Está aqui

Política

Filipe Melo

Deputado do Chega é arguido por mentir em tribunal

Março 18, 2024

Divergências na distrital de Braga levaram um juiz a requerer uma ata de uma reunião. Filipe Melo disse desconhecer a sua existência, mas o documento apareceu com a sua assinatura.

Catarina Martins numa manifestação com um cravo vermelho na mão.

Bloco apresenta candidatura de Catarina Martins ao Parlamento Europeu

Março 16, 2024

Após a reunião da Mesa Nacional, Mariana Mortágua afirmou que esta é a “candidatura mais forte que a esquerda pode apresentar” num contexto em que, além de combater a extrema direita e organizar a esquerda, é imperativo apresentar um projeto de uma Europa alternativa.

Mariana Mortágua.

Mariana Mortágua: Bloco “será uma oposição determinante”

Março 15, 2024

Coordenadora bloquista transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa preocupação face a “crescimento muito preocupante da extrema-direita” e abordou a situação na Madeira, defendendo que “a saída para uma crise política desta dimensão e com esta gravidade” é a realização de eleições.

José Manuel Bolieiro. Foto de ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA

Abstenção de PAN e Chega viabilizam programa de governo nos Açores

Março 15, 2024

A extrema-direita tinha prometido votar contra o documento se não entrasse no executivo mas deu o dito por não dito. O Bloco de Esquerda reiterou na Assembleia Legislativa Regional o seu voto contra um orçamento que considera não resolver os problemas dos açorianos.

Bloco quer convergência na oposição e vai reunir com partidos

Março 12, 2024

Mariana Mortágua anunciou que o Bloco pediu reuniões ao Partido Socialista, PCP, Livre e PAN para “analisar os resultados das eleições e debater os elementos de convergência futura, na oposição ao novo governo e na definição de alternativas para o país”.

voto

Legislativas resultam em viragem à direita

Março 11, 2024

Com o resultado final das eleições ainda indefinido em relação à distribuição dos deputados, a subida da extrema-direita foi o elemento determinante.

Mariana Mortágua a votar nas legislativas 2024

"Votar é a melhor forma de exercermos a democracia que conquistámos há 50 anos"

Março 10, 2024

Mariana Mortágua votou de manhã em Lisboa e considerou um "bom sinal" o tempo de espera à entrada da mesa de voto, deixando o apelo a que as pessoas "vão votar e decidam por si" num dia de "celebração da democracia".

 

Jantar de encerramento da campanha do Bloco.

Mariana Mortágua apela ao voto para "derrotar a direita e fazer um país melhor"

Março 8, 2024

No encerramento da campanha eleitoral, Mariana Mortágua sublinhou que "todos os votos no Bloco vencem a direita"  e são a garantia de quem não quer maiorias absolutas nem "mergulhos no passado".

 

Manifestação feminista do 8 de Março em Lisboa.

Voto no Bloco garante "um projeto de liberdade para todas as mulheres"

Março 8, 2024

Na manifestação feminista do 8 de Março em Lisboa, Mariana Mortágua afirmou ter esperança e confiança de que as mulheres portuguesas, como aconteceu noutros países, serão uma barreira contra a extrema-direita.

Docentes declaram apoio ao Bloco

Março 8, 2024

Mais de uma centena de professores em defesa da Escola Pública, de todo o país, subscreveram um manifesto de apoio às propostas do Bloco de Esquerda para a Educação.

Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Foto da instituição.

Votos no PAN garantem direita no poder nos Açores

Março 8, 2024

O deputado regional do partido diz que não será o partido a provocar eleições. Para que o Governo Regional se mantenha em funções será necessária, no mínimo, a abstenção do PAN e do Chega.

A agenda antifeminista das direitas

Março 8, 2024

A normalização da extrema-direita não se faz pela metade, ela arrasta a normalização das suas ideias sobre as mulheres, os seus corpos, os seus direitos. Por Cecília Honório.

Comício do Porto. Foto JOSÉ COELHO/LUSA.

“No domingo votamos como mulheres”

Março 7, 2024

No comício do Porto, Mariana Mortágua apelou à participação nas manifestações feministas do 8 de Março e ao voto no domingo. A quem ainda não decidiu se vai votar, propôs que em vez da desistência "levem a vossa vida até ao voto".

