Está aqui

Ambiente

Ação da Climáximo no Ministério das Finanças. Fevereiro de 2020.

Climáximo entrega cheque do Aeroporto do Montijo no Ministério das Finanças

Fevereiro 21, 2020

O chumbo do regulador da aviação ao projeto de construção do aeroporto no Montijo foi o mote para a associação Climáximo se dirigir ao Ministério das Finanças para entregar um cheque. Os ambientalistas quiseram simbolizar com isso que, poupando o dinheiro desta obra, o governo poderia “finalmente investir na transição energética.”

Portugal e Espanha não comunicaram o que estava a acontecer no Tejo

Portugal e Espanha não comunicaram o que estava a acontecer no Tejo

Fevereiro 21, 2020

A Comissão Europeia afirmou que nenhum Estado-membro comunicou qualquer problema relacionado com o impacto sobre a gestão das suas águas. Em 2019 os rios Ponsul e Sever, afluentes do rio Tejo, sofreram uma situação de seca extrema devido à gestão das barragens localizadas no Tejo internacional.

Cartaz de aviso sobre pesticidas.

Bayer e Basf condenadas a indemnizar agricultor em 265 milhões de dólares

Fevereiro 17, 2020

Um produtor de pêssegos do Missouri, nos Estados Unidos, responsabilizou as empresas fabricantes de herbicidas à base de dicamba pela destruição das suas colheitas. Ganhou o caso. As empresas foram obrigadas ao pagamento de 265 milhões de dólares. É o primeiro de mais 140 processos semelhantes.

Amianto nas escolas: governo diz desconhecer dimensão do problema

Fevereiro 15, 2020

Apesar de a lei obrigar à divulgação pública da lista das escolas afetadas e a calendarização das obras para retirada do amianto, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares diz que o processo de levantamento ainda não terminou.

 

Poluição atmosférica. Lisboa.

Bruxelas colocará Portugal em Tribunal se continuar a violar lei da qualidade do ar

Fevereiro 13, 2020

O país tem dois meses para aplicar efetivamente a legislação europeia sobre qualidade do ar. Se não cumprir, a Comissão Europeia irá apresentar um caso contra Portugal no Tribunal de Justiça da União Europeia.

Ativistas convocam greve climática para 13 de março

Ativistas convocam greve climática para 13 de março

Fevereiro 12, 2020

A greve insere-se na iniciativa internacional “Fridays for Future” e tem por objetivo colocar na agenda as questões ambientais e pressionar os governos de todo o mundo a adotar medidas no sentido de atingir “as metas para a neutralidade carbónica”.

Ação da Climáximo

Climáximo foi entregar “Óscares” ao Ministério do Ambiente

Fevereiro 11, 2020

A plataforma pela justiça climática entregou em nome da campanha ATERRA, que contesta a construção do novo aeroporto, as estatuetas douradas. Mas o ministro Matos Fernandes, distinguido com o Óscar de melhor ator, não o foi receber.

Lançada campanha “Agro-ambientais sem glifosato”

Fevereiro 10, 2020

Destacando que os herbicidas, em particular o glifosato, estão a poluir o solo, a água, os alimentos e as pessoas, tornando-se um grave problema ambiental e de saúde pública, a Plataforma Transgénicos Fora reivindica uma agricultura regenerativa, climática, sem organismos geneticamente modificados e com mais carbono no solo.

Maria Manuel Rola visitou as zonas ameaçadas pela exploração de lítio em Montalegre e Boticas.

Lítio: estratégia do governo “está a começar ao contrário”

Fevereiro 10, 2020

A deputada bloquista Maria Manuel Rola esteve este fim de semana com as populações afetadas pela prospeção de lítio em Boticas e Montalegre.

Protesto contra o aterro de Sobrado, em Valongo.

Bloco propõe encerramento de aterros sem condições e fiscalização apertada

Fevereiro 10, 2020

Catarina Martins esteve esta segunda-feira no aterro de Sobrado, em Valongo. Durante esta visita, anunciou que o Bloco vai entregar uma proposta para encerrar todos os aterros sem condições e que prejudiquem a vida das populações. Bloco exige também uma "fiscalização a sério" dos aterros.

Pormenor da Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, El Rosario, México, janeiro de 2009.

Dois defensores das borboletas monarca assassinados no México

Fevereiro 8, 2020

A Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, em Michoacán, no México, é património da Unesco mas está ameaçada pela atividade de madeireiros ilegais. Agora, no espaço de dias, dois dos seus trabalhadores e ativistas foram assassinados.

Navio de cruzeiro em Lisboa

Bloco quer limitar impactos do Terminal de Cruzeiros no ambiente e saúde de Lisboa

Fevereiro 7, 2020

A proposta vai a reunião do executivo municipal e prevê que já a partir de 2021 sejam proibidos os navios cruzeiro que não tenham transitado para energias limpas.

Ryanair acusada de greenwashing em campanha sobre emissões de carbono

Ryanair acusada de greenwashing em campanha sobre emissões de carbono

Fevereiro 6, 2020

Entidade reguladora do Reino Unido considerou que as afirmações da companhia aérea sobre baixas emissões de carbono eram “enganadoras”, pois demonstrou não conseguir comprovar os dados divulgados numa campanha publicitária.

