Está aqui

Política

António Lima substitui Zuraida Soares e Paulo Mendes.

António Lima é o novo coordenador do Bloco de Esquerda Açores

Julho 15, 2018

O novo coordenador do Bloco dos Açores apontou o combate ao desemprego, à pobreza e à precariedade como uma prioridade.

“Não se compreende nem se pode aceitar esta situação. O Hospital de Braga tem que obrigação de prestação de cuidados aos utentes. Não é aceitável que os utentes estejam meses a guardar a marcação de consultas que são sucessivamente adiadas”, afirmam os deputados do Bloco.

Bloco denuncia atrasos no Hospital de Braga

Julho 14, 2018

O Bloco denunciou “atrasos e adiamentos sucessivos” nas consultas de otorrinolaringologia no Hospital de Braga. O partido considera que a situação é “inadmissível” e perguntou ao governo o que pretende fazer de forma a garantir o atendimento atempado aos utentes.

Os Precários Inflexíveis contestaram várias das propostas do governo em termos de políticas laborais.

Precários contra contratos de muito curta duração e alargamento do período experimental

Julho 14, 2018

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis enviou um parecer ao governo sobre a Proposta de Lei que altera o Código de Trabalho, considerando que tem muitos pontos que irão agravar a precariedade em Portugal.

Com a decisão tomada pela Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, a partir de janeiro de 2019, as corridas de outros estão proibidas no concelho.

Póvoa de Varzim: fim das touradas no concelho

Julho 13, 2018

A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim aprovou uma proposta do executivo camarário para que sejam proibidas as corridas de touros e outros espetáculos que envolvam violência animal na área do município.

Manuais e fichas escolares gratuitas vão abranger 45 mil alunos em Lisboa

Julho 13, 2018

A medida proposta por Ricardo Robles é alargada a todos os ciclos no ano letivo que começa em setembro. Famílias vão usar o portal criado pelo Ministério da Educação para obter os vouchers a entregar nas livrarias.

Metas de Bruxelas "amarram o país a uma rota de desenvolvimento anémico"

Julho 13, 2018

No debate do Estado da Nação, Catarina Martins acusou o governo de mudar a sua postura face às imposições orçamentais de Bruxelas, adiando o desenvolvimento do país para ultrapassar “metas europeias absurdas”.

Fórum Socialismo 2018: de 31 de agosto a 2 de setembro em Leiria

Julho 12, 2018

Celso Cruzeiro, José Mário Branco e Fernando Oliveira Baptista são alguns dos convidados para o fórum de debates organizado anualmente pelo Bloco de Esquerda.

Parlamento volta a aprovar autodeterminação da identidade de género

Julho 12, 2018

A alteração proposta pelo Bloco, PS e PAN ao diploma vetado pelo Presidente da República foi aprovada também com os votos do PCP, PEV e a deputada Teresa Leal Coelho, do PSD.

Centro de Reabilitação do Norte Dr. Ferreira Alves em Francelos, Vila Nova de Gaia – Foto de Estela Silva/Lusa

Centro de Reabilitação do Norte passa para a gestão pública

Julho 12, 2018

O centro vai passar a ter gestão pública a partir de novembro, quando termina acordo com a Misericórdia. O Bloco de Esquerda tinha apresentado projeto, que foi aprovado na AR.

Pedro Filipe Soares destaca que os "estrangulamentos da nação" restringem as "escolhas democráticas" - Foto de Nuno Veiga/Lusa (arquivo)

“É importante discutir os estrangulamentos da nação”

Julho 12, 2018

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda destaca “os estrangulamentos da nação”, que “restringem as escolhas democráticas”, nomeadamente a dívida pública e o défice, na antecipação do debate do Estado da Nação, que tem lugar esta sexta-feira no parlamento.

Audição urgente dos chefes de equipa demissionários do CHLC aprovada pelo Parlamento

Julho 11, 2018

O requerimento do Bloco que visa a audição urgente dos chefes de equipa demissionários do Centro Hospitalar Lisboa Central, assim como do seu Conselho de Administração, foi aprovado por unanimidade. Profissionais denunciaram que as Urgências do Hospital São José não têm níveis de segurança aceitáveis.

Imigrantes são tratados com dois pesos e duas medidas

Julho 11, 2018

O deputado José Manuel Pureza afirma que os imigrantes são tratados “com dois pesos e duas medidas: uma passadeira para os ricos e um pesadelo burocrático para os pobres”. Bloco propõe acabar com vistos gold e atribuir vistos de residência temporários a imigrantes com um ano de descontos.

