Está aqui

José Manuel Pureza

Deputado e Vice-Presidente da Assembleia da República. Dirigente do Bloco de Esquerda, professor universitário.

Artigos do Autor(a)

24 de Novembro, 2021 - 14:54h

Conhecer a verdade da violência contra agentes policiais e da violência policial é cada vez mais uma exigência da democracia. Mas essa exigência não pode ser satisfeita mistificando neutralidades que não existem e pondo em causa imperativos de salvaguarda dos direitos de privacidade pessoal.

17 de Novembro, 2021 - 11:05h

É de elementar justiça e não de favor que se trata quando se exige uma redução da idade da reforma das pessoas com deficiência.

12 de Novembro, 2021 - 11:30h

Com a lei agora discutida, a pandemia terminou para o perdão de penas, os indultos excecionais ou as licenças de saída administrativa especial. Mas continuará a ser pretexto para limitar direitos do dia a dia que a lei atribui aos cidadãos reclusos.

3 de Novembro, 2021 - 22:48h

Com uma direita engalfinhada nas suas guerras fratricidas, o que estará em jogo nas eleições será: aceitar o spin do atual Governo de que é precisa uma maioria absoluta para que o PS possa governar sem empecilhos ou dar à esquerda força para que as políticas vão além do programa do PS.

20 de Outubro, 2021 - 17:58h

Deve a esquerda viabilizar um orçamento que põe na coluna do certo a contenção da despesa e na coluna do incerto a regulação das carreiras médicas e de enfermagem, a subida minimamente justa dos salários e tudo o mais que vá além da pilotagem à vista?

13 de Outubro, 2021 - 20:59h

O que é revoltante na operação dos offshores é muito mais que a lavagem de dinheiro, é a institucionalização de uma duplicidade de regimes fiscais: um regime de favor para ricos a par de um regime de sacrifício para pobres e classes médias.

6 de Outubro, 2021 - 23:26h

Erram os que partem para este debate com a tese, meio ingénua meio cínica, de que a tecnologia é politicamente neutra. Não é. A videovigilância – seja com suporte fixo, seja sobretudo com bodycams – é um meio de visibilizar e de invisibilizar.

19 de Agosto, 2021 - 21:03h

A falta de ambição transformadora é a marca da governação atual e a forma como foi concebida e será executada a bazuca de dinheiros europeus é a confirmação inequívoca de que assim vai ser. Não se tocará em nada de verdadeiramente essencial.

29 de Julho, 2021 - 08:52h

Seguir o rasto do dinheiro com que a extrema direita financia as suas campanhas contra a igualdade de género permite-nos desmontar duplamente a ficção de que a extrema direita é “contra o sistema”.

15 de Julho, 2021 - 11:12h

O capitalismo que tem desfilado nas comissões parlamentares de inquérito sobre a promiscuidade entre gestão ruinosa de bancos e acesso privilegiado a créditos por empresários sem história nem memória é o mesmo capitalismo que comanda a estrutura acionista da indústria do futebol.

Páginas