Alexandre Alves Costa.

Alexandre Alves Costa: Fidelidade e Revolução

Março 7, 2024

Será que algum dia recuperaremos a palavra Revolução, como a folha em branco de que nos falava a Sophia, onde todos poderemos inscrever o nosso futuro, morto o inimigo que nos condiciona os comportamentos? Por Alexandre Alves Costa.

Miguel Cardina

Coimbra: campanha consolida a esperança da representação à esquerda no distrito

Março 7, 2024

A campanha da lista encabeçada por Miguel Cardina sublinhou a necessidade de recuperar um deputado à esquerda no distrito, garantir uma voz convicta na defesa do SNS, da escola pública, do direito à habitação e de uma visão do território que respeite o clima e as populações.

 

Paulo Portas e Marques Mendes

Mulheres e esquerda em minoria no comentário político nas televisões, conclui estudo

Março 7, 2024

Estudo do MediaLab registou aumento do número de comentadores políticos nos canais de televisão. Três quartos dos comentadores são homens e apenas um terço se identifica com a esquerda.

Bruno Góis no comício do Bloco em Torres Novas

Santarém: Bloco quer recuperar representação da esquerda no Parlamento

Março 7, 2024

Nesta campanha, Bruno Góis trouxe para a campanha temas fundamentais para as regiões do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo, como a criação de empregos qualificados, a gestão equilibrada da água e as urgências de investimento público em infraestruturas.

Mariana Mortágua com estudantes na Faculdade de Letras do Porto

"Habitação tem de estar no centro de qualquer entendimento à esquerda"

Março 7, 2024

Numa visita às residências universitárias no Porto, Mariana Mortágua diz que é a força do Bloco que determinará soluções para a crise na habitação.

Mariana Mortágua

“A política do remendo é um risco para Portugal e para a democracia”

Março 6, 2024

Em Braga, Mariana Mortágua afirmou que o programa eleitoral do PS "é uma nova coleção de remendos” que prossegue a “desesperante política da maioria absoluta" na habitação, saúde e educação. Bruno Maia prometeu que o Bloco "é a força que vai impedir o assalto da direita ao SNS”.

Moedas violou lei eleitoral, CNE manda retirar cartazes

Março 6, 2024

O autarca do PSD mandou afixar cartazes de propaganda às medidas da Câmara sobre habitação, o que é proibido em campanha eleitoral. Em janeiro, a autarquia tinha sido acusada de ilegalidade, ao mandar remover os cartazes da manifestação Casa para Viver colados na cidade.

Arruada na Rua de Santa Catarina

Porto: Campanha bloquista aposta forte no reforço da representação

Março 6, 2024

Marisa Matias, José Soeiro, Isabel Pires e Ana Isabel Silva têm ouvido a população e profissionais de diferentes setores de atividade, com iniciativas para defender a escola pública, a saúde, a habitação, os transportes e a transição ecológica.

André Ventura

Corrupção: Estado pode confiscar donativos ilegais ao Chega

Março 6, 2024

A associação Frente Cívica defende que a não identificação de doadores por parte do partido de Ventura é "sinal de alarme para a democracia". Lei já permite que o Estado confisque os donativos ilegais.

Mariana Mortágua defende aumento real dos salários

Março 6, 2024

Em Santa Maria da Feira, a coordenadora do Bloco lembrou que foi o acordo feito pelo partido que permitiu a subida real dos salários mínimos que agora se quer continuar. Mas pretende-se “ir mais longe”: subir salários médios, dar mais força aos contratos coletivos, melhorar os direitos de trabalhadores por turnos.

Mariana Mortágua em visita à associação Solidariedade Imigrante

“Direita quer imigrantes mais explorados e mais mal pagos”

Março 5, 2024

Durante uma visita à Solidariedade Imigrante, Mariana Mortágua afirmou que a direita sabe que são os imigrantes “quem garante a economia portuguesa”, mas opta por lançar “muita desinformação e muita mentira” porque quer “imigrantes clandestinos e explorados”.