Está aqui

Política

Índios Aymara na cerimónia de coroação de Evo Morales como Apu Mallku, o cargo simbólico de rei, supervisor dos conselhos de anciãos. Tiwanaku, 21 de janeiro de 2006. Foto de Corrado Scropetta/Flickr.

Deputados europeus de esquerda: UE deve condenar energicamente golpe de Estado na Bolívia

Novembro 13, 2019

Marisa Matias, José Gusmão e vários deputados europeus do GUE/NGL dirigiram uma carta a Federica Mogherini, Alta Representante da União para Assuntos Externos e Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia instando a UE a “implicar-se ativamente para velar pelos direitos civis e políticos do povo boliviano”.

Catarina Martins

“Governo não pode ficar à espera das autarquias para resolver o problema das escolas”

Novembro 13, 2019

No debate quinzenal com o primeiro-ministro, Catarina Martins voltou a confrontar António Costa com o problema falta de assistentes técnicos e operacionais que têm impedido o normal funcionamento das escolas.

Bloco repudia construção de hotel de luxo de grupo português em terras indígenas

Novembro 13, 2019

O grupo parlamentar do Bloco exige ao governo português uma posição firme de salvaguarda dos legítimos direitos das comunidades indígenas, sublinhando que, caso o aval seja dado à construção, por parte do grupo Vila Galé, será destruída uma das maiores fontes de sustento da comunidade nativa Tupinambá.

“Precisamos de uma legislação laboral que puxe pelos salários”

Novembro 13, 2019

No final de uma reunião com a Fenprof, Catarina Martins voltou a defender que só alterando as leis laborais será possível aumentar o salário médio praticado no país.

Mais 100 casas para pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa

Mais 100 casas para pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa

Novembro 13, 2019

Projeto procurará garantir habitações a pessoas em situação de sem abrigo com problemas de saúde mental ou com problemas de dependências. Há também o acompanhamento por técnicos com vista à reintegração social dos participantes.

Bloco quer 35 horas no privado e valorização da contratação coletiva e do trabalho por turnos

Bloco quer 35 horas no privado e valorização da contratação coletiva e do trabalho por turnos

Novembro 13, 2019

Os três projetos de lei apresentados hoje no Parlamento defendem as 35 horas no privado, à semelhança do setor público, a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador na contratação coletiva e o reconhecimento do trabalho noturno e por turnos como sendo de desgaste rápido.

Manuel Heitor.

Bloco quer ouvir ministro sobre professores universitários que trabalham sem remuneração

Novembro 12, 2019

O Grupo Parlamentar do Bloco apresentou um requerimento na Assembleia da República para a audição do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as denúncias de crescimento do trabalho não remunerado de professores universitários do ensino público. Foi aprovado por unanimidade.

Parlamento volta a votar possibilidade de arrependimento na gestação de substituição

Parlamento volta a votar possibilidade de arrependimento na gestação de substituição

Novembro 12, 2019

Bloco de Esquerda volta a apresentar proposta de lei de gestação de substituição que reconhece à gestante a possibilidade de desistir da entrega do bebé até ao momento do registo. Proposta inclui também a necessidade de um parecer da Ordem dos Psicólogos.

Catarina Martins visita Escola Secundária José Afonso.

Contratação de funcionários para as escolas é urgente

Novembro 11, 2019

Catarina Martins visitou a Escola Secundária José Afonso, na Arrentela, onde ouviu queixas dos estudantes sobre como a falta de funcionários obriga a fechar biblioteca ou ginásio e a cancelar aulas. Respondeu-lhes que a contratação de pessoal é uma urgência para manter as escolas abertas e que é preciso rever rácios de contratação.

Bloco propõe que saúde mental seja prioridade

Novembro 11, 2019

22,9% dos portugueses sofreram de alguma doença psiquiátrica no último ano. Moisés Ferreira pensa que em todas as legislaturas se diz que o tema é prioritário, “mas nunca o é”. O partido vai chamar ao Parlamento o diretor do Programa de Saúde Mental, Miguel Xavier, para analisar o cumprimento deste.

Evo Morales.

Bloco denuncia golpe militar na Bolívia

Novembro 10, 2019

Em comunicado do secretariado, o partido denuncia que o exército impôs a demissão ao presidente e vice-presidente do país, o que considera “uma intervenção golpista”, à margem da constituição.

Fotografia: Miguel Lopes/Lusa

Governo não deve autorizar pagamentos ao Novo Banco “sem saber o que se passa”

Novembro 10, 2019

Este fim-de-semana, Catarina Martins afirmou à comunicação social que o governo não deve autorizar mais pagamentos ao Novo Banco “sem saber o que se passa”. A coordenadora do Bloco defende ainda que haja um administrador público.

Fotografia de Paulete Matos

Milhões prometidos pelo governo para sem-abrigo não chegaram ao terreno

Novembro 9, 2019

O governo prometeu, há cerca de meio ano, um investimento de 131 milhões de euros para integrar pessoas sem-abrigo até ao final de 2020. Autarquias e associações dizem que a verba não chegou. Manuel Grilo, vereador do Bloco em Lisboa, diz que o governo “não pode negar a sua responsabilidade”.

