Está aqui

Ambiente

Foto da Campanha #NotInMyTank

Manifestações europeias pelo fim do óleo de palma nos combustíveis

21 de Janeiro, 2019 - 15:47h

Várias capitais europeias foram palco de manifestações contra o uso de óleo de palma nos biocombustíveis. Protestos visam convencer Comissão Europeia a banir apoios aos "falsos combustíveis verdes", cujo impacto ambiental é pior que os tradicionais.

Ambientalistas querem parar dragagens no Sado

20 de Janeiro, 2019 - 21:11h

As associações ambientalistas Zero e Clube da Arrábida defendem a suspensão das dragagens em Setúbal. Consideram que há “incoerências e impactes” que “não permitem a sua viabilização”.

Concentração Ibérica Antinuclear contra as minas de urânio em Salamanca, 19 de janeiro de 2019 – Foto de Miguel Pereira da Silva/Lusa

Protesto contra a exploração de urânio junto à fronteira

20 de Janeiro, 2019 - 16:19h

Junto à barragem de Saucelle, a seis quilómetros de Freixo de Espada à Cinta, realizou-se neste sábado novo protesto contra a abertura da mina de urânio de Retortillo, na província espanhola de Salamanca.

Nas pedreiras de Estremoz - Foto wikimedia

Quase 200 pedreiras estão em “situação crítica”

19 de Janeiro, 2019 - 17:01h

Um relatório do governo identifica 191 pedreiras, 13% das que dependem do Estado central, com “situações críticas” e 34 a precisarem de intervenção imediata. Federação sindical considera o resultado “surpreendente” e pede divulgação completa do relatório.

“Não há planeta B” lê-se em faixa na manifestação da Greve do Clima em Lausanne na Suíça, 18 de janeiro de 2019 – Foto de Valentin Flauraud/Epa/Lusa

Greve do Clima na Suíça

19 de Janeiro, 2019 - 00:10h

Milhares de jovens estudantes fizeram Greve do Clima nesta sexta-feira e manifestaram-se nas principais cidades suíças. Faixas com palavras de ordem como "Make love, not CO2" ou "Não há planeta B" marcaram os desfiles.

Marca de glifosato da Monsanto proibida em França

16 de Janeiro, 2019 - 17:57h

O Roundup Pro 360, a marca de herbicida da Monsanto, viu a sua licença em França cancelada no seguimento de uma decisão do tribunal. Nos EUA a mesma empresa enfrenta centenas de processos judiciais que a acusam de causar cancro.

Maior concentração de calor de sempre nos oceanos

16 de Janeiro, 2019 - 14:17h

O aumento do calor dos oceanos entre 2017 e 2018 foi equivalente a 100 milhões de vezes o calor produzido pela bomba atómica em Hiroshima.

Covas do Barroso: agrava-se protesto contra mina de lítio

15 de Janeiro, 2019 - 19:19h

População e autarcas de Boticas reforçam críticas contra projecto de mina de lítio a céu aberto da empresa britânica Savannah Resources. Pedido de classificação do projecto como PIN agrava preocupações com o impato ambiental.

Foto de Mike Mozart/Flickr

Glifosato: autores de relatório da UE copiaram-no da Monsanto

15 de Janeiro, 2019 - 12:37h

O relatório europeu sobre os riscos do glifosato foi quase totalmente copiado das informações divulgadas pela Monsanto. Foi com base nesse relatório que a União Europeia (UE) renovou a autorização de utilização, por cinco anos, do herbicida cancerígeno.

Judiciária fez buscas aos contratos de petróleo

12 de Janeiro, 2019 - 15:35h

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis e a Direção-Geral de Energia e Geologia forma alvo de buscas esta semana. Em causa está uma queixa de uma associação que se opõe à exploração de petróleo e gás.

Dois milhões de franceses assinam petição pelo clima

10 de Janeiro, 2019 - 17:49h

A petição contra a “inação climática” do Estado foi criada há menos de um mês por quatro ONG francesas. Neste breve período de tempo recolheu já mais de dois milhões de assinaturas. Os autores da petição colocaram também o Estado francês em tribunal.

Dezenas de milhares de polacos contra abate massivo de javalis

9 de Janeiro, 2019 - 23:12h

O governo polaco diz que pretende com o abate impedir a propagação da peste suína africana a porcos. Os ambientalistas denunciam o extermínio, alegam a inutilidade da medida para o fim desejado e os seus efeitos nocivos no meio ambiente.

