Está aqui

Ambiente

Rio Tejo

Tejo: má qualidade da água e baixos caudais causaram invasão de infestante

Maio 31, 2020

Em resposta a uma pergunta do Bloco, o governo confirmou que o “bloom” de azolla ocorrido há umas semanas foi devido estes fatores e que é provável que se repita.

Central Kraftwerk Datteln 4

Dez anos depois, uma central elétrica a carvão volta a abrir na Alemanha

Maio 30, 2020

Angela Merkel tinha anunciado que queria encerrar todas as centrais a carvão e nucleares até 2022. Reabertura da central Kraftwerk Datteln 4 motivou protestos de associações ambientais.

 
Comboio Lusitânia Hotel - Foto wikipedia

Comboio Lisboa-Madrid em risco de cancelamento definitivo

Maio 29, 2020

A espanhola Renfe anunciou, a 26 de maio de 2020, o fim da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid. A associação Zero critica o “desentendimento ferroviário dramático para o clima”. Bloco quer saber o que fará o Governo para manter a ligação.

Rio Lis

Governo empurra despoluição do Lis e tratamento de resíduos suinícolas para mais um projeto piloto

Maio 29, 2020

Ministra da Agricultura recuou e reconheceu os compromissos anteriormente assumidos. “Não é compreensível que o Governo aponte para mais um projeto piloto para resolver um problema que tem décadas de história em todo o país”, critica a distrital de Leiria do Bloco.

Manifestação em Paris em 2015. Foto de Colectivo Desazkundea/Flickr.

Petrolíferas podem ser julgadas na Califórnia por causa das alterações climáticas

Maio 27, 2020

As grandes empresas prometem empatar processos e dizem que a culpa não é delas mas de uma cadeia complexa de acontecimentos e que o Estado encorajou a sua atividade. Para os ambientalistas, é apenas um passo para demonstrar a responsabilidade corporativa em esconder as consequências das alterações climáticas.

Dieselgate: Tribunal alemão condena Volkswagen a indemnizar clientes

Maio 27, 2020

A decisão da justiça germânica abre a porta ao pagamento de compensações a dezenas de milhares de clientes do gigante automóvel.

 

Manifestação de estudantes e encarregados de educação contra o amianto nas escolas em outubro de 2019.

Ambientalistas exigem calendário para remoção de amianto nas escolas

Maio 25, 2020

As associações Mesa e Zero querem que o Governo divulgue a lista atualizada de estabelecimentos escolares com amianto que serão intervencionados, bem como o calendário de obras, tal como está previsto na lei.

Seixoeira-Grande, uma espécie ameaçada. Foto de Changhua Coast Conservation Action/Flickr.

Aves marinhas estão a ser caçadas de forma insustentável

Maio 24, 2020

Há trinta espécies em risco, nove das quais se encontram ameaçadas de extinção, diz um estudo científico focado na Ásia-Pacífico.

Rever a Convenção de Albufeira para proteger o Tejo

Maio 20, 2020

O Bloco votou favoravelmente o diploma que recomenda a revisão da Convenção de Albufeira para a defesa do rio Tejo e seus afluentes. Para a deputada Fabíola Cardoso, “é necessário garantir que o esvaziamento da Barragem de Cedillo, e com ela dos rios Ponsul e Sever, ocorrido no ano passado, não se repete”.

Níveis de CO2 na atmosfera atingem máximo registado na história humana

Maio 19, 2020

O Observatório de Mauna Loa, que monitoriza os níveis de CO2na atmosfera de forma contínua desde o ano de 1958, registou um novo recorde deste gás na atmosfera. O limite das 415 partes por milhão foi ultrapassado recentemente, apesar do decréscimo global das emissões devido à pandemia da covid-19.

Incêndios rurais: Observatório alerta para falta de adaptação ao contexto de pandemia

Maio 19, 2020

O Observatório Técnico Independente da Assembleia da República alerta para um contexto de risco de incêndio “preocupante” para o corrente ano. Depois de analisar a Diretiva Operacional Nacional para o combate a incêndios rurais, apontou ainda uma “omissão completa relativamente à situação de crise pandémica devido à covid-19”.

Segundo os dados do Imazon, este será o maior aumento da desflorestação da Amazónia brasileira em dez anos.

Desflorestação da Amazónia disparou 171% em abril

Maio 19, 2020

Só no mês de abril, a área desflorestada da Amazónia brasileira foi de 529 quilómetros quadrados. Em termos homólogos, isto representa um aumento de 171%. Este será mesmo o maior aumento em dez anos.

