Está aqui

Política

40 anos do SNS: Falta separar público e privado e adaptar SNS ao nosso tempo

Abril 24, 2019

A sessão promovida pelo Bloco para comemorar os 40 anos do SNS contou com intervenções de Constantino Sakellarides, Ana Jorge, Diana Pereira, Aranda da Silva e Jaime Teixeira Mendes.

Catarina Martins

“Não há nada mais ideológico do que a Lei de Bases da Saúde em vigor”

Abril 23, 2019

Numa sessão sobre os 40 anos do SNS e a nova Lei de Bases da Saúde, Catarina Martins criticou a “indefinição do PS” e defendeu as propostas acordadas com o governo para não deixar “caminho aberto para um governo futuro poder entregar os hospitais à gestão privada”.

Fotografia: commons/wikimedia.org

“Ninguém pode estar excluído deste momento da democracia”

Abril 22, 2019

Esta segunda-feira, à saída de uma reunião com a ACAPO, Catarina Martins informou que o “Bloco vai ter o seu material eleitoral acessível a toda a gente”.

Fotografia de Paulete Matos

“Há tempo nesta legislatura para resolver o assunto da gestação de substituição”

Abril 22, 2019

Moisés Ferreira lembra que a gestação de substituição passou a ser permitida em Portugal por iniciativa do Bloco e que é o Tribunal Constitucional quem diz que a mesma é constitucional, mas que o direito de a gestante revogar o seu consentimento deve ser garantido. “Esta não era a opção do Bloco”, afirma.

Bloco denuncia descargas poluentes na Ribeira das Lavandeiras, em Mangualde

Abril 21, 2019

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Viseu refere que, no dia 17 de abril de 2019, em Mangualde, ocorreram descargas, visivelmente poluentes, em dois pontos, ambos da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde.

Trabalhadores “têm de ter uma voz mais ativa” junto das instituições europeias

Abril 20, 2019

O esquerda.net entrevistou Daniel Bernardino, candidato pelo Bloco ao Parlamento Europeu. 

Celebrar 40 anos do Serviço Nacional de Saúde com nova Lei de Bases

Abril 20, 2019

No dia 23 de abril, próxima terça-feira, o Bloco celebra os 40 anos do SNS com uma sessão pública sobre a nova Lei de Bases da Saúde. A iniciativa terá início às 21h, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Manifestação pelo direito à habitação, setembro de 2018, Lisboa. Foto esquerda.net.

Bloco defende que Câmara de Lisboa garanta habitação a famílias vulneráveis

Abril 19, 2019

Bloco quer garantir que CML não desocupa apartamentos ocupados por pessoas em desespero sem antes lhes dar alternativa de habitação. Proposta do vereador Manuel Grilo pede inventário das habitações e aumento do parque habitacional da câmara para dar resposta a estas situações.

José Soeiro na manifestação de apoio aos trabalahadores do Miradouro Ignez, 13 de abril de 2019. Foto Henrique Borges/Facebook.

Bloco pede esclarecimento ao governo sobre despedimentos em restaurante no Porto

Abril 19, 2019

Trabalhadores de restaurante no Porto sofreram situações de abuso, e após greve manobras de intimidação e despedimentos ilícitos. Bloco perguntou ao governo que medidas estão a ser tomadas. SOS Racismo também se pronunciou sobre o caso.

Bloco lança manifesto eleitoral em Leitura Fácil

Abril 18, 2019

O manifesto eleitoral bloquista para as eleições europeias foi adaptado pela Fenacerci e é um contributo para uma campanha mais acessível e inclusiva. Em breve sairá a edição em braille e o vídeo do manifesto em Língua Gestual Portuguesa.

Parlamento português condena ameaças de Netanyahu

Abril 18, 2019

O voto de condenação às intenções do governo israelita de prosseguir com as ocupações ilegais na Cisjordânia foi proposto pelo Bloco de Esquerda e aprovado apenas com os votos contra do CDS.

Mural do Bloco de Esquerda sobre alterações climáticas na praia do Furadouro, em Ovar.

Bloco é o partido que mais defende o clima na UE

Abril 17, 2019

O ranking foi revelado esta terça-feira pela Rede Europeia de Acção Climática (CAN-Europe): no parlamento europeu, o Bloco é o partido português que mais dá apoio à intervenção da UE na área do clima. Partidos do centro-direita são acusados de não reconhecerem “a necessidade urgente de apoiar acções contra um clima em mudança”.

