Está aqui

Covid-19

“Assumam a responsabilidade e mudem de rumo” na resposta à pandemia

Fevereiro 25, 2021

Moisés Ferreira considera que o Governo “falha na atuação que lhe é exigida para controlar a pandemia”, como por exemplo “quando o número de testes continua a cair, apesar de se saber que a testagem deve ser aumentada”.

vacina

AstraZeneca volta a falhar entrega de vacinas à UE

Fevereiro 24, 2021

Depois das notícias que apontam a redução a metade do número de doses fornecidas à União Europeia entre abril e junho, a farmacêutica responde que tentará garantir o acordado no segundo semestre do ano, fabricando as vacinas fora do espaço europeu.

 

Cidadãos retidos no Brasil sentem-se "abandonados" pelo Governo

Fevereiro 17, 2021

Centenas de pessoas encontram-se retidas há meses devido às medidas impostas pelo Governo português por causa da covid-19, tendo os seus voos constantemente adiados. Queixam-se da “situação insustentável” e estão sem meios para ficar mais tempo no Brasil.

vacina

Falta de vacinas provoca queda das doses diárias em Portugal

Fevereiro 11, 2021

O número da vacinação diária contra a covid-19 em Portugal caiu quase para metade nas últimas semanas. Tudo indica que o problema tem origem na produção e entrega de vacinas.

"O Governo está a poupar à conta das vítimas da crise"

Fevereiro 10, 2021

Após a reunião com o Presidente da República, Catarina Martins lembrou que o Parlamento vai decidir em breve sobre iniciativas como a da prorrogação dos subsídios sociais, proposta pelo Bloco. E voltou a sublinhar a preocupação com os milhares de milhões de euros que ficaram por executar no passado Orçamento.

Marisa confrontou Von der Leyen com as cláusulas lesivas no contrato com farmacêuticas

Fevereiro 9, 2021

No contrato assinado com a AstraZeneca, a responsabilidade por eventuais riscos da vacina é assumida pelos Estados e não pela farmacêutica. Confrontada pela eurodeputada bloquista, a presidente da Comissão afirmou o contrário daquilo que assinou.

Taxa de transmissibilidade reduz-se com agravamento de medidas de confinamento

Covid-19: Restrições diminuem os contágios em 40% numa semana

Fevereiro 4, 2021

Confinamento está a ter resultados semelhantes aos de março e abril. Linha SNS24 colapsou nos picos da pandemia, com recorde de chamadas a 17 de janeiro.

Grupo EFCIS

Trabalhadores denunciam recusa do Grupo EFCIS em adotar teletrabalho

Fevereiro 4, 2021

A empresa de climatização com sede na Amadora não está a adotar o trabalho à distância, apesar das funções o permitirem. Trabalhadores denunciaram a situação ao Despedimentos.pt.

Moisés Ferreira, deputado do Bloco

“Houve uma impreparação do Governo para esta nova vaga"

Fevereiro 2, 2021

Em declarações ao Fórum TSF, o deputado bloquista Moisés Ferreira considerou que era evitável o ponto em que estamos relativamente à crise pandémica e considera urgente a existência de apoios que permitam às pessoas poderem confinar ou ficar com os filhos.

Vacina da BionTech/Pfizer, foto via EPA/Lusa.

Grupo parlamentar do Bloco não irá participar no plano de vacinação prioritária

Janeiro 29, 2021

O partido considera que a vacinação dos titulares de altos cargos públicos deve ser “bastante circunscrita”, e que “a prioridade deveria ser atribuída apenas ao Presidente da Assembleia da República”.

Bloco questiona governo sobre despedimento de enfermeiros do CHTMAD

Despedir enfermeiros? "O mínimo é garantir-lhes um vínculo permanente"

Janeiro 27, 2021

Numa pergunta ao Governo, o Grupo Parlamentar do Bloco considera “incompreensível e injustificável” que se despeça enfermeiros, sobretudo “num momento em que todo o SNS se encontra extremamente pressionado”.

Manaus vive uma situação catastrófica devido à pandemia da covid-19

EUA nunca responderam aos pedidos de oxigénio e foi a Venezuela a ajudar o Brasil

Janeiro 27, 2021

Os governos do Chile e de Israel também rejeitaram o pedido de ajuda de Bolsonaro, mesmo sendo aliados políticos. Foi o executivo de Nicolás Maduro a enviar três remessas de oxigénio para ajudar os hospitais da região de Manaus.

ONU pede que vacina seja também fabricada no Brasil e na Índia

Covid-19: ONU defende que farmacêuticas permitam produção da vacina na Índia e no Brasil

Janeiro 26, 2021

A produção da vacina está concentrada nos países ricos, mas Guterres alerta que é necessário acelerar a produção e distribuição. Proposta da Índia para suspender patentes durante a pandemia foi vetada pelos países ricos e pelo Brasil.

