Greve

Greve nas minas da Panasqueira. Foto da CGTP.

Mineiros da Panasqueira prolongam greve, empresa ameaça com lay-off

Março 28, 2024

A empresa canadiana alega não ter condições para manter a mina a trabalhar se a luta dos trabalhadores continuar. Estes querem aumentos justos e condições de higiene e segurança no trabalho. Contestam o facto de haver dinheiro para investir 150 milhões de euros noutras minas mas não para melhorar a sua situação.

Professores em greve em Angola. Captura de ecrã de um vídeo do Sinprof.

Angola: polícia reagiu à greve geral com prisões

Março 22, 2024

Os sindicatos falam num clima de “ameaças e coação” com os julgamentos sumários dos detidos a servirem como “um ato de intimidação pública com objetivo de inibir o exercício da liberdade sindical e o direito à greve”. A Ordem dos Advogados de Angola coloca-se do lado dos trabalhadores.

Foto do Sinprof/Facebook.

Trabalhadores angolanos iniciam greve geral de três dias

Março 20, 2024

O salário mínimo no país é de de 35 euros e pretende-se um aumento para cerca de 109. A greve está a afetar os serviços públicos e os sindicatos denunciam ameaças aos trabalhadores.

Misericórdia de Lisboa

Trabalhadores das Misericórdias em greve por salários justos e condições de trabalho

Março 15, 2024

Os trabalhadores das Misericórdias cumprem esta sexta-feira um dia de greve nacional exigindo “melhores salários e melhores condições de trabalho que dignifiquem o trabalho e os trabalhadores das Misericórdias.”

O DN não saiu para as bancas por causa da greve dos jornalistas

Março 15, 2024

Na redação do diário a adesão foi de “quase 100%”. Assim, o seu serviço noticioso nas plataformas digitais e redes sociais foi “perturbado” e a sua edição impressa não saiu. Também a agência Lusa parou por completo desde a meia noite de quinta-feira até ao fim da greve. Dois exemplos de uma jornada de luta considerada “histórica”.

“Se o jornalismo morrer, a democracia e a liberdade morrerão com ele”

Março 14, 2024

Na última das concentrações do dia de greve dos jornalistas, centenas juntaram-se no Largo Camões num “grito de alerta” para a sua situação profissional marcada pela precariedade, baixos salários e cargas de trabalho excessivas.

Comboio e anúncio da Deutsche Bahn. Foto da Cityswift/Flickr.

Greves dos trabalhadores dos transportes continuam na Alemanha

Março 11, 2024

Esta semana estão marcadas greves dos maquinistas da empresa pública ferroviária Deutsche Bahn e do pessoal de cabine da Lufthansa. No primeiro caso luta-se pela redução do horário de trabalho que várias das empresas privadas do setor já aplicam. No segundo por aumento salarial em ano de lucros recorde.

supermercado

Trabalhadores das empresas de distribuição fazem greve a 27 de março

Março 9, 2024

Sindicato convoca greve de 24 horas com concentrações junto à Sonae e ao Pingo Doce, acusando a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição de apresentar uma proposta salarial “inaceitável”.

sindicato dos enfermeiros portugueses

Enfermeiros convocam greve por melhores condições de trabalho

Março 4, 2024

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma greve que abrange os enfermeiros do setor público e social para o dia 15 de março, com paralisação das oito da manhã à meia noite.

Técnicos de reinserção manifestaram-se contra “morte das carreiras”

Fevereiro 23, 2024

Os salários estão perto do salário mínimo, estes trabalhadores continuam sem revisão da carreira desde 2008 e não têm suplemento de risco. José Soeiro marcou presença para demonstrar a solidariedade do Bloco face a estas carreiras “completamente desfasadas da realidade”.

Varandas de Sousa, cogumelos

Greve em empresa transmontana de cogumelos “superou as expetativas”

Fevereiro 16, 2024

“Os trabalhadores conseguiram chamar a atenção para as suas reivindicações e para a falta de resposta da empresa”, afirmou um  dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, Indústria, Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal.

Teleperformance. Foto da CGTP.

Trabalhadores da Teleperformance vão fazer greve dia 26

Fevereiro 14, 2024

Baixos salários, cortes nos prémios, objetivos de desempenho “impossíveis de atingir", trabalhadores a acumularem várias funções sem devida formação ou compensação, são algumas das motivações para a jornada de luta.

Trabalhadores em luta no call center de Seia. Foto do Fiequimetal.

Trabalhadores das prestadoras de serviços da EDP em greve terça e quarta

Fevereiro 12, 2024

Os trabalhadores estão em luta por aumentos salariais de 150 euros este ano. Querem ainda que "para tarefas iguais, sejam garantidos salários e direitos iguais, aplicando a todos os trabalhadores o Acordo Colectivo de Trabalho da EDP.

