Está aqui

Ambiente

Como se pode ver nesta imagem, a Água da Covilhã está a aplicar o herbicida Arbonal 45, que é um químico que contém o produto cancerígeno glifosato

Glifosato continua a ser aplicado pelas Águas da Covilhã

2 de Agosto, 2020 - 14:28h

A empresa Águas da Covilhã continua a utilizar produtos fitofarmacêuticos que contêm Glifosato, tendo procedido à sua aplicação na passada quinta-feira, 30 de julho. O Glifosato é um herbicida potencialmente cancerígeno. Artigo publicado em Interior do Avesso

Abelha. Foto de Martin Knecht/Flickr.

Diminuição do número de abelhas causa problemas na cultura de alimentos

2 de Agosto, 2020 - 09:31h

Estudo norte-americano salienta a importância das abelhas e os problemas agrícolas causados pela sua diminuição devido a perda de habitats, uso de pesticidas, alterações climáticas e doenças.

Myotis Alcathoe, a espécie de morcego de que agora passa a haver registo em Portugal. Foto de Manuel Ruedi/wikimedia commons.

Encontrada nova espécie de morcego em Portugal

31 de Julho, 2020 - 19:37h

Equipa de investigadores da Universidade do Porto descobriu o morcego-de-bigodes de Alcathoe no Parque Nacional Peneda-Gerês mas acredita que estará espalhado por toda a região norte.

Ilustração do relatório da Global Witness.

212 ativistas ambientais assassinados em 2019

30 de Julho, 2020 - 19:00h

Os números da Global Witness revelam um recorde relativamente aos anos anteriores. A ONG alerta ainda que, com o confinamento devido à pandemia, muitos ambientalistas ficaram desprotegidos face a quem os ameaça.

Fevereiro e maio foram os meses mais quentes dos últimos 89 anos em Portugal

28 de Julho, 2020 - 13:07h

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o primeiro semestre de 2020 em Portugal foi o 4º mais quente desde 1931.

Maior empresa de carne do mundo associada à desflorestação na Amazónia

28 de Julho, 2020 - 09:05h

Investigação internacional revela que uma fazenda no Mato Grosso, multada por desflorestação ilegal, usou os serviços de transporte da JBS para transferir gado para outra propriedade com ‘ficha-limpa’, que depois abastecia os frigoríficos da empresa. A prática é conhecida como ‘triangulação do gado’.

Crianças no Cheung Ek, uma das zonas afetadas pelo projeto de construção. Foto de WorldFish/Flickr.

Camboja: um milhão de pessoas afetadas por projeto de construção

27 de Julho, 2020 - 20:05h

A construção de uma cidade-satélite de Phnom Penh é um projeto milionário que beneficia várias figuras próximas do regime. Mas 90% das zonas húmidas da região serão destruídas e os danos ambientais são imensos.

Central Nuclear de Almaraz

Almaraz: Movimento Ibérico Antinuclear ameaça com queixa na Comissão Europeia

27 de Julho, 2020 - 15:02h

O movimento entregou recentemente uma carta ao governo espanhol, expondo a sua total oposição à continuação do funcionamento da central nuclear de Almaraz até 2028 e exige uma Avaliação de Impacte Ambiental Transfronteiriça sobre esse prolongamento.

 

Espanha renova licenças de exploração da Central Nuclear de Almaraz

26 de Julho, 2020 - 12:19h

Apesar dos incidentes frequentes, o ministério da Transição Ecológica do Governo espanhol renovou as licenças de exploração para os Grupos I e II da central nuclear de Almaraz em Cáceres, a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa. Notícia publicada no portal Interior do Avesso.

Aedes Aegypti. Foto de Sanofi Pasteur/Flickr.

Urbanização e aumento de secas podem aumentar mosquitos que picam humanos

25 de Julho, 2020 - 11:30h

O aumento do número dos mosquitos que preferem picar seres humanos coloca problemas ao nível da transmissão de várias doenças, diz um estudo de biólogas da Universidade de Princeton.

Central Nuclear de Almaraz

Ministro do Ambiente desvaloriza últimos incidentes na Central de Almaraz

23 de Julho, 2020 - 23:14h

O ministro do Ambiente disse na comissão parlamentar que os últimos incidentes na Central Nuclear de Almaraz “não têm significado em termos de segurança”. O deputado bloquista Nelson Peralta avisa: “basta um acidente para os impactos serem avassaladores, é essencial encerrar o nuclear”.

 
Imagens da Observatório Terrestre da NASA mostram rachas no gelo. As análises posteriores deteteram fuga de metano no Ártico. 2011. Wikimedia Commons.

Descoberta primeira fuga de metano no fundo do mar da Antártida

23 de Julho, 2020 - 16:07h

É a primeira fuga descoberta na região. O aquecimento dos mares derrete o gelo e aumenta estes fenómenos. Se o metano não for absorvido por micróbios e chegar à atmosfera poderá, por sua vez, contribuir ainda mais para o aquecimento da atmosfera.

