Está aqui

Ambiente

Mercado de carbono. Ilustração de Corporación Ruta N.

Especulação no mercado europeu de carbono: licença para contaminar e subir a fatura da luz

Janeiro 19, 2022

Licença para contaminar. Esta é a lógica que rege o mercado europeu de carbono, criado supostamente para levar à transição para energias mais “verdes”. Com o CO2 convertido num produto financeiro, a sua especulação está diretamente relacionada com a escalada do preço da luz. Por Fátima Martín.

Olival superintensivo em Alfundão.

Zero critica plano de expansão do regadio

Janeiro 19, 2022

Além de acusar o estudo “Regadio 2030” de pretender replicar o modelo de intensificação agrícola de Alqueva para todo o país, os ambientalistas denunciam que dos 99 novos regadios previstos, mais de 20 irão afetar áreas que integram a Rede Natura 2000.

Gondomar: Telhas de amianto despejadas em mata a céu aberto

Janeiro 12, 2022

Diversas telhas de amianto foram despejadas a céu aberto numa mata na zona de Branzelo, em Melres, Gondomar. Deputado bloquista José Soeiro considera que esta situação deve ser “rapidamente investigada e os responsáveis punidos”. 

Últimos sete anos foram os mais quentes desde que há registos

Janeiro 11, 2022

A agência climática europeia Copernicus divulgou os primeiros dados sobre a temperatura global no ano passado, que se encontrava 1,2ºC acima do nível pré-industrial.

Parque eólico na Galiza. Foto de Paulo Brandão/Flickr.

Governo falhou prazo de transposição de diretiva sobre energias renováveis

Janeiro 9, 2022

A associação ambientalista Zero denuncia que o governo está em incumprimento há seis meses por não ter transposto para a legislação nacional uma diretiva da UE. Propõe também o fim do uso de óleo de palma e de outros associados à desflorestação, a melhoria de recolha de óleos alimentares e informação sobre matérias-primas.

Chico Mendes em 1988. Pormenor da foto de Miranda Smith/Wikimedia Commons.

A herança de Chico Mendes

Janeiro 9, 2022

O seringueiro sindicalista e ambientalista Chico Mendes foi cobardemente assassinado em 1988. Neste artigo, Michael Löwy recorda como ele conseguiu articular as ideias do socialismo internacionalista com a luta ecológica para enfrentar os ruralistas e a ditadura – e acabou por pagar caro por isso.

Ambientalistas acusam Governo de atentados contra áreas de conservação da natureza

Janeiro 7, 2022

Seis organizações não governamentais de ambiente afirmam que a prática do executivo tem caminhado no sentido inverso das orientações da União Europeia no sentido da descarbonização e conservação da natureza.

Construção de hotel em reserva agrícola na Terceira “abre precedente grave”

Janeiro 7, 2022

O Bloco de Esquerda dos Açores contesta a autorização dada pelo Governo Regional para a construção de um novo hotel num terreno da Reserva Agrícola Regional na ilha Terceira.

Castelo Branco: Poluição visível na albufeira de Santa Águeda/Marateca

Janeiro 6, 2022

No dia 3 de janeiro era visível a poluição na albufeira classificada como de águas públicas protegidas, localizada no concelho de Castelo Branco. Notícia publicada no Interior do Avesso

Vigilantes da Natureza. Foto do Interior do Avesso.

SNPC considera que há “muita parra e pouca uva na conservação da natureza e florestas”

Janeiro 4, 2022

O Sindicato Nacional da Proteção Civil diz que Portugal está atrasado em relação a outros países na conservação da natureza e da biodiversidade. No continente existem cerca de 196 Vigilantes da Natureza no ICNF, em média cada um tem a seu cargo 4.311,22 mil hectares. Notícia do Interior do Avesso.

Central nuclear de Isar, que deve ser desmantelada em 2022, na Alemanha, foto de Bjoern Schwarz/Flickr

Espanha rejeita a proposta da CE de considerar centrais nucleares e a gás investimento verde

Janeiro 3, 2022

O ministério de Espanha da Transição Ecológica considera que admitir que as centrais nucleares e a gás natural estão incluídas na taxonomia verde europeia “seria um passo atrás”. O documento da Comissão Europeia também provocou críticas da Alemanha e da Áustria.

Temperatura média da China foi a mais elevada dos últimos 60 anos, em 2021

Janeiro 2, 2022

Temperatura média na China em 2021 foi de 10,7 graus Celsius, um grau superior à habitual, e a mais alta desde 1961. A precipitação média foi superior à dos últimos anos, sobretudo no norte do país.

“Chernobyl Fukushima nunca mais”, manifestação em Cáceres pelo encerramento da central de Almaraz, junho de 2016

Comissão Europeia quer classificar centrais nucleares e a gás como investimentos verdes

Janeiro 2, 2022

Na noite do último dia de 2021, a Comissão Europeia (CE) enviou aos Estados-membros um projeto para considerar as centrais nucleares e a gás como “sustentáveis” no processo de transição ecológica, para facilitar o financiamento desses projetos. O Governo da Alemanha criticou a decisão da CE.

