Está aqui

Ambiente

Seca nos Gambos, Huíla, setembro de 2019. Foto de AMPE ROGERIO/Lusa.

Seca em Angola afeta milhões

Julho 27, 2021

Alterações climáticas e desvio de terras comunitárias para criação comercial de gado estão a colocar em causa a subsistência das comunidades pastoris locais. Milhares fugiram para a Namíbia mas também aí enfrentam fome.

Catarina Martins junto à "parede de sacos de plástico" na Praia da Estela na Póvoa de Varzim, 26 de julho de 2021 - Foto de Estela Silva/Lusa

Catarina Martins denuncia atentado ambiental na Praia da Estela

Julho 26, 2021

A coordenadora do Bloco esteve na Praia da Estela, na Póvoa de Varzim, para denunciar um atentado ambiental: uma “parede de sacos de plástico” para “segurar” um campo de golfe, “que nem devia ali estar”, pois é duna primária.

Manifestação contra a mina de Cañaveral. Foto de Plataforma No a la Mina de Cañaveral/Facebook.

Mina de lítio na Estremadura espanhola causa protestos

Julho 26, 2021

A bacia do Tejo será afetada dizem os ambientalistas locais. Os efeitos vão desde “o grave risco para a saúde dos moradores, o impacto no meio ambiente e a destruição do desenvolvimento sustentável” da região Cáceres, perto da fronteira com Portugal.

Caixas abrigo para morcego. Foto de Dave/Flickr.

Morcegos são eficazes contra mais de 100 pragas no Vale do Tua

Julho 23, 2021

Os morcegos protegem a agricultura e reduzem o uso a pesticidas diz uma investigação realizada pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Notícia do Interior do Avesso.

Escombros das cheias na Bélgica. Foto de STEPHANIE LECOCQ/EPA/Lusa.

Inundações: isto não é uma catástrofe natural

Julho 20, 2021

Os governos do centro da Europa foram avisados dias antes do que podia acontecer e não fizeram o que deviam. Durante anos não implementaram medidas de prevenção. E a política neoliberal de ajuda à maximização de lucros das multinacionais dos combustíveis fósseis e do agro-negócio conduziu-nos à beira do abismo. Por Daniel Tanuro.

Lobo ibérico volta a ser avistado em Castelo Branco.

Lobo ibérico volta a ser avistado em Castelo Branco

Julho 20, 2021

Desde 2004 que a espécie não era avistada na região. Junta-se a outras espécies que regressaram, como o abutre-preto, a águia-imperial, o grifo, o corço ou o esquilo.

O aumento da temperatura da água nos oceanos queima os corais que morrem, ficando brancos. Foto de Vlassoff Cay, via EPA/Lusa.

Grande Barreira de Coral continua em risco

Julho 20, 2021

A Austrália pressiona a UNESCO para não declarar os recifes como espécies ameaçadas, para proteger receitas do turismo. Os cientistas continuam pouco confiantes com a possibilidade de recuperação dos danos provocados aos recifes pelas alterações climáticas.

Foto de autor anónimo, retirada de interiordoavesso.pt

Peso da Régua: Bloco defende reconversão da antiga fábrica Milnorte

Julho 19, 2021

O Bloco de Esquerda entende que a área da antiga Milnorte, localizada em Património Mundial da UNESCO, oferece condições únicas para responder a várias necessidades das populações locais e apela à intervenção do Governo e dos órgãos autárquicos em defesa do interesse público.

Manifestação contra a mina de Lítio em setembro de 2019. Foto do Facebook do "Não à mina, sim à vida".

Zero dá parecer negativo à mina de lítio do Barroso

Julho 18, 2021

Os ambientalistas argumentam a falta de envolvimento da população e “evidentes impactos ambientais” como a degradação da paisagem, a poluição e o fim do mexilhão-de-rio.

Cheias na Alemanha. Foto de SASCHA STEINBACH/EPA/Lusa.

Alemanha: depois do desastre ambiental, o debate político

Julho 18, 2021

A tragédia matou mais de 150 pessoas na Alemanha. A extrema-direita nega as alterações climáticas, o candidato conservador causou indignação ao rir-se enquanto o presidente da República falava sobre as inundações e este diz ser necessário maior envolvimento na luta contra as alterações climáticas.

Rio Paiva - Foto Interior do Avesso

Rio Paiva: Bloco propõe medidas de despoluição e preservação

Julho 17, 2021

A emissão de descargas de efluentes poluentes persiste naquele que já foi considerado um dos rios mais limpos da Europa, o que é visível sobretudo no troço que atravessa o concelho de Castro Daire. Bloco entregou projeto no Parlamento. Artigo de Interior do Avesso.

Cartaz contra as plantações. Foto de Justiça Ambiental/Facebook.