Fotografia de Paulete Matos

Marisa Matias nomeada Chefe da Missão Eleitoral da União Europeia no Sri Lanka

Novembro 8, 2019

Marisa Matias foi nomeada por Federica Mogherini, Alta Comissária da UE para a Política Externa e Segurança, para o cargo de Chefe de Missão Eleitoral da UE no Sri Lanka, que terá eleições presidenciais no próximo dia 16. A eurodeputada espera que as observações “reforcem os processos e as instituições democráticas”.

Avião sobrevoa Lisboa.

Lisboa vai avaliar impacto da expansão do aeroporto

Novembro 8, 2019

A proposta aprovada por unanimidade juntou contributos de vários partidos. Bloco congratula-se por ver aprovados os estudos que propôs.

Tiago Brandão Rodrigues.

Bloco chama ministro da Educação a dar explicações sobre falta de funcionários

Novembro 7, 2019

Na primeira reunião da Comissão parlamentar de Educação, a deputada Joana Mortágua entregou um requerimento para chamar Tiago Brandão Rodrigues a dar explicações sobre a falta de assistentes técnicos e operacionais nas escolas.

Acabar com os cortes da troika na legislação laboral para subir salários

Novembro 7, 2019

À saída de uma reunião com o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, Catarina Martins declarou que, para além de subir o salário mínimo, é também necessário subir o salário médio. E isso não se faz “sem mexer na legislação laboral”. Por isso, anunciou que o Bloco iria apresentar propostas sobre este tema.

Catarina Martins afirma: “Lula deve ser libertado. Nunca deveria ter sido preso" - foto wikimedia

Catarina Martins assina petição por Lula Livre

Novembro 6, 2019

A coordenadora do Bloco de Esquerda assinou o abaixo-assinado internacional pela anulação dos julgamentos de Lula. Em vídeo, Catarina Martins afirma: “Lula deve ser libertado. Nunca deveria ter sido preso. Precisa, sim, de justiça. Todo o Brasil precisa de justiça e de democracia.”

Nelson Peralta

“Recusamos o reforço do monopólio privado no lixo em Portugal”

Novembro 6, 2019

O deputado bloquista Nelson Peralta defendeu que o governo deve dar explicações sobre a sua intenção de atribuir o negócio da recolha de biorresíduos a uma empresa da Mota Engil.

Alexandra Vieira e José Maria Cardoso, deputados eleitos, pela primeira vez, pelo círculo de Braga

Bloco Braga quer saber o número de funcionários em falta nas escolas do distrito

Novembro 6, 2019

Alexandra Vieira e José Maria Cardoso, deputados eleitos pelo círculo de Braga, denunciaram a falta de assistentes operacionais nas escolas do distrito e apresentaram requerimentos entregues no parlamento para fazer um levantamento exaustivo do número de funcionários em falta.

“Se Governo não percebe que há um problema de investimento público não está a analisar bem o país”

“Se Governo não percebe que há um problema de investimento público não está a analisar bem o país”

Novembro 6, 2019

Pedro Filipe Soares participou no podcast “Direto ao Assunto” onde falou sobre a falta de investimento nos serviços públicos essenciais e da janela de oportunidade que o Governo deixou escapar para solucionar os problemas que daí advêm.

Antiga gare da Estação da Boavista no Porto. 2008.

Bloco Porto quer habitação pública onde está projetado El Corte Inglés

Novembro 5, 2019

O Bloco defendeu na Assembleia Municipal do Porto que exista um projeto de habitação pública a custos controlados e espaços verdes onde está prevista um El Corte Inglés. Uma moratória no licenciamento de hotéis e a posse camarária dos terrenos onde foi embargado o prédio da Arcada foram outras propostas defendidas.

Não podemos continuar a fechar urgências do SNS para abrir hospitais privados

Novembro 5, 2019

Após uma reunião com a administração do hospital Garcia de Orta, em Almada, sobre a situação da urgência de pediatria, Catarina Martins alertou que o problema da formação de especialistas, a degradação das carreiras e das condições de trabalho fazem com que os privados se tornem mais atraentes para os profissionais.

Central do Pego.

Bloco questiona conversão do Pego em central a biomassa

Novembro 4, 2019

O Bloco está preocupado com as “graves consequências tarifárias ou orçamentais e sobretudo ambientais” da conversão do central do Pego numa central a biomassa. As suas contas apontam para excesso de biomassa florestal residual disponível. Por isso, Jorge Costa considera-a “insustentável” e defende uma moratória para projetos deste tipo.

Legislativas 2019.

Publicado o mapa oficial das legislativas: Bloco com 10,01% dos votos expressos

Novembro 4, 2019

Foi publicado em Diário da República o mapa oficial com os resultados das eleições legislativas do passado dia seis de outubro. Resultados fechados, o Bloco obteve 498.549 votos, o que corresponde a 10,01% dos votos expressos.