Está aqui

Ambiente

Autoridade aduaneira durante esta operação. Foto do Portal das Finanças.

4.000 toneladas de resíduos ilegais apanhadas nas alfândegas em outubro

3 de Dezembro, 2021 - 22:00h

Uma operação internacional dedicou-se a analisar as exportações e importações de resíduos que empobrecem a camada de ozono. Em Portugal também foram detetadas várias irregularidades.

Alqueva - foto de Zero

Zero denuncia avaliação ambiental “faz de conta” para legalizar mais regadio em Alqueva

2 de Dezembro, 2021 - 20:25h

A associação ambiental refere-se a um novo circuito hidráulico e respetivo bloco de rega proposto pela EDIA, que tenta legalizar 3.000 hectares de regadio e ao qual dá parecer negativo. A Zero alerta também que “está em curso o aumento da área regada por Alqueva em mais 50.000 hectares”.

Cartaz da Tribuna Pública contra o Extrativismo.

Tribuna Pública contra o extrativismo no próximo domingo

2 de Dezembro, 2021 - 17:57h

A iniciativa do Interior do Avesso vai decorrer no dia 5 de dezembro em Mangualde e contará com a intervenção de várias associações, coletivos e ativistas ambientalistas.

Crianças brincam no mar. Foto de  Xavier Donat /Flickr.

Portugal ultrapassou limites ambientais, diz estudo

2 de Dezembro, 2021 - 09:21h

As gerações mais velhas têm impactos ambientais mais pesados do que as novas e as gerações futuras terão de emitir muito menos gases com efeito de estufa concluem investigadores do Instituto Superior Técnico.

Comissão Europeia responde sobre poluição na Ribeira de Travassos

Comissão Europeia responde sobre poluição na Ribeira de Travassos

30 de Novembro, 2021 - 20:42h

Os eurodeputados do Bloco endereçaram uma pergunta à Comissão Europeia relativa à poluição na Ribeira de Travassos, em Carregal do Sal. Na resposta, a Comissão refere que o estado ecológico é “moderado” e afirma que a ETAR “não trata as suas águas residuais de forma a satisfazer o nível de tratamento secundário”. 

Área de abastecimento de grãos da Bunge, uma das multinacionais do agro-negócio. Unidade de Santa Filomena. Foto: Rosilene Miliotti/FASE/Flickr

Soja e violência: Gigantes dos EUA alimentam conflitos no Cerrado brasileiro

29 de Novembro, 2021 - 09:53h

Investigação da organização Global Witness aponta responsabilidade da Cargill, Bunge e ADM nas violações sócio-ambientais na área que ocupa 20% do Brasil. Texto do Brasil de Fato.

Abelha. Foto de Robert Eede/Flickr.

Brasil é principal destino de agrotóxico banido na Europa e ligado à morte de abelhas

21 de Novembro, 2021 - 10:02h

Em quatro meses, a Syngenta e a Bayer registaram autorizações para exportar para o Brasil 2,2 mil toneladas de pesticidas com substâncias com uso banido na União Europeia. Por Rute Pina/Agência Pública.

Desmatamento da Amazonia. Foto de MARCIO ISENSEE E SÁ publicada por Jeso Carneiro no Flickr.

Comissão Europeia cria novas regras contra desmatamento, ecologistas criticam lacunas

19 de Novembro, 2021 - 09:29h

A UE passará a exigir provas de que vários produtos não causaram desmatamento. Um passo na boa direção, dizem ambientalistas, mas que é incompleto e deixa de fora vários produtos e ecossistemas.

Ativistas da Climáximo frente à refinaria de Sines. Foto da Climáximo.

Climáximo bloqueia refinaria da Galp em Sines

18 de Novembro, 2021 - 16:31h

Uma centena de ativistas da Climáximo promovem uma ação de desobediência civil não violenta na infraestrutura que “produz mais poluição” no país. Querem um encerramento planeado e gradual até 2025 que defenda os trabalhadores e comunidades afetadas.

Prospeção de petróleo offshore no Golfo do México. 2019. Foto de Tony Webster/Flickr.

Depois de Glasgow, Biden dá luz verde a concessões recorde de petróleo e gás

18 de Novembro, 2021 - 13:50h

Os ambientalistas falam em hipocrisia e em perigo e algumas associações processaram o governo por falta de avaliação do impacto ambiental.

“Governo quer transformar o país numa mina”

17 de Novembro, 2021 - 21:58h

Deputados Nelson Peralta e Maria Manuel Rola reuniram com o Grupo de Preservação da Serra da Argemela. Por iniciativa do Bloco, a lei das minas vai a debate no Parlamento esta quinta-feira. Notícia publicada no Interior do Avesso. 

Avenida da Liberde, em Lisboa.

Portugal vai responder no tribunal europeu por má qualidade do ar

16 de Novembro, 2021 - 16:34h

A Comissão Europeia anunciou uma ação contra Portugal por causa da violação dos valores limite de dióxido de azoto em três zonas do país.

Retrospetiva da “Cimeira dos Povos” em Glasgow

16 de Novembro, 2021 - 11:05h

Andreia Galvão e Miguel Martins estiveram na “Cimeira dos Povos” e relataram diariamente no Esquerda.net o que viram. Aqui fazem o seu balanço do evento e a crítica à falta de respostas na cimeira oficial da COP26.

