Está aqui

Política

Eleições na Madeira

Madeira: Direita conserva maioria, Bloco assume mau resultado

Setembro 22, 2019

O PSD perdeu a maioria absoluta, mas pode governar com o CDS. Numas eleições marcadas pela forte bipolarização entre PSD e PS, o Bloco voltou a perder representação parlamentar.

Estão abertas as inscrições para o voto antecipado nas legislativas

Setembro 22, 2019

Quem não consiga ir votar na sua zona de residência no dia 6 de outubro, pode fazê-lo já no próximo domingo em qualquer distrito do país. Basta inscrever-se online até quinta-feira.

José Luís Peixoto e Catarina Martins

Acesso para todos, respeito por quem trabalha e mais orçamento para a cultura

Setembro 22, 2019

Num almoço em Queluz com pessoas da área da cultura, Catarina Martins exigiu um por cento do PIB para a cultura e mais acesso a esta porque “a cultura é um serviço da democracia”.

Jantar com ativistas laborais em Penafiel. Setembro de 2019.

António Costa esqueceu-se que não reverteu cortes que afetam os trabalhadores

Setembro 22, 2019

Num jantar com ativistas laborais em Penafiel, Catarina Martins invocou as declarações de António Costa de que tinha revertido todos os cortes. A coordenadora do Bloco notou que este se “esqueceu dos cortes que afetam a grande maioria dos trabalhadores destes país” e que o programa do PS continua a não falar deles.

António Mexia e Manuel Pinho. Foto Estela Silva/Lusa

Eletricidade sob captura privada

Setembro 21, 2019

O inquérito parlamentar confirmou que as rendas excessivas são o outro nome da privatização da energia. Face a abusos com sérias consequências futuras, o governo garante que não aplicará as medidas que o próprio PS aprovou. Fala mais alto a proteção dos privilégios das eólicas e dos lucros a carvão da EDP. Enquanto isso, chega o tempo do desmantelamento desta empresa enquanto produtora em Portugal. A privatização cumpre a sua sina.

Comício nos Poveiros, Porto, Setembro de 2019.

Responder à crise climática com mais emprego, transportes, serviços públicos

Setembro 21, 2019

No comício da praça dos Poveiros, Porto, Catarina Martins referiu-se às mobilizações de milhões de jovens pelo clima. Uma questão que “está em todos os programas” mas em que “não estamos todos a dizer a mesma coisa” porque a esquerda responde pelo clima com mais emprego, direitos, transportes e serviços públicos.

Catarina Martins na feira da Senhora da Hora. Setembro de 2019.

Precisamos de autonomia para pessoas com deficiência e direitos para cuidadores

Setembro 21, 2019

Na visita à feira da Senhora da Hora, Catarina Martins foi abordada por duas mães cuidadoras que apresentaram os seus problemas. A coordenadora do Bloco defendeu autonomia das pessoas com deficiência e direitos para cuidadores. E lembrou que o partido se bate pela vida independente e estatuto do cuidador informal.

É preciso mudar as regras do jogo em que as mulheres perdem sempre

Setembro 21, 2019

Catarina Martins dedicou o comício do Bloco em Guimarães às “mulheres que lutam”. A partir do exemplo da vitória das amas, que depois de 35 anos a recibo verde são agora trabalhadoras da Segurança Social, saudou as “lutas coletivas e solidárias” que fazem o melhor pelo país e lembrou o tanto que falta fazer pelos direitos das mulheres.

Catarina Martins em visita ao bairro do Arcozelo, Barcelos, 20 de setembro de 2019. Foto: Paula Nunes.

Costa e Centeno viram campanha do PS contra o Bloco

Setembro 20, 2019

Costa e Centeno voltaram a virar baterias contra o Bloco. Em resposta, Catarina Martins afirmou que “quem quer fazer pontes, não as queima". Sobre as acusações de Mário Centeno acerca das contas do programa do Bloco, a coordenadora do Bloco afirmou que “não apresentamos um programa a cada dia”.

Catarina Martins, Teatro Capitólio, 19 de setembro de 2019. Foto: Paula Nunes.

Um país mais justo agora, contra quem diz "isto vai lá devagarinho"

Setembro 20, 2019

Em comício no Teatro Capitólio em Lisboa, Catarina Martins contrastou as propostas transformadoras do Bloco com as receitas da direita e do centro que "quer levar isto devagarinho". Habitação, educação, precariedade, serviços públicos e emergência climática dominaram as intervenções.

Luísa Santos, segunda candidata às eleições regionais da Madeira, acompanhada por Paulino Ascenção, cabeça de lista

Governo Regional da Madeira tem “falhado na resposta às necessidades dos mais velhos”

Setembro 19, 2019

O Bloco de Esquerda da Madeira dedicou a sua campanha nesta quarta-feira aos idosos. Luísa Santos, segunda candidata às eleições regionais do próximo domingo, afirmou: “a Madeira tem de ser para todos também para os idosos”.

Catarina Martins na entrevista à CMTV afirmou que "maioria absoluta é perigosa"

“Uma das prioridades tem de ser fazer justiça a quem trabalha”

Setembro 19, 2019

Em entrevista à CMTV, Catarina Martins apontou que “a maioria absoluta é perigosa”, explicou as propostas bloquistas para o combate à corrupção e sublinhou que “ou há força do Bloco de Esquerda ou não vamos mudar para proteger quem vive do seu trabalho”.

