Está aqui

Vacinas para todos

Joe Biden

Ex-líderes mundiais apelam a Biden que suspenda patentes das vacinas

Abril 15, 2021

O apelo em defesa da proposta feita pela Índia e África do Sul na Organização Mundial do Comércio é assinado por mais de 70 ex-chefes de Estado e de Governo e 100 laureados com o Nobel.

Vacinas como bem comum, primeiros subscritores do apelo

Vacinas como bem comum - apelo da cidadania

Abril 8, 2021

Foi divulgado esta quinta-feira um apelo “para que as vacinas sejam consideradas como um bem de interesse comum”, a fim de que a população seja vacinada até ao verão. O documento é subscrito por destacadas personalidades da sociedade do nosso país e tem como primeiro subscritor José Aranda da Silva, primeiro presidente do Infarmed.

Iniciativa de Cidadania Europeia pela igualdade no acesso à vacina

Abril 7, 2021

A iniciativa lançada neste Dia Mundial da Saúde pretende recolher um milhão de assinaturas a favor de legislação que garanta que as patentes não sejam obstáculo à disponibilização da vacina e tratamento da Covid-19.

Produção de vacinas

Índia: Suspensão da exportação de vacinas reforça exigência da quebra de patentes

Abril 7, 2021

Com o agravar da pandemia no país considerado “a farmácia do mundo”, o executivo de Modi mandou suspender as exportações da vacina. Monopólio da produção é cada vez mais criticado.

Erradicar o vírus ou alimentar a Big Farma?!

Abril 1, 2021

Apesar da resposta inicial europeia, que levou ao sucesso científico sem precedentes, as vacinas alcançadas não são hoje um bem comum. Para alguns esta tragédia é uma gigantesca oportunidade de lucro e estratégia europeia desmorona-se em fracassos.

Vacinação em massa vai incluir agendamento online

Março 31, 2021

A próxima fase da vacinação em Portugal quer facilitar o acesso aos 150 centros, com o objetivo de vacinar cerca de 100 mil pessoas por dia. Municípios de Lisboa e Oeiras disponibilizam à população dois testes rápidos mensais gratuitos nas farmácias.

Eurodeputados do Bloco perguntam à Comissão Europeia porque não apoia a proposta da Índia para que todo o mundo possa produzir e aceder às vacinas? - Foto Agência Brasil

Eurodeputados do Bloco questionam Comissão sobre o bloqueio à suspensão de patentes

Março 27, 2021

Marisa Matias e José Gusmão endereçaram esta sexta-feira uma pergunta à Comissão Europeia sobre o bloqueio da União Europeia à proposta da Índia entregue na Organização Mundial do Comércio para a suspensão de patentes das vacinas.

globo com máscara

OMS: Desigualdade no acesso às vacinas “cada dia é mais grotesca”

Março 23, 2021

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde diz que pouco foi feito para evitar a “catástrofe moral” da distribuição de vacinas. Chefe do programa de vacinação britânico diz que as máscaras e distanciamento social vieram para ficar.

Marisa Matias.

Marisa: Estratégia europeia de vacinas encontra-se bloqueada

Março 22, 2021

Entrevistada no Fórum TSF, a eurodeputada bloquista criticou a "inaptidão" das autoridades europeias para enfrentarem as farmacêuticas e a recente suspensão da vacina da AstraZeneca.

Vacinação de uma criança – Foto de programa nacional de vacinação, sns.gov.pt

Vacinas não-Covid tomadas recentemente podem ter eficácia na infeção por SARS-CoV-2

Março 22, 2021

Em relação ao vírus da COVID-19, tem sido levantada a hipótese de algumas vacinas já existentes para o combate a outras infeções poderem ter um efeito protetor contra a infeção por SARS-CoV-2. Por Ana Isabel Silva, bioquímica e investigadora em ciências da saúde.

Recusar vacina da AstraZeneca implicará perder a vez e ficar à espera

Março 19, 2021

O regulador europeu reafirmou a eficácia e segurança da vacina, que Portugal voltará a administrar a partir da próxima semana. Quem não aceitar ser vacinado não só perderá a sua vez como não poderá posteriormente escolher a vacina.

Vacina AstraZeneca

Portugal também suspende AstraZeneca em novo episódio de conflito

Março 17, 2021

Portugal juntou-se ao conjunto de países europeus que decidiram suspender a vacina da AstraZeneca, mas essa decisão tem sido questionada por especialistas e por autoridades internacionais. E tem como pano de fundo a escalada do conflito entre a Comissão Europeia e a farmacêutica.

vacina

AstraZeneca volta a cortar fornecimento de vacinas à UE

Março 12, 2021

A farmacêutica anunciou que prevê entregar apenas um terço da quantidade acordada e um corte de 25% em relação ao que se tinha comprometido. José Gusmão diz que a estratégia europeia de vacinação converteu-se "num crime contra a humanidade”.

