Está aqui

Ambiente

Mineração dos oceanos pode pôr em causa vários ecossistemas

16 de Novembro, 2018 - 12:17h

O alerta parte dos Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, que estimam que a exploração dos fundos oceânicos pode vir a “afetar uma grande quantidade de ecossistemas num raio de 190 quilómetros”.

Espanha quer fechar centrais nucleares até 2030

15 de Novembro, 2018 - 15:47h

O secretário de Estado da Energia espanhol confirmou que o governo não pretende alargar a vida útil de nenhuma central nuclear. Almaraz é a primeira a ver expirar esse prazo, já em 2021.

"Stop Furos", manifestação em Lisboa - Foto Climaximo

Governo pôs em consulta pública mais dois furos de petróleo

7 de Novembro, 2018 - 23:55h

O governo pôs esta quarta-feira, 7 de novembro, em consulta pública dois novos furos para prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos convencionais na Batalha e em Pombal. Estas duas concessões foram atribuídas cinco dias antes das últimas eleições legislativas.

População de Boticas une-se contra mina de lítio

População de Boticas em luta contra mina de lítio a céu aberto

7 de Novembro, 2018 - 16:18h

Habitantes de Covas de Barroso, freguesia do concelho de Boticas, criaram uma associação e petição para impedir a criação de uma mina de lítio a céu aberto perto das suas habitações.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Poluição em Nova Deli supera níveis considerados tóxicos

5 de Novembro, 2018 - 17:48h

Nova Deli é a capital mais poluída do mundo. Os seus níveis de poluição subiram novamente, encontrando-se a cidade em “emergência”, tendo registos muito superiores aos que a Organização Mundial de Saúde considera tóxicos.

Autarcas satisfeitos por se verem livres do furo de petróleo

30 de Outubro, 2018 - 21:35h

Os presidentes das autarquias de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo saudaram a “decisão sensata” do consórcio Galp/ENI ao abandonarem o seu projeto de prospeção de petróleo na Costa Vicentina.

Portugal precisa de 2,19 planetas para “manter atual estilo de vida”

30 de Outubro, 2018 - 11:07h

Relatório Planeta Vivo da WWF revela que a pegada ecológica do país diminuiu, tendo melhorado sete posições em relação a 2019. No entanto, a organização ambientalista deixa o alerta de que Portugal precisa de 2,19 planetas para “manter o atual estilo de vida”.

Golfo do México: fuga de petróleo há 14 anos tem potencial para ser a pior da história

Golfo do México: fuga de petróleo há 14 anos tem potencial para ser a pior da história

28 de Outubro, 2018 - 13:16h

Há 14 anos que o Golfo do México vem sofrendo com uma fuga de milhões de barris de petróleo, sem que a maioria da população tenha conhecimento. Enquanto isso, a administração de Trump equaciona aumentar os contratos com a indústria.

Fotografia de Paulete Matos

Conferência Ecossocialista realiza-se em Portugal

24 de Outubro, 2018 - 23:32h

Na conferência, juntar-se-ão mais de 60 oradores para “consolidar a proposta ecossocialista internacional como resposta ao colapso ecológico e climático provocado pelo capitalismo global”.

Espanha confirma fim de mina de urânio junto à fronteira com Portugal

Espanha confirma fim de mina de urânio junto à fronteira

23 de Outubro, 2018 - 22:20h

O Governo português afirma que ainda não recebeu qualquer notificação formal quanto a esta decisão, não deixando de a considerar “uma boa notícia”. Já Pedro Soares, presidente da comissão parlamentar de ambiente, espera que este seja o início do fim das centrais nucleares.

Chegámos a um “ponto sem retorno” nas alterações climáticas

Chegámos a um “ponto sem retorno” nas alterações climáticas

16 de Outubro, 2018 - 21:53h

Ban-Ki Moon afirma que há muito a fazer para impedir o avanço das alterações climáticas, basta haver “vontade política”. As declarações foram feitas durante o lançamento da Comissão Internacional para o Clima.

Cientistas alertam que recuperação da biodiversidade poderá demorar milhões de anos

15 de Outubro, 2018 - 22:48h

Muitas espécies de mamíferos vão desaparecer nos próximos 50 anos se nada for feito pela sua conservação, e a natureza poderá demorar três a cinco milhões de anos a recuperar essa perda.

A força da terra – Foto de Américo Meira/flickr

A política agrícola e alimentar por que lutamos

15 de Outubro, 2018 - 17:29h

Hoje, debater a política agrícola e alimentar, tem muito que ver com a forma como as regiões e os países podem construir um futuro mais sustentável. Por Ricardo Vicente.

