Carla Castelo distinguida com o Prémio Tágides

13 de dezembro 2023 - 15:59

Pelo seu papel na defesa da integridade e combate à corrupção, a vereadora independente de Oeiras recebeu o prémio na categoria de Iniciativa Local. Arlindo Marques, da ProTejo, foi o escolhido na categoria Projeto da Sociedade Civil.

PARTILHAR
O jornalista António Peres Metelo e Carla Castelo na entrega do prémio Tágides 2023.
O jornalista António Peres Metelo e Carla Castelo na entrega do prémio Tágides 2023. Foto publicada nas redes sociais da autarca.

Os prémios Tágides 2023, atribuídos pela associação All4Integrity, foram entregues esta segunda-feira na Fundação Gulbenkian e pretendem destacar "pessoas que nos inspiram no combate à corrupção".

Na categoria Iniciativa Local, o prémio foi entregue à vereadora independente da coligação Evoluir Oeiras. "É uma distinção que e honra particularmente", afirmou Carla Castelo nas redes sociais, partilhando-a  com os membros da coligação e da associação Evoluir Oeiras.

"O escrutínio dos poderes públicos pelo jornalismo, pelas oposições e pelos cidadãos é um aspeto que não pode nem deve ser desvalorizado na nossa democracia, a escassos meses de comemorarmos os 50 anos do 25 de abril", prosseguiu a vereadora, lamentando que "a cultura nas instituições, que deve ser de abertura e transparência, é frequentemente de fechamento e opacidade".

"Zelar pela transparência, e combater a corrupção e formas pouco éticas de estar na vida e nas instituições, não é uma luta para ser deixada para a extrema-direita. Não pode aliás ser deixada para quem nem sequer defende os valores democráticos da liberdade, da igualdade e da fraternidade", sublinha Carla Castelo, concluindo com um apelo à cidadania empenhada nos valores democráticos "a fazer a diferença para que o Poder local se torne uma verdadeira Democracia local".

Na categoria Iniciativa da Sociedade Civil, o prémio Tágides foi entregue ao ativista pelo Tejo Arlindo Consolado Marques, da associação ProTejo, uma figura de destaque na denúncia dos crimes ambientais praticados naquele rio.

O prémio Tágides 2023 distinguiu ainda o jornalista Filipe Teles, do Setenta e Quatro, na categoria Iniciativa Jovem. Na categoria Iniciativa Política, o prémio foi para o ex-ministro Miguel Poiares Maduro. João Crisóstomo foi distinguido na categoria Iniciativa Portugal no Mundo e António Maia na categoria Projeto de Investigação. Na categoria Iniciativa Empresarial, o prémio foi para o Whistleblower Software ApS.

Segundo a organização do Prémio Tágides 2023, a terceira edição do galardão, do total de 171 nomeações e candidaturas recebidas foram selecionados 45 nomes, tendo os trabalhos de cada nome selecionado sido analisados por um painel de jurados, composto por 42 elementos.