Bandeiras do movimento anti-nuclear alemão. Foto de Till Westermayer/Flickr.

2022, o ano em que fecham as últimas centrais nucleares na Alemanha

Janeiro 1, 2022

2021 acaba com três centrais nucleares e 2022 acabará com as últimas três. A luta anti-nuclear parece ter vencido o lóbi empresarial mas os ambientalistas ressalvam que depois desta data ainda haverá fábricas de enriquecimento de urânio no país.

São Tomé e Príncipe. Foto de NUNO VEIGA / LUSA.

São Tomé e Príncipe pede ajuda por causa das cheias

Dezembro 31, 2021

Morreram duas crianças e há vários desaparecidos nas maiores cheias dos 30 últimos anos. Os sistemas de alerta falharam e as autoridades foram apanhadas desprevenidas.

Logotipo dos Encontros Ecossocialistas.

V Encontros Internacionais Ecossocialistas

Dezembro 31, 2021

Queremos construir uma alternativa e essa alternativa é o ecossocialismo. Essa construção só pode ser coletiva e por isso apelamos à tua participação nos Encontros Ecossocialistas entre 21 e 23 de janeiro no Liceu Camões em Lisboa. Por Andreia Galvão e João Bernardo Narciso.

SpaceX foto de Centro Espacial da NASA Kennedy/Flickr.

Os voos espaciais dos bilionários são uma bomba de carbono que destruirá o planeta

Dezembro 30, 2021

Jeff Bezos e Elon Musk pretendem expandir os voos espaciais comerciais, ainda que um único passageiro emita mais poluição em poucos minutos do que 1/8 da população mundial irão produzir em toda as suas vidas. Por Luke Savage.

Imagem da campanha contra o uso de óleo de palma em biocombustíveis.

Governo não cumpriu a promessa de reduzir queima de óleo de palma

Dezembro 30, 2021

A associação ambientalista Zero acusa o governo de ter prometido no OE 2021 restringir a produção e comércio de biocombustíveis feitos a partir de óleo de palma mas não cumprir. O país consumiu 42 milhões de litros deste tipo de combustível e continuará a fazê-lo em 2022.

Cruzeiro com a Catedral de Palma ao fundo. Foto de Karim Rezk/Flickr.

Palma de Maiorca vai limitar cruzeiros por razões ambientais

Dezembro 29, 2021

O acordo entre o governo regional das Ilhas Baleares e as empresas do setor vai reduzir a entrada de cruzeiros neste porto a três por dia. As associações ambientalistas, de moradores e partidos de esquerda dizem que é um número que continua acima do que a cidade consegue suportar.

O Diretmichthys parini ou malcarado de Parin em espanhol. Foto do Ifremer.

Um peixe tropical encontrado perto do Ártico

Dezembro 27, 2021

 A descoberta está a ser ligada às alterações climáticas. O Diretmichthys parini está a ser encontrado cada vez mais a norte, numa zona em que a temperatura da água aumentou dois graus entre 1980 e 2000.

Porcos numa exploração pecuária. Foto de James Hill/Flickr.

Antibióticos provenientes da pecuária intensiva estão a contaminar rios

Dezembro 26, 2021

Um estudo de várias universidades espanholas mostra fortes presenças de antibióticos nas águas e, junto a eles, bactérias multi-resistentes, o que é um perigo de saúde público. A OMS diz que a resistência aos antibióticos é uma das “maiores ameaças” para a saúde potenciada pelo uso indevido de remédios em humanos e animais.

Imagem partilhada pelo grupo de caçadores responsável pelo abate dos 540 animais na Torre Bela.

Massacre de animais na Torre Bela ainda sem arguidos

Dezembro 21, 2021

Passado um ano ninguém foi ainda acusado pela montaria em que foram chacinados cerca de 540 animais. As duas centrais fotovoltaicas previstas para o local também ainda não avançaram.

Protesto de milhares de sérvios em Belgrado contra a lei da expropriação e a mina de lítio. 4 de dezembro. Foto de @IgorPavicevicc/Twitter.

Mega-mina de lítio suspensa na Sérvia após contestação massiva

Dezembro 18, 2021

A contestação durava há meses mas tinha-se intensificado nas últimas semanas com bloqueios de pontes e estradas. Para além deste projeto, os ambientalistas contestam a ausência de combate à poluição do presidente Vučić e o seu apoio à expansão da exploração do carvão.

Beja: Protesto contra a jornada de propaganda da Olivum Talks

Dezembro 15, 2021

Várias pessoas concentram-se à porta do Politécnico de Beja para protestar contra a iniciativa organizada pela Associação de Olivicultores e Lagares do Alentejo e denunciar o impacto ambiental das fábricas de bagaço associadas ao olival intensivo.

Ambientalistas denunciam avaliação “falsa” do novo aeroporto

Dezembro 14, 2021

As associações ambientalistas entregaram um requerimento no tribunal contra a Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto, que consideram “falsa”.