Manifestação contra as dragagens no rio Sado, 13 de outubro de 2018 – Foto de Carlos Santos/Lusa

Centenas de pessoas manifestam-se contra dragagens no estuário do Sado

13 de Outubro, 2018 - 22:29h

Mais de 500 pessoas protestaram contra a autorização do governo às dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. "Custe o que custar, doa a quem doer, o Sado é para defender" entoaram os manifestantes.

Ação este sábado nos escritórios do BEI contra o Gás e o Fracking

12 de Outubro, 2018 - 13:16h

A 13 de outubro, sábado, o Climáximo vai participar no Dia Internacional de Ação contra o Gás o Fracking com um ação em frente ao Banco Europeu de Investimento (BEI), às 16h30. O coletivo acusa a União Europeia de "financiar uma estratégia energética que alimenta o colapso climático nas próximas décadas”.

Relatório do 1.5ºC do IPCC: o que diz a ciência climática

10 de Outubro, 2018 - 00:03h

Se quisermos limitar o aquecimento global provocado pelos humanos a 1.5ºC no fim do século, teremos de cortar as emissões de CO2 em 45% nos próximos 12 anos, diz o relatório do painel de cientistas da ONU. Artigo de Keith Shine.

Alterações climáticas: relatório prevê crise já em 2040

Alterações climáticas: relatório prevê crise já em 2040

8 de Outubro, 2018 - 10:11h

Um novo relatório das Nações Unidas apresenta um cenário catastrófico a partir de 2040 e estima 250 mil mortes anuais já em 2030. A solução sugerida passa por uma transformação imediata da economia global.

Fotografia de Paulete Matos

Elétricas vendem eletricidade mais cara do que combustíveis fósseis

24 de Setembro, 2018 - 17:21h

Ainda que o carvão e o gás sejam recursos mais caros do que a eletricidade produzida por barragens, as empresas de energia da Península Ibérica têm estado a cobrar preços superiores pela última.

A ASMAA pede apoio para o combate aos furos petrolíferos

Associação apela à cidadania que apoie ação contra os furos petrolíferos

23 de Setembro, 2018 - 22:44h

Governo, ENI e GALP contestam legitimidade de nova ação legal contra os contratos petrolíferos e dizem que a associação ASMAA não tem legitimidade “para representar milhares de pessoas que se opõe aos furos petrolíferos”. Associação pede apoio.

Notas sobre a devolução aos compartes de baldios ainda na posse e administração de terceiros

Notas sobre a devolução de baldios aos compartes

23 de Setembro, 2018 - 10:24h

Na devolução de baldios ainda na posse e administração de terceiros, não há normas legais sobre a convocação da assembleia prevista no artigo 47º da lei 75/2017, quem dirige os seus trabalhos e quem elabora a respectiva ata. Artigo de António Bica

Ultrassom que constatou a má-formação no filho de Maria Félix. Ele morreu ainda no útero, com 25 semanas, por causa de má-formação no abdómen e no coração

A cidade em que o glifosato contamina o leite materno e mata até quem ainda nem nasceu

21 de Setembro, 2018 - 22:56h

Em Uruçuí, a 459 km de Teresina, no Piauí, Brasil, o agrotóxico glifosato, é usado em grandes plantações de soja e de milho. Estima-se que uma em cada quatro grávidas da cidade tenha sofrido aborto. Por Nayara Felizardo

Pedido de fim da proibição da caça à baleia foi rejeitado

Pedido de fim da proibição da caça à baleia foi rejeitado

15 de Setembro, 2018 - 11:49h

A proposta de fim da proibição da caça à baleia foi recusada pela Comissão Baleeira Internacional. O Japão, país que liderou o pedido, considera que número de baleias é suficientemente elevado para permitir uma caça sustentável.

É urgente arrancar os eucaliptos que renasçam naturalmente

11 de Setembro, 2018 - 15:44h

Autarcas, associações locais e ambientalistas alertam que “novas sementes de eucaliptos vão entrar em pinhais”. Bloco quer “chegar a acordo maioritário na Assembleia da República” para arrancar eucaliptos renascidos.

Espanha: Parlamento debate encerramento das centrais nucleares

10 de Setembro, 2018 - 16:03h

O parlamento espanhol discute esta semana o futuro das centrais nucleares. Ministra socialista diz que governo continua a defender encerramento das centrais que completem 40 anos de atividade.

Fechar Almaraz Já - Foto António Cotrim/Lusa (arquivo)

Manifestação pelo encerramento da central de Almaraz

7 de Setembro, 2018 - 08:59h

Realiza-se em Mérida no Estado Espanhol, esta sexta-feira pelas 18 horas (hora portuguesa), uma manifestação pelo encerramento da central nuclear de Almaraz. Pedro Soares, deputado bloquista e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, estará presente.

Páginas