Está aqui

Política

Marisa Matias encerrou esta noite a sua campanha presidencial na cidade de Coimbra.

"Domingo é sorriso nos lábios, coragem no voto e vermelho em Belém"

Janeiro 22, 2021

Marisa encerrou a campanha em Coimbra com apelos ao voto em nome da igualdade, do reforço do SNS, do fim da precariedade e da luta contra as alterações climáticas. E disse estar certa de que “se toda a esquerda for votar, a solidariedade vence o ódio, o medo e o insulto”.

 

Marisa Matias esteve hoje à conversa com algumas das pessoas que estão na “linha da frente” no combate à pandemia e que já tinham marcado presença no lançamento da campanha presidencial.

“Se toda a esquerda for votar, nós conseguimos”

Janeiro 22, 2021

No último dia de campanha eleitoral, a candidata que se lançou numa “campanha contra o medo” apela à participação eleitoral das pessoas de esquerda para que a solidariedade possa ganhar ao insulto.

Apoio alimentar. Foto da Câmara Municipal de Lisboa.

Apoios sociais em Lisboa "são para manter e reforçar", garante vereador do Bloco

Janeiro 22, 2021

Manuel Grilo anunciou o reforço do apoio de emergência e também propôs a retoma da gratuitidade nos transportes públicos durante o confinamento. Reunião de Câmara aprovou a proposta de suspensão do pagamento de estacionamento gerido pela EMEL.

Segurança Social - foto de Paulete Matos

Bloco propõe alargamento dos apoios sociais

Janeiro 22, 2021

Face às lacunas dos apoios aprovados, o Bloco quer alargar o número de beneficiários da prorrogação do subsídio de desemprego, prorrogar a duração do subsídio social de desempego e permitir o acesso imediato aos apoios para trabalhadores independentes.

Alto Douro Vinhateiro – foto de Joaomartinho63/wikipedia

Douro Vinhateiro: interesses instalados continuam a sobrepor-se a instrumentos de ordenamento

Janeiro 22, 2021

A distrital do Bloco de Esquerda de Vila Real alerta que os atentados sobre o Douro Vinhateiro Património Mundial continuam e critica a intenção de construção de hotel de “elevada volumetria”, em Mesão Frio. Artigo publicado em Interior do Avesso

A votação final da Lei da morte assistida no plenário da AR deverá ter lugar a 29 de janeiro - foto do grupo Direito a morrer com Dignidade no facebook

Morte assistida: Lei aprovada na especialidade, PCP e CDS votam contra

Janeiro 22, 2021

Esta quinta-feira, o projeto de lei foi aprovado na Comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis de Bloco de Esquerda, PS e PAN. CDS-PP e PCP votaram contra e PSD absteve-se. A votação final em plenário deverá ter lugar a 29 de janeiro.

Marisa Matias no comício virtual a partir da Alfândega do Porto.

"Votem contra o ódio, porque o ódio é a pior das doenças"

Janeiro 22, 2021

No comício virtual no Porto, Marisa Matias invocou Ricardo Jorge contra quem rejeita as medidas sanitárias e insistiu nas causas do SNS. Catarina Martins mostrou como a candidata “incomoda os aprendizes de Trump”.

Marisa Matias em Alcouce.

Marisa homenageou em Alcouce o mundo rural confinado

Janeiro 21, 2021

Num momento em que o país está confinado, Marisa Matias regressou à sua aldeia, Alcouce, e alertou para a falta de serviços públicos e cuidados no interior.

“Desde 2015 que há várias opções da gestão privada que foram deixando dúvidas e merecem esclarecimento”, sustenta Isabel Pires.

PS, PSD, CDS e IL impedem auditoria à gestão privada da TAP

Janeiro 21, 2021

A iniciativa do Bloco de Esquerda que “recomenda ao Governo que seja elaborada uma auditoria à gestão privada da TAP” foi chumbada pela maioria à direita com o PS.

Centro Hospitalar do Porto está a exigir devolução de prémio de desempenho

Janeiro 21, 2021

Bloco tem alertado para a necessidade de garantir o justo reconhecimento a todos os profissionais, e não apenas a alguns. Moisés Ferreira considera que a situação "é ainda mais insultuosa, uma vez que estarão a ser retirados prémios já atribuídos a profissionais”.

António Costa anuncia interrupção de todas as atividades letivas nos próximos 15 dias

Janeiro 21, 2021

Após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro justificou o agravamento das restrições com o crescimento acentuado da prevalência da estirpe britânica do coronavírus em Portugal. Lojas de Cidadão encerram e restantes serviços públicos só funcionarão por marcação.

As lutas de Marisa Matias não conhecem fronteiras

Janeiro 21, 2021

Foi na universidade que o seu ativismo começou, mas foi no Parlamento Europeu que acompanhou e lutou pelos direitos humanos em vários pontos do mundo. De Gaza a Fukushima, dos fóruns globais aos campos de refugiados na Grécia, este é um pequeno resumo das lutas de Marisa Matias.

