Está aqui

Política

“A redução da procura e das expetativas dos decisores económicos vulnerabilizará imediatamente quem trabalha a recibo verde, a contrato a prazo ou em período experimental, ou no setor informal”, alertam Ricardo Cabral e Francisco Louçã

Medidas de emergência para pagar os salários em março e abril de 2020

Março 31, 2020

Neste artigo, os economistas Ricardo Cabral e Francisco Louçã analisam a primeira resposta dos governos à crise e defendem a necessidade de desenhar medidas de política económica que permitam ganhar tempo.

Com os debates do ciclo AO ENCONTRO, o Bloco pretende promover a troca de informações e a procura de soluções em tempos de pandemia. 

“Que soluções para a economia?”: Debate online esta terça-feira

Março 30, 2020

Mariana Mortágua, Ricardo Paes Mamede e Ricardo Cabral são os participantes do segundo debate do ciclo AO ENCONTRO. Com transmissão em direto a partir das 21h30 e aberto a perguntas do público na caixa de comentários do facebook do Esquerda Net.

prisão

Governo atrasa decisão sobre libertação de presos vulneráveis

Março 30, 2020

O apelo foi feito pela ONU para proteger a comunidade alertando para a situação de risco. Ministra da Justiça anuncia medidas de proteção, mas sindicato não acredita no cumprimento dos prazos.

O Bloco de Esquerda apresentou esta manhã três propostas para responder “ à crise pandémica, económica e social”.

Bloco quer proteger salários para não deixar a economia ir ao fundo

Março 30, 2020

A injeção de capital nas micro e pequenas empresas para permitir o pagamento dos salários dos meses de março e abril foi uma das propostas apresentadas esta segunda-feira por Pedro Filipe Soares.

"Muitas das pessoas que trabalham a recibos verdes e que agora ficaram sem trabalho não reúnem as condições para aceder ao subsídio por cessação de actividade, por isso esperam por este apoio de emergência”, lembram os ativistas contra a precariedade.

Recibos verdes: apoio só em maio? Precários exigem esclarecimento

Março 30, 2020

Formulário para pedir o apoio extraordinário para os recibos verdes estará disponível a partir de 1 de abril. Regras definem que apoio só é pago no mês seguinte.

Bloco apresenta medidas sociais para combater a crise pandémica em Trás-os-Montes

Março 29, 2020

Distrital de Bragança propõe apoios a idosos, pessoas com deficiência, agricultores e a quem vive da agricultura. Bloco de Vila Real defende suspensão do pagamento das rendas sociais e garantia de bens essenciais, como acesso a água, luz e gás. Publicado em Interior do Avesso

Metro de Lisboa

“Transportes devem continuar gratuitos enquanto durar restrição de movimentos”

Março 29, 2020

Com a população a receber instruções para não sair de casa, o Bloco entende que não há razão para penalizar ainda mais os trabalhadores de serviços essenciais, que na sua maioria auferem baixos salários.

Bloco quer solução urgente para proteger crianças nas férias da Páscoa

Março 29, 2020

O partido propôs o alargamento das medidas de apoio ao acompanhamento dos filhos no período das férias que agora começam. Mas o governo não pode esperar pelo parlamento, defendeu Catarina Martins este domingo.

Refeição

Câmara de Lisboa aumenta capacidade de distribuição de refeições quentes

Março 29, 2020

Com o apoio das Forças Armadas e de voluntários da recém-criada "Rede Solidária", a autarquia distribui desde sábado mil refeições diárias suplementares, confecionadas nas escolas básicas e Santa Casa.

Alterações ao lay-off: "Falta proteger precários e os que já foram despedidos"

Março 29, 2020

O deputado José Soeiro reagiu este domingo à correção da norma do lay-off que permitia despedir os trabalhadores da empresa ajudada pelo Estado que não estivessem nesse regime.

Mensagem de apelo a ficar em casa. Porto, março de 2020. Foto de Manuel Fernando Araujo.

Governo alarga proibição de despedimentos mas ainda exclui os precários

Março 29, 2020

É a quarta alteração ao diploma do lay-off simplificado, que permitia às empresas despedirem mesmo estando a ser apoiadas nesse regime. “Da forma que estava era um escândalo”, afirma José Soeiro.

Manifestação de imigrantes em Lisboa. Foto de Paulete Matos.

Governo regulariza situação de imigrantes e refugiados com processos pendentes

Março 28, 2020

Medida traduz-se numa autorização temporária de residência e evita congestionamento no SEF durante a pandemia. A deputada bloquista Beatriz Dias saúda  a decisão que garante acesso às prestações sociais a muitas “pessoas migrantes que trabalham e contribuem para as receitas da Segurança Social”.

