Está aqui

Ambiente

Bloco de Esquerda denuncia descarga de esgoto para o rio Tejo

Bloco de Esquerda denuncia descarga de esgoto para o rio Tejo

20 de Julho, 2018 - 09:57h

O Bloco de Esquerda de Santarém denunciou a presença de uma descarga de esgoto para o Tejo, situação essa do conhecimento do município.

Ativistas espalham dinheiro sujo de petróleo no Ministério do Ambiente

16 de Julho, 2018 - 15:10h

O coletivo Climáximo, que se opõe ao furo de petróleo em Aljezur, denuncia a “promiscuidade entre o governo e o consórcio ENI/GALP” e sublinha “os processos corruptos em que o executivo tomou o lado das empresas multinacionais contra o interesse público e o planeta".

ZERO repudia corrida aberta à mineração em mar profundo

16 de Julho, 2018 - 00:05h

A associação ambientalista tece críticas ao Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo (PSOEM) em consulta pública, frisando que o mesmo “abre precedentes gravíssimos que podem colocar em causa o desenvolvimento equilibrado e sustentável do País”.

EUA: Glifosato leva Monsanto a julgamento

15 de Julho, 2018 - 23:27h

O Roundup é vendido há mais de 40 anos, e é um dos agrotóxicos mais utilizados no mundo, vendido em 160 países. A sua utilização é internacionalmente questionada por inúmeros estudos científicos que revelam o caráter cancerígeno do composto glifosato. Por Júlia Dolce, Brasil de Fato.

Protestos contra furos de petróleo realizaram-se em 20 praias

8 de Julho, 2018 - 10:36h

De Carcavelos a Faro, ativistas contra a exploração de petróleo em Portugal protestaram nos areais para dizer que “Petróleo é má onda!”. Veja aqui algumas imagens.

Cervejeira faz queixa de vídeo que apela a beber água da torneira

7 de Julho, 2018 - 22:54h

O anúncio da EPAL com jovens a beberem copos de água no bar onde assistem a um jogo de futebol “é publicidade comparativa ilegítima”, diz a Central de Cervejas. Veja aqui o vídeo.

“Cocktail de petróleo” e “água com gás de fracking” na conferência de Obama

6 de Julho, 2018 - 23:27h

Os ativistas da Climáximo ofereceram aos participantes à porta do Coliseu do Porto “bebidas falsas que representam as verdadeiras políticas climáticas do governo português e do Obama”.

Agência Portuguesa do Ambiente suspende prospeção de gás e petróleo em Aljubarrota

Agência Portuguesa do Ambiente suspende prospeção de gás e petróleo em Aljubarrota

4 de Julho, 2018 - 16:01h

Decisão de suspensão da prospeção de petróleo e gás em Aljubarrota surge pouco depois do Tribunal de Loulé suspender o furo de Aljezur por considerar que este não é do interesse público. Bloco considera que estas duas decisões são derrotas importantes para as empresas petrolíferas e para o Governo.

Bloco de Esquerda denuncia poluição na Ribeira da Sertã

24 de Junho, 2018 - 17:55h

O Bloco considera que esta situação é extremamente grave e que urge atuar sobre a mesma para que a Ribeira volte ao seu estado normal. Por outro lado, é imperativo detetar a fonte da poluição e responsabilizar os seus autores.

Climaximo denuncia ministro do Ambiente

21 de Junho, 2018 - 17:03h

Numa conferência sobre transição energética, um ativista do Climáximo com uma máscara de João Matos Fernandes colocou-se à frente do ministro e discursou, salientando as contradições entre a ação climática e o furo de petróleo em Aljezur.

Aumento do nível do mar ameaça 2,5 milhões de casas nos EUA

Aumento do nível do mar ameaça 2,4 milhões de casas nos EUA

20 de Junho, 2018 - 12:47h

Aumento do nível do mar projetado para finais do século irá ameaçar cerca de 2,5 milhões de habitações e empresas situadas em localidades costeiras dos EUA.

Dieselgate: presidente da Audi em prisão preventiva

18 de Junho, 2018 - 14:24h

Rupert Stadler foi detido esta segunda-feira. Marca alemã terá vendido 220 mil carros com software que manipulava valores de emissão de gases poluentes.

PS chumbou reutilização de embalagens de bebidas

18 de Junho, 2018 - 10:08h

Bloco propôs que metade dos produtos de bebidas passem a utilizar tara recuperável a partir de 2023. A proposta foi chumbada no parlamento apenas com os votos do PS.

