Está aqui

Vacinas para todos

Mariana Mortágua reúne com direção do Centro de Saúde de Sete Rios.

Mariana Mortágua: Entrega da vacinação às farmácias foi “escolha errada”

Janeiro 11, 2024

No centro de saúde de Sete Rios, a líder bloquista defendeu que os cuidados de saúde primários e a saúde pública devem ser “a grande prioridade”.  E frisou que os resultados mostram que foi um erro entregar a vacinação à farmácias, pois os níveis da vacinação são agora inferiores aos que existiam antes da pandemia.

Profissional de saúde prepara-se para administrar vacina.

Nova estratégia para vacinação sazonal falhou, denuncia USF-AN

Janeiro 6, 2024

Unidade de Saúde Familiar - Associação Nacional escreve que “contra factos, não há argumentos”, já que dados disponíveis demonstram que a taxa de cobertura vacinal se encontra abaixo do que aconteceu em anos anteriores. Moisés Ferreira frisa que situação se deve a “opção do próprio Governo”.

Vacina contra a Covid-19. Foto de The Focal Project/Flickr.

A guerra das patentes das vacinas Covid vai para tribunal

Setembro 3, 2022

Moderna, Pfizer e BioNTech ganham, desde que começaram a comercializar estas vacinas, mil dólares por segundo. Apesar de grande parte do conhecimento ter sido produzido por instituições públicas e com investigação financiada pelos Estados, as farmacêutcas engalfinham-se na tentativa de obter mais lucros.

Provedora europeia critica Comissão no caso dos SMS "desaparecidos" entre von der Leyen e CEO da Pfizer

Julho 15, 2022

Emily O'Reilly criticou o desfecho do caso sobre as mensagens trocadas aquando da negociação da aquisição de vacinas. Avança com recomendações futuras que podem ser retiradas deste caso, como passar a considerar mensagens de texto documentos oficiais da UE.

Vacina contra a Covid-19. Foto de Manatee County Government/Flickr

Covid-19: vacinas terão evitado quase 20 milhões de mortes

Junho 24, 2022

Um novo estudo aponta que as vacinas terão evitado 19,8 milhões de mortes, no primeiro ano, e que, em Portugal, pode ter-se evitado mais de 126 mil mortes. O principal autor do estudo realça que “poderia ter-se feito mais", se não tivesse havido desigualdade dos países mais pobres.

Marisa nomeada para comissão especial sobre as lições da resposta à covid

Março 25, 2022

A eurodeputada bloquista vai participar nos trabalhos desta comissão criada no âmbito do Parlamento Europeu para avaliar o impacto da resposta europeia à pandemia.

Vacina da Pfizer. Foto de Diverse Stock Photos/Flickr.

Pfizer, Moderna: a posição de monopólio, as patentes e os lucros

Fevereiro 26, 2022

As grandes farmacêuticas tiveram lucros recorde com a pandemia, enriquecendo os seus acionistas ao mesmo tempo que impediam os países de baixos rendimentos de aceder às vacinas. Por John Nichols.

União Europeia vai deitar mais vacinas ao lixo do que as que doou a África

Fevereiro 18, 2022

No início da cimeira UE/África, o bloqueio europeu à derrogação das patentes volta a ser alvo de contestação por parte dos que denunciam o “apartheid das vacinas”. Artigo de Jake Johnson.

Farmacêuticas ajudaram à “catástrofe de direitos humanos”

Fevereiro 16, 2022

Na atualização do seu relatório sobre desigualdade no acesso às vacinas, a Amnistia Internacional sublinha que as grandes farmacêuticas continuaram a pôr o lucro à frente das pessoas.

A ómicron a fechar as economias europeias e a vacina a encher os cofres das farmacêuticas

Dezembro 19, 2021

A cada segundo que passa, Pfizer e Moderna lucram 880€ pela venda das vacinas. Ao contrário do que prometem os arautos do mercado livre, o aumento da produção e a concorrência não baixaram os preços das vacinas.

A pandemia ampliou a lacuna entre o Norte Global e o Sul Global

Dezembro 18, 2021

Para a Big Pharma é mais rentável e seguro abastecer prioritariamente os países ricos, já que os governos do Norte financiam antecipadamente parte da produção e não têm problemas para pagar um preço alto. E é evidente que as grandes companhias farmacêuticas deram a esses países uma prioridade absoluta. Por Eric Toussaint.

