Está aqui

Ambiente

Garrafas de vidro - Foto de Robert Couse-Baker / flickr

Ambientalistas acusam Governo de querer desrespeitar lei para agradar à indústria

Fevereiro 25, 2021

O Parlamento aprovou em 2018 uma lei que determina um sistema de depósito com retorno para embalagens descartáveis, a partir de janeiro de 2022. Mas o Governo pretende agora retirar o vidro deste sistema, um recuo atribuído por várias associações à “pressão da indústria”.

Tartaruga afetada pelo derramamento de crude. Foto da Associação do Município de Sharon/Twitter.

Maré negra causa desastre ambiental em Israel

Fevereiro 22, 2021

40% do litoral do país foi afetado. A limpeza pode demorar anos. E não se conhece ainda o responsável.

Montalegre. Foto de Turismo en Portugal/Wikimedia Commons.

Movimentos questionam posição da CIM do Alto Tâmega sobre minas

Fevereiro 21, 2021

O grupo de movimentos cívicos Barroso e Cabreira é contra “o desenvolvimento desenfreado de projetos de mineração” e lembra que ordenamento do território e conservação da natureza e dos recursos naturais são responsabilidade da CIM. Notícia publicada no Interior do Avesso.

aprresentação

Alqueva: Investigadores demonstram mau uso da água e destruição do território

Fevereiro 20, 2021

Do ponto de vista agrícola, mais de 85% da área e das explorações agrícolas do Alentejo nada beneficiam com o investimento. Investigadores manifestaram no Parlamento a sua preocupação com os abusos da agricultura intensiva e superintensiva.

Carrinha de reparações da empresa de distribuição de eletricidade do Texas. Fevereiro de 2021. Foto de Ralph Lauer/EPA/Lusa.

Vaga de frio deixa milhões sem energia no Texas e México

Fevereiro 18, 2021

As temperaturas que chegaram aos 22 graus negativos resultaram em dezenas de mortes, cortes de eletricidade e água potável. No Texas critica-se a entidade distribuidora de eletricidade por não estar preparada para o frio. No México há preocupação o corte de abastecimento de gás vindo daquele estado.

Nova rede de projetos agro-ecológicos da Quercus homenageia Carmo Bica

Fevereiro 18, 2021

O nome da rede BICA surge em homenagem a “uma das vozes que mais se bateram ao longo das últimas décadas pelo combate ao abandono do interior e pelo mundo rural”, refere a associação ambientalista.

Disha Ravi. Foto do seu Facebook.

Governo indiano prende jovem ambientalista

Fevereiro 18, 2021

Disha Ravi é acusada de ser uma conspiradora contra a Índia. O seu crime? Ter participado na criação de um kit para divulgar a causa dos camponeses indianos em protesto contra a liberalização dos preços agrícolas.

Lobo Ibérico. Foto de Animal Record/Flickr.

Ministério Público vai investigar a morte de lobos em Trás-os-Montes

Fevereiro 17, 2021

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas foi informado da morte de dois exemplares desta espécie protegida em Montalegre e Bragança. Bloco exige apuramento de responsabilidades.

Maria do Céu Antunes.

Transporte de Animais Vivos: Ministra da Agricultura é ouvida em Bruxelas

Fevereiro 17, 2021

Maria do Céu Antunes irá na próxima semana reunir no Parlamento Europeu com a Comissão de Inquérito. Além das responsabilidades da presidência portuguesa, Marisa Matias quer ouvir a ministra sobre os relatos “chocantes” dos episódios ocorridos em Portugal.

Plano de Desenvolvimento Rural foi um "fracasso" para a agricultura de proximidade

Fevereiro 16, 2021

A associação ambientalista ZERO e a Regenerar criticam a aplicação de fundos para o apoio à criação de circuitos curtos agroalimentares e à agricultura de proximidade.

No documento, o Bloco refere que “uma das principais ameaças atuais são as dragagens” no estuário do Sado. Na foto, da SOS Sado e de 26 de janeiro de 2021, vê-se um desastre ambiental

Recuperar rias e estuários até 2025 é a meta proposta pelo Bloco

Fevereiro 16, 2021

A proposta bloquista prevê também a inclusão nos instrumentos de política climática, visa estudar e conservar estas áreas e garantir a sua recuperação até 2025. Nelson Peralta alertou que "estes ecossistemas estão sujeitos a um ciclo vicioso".

mapa

As políticas de saúde na “vanguarda” do combate às alterações climáticas

Fevereiro 13, 2021

Se os países tomassem medidas adequadas ao cumprimento do Acordo de Paris, seria possível salvar milhões de pessoas anualmente, conclui um relatório publicado na revista Lancet.

Plataforma de extração de petróleo. Foto de chumlee10/Flickr.

