Está aqui

Política

Moção de censura do CDS tem a ver com "disputa eleitoral dentro da direita"

Fevereiro 15, 2019

Após o anúncio de que o CDS que vai apresentar uma moção de censura ao Governo, Pedro Filipe Soares considerou-a uma ação de campanha eleitoral que "não passará nem ficará para a história".

Escola encerrada em Coimbra. Foto de Paulo Novais/Lusa.

Greve da função pública pára hospitais e escolas

Fevereiro 15, 2019

Regista-se uma boa adesão à greve da função pública esta sexta-feira, em particular nos hospitais, escolas, e na recolha de lixo, segundo os sindicatos.

“Universidade Católica tem uma lei feita à medida”

Fevereiro 15, 2019

Em 1990, o governo de Cavaco Silva revogou o decreto-dei sobre o enquadramento da Universidade Católica, de 1971. Contudo, deixou em vigor o artigo que atribui à instituição uma isenção fiscal total. Segundo Mariana Mortágua, uma das regras de um Estado laico “é que as instituições e as diferentes religiões se regem pelas mesmas regras”.

“Ao combate contra as propinas, é bem-vindo quem vier por bem”

Fevereiro 15, 2019

O Bloco agendou para esta sexta-feira um debate potestativo sobre Ensino Superior. Os bloquistas propõem um conjunto de propostas, “claras e de coragem, para enfrentar os seus principais impasses e problemas”: o fim das Propinas, reforço da Ação Social e Alojamento Estudantil.

Fotografia de Paulete Matos

ADSE: privados em guerra pela cobrança abusiva

Fevereiro 14, 2019

Os operadores privados de saúde cobraram abusivamente quase 40 milhões de euros à ADSE. Valores cobrados em medicamentos e próteses chegaram a ser 30 vezes o preço de referência. Desejo da ADSE de recuperar esse valor motiva agora conflito.

Fotografia de Paulete Matos

Bloco quer acabar com as propinas

Fevereiro 14, 2019

Esta sexta-feira, o parlamento irá discutir projetos de lei que defendem que o ensino superior passe a ser gratuito até 2023. Bloco defende que as propinas diminuam 214 euros por ano até se chegar à propina zero.

Fotografia de Paulete Matos

Parlamento Europeu apela a medidas contra violência doméstica

Fevereiro 14, 2019

O Parlamento Europeu instou esta semana os Estados-Membros a aplicarem uma série de medidas de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Greve na Petrogal: “esta luta constrói direitos do trabalho”

Fevereiro 14, 2019

Esta quinta-feira, Catarina Martins encontrou-se com trabalhadores da Petrogal, em Sines, em greve há mais de 40 dias. A coordenadora do Bloco bate-se pelo fim da caducidade unilateral da contratação coletiva: “os trabalhadores lutam para que as suas condições não se degradem”, afirmou.

Descongelamento do tempo de serviço dos professores: “o governo não quer cumprir a lei”

Fevereiro 13, 2019

O Bloco reuniu esta quarta-feira com os sindicatos de professores. Catarina Martins considerou que o desrespeito do governo pela lei que determina a negociação é “particularmente grave”. E os sindicatos ameaçam que farão "seja o que for" no 3º período.

Promulgado fim de animais selvagens no circo

Fevereiro 13, 2019

Chega ao fim um processo legislativo de quase dez anos. Em maio de 2009 tinha dado entrada o projeto de lei do Bloco para proibir a utilização de animais selvagens em circos e estabelecer medidas de apoio às artes circences. A sua primeira subscritora foi a deputada Alda Macedo.

Como a EDP colonizou o gabinete de Manuel Pinho

Fevereiro 13, 2019

João Conceição foi assessor do Ministro da Economia entre 2007 e 2009. Mas nunca foi nomeado por Pinho, nem remunerado pelo Ministério. Jorge Costa diz que “a raposa estava no galinheiro”.

Universidade do Porto não reconhece os seus precários

Fevereiro 12, 2019

A Universidade do Porto chumbou 97% dos requerimentos de precários no PREVPAP. O Bloco requereu a audição do reitor desta instituição no Parlamento. Luís Monteiro diz que “os precários da UP garantem o sucesso da Universidade para o Senhor Reitor se vangloriar com os resultados dos rankings. Fora isso, é gente que não interessa.”

“Administração da RTP deve demitir-se imediatamente”

Fevereiro 12, 2019

Empresa quer despedir trabalhadores precários a quem os tribunais reconheceram o vínculo laboral. Para o deputado bloquista José Soeiro, o governo deve impedir os despedimentos e demitir a administração.