Fotografia de Paulete Matos

Bloco tem acordo do governo para fim de taxas moderadoras e das PPP

Abril 17, 2019

O Bloco acordou com o governo alterações à proposta de lei de bases da saúde, que incluem o fim das taxas moderadoras e das PPP, o fim da concorrência do SNS com o privado e a valorização dos profissionais do SNS.

“Quem quiser responder por estes trabalhadores tem de revogar a legislação laboral da troika”

Abril 17, 2019

A greve dos motoristas de mercadorias perigosas e a discussão das leis laborais acordadas na concertação social foram os temas que dominaram o debate quinzenal de Catarina Martins com o primeiro-ministro.

Professores esperam recuperar tempo de carreira congelado até 15 de maio

Abril 16, 2019

O parlamento discutiu a recuperação do tempo de serviço congelado aos professores. Joana Mortágua diz que o Bloco apoiará as soluções que reconheçam a recuperação integral dos nove anos, quatro meses e dois dias. Mário Nogueira espera que tudo fique resolvido até 15 de maio.

Bloco questiona governo sobre apoios aos centros de recolha de animais

Abril 16, 2019

Das 112 candidaturas de municípios ao financiamento para construção e modernização dos centros de recolha de animais, apenas 17 contratos-programa foram celebrados.

Fotografia de Paulete Matos

Vistos Gold: Bloco pede audição de Eduardo Cabrita por falta de auditorias

Abril 16, 2019

Há quase cinco anos que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não conclui nenhuma auditoria à concessão de Vistos Gold entregues a estrangeiros. Bloco pediu audição do ministro da Administração Interna para averiguar.

“Os nossos 19 votos estão do lado dos professores”

Abril 16, 2019

O parlamento discute esta terça-feira a recuperação do tempo do serviço congelado na carreira dos professores. Joana Mortágua diz que o Bloco apoiará as propostas que reconheçam a contabilização integral do tempo de serviço.

Refinaria de Sines.

Motoristas de matérias perigosas em greve

Abril 15, 2019

Começou esta segunda-feira a greve dos Motoristas de matérias perigosas pelo reconhecimento do seu estatuto e melhores condições de trabalho. Associação patronal tem sido pouco recetiva, e fixação de serviços mínimos já seguiu para os tribunais.

Única preocupação do Programa de Estabilidade é entrar no "campeonato europeu da décima"

Abril 15, 2019

Mariana Mortágua assinala que o programa apresentado pelo Governo não tem ambição e só visa "cumprir e até ultrapassar a mais ínfima décima e a mais ínfima regra europeia”, preocupando-se muito pouco com preparar o país “para os enormes desafios que vamos ter no futuro".

Fotografia de Paulete Matos

Bloco quer taxar “borla fiscal” de 3,8 mil milhões à banca

Abril 15, 2019

Os bancos que trabalham em Portugal têm 3,8 mil milhões de euros de créditos fiscais, acumulados durante o tempo da troika, para abaterem nos impostos a pagar nos próximos anos. Bloco considera-o “dinheiro perdido” e quer aplicar-lhes uma taxa anual de 1,5%.

Vistos gold: governo não concluiu uma única auditoria

Abril 15, 2019

A lei exige auditorias anuais à atribuição de vistos gold, mas a última realizou-se em 2014. Nessa altura, era apontada a ineficácia do controlo interno.

Catarina Martins na conferência de jovens do Bloco, 2019. Foto de Hugo Evangelista.

Aprofundar o caminho contra a precariedade ou andar para trás: "cabe ao PS escolher"

Abril 14, 2019

Catarina Martins desafiou o PS a rever a legislação laboral com a esquerda para aprofundar o caminho contra a precariedade. Saudou também o surgimento de uma geração de novos sujeitos políticos que antes não tinham voz, no encerramento da conferência de jovens do Bloco em Lisboa.

ABC do Socialismo - Capa.

Faz sentido falar em socialismo hoje?

Abril 14, 2019

O socialismo é contra a natureza humana? Acaba sempre em ditadura? É possível na União Europeia? Eis algumas das questões abordadas no livro ABC do Socialismo, cuja introdução pode ler no esquerda.net.

Catarina Martins na apresentação do plano ferroviário do Bloco, Peso da Régua. Foto de Paula Nunes.

"Se o governo não fez, fazemos nós": Bloco apresenta plano para recuperar a ferrovia

Abril 13, 2019

O Bloco apresentou este sábado a sua proposta de um plano ferroviário nacional para as próximas décadas. Reabertura e construção de novas linhas visam recuperar a ferrovia para níveis mais próximos da média europeia. Promover a coesão do território, proteger o ambiente, aumentar a capacidade produtiva do país são objetivos centrais.