Ativistas entram no Ministério da Economia para o "descontaminar"

22 de Julho, 2020 - 23:32h

Numa acção inserida na semana para descontaminar a economia, a “DescontamiAcção”, os ativistas exigiram a assinatura de um contrato no qual o coletivo Climáximo prestaria o serviço de descontaminação do ministério. As cláusulas seriam medidas urgentes para uma transição energética justa.

Ninguém controla o lixo gerado pela pandemia

22 de Julho, 2020 - 17:58h

A utilização de equipamentos de proteção individual, como são as máscaras, luvas ou batas descartáveis, traduziu-se também num aumento do lixo produzido. Porém, o efeito deste lixo não é contabilizado, pois ele vai parar a aterros e não aos ecopontos.

SOS Animal lança campanha de apelo à proteção dos oceanos

22 de Julho, 2020 - 16:55h

SOS Animal destaca que o impacto da poluição nos mares, rios e oceanos afeta todos os seres vivos e está a destruir os ecossistemas que mais produzem oxigénio. Nesta campanha, alerta para um dos fatores que mais contribuem para a rápida degradação ambiental: o plástico.

Greta Thunberg vence prémio Gulbenkian para a Humanidade

21 de Julho, 2020 - 20:21h

A jovem ativista sueca foi a vencedora da primeira edição deste prémio, no valor de um milhão de euros. O dinheiro será aplicado “o mais rapidamente possível” no combate às alterações climáticas.

Aterro de lixo. Foto de Tom Fisk no Pexels.

Malásia descobre maior remessa de lixo tóxico ilegal da história do país

21 de Julho, 2020 - 09:04h

De acordo com o ministro do Ambiente e da Água, Tuan Ibrahim, em causa estão 110 contentores, com 1.800 toneladas de resíduos. O material tóxico, que estava em trânsito e tinha como destino a Indonésia, vai ser devolvido ao país de origem, a Roménia.

Só em Assam, na Índia, os desastres causados pelas monções atingiram quase 3 milhões de pessoas.

Monções no sul da Ásia causam quase 200 mortos e 4 milhões de deslocados

20 de Julho, 2020 - 17:30h

As chuvas típicas da época das monções atingiram a Índia, Nepal e Bangladesh. Só este último país tem um terço do território inundado. Especialistas receiam que a situação venha a piorar antes de melhorar.

“DescontaminAcção – Semana de Acção para Descontaminar a Economia”

DescontaminAcção – Semana de Acção para Descontaminar a Economia

19 de Julho, 2020 - 15:01h

Várias organizações dos movimentos sociais convocam uma semana de Acção de 20 a 26 de Julho, que pretende colocar uma perspetiva de Justiça Social e Justiça Climática no centro da agenda para a recuperação após a pandemia.

#FacetheClimateChange, via instagram @gretathunberg

Cientistas e ativistas querem que UE considere ecocídio como crime internacional

19 de Julho, 2020 - 09:58h

Milhares de cidadãos e centenas de cientistas entregaram na quarta-feira uma carta aberta à União Europeia, em que defendem o tratamento da crise ecológica e climática como tal e a consideração do ecocídio como crime internacional.

cegonha

Centros de recuperação receberam 437 animais selvagens feridos durante a pandemia

16 de Julho, 2020 - 17:41h

Os centros de recuperação de animais selvagens da Quercus recolheram, durante o confinamento, 437 animais feridos de 87 espécies diferentes. Os centros localizam-se em Castelo Branco, Montejunto e Santo André.

 

Mata Nacional do Buçaco: “Fundação não está a cumprir as suas obrigações”

16 de Julho, 2020 - 14:53h

O deputado Nélson Peralta questionou o ministro do Ambiente sobre o estado de degradação da Mata Nacional do Buçaco. Em resposta, o ministro anunciou vários investimentos e assumiu algumas dificuldades com o modelo de gestão através de uma fundação.

Instalação contra o uso de combustíveis fósseis durante a cimeira de Paris. Foto de John Englart/Flickr.

Emissões de metano batem todos os recordes

16 de Julho, 2020 - 11:45h

Este gás tem um efeito de estufa 28 vezes maior do que o dióxido de carbono durante um século. Combustíveis fósseis, criação de gado e aterros sanitários são responsáveis pelo aumento.

Quercus denuncia novo projeto de amendoal superintensivo em Idanha-a-Nova

16 de Julho, 2020 - 11:03h

Em causa está mais um "crime ambiental" em pleno Geoparque Naturtejo, perto da localidade do Ladoeiro. Notícia do site Interior do Avesso.

Imagem aérea de queimadas na Área de Proteção Ambiental Jamanxim na cidade de Novo Progresso, Estado do Pará. (Foto Victor Moriyama Greenpeace)

Bolsonaro exonera responsável por vigiar avanço da desflorestação na Amazónia

15 de Julho, 2020 - 12:12h

Depois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais tornar públicos os dados sobre a evolução da desflorestação na Amazónia, que atingiu novos máximos, Bolsonaro exonerou a sua coordenadora-geral. 

Páginas

TV.Esquerda

622764278369160

Esta sexta-feira, o largo de São Domingos, em Lisboa, encheu-se de anti-racistas que vieram homenagear Bruno Candé e exigir o fim da violência racista em Portugal. Reportagem em vídeo do Esquerda.net.