Médicos

Inquérito do PLANAPP aos profissionais de saúde avaliou o grau de satisfação com as várias dimensões do seu trabalho. No caso dos médicos, a insatisfação é maior no Algarve e em Lisboa e Vale do Tejo.

Em janeiro e fevereiro de 2025, a quantidade de utentes sem médico de família aumentou. Dificuldade em reter médicos é um problema, aposentação e saída de profissionais é causa de agravamento.

No fim de semana foram 13 urgências fechadas e esta semana são 16. Mas quando chegar o fim do mês e a maioria dos médicos atingir o limite de horas extraordinárias a situação vai “piorar ainda mais”. Um diagnóstico comum aos dois maiores sindicatos do setor e a um movimento de médicos.

Saúde

Caso coloca em risco mais de 500 mil habitantes da região e já levou ao cancelamento de mais de mil consultas. Sindicato exige resposta imediata da ministra da Saúde.

A FNAM acusa o Ministério da Saúde de tentar impor a “banalização da prestação do tempo extraordinário” e de “condicionar o acesso dos utentes ao seu médico de família”. O ano novo vai começar com greve às horas extraordinárias.

Greve

Concentração dos médicos juntou centenas de pessoas, entre profissionais de saúde e utentes. Dirigentes da Federação Nacional dos Médicos falam em plano da ministra para "acabar com o SNS".

Saúde

Federação Nacional dos Médicos acusa ministra de "empurrar" os profissionais de saúde para a greve e de agravar "o caos instalado no Serviço Nacional de Saúde".

Saúde

Vice-presidente da Federação Nacional de Médicos fala em "situações de distorções" sobre problemas do Serviço Nacional de Saúde e acusa medida anunciada por Luís Montenegro de ser demagógica. O que é preciso é "valorizar as carreiras, os salários, as condições de trabalho".

Saúde

Até junho, 665 médicos aposentados voltaram a exercer atividade no Serviço Nacional de Saúde. Governo prevê a contratação de até 900 médicos reformados em vez de tornar mais atrativas as carreiras no SNS.

Saúde

Médico. Antigo coordenador nacional para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, defendeu o Serviço Nacional de Saúde e a saúde como serviço público. Morreu aos 68 anos de doença súbita.