Está aqui

Ambiente

Obras no aeroporto de Lisboa são “aumento de capacidade encapotado”, diz Zero

Obras no aeroporto de Lisboa são “aumento de capacidade encapotado”, diz Zero

Novembro 20, 2019

A associação ambientalista considera que o encerramento à noite é uma “boa notícia estragada por um erro inadmissível”, pois as obras deveriam ter sido precedidas por uma avaliação de impacto ambiental. A Zero lembra também que o aumento dos movimentos no aeroporto terá consequências ambientais.

Greta Thunberg de viagem para a COP25 com passagem pelo Parlamento português. Novembro de 2018.

Greta Thunberg aceitou ir ao Parlamento português

Novembro 20, 2019

A jovem ativista ambientalista está em viagem de veleiro de regresso à Europa para participar na Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que se realizará em Madrid, e fará uma paragem em Lisboa para ir à Assembleia da República. À margem da COP 25, dezenas de associação organizam uma contra-cimeira.

Olival intensivo em Alfundão.

Zero denuncia violação a Planos Diretores Municipais em mais de 5 mil hectares no Alentejo

Novembro 19, 2019

A associação ambientalista denuncia descontrolo na instalação de explorações agrícolas de regadio na área de influência de Alqueva com culturas de rega a surgir onde são proibidas ou condicionadas. A Zero critica ainda a desresponsabilização das entidades públicas e quer uma auditoria ao empreendimento de Alqueva.

Praia em Ilhéus, Bahia.

Vila Galé cancela projeto de hotel de luxo em terras indígenas

Novembro 18, 2019

Em comunicado, o grupo anunciou o cancelamento do contestado projeto turístico na Bahia, em terras reclamadas pela comunidade Tupinambá de Olivença. Uma decisão "que dá mais força à resistência indígena que terá de continuar no Brasil", afirma José Soeiro.

Agência Internacional da Energia: alterações climáticas exigem mudanças rápidas

Novembro 15, 2019

A Agência Internacional da Energia (AIE) alertou esta semana para a urgência de o sistema global de energia fazer transformações rápidas de forma a limitar as mudanças climáticas.

Alterações climáticas terão grande impacto na saúde das crianças

Alterações climáticas terão grande impacto na saúde das crianças

Novembro 14, 2019

Estudo da Lancet indica que, se nada for feito, a saúde das crianças nascidas hoje será profundamente afetada pelas alterações climáticas. Aumento de casos de desnutrição, diarreias mortais, infeções bacterianas terão um grande impacto na vida das crianças.

Placas de amianto.

Portugal importa toneladas de amianto

Novembro 13, 2019

53 mil toneladas de matérias perigosas foram importadas pelo país. Para além disso, chegaram mais 727 toneladas de resíduos com amianto, uma substância carcinogénica, com destino a aterros. Os dados são apenas correspondentes aos anos 2016/17 e foram compilados pela SOS Amianto que assinala um ano de atividade.

Greta Thunberg a bordo do catamarã La Vagabonde a partir de onde navegará até Madrid para participar no COP 25. Novembro de 2019. Foto Greta Thunberg Handout/EPA.

Greta Thunberg, “uma pessoa maravilhosa” convidada para discursar no Parlamento

Novembro 13, 2019

No dia em que Chomsky diz que a ativista sueca é “uma pessoa maravilhosa” mas pergunta onde está “o resto de nós” no combate às alterações climáticas, os deputados portugueses repetem o convite a Greta Thunberg para vir ao nosso país.

Galamba recebido com protestos contra exploração de lítio

Galamba recebido com protestos contra exploração de lítio

Novembro 12, 2019

O secretário de Estado Adjunto da Energia foi recebido em Boticas por um protesto contra a exploração de lítio na região. Manifestantes receberam João Galamba com protestos e cercaram o seu carro após uma visita ao Centro de Informação.

Amianto.

Criada plataforma de denúncias para escolas com amianto

Novembro 9, 2019

A associação ambientalista Zero e o Movimento Escolas sem Amianto lançaram uma plataforma para recolher denúncias e queixas sobre a presença de amianto nas escolas do país. Pretendem criar uma lista que ajude as comunidade educativas a reivindicar a remoção de amianto.

Poluição atmosférica.

2800 mortes devido a poluição atmosférica em Portugal

Novembro 8, 2019

O relatório Health at a Glance alerta para que, até 2060, entre seis a nove milhões podem morrer devido à poluição atmosférica. Na mesma altura em que é conhecido que a seca extrema aumenta em Portugal e que o mês de outubro deste ano foi o mais quente no mundo, a OCDE destaca também os efeitos do aumento da temperatura na saúde.

Desmatamento na Amazónia. Outubro 2016.

Brasil: a desflorestação da Amazónia aumentou 80% num ano e o Pantanal arde

Novembro 7, 2019

Entre setembro de 2019 e setembro deste ano, a desflorestação da Amazónia aumentou 80%, segundo o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazónia. Também no Brasil, uma catástrofe atinge outra área ambientalmente sensível: o Pantanal está a arder intensamente há várias semanas.

