Está aqui

Ambiente

Movimento anti-nuclear exige não prolongamento do funcionamento de Almaraz

Março 25, 2019

As negociações entre as proprietárias da Central Nuclear de Almaraz foram marcadas por uma disputa sobre lucros. Para o Movimento Ibérico Anti-nuclear, isso que dizer que colocam o dinheiro acima da segurança e, assim, “não têm fiabilidade suficiente para continuar a operar a central nuclear”.

Petrolíferas fazem lóbi para impedir políticas anti-alterações climáticas

Março 22, 2019

As principais empresas que exploram o petróleo a nível mundial gastam milhões de dólares em publicidade e lóbi com o intuito de impedir políticas que possam minorar as alterações climáticas. É isto que demonstra um relatório da organização InfluenceMap.

Elétricas espanholas fecham acordo para prolongar central de Almaraz

Março 22, 2019

Iberdrola, Endesa e Naturgy chegaram a acordo para pedirem o prolongamento até 2028 da licença dos reatores da central nuclear mais próxima da fronteira portuguesa.

Glifosato: júri norte-americano culpa Roundup por cancro

Março 20, 2019

O julgamento do caso de Edwin Hardeman, um agricultor que utilizou o herbicida da Monsanto durante mais de 25 anos, chegou ao fim da sua primeira parte. O júri decidiu que o Roundup causou cancro no septuagenário. A decisão deste caso influenciará centenas de outros que lhe estão agregados.

Há mais do dobro das mortes estimadas anteriormente por poluição do ar

Março 19, 2019

A contaminação do ar mata mais do que o tabaco. E uma investigação do Instituto Max Plank conclui que os números são piores do que o que era conhecido. Em 2015, terão sido 15 mil mortes em Portugal por esta causa.

Almaraz: mais uma década de nuclear?

Março 18, 2019

A central nuclear de Almaraz é uma peça importante a ser jogada pelas principais empresas elétricas de Espanha. Esta terça-feira voltarão a reunir em busca de um acordo sobre o pedido de renovação da licença de exploração que tem de ser feito até 31 de março. O prolongamento da exploração será pelo menos até 2028.

ZERO quer regulamento para reduzir poluição do ar causada por navios no Mediterrâneo

Março 17, 2019

ZERO propõe ao Governo inicie uma articulação com França e Espanha, de forma a avançar com a classificação da zona costeira do Canal da Mancha ao Mediterrâneo como área de controlo de emissões.

Guterres elogia greve climática estudantil e anuncia cimeira para setembro

Março 16, 2019

O secretário-geral das Nações Unidas assinala que a sua geração “não conseguiu responder adequadamente ao dramático desafio da mudança climática”. “Isso é profundamente sentido pelos jovens. Não admira que estejam revoltados", frisa.

Volta a Portugal da greve climática estudantil em imagens

Março 15, 2019

São 27 as manifestações da greve climática estudantil que acontecem esta sexta-feira por todo o país. Os estudantes estão na rua para exigir mudanças de política para salvar o planeta. E são muitos.

Volta ao mundo da greve climática estudantil em imagens

Março 15, 2019

Em Portugal, as manifestações estavam marcadas para as 10.30 da manhã de sexta-feira. Enquanto isso, numa mobilização sem precedentes, a greve climática estudantil dava uma verdadeira volta ao mundo. Tinha já começado em vários países e noutros ainda estava em preparação. (atualizado às 16 horas)

Autora do apelo à greve climática impedida de falar no Parlamento Europeu

Março 14, 2019

O Parlamento Europeu saudou, numa resolução aprovada esta quinta-feira, o movimento da greve climática estudantil mas Greta Thunberg não foi autorizada a falar no plenário. A greve climática estudantil está convocada em todo o mundo. Só em Portugal haverá 27 manifestações.

Crise ambiental agrava-se diz relatório da ONU

Março 14, 2019

Estamos perante alterações climáticas, extinção massiva de espécies, degradação dos campos, aumento da poluição do ar, contaminação da água, dizem cientistas da ONU num relatório exaustivo. Razões acrescidas para a greve estudantil internacional marcada para esta sexta-feira.

Embalagem de Glifosato.

Glifosato: Bloco quer mais restrições ao uso e análises obrigatórias à agua

Março 11, 2019

Bloco de Esquerda entregou três projetos de lei que propõem a proibição do uso de glifosato em zonas urbanas, de lazer e em vias de comunicação, assim como usos não-profissionais. Análises à presença do herbicida na água devem também tornar-se obrigatórias. Para a deputada Maria Manuel Rola, deve prevalecer princípio da precaução face à ineficácia da lei atual.

