Está aqui

Ambiente

Seixoeira-Grande, uma espécie ameaçada. Foto de Changhua Coast Conservation Action/Flickr.

Aves marinhas estão a ser caçadas de forma insustentável

24 de Maio, 2020 - 14:23h

Há trinta espécies em risco, nove das quais se encontram ameaçadas de extinção, diz um estudo científico focado na Ásia-Pacífico.

Rever a Convenção de Albufeira para proteger o Tejo

20 de Maio, 2020 - 15:59h

O Bloco votou favoravelmente o diploma que recomenda a revisão da Convenção de Albufeira para a defesa do rio Tejo e seus afluentes. Para a deputada Fabíola Cardoso, “é necessário garantir que o esvaziamento da Barragem de Cedillo, e com ela dos rios Ponsul e Sever, ocorrido no ano passado, não se repete”.

Níveis de CO2 na atmosfera atingem máximo registado na história humana

19 de Maio, 2020 - 17:57h

O Observatório de Mauna Loa, que monitoriza os níveis de CO2na atmosfera de forma contínua desde o ano de 1958, registou um novo recorde deste gás na atmosfera. O limite das 415 partes por milhão foi ultrapassado recentemente, apesar do decréscimo global das emissões devido à pandemia da covid-19.

Incêndios rurais: Observatório alerta para falta de adaptação ao contexto de pandemia

19 de Maio, 2020 - 16:22h

O Observatório Técnico Independente da Assembleia da República alerta para um contexto de risco de incêndio “preocupante” para o corrente ano. Depois de analisar a Diretiva Operacional Nacional para o combate a incêndios rurais, apontou ainda uma “omissão completa relativamente à situação de crise pandémica devido à covid-19”.

Segundo os dados do Imazon, este será o maior aumento da desflorestação da Amazónia brasileira em dez anos.

Desflorestação da Amazónia disparou 171% em abril

19 de Maio, 2020 - 11:36h

Só no mês de abril, a área desflorestada da Amazónia brasileira foi de 529 quilómetros quadrados. Em termos homólogos, isto representa um aumento de 171%. Este será mesmo o maior aumento em dez anos.

Como Naomi Klein diz: “Agora, somente os movimentos sociais podem nos salvar”, “Nem um furo, nem agora, nem no futuro” - Foto de Ricardo Gouveia

“O apartheid ambiental é a norma no Antropoceno”

18 de Maio, 2020 - 22:07h

"Se o capitalismo fóssil permanecer dominante, o Antropoceno será uma nova era de governo selvagem, controlado por poucos e um terrível sofrimento para a maioria", afirma nesta entrevista o editor da revista online Climate & Capitalism, Ian Angus.

Reciclagem em causa por culpa da covid-19

Com a covid-19 estamos a reciclar menos

17 de Maio, 2020 - 16:02h

Hoje, dia 17 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem com a Quercus a alertar que devido à pandemia as práticas de reciclagem foram colocadas em causa e a ZERO com propostas permitirão a criação mais de 5 mil postos de trabalho diretos e permanentes neste setor. Bloco quer uma campanha nacional de divulgação de boas práticas

Poluição na ria da Aveiro

Quercus denuncia poluição na ria de Aveiro

17 de Maio, 2020 - 12:31h

A Quercus afirma que é “uma descarga poluente de grande dimensão”, aponta o dedo às indústrias localizadas na ria e considera a situação de “extrema gravidade”.

Ativistas internacionais da greve climática apelam ao apoio a Manaus

15 de Maio, 2020 - 17:29h

Treze membros do Fridays For Future (Greve Pelo Clima) defendem em carta aberta que o pedido de socorro por parte do “coração da Amazónia”, cujo sistema de saúde está em colapso face à Covid-19, não pode ser ignorado. Os ativistas acusam ainda o governo brasileiro de ser “ecocida e genocida” e defendem a sua renúncia.

Manifestantes contra o funcionamento da central nuclear de Almaraz em 2017.

Prolongamento da licença de Almaraz é de "extrema gravidade", diz Pro-Tejo

14 de Maio, 2020 - 17:33h

Para além do aumento da vida útil de uma central nuclear “velha e obsoleta”, o movimento ambientalista manifesta junto do ministro do Ambiente a sua preocupação com o estado do Tejo, onde voltou a encontrar vários focos de poluição.

Bloco apresenta 10 propostas para uma transição ecológica que responda à crise

13 de Maio, 2020 - 19:50h

Mudar o modelo económico para salvaguardar o ambiente e criar emprego para tornar os serviços públicos mais fortes e resilientes. Estas são algumas das recomendações ao Governo que o Bloco leva ao Parlamento, a par da anulação da construção do aeroporto do Montijo.

Bloco desafia Governo a incentivar mobilidade ativa no pós-pandemia

12 de Maio, 2020 - 20:37h

A proposta entregue pelo grupo parlamentar do Bloco reconhece a necessidade da implementação de políticas para o incentivo da utilização de modos ativos de transporte, ao contrário do Ministro do Ambiente, que prefere ficar à espera das iniciativas locais.

