Está aqui

Política

Catarina Martins esteve esta segunda-feira no Jornal das 8 da TVI

“Precisamos de um Orçamento que seja capaz de responder ao país”

Outubro 26, 2020

Em entrevista à TVI, Catarina Martins sublinhou que o Bloco não quer nenhuma crise política. E prometeu continuar a lutar por um orçamento que dê condições ao SNS para responder às necessidades da população e que garanta o apoio a quem perdeu tudo com a crise.

Bloquistas na Marcha Animal em frente à Praça de Touros do Campo Pequeno.

Parlamento europeu rejeita financiamento das touradas

Outubro 26, 2020

Os eurodeputados bloquistas juntaram o seu voto à maioria que quer impedir que a Política Agrícola Comum financie gado para touradas. Direita e PCP votaram no sentido contrário.

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, foto da página da autarquia.

Câmara de Montalegre: Presidente e vice acusados de corrupção

Outubro 26, 2020

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, do PS, arrisca-se a perder o mandato. Estão a ser investigados 25 arguidos por suspeitas de corrupção, prevaricação e abuso de poder.

Açores: PS perde maioria absoluta, Bloco tem melhor votação de sempre

Outubro 26, 2020

Nas eleições regionais dos Açores deste domingo, o Bloco de Esquerda elegeu dois deputados. Pedro Filipe Soares considera o resultado “extraordinário”. António Lima, eleito por São Miguel, assinala que o PS tem de “refletir perante este resultado se quer continuar o caminho que estava a fazer”.

O Bloco de Esquerda face à proposta de Orçamento de Estado para 2021

Outubro 25, 2020

Leia aqui o documento aprovado pela Mesa Nacional com o balanço das negociações e a explicação do voto do Bloco no Orçamento de Estado para 2021.

“Não aceitamos um Orçamento que falha à emergência social”

Outubro 25, 2020

Catarina Martins apresentou a decisão da Mesa Nacional de votar contra o OE'2021. Leia aqui na íntegra as declarações da coordenadora bloquista, o balanço das negociações e a resolução aprovada por unanimidade.

Orçamento do Estado

Orçamento não está à altura da crise

Outubro 24, 2020

Em 2020, Governo não usou os 4500 milhões de que dispunha com o Orçamento Suplementar. Para 2021, reforço da saúde fica abaixo do realizado nos anos anteriores à pandemia. SNS perde 144 milhões face a 2020.

“A saúde é para toda a gente e não uma oportunidade de negócio”

“A saúde é para toda a gente e não uma oportunidade de negócio”

Outubro 24, 2020

O Hospital dos Covões vem sendo alvo de um processo de desmantelamento que se traduz numa menor oferta na área da saúde naquela região e numa sobrecarga dos profissionais de saúde. Ao mesmo tempo que há uma redução nos serviços públicos, aumentam as camas nos hospitais privados.

Reunião entre Governo e Bloco

Veja aqui as cedências e as intransigências da negociação entre Bloco e Governo

Outubro 24, 2020

Durante a negociação orçamental, falou-se muito em linhas vermelhas. Das 35 propostas que o Bloco colocou em cima da mesa, manteve 12 e recuou em 19. O governo só acolheu parcialmente três e apenas a uma não colocou reservas.

João Leão (ao centro) fala com Mario Centeno

Nove compromissos orçamentais do Governo que nunca saíram do papel

Outubro 24, 2020

As negociações entre o Bloco e o Governo foram ensombradas pela falta de concretização por parte do Governo de vários compromissos aprovados no orçamento anterior.

Marisa Matias divulga lista de apoiantes na área da saúde

Outubro 24, 2020

São cerca de 250 os profissionais de saúde que anunciaram o seu apoio à candidatura de Marisa Matias à presidência da República. Entre eles estão Júlio Machado Vaz, Isabel do Carmo, Aranda da Silva, Gilberto Couto, José Manuel Boavida e Ana Campos.

Marisa Matias na sessão de apresentação da sua candidatura em Leiria.

"Defender os bens comuns, como o SNS, é função de um Presidente da República"

Outubro 23, 2020

Numa sessão em Leiria, Marisa Matias elegeu a defesa do SNS como um dos principais eixos da sua candidatura à Presidência da República. E considerou "inaceitável" a atual falta de profissionais de saúde e o não cumprimento do compromissos orçamentais deste ano na área da saúde.

Na reta final para as eleições legislativas da Região Autónoma, António Lima propõe o aumento do complemento regional de pensão para 438 euros.

Açores: “Vasco Cordeiro assumiu discurso da extrema-direita sobre apoios sociais”

Outubro 23, 2020

O coordenador regional do Bloco de Esquerda nos Açores, António Lima, criticou esta quinta-feira o candidato do PS/Açores por ter associado os beneficiários de apoios sociais, como o Rendimento Social de Inserção, à “preguiça”.

