minas

Lutas

Governo concedeu servidão administrativa à empresa que quer explorar as minas de lítio nas Covas do Barroso. População local promete resistir e marca ação para dia 18 de janeiro.

Extrativismo

Agência de crédito que atua em nome do Estado alemão quer garantir cerca de 257 milhões de euros para o projeto de exploração de lítio em Boticas, com a contrapartida do fornecimento do metal precioso ao acionista alemão que lidera o projeto. Savannah fala em "passo fundamental".

Lutas

A administração quer unificar o horário de entrada dos turnos da lavaria e da mina para as 7h30 e 19h30. Trabalhadores dizem que a mudança prejudica a conciliação da vida profissional e familiar e o sindicato apela à luta contra a medida.
 

Chile

Com o cobre em alta, os trabalhadores lutam por melhores rendimentos. Em 2017, pararam durante 44 dias fazendo os preços desta matéria-prima subir nível. Perante o impasse negocial preparam agora nova greve de longa duração.

Entre os dias 7 e 9 de abril decorreu em Boticas, Trás-os-Montes, o 9º Encontro Nacional pela Justiça Climática. O Esquerda.net esteve presente e falou com alguns dos protagonistas para ouvir a causas e os rumos do combate por justiça ecológica e social.

Paralisação de três horas no início de cada turno começa na quinta-feira e termina a 28 de março. Trabalhadores da Beralt Tin reclamam melhores salários e dizem que "dinheiro é coisa que não falta" à empresa.

O presidente da Câmara de Boticas reagiu com satisfação às conclusões do Ministério Público, considerando que “vêm dar ainda mais força à luta contra a exploração de lítio” e “demonstram que os argumentos da população contra a mina são totalmente legítimos”.

A produção de arroz carolino no Baixo Mondego está ameaçada pela autorização de exploração mineira. Num encontro com a população em Soure, a coordenadora bloquista diz que "a política ambiental deste Governo é uma promessa de negócio" com o apoio de toda a direita.

O afundamento do solo foi promovido pela ganância da Braskem, com a anuência dos responsáveis políticos, devastando bairros e comunidades inteiras. Por Israel Dutra.

Há dez dias consecutivos que a população faz turnos na zona de Covas do Barroso para impedir que a Savannah Resources avance com as máquinas para terrenos baldios e particulares. Oito associações juntaram-se para exigir o fim das concessões mineiras na região.