13 ambientalistas detidos na Escócia em protesto contra a indústria do petróleo

Março 9, 2019

O Extinction Rebellion voltou a sair à rua. Na sexta-feira, tentou-se perturbar o jantar do Clube Escocês do Petróleo, tendo 13 pessoas sido detidas. Neste sábado, lançou-se “sangue” em Downing Street. Em Portugal, os protestos ambientalistas saem à rua na sexta-feira com a greve climática estudantil.

Aeroporto do Montijo: ação judicial para obrigar a avaliação estratégica

Março 9, 2019

A Associação Zero interpôs na passada quinta-feira uma ação judicial que tem como finalidade obrigar o Estado a fazer a avaliação estratégica do novo aeroporto a construir no Montijo. Os ambientalistas dizem que há falta de transparência na decisão tomada pelo governo.

Glifosato: Tribunal obriga Agência de Segurança Alimentar a mostrar estudos

Março 7, 2019

Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar vai ser obrigada a apresentar dados dos estudos científicos sobre a toxicidade do glifosato. O Tribunal Europeu considera que estes dados são de “interesse público”.

Climáximo organiza IV Encontro Nacional para a Justiça Climática

Março 7, 2019

O encontro realiza-se a 15 e 16 de março em Lisboa e conta com a participação de ativistas internacionais, como a militante indígena Daiara Tukano.

Em Portugal, haverá greves em pelo menos 16 cidades. Foto de Climáximo.

“Vamo-nos sublevar até que haja justiça climática”

Março 3, 2019

Numa carta aberta publicada pelo diário britânico The Guardian, a coordenação global da greve climática afirma que os jovens vão mudar o destino da Humanidade e que a greve dos estudantes de dia 15 de março vai-se realizar em mais de 50 países.

Desastre ambiental em zona protegida ao largo das ilhas Salomão

Março 1, 2019

O navio MV Solomon Trader está encalhado num recife de coral desde 5 de fevereiro. Setenta e cinco toneladas de óleo combustível já escoaram para o oceano. Permanecem ainda na embarcação mais de 500 toneladas. Os danos estão a ser agravados pela atividade de uma empresa de mineração junto do local.

Barragem na Guiné-Conacri ameaça chimpanzés

Fevereiro 28, 2019

Entre 800 e 1500 chimpanzés podem morrer se a barragem de Koukoutamba for construída. A empresa estatal chinesa Sinohydro, responsável pela sua construção, também está a construir uma outra barragem na Indonésia que ameaça de extinção uma espécie recém-descoberta de oragotangos.

GEOTA acusa Governo de secretismo no processo da Barragem de Fridão

Fevereiro 28, 2019

Os ambientalistas assinalam o "secretismo" do Governo sobre a eventual construção da barragem de Fridão, em Amarante, “num tema com implicações tão relevantes sobre as populações e o território". Bloco apresentou um projeto no sentido do cancelamento da construção desta barragem.

Estratocúmulos na Escócia. Foto de Stravaiger/Flickr.

Nuvens podem desaparecer com o aquecimento global? Improvável, mas não inconcebível

Fevereiro 28, 2019

Um estudo na revista Nature Geoscience conseguiu simular pela primeira vez efeitos do aquecimento global num processo de formação de nuvens. No caso mais extremo as nuvens poderiam desaparecer completamente. Mas uma contenção efetiva das emissões de CO2 evitará esse cenário.

Estação Rei Sejong do Centro Coreano de Investigação Antártica. Foto de Asia Society/Flickr.

Aquecimento global é uma certeza estatística

Fevereiro 27, 2019

Artigo publicado na revista Nature Climate Change revela que o aquecimento global devido à ação humana é já uma certeza estatística. Com os dados de aumento de temperatura conhecidos, a probabilidade de estes serem ruído estatístico é de um num milhão.

Islândia: nova quota para caçar baleias

Fevereiro 25, 2019

Vão poder ser caçadas 2310 baleias em cinco anos na Islândia. O governo deste país emitiu uma nova quota de caça mas a decisão é polémica não só por questões dos direitos dos animais mas também devido aos interesses do setor do turismo.

Alimentação em risco devido à perda de biodiversidade

Fevereiro 22, 2019

“O futuro da nossa comida e do ambiente está sob ameaça séria”. O aviso vem do maior estudo realizado até agora sobre como a perda de biodiversidade afetará a alimentação humana.