Está aqui

Política

José Soeiro entrevista Bruno Maia - Foto esquerda.net

"O movimento LGBT tem de saber dar resposta às várias opressões que as pessoas sofrem"

Novembro 17, 2018

José Soeiro entrevistou Bruno Maia no Socialismo 2018, sobre a história do movimento LGBTQI+.

Catarina Martins criticou o Governo devido à forma como está a ser feita a consolidação orçamental – Foto Hugo Delgado/Lusa

“Um país que se leva a sério combate a impunidade”

Novembro 17, 2018

Catarina Martins afirmou em Braga que “o rendimento disponível de quem vive do seu trabalho aumentou em cada ano mil milhões de euros”, na atual legislatura, e defendeu a necessidade da Autoridade Tributária (AT) ter acesso aos dados dos regimes especiais de regularização tributária (RERT).

Mariana Mortágua apresentou as propostas do Bloco para o OE 2019 - Foto de Paulete Matos

Bloco apresenta propostas para o orçamento na especialidade

Novembro 17, 2018

Mariana Mortágua apresentou as propostas para o Orçamento de 2019 na especialidade, dando nomeadamente relevo às propostas relativas aos impostos e à justiça fiscal. O Bloco de Esquerda entregou no total 195 propostas.

Bloco propõe que todo o tempo de serviço dos professores e das carreiras especiais seja reconhecido e considerado no prazo de cinco anos – Foto esquerda.net

Bloco propõe que todo o tempo de serviço dos professores seja reconhecido

Novembro 16, 2018

O Bloco propõe, no orçamento do Estado para 2019 na especialidade, que todo o tempo de serviço dos trabalhadores dos corpos e carreiras especiais da função pública , incluindo os professores, seja reconhecido e considerado de modo faseado até ao final de 2023.

Borlas fiscais: Bloco propõe acesso a informação sobre RERT

Novembro 16, 2018

A proposta aumenta a transparência relativamente aos regimes excepcionais de regularização de dívidas fiscais aprovados pelos governos de Sócrates e Passos Coelho.

Bloco apresenta propostas para combater especulação imobiliária e defender direito à habitação

Novembro 15, 2018

As propostas apresentadas esta quinta-feira por Mariana Mortágua visam incentivar o arrendamento de longo prazo, investir no parque habitacional público, criar regras fiscais mais justas na tributação de mais valias e lucros imobiliários e eliminar fontes de pressão que hoje existem sobre o mercado imobiliário.

"Por cada euro a menos de propinas, o Estado garante um euro a mais a cada instituição do Ensino Superior"

Novembro 15, 2018

“Ao contrário do que a direita propagandeia, nenhuma Universidade ou Politécnico será prejudicada com a redução do valor máximo das propinas, afirmou Luís Monteiro esta quinta-feira em Coimbra.

Hemodiálise: “Estado não pode ficar refém de um monopólio”

Novembro 14, 2018

A concentração dos serviços de hemodiálise nas mãos de um pequeno grupo de multinacionais é um risco para os cofres públicos, mas também para a saúde dos utentes, alerta o deputado bloquista Moisés Ferreira.

Bloco alarga incentivo para aquisição de veículos elétricos às bicicletas

Novembro 14, 2018

Proposta do Bloco a incluir no Orçamento do Estado para 2019 contribui para a redução da emissão de carbono por duas vias distintas: a primeira, pelo alargamento a outras tipologias de veículos com baixas ou nenhumas emissões de CO2, mas também através do incentivo à aposta em modos de mobilidade suave.

Bloco apresenta propostas para reforçar resposta pública na área da saúde mental

Novembro 14, 2018

Os bloquistas propõem consignar 20 milhões de euros do imposto sobre bebidas açucaradas para financiar a concretização do Plano Nacional de Saúde Mental, a contratatação de 90 psicólogos para os Cuidados de Saúde Primários, e a criação de equipas de saúde mental comunitárias.

Almada: Falta de anestesistas arrisca rutura de serviços no Hospital Garcia de Orta

Novembro 14, 2018

Alertando que “a falência do serviço de anestesia coloca todo o hospital, serviços clínicos e cuidados de saúde à população à beira do colapso”, o Bloco de Esquerda defende que são necessárias “ações rápidas e urgentes por parte do Governo”.

AM do Porto aprova voto de solidariedade com autarca italiano

Novembro 13, 2018

Domenico Lucano esteve em prisão domiciliária por "ajudar migrantes". A moção apresentada pelo Bloco foi aprovada com votos a favor do PS, CDU, PAN, Bloco e 13 deputados municipais do Grupo Rui Moreira. Deputados do PSD abstiveram-se e 7 deputados do Grupo Rui Moreira votaram contra. 

