Está aqui

Política

Viana do Castelo: Sem transportes não há coesão nem combate às alterações climáticas

Julho 26, 2021

Jorge Teixeira, candidato do Bloco à Câmara de Viana do Castelo, apresentou os transportes como um dos principais pontos do programa eleitoral. Catarina Martins, presente na apresentação da candidatura, disse que “já provámos que somos capazes de mudar a política local, deem-nos mais força e faremos mais”.

Catarina Martins e Manuel Carlos Sailva - Foto de Andreia Quartau

Bloco em Barcelos defende soluções que permitam segurança económica e social

Julho 26, 2021

Manuel Carlos Silva, candidato à Câmara de Barcelos, defende a necessidade de fomentar métodos de participação cidadã. Na sua intervenção, propôs a remunicipalização da água e sugeriu a criação do metro no quadrilátero urbano Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.

Ricardo Salgado na Comissão parlamentar de Inquérito ao BES, 9 de dezembro de 2014 – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

O grande inquérito — Resultados preliminares

Julho 26, 2021

“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

“Populações contam connosco para a coesão do concelho de Sesimbra”

Julho 25, 2021

António Marques, candidato à Câmara Municipal de Sesimbra, denunciou o estagnamento a que o executivo camarário tem condenado o concelho e garantiu que lutará para que “os sonhos para esta terra sejam uma realidade”.

Pedro Gonçalves, candidato do Bloco à Câmara de Odemira - Foto de Andreia Quartau

“Nem mais uma estufa em Odemira!”

Julho 24, 2021

Pedro Gonçalves, candidato do Bloco à Câmara Municipal de Odemira, criticou o excesso de agricultura intensiva no concelho e afirmou: “Não vamos permitir que a ABM volte a cortar a água aos pequenos consumidores para beneficiar os grandes empresários da agricultura intensiva”.

Catarina Martins com os cabeças de lista de Câmara e Assembleia Municipal de Odemira - Foto Andreia Quartau

Odemira: Bloco defende gestão pública da água e proibição de novas estufas

Julho 24, 2021

“Que em setembro se encontre um compromisso claro para com Odemira, nem mais um metro de estufa e a água do perímetro de rega tem gestão pública”, propôs Catarina Martins, frisando que “as estufas não podem mandar na vida das pessoas”, que “tem de haver um futuro para lá das estufas”.

"É fundamental criar um programa de renda acessível que garanta casas para as pessoas, casas a preços que as pessoas possam pagar”, afirmou Beatriz Gomes Dias – Foto de Andreia Quartau

Bloco propõe 10 mil casas de renda acessível para Lisboa

Julho 23, 2021

Beatriz Gomes Dias apresentou esta sexta-feira o programa autárquico para a Câmara de Lisboa. Em destaque, responder à emergência habitacional e um programa faseado para transportes públicos gratuitos, com o objetivo de responder às pessoas e à emergência climática.

“Existem nomeações feitas por este conselho de administração que claramente indiciam favorecimento de familiares de membros do próprio Conselho de Administração”, denuncia António Lima.

Bloco denuncia “teia de interesses e relações familiares” no Hospital de Ponta Delgada

Julho 23, 2021

Em causa estão a presidente do conselho de administração e o diretor clínico do Hospital de Ponta Delgada. O coordenador regional do Bloco de Esquerda, António Lima, vai requerer audições da administração do hospital bem como do secretário regional da Saúde.

Mariana Mortágua. Foto de Ana Mendes.

Bloco considera que venda do Novo Banco "desprotegeu" o interesse público

Julho 23, 2021

Esta é uma das conclusões de Mariana Mortágua sobre o relatório da Comissão de Inquérito ao Novo Banco. O Bloco também defende que a resolução do BES “prejudicou o valor do banco e contas públicas” e a gestão do Novo Banco “contribuiu para maximizar perdas para contribuintes”, aumentando injeção de capital “em beneficio da Lone Star”.

Dirigentes do Chega envolvidos em agressões homofóbicas em Viseu

Julho 23, 2021

Dois militantes do partido, um dos quais dirigente da distrital de Viseu, são acusados de agressões homofóbicas, que ocorreram na presença de Pedro Calheiros, candidato do Chega à Câmara Municipal de Viseu. Bloco de Esquerda repudia qualquer tipo de violência LGBTI+ fóbica.

Soldados israelitas numa manifestação palestiniana. Foto de  Palestine Solidarity Project/Flickr.

Parlamento quer que governo classifique colonatos israelitas como anexação ilegal

Julho 23, 2021

Para além desta recomendação, feita por iniciativa do Bloco, outra foi aprovada para que o executivo "ponha fim a todos os acordos celebrados com Israel que incidam sobre aqueles territórios, a sua população e os seus recursos".

Se bo é strangeiro e/ou bu ta vive na Portugal, bu sabi ma bu pode vota?

Julho 22, 2021

Bloco de Sintra distribui panfletos em crioulo de Cabo Verde e em romeno para sensibilizar migrantes para direito de voto nas autárquicas.

Catarina relembrou que a implementação de salas de consumo “está prevista na lei há 25 anos”, mas nunca foi implementado.