600 grandes empresas têm de entregar lista com trabalhadores em regime presencial até amanhã

600 grandes empresas têm de entregar lista com trabalhadores em regime presencial

Janeiro 20, 2021

Medida abrange empresas com mais de 250 trabalhadores e deve ser cumprida até quinta-feira. Autoridade para as Condições do Trabalho queixa-se que têm de fazer as fiscalizações a pé por falta de viaturas.

Vacina covid-19

Só 25 doses da vacina contra a covid-19 foram administradas num país pobre

Janeiro 20, 2021

39 milhões de doses foram administradas em 49 países ricos. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, diz que o mundo “está à beira de um fracasso moral catastrófico”.

Lisboa - Agosto 2020

Covid-19: Nível de internamentos atingiu o seu máximo

Janeiro 12, 2021

Portugal ultrapassou as oito mil mortes relacionadas com a covid-19, atingindo o valor diário mais alto desde o início da pandemia, com 155 óbitos. Dos mais de quatro mil internados, quase 600 estão nos cuidados intensivos.

Moisés Ferreira, deputado do Bloco

"O novo confinamento não pode ser um fardo para os trabalhadores"

Janeiro 12, 2021

Após a reunião do Infarmed, Moisés Ferreira defendeu medidas de proteção de emprego e proibição de despedimentos em empresas com lucros, apoio aos setores da restauração, cultura e a trabalhadores precários e informais.

Uma profissional da saúde prepara uma dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 para ser administrada.

Espanha vai manter registo de pessoas que rejeitem vacina contra covid-19

Dezembro 29, 2020

Cerca de 28% dos inquiridos opõe-se a vacinação imediata, uma melhoria face aos 47% no mês anterior. Ministro da Saúde informa que dados só serão partilhados com parceiros europeus.

Nascimentos vão diminuir devido à pandemia

Pandemia vai fazer diminuir nascimentos

Dezembro 20, 2020

Ao contrário do que se chegou a pensar, a pandemia vai trazer um adiamento dos nascimentos devido à incerteza dos tempos em que vivemos: pelo desemprego, instabilidade laboral e até por questões médicas, com medo dos efeitos da covid-19 em grávidas e bebés.

Reino Unido com nova estirpe de coronavírus

Covid-19: Reino Unido com nova estirpe mais contagiosa

Dezembro 20, 2020

A nova estirpe já é responsável por 62% das novas infeções em Londres, 59% no leste da Inglaterra e 43% no sudeste. Especialistas afirmam que “não há qualquer evidência" de que a vacina seja menos eficaz.

As primeiras vacinas deverão ser administradas a partir de 14 de dezembro, na Escócia.

Covid-19: Pfizer só irá conseguir produzir metade das vacinas previstas este ano

Dezembro 6, 2020

A dificuldade no acesso a matérias-primas significa que, em vez das 50 milhões de doses previstas, apenas 25 milhões estarão disponíveis até ao final do ano.

Covid-19: que medidas se aplicam nas próximas semanas, incluindo Natal e Ano Novo

Dezembro 6, 2020

Natal e Ano Novo terão limitações diferentes. 

António Costa durante o anuncio das novas medidas restritivas para a época do Natal no contexto de combate à pandemia de covid-19 no país.

Não há limite para o número de pessoas na ceia de Natal, mas devem evitar-se ajuntamentos, diz Costa

Dezembro 5, 2020

O primeiro-ministro anunciou esta tarde as medidas de restrição no período do Natal e Ano Novo. No Natal será permitida a circulação entre concelhos, mas não na passagem de ano. Medidas serão reavaliadas a 18 de dezembro.

Consultório. Foto de Paulete Matos.

Estudo revela implicações da covid-19 na saúde mental

Novembro 29, 2020

Um em cada cinco doentes com covid foram depois diagnosticados com ansiedade, depressão ou insónia, revela um estudo da Universidade de Oxford. Um dos autores defende que a doença psiquiátrica devia ser considerada fator de risco.

A extensão total das matas está a diminuir a um ritmo de 10 milhões de hectares por ano. A causa-efeito entre a destruição dos ecossistemas e a propagação de novas doenças é evidente

O Capitaloceno e as pandemias

Novembro 29, 2020

“As crises sanitária, climática e ecológica estão intimamente relacionadas e se explicam em boa medida por um sistema capitalista que gira em torno do crescimento económico constante, em um planeta com recursos finitos”, artigo de Antón Fernández Piñero, biólogo.