Prenda de governo PSD/CDS às eólicas custa 1000 milhões aos consumidores

Julho 10, 2018

De acordo com o deputado bloquista Jorge Costa, a extensão do período do subsídio às centrais eólicas “foi apenas mais uma escandalosa prenda às empresas de energia, dada pelo governo anterior à custa dos consumidores”.

PREVPAP: Catarina Martins critica atrasos no processo de vinculação dos precários do Estado

Julho 10, 2018

Catarina Martins considera o atraso na vinculação dos trabalhadores precários do Estado inaceitável, realçando que há empresas públicas onde processo ainda não começou. Coordenadora bloquista marcou presença em manifestação de precários do Hospital Rovisco Pais.

Autarca do PS critica processo de “descentralização” acordado entre Governo e PSD

Julho 9, 2018

Presidente da Câmara Municipal de Gaia classifica modelo de descentralização de “presente envenenado para o poder local” que transforma autarquias em “serviços de manutenção local”.

Deputados apelam à libertação de Lula e à garantia do “pleno exercício dos seus direitos fundamentais”

Deputados portugueses apelam ao Supremo Tribunal do Brasil para que liberte Lula

Julho 9, 2018

Deputados do Bloco de Esquerda, do PS, do PCP e do PEV apelam ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para que “ reponha as condições mínimas aceitáveis de funcionamento do Estado de Direito” e determine a libertação de Lula, “ garantindo o pleno exercício dos seus direitos fundamentais”.

 

Catarina Martins afirmou: "o eucalipto pode ser a espécie de rentabilidade mais rápida, mas é a espécie que causa mais vítimas" – Foto esquerda.net

Floresta: “Não basta ter pena quando arde”

Julho 9, 2018

A coordenadora bloquista visitou um eucaliptal de 94 hectares, da Navigator, e apontou que o eucalipto “é a espécie que causa mais vítimas”. Questionada sobre o OE 2019, Catarina Martins afirmou que “não há nenhum ultimato”, sublinhando que o Bloco não aceita “negociar recuos”.

Cadeias: Emergência por falta de pessoal médico

Julho 9, 2018

A falta de pessoal deu-se devido ao fim dos contratos de outsourcing em junho e afetou sete prisões e dois centros educativos. Bloco de Esquerda critica a contratação precária e questiona o Governo.

Ecco'let faz assédio moral para despedir 30 trabalhadores

Ecco'let faz assédio para despedir

Julho 9, 2018

Empresa de produção de sapatos recebeu 445 mil euros para criar emprego e faz assédio moral para despedir 30 trabalhadores. Bloco de Esquerda denunciou a situação e questionou o Governo.

Na Nicarágua, contam-se já muitas dezenas de mortes causadas pelas forças policiais e por milícias afetas ao partido do governo – Foto de Javier Bauluz, extraída de Carta Maior

As Veias Abertas da Nicarágua

Julho 8, 2018

Que lições se podem colher do que se passa na Nicarágua?  Por Boaventura de Sousa Santos

“30 anos de acordos PSD/PS só resultaram em abandono do interior”

Julho 8, 2018

Catarina Martins alertou em Viseu para as “escolhas falsas” apresentadas por quem entrega milhares de milhões ao sistema financeiro. “Não temos de escolher entre respeitarmos o tempo de serviço dos professores ou termos o IP3”, sublinhou.

“Contratação de profissionais para o SNS não precisa de esperar pelo Orçamento”

Julho 7, 2018

Catarina Martins defendeu a contratação dos seis mil profissionais de que a saúde pública precisa para cumprir a sua missão. E diz que essa é a forma de “proteger o SNS da sangria dos privados.”

Bloco quer ouvir chefes de equipa demissionários e administração do CHLC

Julho 7, 2018

“As denúncias feitas pelos chefes de equipa demissionários são particularmente graves e devem ser escalpelizadas”, afirma o deputado Moisés Ferreira no pedido de audição urgente entregue no parlamento.

Migrações: Marisa condena “resposta cínica e hipócrita” dos governos europeus

Julho 6, 2018

A eurodeputada do Bloco acusa alguns governos europeus, como o português, de terem branqueado as agendas xenófobas de outros governos na reunião do Conselho Europeu. “Vamos pagar um preço muito caro por aquilo que está a acontecer”, avisa.

Caniçal (Madeira) e zona franca da Madeira à direita – Foto de Froth82/wikipedia

Comissão Europeia anuncia investigação às isenções fiscais na Zona Franca da Madeira

Julho 6, 2018

Comissão diz que receia que as isenções fiscais concedidas “não estejam em conformidade com as decisões” e com “as regras aplicáveis”. A decisão é inédita.