Enfermeiros queixam-se à ONU dos países que bloqueiam acesso global às vacinas

Novembro 29, 2021

O Sindicato Global de Enfermeiros  chama “criminosos do covid” aos governos da União Europeia, Reino Unido, Suíça, Noruega e Singapura por continuarem a bloquear o levantamento de patentes na OMC.

Francisco George, ex-diretor geral da Saúde, 2020 - foto de Rodrigo Antunes/Lusa

Covid-19: Francisco George critica “o egoísmo dos países ricos e industrializados”

Novembro 28, 2021

A propósito da nova variante omicron, o ex-diretor geral da Saúde criticou os países ricos, pela distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que ameaçam o mundo inteiro.

SARS-CoV-2 vacinas – Foto licenciada com CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Coronavírus: Bens comuns mundiais contra Big Pharma

Outubro 24, 2021

O desenvolvimento e a produção de vacinas contra a Covid-19 foram quase inteiramente financiados pelos poderes públicos. Artigo de Éric Toussaint, terceira parte de “A destruição e o açambarcamento dos bens comuns”.

Bog pharma, imagem de Arton - cadtm.org

A apropriação de conhecimentos e os lucros da Big Pharma na era do coronavírus

Outubro 9, 2021

Não só o grande capital não partilha o conhecimento, como se apropria dele e depois cobra ao público por ele, artigo de Éric Toussaint. Segunda parte de A destruição e o açambarcamento dos bens comuns.

Vacina contra a covid-19, Açores, dezembro 2020 – Foto Eduardo Costa/Lusa

Amnistia acusa farmacêuticas de recusarem aumento da produção de vacinas

Setembro 24, 2021

A Amnistia Internacional acusa as seis grandes empresas farmacêuticas produtoras de vacinas contra a covid-19 de recusarem participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e de desvalorizarem o fornecimento aos países mais pobres.

Joseph Stiglitz

Stiglitz diz que escassez de vacinas se deve ao lucro das farmacêuticas

Setembro 11, 2021

O Nobel da Economia diz que os fabricantes de vacinas estão a limitar a produção “para manterem os preços altos”. Com isso atrasam a proteção da população mundial e abrem caminho a mutações mais perigosas, alerta.

Imagem de uma célula T. Foto NIAID/Flickr.

As vacinas da Covid e a imunidade através das células T

Setembro 9, 2021

As explicações sobre eficácia das vacinas têm estado centradas num só aspeto da imunidade, os anticorpos, descurando o papel das células T. Há uma boa notícia: as vacinas existentes estimulam estas células para combater as variantes do SARS-CoV-2 a longo prazo. Por Burtram C. Fielding e Dewald Schoeman.

Missão de vacinação da União Africana na Somália

OMS insiste na moratória à terceira dose da vacina

Setembro 9, 2021

“Não queremos ver desperdício de vacinas de reforço para pessoas saudáveis totalmente vacinadas” nos países ricos, enquanto em muitos países a população de risco nem a primeira dose recebeu, diz o presidente da Organização Mundial de Saúde.

vacina

Médicos Sem Fronteiras exigem partilha da tecnologia da Pfizer-BioNTech

Agosto 24, 2021

O apelo da organização humanitária surge na sequência da aprovação total da vacina por parte das autoridades de saúde dos EUA. Pelo menos sete fabricantes em países africanos cumprem requisitos para fabrico deste tipo de vacinas.

centro de vacinação

Maiores de 33 anos já podem agendar vacina na net

Junho 29, 2021

O autoagendamento da vacina ficou acessível na segunda-feira aos maiores de 33 anos. Instituto Ricardo Jorge confirma que a variante delta vai tornar-se dominante no país em julho.

Vacinas – foto de Marco Verch/flickr

Parlamento Europeu mandata Comissão para negociar suspensão de patentes das vacinas

Junho 10, 2021

O PE apelou à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. “Esperemos todos que esse mandato seja respeitado”, escreve o eurodeputado José Gusmão. A votação teve lugar esta quarta-feira.

vacina

Médicos Sem Fronteiras acusam Europa de travar acordo sobre suspensão de patentes

Junho 8, 2021

A ONG diz que a União Europeia, Reino Unido, Suíça e Noruega estão a tentar arrastar o processo de negociações na Organização Mundial do Comércio para o levantamento das patentes da vacina contra a covid-19.

Plenário do Senado espanhol

Senado espanhol a favor do levantamento das patentes das vacinas

Maio 27, 2021

A proposta aprovada esta semana apela ao executivo de Pedro Sánchez que defenda nos organismos europeus a proposta apresentada pela India e África do Sul na OMC.