Mariana Mortágua

“O que está no Orçamento sobre o Novo Banco é um truque. E é bom que isso fique claro”

Outubro 22, 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua avalia a execução das medidas negociadas para o Orçamento deste ano e as principais divergências com o Governo na negociação do próximo Orçamento do Estado.

José Manuel Pureza durante o debate sobre o referendo à eutanásia.

Morte assistida: “A liberdade não se referenda”

Outubro 22, 2020

No debate parlamentar sobre uma proposta de referendo, José Manuel Pureza considerou que a iniciativa não quer fazer “nenhum debate sério, só habilidade política”. E reiterou que o Bloco rejeita referendos em caso de direitos fundamentais.

médica no hospital

Médicos contestam Orçamento “vazio” em respostas para o SNS

Outubro 21, 2020

Em pleno avanço da pandemia, o país tem hoje menos mil médicos ao serviço no SNS do que em janeiro. Para Diana Póvoas, dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, o Orçamento para 2021 não dá respostas para inverter esta tendência.

OE’2021: Governo mantém intransigência na lei laboral e Novo Banco

Outubro 21, 2020

Reafirmando a “disponibilidade para chegar a um acordo”, Pedro Filipe Soares adianta que o governo recusou discutir as propostas sobre o Novo Banco ou sobre questões do trabalho, mas apresentou sugestões para a nova prestação social ou SNS.

Se o país precisa de um Orçamento capaz de responder à crise, não basta falar da “bazuca europeia”. “Vai ser necessária uma “bazuca social”.

OE'2021: Responder à crise exige uma “bazuca social”

Outubro 20, 2020

Numa reunião pública com ativistas e especialistas da área do trabalho, Catarina Martins afirmou que o Orçamento do Estado para 2021 tem de responder à vaga de despedimentos e proteger o emprego, o salário e todos os que perderam rendimento com a crise.

Candidatos do Bloco Açores observam o fundo da bacia de Angra numa visita. Foto do Bloco Açores.

Bloco quer aliar arqueologia e cultura para potenciar turismo na Terceira

Outubro 20, 2020

Alexandra Manes, candidata bloquista às regionais de domingo pelo círculo da Terceira, defendeu a “implementação de uma visão estratégica” contra a “tentativa frustrada de replicar modelos de turismo que não são adequados às características da ilha”.

Caramuru, o autocarro elétrico de Viana do Castelo. Foto da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Bloco quer responder às dificuldades dos municípios nos transportes

Outubro 20, 2020

Depois de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, a deputada Isabel Pires defendeu a alteração do programa de apoio à redução tarifária porque “a verba existente acaba por não poder ser utilizada pelos municípios no que é necessário”.

Catarina Martins durante o encontro com o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Portimão

“Precisamos de mais profissionais no SNS e não de promessas que não são cumpridas”

Outubro 19, 2020

Catarina Martins reforçou esta segunda-feira que quer um Orçamento do Estado com medidas concretas para reforçar o Serviço Nacional de Saúde e garantir que este responde a toda a população. Desde o início do ano, o SNS já perdeu quase mil médicos.

Catarina Martins

Catarina Martins: "A política do insulto ou da criação de casos não mora no Bloco"

Outubro 18, 2020

No final de um encontro com profissionais de saúde, a coordenadora nacional do Bloco afirmou que o partido continua empenhado em "criar soluções" no sentido de um Orçamento de Estado que assegure médicos para o SNS, responda aos desempregados e tenha contas rigorosas.

MUV

Viseu: Autocarros sobrelotados e com horários reduzidos

Outubro 18, 2020

Bloco de Esquerda volta a denunciar falta de distanciamento e redução de horários dos serviços de transporte de Viseu. Reiteram exigência da “criação de mais horários ou de desdobramentos nos horários de maior afluência”. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Tribunal Constitucional. Foto de Paulete Matos.

Continuam a faltar verbas no orçamento para criar a Entidade para a Transparência

Outubro 17, 2020

A proposta do Bloco foi aprovada em 2019 mas continua a não ser materializada. Para além da falta de dinheiro, o governo não escolheu ainda onde será a sede da instituição.

Marisa Matiias e Sérgio Aires falam sobre pobreza, no Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza

“Não se resolve a justiça ambiental sem se resolver a justiça social”

Outubro 17, 2020

Dia 17 de outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que este ano é dedicado à justiça ambiental e justiça social. Marisa Matias conversa com Sérgio Aires, sociólogo e perito nas áreas da pobreza, exclusão e políticas sociais, sobre as principais prioridades e propostas para combater e erradicar a pobreza.