Está aqui

Vacinas para todos

Enfermeiros queixam-se à ONU dos países que bloqueiam acesso global às vacinas

Novembro 29, 2021

O Sindicato Global de Enfermeiros  chama “criminosos do covid” aos governos da União Europeia, Reino Unido, Suíça, Noruega e Singapura por continuarem a bloquear o levantamento de patentes na OMC.

Francisco George, ex-diretor geral da Saúde, 2020 - foto de Rodrigo Antunes/Lusa

Covid-19: Francisco George critica “o egoísmo dos países ricos e industrializados”

Novembro 28, 2021

A propósito da nova variante omicron, o ex-diretor geral da Saúde criticou os países ricos, pela distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que ameaçam o mundo inteiro.

Vacina contra a covid-19, Açores, dezembro 2020 – Foto Eduardo Costa/Lusa

Amnistia acusa farmacêuticas de recusarem aumento da produção de vacinas

Setembro 24, 2021

A Amnistia Internacional acusa as seis grandes empresas farmacêuticas produtoras de vacinas contra a covid-19 de recusarem participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e de desvalorizarem o fornecimento aos países mais pobres.

Joseph Stiglitz

Stiglitz diz que escassez de vacinas se deve ao lucro das farmacêuticas

Setembro 11, 2021

O Nobel da Economia diz que os fabricantes de vacinas estão a limitar a produção “para manterem os preços altos”. Com isso atrasam a proteção da população mundial e abrem caminho a mutações mais perigosas, alerta.

Imagem de uma célula T. Foto NIAID/Flickr.

As vacinas da Covid e a imunidade através das células T

Setembro 9, 2021

As explicações sobre eficácia das vacinas têm estado centradas num só aspeto da imunidade, os anticorpos, descurando o papel das células T. Há uma boa notícia: as vacinas existentes estimulam estas células para combater as variantes do SARS-CoV-2 a longo prazo. Por Burtram C. Fielding e Dewald Schoeman.

Missão de vacinação da União Africana na Somália

OMS insiste na moratória à terceira dose da vacina

Setembro 9, 2021

“Não queremos ver desperdício de vacinas de reforço para pessoas saudáveis totalmente vacinadas” nos países ricos, enquanto em muitos países a população de risco nem a primeira dose recebeu, diz o presidente da Organização Mundial de Saúde.

vacina

Médicos Sem Fronteiras exigem partilha da tecnologia da Pfizer-BioNTech

Agosto 24, 2021

O apelo da organização humanitária surge na sequência da aprovação total da vacina por parte das autoridades de saúde dos EUA. Pelo menos sete fabricantes em países africanos cumprem requisitos para fabrico deste tipo de vacinas.

centro de vacinação

Maiores de 33 anos já podem agendar vacina na net

Junho 29, 2021

O autoagendamento da vacina ficou acessível na segunda-feira aos maiores de 33 anos. Instituto Ricardo Jorge confirma que a variante delta vai tornar-se dominante no país em julho.

Vacinas – foto de Marco Verch/flickr

Parlamento Europeu mandata Comissão para negociar suspensão de patentes das vacinas

Junho 10, 2021

O PE apelou à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. “Esperemos todos que esse mandato seja respeitado”, escreve o eurodeputado José Gusmão. A votação teve lugar esta quarta-feira.

vacina

Médicos Sem Fronteiras acusam Europa de travar acordo sobre suspensão de patentes

Junho 8, 2021

A ONG diz que a União Europeia, Reino Unido, Suíça e Noruega estão a tentar arrastar o processo de negociações na Organização Mundial do Comércio para o levantamento das patentes da vacina contra a covid-19.

Plenário do Senado espanhol

Senado espanhol a favor do levantamento das patentes das vacinas

Maio 27, 2021

A proposta aprovada esta semana apela ao executivo de Pedro Sánchez que defenda nos organismos europeus a proposta apresentada pela India e África do Sul na OMC.

Hospital

OMS: Painel independente diz que a covid era uma catástrofe evitável

Maio 13, 2021

O relatório divulgado esta quarta-feira defende um novo sistema internacional de resposta às pandemias e diz que a atual resposta à covid veio agravar as desigualdades.