Bloco exige requisição das instalações e dos 1.500 profissionais dos SAMS

Março 28, 2020

“Numa altura em que o país vive uma epidemia não se pode admitir que uma unidade de saúde tente fechar portas e demitir-se das suas responsabilidade sociais”, defende o deputado Moisés Ferreira.

Marisa Matias no Parlamento Europeu. Foto de GUE/NGL/Flickr.

“Não podemos repetir a história da crise financeira", alerta Marisa Matias

Março 27, 2020

A eurodeputada bloquista considera as medidas aprovadas no Parlamento Europeu "importantes, mas claramente insuficientes" para a necessidade de proteger quem trabalha e evitar que sejam as mesmas pessoas a pagar outra vez a crise.

Bruxelas deve pressionar Governo português a revelar dados dos ‘vistos gold’, defende BE

Vistos gold: Governo alega "segredo estatístico" para ocultar dados, Bloco questiona Bruxelas

Março 27, 2020

Marisa Matias e José Gusmão querem ver a Comissão Europeia a pressionar o governo português para revelar dados sobre o investimento que resultou da atribuição dos vistos gold.

Foto de Paulete Matos.

Empresa privada aumenta preço da água em plena pandemia

Março 27, 2020

 A INDAQUA, que tem a concessão da água e saneamento em Oliveira de Azeméis, engrossa assim os lucros à custa da população. O Bloco exige a suspensão imediata das tarifas da água e que, posteriormente, a autarquia perca o medo e avance com o fim da concessão.

Catarina Martins criticou também o comunicado do Conselho Europeu: "Uma União Europeia incapaz nos momentos de crise é não apenas inútil, mas destrutiva".

“Deixar despedir os trabalhadores não é proteger as empresas”

Março 27, 2020

Catarina Martins insiste que a resposta à crise económica provocada pelo novo coronavírus tem de incluir a proibição dos despedimentos. Bloco defende que os apoios às empresas tenham como condição a manutenção de salários e postos de trabalho, incluindo a reintegração dos trabalhadores despedidos no início da crise, tal como fizeram outros países.

Camião de mercadorias

Governo suspende descanso obrigatório dos motoristas de transporte de mercadorias

Março 27, 2020

Ministro Pedro Nuno Santos justifica medida com falta de alternativas ao transporte rodoviário. Fectrans diz que não faz sentido reduzir tempo de repouso numa altura em que se exigem medidas para proteger trabalhadores.

Operation COVID-19

EUA já são o país com mais casos de covid-19 no mundo

Março 27, 2020

Com 82 mil casos de infeção já confirmados, Donald Trump continua a duvidar dos números e insiste que poderão estar sobredimensionados.

Consulta aqui o Decreto-Lei sobre proteção dos postos de trabalho durante o Covid-19

Decreto-Lei sobre proteção dos postos de trabalho durante o Covid-19

Março 27, 2020

Lê aqui o decreto de lei que estabelece "uma medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia COVID-19". Toda a legislação publicada no âmbito do Covid-19 pode ser consultada nesta ligação.

AO ENCONTRO: o novo ciclo de debates online e em direto no esquerda.net

Março 26, 2020

O primeiro debate será já esta sexta-feira, 27 de março. A sessão “Um SNS forte para travar a pandemia” conta com a participação de Moisés Ferreira, Bruno Maia, e Tânia Russo. O público poderá colocar perguntas em direto na caixa de comentários da transmissão, a partir da página de facebook do esquerda.net.

Bloco propõe que Estado garanta pagamento de salários em março e abril

Março 26, 2020

Em conferência de imprensa à distância, Mariana Mortágua afirmou que a proposta dirige-se às micro e pequenas empresas que “garantem trabalho a dois milhões e meio de portugueses”. E defendeu uma moratória do pagamento das dívidas bancárias destas empresas.

Foto de Paulete Matos.

Câmara Municipal de Lisboa suspende pagamento de rendas em habitações municipais

Março 25, 2020

A medida vai atingir 24 mil casas da autarquia e 70 mil pessoas. Terá efeitos imediatos e durará pelo menos até ao dia 30 de junho.

Mário Centeno

Eurobonds: ministro alemão rejeita, Eurogrupo adia

Março 25, 2020

Conselho Europeu reunirá quinta-feira para discutir como a UE enfrenta a crise económica do Covid-19. Nove líderes de governos pedem eurobonds, ministro da Economia alemão rejeitou-os. Francisco Louçã diz que Conselho e BCE “não terão alternativa”.