Como Naomi Klein diz: “Agora, somente os movimentos sociais podem nos salvar”, “Nem um furo, nem agora, nem no futuro” - Foto de Ricardo Gouveia

“O apartheid ambiental é a norma no Antropoceno”

Maio 18, 2020

"Se o capitalismo fóssil permanecer dominante, o Antropoceno será uma nova era de governo selvagem, controlado por poucos e um terrível sofrimento para a maioria", afirma nesta entrevista o editor da revista online Climate & Capitalism, Ian Angus.

Reciclagem em causa por culpa da covid-19

Com a covid-19 estamos a reciclar menos

Maio 17, 2020

Hoje, dia 17 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem com a Quercus a alertar que devido à pandemia as práticas de reciclagem foram colocadas em causa e a ZERO com propostas permitirão a criação mais de 5 mil postos de trabalho diretos e permanentes neste setor. Bloco quer uma campanha nacional de divulgação de boas práticas

Poluição na ria da Aveiro

Quercus denuncia poluição na ria de Aveiro

Maio 17, 2020

A Quercus afirma que é “uma descarga poluente de grande dimensão”, aponta o dedo às indústrias localizadas na ria e considera a situação de “extrema gravidade”.

Ativistas internacionais da greve climática apelam ao apoio a Manaus

Maio 15, 2020

Treze membros do Fridays For Future (Greve Pelo Clima) defendem em carta aberta que o pedido de socorro por parte do “coração da Amazónia”, cujo sistema de saúde está em colapso face à Covid-19, não pode ser ignorado. Os ativistas acusam ainda o governo brasileiro de ser “ecocida e genocida” e defendem a sua renúncia.

Manifestantes contra o funcionamento da central nuclear de Almaraz em 2017.

Prolongamento da licença de Almaraz é de "extrema gravidade", diz Pro-Tejo

Maio 14, 2020

Para além do aumento da vida útil de uma central nuclear “velha e obsoleta”, o movimento ambientalista manifesta junto do ministro do Ambiente a sua preocupação com o estado do Tejo, onde voltou a encontrar vários focos de poluição.

Bloco apresenta 10 propostas para uma transição ecológica que responda à crise

Maio 13, 2020

Mudar o modelo económico para salvaguardar o ambiente e criar emprego para tornar os serviços públicos mais fortes e resilientes. Estas são algumas das recomendações ao Governo que o Bloco leva ao Parlamento, a par da anulação da construção do aeroporto do Montijo.

Bloco desafia Governo a incentivar mobilidade ativa no pós-pandemia

Maio 12, 2020

A proposta entregue pelo grupo parlamentar do Bloco reconhece a necessidade da implementação de políticas para o incentivo da utilização de modos ativos de transporte, ao contrário do Ministro do Ambiente, que prefere ficar à espera das iniciativas locais.

Distritais bloquistas questionam nova vaga de poluição no rio Tejo

Maio 12, 2020

As distritais do Bloco de Castelo Branco, Portalegre e Santarém criticam a inoperância do Ministério do Ambiente e questionam acerca das ações previstas para impedir a redução do caudal do rio e eliminar a cor acastanhada da água causada pela poluição. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Com desconfinamento, qualidade do ar mantém-se excelente em Lisboa e piora no Porto

Maio 10, 2020

A associação ambientalista Zero considera “desejável a retoma do funcionamento” das cidades. Mas defende que estas medições deveriam despertar-nos para “a capacidade de implementarmos de forma justa e progressiva um conjunto de medidas que consigam no futuro” melhorar a qualidade de vida.

Refinaria em Viena

Queda nas emissões nacionais de CO2 foi o dobro da média europeia

Maio 8, 2020

O Eurostat estimou que em 2019 as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes da combustão de combustíveis fósseis (principalmente petróleo e derivados, carvão, turfa e gás natural) recuaram, na União Europeia, cerca de 4,3% e em Portugal 8,7%, comparativamente a 2018.

A central nuclear de Almaraz funciona numa zona de risco sísmico e muito perto da fronteira com Portugal.

Central nuclear de Almaraz com licença para funcionar até 2028

Maio 8, 2020

A central nuclear espanhola instalada numa zona de risco sísmico junto ao rio Tejo e a 110 quilómetros da fronteira com Portugal viu a sua licença prolongada. O Bloco de Esquerda, a par de vários movimentos ambientalistas ibéricos, considera a decisão “um enorme risco”.

Calor extremo vai ameaçar regiões onde vive quase um terço da humanidade

Maio 6, 2020

Sem ação efetiva de combate às alterações climáticas, 3.5 mil milhões de pessoas viverão sob temperaturas insuportáveis em 2070, avança um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Rio Reno

Rio Reno está cada vez mais seco

Maio 4, 2020

O ano 2020 tem sido de pouca precipitação em toda a Alemanha, nomeadamente nesta época primaveril, baixando os níveis do rio Reno, o mais importante do país, e criando preocupações no transporte de bens industriais através deste curso.