Está aqui

Ambiente

Foto de JungleNews, Wikimedia Commons.

Governo deixa legislação de proteção de solos na gaveta sete anos

5 de Dezembro, 2022 - 19:44h

No Dia Mundial do Solo, os ambientalistas da Zero exigem a publicação da legislação ProSolos, que era apresentada na legislatura anterior como “uma prioridade da política ambiental”. E destacam a importância de algumas das suas medidas.

Cientistas pedem fim da queima de árvores para produção de energia

5 de Dezembro, 2022 - 12:48h

Na véspera da Conferência da ONU para a Biodiversidade, mais de 650 cientistas subscrevem o apelo e afirmam que atribuir a classificação de “neutralidade carbónica” à bioenergia foi um erro com consequências trágicas para as florestas.

Mercado de carbono. Imagem de Petra Wessman/Flickr.

Grandes empresas receberam quase 100 mil milhões em licenças gratuitas para emitir carbono

3 de Dezembro, 2022 - 18:31h

O mercado europeu de carbono devia encarecer as emissões mas em 2019 quase metade das licenças foram atribuídas gratuitamente. Entre 2008 e 2019, a indústria intensiva em energia terá obtido mais de 50 mil milhões de euros de lucros extraordinários através destas licenças.

COP27, uma cimeira ganha pelo capital fóssil

28 de Novembro, 2022 - 18:31h

Ao contrário das anteriores cimeiras do clima, desta vez ninguém ousou dizer que a COP, "embora dececionante", foi no entanto "um passo em frente". Por Daniel Tanuro.

A COP27 foi dominada pelos lóbis do fóssil e a COP28 vai ser pior

27 de Novembro, 2022 - 17:40h

Dos 636 lóbistas dos combustíveis fósseis presentes em Sharm el-Sheik, 70 estavam ligados às empresas de gás e petróleo dos Emirados Árabes Unidos, o próximo anfitrião da Cimeira do Clima. No regresso do Egito, Joana Mortágua diz que o recorde vai ser batido na cimeira do Dubai.

Bloco questiona Governo sobre abate de árvores em Famalicão

25 de Novembro, 2022 - 19:20h

Centenas de árvores, entre as quais espécies protegidas como sobreiros e carvalhos alvarinhos, estão a ser abatidas em Vila Nova de Famalicão para construir uma central fotovoltaica. José Maria Cardoso considera que este abate é “um crime ambiental”. 

Foto de Ollemhebb | Flickr

Programa de remoção do amianto deixou 3000 escolas de fora

24 de Novembro, 2022 - 20:48h

O alerta foi dado por Zero, Mesa e Fenprof que avisam que estas escolas continuarão a representar um perigo para as comunidades educativas e que houve encarregados de educação que evitaram inscrever os educandos em escolas onde ainda pode haver materiais com amianto.

Parlamento Europeu defende saída do Tratado da Carta da Energia

24 de Novembro, 2022 - 15:56h

Com 303 votos a favor, 209 contra e 63 abstenções, os eurodeputados aprovaram a resolução em defesa de um plano coordenado dos países da UE para abandonarem o tratado que permite à indústria fóssil processar os países que adotem políticas a favor do clima.

Protesto na COP27. Foto de SEDAT SUNA, EPA-EFE/Lusa.

COP27 aprovou fundo de perdas e danos mas deu tréguas aos combustíveis fósseis

23 de Novembro, 2022 - 19:33h

No fundo de compensação ambiental para os países em desenvolvimento não ficou definido quem paga e quem recebe. Andámos “para o lado” em termos de mitigação dos gases com efeito de estufa. E a energia foi o “patinho feio” da sala. Por Anna Beatriz Anjos/Agência Pública.

Campanha pelo fim ao gás fóssil trocou 200 painéis de publicidade em Lisboa

21 de Novembro, 2022 - 19:44h

Esta ação inédita de "subvertising" em Portugal ocorreu no âmbito da quinzena de ações Fracasso Climático e do apelo internacional ZAP Games (Zona Anti Publicidade).

COP 27 incapaz de gerar novo compromisso para redução de emissões

20 de Novembro, 2022 - 16:41h

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reconheceu a insuficiência das medidas acordadas e alertou que “o mundo ainda precisa de dar um salto de gigante na ambição climática”.

Oeiras vai repor condições prévias à obra do aterro em Porto Salvo

17 de Novembro, 2022 - 20:54h

O atentado ambiental tinha sido denunciado pela vereadora da coligação Evoluir Oeiras. Carla Castelo lamenta que “quem pague os erros deste executivo sejam os oeirenses”.

Armação de Pêra: Tribunal defende domínio público marítimo na Praia dos Pescadores

15 de Novembro, 2022 - 17:50h

Um operador turístico tentou impedir uma obra municipal na Praia dos Pescadores de Armação de Pêra, invocando o seu direito de propriedade do terreno. O tribunal deu razão à autarquia de Silves e confirmou que o terreno pertence ao domínio público marítimo.

