Corrupção

Corrupção

Francisca Jiménez, a filha do ditador Teodoro Obiang, é suspeita de envolvimento nos negócios dos criadores de uma fábrica de pellets na Guarda que terá lesado o Estado português e a União Europeia em "cerca de sete milhões de euros".

Política

Já é público o relatório da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças à TAP que aponta para o facto de que a empresa foi comprada com o seu próprio dinheiro através de um negócio com a AIRBUS em que a TAP servia de garantia. Pode ler o relatório completo aqui.

Madeira

À hora a que Ventura chamava os polícias para a Assembleia da República, na Madeira o Chega entregava o Governo a um político apontado pela Justiça como o líder de um esquema de corrupção com dinheiros públicos.

Corrupção

No final de uma reunião com o executivo, o líder parlamentar bloquista lamentou que a AD deixe de fora do seu pacote sobre corrupção as medidas para assegurar que em Portugal “temos uma economia protegida destes centros de pirataria financeira”.

Corrupção

Tribunal de primeira instância deu como provado que Pinho agiu para favorecer os interesses do Grupo Espírito Santo. Juíza condenou o ex-ministro a dez anos de prisão e o ex-banqueiro a seis anos e três meses. Alexandra Pinho foi condenada a quatro anos e oito meses com pena suspensa.

A associação Frente Cívica defende que a não identificação de doadores por parte do partido de Ventura é "sinal de alarme para a democracia". Lei já permite que o Estado confisque os donativos ilegais.

A mais conhecida discoteca do Funchal terá sido a plataforma de circulação de dinheiro vivo entre patrões e governantes da Madeira, investigam as autoridades.

Os aliados do Chega em Itália acham que este crime é demasiado vago e inibe a aprovação de projetos económicos. A Comissão Europeia diz que a proposta “descriminaliza uma forma importante de corrupção”. Magistrados e associações anti-corrupção estão também contra.

O presidente do Governo Regional é arguido por suspeitas de corrupção e apresentou a demissão esta sexta-feira, condição posta pelo PAN para o PSD continuar à frente do Governo e assim evitar eleições. Bloco defende que eleições antecipadas são a melhor saída para a crise democrática na Região.

"Sempre os denunciámos pelo seu nome", recordou Mariana Mortágua sobre os grupos económicos e os negócios na Madeira agora investigados pela justiça. E defendeu a saída do "responsável político deste regime de favorecimento a negociatas privadas".