Associação ambiental critica o Governo pela assinatura precipitada do acordo com a ANA - Foto zero.org

Zero aponta necessidade de avaliação de impacte ambiental para aeroportos de Portela e Montijo

7 de Janeiro, 2019 - 15:50h

A associação ambientalista alerta que os projetos para os aeroportos de Lisboa e Montijo requerem Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), de acordo com a legislação europeia. A Zero critica o Governo pela assinatura precipitada do acordo com a ANA.

Ministério reconhece práticas abusivas de empresa concessionária de água em Vila do Conde

6 de Janeiro, 2019 - 19:02h

Em resposta a uma pergunta do Bloco, o ministério do Ambiente afirma que a empresa INDAQUA não cumpre as recomendações do regulador no que concerne ao tarifário aplicado e à cobrança específica de serviços auxiliares à prestação do serviço.

As marcas preocupantes dos pneus na floresta cambojana

2 de Janeiro, 2019 - 17:53h

Um estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature mostra a ligação entre o preço da borracha e o ritmo da destruição da floresta no Camboja.

Califórnia proíbe comércio de cães das "quintas de cachorros"

1 de Janeiro, 2019 - 21:09h

A partir do dia 1 de janeiro de 2019 será proibida a venda em loja de animais domésticos vindos de criadores neste estado norte-americano. No Reino Unido tal proibição entrou em vigor no início de dezembro.

Trump quer revogar regulações sobre mercúrio

30 de Dezembro, 2018 - 17:14h

A Agência de Proteção do Ambiente da administração Trump considera que a relação custo/benefício dos regulamentos em vigor não se justifica. Os ambientalistas avisam para os perigos do mercúrio produzido pelas centrais termoelétricas a carvão mas o governo insiste em revogar as leis ambientais.

COP24: Durante a catástrofe, continua a comédia

27 de Dezembro, 2018 - 17:22h

Na cimeira do clima em Katowice, os Estados Unidos, apoiados pela Rússia, Arábia Saudita e Kuwait, pressionaram para impedir que o grito de alarme das e dos cientistas seja levado em conta pelos governos de todo o mundo. E conseguiram-no. Artigo de Daniel Tanuro.

Japão, Reino Unido e França intensificam caça

26 de Dezembro, 2018 - 10:43h

O governo japonês decidiu acabar com a moratória à caça comercial da baleia. Em França, Macron altera as regras da caça para tentar ganhar votos rurais. No Reino Unido, associações ambientalistas denunciam a manutenção da caça à raposa.

Colheita mecânica em olivais intensivos chacina aves

24 de Dezembro, 2018 - 11:49h

A Junta de Andaluzia decidiu proibir este procedimento, que já terá dizimado milhões de aves nesta comunidade. Quercus e Bloco de Esquerda denunciam “relatos de autêntica chacina” de aves no Alentejo devido às campanhas noturnas de recolha de azeitona nos olivais intensivos.

Véspera e dia de Natal são dias do ano “com maior produção de resíduos”

23 de Dezembro, 2018 - 20:30h

A Associação Zero deseja Festas Felizes "assentes num consumo responsável e em prol da sustentabilidade" e desafia os cidadãos “a aplicar já neste Natal e Ano Novo as futuras regras europeias sobre plásticos descartáveis”.

“O que custava mais era saber quem estava a poluir e ninguém se interessar. Isso mudou.”

22 de Dezembro, 2018 - 13:42h

No Fórum Socialismo 2018, João Camargo, investigador em alterações climáticas, entrevistou Arlindo Marques, ativista ambiental da ProTejo.

Extinction Rebellion, o movimento ambientalista de desobediência civil

21 de Dezembro, 2018 - 18:00h

Começou com um apelo assinado por académicos e ambientalistas, passou por um conjunto de ações provocatórias em Londres. Esteve presente fortemente na cimeira de Katowice. Tornou-se viral. O Extinction Rebellion é hoje um movimento global de desobediência civil ambiental.

Pequenos agricultores do Brasil apelam a “Natal sem Veneno”

20 de Dezembro, 2018 - 21:55h

A campanha de promoção da agro-ecologia e de denúncia dos efeitos dos agrotóxicos é promovida pelo Movimento dos Pequenos Agricultores.

Manifestação contra dragagens no estuário do Sado, outubro de 2018. Fotografia de Fernando Pinho.

APA: dragagens no porto de Setúbal podem parar caso prejudiquem golfinhos

19 de Dezembro, 2018 - 12:28h

Zero e Quercus alertam para os perigos das dragagens. A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que o impacto das dragagens de Setúbal será monitorizado e que a obra poderá parar caso os golfinhos-roazes abandonem o estuário do Sado.

Páginas

TV.Esquerda

2046662608788240

Esta violência policial ocorreu neste domingo no Bairro da Jamaica, Seixal. O vídeo foi publicado na página de António Brito Guterres no facebook.