 2019 - 11:10h

A serra de Carnaxide está a sofrer uma forte “pressão urbanística”. Há duas novas grandes urbanizações, a SkyCity e o Marconi Parque, em vias de construção. Para impedir a sua betonização o Bloco propõe que seja classificada na rede nacional de áreas protegidas.

Páginas

TV.Esquerda

2190189284628867

A campanha do Bloco é acessível a todos. Para inscrições em iniciativas e pedidos de intérprete em Língua Gestual Portuguesa, envia um e-mail para bloco.esquerda@bloco.org