Debate entre Marisa Matias e Tiago Mayan

Serviço público separa Marisa do defensor dos negócios Tiago Mayan

Janeiro 21, 2021

Num tempo de combate à crise pandémica, a diferença entre as duas candidaturas é flagrante: Marisa Matias defende o SNS e apela à mobilização dos setores privado e social “a preços de custo”. Tiago Mayan quer que o Estado pague aos privados a preço de mercado.

André Ventura

Zigue-zagues do candidato da fuga ao fisco

Janeiro 21, 2021

Com a aproximação das eleições presidenciais a 24 de janeiro, o Esquerda.net faz uma radiografia das posições do candidato do Chega. Diz-se "de bem", mas o seu currículo não concorda.

"João Ferreira, é um candidato do PCP” que tem “alguns atavismos societários, a começar pelo seu apoio descarado ao mau trato animal nas touradas”.

Marisa será atuante sobre questões do bem estar animal

Janeiro 21, 2021

Na sua intervenção no comício de Braga, Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta, apoiou Marisa Matias e criticou Marcelo, “o candidato simpático da direita”, que não permite progredir no trabalho, saúde e bem-estar animal, mas também João Ferreira, devido “ao seu apoio descarado ao mau trato animal nas touradas”.

O privilégio não é uma lei da vida. É um regime de desigualdade que se reproduz, dentro e fora das regras estabelecidas. Um regime que condena à pobreza", disse Marisa Matias.

"Candidato-me pela transparência e contra a impunidade"

Janeiro 20, 2021

Milhares de pessoas assistiram em direto ao comício virtual com a participação do ex-Secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos. Em Braga, Marisa Matias definiu as eleições como o combate às desigualdades provocadas pela fraude, a corrupção e os privilégios.

José Gusmão

Direito a Desligar: Socialistas juntam-se à direita para adiar lei europeia

Janeiro 20, 2021

Numa altura em que milhões de europeus estão em regime de teletrabalho, o eurodeputado bloquista José Gusmão condenou o acordo entre os socialistas e a direita no Parlamento Europeu para adiar por três anos a lei sobre o Direito a Desligar.

CTT do Sabugal vão encerrar

Sabugal: Bloco contesta encerramento do Centro de Distribuição dos CTT

Janeiro 20, 2021

Foi recentemente anunciado o encerramento do Centro de Distribuição dos CTT do Sabugal. A Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda está contra o encerramento e solidária com as populações locais. Artigo publicado no Interior do Avesso.

Marisa quer prosseguir "caminho de compromissos exigentes" para garantir direitos

Janeiro 20, 2021

Marisa Matias encontrou-se esta quarta-feira, no Porto, com uma das amas da Segurança Social que lutaram até verem reconhecidos os seus direitos. Sobre a eleição de domingo, diz ser essencial haver condições para que as pessoas sintam segurança e confiança para irem votar.

Teresa Villaverde

Teresa Villaverde apoia Marisa Matias

Janeiro 20, 2021

"De caneta na mão, álcool gel no bolso, e sorriso na cara com lábios bem vermelhos (que se adivinham por detrás da máscara, como está certo), vou votar na Marisa", afirma a cineasta. Leia aqui a mensagem de apoio.

Conhece a #GenteDeVerdade da campanha da Marisa

Janeiro 20, 2021

Nesta campanha, Marisa Matias tem estado com quem esteve sempre e continuará a estar no dia seguinte às eleições: ao lado dos precários, de quem está na linha da frente no combate à pandemia, de quem luta pelo direito ao emprego e à habitação, dos ativistas ambientais e dos direitos dos animais.

Marisa e Marcelo: Duas visões do mundo muito distintas

Janeiro 20, 2021

A banca, o Serviço Nacional de Saúde e o papel dos privados, as leis laborais e a precariedade são algumas das matérias em que Marisa Matias e Marcelo Rebelo de Sousa se posicionam em campos opostos.

Catarina Martins reuniu com trabalhadoras do circo

Trabalhadores informais sem apoios: "As pessoas não vivem de anúncios”, diz Catarina

Janeiro 20, 2021

Num encontro em Santo Antão do Tojal com trabalhadoras do circo, Catarina Martins afirmou que o Ministério da Cultura “aparentemente acha que este setor não existe”.

Debate de Marisa Matias e Ana Gomes na SIC Notícias

O que diferencia as candidaturas de Marisa Matias e Ana Gomes?

Janeiro 20, 2021

A campanha eleitoral mostrou, como já se sabia, que as duas candidatas têm importantes pontos comuns: a defesa das causas democráticas, a oposição aos candidatos de direita. Têm também importantes diferenças. Vejamos o que separa Marisa Matias e Ana Gomes.

Marisa Matias. Foto de Ana Mendes.

"Portugal tem que ser o lugar da diversidade e do respeito"

Janeiro 19, 2021

Com a metáfora de uma seleção nacional que é mais forte porque “tem todas as cores”, Marisa dedicou a sua intervenção no comício virtual de Almada à imigração e deixou uma promessa: “sempre que alguém vos disser 'vai para a tua terra', eu repetirei: bem vindo, esta é a tua terra”.