Ambientalistas denunciam chegada de primeiro carregamento de eucalipto da Navigator

Julho 15, 2021

"Este projeto neocolonialista está a usurpar terra e meios de subsistência a milhares de famílias camponesas", denuncia a ONG moçambicana Justiça Ambiental sobre a exploração da Portucel Moçambique, financiada pelo Banco Mundial.

Matosinhos: Praia da Memória não vai ter hotel

Matosinhos: Praia da Memória não vai ter hotel

Julho 13, 2021

O terreno onde estava a ser construído um hotel foi classificado como área de proteção litoral. Carla Silva, candidata do Bloco à Câmara Municipal de Matosinhos congratula-se com a decisão e considera que “a culpa não pode morrer solteira”.

Mexilhões mortos no Canadá. Foto de Christopher Harley/Twitter.

Morreram mil milhões de criaturas marinhas com onda de calor no Canadá

Julho 13, 2021

Os efeitos no ecossistema são considerados catastróficos pelos cientistas que alertam para a possibilidade de repetição do fenómeno.

Mina de Retortilho: Conselho de Segurança Nuclear espanhol dá parecer negativo

Julho 13, 2021

O chumbo à exploração mineira que se pretende instalar junto à fronteira portuguesa deve-se à “baixa fiabilidade e nas elevadas incertezas das análises de segurança da instalação radioativa em relação aos aspetos geotécnicos e hidrogeológicos”.

Província argentina é a primeira a proibir a criação intensiva de salmão

Julho 12, 2021

A província Terra do Fogo proibiu a entrada da indústria do salmão devido aos efeitos ambientais adversos que esta atividade provoca.

Ricardo Vicente

“Nova PAC deve financiar transição ecológica para toda a produção agroflorestal”

Julho 11, 2021

Em plena discussão do Plano Estratégico nacional da Política Agrícola Comum, o deputado Ricardo Vicente diz ao Esquerda.net que o Governo quer continuar a política de privilégio aos grandes proprietários do sul em vez de mobilizar os fundos da PAC para desenvolver os territórios do interior com maior risco de incêndios.

Berta Cáceres.

Presidente de hidroelétrica condenado pelo assassinato de Berta Cáceres

Julho 6, 2021

Empresário pode cumprir pena superior a 20 anos de prisão pela autoria moral do assassinato da ambientalista hondurenha em 2016.

Central Fotovoltaica. Foto de Jordi Domènech i Arnau/Flickr.

Bloco questiona Governo sobre central solar em Cercal do Alentejo

Julho 6, 2021

Além dos impactes ambientais negativos, o partido critica a ausência de uma avaliação ambiental estratégica para a produção centralizada de energia solar fotovoltaica na região.

Imagem divulgada pela NASA de um dos incêndios florestais na Colúmbia Britânica.

Temperaturas de junho “bateram tantos recordes que é difícil acompanhar”

Julho 5, 2021

A Organização Meteorológica Mundial aponta o efeito da ação humana na atual crise climática. No Canadá, mais de 180 incêndios florestais na Colúmbia Britânica acompanham a vaga de calor que está a entupir as urgências na província vizinha de Alberta.

Cartaz sobre a cimeira do clima de Paris. Foto de thierry ehrmann/Flickr.

É agora que é preciso lutar pelo clima, pela vida

Julho 4, 2021

A fuga de informação sobre o relatório preliminar do IPPC sobre alterações climáticas é um duplo sinal de alarme: sobre a gravidade extrema da situação objetiva e sobre o perigo que a versão final dissimule em parte essa gravidade extrema à opinião pública mundial. Por Daniel Tanuro.

Torres elétricas. Foto de Tiago E. Pereira/Flickr.

Zero quer redes de gás e eletricidade alinhadas com descarbonização

Julho 2, 2021

Os ambientalistas defendem a reavaliação dos vários planos energéticos de forma a atingir a neutralidade carbónica antes de 2050.

Termometro. Foto de Stuart Rankin/Flickr.

Vaga de calor provoca centenas de mortes no Canadá e EUA

Julho 1, 2021

Em ambos os países as temperaturas atingiram máximos desde que há registos. O presidente norte-americano, Joe Biden, culpa as alterações climáticas.

Ria de Aveiro. Foto de FF Mira/Flickr.

Bloco propõe a criação do Parque Natural da Região de Aveiro

Julho 1, 2021

O partido propõe que as áreas da Ria de Aveiro, da Pateira, Dunas de São Jacinto e Rio Vouga sejam agregadas neste Parque Natural. Seria “uma medida de valorização da região e do seu património natural” defende o deputado Nelson Peralta.

Manifestação pelo Clima. Foto de Gustave Deghilage/Flickr.

Crise climática: Painel de cientistas da ONU agrava previsões

Junho 24, 2021

O relatório provisório do IPCC traça um cenário mais sombrio do que o anterior, divulgado em 2018. Mesmo com uma forte redução de emissões de gases com efeito de estufa, dezenas de milhões de pessoas serão afetadas por doenças, secas e fomes.