Está aqui

Ambiente

Pedido de fim da proibição da caça à baleia foi rejeitado

Pedido de fim da proibição da caça à baleia foi rejeitado

Setembro 15, 2018

A proposta de fim da proibição da caça à baleia foi recusada pela Comissão Baleeira Internacional. O Japão, país que liderou o pedido, considera que número de baleias é suficientemente elevado para permitir uma caça sustentável.

É urgente arrancar os eucaliptos que renasçam naturalmente

Setembro 11, 2018

Autarcas, associações locais e ambientalistas alertam que “novas sementes de eucaliptos vão entrar em pinhais”. Bloco quer “chegar a acordo maioritário na Assembleia da República” para arrancar eucaliptos renascidos.

Espanha: Parlamento debate encerramento das centrais nucleares

Setembro 10, 2018

O parlamento espanhol discute esta semana o futuro das centrais nucleares. Ministra socialista diz que governo continua a defender encerramento das centrais que completem 40 anos de atividade.

Fechar Almaraz Já - Foto António Cotrim/Lusa (arquivo)

Manifestação pelo encerramento da central de Almaraz

Setembro 7, 2018

Realiza-se em Mérida no Estado Espanhol, esta sexta-feira pelas 18 horas (hora portuguesa), uma manifestação pelo encerramento da central nuclear de Almaraz. Pedro Soares, deputado bloquista e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, estará presente.

Cientistas lançam carta aberta contra conferência de negacionistas das alterações climáticas

Setembro 6, 2018

Largas dezenas de cientistas protestam contra a realização de uma conferência organizada por um conhecido lobby negacionista das alterações climáticas na Universidade do Porto e exortam o reitor desta instituição a escrutinar os eventos que organiza e a promover o conhecimento baseado em Ciência.

Bloco apela à participação na Marcha Mundial do Clima

Setembro 5, 2018

Este sábado às 17h, Lisboa, Porto e Faro juntam-se à Marcha Mundial do Clima para reclamar uma transição justa e rápida para as energias renováveis e travar novos projetos para explorar combustíveis fósseis em Portugal.

Universidade do Porto promove conferência com negacionistas das alterações climáticas

Setembro 4, 2018

Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai acolher um encontro internacional de militantes que contestam a ideia que o aquecimento global seja provocado por ação humana.  Geógrafa portuguesa diz que objetivo é furar “censura” de que os negacionistas são alvo.

Uma descarga de concentrado de tomate feita diretamente para a ribeira da Asseca, no distrito de Santarém, por um empresa de processamento de tomate poluiu o afluente do Tejo e provocou a morte de peixes

Associações ambientais querem “penalização exemplar” de crimes ambientais

Agosto 31, 2018

A propósito de uma descarga de concentrado de tomate que poluiu a ribeira da Asseca, quatro organizações ambientais pedem “penalização exemplar das empresas e indivíduos responsáveis por estes crimes contra o ambiente e a saúde pública”.

Ativistas dos direitos dos animais exigem fim da “Corrida aos Patos”

Agosto 28, 2018

“Largam-se patos na baía, cortam-lhes parte das penas das asas para ser mais difícil a movimentação e as pessoas andam a nadar atrás deles”, denuncia a associação ANIMAL. Atividade é organizada pela Junta de Freguesia de Porto Covo.

Portugal pede a Espanha que as descargas no Tejo sejam feitas “à superfície”

Portugal pede a Espanha que as descargas no Tejo sejam feitas “à superfície”

Agosto 24, 2018

O ministro do Ambiente desvalorizou as denúncias da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a falta de qualidade da água no Tejo, admitindo porém conversas com Espanha sobre descargas no rio.

Bayer/Monsanto enfrenta 8 mil processos nos EUA por causa do glifosato

Agosto 23, 2018

A empresa reconhece o aumento do número de queixas em tribunal, contabilizado ainda antes da histórica condenação a pagar uma indemnização milionária ao jardineiro que contraiu cancro.

Governo recorreu da decisão do Tribunal de travar a prospeção de petróleo no Algarve

Governo recorre da suspensão do furo de prospeção de petróleo em Aljezur

Agosto 21, 2018

O governo recorreu da decisão do Tribunal de Loulé que suspendeu a licença para que o consórcio ENI/GALP fizesse o furo de prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. O recurso foi apresentado logo no dia seguinte à decisão judicial.

