Está aqui

Política

Refeição escolar. Foto de Cheshire East Council/Flickr.

Bloco Açores quer saber impacto da crise nos pedidos de almoço escolar em férias

Agosto 13, 2022

O partido sublinha a importância do decreto de 2014, por iniciativa do Bloco, que permitiu a distribuição de almoços escolares durante férias e interrupções letivas, “uma medida fundamental no combate à pobreza infantil, colmatando e minorando as dificuldades sentidas pelas famílias”.

“Governo deve explicações ao país sobre contratação de Sérgio Figueiredo”

Agosto 9, 2022

Antigo administrador da Fundação EDP e ex-diretor da TVI vai receber salário de ministro para avaliar as políticas públicas. Pedro Filipe Soares denuncia “ausência de qualquer pingo de ética por parte do ministro Fernando Medina” e frisa que a contratação de Sérgio Figueiredo é criticável em vários aspetos”.

Vereador de Moedas abre “exceção” e autoriza festa em pleno estado de alerta contra incêndios

Agosto 5, 2022

Bloco de Esquerda considera muito grave a autorização dada pelo vereador da Câmara Municipal de Lisboa Ângelo Pereira a uma festa no Parque Florestal de Monsanto em pleno estado de alerta de incêndios florestais. Vereadora Beatriz Gomes Dias exige esclarecimentos ao executivo camarário.

António Costa no Parlamento no Debate sobre o Estado da Nação. Foto José Sena Goulão/Lusa.

Maioria absoluta do PS já impediu cinco audições a ministros

Agosto 4, 2022

Nem todas pelas mesmas razões mas em vários casos a recusa coloca em causa promessa de uma “maioria de diálogo”. Quando o partido do governo negou a presença do ministro da Cultura para explicar o caso do Coliseu do Porto, José Soeiro considerou a decisão “inexplicável” porque era raro acontecer.

Protesto contra a pobreza energética frente à sede da Endesa. Foto de Fotomovimiento/Flickr.

Endesa: “o governo devia ser coerente e fazer o mesmo com outras empresas”

Agosto 2, 2022

Pedro Filipe Soares entende que o governo deve estar mais vigilante e atuar no que diz respeito aos mecanismos de formação dos preços no sector da energia e da grande distribuição, de forma a evitar abusos que se escondam por detrás da inflação.

Catarina Martins, foto de Miguel A. Lopes, Lusa

“Fico orgulhosa se serviu para poupar 40 milhões de euros ao Estado”, responde Catarina

Agosto 1, 2022

Mário Ferreira prescindiu do empréstimo de 40 milhões e acusa Ana Gomes e Catarina Martins de "vergonhosas ações". Nas redes sociais, a coordenadora do Bloco responde questionando: “Porque pediu e como lhe foi aprovado um apoio quatro vezes acima da referência do Banco de Fomento?”

Pedro Filipe Soares - foto de Ana Mendes

Bloco acusa Governo de insistir no erro no novo estatuto do SNS

Agosto 1, 2022

Pedro Filipe Soares afirmou que o novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promulgado esta segunda-feira, falha nas questões essenciais e dá prioridade errada ao aumentar a burocracia, em vez de valorizar as contratações.

Inflação, guerra na Ucrânia ou saúde são alguns dos temas em debate na rentrée do Bloco

Julho 31, 2022

Embaixador Francisco Seixas da Costa e secretário-geral da JS e deputado do PS, Miguel Costa Matos, figuram entre os convidados do Fórum Socialismo, a realizar-se entre 26 e 28 de agosto. Fabian Figueiredo explica que a iniciativa contará com cerca de 50 debates.

Câmara de Loures duplica chefias e aumenta despesa em mais de 1 milhão e 400 mil euros

Julho 30, 2022

Bloco de Esquerda de Loures acusa o executivo camarário de, ao invés de fazer face aos problemas estruturais com que o concelho se confronta, aumentar despesas com novas chefias e criar “ jobs for the boys and for the girls” do PS e PSD.

Abusos laborais e intimidação persistem em empresa de vigilância contratada pelo Estado

Julho 30, 2022

Ronsegur, que assegura serviços em organismos tutelados pelo Ministério do Trabalho, não cumpre a lei e desautoriza o governo, recusando pagar valor integral de subsídios, impondo horários excessivos e desrespeitando marcação de férias. Bloco frisa que ministério tem o dever de agir de imediato.

Foto de Paulete Matos

Habitação social: apenas 2% das casas foram atribuídas

Julho 29, 2022

Aderiram 185 câmaras ao programa de apoio ao acesso à habitação a quem vive em condições indignas. A taxa de contratualização é de 6% e a de conclusão apenas de 2%. As dificuldades têm vindo a aumentar nas fases de contratualização e de obras devido à inflação.

Pingo Doce de Albufeira. Foto de Kolforn/Wikimedia Commons.

Lucros das grandes empresas: “o povo empobrece enquanto a elite enriquece”

Julho 29, 2022

Pedro Filipe Soares questiona se o governo “vai continuar a aceitar este abuso”. Com a inflação a 9,1%, nos últimos dias têm-se sucedido as notícias sobre lucros avultados de várias empresas.