Distritais bloquistas questionam nova vaga de poluição no rio Tejo

12 de Maio, 2020 - 14:04h

As distritais do Bloco de Castelo Branco, Portalegre e Santarém criticam a inoperância do Ministério do Ambiente e questionam acerca das ações previstas para impedir a redução do caudal do rio e eliminar a cor acastanhada da água causada pela poluição. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Com desconfinamento, qualidade do ar mantém-se excelente em Lisboa e piora no Porto

10 de Maio, 2020 - 23:03h

A associação ambientalista Zero considera “desejável a retoma do funcionamento” das cidades. Mas defende que estas medições deveriam despertar-nos para “a capacidade de implementarmos de forma justa e progressiva um conjunto de medidas que consigam no futuro” melhorar a qualidade de vida.

Refinaria em Viena

Queda nas emissões nacionais de CO2 foi o dobro da média europeia

8 de Maio, 2020 - 19:31h

O Eurostat estimou que em 2019 as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes da combustão de combustíveis fósseis (principalmente petróleo e derivados, carvão, turfa e gás natural) recuaram, na União Europeia, cerca de 4,3% e em Portugal 8,7%, comparativamente a 2018.

A central nuclear de Almaraz funciona numa zona de risco sísmico e muito perto da fronteira com Portugal.

Central nuclear de Almaraz com licença para funcionar até 2028

8 de Maio, 2020 - 14:39h

A central nuclear espanhola instalada numa zona de risco sísmico junto ao rio Tejo e a 110 quilómetros da fronteira com Portugal viu a sua licença prolongada. O Bloco de Esquerda, a par de vários movimentos ambientalistas ibéricos, considera a decisão “um enorme risco”.

Calor extremo vai ameaçar regiões onde vive quase um terço da humanidade

6 de Maio, 2020 - 10:50h

Sem ação efetiva de combate às alterações climáticas, 3.5 mil milhões de pessoas viverão sob temperaturas insuportáveis em 2070, avança um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Rio Reno

Rio Reno está cada vez mais seco

4 de Maio, 2020 - 15:46h

O ano 2020 tem sido de pouca precipitação em toda a Alemanha, nomeadamente nesta época primaveril, baixando os níveis do rio Reno, o mais importante do país, e criando preocupações no transporte de bens industriais através deste curso.

Miudos a brincar numa fonte em Portland, EUA.

Ano de 2020 será provavelmente o ano mais quente de sempre

1 de Maio, 2020 - 17:33h

Apesar da diminuição da poluição devido à paragem de atividades económicas, há 99,94% de probabilidades deste ano ser um dos 5 anos mais quentes e 75% de ser mesmo o ano mais quente desde que há registos.

 

Melhoria da qualidade do ar mostra que é preciso abandonar as energias fósseis

30 de Abril, 2020 - 19:51h

O confinamento para conter a Covid-19 levou a uma redução sem precedentes do recurso ao carvão e ao petróleo como fontes energéticas. Redução da poluição terá evitado 11.000 mortes na Europa, diz um estudo da CREA.

avião TAP

Viriato Soromenho-Marques defende cancelamento de novo aeroporto e regresso da TAP e ANA à esfera pública

29 de Abril, 2020 - 19:20h

Para o ambientalista e académico, o Ambiente deve ser critério de seleção para apoio do Estado à crise pandémica, pelo que TAP e ANA devem ser nacionalizadas e a ferrovia deve ser reforçada para responder às necessidades do país.

floresta

Que políticas públicas para uma floresta mais resiliente?

29 de Abril, 2020 - 17:27h

Temos dez anos para reduzir metade das emissões de gases com efeito de estufa e responder à emergência climática. Para isso serão necessárias milhões de plantas autóctones e resilientes ao fogo para, juntamente com a descarbonização da economia, permitir alcançar a neutralidade carbónica. Artigo de Ricardo Vicente, publicado na revista Esquerda.

 

Alterações climáticas ameaçam áreas de cultivo na Europa

28 de Abril, 2020 - 09:37h

Relatório da Copernicus encomendado pela União Europeia afirma que as alterações climáticas têm reduzido a humidade do solo em importantes áreas de cultivo. E alerta que as secas devem tornar-se mais frequentes ao longo deste século.

 

refinaria galp

"Galp must fall!": Campanha entra na Assembleia Geral online da petrolífera

23 de Abril, 2020 - 21:08h

Indiferentes à queda livre do mercado petrolífero, os acionistas da Galp vão decidir esta sexta-feira distribuir entre si os lucros do ano passado. No encontro online estarão ativistas da Climáximo para confrontar a empresa com a crise climática e os despejos forçados em Moçambique.

cidade verde

Tarifa zero nos transportes públicos: uma escolha para defender o planeta

23 de Abril, 2020 - 19:34h

A Constituição portuguesa estabelece o direito à saúde e à educação como direitos constitucionais, tendencialmente gratuitos. Porque não incluir o direito à mobilidade como um direito constitucional equivalente? Artigo de Heitor de Sousa, publicado na revista Esquerda.

Páginas

TV.Esquerda

250453186064455

Com Beatriz Gomes Dias, deputada do Bloco, João Salaviza, realizador, Cíntia Gil, programadora, e Miguel Moraes Cabral, realizador e diretor de som.