Manifestação greve climática estudantil.

11 mil cientistas assinam manifesto a declarar emergência climática

Novembro 6, 2019

40 anos após a primeira Conferência Mundial sobre o Clima, em Genebra, mais de 11 mil cientistas de 153 países assinam uma carta a alertar que a crise climática está a acelerar mais do que o previsto.

Mia Couto e Sérgio Godinho entre subscritores de Manifesto pela Amazónia

Novembro 5, 2019

Esta terça-feira foi apresentado o Manifesto em Defesa da Amazónia, promovido pelo Coletivo Alvito, e que é subscrito por personalidades como Boaventura de Sousa Santos, Sonia Guajajara, Mia Couto, Pilar del Rio, José Fanha, Maria Teresinha, Ondjaki, Sérgio Godinho e Lian Tai.

EUA formalizam saída do Acordo de Paris

EUA formalizam saída do Acordo de Paris

Novembro 5, 2019

Donald Trump tinha anunciado a saída em 2017, mas só agora a formalizou. Os EUA argumentam que o acordo de combate às alterações climáticas tem “um peso económico injusto” para o país.

Matos Fernandes

Bloco quer ouvir ministro do Ambiente sobre negócio com a Mota Engil

Novembro 5, 2019

O plano do governo para entregar o exclusivo da recolha de resíduos orgânicos a uma empresa da Mota Engil foi chumbado pela Procuradoria, mas isso não o dispensa de dar explicações ao país, defende Pedro Filipe Soares.

Manifestação contra o desflorestamento. Bucareste, novembro de 2019.

Milhares de romenos nas ruas contra desflorestamento e assassinatos de guardas florestais

Novembro 4, 2019

Liviu Pop era um guarda florestal que investigava atividades ilegais de desfloramento na Roménia. Foi o segundo a ser assassinado no espaço de dois meses. Contra a violência e o desflorestamento, milhares de romenos manifestaram-se este domingo.

aeroporto de Deli

Nova Deli continua sob uma nuvem irrespirável

Novembro 4, 2019

Os voos foram desviados do aeroporto na cidade onde os níveis de poluição estão muito acima do recomendável e não se consegue ver a poucas dezenas de metros de distância.

Mancha de óleo no Brasil.

Brasil: manchas de óleo atingem parque natural

Novembro 3, 2019

Desde agosto que um derrame de petróleo de origem desconhecida atingiu o nordeste do Brasil. A investigação aponta para navio grego. O governo de Bolsonaro é criticado pela ineficácia no combate à poluição e declarações polémicas como insinuação de que esta foi obra da Greenpeace ou a de que peixes escapam ao óleo.

ponte sobre rio Ponsul

ProTejo quer revisão da Convenção de Albufeira para triplicar caudais contínuos

Novembro 3, 2019

Os ambientalistas do Tejo querem ver garantidos caudais contínuos e regulares no rio ao longo de todo o ano. E dizem que é possível triplicar o caudal contínuo sem mexer no volume do caudal anual estipulado na Convenção.

João Camargo.

Cimeira do Clima é em Madrid e terá “enorme mobilização ibérica”

Novembro 2, 2019

A um mês do início da COP-25 em Madrid, o investigador e ativista João Camargo faz o ponto da situação do movimento pela justiça climática nesta entrevista ao esquerda.net. E avisa que para conseguir ganhar, a luta contra a emergência climática terá de conseguir “travar a insanidade do capitalismo”.

Chile cancela Cimeira do Clima

Outubro 30, 2019

A convulsão social contra o governo liberal do presidente Sebastian Piñera foi o motivo apresentado para o cancelamento da COP-25 e do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico, duas grandes iniciativas agendadas para as próximas semanas em Santiago do Chile.

Australianos processam governo por contaminação de águas e solos

Australianos processam governo por contaminação de águas e solos

Outubro 30, 2019

Um total de 40 mil cidadãos australianos irão interpor uma ação conjunta contra o governo devido à utilização de produtos que causam cancro do fígado e doenças renais. Trata-se da maior ação alguma vez vista no país.

Estudantes de Alcanena manifestam-se contra o mau cheiro.

Estudantes de Alcanena manifestam-se contra a poluição

Outubro 28, 2019

Os maus cheiros na vila de Alcanena fizeram com que 600 estudantes participassem numa marcha silenciosa. Segundo a Câmara, a origem da poluição está na indústria dos curtumes que não cumpre obrigações ambientais. Por sua vez, os industriais dizem que o problema é a gestão municipal das águas residuais.

Manifestação contra as dragagens. Outubro de 2018.

Dragagens em Setúbal avançam em novembro, Bloco e SOS Sado estão contra

Outubro 24, 2019

Uma comissão da Assembleia Municipal de Setúbal reuniu com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra que informou que as dragagens no Sado vão começar no início de novembro. O Bloco local manifesta-se contra. A SOS Sado também criticando a “manipulação, desinformação, obscurantismo” da APSS.