Catarina Martins: Bloco não deixará de fazer o seu trabalho no parlamento

Novembro 13, 2018

Coordenadora bloquista garante que o partido sempre foi claro sobre a sua oposição à criação de uma taxa de Proteção Civil e sobre a necessidade da contabilização integral do tempo de serviço dos professores.

“O que nos importa é obter no parlamento justiça para os professores”

Novembro 12, 2018

“Nós achamos que os professores têm direito ao seu tempo de serviço e, portanto, queremos uma maioria que reconheça esse tempo de serviço”, defendeu esta segunda-feira a deputada bloquista Joana Mortágua.

“Tivemos força e cumprimos. Teremos mais força e cumpriremos”

Novembro 11, 2018

Catarina Martins encerrou a Convenção do Bloco de Esquerda com a certeza de que "alcançaremos a força para ser parte de um governo quando o povo quiser”.

Voto - foto de Paulete Matos

Convenção do Bloco aprova moção e elege Mesa Nacional

Novembro 11, 2018

A XI Convenção Nacional aprovou a moção A “Um Bloco mais forte para mudar o país” por 459 votos, enquanto a moção M obteve 40 votos e a C 9 votos. Para a Mesa Nacional, a lista da moção A, encabeçada por Catarina Martins, obteve 70 mandatos e a lista da moção C 10 mandatos.

Conclusões das três moções em debate na XI Convenção

Novembro 11, 2018

O encerramento do debate entre moções na XI Convenção do Bloco foi protagonizado por Pedro Filipe Soares (moção A), Francisco Pacheco (moção M) e Paulo Teles (moção C)

Luís Fazenda assinalou que os “sinos para a resistência estratégica” já tocaram e que ela passa “pela unidade dos democratas, sem concessões aos liberais de tipo Macron” - Foto de Paulete Matos

“Os Salvini alimentam-se do desmantelamento do estado social”

Novembro 10, 2018

Na sessão internacionalista, Luís Fazenda afirmou que “os Salvini” aparecem como resposta à globalização e realçou que “o desafio da política é denunciar uma barbárie que não se apresenta como tal e anunciar um socialismo que não se impõe como tal”.

As três moções a debate na XI Convenção do Bloco de Esquerda foram apresentadas por ordem decrescente - Foto de Paulete Matos

Apresentação das três moções à XI Convenção

Novembro 10, 2018

As três moções a debate na XI Convenção do Bloco de Esquerda foram apresentadas por ordem decrescente. Primeiro, Marisa Matias apresentou a moção A, depois Inês Ribeiro Santos apresentou a moção M e, por fim, Américo Campos apresentou a moção C.

Marisa Matias “é a melhor candidata que o país pode ter” às eleições europeias

Novembro 10, 2018

No discurso de abertura da XI Convenção, Catarina Martins fez o balanço da trajetória do Bloco e do país nos últimos anos e concluiu que “hoje o Bloco tem mais força para defender quem trabalha”.

Fernando Rosas na sessão internacionalista da XI Convenção do Bloco - Foto de Paulete Matos

“A emergência da extrema-direita nos nossos dias é fruto de uma crise geral do capitalismo”

Novembro 10, 2018

Fernando Rosas salientou também que “tal como o fascismo no passado” são outros pontos comuns “subverter a relação de forças entre o capital e o trabalho” e a atitude da direita tradicional de render-se primeiro ao neoliberalismo e agora aliar-se à extrema-direita.

“A esquerda que integramos é a que vive bem com a diversidade" realçou Marisa Matias - Foto de Paulete Matos

“O programa da extrema-direita é claro: uma sociedade branca, patriarcal e heterossexual"

Novembro 10, 2018

Denunciando o “regresso dos totalitarismos”, Marisa Matias afirmou na sessão internacionalista: “a esquerda que integramos é a que vive bem com a diversidade e que sabe que a unidade na ação e na diversidade é o caminho para uma verdadeira transformação social”.

Catarina Martins

“A esquerda não está condenada a impor limites ao PS”

Novembro 9, 2018

Em entrevista à agência Lusa na véspera da Convenção do Bloco, Catarina Martins volta a defender que após as legislativas de 2019 será “a relação de forças a determinar as soluções de governo”.

Bloco vai propor eliminação da taxa de proteção civil

Novembro 8, 2018

Pedro Filipe Soares espera “coerência” dos restantes partidos para que a proposta do governo seja chumbada. Em Lisboa, a decisão do Tribunal Constitucional deu razão ao Bloco e obrigou a Câmara a devolver o dinheiro.

“O Governo decidiu apoiar financeiramente a retirada de plantações de eucaliptos”, a medida foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada no parlamento

Governo vai apoiar substituição de eucaliptos

Novembro 8, 2018

O ministro da Agricultura anunciou nesta quarta-feira no parlamento que “o Governo decidiu apoiar financeiramente a retirada de plantações de eucaliptos”. Esta medida foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada no parlamento em 21 de outubro passado.