Lisboa. Foto de Paulete Matos.

Prédios da Fidelidade no carrossel das offshores

Fevereiro 12, 2019

No Verão do ano passado foram vendidos 271 edifícios da Fidelidade ao fundo americano Apollo. Os inquilinos, que não puderam exercer direito de preferência, lidam agora com um esquema piramidal de empresas organizadas em offshores.

Bloco quer discutir decreto das carreiras dos técnicos de diagnóstico e terapêutica

Fevereiro 12, 2019

O recém-publicado decreto das carreiras dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica coloca 97% dos trabalhadores no escalão base. Bloco pediu apreciação parlamentar.

Inconformação 2019, um fim-de-semana de lutas

Fevereiro 11, 2019

O Inconformação é e foi um espaço de debate, onde juntos e juntas discutimos para nos prepararmos para as lutas que todos os dias travamos na escola, na faculdade, no trabalho e nas ruas.

“Carlos Costa não tem condições para ser governador do Banco de Portugal”

Fevereiro 11, 2019

Mariana Mortágua defende que há um conflito de interesses devido ao envolvimento do governador do Banco de Portugal com a CGD na altura em que a sua administração concedeu créditos de risco injustificados. Por isso, a deputada anunciou que o Bloco apresentou no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao governo a sua exoneração.

Catarina Martins alertou que “quem não tem projeto precisa de inventar lixo para esconder a falta de projeto” - Foto de Paula Nunes

“Temos um programa: Estado Social, pleno emprego, responder pelo ambiente”

Fevereiro 10, 2019

Catarina Martins alertou para uma campanha de “lixo” e afirmou que para muita gente “as eleições europeias vão ser sobre tudo menos o que conta, a vida das pessoas”. Salientou que, até às eleições europeias, a tarefa do Bloco é “obrigar a que se faça debate político que conta”.

O que é o Ecossocialismo, por Michael Löwy (2)

Fevereiro 10, 2019

Na parte final do novo ensaio: as sintonias e divergências entre as teorias de emancipação social e o ambientalismo. Por que as duas correntes podem - e precisam – de se reencontrar. A transição necessária para uma lógica pós-capitalista. Por Michael Löwy.

“O setor privado não pode parasitar o SNS e viver à custa de rendas”

Fevereiro 10, 2019

O Bloco está a promover uma ronda de iniciativas no país dedicadas à Nova Lei de Bases da Saúde. Em Loulé, Moisés Ferreira destacou a necessidade de acabar com a sangria de recursos para o privado. Já Catarina Martins afirmou que priorizar o investimento nos serviços públicos também é um combate europeu.

Michael Löwy. Foto esquerda.net

O que é o Ecossocialismo, por Michael Löwy (1)

Fevereiro 9, 2019

Ao sintetizar os princípios básicos de ecologia e a crítica marxista da economia política, o ecossocialismo oferece uma alternativa radical a um status quo insustentável. Por Michael Löwy.

Cuidadores informais: Bloco apela a Governo para não atrasar mais este processo

Fevereiro 9, 2019

Lembrando que o projeto bloquista já está em especialidade há muitos meses, Catarina Martins apelou ao executivo “que não deixe as pessoas à espera”, já que “elas precisam de resposta, de apoio, de formação”. Bloco quer lei pronta até ao final de fevereiro.

Greve dos enfermeiros: “Temos de nos concentrar no que é essencial”

Fevereiro 8, 2019

Sublinhando que o “extremar de posições não leva a lado nenhum”, Catarina Martins apelou ao bom senso de ambas as partes e que “nos concentremos no essencial, aquilo que responde à maior reivindicação dos enfermeiros”, que é o problema do descongelamento de carreiras.  

CGD: Bloco quer que Governo avalie intervenção de Carlos Costa

Fevereiro 8, 2019

Catarina Martins anunciou que o Bloco vai apresentar um projeto para que o executivo “avalie a intervenção de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, quando este era administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos, nas decisões sobre aqueles que são os créditos ruinosos” da CGD.

Câmara de Lisboa despeja mulher e duas crianças

Fevereiro 8, 2019

Esta sexta-feira, uma mulher e as suas duas crianças, de 2 e 9 anos, foram despejadas da casa onde moravam pela Câmara Municipal de Lisboa sem que lhes fossem dadas alternativas. Bloco contesta ação da Câmara e quer alternativas.