Catarina destaca importância das salas de consumo assistido no acompanhamento de utentes

Julho 22, 2021

Em visita à primeira sala de consumo assistido do país, algo que "estava previsto há 25 anos na lei", Catarina considerou que “Portugal é um exemplo a nível mundial no sucesso que teve no tratamento das pessoas com toxicodependência e na diminuição de todos os problemas sociais relacionados com o uso de drogas”.

"Uma governação de curto prazo não responde à mais longa pandemia das nossas vidas", disse Catarina Martins. Foto António Cotrim, Lusa.

A vida demonstrou que uma resposta tímida não vence a crise

Julho 21, 2021

No encerramento do debate sobre o Estado da Nação, Catarina criticou a “política de mínimos que adia as soluções e a resposta aos mais frágeis, ao invés de garantir investimento que vença a crise”. E denunciou o discurso climático do governo que “parece ter como maior inimigo a própria ação do governo, desviando os recursos do desenvolvimento rural e da produção biológica para latifundiários rentistas”.

Bloco quer Hospital de Serpa com gestão pública

Bloco quer Hospital de Serpa com gestão pública

Julho 20, 2021

“A entrega do hospital à Santa Casa da Misericórdia tem sido um desastre para o SNS e muito prejudicial para a população”, afirma o deputado Moisés Ferreira, que apresentou um projeto para o hospital regressar à gestão pública. 

Delegação do Bloco com a administração do Hospital Garcia de Orta - Foto Andreia Quartau

Bloco apresenta projeto para ampliar Hospital Garcia de Orta

Julho 19, 2021

A proposta “para que haja investimento para a ampliação” vai ser apresentada esta semana. Catarina Martins salientou a necessidade de fixar profissionais no SNS e considerou “incompreensível” que o Estado pague mais a privados por testes PCR.

“O Bloco de Esquerda tinha razão quando exigia” uma legislação “mais exigente”, maior regulação e uma “maior separação” entre os interesses públicos e privados. Foto de Ana Mendes.

Detenções no sistema financeiro são “retrato de uma elite que viveu às custas do Estado”

Julho 19, 2021

No âmbito do debate sobre o Estado da Nação, Pedro Filipe Soares considerou que os processos judiciais no sistema financeiro e a realidade concreta da vida das pessoas “nos devem preocupar e exigir mais para responder a estas urgências que o país apresenta”.

Bandeiras do Bloco.

Bloco intensifica intervenção

Julho 17, 2021

A apresentação de mais de 120 candidaturas autárquicas, comícios de verão, o Fórum Socialismo 2021, duas iniciativas descentralizadas em substituição do acampamento de jovens e a Conferência Nacional de Jovens em setembro são algumas das iniciativas. A resolução aprovada na reunião da Mesa Nacional pode ser lida aqui.

Catarina Martins. Foto de JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA.

Bloco vai negociar orçamento com prioridade ao emprego, saúde e apoio social

Julho 17, 2021

Em declarações no final da Mesa Nacional do partido, Catarina Martins apelou ao governo para que “aja muito rapidamente na questão dos apoios sociais” uma vez que este mês “milhares de pessoas perderam já o acesso ao subsídio de desemprego”.

Lançamento da candidatura autárquica de Abrantes - Foto de Andreia Quartau

Abrantes: “Mudança em defesa do desenvolvimento sustentável”

Julho 16, 2021

Armindo Silveira encabeça a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Abrantes. Na apresentação da candidatura criticou “três décadas de governação autárquica” do PS e afirmou: “esta terra tem tudo para dar certo, mas está num declínio que urge estancar”.

Milhares de desempregados podem ficar sem apoios em agosto

Julho 16, 2021

Bloco propôs alargamento do Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores até ao fim do ano. José Soeiro considera que “o problema que se colocou em fevereiro vai-se colocar outra vez em agosto”.

Catarina Martins quer transportes gratuitos, a começar pelos desempregados

Julho 16, 2021

Numa reunião com a administração da Carris, Catarina Martins propôs criar um plano “para a gratuitidade dos transportes coletivos que nos permita libertar as cidades do carro individual”.

Bruno Góis

Sintra: "Direito à habitação e à qualidade de vida" é a prioridade do Bloco

Julho 15, 2021

Na apresentação da candidatura à Câmara de Sintra, Bruno Góis defendeu a criação de um programa municipal de habitação para responder à crise nesta área. Tânia Russo, candidata à Assembleia, lembrou que um quarto da população sintrense não tem médico de família.

Catarina Martins defende reforço dos rastreios para controlar a pandemia

Julho 15, 2021

À margem de uma reunião com a Associação Islâmica da Tapada da Mercês e Mem Martins, Catarina Martins defendeu que “muito mais importante que as proibições, é ter equipas de saúde pública que façam os rastreios de contacto”.

José Soeiro. Foto de Ana Mendes.

Apoios sociais: “Guerra constitucional” do Governo “não tem efeito prático”

Julho 15, 2021

José Soeiro reagiu ao chumbo dos diplomas que reforçavam apoios sociais reiterando que a posição do governo é “incompreensível” e que o Orçamento de Estado para 2021 “deixava muita gente para trás, como se verificou logo em janeiro”.