Poluição dos combustíveis fósseis causa 8.7 milhões de mortes por ano

Fevereiro 10, 2021

Um quinto das mortes prematuras no mundo são causadas por este tipo de poluição, diz um estudo publicado esta semana. Sem esta poluição, a esperança média de vida da população mundial aumentaria em mais de um ano.

Bloco insiste em alternativas à incineração na Ilha de São Miguel

Fevereiro 9, 2021

A construção de uma central de incineração na Ilha de São Miguel, nos Açores, é contestada por diversos movimentos sociais e também pelo Bloco de Esquerda, que vai levar este assunto ao Parlamento Regional e à Comissão Europeia. 
 

Exploração de lítio. Fotografia de zero.ong.

Lítio: Governo publica despacho exigido pelo Bloco

Fevereiro 9, 2021

O despacho que determina a realização de uma avaliação ambiental às áreas sujeitas a concurso só foi publicado a dois meses do fim do prazo, depois da insistência de Nelson Peralta.

Acácias. Foto de kanonn/Flickr.

Estudo conclui que as acácias podem comprometer seriamente os ribeiros

Fevereiro 8, 2021

As acácias são das espécies invasores mais agressivas para os ribeiros. Um estudo da Universidade de Coimbra mostra como alteram as características da sua matéria orgânica, da qualidade de água e da concentração de nutrientes. Notícia do Interior do Avesso.

Mais de dois mil cidadãos tentam impedir destruição de jardim e abate de 503 sobreiros

Fevereiro 8, 2021

Uma petição promovida por quatro associações atuantes na região do Porto reivindica o cumprimento das Declarações de Impacte ambiental relativas à construção das Linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto.

Manifestação contra a Montanha de Ouro. Abril de 2019. Foto da Or de question/Facebook.

Montanha de ouro: a mina na Guiana que é um desastre ambiental anunciado

Fevereiro 7, 2021

De entusiasta do projeto, o presidente francês passou a ser crítico. Mas os ambientalistas sublinham que faz pouco contra a mineração predatória na região amazónica. Entretanto outro projeto chamado Esperança foi aprovado e mais de meio milhão de pessoas assinaram uma petição para por fim a esta atividade.

Sementes. Foto de Thiago Locks/Flickr.

Sementes: bem comum ou mercadoria?

Fevereiro 6, 2021

Apenas quatro empresas transnacionais controlam aproximadamente três quartos do mercado global de sementes e agroquímicos. A magnitude e a velocidade desse processo de concentração corporativa são dramáticas. Por Carol Hernández.

Afetados pelo colapso da barragem do Brumadinho protestam contra acordo entre estado de Minas Gerais e Vale. Foto de Movimento dos Atingidos por Barragens.

Tragédia do Brumadinho: vítimas recorrem de acordo entre empresa e governo de Minas Gerais

Fevereiro 5, 2021

A barragem do Brumadinho colapsou há dois anos, causando a morte de 259 pessoas e o desaparecimento de outras 11. Os efeitos ambientais e sociais continuam a fazer-se sentir. O acordo entre a Vale e o governo estadual não satisfaz os atingidos. Por Rafaella Dotta no Brasil de Fato.

Poluidores aproveitaram dia de eleições para fazer descargas no rio Nabão

Fevereiro 5, 2021

Há décadas que as descargas se repetem sem que os municípios de Tomar e Ourém, ou o Estado, implementem alterações à fiscalização ou invistam na despoluição do rio, denuncia a distrital bloquista de Santarém

Pacto Português para os Plásticos: Adesões duplicaram no primeiro ano

Fevereiro 4, 2021

A iniciativa coloca metas até 2025. Uma das medidas é a garantia de que 100% das embalagens de plástico serão reutilizáveis, recicláveis e compostáveis.

Barragem do Fratel – Foto de JLRSousa/wikipedia

ProTejo rejeita construção de mais açudes e barragens no rio Tejo

Fevereiro 3, 2021

Em causa está o "Projeto Tejo", um investimento de 4.500 milhões de euros que o movimento ambientalista considera uma "irracionalidade económica e social", alertando para o impacto ambiental negativo de fragmentar "os únicos 120 quilómetros de rio Tejo livre”,

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

Ambientalistas respondem a Matos Fernandes e exigem-lhe respeito

Fevereiro 3, 2021

Durante uma audição parlamentar, e em resposta a uma pergunta do Bloco, o ministro do Ambiente atacou os ambientalistas. Em carta aberta, seis organizações não governamentais de ambiente lamentam esta postura e propõem conjugar esforços para defender a Natureza.

Eurodeputados denunciam múltiplas violações de direitos de animais

Janeiro 29, 2021

Um grupo de deputados europeus, entre os quais Marisa Matias e José Gusmão, dirigiram uma carta à ministra portuguesa da Agricultura sobre o transporte de animais vivos. “É impossível contabilizar o sofrimento extremo que as regras atuais não foram capazes de evitar”, escrevem.