Criança numa atividade tauromáquica. Foto de Julio Marquez/Flickr

Limite no acesso à tourada a menores de 16 anos por publicar há mais de 9 meses

Julho 29, 2022

O Governo anunciou em outubro de 2021 que tinha aprovado um decreto-lei para que o limite mínimo de idade para assistir a touradas passasse a ser de 16 anos. Porém, o documento não foi publicado no Diário da República. O Bloco questiona o Governo.

Seguranças da empresa COPS. Fonte: SegurAveiro/Facebook.

Bloco critica “dumping social” promovido pelo Estado na segurança privada

Julho 28, 2022

Contra a lei, o Estado está a contratar empresas de segurança abaixo do preço de custo do serviço. O partido critica o “atropelo dos direitos direitos dos trabalhadores” e questiona o governo sobre o que fará a este respeito.

Maçã num carrinho de compras. Foto de Hernán Piñera/Flickr.

Bloco Açores propõe aumento do salário mínimo regional

Julho 28, 2022

A região tem a proporção mais elevada do país de trabalhadores a receber salário mínimo e historicamente nela a inflação faz-se sentir mais fortemente. Das várias propostas do partido para combater a inflação, aprovadas por unanimidade no parlamento regional, só uma avançou e o governo meteu as outras na gaveta, denuncia-se.

“O que aí vem para a economia portuguesa é gravíssimo”afirma José Gusmão – Foto GUE/NGL

“O que aí vem para a economia portuguesa é gravíssimo”

Julho 27, 2022

Em entrevista ao DN, o eurodeputado José Gusmão avisa que a combinação do aumento das taxas de juro e das regras de governação é “gravíssima” para uma economia sobre-endividada como a de Portugal. Critica também a “opção política do nosso governo” de ter níveis tão baixos de investimento.

Galp: Bloco quer que lucro de 422 milhões de euros seja taxado

Julho 26, 2022

Em conferência de imprensa, Pedro Filipe Soares considerou que o lucro extraordinário da Galp de 422 milhões de euros é “obsceno e um achincalhamento dos sacrifícios do país”. O Bloco quer que este lucro seja taxado e que o Governo intervenha sobre os preços dos combustíveis. 

Roteiro Climático em Odemira - Foto de Tiago Teixeira

Bloco propõe que agricultura intensiva tenha avaliações de impacto ambiental e laboral

Julho 24, 2022

Catarina Martins defendeu em Odemira, numa ação integrada no Roteiro pela Justiça Climática, que passem a existir avaliações de impacto da agricultura intensiva e superintensiva, “ao nível do impacto sobre a água, de impacto ambiental, mas também sobre as condições dos trabalhadores”.

Conduta de gás. Foto de Jay Sterling Austin/Flickr.

Portugal e Espanha opõem-se ao plano europeu de racionamento de gás

Julho 21, 2022

Os eurodeputados da Esquerda criticam-no por negligenciar vulnerabilidade de famílias e não avançar com controlo de preços. Marisa Matias nota que a Comissão Europeia “recusa-se a considerar a energia como um direito e a proteger as pessoas de lógicas de mercado ineficazes e perigosas”.

Já saiu o programa do Fórum Socialismo 2022

Julho 21, 2022

O Fórum Socialismo 2022 realiza-se nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Coimbra,
na Escola Secundária Avelar Brotero. A entrada é livre, a participação também, mas a inscrição é obrigatória. Consulta aqui o programa e inscreve-te.

O grupo parlamentar do Bloco Açores visitou a ilha de São Jorge

Bloco Açores acusa governo regional de “deixar na gaveta” medidas para mitigar inflação

Julho 21, 2022

António Lima acusou o governo regional de “só agora” começar a “acordar” para a inflação e o aumento do custo de vida e salientou que “há um conjunto de medidas aprovadas por unanimidade no parlamento dos Açores em abril, por iniciativa do Bloco de Esquerda”.

Bloco quer limitar os aumentos das rendas para combater efeitos da inflação

Julho 21, 2022

Mariana Mortágua apresentou o projeto de lei do Bloco de Esquerda que visa criar um regime extraordinário de proteção da habitação face à inflação. Esta medida é da “mais elementar justiça, mas também de racionalidade económica”, defendeu a deputada.

Catarina Martins no debate do Estado da Nação. Foto de José Sena Goulão/Lusa.

Governo “espera que passe” enquanto problemas do país se agravam

Julho 20, 2022

Problemas na saúde, falta de professores, incêndios, inflação e lucros extraordinários das grandes empresas. Estes foram os temas trazidos por Catarina Martins para o debate do Estado da Nação.

Roteiro pela Justiça Climática vai passar por Odemira no próximo domingo

Julho 19, 2022

A 24 de julho, o Roteiro desce ao Litoral Alentejano, sob o lema “Respeito pela Terra e por quem a trabalha”. Os bloquistas percorrerão zonas onde a agricultura intensiva tem fustigado os recursos locais e farão um almoço comunitário com ativistas locais e trabalhadores imigrantes.

PS chumba audições sobre Coliseu do Porto

Julho 19, 2022

José Soeiro, autor da proposta de audição do ministro da Cultura e da presidente da instituição na sequência dos anúncios de concessão a privados, considera "inexplicável" por ser muito raro que se negue a presença de um governante para prestar esclarecimentos sobre temas do seu pelouro.