Está aqui

Ambiente

Placa comemorativa do glaciar Ok.

Um funeral para o glaciar morto na Islândia

16 de Agosto, 2019 - 20:44h

O glaciar Okjökull, mais conhecido como Ok, não sobreviveu às alterações climáticas. No próximo domingo, terá direito a um funeral simbólico com descerramento de uma placa para sensibilizar sobre a crise ambiental numa altura em que os restantes 400 glaciares do país estão ameaçados.

Águia Careca nos EUA. 2014.

Governo dos EUA enfraquece lei de proteção de espécies animais ameaçadas

13 de Agosto, 2019 - 17:22h

A lei sobre espécies em perigo tem 45 anos. Numa altura em que acontecem extinções massivas, o governo de Trump decidiu mexer-lhe. Para a enfraquecer.

Imagem de satélite da nuvem de fumo na Sibéria.

Uma nuvem de fumo maior que toda a União Europeia foi causada pelos fogos no ártico

12 de Agosto, 2019 - 22:58h

As alterações climáticas estão a potenciar fogos de grandes dimensões em diversos pontos da região do ártico. Estes duram há três meses, lançando milhões de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. A Sibéria é a zona mais afetada tendo sido declarado estado de emergência.

Colheita de trigo em Wasco County, Oregon, 2016. Foto: Jim Choate/Flickr.

Alterações climáticas obrigam a repensar agricultura e alimentação do planeta

9 de Agosto, 2019 - 23:37h

Relatório da ONU afirma que crise climática já não pode ser mitigada com as medidas seguidas até aqui, como a transição energética. É preciso juntar-lhes uma transformação da agricultura, pecuária, e dos hábitos alimentares a nível global.

Manifestação contra a Monsanto. Washington. 2013.

A central de desinformação da Monsanto

9 de Agosto, 2019 - 17:21h

Documentos da empresa agro-química mostram que esta tinha, entre 2015 e 2017, uma central de informações que procurava desacreditar os críticos do seu herbicida. Antes, em 2013, a Monsanto contratara uma empresa de relações públicas para vender a ideia de que os organismos geneticamente modificados são seguros.

Terra seca.

Um quarto da população mundial em risco extremo de falta de água, Portugal em risco elevado

7 de Agosto, 2019 - 19:35h

Segundo um relatório do World Resources Institute, cerca de um quarto da população mundial está ameaçada severamente pela falta de acesso à água. Portugal é um dos países considerados em risco elevado. Ocupa o 41º lugar do ranking dos países mais afetados.

Destamamento para exploração agrícola na Amazónia. Foto: Matt Zimmerman/Flickr.

Desflorestação na Amazónia quadruplicou

7 de Agosto, 2019 - 12:55h

Dados oficiais revelam que a área desmatada este ano na Amazónia é o quase o quádruplo em relação ao ano anterior. Recentemente, Jair Bolsonaro forçou a demissão do presidente do organismo responsável pelos dados de desflorestação.

Aves no Estuário do Tejo.

Medidas para atenuar impactes ambientais do aeroporto do Montijo são risíveis diz Fapas

4 de Agosto, 2019 - 22:29h

Em comunicado publicado este domingo, o Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens considerou que as medidas previstas no estudo de impacte ambiental do novo aeroporto previsto para o Montijo são “risíveis”. Os ambientalistas questionam ainda a falta de independência destes estudos pagos pelos promotores das obras.

Gronelândia. 2013.

Onda de calor agrava degelo na Gronelândia

2 de Agosto, 2019 - 16:14h

Devido a uma onda de calor, a calota de gelo da Gronelândia derreteu mais no mês passado do que costuma acontecer num ano médio. E na Sibéria os fogos florestais alastram devido ao mesmo fenómeno atingindo uma área do tamanho da Bélgica.

Gráfico de palavras relacionadas com aquecimento global.

Alterações climáticas causam problemas graves de saúde

1 de Agosto, 2019 - 20:47h

Segundo a Global Health Aliance da Austrália as alterações climáticas podem causar efeitos como asma, depressão e outras doenças psicológicas, defeitos de nascimento, entre vários outros problemas de saúde.

Três ambientalistas assassinados por semana em 2018

1 de Agosto, 2019 - 16:55h

Um novo relatório da Global Witness, do Reino Unido, revela que, no ano passado, foram assassinados 164 ambientalistas em todo o mundo. A ONG assume, contudo, que “o número verdadeiro é, provavelmente, muito maior, porque os casos geralmente não são documentados e raramente são investigados”.

Sindicatos e autarquias desafiados a participar na Greve Climática de 27 de setembro

31 de Julho, 2019 - 14:32h

Em conferência de imprensa, ativistas lançaram um apelo a sindicatos e autarquias para lutarem contra as alterações climáticas, mobilizando-se para a greve global que visa dar “um sinal inequívoco a todo o planeta de que o que está a ser feito não chega".

Bloco defende: “Aplicação do princípio da precaução do uso de fitofármacos, nomeadamente através da interdição do glifosato e de produtos especialmente danosos para as populações de abelhas”

Glifosato: Bayer enfrenta 18.400 processos judiciais só nos EUA

30 de Julho, 2019 - 12:37h

A Bayer já foi condenada três vezes nos Estados Unidos a indemnizar doentes com cancro. Em Portugal, o glifosato já é proibido em espaços públicos, mas a maioria das autarquias continua a utilizá-lo na limpeza das ruas. O Bloco propõe a sua interdição.

