Está aqui

Diplomacia da vacina: como alguns países usam a COVID para aumentar o seu soft power

A pandemia COVID-19 deu origem a vários termos novos, reaproveitados ou recentemente popularizados. A mais recente entrada no vocabulário pandémico pode ser a “diplomacia da vacina”, com alguns países a usarem as suas doses para fortalecer os laços regionais e aumentar o seu próprio poder e status global. Artigo de Michael Jennings
Carregamento de máscaras da Polónia para o Iraque através da NATO. Foto NATO/Flickr

A pandemia COVID-19 deu origem a vários termos novos, reaproveitados ou recentemente popularizados. A mais recente entrada no vocabulário pandémico pode ser a “diplomacia da vacina”, com alguns países a usarem as suas doses para fortalecer os laços regionais e aumentar o seu próprio poder e status global.

No início de fevereiro, meio milhão de doses da vacina chinesa Sinopharm COVID-19 chegaram ao Paquistão, antes de chegar também a 13 outros países, incluindo Camboja, Nepal, Serra Leoa e Zimbábue. O embaixador chinês no Paquistão declarou isso uma “manifestação de nossa fraternidade”, sentimento que ecoou pelo governo do Paquistão. A Rússia também usou a sua própria vacina Sputnik V para ganhar amigos e apoio, proporcionando acesso a países que ainda não conseguiram iniciar seus próprios programas de vacinação.

A Índia tem doado fornecimento de vacinas AstraZeneca produzidas no país para os seus vizinhos regionais, incluindo Bangladesh, Mianmar e Nepal, reforçando não apenas a sua reputação como fornecedor de vacinas baratas e acessíveis para o Sul global, mas também desafiando os esforços da China no mercado regional domínio em um momento de intensas tensões entre os dois países.

Enquanto isso, Israel concordou em pagar à Rússia para enviar a vacina russa Sputnik V ao governo Sírio como parte de um acordo de troca de prisioneiros.

A diplomacia da vacina também envolveu esforços para minar a confiança nos intentos e na eficácia de potencias rivais. A China e a Rússia foram acusadas por governos da Europa e da América do Norte de campanhas governamentais de desinformação, procurando minar a confiança nas vacinas produzidas nessas regiões. E a Rússia enviou fornecimentos da Sputnik V para a Hungria, uma ação vista por alguns como destinada a minar a unidade e a credibilidade da UE.

A Europa e a América do Norte estão atrasadas no fornecimento de vacinas para países e regiões mais pobres. Apelos de líderes como o francês Emmanuel Macron para doar vacinas aos países mais pobres e promessas do Reino Unido de doar suprimentos excedentes surgiram apenas nos últimos dias.

Nós atados?

Na ausência de fornecimento de vacinas para os países mais pobres, alguns no Ocidente procuraram lançar dúvidas sobre a credibilidade dos esforços chineses e russos, apresentando-os como estratagemas cínicos para obter vantagens diplomáticas. Vocês podem estar a tomar vacinas, dizem eles ao mundo, mas a que preço nas vossas obrigações para com a Rússia e a China - mesmo quando os países ocidentais fazem depender a sua própria ajuda internacional de condições, muitas vezes com aspirações a acordos comerciais.

A resposta ao vírus foi incorporada ao poder global e disputas diplomáticas desde o início - desde a administração Trump referindo-se ao "vírus chinês" a toda a hora como parte do seu conflito político e económico mais amplo com a China, aos esforços chineses para usar seu próprio sucesso para aumentar a legitimidade de medidas de restrição às liberdades políticas e sociais.

Na verdade, o combate às doenças tem sido usado há muito tempo como um meio de ampliar o "soft power" e ganhar amigos. A rivalidade das superpotências por exercer influência através da agulha às vezes até é positiva: o sucesso da campanha de erradicação da varíola foi em parte alimentado pela rivalidade entre a União Soviética e os Estados Unidos. Em resposta à epidemia da Sars em 2002, a China forneceu assistência e apoio aos países afetados para reforçar seu estatuto de potência global, incluindo Taiwan. O que contrasta fortemente com o relacionamento mais tenso com Taiwan nesta última epidemia.

Esse apoio tende a acumular maior influência por soft-power tanto mais que a ajuda é vista como imparcial e livre de puro interesse próprio. Antes de ser fundido com o Foreign and Commonwealth Office, por exemplo, a reputação do antigo Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DfID) do Reino Unido foi em parte reforçada por seu foco, legalmente consagrado, na questão da pobreza e pelo seu estatuto de autonomia. A atual ronda de diplomacia da vacina não é nenhuma das duas coisas, de todos os pontos de vista.

A perspetiva de a saúde global se tornar uma nova arena para a competição e rivalidade pelo poder global deve preocupar-nos a todos. Quaisquer que sejam os benefícios que possam ter surgido dessas rivalidades no passado, fizeram-no por meio de uma rivalidade cooperativa. A resposta global ao COVID-19 até agora tendeu a ser pouco cooperativa e divisiva, atribuindo culpas ou procurando disseminar desconfiança.