Foto de Miguel Edreira Castro

Os arquitectos da eucaliptização de Portugal

17 de Junho, 2018 - 09:06h

João Camargo e Paulo Pimenta de Castro traçam as ligações entre política, indústria das celuloses e academia, pré-publicação de texto do livro Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas.

Terminam neste sábado, 16 de junho, os recursos renováveis de Portugal para 2018

Portugal esgota recursos renováveis de 2018

16 de Junho, 2018 - 14:52h

A Zero alerta que terminam neste sábado, 16 de junho, os recursos renováveis de Portugal para 2018. “Se todos vivessem como nós, a partir de amanhã o mundo começaria a usar o cartão de crédito ambiental”, destaca a associação.

Deputados espanhóis querem travar exploração de urânio em Retortillo

13 de Junho, 2018 - 22:42h

O parlamento espanhol pediu ao novo governo para parar o projeto da mina de urânio junto à fronteira portuguesa. “Depois de Retortillo, tem de ser Almaraz já em 2020”, defende o deputado bloquista Pedro Soares.

Protesto contra a central nuclear de Almaraz, Salamanca.

Portugueses e espanhóis protestam contra central nuclear de Almaraz

10 de Junho, 2018 - 15:47h

Organizações ambientalistas portuguesas e espanholas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca para pressionar o governo espanhol a fechar a central nuclear.  

A atitude do governo espanhol sobre Almaraz e Retortillo está nos antípodas do empenho na procura de soluções comuns para a crise ambiental que vivemos

Contrariando a entropia e o antropoceno

7 de Junho, 2018 - 22:49h

Há discussões e controvérsia científica sobre se já entrámos numa nova idade geológica, o antropoceno, e até sobre o nome a dar-lhe caso esse facto seja acreditado pelas instituições relevantes na matéria. Por Ricardo Sixto, Pedro Soares, Francisco Castejon e António Eloy.

"Stop Bayer Monsanto: Morte nos campos, veneno nos alimentos!", pode ler-se na faixa

EUA autorizam venda da Monsanto à Bayer

30 de Maio, 2018 - 14:52h

O governo dos EUA autorizou a venda, com a condição da Bayer se desfazer da área agrícola. A Comissão Europeia já tinha autorizado a operação, que “terá controlo total sobre a nossa cadeia de valor alimentar”.

Ativistas repudiam adiamento da proibição do abate de animais

26 de Maio, 2018 - 18:36h

Em setembro termina o período de dois anos para que os canis/gatis municipais estejam aptos a cumprir a proibição do abate de animais. Governo poderá estender este prazo, porque a maioria dos centros de recolha não foi adaptada. Em 31 concelhos estes equipamentos nem sequer existem.

Medidas de prevenção de incêndios e reflorestação de matas nacionais ainda estão por cumprir

26 de Maio, 2018 - 16:52h

Bloco questiona Governo sobre a ausência de informações relativamente ao plano de reflorestação das matas nacionais e o facto de a área não ardida da Mata Nacional de Leiria ainda não ter sido alvo de qualquer intervenção florestal significativa na gestão de combustíveis.

Ambientalistas pedem demissão do ministro do Ambiente

Ambientalistas pedem demissão do ministro do Ambiente

25 de Maio, 2018 - 09:53h

Pedido de demissão foi entregue em mãos a João Matos Fernandes e surge na sequência da decisão da prospeção de petróleo em Aljezur sem qualquer estudo prévio de impacto ambiental.

proTEJO quer monitorização e divulgação dos efluentes da Celtejo

proTEJO quer monitorização e divulgação dos efluentes da Celtejo

19 de Maio, 2018 - 19:15h

O movimento ambientalista pelo rio Tejo exigiu ao governo uma monitorização séria das descargas de efluentes da empresa Celtejo, bem como a divulgação pública dos seus resultados.

Petrolíferas dispensadas de estudo ambiental para furarem ao largo de Aljezur

16 de Maio, 2018 - 22:07h

A Agência Portuguesa do Ambiente dispensou a Galp e a Eni do estudo de impacto ambiental ao furo de prospeção de petróleo em Aljezur. Para a Zero, a decisão é ”um favor” às petrolíferas. E o Bloco questiona: "Para que serve a APA?"

Climáximo vai dar aula de alterações climáticas à sede da GALP na sexta-feira

14 de Maio, 2018 - 15:44h

“Se a GALP não entende a crise climática ou tenta ignorá-la, nós não deixaremos que o faça”, escreve o movimento Climáximo na convocatória do evento que decorrerá na sexta-feira, 18 de maio, às 18h, na sede da GALP em Lisboa. A palestra, que contará com a participação do professor Gil Penha-Lopes, será pública e gratuita.

Páginas