Glifosato: Quercus recebeu 15 denúncias de uso proibido

Agosto 18, 2018

A utilização de herbicidas com glifosato em espaços públicos é proibida em Portugal, mas ninguém fiscaliza o cumprimento da lei.

Prevê-se que a temperatura média do ar possa ser anormalmente alta entre 2018 e 2022, devido a uma baixa probabilidade de ocorrência de fenómenos de frio intenso.

Temperaturas extremas vieram para ficar, alertam cientistas

Agosto 15, 2018

Até 2022, poderão registar-se temperaturas ainda mais elevadas do que o esperado, com anos “anormalmente quentes”.

Glifosato já é proibido em espaços públicos em Portugal

Agosto 14, 2018

A condenação da Monsanto/Bayer nos EUA voltou a colocar o glifosato na mira das autoridades. Em Portugal, a proposta do Bloco para proibir o seu uso em espaços públicos foi chumbada em 2016 pela direita e o PCP, mas o governo retomou-a meses depois.

Fotografia: página de Facebook da Plataforma Algarve Livre de Petróleo - PALP

Tribunal trava prospeção de petróleo no Algarve

Agosto 13, 2018

Tribunal suspendeu a licença (TUPEM) para que o consórcio ENI/GALP fizesse o furo de prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. Os ambientalistas tencionam agora barrar a intenção do governo de apoiar a pesquisa petrolífera ao largo de Aljezur.

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares a jardineiro

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares

Agosto 11, 2018

Dewayne Johnson, de 47 anos, tem um cancro em fase terminal devido à exposição continuada ao Roundup, um produto à base de glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal. Ficou também provado que a Monsanto optou por ignorar os alertas para a perigosidade do seu produto.

Relatório revela impacto significativo de ativismo climático na redução das emissões

Agosto 8, 2018

Os autores do relatório "Lutar para vencer: o impacto no clima do movimento português anti-petróleo", do Climáximo, assinalam que o ativismo pode ser a forma mais eficaz para os cidadãos em termos de reduzir os seus impactos climáticos.

Centenas de municípios espanhóis proibiram espetáculos circenses com animais selvagens

Agosto 7, 2018

No Estado Espanhol mais de 475 municípios, quatro comunidades autónomas, a que se juntarão brevemente Aragão e o País Valenciano, proibiram a utilização de animais selvagens ou silvestres em espetáculos circenses nos seus territórios.

Vandana Shiva aposta no Ecofeminismo

Agosto 6, 2018

Referência na luta pela soberania alimentar, ela crê que colaboração, cuidado e compartilhamento — atitudes associadas ao feminimo — são antídoto contra a brutalidade do capital. Entrevista a Vandana Shiva.

Falta de profissionais leva a que um quarto dos incêndios não sejam investigados

Falta de profissionais leva a que um quarto dos incêndios não sejam investigados

Agosto 5, 2018

São apenas 307 os guardas-florestais responsáveis pelas florestas portuguesas. Governo prometeu abrir concurso para mais 200, mas tal ainda não aconteceu. Último concurso foi aberto em 2004.

Mais de 800 pessoas disseram não à prospeção de petróleo em Portugal

Agosto 4, 2018

Os manifestantes expressaram este sábado a sua desilusão face ao recuo do Governo no que concerne à possibilidade de exploração de petróleo na costa portuguesa. Joana Mortágua alertou que a opção do executivo compromete o país e as gerações futuras.

"Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas"

Agosto 4, 2018

A epidemia de eucaliptos, o círculo vicioso dos incêndios, os efeitos das alterações climáticas e o futuro próximo são abordados por João Camargo e Paulo Pimenta de Castro no livro "Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas". O primeiro capítulo completo da obra já está disponível on line.

Protesto contra exploração de petróleo este sábado em Almada

Agosto 3, 2018

Várias movimentos e ativistas nacionais e internacionais juntam-se este sábado na Cova do Vapor, na Trafaria, a partir das 15h30, numa ação de arte aérea na praia para parar a exploração de petróleo em Portugal.

Calor pode fazer ultrapassar os limites do ozono, alerta a Zero

Calor pode fazer ultrapassar os limites do ozono, alerta a Zero

Agosto 3, 2018

A Zero alerta para a possibilidade de serem ultrapassados os níveis de ozono durante esta vaga de calor. A exposição a elevadas concentrações do ozono pode causar danos nos pulmões e inflamação das vias respiratórias.