Foto do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.

Trabalhadores dos bares dos comboios ganham aumento e cancelam greve

Fevereiro 10, 2024

A greve por tempo indeterminado deveria começar este sábado. Um aumento salarial de 10% fez com que a paralisação fosse desconvocada.

Estação do Oriente, em Lisboa

Trabalhadores da CP da Estação do Oriente anunciam greve por melhores condições de trabalho

Fevereiro 8, 2024

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário convoca greve de dois dias, a 29 de fevereiro e 1 de março, para os trabalhadores da CP da Estação do Oriente, em Lisboa, devido à falta da resolução dos problemas e do agravamento das condições de trabalho.

Cela, guardas prisionais

Sindicato dos Guardas Prisionais convoca nova greve para 22 de fevereiro

Fevereiro 6, 2024

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional agendou uma nova greve total de 24 horas para o dia 22 de fevereiro. Governo ainda não aprovou o novo sistema de avaliação de desempenho.

Hotelaria e Turismo

Sindicato da Hotelaria convoca pré-aviso de greve ao trabalho suplementar e feriados

Fevereiro 5, 2024

A greve ao trabalho suplementar e feriados na indústria de hotelaria, turismo e restauração do Norte entrou em vigor no dia 1 de fevereiro e prolonga-se até 2 de janeiro de 2025.

Trabalhadores da Hutchinson em luta. Foto da Fiequimetal.

Trabalhadores da Hutchinson fizeram uma greve histórica

Fevereiro 2, 2024

Trabalhadores dizem que a administração ameaçou deslocalizar a fábrica para Marrocos se fizessem greve. A resposta foi uma adesão de 80% a esta luta pelo aumento salarial e do subsídio de refeição, criação de diuturnidades e o pagamento do trabalho ao sábado e feriado como trabalho suplementar.

Marcação de greve foi unânime no Congresso dos Jornalistas

Janeiro 21, 2024

A última vez que tinha havido uma greve geral de jornalistas foi em 1982. A jornada de luta aprovado no 5º Congresso dos Jornalistas será em solidariedade para com os trabalhadores da Global Media mas também para alertar para o estado do jornalismo.

Concentração de trabalhadores da Global Media em greve junto ao Parlamento.

Greve na Global Media: "Estado tem de intervir em nome da democracia"

Janeiro 10, 2024

Mariana Mortágua esteve na manhã desta quarta-feira com os trabalhadores da Global Media em greve para demonstrar a solidariedade do Bloco com a sua situaçã. E destacou a importância do jornalismo para a defesa da democracia.

Concentração de trabalhadores do JN.

Sindicato convoca paralisação solidária nacional de jornalistas

Janeiro 2, 2024

Pré-aviso do Sindicato dos Jornalistas referente à greve  dos trabalhadores da Global Media Group, agendada para dia 10 de janeiro, prevê também uma paralisação solidária nacional de jornalistas, nesse mesmo dia, entre as 14h e as 15h.

Trabalhadores numa linha de comboio.

Greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal a 2 e 4 de janeiro

Janeiro 1, 2024

Trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária exigem regularização da sua profissão, melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

Capas do JN.

Conselho de Redação do JN denuncia “clara ingerência na linha editorial do jornal”

Janeiro 1, 2024

Órgão alerta que a suspensão de “todas as prestações de serviço” a partir desta segunda-feira, ordenada pela Comissão Executiva do Global Media Group, significa “calar todos os colaboradores do JN, de Norte a Sul do País, da Cultura ao Desporto”. Jornalistas do grupo fazem greve a 10 de janeiro.

Manifestação de trabalhadores da saúde do Quebec. Foto de fiqsante/Instagram.

Quebec: professores e Função Pública terminam greves prolongadas

Dezembro 30, 2023

Duas das federações sindicais que estavam num processo de luta pela melhoria de salários e de condições de trabalho anunciaram que chegaram a acordo com o governo da região. De fora ficou uma terceira federação de trabalhadores da saúde que, porém, anunciou uma “trégua mediática” até 15 de janeiro.

Trabalhadores da DHL em luta. Foto da CGTP.

Encomendas de Natal podem atrasar: trabalhadores da DHL em greve

Dezembro 22, 2023

Esta sexta-feira e no próximo dia 26 os trabalhadores da empresa de entregas param. A sua administração é acusada de “não tratar bem os trabalhadores” e de “não dar uma resposta digna e justa” às reivindicações “cada vez mais atuais” por causa do aumento do custo de vida.