As complexidades da saúde global e as necessidades de milhares de milhões de pessoas excluídas dos benefícios da ciência e da inovação em vacinas exigem uma resposta verdadeiramente global. Se a resposta à COVID-19 conduzirá a uma parceria mais igualitária para uma saúde para todos, ou se reforçará alguns dos piores instintos exibidos durante o ano passado, determinará não apenas o curso da COVID-19, mas o impacto da próxima epidemia, e as que se seguem, na ameaça à saúde global.


Michael Jennings é Leitor na International Development, SOAS, University of London. Publicado originalmente em The Conversation, a 22 de Fevereiro de 2021. Tradução esquerda.net.

política: 
Vacinas para todos
(...)

Neste dossier:

Quantas vidas vale o negócio das vacinas?

A vacina contra a covid-19 lançou uma grande esperança na luta global contra a pandemia. Mas essa esperança parece agora defraudada pelo modelo de resposta escolhido, marcado pela escassez de vacinas, falta de transparência e decisões incompreensíveis.

Marisa Matias.

"Europa comete um tremendo erro ao atrasar vacinação por não ter coragem de quebrar as patentes"

Em entrevista ao esquerda.net, a eurodeputada Marisa Matias aborda a falta de transparência do processo de decisão europeu sobre as vacinas, a que assistiu enquanto coordenadora da respetiva comissão no Parlamento Europeu. E diz que o Covax, a iniciativa da OMS para levar a vacina a todo o mundo, se arrisca a ser uma "caixa dos restos" se continuar a ser boicotado.

O acesso a vacinas é um Direito Universal. A Humanidade exige medidas urgentes

Situações como a que vivemos, de catástrofe, levaram a que a legislação sobre propriedade industrial, desde há mais de cem anos, preveja figuras jurídicas como a licença obrigatória em casos em que esteja em causa o interesse público e seja de importância para a Saúde Pública. Artigo de José Aranda da Silva.

vacinas

Vacinas: “Sucesso científico e falência moral”!

No momento em que nos encontramos, a escassez de vacinas representa uma coisa só: violência sobre os países mais pobres. O Canadá já comprou, antecipadamente, doses de vacinas que chegarão para vacinar 5 vezes a sua população, enquanto a Nigéria ainda não viu sequer uma dose. Artigo de Bruno Maia.

comprimido sobre dólar

A propriedade intelectual farmacêutica e a sua ameaça para a saúde pública

A evolução das leis internacionais de propriedade intelectual, especialmente as relacionadas com patentes, são responsáveis pela perda progressiva das salvaguardas que em tempos garantiram uma aliança mutuamente benéfica entre a indústria farmacêutica e a sociedade. Artigo de Jorge Luis Díaz e Álvaro Arador.

astrazeneca

AstraZeneca, os países pobres pagam o dobro

Os primeiros acordos firmados pela empresa nos países em desenvolvimento revelam que também o compromisso com o preço das vacinas também é papel rasgado. Pior ainda: o desconto só vale para os países ricos. Artigo de Andrea Capocci.

vacina

Dinheiros públicos, vacinas privadas: as razões da produção a conta-gotas

Hoje, a Comissão encontra-se na humilhante posição de mendigar as vacinas encomendadas junto das empresas que financiou. Os cidadãos pagaram mas não mandam, num negócio em que se misturam fanatismo liberal, captura das instituições e incompetência pura. Por José Gusmão, Moisés Ferreira e Bruno Maia.

Diplomacia da vacina: como alguns países usam a COVID para aumentar o seu soft power

A pandemia COVID-19 deu origem a vários termos novos, reaproveitados ou recentemente popularizados. A mais recente entrada no vocabulário pandémico pode ser a “diplomacia da vacina”, com alguns países a usarem as suas doses para fortalecer os laços regionais e aumentar o seu próprio poder e status global. Artigo de Michael Jennings

vacina

Vacina Covid: quando as patentes só empatam

A atribuição a empresas privadas de direitos exclusivos sobre as vacinas para a covid-19, apesar de todo o financiamento e garantias públicas que viabilizaram o seu desenvolvimento, está a atrasar dramaticamente o ritmo de vacinação. Por José Gusmão.

António Guterres.

O mundo enfrenta uma pandemia de abusos dos direitos humanos em virtude da Covid-19

O vírus foi usado como pretexto em muitos países para esmagar o dissenso, criminalizar liberdades e silenciar a informação. Artigo de António Guterres.

Passaporte de vacinação: liberdade ou desigualdade?

A proposta de criação de um passaporte digital de vacinação da COVID-19 foi anunciada pela Comissão Europeia. Esta medida é discriminatória, perigosa, duvidosa cientificamente e desvia o foco que o esforço global deve ter. Por Nuno Veludo.

vacina UE

Vacinas, atrasos e patentes: a bolsa ou a vida?

Como vem sendo alertado pela OMS há meses, o que temos entre mãos é um problema de produção das farmacêuticas e não um problema logístico do nosso Estado. Mas quem nos pôs, enquanto comunidade, na mão das farmacêuticas?