 

Poluição. Foto de Billy Wilson/Flickr.

Mais de 300 mil pessoas na Europa morreram prematuramente devido à poluição atmosférica

15 de Novembro, 2021 - 20:58h

Os números são da Agência Europeia do Ambiente e referem-se a 2019. Mais de metade destas mortes podiam não ter acontecido caso fossem cumpridos os níveis de poluição recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Depois da morte da COP, Climáximo avança para bloqueio à Refinaria da Galp

14 de Novembro, 2021 - 22:27h

Para o movimento climático, a declaração final da COP26 foi “o último suspiro deste processo enquanto ideia de espaço participativo”. Ativistas orientam-se para a ação, a organização e o seu programa. Esta quinta-feira irão bloquear a Refinaria de Sines por uma transição justa para quem lá trabalha.

O "smog" cobre a capital indiana. Foto de RAJAT GUPTA/EPA/Lusa.

Enquanto governo obstaculiza COP, capital indiana imersa em poluição

14 de Novembro, 2021 - 14:03h

Entraram em vigor medidas restritivas e avalia-se a possibilidade de confinamento por causa da poluição em Nova Deli. Os níveis de poluição estão em máximos. Ao mesmo tempo, o ministro do ambiente indiano ficava famoso por alterar o texto da COP para permitir a continuação da exploração do carvão.

Alok Sharma, presidente da COP26, no final do evento. Foto de ROBERT PERRY/EPA/Lusa.

COP26 chegou a acordo: insuficiente, dizem ambientalistas

13 de Novembro, 2021 - 22:23h

Os países mais afetados pelas alterações climáticas, vários ambientalistas e o secretário-geral da ONU alertam que o texto final não toma as medidas necessárias para evitar uma catástrofe. Se o quadro geral já não era visto com simpatia, piorou depois da Índia fazer uma alteração de última hora que deixou cair o fim do carvão.

A Comissão lembra que África é o continente que mais sofre com os efeitos das alterações climáticas apesar de produzir 4% das emissões mundiais de gases poluentes.

COP26: Peritos exigem que mais ricos paguem a sua parte justa da crise climática

12 de Novembro, 2021 - 14:56h

A Comissão Independente para a Reforma da Tributação Corporativa Internacional relembra que “o mapa mundial da poluição por carbono confunde-se perfeitamente com o das desigualdades económicas, dentro e entre países".

A subida do nível das águas, como os fenómenos climáticos extremos, “já estão cá e quem vive nas zonas costeiras sabe como é diferente a vida".

A COP26 irá manter os subsídios ao petróleo, acusa Catarina

12 de Novembro, 2021 - 12:54h

Tudo aponta para que a declaração final da cimeira será “muito mais frágil do que aquela que o mundo precisava”. Em Portugal, é necessário discutir o investimento na adaptação do país às alterações climáticas que já afetam o país, nomeadamente a subida do nível das águas do mar.

Ilhas Salomão: Empresas mineiras devem milhões em impostos e royalties

11 de Novembro, 2021 - 17:31h

Empresas abandonaram a exploração mineira nas ilhas do Pacífico e só pagaram 67 dos 100 embarques de minério de bauxita exportados. Também não reabilitaram os territórios afetados, tal como se tinham comprometido.

Ação de rua por melhores transportes ´blicos esta quarta-feira em Glasgow.

Contracimeira de Glasgow: Resumo do dia 5

11 de Novembro, 2021 - 16:07h

No último dia de debates da Cimeira dos Povos, a Andreia Galvão e o Miguel Martins participaram em sessões, assembleias e numa ação de rua por melhores transportes públicos.

COP26: "Os países chegaram aqui sem o trabalho de casa feito"

10 de Novembro, 2021 - 17:58h

Em Glasgow, o deputado bloquista Nelson Peralta afirmou que não foram feitas as transformações na economia que permitissem aos países aproximarem-se dos objetivos já de si modestos do Acordo de Paris. E sublinhou que "a ambição está apenas nas ruas" e não nos corredores da COP26, dominados pela forte presença do lóbi da indústria poluente.

Contracimeira em Glasgow: Resumo do dia 4

10 de Novembro, 2021 - 13:54h

As sessões da contracimeira continuam com elevada participação e ao longo do dia há também ações nas ruas para denunciar a falta de respostas da cimeira oficial. A Andreia Galvão e o Miguel Martins contam o que viram esta terça-feira.

 

COP26: A nação fóssil e a falta de chá

9 de Novembro, 2021 - 21:05h

Se fosse um país, a nação da indústria dos combustíveis fósseis teria mais delegados do que qualquer país presente na COP26. São 503 delegados de mais de 100 empresas. Artigo de Nelson Peralta, em Glasgow.

Contracimeira em Glasgow: Resumo do Dia 3

9 de Novembro, 2021 - 14:04h

Das sessões sobre a pegada carbónica dos militares às falsas “soluções com base na natureza”, passando por comícios e espaços mais informais de conversas, a Andreia Galvão e o Miguel Martins contam o que viram esta segunda-feira nas iniciativas à margem da COP26.

Páginas

TV.Esquerda

907500660161092