Se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que Portugal, seriam necessários 2,5 planetas. Foto de urikyo33, Pixabay.

Humanidade esgota esta segunda-feira recursos naturais do Planeta disponíveis para este ano

28 de Julho, 2019 - 18:06h

A ZERO assinala que, entre 2018 e 2019, há uma antecipação de três dias. Os ambientalistas alertam que “a mudança necessária rumo à sustentabilidade não será atingida apenas pela ação individual dos cidadãos” e que “a ação política e das empresas em diferentes sectores é crucial”.

Mapa das temperaturas na Europa em 25 de julho de 2019 – Fonte: Organização Meteorológica Mundial

Onda de calor na Europa provocará “derretimento acelerado” de glaciares

28 de Julho, 2019 - 00:01h

Onda de calor bate recordes históricos em Alemanha, Bélgica e Holanda, que tiveram os dias mais quentes de sempre. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê que o calor chegue à Gronelândia e provoque “derretimento acelerado” dos glaciares.

Base Aérea do Montijo - Foto de Ricardo Gomes/Flickr

Aeroporto do Montijo: Zero considera ilegal falta de avaliação ambiental estratégica

27 de Julho, 2019 - 15:30h

O estudo de impacte ambiental do aeroporto do Montijo entra em consulta pública a partir da próxima segunda-feira. A associação Zero, que interpôs ação judicial para obrigar a avaliação estratégica, irá participar para alertar para impactes no ambiente e na saúde pública.

Poluição no Rio Pavia - Fotos de Bloco de Esquerda do distrito de Viseu

Poluição no rio Pavia

25 de Julho, 2019 - 14:46h

Na sequência de denúncias, o Bloco de Esquerda do distrito de Viseu deslocou-se ao rio Pavia onde constatou in loco a poluição no curso de água entre o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o recinto da feira semanal, atravessando o Centro Comercial Fórum e a Casa da Ribeira.

Zero quer acabar com óleo de palma nos biocombustíveis vendidos em Portugal

25 de Julho, 2019 - 13:03h

A associação Zero quer acabar com o uso de óleo de palma nos combustíveis usados em Portugal, que disparou desde o ano passado. O objetivo é fazê-lo durante 2020, antecipando as datas de eliminação obrigatórias da UE.

Greta Thunberg interveio na Assembleia Nacional de França em 23 de julho de 2019 - Foto de Ian Langsdon/Epa/Lusa

Greta Thunberg discursou no parlamento francês e foi atacada pela extrema-direita

24 de Julho, 2019 - 16:43h

A ativista sueca foi convidada por deputados franceses a intervir no parlamento e foi duramente atacada pela direita e pela extrema-direita. Greta respondeu aos deputados que não eram obrigados a ouvi-la, “mas devem ouvir a ciência”.

Baleias mortas na praia de Longufjorur na Islândia - Foto de David Schwarzhans, piloto do helicóptero turístico

Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia da Islândia

21 de Julho, 2019 - 00:19h

Um grupo de turistas sobrevoava a praia de Longufjorur na Islândia de helicóptero, na passada quinta-feira, quando descobriu cerca de 50 baleias mortas. Não se sabe a causa das mortes e a praia é inacessível de automóvel.

Manifestação contra a exploração de gás na Bajouca - Foto Mídia Ninja

Centenas de pessoas protestaram contra a exploração de gás na Bajouca

20 de Julho, 2019 - 17:45h

Mais de quatrocentos pessoas manifestaram-se pela justiça climática e contra a prospeção e exploração de gás na Bajouca, concelho de Leiria. Alguns dos manifestantes invadiram o terreno concessionado à Australis, plantaram dezenas de árvores e vincaram que não vai haver furo.

No protesto realizado em Villanueva del Fresno, esteve uma delegação portuguesa com faixa dizendo “Não a mina de urânio” - foto de página do facebook de “Dehesa sin Uranio”

Junta da Extremadura de Espanha anula licenciamento de mina de urânio perto da fronteira

20 de Julho, 2019 - 10:04h

Junta da Extremadura anulou o licenciamento de mina de urânio na província de Badajoz, a escassos 25 km da fronteira portuguesa. Possível exploração de urânio tinha dado origem a protestos nos dois lados da fronteira. Bloco questionara o governo.

Imagem de SOS - Animal.

SOS Animal alvo de ameaças devido a campanha contra corridas de cães

18 de Julho, 2019 - 11:37h

As intimidações não a farão desviar-se do caminho que traçou “para proteger todos os animais”, garante a SOS Animal, lembrando ainda aos deputados que chumbaram a proibição das corridas de cães que devem responder aos interesses da sociedade civil, e não aos “interesses recreativos de alguns grupos”.

Mais de 7 mil universidades declaram emergência climática e apelam à ação

15 de Julho, 2019 - 15:22h

Mais de 7.000 estabelecimentos do ensino superior em todo o mundo declararam a emergência climática e revelaram um plano de três pontos para se comprometerem coletivamente a enfrentar a crise.

 

Manifestação da greve estudantil climática de 15 de março em Lisboa. Foto Paula Nunes.

“Portugal não tem peso político nas decisões do clima”, diz cientista portuguesa do IPCC

15 de Julho, 2019 - 12:08h

Joana Portugal Pereira coordena um grupo de trabalho do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) e declarou ao jornal “Público” que Portugal “está muito mal representado no IPCC”.

Páginas

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.