Foto de Rodrigo Antunes, Lusa.

Bloco quer ver cancelados contratos de petróleo em Pombal e Batalha

Fevereiro 4, 2020

Bloquistas apresentaram uma proposta para suspender imediatamente os processos para a prospeção e extração de hidrocarbonetos em Pombal e Batalha, contribuindo assim para o combate às alterações climáticas e a sustentabilidade social, económica e ambiental da região Centro e das suas populações.

Ativistas da Greenpeace irrompem na Assembleia Geral de Acionistas do Credit Suisse. Abril de 2017.

Credit Suisse espiava a Greenpeace

Fevereiro 2, 2020

O grupo ambientalista tem criticado o banco suíço devido ao seu apoio a investimentos que promovem os combustíveis fósseis, nomeadamente um mega-projeto de oleoduto no Dakota. E o Credit Suisse, revelou este domingo o jornal SonntagsZeitung, espiava as suas atividades.

Ativista ambientalista detida durante protesto contra a Shell. 31 de janeiro de 2020.

Extinction Rebellion invadiu a sede da Shell, trinta ativistas foram detidos

Fevereiro 1, 2020

Dizem que “a Shell tem de cair” e invadiram a sede mundial da empresa em Haia, na Holanda. Os ativistas ambientais protestavam na passada sexta-feira contra o papel da empresa nas alterações climáticas. 30 foram detidos na altura, cinco permanecem presos.

Bombeiro combate incêndio na Austrália. Colinton, fevereiro de 2020.

Estado de emergência na capital australiana devido aos incêndios

Fevereiro 1, 2020

Os incêndios que devastam a Austrália, tendo morto 33 pessoas e mais de mil milhões de animais de espécies autóctones, chegaram às portas da capital. Na sexta-feira foi decretado estado de emergência em Camberra. Este sábado linhas defensivas impediram as chamas de chegar aos subúrbios, num "bom dia de trabalho" para os bombeiros.

Avenida da Liberdade, Lisboa

Bloco quer “zonas de emissão zero” no trânsito em Lisboa

Janeiro 30, 2020

Avenida da Liberdade, Baixa-Chiado e Ribeira das Naus devem ser encerradas ao trânsito de não residentes, defende a proposta que irá a votos no executivo municipal.

Crise climática: Precisamos de “uma mudança sem precedentes”

Janeiro 29, 2020

De acordo com a vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), as atuais emissões de gases com efeito de estufa podem levar a um aquecimento global de 3°, o dobro do acordado. Thelma Krug defende que “o tempo para a ação é agora”.

Posto de abastecimento de combustível da Total.

França: primeira ação judicial contra uma empresa devido às alterações climáticas

Janeiro 28, 2020

Organizações Não-Governamentais e autarquias juntaram-se para levar a empresa petrolífera francesa Total a tribunal devido à sua contribuição para as alterações climáticas. O ano passado, apoiados por uma petição com dois milhões de assinaturas, os ambientalistas tinham processado o Estado francês pela mesma razão.

População de Bajouca, em Leiria, protesta contra prospeção de gás

População de Bajouca, em Leiria, protesta contra prospeção de gás

Janeiro 27, 2020

Quase 500 pessoas manifestaram-se contra a prospeção de gás na freguesia de Leiria. Os manifestantes exigem o fim das concessões de direito de prospeção assinadas em 2015 com a Australis.

Climáximo na entrada do Bank of China em Lisboa

Climáximo “visitou” sede do Bank of China em Lisboa

Janeiro 23, 2020

Com uma faixa onde se lia “Carvão = Extinção”, os ativistas pela justiça climática chamaram a atenção para o papel deste banco no financiamento da indústria do carvão.

Protesto contra amianto encerra escola no Seixal

Protesto contra amianto encerra escola no Seixal

Janeiro 23, 2020

Protesto da comunidade escolar encerrou esta manhã a cadeado a escola Dr. António Augusto Louro, no Seixal. Associação de Pais fala em telhas com amianto que se têm vindo a degradar e cair nas últimas semanas e exige a remoção imediata das mesmas.

Ambientalistas recorrem a tribunais para travar aeroporto no Montijo

Ambientalistas recorrem a tribunais para travar aeroporto no Montijo

Janeiro 22, 2020

A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu uma decisão favorável condicionada para o arranque da construção do novo aeroporto no Montijo. O Governo congratula-se, mas organizações ambientalistas avisam que não desistem.

Ativistas do Climáximo fizeram ação de denúncia da seguradora Allianz, por promover o colapso climático – Foto do Climáximo

Climáximo faz ação de denúncia da seguradora Allianz

Janeiro 22, 2020

O Climáximo divulgou que ativistas do grupo se mascararam de ‘prospetores’ da RWE, grande empresa alemã de carvão, e fizeram uma ação na sede da seguradora Allianz, em Lisboa, para denunciar a seguradora por promover o “colapso climático”.