“Uma democracia é forte quando toda a gente vê reconhecidos os seus direitos”

Setembro 18, 2019

Esta quarta-feira, Catarina Martins visitou a associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, na Amadora. A coordenadora do Bloco afirmou que os impedimentos burocráticos à regularização das pessoas migrantes são inaceitáveis.

“PSD, CDS e PCP atiraram lei da gestação de substituição para a inconstitucionalidade”

Setembro 18, 2019

Tribunal Constitucional chumbou as alterações ao regime da gestação de substituição. Moisés Ferreira lembra que o Bloco já tinha alertado para a inconstitucionalidade da lei se esta não previsse o arrependimento da gestante até ao registo da criança e garante que o partido voltará a apresentar a proposta.

“São precisos todos os esclarecimentos, é isso que toda a gente neste país espera”

Setembro 18, 2019

Questionada sobre a demissão do Secretário de Estado da Proteção Civil, Catarina Martins afirmou que, “mais do que a demissão, interessa-nos explicações”, e que não é razoável que o Ministério da Administração Interna não tenha conseguido explicar e a Procuradoria Geral da República não se tenha chegado a pronunciar.

Marisa Matias sublinhou a importância do investimento nestas regiões, de forma a movimentar a economia local e fixar residentes e entidades empregadoras

Marisa Matias esteve em Rompecilha “na defesa das populações do Interior”

Setembro 18, 2019

Por parte do público presente, um dos habitantes de Rompecilha, louvou o trabalho feito pelo Bloco nestas regiões dizendo que “falar do interior é fácil, ir ao interior do interior é que é difícil”. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

Setembro 18, 2019

José Artur Neves demitiu-se esta quarta-feira. De acordo com a Procuradoria Geral da República, o Ministério da Administração Interna, a Secretaria de Estado da Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Comandos Distritais de Operações de Socorro estão a ser alvo de buscas.

AM de Lisboa e Almada aprovam voto de pesar pelo falecimento de Lara Crespo

Setembro 18, 2019

As assembleias municipais de Lisboa e Almada aprovaram, por unanimidade, os votos de pesar propostos pelo Bloco de Esquerda pelo falecimento, no passado dia 9 de setembro, da ativista Lara Crespo, co-fundadora do Grupo Transexual Portugal.

“Proteger pensões é também combater a precariedade”

Setembro 18, 2019

Durante o debate entre os líderes dos seis partidos com representação parlamentar, Catarina Martins defendeu que é preciso garantir pensões “que permitam às pessoas viver com dignidade". A coordenadora do Bloco destacou ainda a necessidade de acabar com a promiscuidade entre negócios e política.

Catarina Martins na cantina da Escola Básica Sampaio Garrido.

“Este é um bom exemplo das escolas que nós queremos por todo o país”

Setembro 17, 2019

Na visita a uma escola básica de Lisboa, onde o Bloco é responsável pelo pelouro da Educação, Catarina Martins destacou medidas como a dos manuais escolares gratuitos, as refeições confecionadas localmente e o aumento de 550 vagas em creches e jardins de infância do concelho.

Candidatos com deficiência apresentam manifesto eleitoral

Setembro 16, 2019

Os candidatos com deficiência às eleições legislativas nas listas do Bloco publicaram o seu manifesto eleitoral. Defendem a elaboração de uma Estratégia Nacional para a Deficiência em prol de uma vida independente, alterações no sistema de ensino, direito à reforma antecipada e um contingente de habitação acessível.

Fotografia de Paula Nunes

“As instituições de investigação precisam de financiamento plurianual”

Setembro 16, 2019

Em visita ao Cetemares, do Instituto Politécnico de Leiria, Catarina Martins sublinhou a necessidade de financiamento plurianual de instituições de pesquisa, de forma a planearem a sua atividade e aliarem a investigação de ponta às práticas na economia favoráveis ao país.

“Grande compromisso do país tem de ser com as pensões mais baixas”

“Grande compromisso do país tem de ser com as pensões mais baixas”

Setembro 16, 2019

Bloco de Esquerda defende o aumento das pensões mais baixas e o fim da inclusão dos rendimentos dos filhos na atribuição do complemento solidário para idosos.

Fotografia de Paula Nunes

"PPP nos hospitais são imagem da promiscuidade que tem vindo a enfraquecer o SNS"

Setembro 15, 2019

Este domingo, num debate na TVI entre Catarina Martins e Rui Rio, a coordenadora do Bloco afirmou que a gestão privada dos hospitais “não traz nenhuma vantagem” e que esta ideia “tem sido ruinosa para o SNS”.

Catarina Martins em entrevista à Agência Lusa, setembro de 2019. Foto: Paula Nunes.

"Se há voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta, é no Bloco"

Setembro 15, 2019

Em entrevista à Agência Lusa, Catarina Martins considerou que últimos quatro anos mudaram o centro do debate da política portuguesa. Hoje, afirmou, o equilíbrio de forças decisivo joga-se à esquerda e o voto útil para evitar uma maioria absoluta do PS é no Bloco.