Despenalização da morte assistida

Morte assistida: Respeito pela dignidade implica que respeitemos opções de cada um

Maio 27, 2018

Catarina Martins espera que na terça-feira o Parlamento aprove na generalidade a despenalização da morte assistida, para posteriormente se encontrar, na discussão na especialidade, “a melhor solução técnica e jurídica” para a concretizar.

Facebook apaga página do movimento “Direito a morrer com dignidade”

Maio 25, 2018

Esta sexta-feira, quatro dias antes da votação sobre a morte assistida no Parlamento, a página foi desativada. Tudo aponta para que se trate de um “bloqueio organizado”. O Esquerda.net divulga o vídeo exibido na página do Movimento, com mais de meio milhão de visualizações, onde figuras públicas apelam à despenalização da morte assistida.

A liberdade está pela hora da morte

Maio 24, 2018

No próximo dia 29 de Maio, o direito à vida discute-se na Assembleia da República à boleia do direito à morte assistida.

A cinco dias das votações na Assembleia da República sobre a despenalização da morte assistida, o PCP veio a público dizer que votará contra, manifestando-se pela criminalização da mesma.

PCP vai votar contra despenalização da morte assistida

Maio 24, 2018

PCP anunciou que, na votação do próximo dia 29, em que se debaterá no parlamento a despenalização da morte assistida, irá votar contra.

A morte assistida irá a debate na Assembleia da República no dia 29 de maio.

Livro “Morrer com dignidade - a decisão de cada um” foi hoje apresentado

Maio 23, 2018

Esta quarta-feira, 23 de maio, o livro “Morrer com dignidade - a decisão de cada um” foi apresentado na Biblioteca Passos Manuel, na Assembleia da República.

A iniciativa é do Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida, e defende-se “que a tolerância se deve impor à prepotência e ao autoritarismo” e que “regular a eutanásia não é liberalizar a morte assistida”.

Figuras públicas manifestam-se a favor da despenalização da eutanásia

Maio 12, 2018

O Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida lançou um vídeo em que diversas figuras públicas, entre outras, se manifestam favoráveis à despenalização da morte assistida.

Morte Assistida: “É chegado o tempo de alargar o campo dos direitos e da tolerância”

Abril 27, 2018

Bloco de Esquerda, PS e PAN propõem debate no parlamento sobre a despenalização da morte assistida para 30 de maio. “Os nossos projetos de lei são diferentes, mas são convergentes naquilo que é essencial: a despenalização da morte medicamente assistida”, explicou o deputado do Bloco José Manuel Pureza.

Catarina Martins na conferência sobre despenalização da morte assistida

Março 8, 2018

Intervenção de Catarina Martins no encerramento da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

José Manuel Pureza na conferência sobre despenalização da morte assistida

Março 6, 2018

Intervenção de José Manuel Pureza, no encerramento da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Maria Antónia Almeida Santos na conferência sobre despenalização da morte assistida

Março 4, 2018

Intervenção de Maria Antónia Almeida Santos na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

António Pedro Vasconcelos na conferência sobre despenalização da morte assistida

Março 2, 2018

Intervenção de António Pedro Vasconcelos na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Gilberto Couto na conferência sobre despenalização da morte assistida

Março 2, 2018

Intervenção de Gilberto Couto na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Paula Teixeira da Cruz na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 26, 2018

Intervenção de Paula Teixeira da Cruz na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Rogério Alves na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 22, 2018

Intervenção de Rogério Alves na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Teresa Pizarro Beleza na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 20, 2018

Intervenção de Teresa Pizarro Beleza na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 18, 2018

Intervenção de Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Alexandre Quintanilha na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 16, 2018

Intervenção de Alexandre Quintanilha na abertura da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Francisco George na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 14, 2018

Intervenção de Francisco George na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Machado Caetano na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 13, 2018

Intervenção de Machado Caetano, médico e professor que presidiu à Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, na abertura da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

João Semedo na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 10, 2018

Intervenção de João Semedo na abertura da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Despenalização da morte assistida: proposta entregue na AR

Fevereiro 6, 2018

Na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, José Manuel Pureza resumiu o projeto de lei do Bloco que deu entrada esta terça-feira no parlamento.

Ex-diretor geral de Saúde alerta para "abusos” no prolongamento da vida, sobretudo no privado

Fevereiro 4, 2018

Durante a conferência sobre a despenalização da morte assistida, promovida pelo Bloco, Francisco George defendeu que “esta lei tem de ser aprovada no interesse público". A iniciativa contou com debates sobre as implicações biomédicas da morte assistida, a legislação de um direito e a resposta política a dar à lei atual.

“O país humaniza-se quando permite a escolha de quem está em sofrimento”

Fevereiro 3, 2018

Durante o encerramento da conferência sobre a despenalização da morte assistida, Catarina Martins afirmou que “é sobre a nossa capacidade de respeitar o direito das pessoas no fim de vida que falamos nesta iniciativa”. Proposta do Bloco é entregue esta semana no Parlamento.

Testamento vital aprovado em Itália

Dezembro 14, 2017

O Senado italiano aprovou esta quinta-feira por larga maioria a lei do testamento vital. Na Austrália, o estado de Victoria tornou-se o primeiro a legalizar a morte assistida.