Estudantes prometem mais ocupações na primavera pelo fim ao fóssil

15 de Novembro, 2022 - 12:24h

Em comunicado, ativistas pelo fim ao fóssil declaram que as ocupações de escolas e faculdades em Lisboa "foram um sucesso" e marcaram uma nova etapa no movimento estudantil e no movimento por justiça climática".

Protesto na COP27. Foto de KHALED ELFIQI/EPA/Lusa.

COP 27, a cimeira que parece um “festival de lobistas”

14 de Novembro, 2022 - 14:59h

Na Cimeira do clima realizada na estância de luxo de Sharm El-Sheikh há mais lobistas das indústrias fósseis do que representantes das dez nações mais afetadas pelas alterações climáticas neste momento. Uma presença de largas centenas a que se somam ainda outros lóbis poluidores.

Estudante a ser detido. Foto da plataforma "Fim ao fóssil - Ocupa".

Professores, investigadores, artistas e comunidade cultural apoiam ativistas climáticos

14 de Novembro, 2022 - 08:39h

Centenas de pessoas assinam duas iniciativas em solidariedade com os jovens que estão a ocupar as suas escolas na luta contra as alterações climáticas. Os jovens respondem-lhes que não vão parar e que temem mais “o fim do mundo” do que as detenções e os tribunais.

Imagem da ação policial na Faculdade de Letras de Lisboa. Fonte: Climáximo.

Polícia detém quatro ativistas ambientais na Faculdade de Letras de Lisboa

12 de Novembro, 2022 - 08:42h

A PSP acabou pela força a ocupação pacífica das instalações. Os jovens dizem-se desiludidos com os órgãos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa “por terem utilizado brutalidade policial” mas esperançados porque “demonstraram a sua força e a sua determinação” e perceberam que não estão “sozinhos nesta luta”.

Gustavo Petro diz que as COP estão esgotadas e propõe decálogo de ações

11 de Novembro, 2022 - 16:46h

O presidente colombiano falou na COP-27 para defender que a crise climática só se resolve se o mundo deixar para trás o petróleo e o carvão. Sublinhando que as cimeiras da COP já não dão respostas, afirmou que esta "é a hora da humanidade e não dos mercados".

Lisboa manifesta-se este sábado contra o fracasso climático

11 de Novembro, 2022 - 08:54h

Dezenas de organizações apelam a uma manifestação com partida às 14h no Campo Pequeno. Denunciam o greenwashing da COP-27 à ditadura egípcia e afirmam que este caminho garante "o enterro definitivo das metas climáticas de 1.5ºC”.

Estudantes bloqueiam escola António Arroio para exigir fim dos combustíveis fósseis

10 de Novembro, 2022 - 16:04h

Ativistas bloquearam todas as entradas do estabelecimento de ensino em Lisboa e subiram aos telhados, exigindo também a demissão do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o antigo CEO de uma petrolífera que continua a querer  "furar o nosso futuro'".

Ocupação estudantil prossegue em várias escolas de Lisboa

8 de Novembro, 2022 - 17:05h

Mais de cem estudantes pernoitaram em várias escolas e faculdades no âmbito da ação "Fim ao Fóssil: Ocupa!". O Esquerda.net falou com ativistas que participam na ocupação das faculdades de Letras e Ciências Sociais e Humanas.

Estudantes exigem "Fim ao fóssil" e ocupam escolas em Lisboa

7 de Novembro, 2022 - 19:15h

O fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia Costa e Silva, "o fóssil no Governo", são as principais reivindicações dos estudantes que ocuparam escolas em Lisboa esta segunda-feira.

COP27, outra cimeira de greenwashing, capitalismo verde e repressão

7 de Novembro, 2022 - 14:07h

De COP em COP, a marcha em direção ao abismo continua, e este mecanismo infernal continuará enquanto a convergência das revoltas não fizer tremer os poderosos. Artigo de Daniel Tanuro.

Professores e investigadores apoiam ocupações da Greve Climática Estudantil

7 de Novembro, 2022 - 09:53h

Cerca de uma centena de signatários de numerosas instituições de ensino portuguesas e estrangeiras declaram o seu apoio às ocupações de escolas e faculdades/universidades por parte dos jovens envolvidos que têm início esta segunda-feira.

Barcelos: Protesto contra aterro da Paradela, Bloco questiona Governo

4 de Novembro, 2022 - 17:05h

Cheiros nauseabundos emanam deste aterro, afetando os habitantes de Paradela em Barcelos e também de São Pedro de Rates e Laúndos, na Póvoa de Varzim. Esta semana as populações juntaram-se num protesto em frente ao aterro. 

Páginas