Saúde Global: divisão ou salvação coletiva?

Março 12, 2021

O ‘milagre’ da vacinação israelita encobre o mais que questionável negócio associado à troca de informações pessoais e valiosas, a crescente mercantilização da saúde e o nacionalismo das vacinas. Artigo de Marcos Farias Ferreira e Nuno Veludo.

Conferência sobre vacinas discutiu patentes e partilha de tecnologia

Março 11, 2021

Especialistas nacionais e internacionais discutiram esta quarta-feira, a convite do Bloco, as formas de ultrapassar a atual situação de escassez na produção de vacinas e a desigualdade na sua distribuição a nível global.

Vacina contra a Covid-19. Foto de  Province of British Columbia /Flickr.

Bloco defende levantamento das patentes das vacinas

Março 11, 2021

O partido apresentou um projeto de resolução para que o Governo defenda na União Europeia este levantamento e que a vacina seja tratada como "um bem público de acesso universal”.

Em direto: Conferência "Vacinas: Quantas Vidas Vale um Negócio?"

Março 10, 2021

Assiste aqui à conferência organizada pelo Bloco de Esquerda com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

Quantas vidas vale o negócio das vacinas?

Março 7, 2021

A vacina contra a covid-19 lançou uma grande esperança na luta global contra a pandemia. Mas essa esperança parece agora defraudada pelo modelo de resposta escolhido, marcado pela escassez de vacinas, falta de transparência e decisões incompreensíveis.

Marisa Matias.

"Europa comete um tremendo erro ao atrasar vacinação por não ter coragem de quebrar as patentes"

Março 7, 2021

Em entrevista ao esquerda.net, a eurodeputada Marisa Matias aborda a falta de transparência do processo de decisão europeu sobre as vacinas, a que assistiu enquanto coordenadora da respetiva comissão no Parlamento Europeu. E diz que o Covax, a iniciativa da OMS para levar a vacina a todo o mundo, se arrisca a ser uma "caixa dos restos" se continuar a ser boicotado.

O acesso a vacinas é um Direito Universal. A Humanidade exige medidas urgentes

Março 7, 2021

Situações como a que vivemos, de catástrofe, levaram a que a legislação sobre propriedade industrial, desde há mais de cem anos, preveja figuras jurídicas como a licença obrigatória em casos em que esteja em causa o interesse público e seja de importância para a Saúde Pública. Artigo de José Aranda da Silva.

vacinas

Vacinas: “Sucesso científico e falência moral”!

Março 7, 2021

No momento em que nos encontramos, a escassez de vacinas representa uma coisa só: violência sobre os países mais pobres. O Canadá já comprou, antecipadamente, doses de vacinas que chegarão para vacinar 5 vezes a sua população, enquanto a Nigéria ainda não viu sequer uma dose. Artigo de Bruno Maia.

comprimido sobre dólar

A propriedade intelectual farmacêutica e a sua ameaça para a saúde pública

Março 7, 2021

A evolução das leis internacionais de propriedade intelectual, especialmente as relacionadas com patentes, são responsáveis pela perda progressiva das salvaguardas que em tempos garantiram uma aliança mutuamente benéfica entre a indústria farmacêutica e a sociedade. Artigo de Jorge Luis Díaz e Álvaro Arador.

astrazeneca

AstraZeneca, os países pobres pagam o dobro

Março 7, 2021

Os primeiros acordos firmados pela empresa nos países em desenvolvimento revelam que também o compromisso com o preço das vacinas também é papel rasgado. Pior ainda: o desconto só vale para os países ricos. Artigo de Andrea Capocci.

vacina

Dinheiros públicos, vacinas privadas: as razões da produção a conta-gotas

Março 7, 2021

Hoje, a Comissão encontra-se na humilhante posição de mendigar as vacinas encomendadas junto das empresas que financiou. Os cidadãos pagaram mas não mandam, num negócio em que se misturam fanatismo liberal, captura das instituições e incompetência pura. Por José Gusmão, Moisés Ferreira e Bruno Maia.

Diplomacia da vacina: como alguns países usam a COVID para aumentar o seu soft power

Março 7, 2021

A pandemia COVID-19 deu origem a vários termos novos, reaproveitados ou recentemente popularizados. A mais recente entrada no vocabulário pandémico pode ser a “diplomacia da vacina”, com alguns países a usarem as suas doses para fortalecer os laços regionais e aumentar o seu próprio poder e status global. Artigo de Michael Jennings