Quebra de patentes é motivo de discórdia no seio da UE

Maio 10, 2021

Enquanto Portugal e Alemanha se mostram contra a quebra de patentes, a Espanha foi a primeira a romper esta unanimidade na União Europeia.

Testagem à covid na Índia

Índia: Porque fracassou a estratégia de saúde pública?

Maio 7, 2021

Esta crise na Índia lembra-nos como uma situação de saúde pública descontrolada e uma falha nas infra-estruturas de saúde pode levar a uma taxa de mortalidade muito mais elevada do que seria noutra circunstância. Por Ankur Mutreja.

Vacina contra a covid-19 - Foto de Carlos Barroso / Lusa

EUA passam a apoiar o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19

Maio 5, 2021

Face à crescente pressão internacional e o agravamento da pandemia na Índia e nos países mais pobres, a administração Biden mudou de posição. Os eurodeputados do Bloco já tinham questionado a Comissão Europeia sobre a posição que assumirá na Organização Mundial do Comércio.

vacinas

PS, PSD e CDS votaram contra levantamento das patentes das vacinas

Abril 29, 2021

O Parlamento Europeu chumbou as emendas para que a União Europeia apoiasse a iniciativa indiana e sul-africana junto da OMC para a suspensão dos direitos de propriedade intelectual das vacinas e tratamentos para a covid-19.

vacinaSeringa

Maiores de 65 anos já podem agendar vacinação online

Abril 23, 2021

Arrancou esta sexta-feira o site para agendamento da vacinação contra a covid-19, destinado à população com mais de 65 anos.

Comissão Europeia quer processar AstraZeneca

Abril 22, 2021

As falhas do fornecimento das vacinas na UE vão acabar em tribunal. OMS diz que nos países pobres apenas foi vacinada uma em cada 500 pessoas. Crescem os apelos ao levantamento das patentes para aumentar produção.

Joe Biden

Ex-líderes mundiais apelam a Biden que suspenda patentes das vacinas

Abril 15, 2021

O apelo em defesa da proposta feita pela Índia e África do Sul na Organização Mundial do Comércio é assinado por mais de 70 ex-chefes de Estado e de Governo e 100 laureados com o Nobel.

Vacinas como bem comum, primeiros subscritores do apelo

Vacinas como bem comum - apelo da cidadania

Abril 8, 2021

Foi divulgado esta quinta-feira um apelo “para que as vacinas sejam consideradas como um bem de interesse comum”, a fim de que a população seja vacinada até ao verão. O documento é subscrito por destacadas personalidades da sociedade do nosso país e tem como primeiro subscritor José Aranda da Silva, primeiro presidente do Infarmed.

Iniciativa de Cidadania Europeia pela igualdade no acesso à vacina

Abril 7, 2021

A iniciativa lançada neste Dia Mundial da Saúde pretende recolher um milhão de assinaturas a favor de legislação que garanta que as patentes não sejam obstáculo à disponibilização da vacina e tratamento da Covid-19.

Produção de vacinas

Índia: Suspensão da exportação de vacinas reforça exigência da quebra de patentes

Abril 7, 2021

Com o agravar da pandemia no país considerado “a farmácia do mundo”, o executivo de Modi mandou suspender as exportações da vacina. Monopólio da produção é cada vez mais criticado.

Erradicar o vírus ou alimentar a Big Farma?!

Abril 1, 2021

Apesar da resposta inicial europeia, que levou ao sucesso científico sem precedentes, as vacinas alcançadas não são hoje um bem comum. Para alguns esta tragédia é uma gigantesca oportunidade de lucro e estratégia europeia desmorona-se em fracassos.

Vacinação em massa vai incluir agendamento online

Março 31, 2021

A próxima fase da vacinação em Portugal quer facilitar o acesso aos 150 centros, com o objetivo de vacinar cerca de 100 mil pessoas por dia. Municípios de Lisboa e Oeiras disponibilizam à população dois testes rápidos mensais gratuitos nas farmácias.