Está aqui

Covid-19

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

Novembro 23, 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Sumol+Compal

Grandes empresas preparam despedimentos coletivos, alertam advogados

Novembro 22, 2020

As sociedades de advogados ouvidas pelo jornal Expresso afirmaram que há dezenas de processos de despedimento e reestruturações em curso. E que são as grandes empresas a utilizar estes instrumentos para reduzir custos.

“A Cultura em Portugal está a colapsar”

Novembro 21, 2020

Centenas de trabalhadores dos espetáculos manifestaram-se este sábado em Lisboa por respostas urgentes para a sobrevivência do setor. Profissionais defenderam que é tempo de “os decisores políticos nos dizerem o que querem para Portugal e para as manifestações artísticas”.

Moisés Ferreira no debate da RTP3

Estado de Emergência: Medidas anunciadas “pautam-se mais pelas ausências”

Novembro 21, 2020

No debate da RTP3, Moisés Ferreira defendeu que “é um erro achar que se vai vencer a pandemia apenas com medidas restritivas de circulação” e que são necessárias respostas imediatas na área laboral, na habitação, transportes e saúde.

Primeiro-ministro já anunciou novas medidas do estado de emergência

Novembro 21, 2020

António Costa enumerou este sábado as novas medidas de restrição que serão impostas no âmbito do prolongamento do estado de emergência, bem como os apoios económicos previstos pelo executivo. Saiba aqui quais são.

“Vimos mais anúncios do que concretizações na resposta às pessoas e à economia”

Novembro 20, 2020

No debate parlamentar sobre o estado de emergência, Pedro Filipe Soares frisou que é necessário acautelar as consequências económicas e sociais das restrições e exigir aos privados da saúde “que estejam à altura das necessidades num momento tão importante para o país”.

Catarina Martins e Moisés Ferreira em reunião com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Bloco quer Orçamento que “dê ao SNS os recursos de que precisa”

Novembro 19, 2020

Após reunir com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Catarina Martins defendeu que um Orçamento para a saúde "com condições de trabalho para os seus profissionais” é uma "condição essencial de resposta à crise".

João Gouveia

Cuidados intensivos: “Situação ainda não é de catástrofe, mas já estamos em rutura”

Novembro 19, 2020

O coordenador da Resposta em Medicina Intensiva à covid-19 diz que existe o risco de não conseguir receber todos os doentes que precisem de cuidados intensivos.

Hospitais começam a suspender cirurgias não prioritárias para responder à covid-19

Novembro 17, 2020

Com o aumento da sobrecarga criada pela segunda vaga da pandemia do novo coronavírus, os hospitais começaram a recorrer à transferência inter-hospitalar de doentes e a atividade cirúrgica não prioritária começa a estar em causa.

Existem hospitais no país sem médico permanente à noite para assistir a doentes covid-19

Novembro 15, 2020

Esta é a situação vivida nos hospitais de Penafiel e de Amarante, onde um médico das urgências é chamado em caso de necessidade. No Santo António, no Porto, e em Gaia, os profissionais são manifestamente insuficientes para o elevado número de internados. Inúmeros médicos assinaram declarações de escusa de responsabilidades.

MEO contrata enfermeiros para a linha SNS24 abaixo do valor praticado no SNS

Novembro 14, 2020

Bloco considera que, “num momento em que os profissionais de saúde se mostram fundamentais para o país e para o contexto em que o país se encontra, não se compreende que se pretenda fazer reforço de profissionais com condições precárias e com degradação dos salários”.

Marisa Matias e José Manuel Boavida conversam sobre respostas para diabéticos durante pandemia

Novembro 14, 2020

Embora sejam os grandes responsáveis pela morbilidade e pela mortalidade em países como Portugal, as doenças não transmissíveis continuam a ser o parente pobre da saúde. Hoje, dia mundial da diabetes, José Manuel Boavida (médico e presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal) conversa com Marisa Matias.

Pratos

Restauração protestou contra restrições em Aveiro e Lisboa

Novembro 13, 2020

Segundo a AHRESP, o setor já perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano devido à pandemia da covid-19.

Consultório. Foto de Paulete Matos.

Estudo revela implicações da covid-19 na saúde mental

Novembro 11, 2020

Um em cada cinco doentes com covid foram depois diagnosticados com ansiedade, depressão ou insónia, revela um estudo da Universidade de Oxford. Um dos autores defende que a doença psiquiátrica devia ser considerada fator de risco.

Médicos de família: Ministra omitiu vagas por preencher, acusa FNAM

Novembro 10, 2020

Federação Nacional dos Médicos afirma que Marta Temido desinformou o Parlamento ao anunciar a contratação de 287 médicos de família para o SNS, sem referir que existia um total de 435 vagas a concurso.

Catarina defende apoios para quem perdeu rendimento devido a medidas de restrição

Novembro 10, 2020

À margem de uma reunião com a CGTP, Catarina Martins defendeu que não faz sentido pedir a alguns setores que sacrifiquem a sua atividade para preservar a saúde pública sem que lhes sejam dados os apoios necessários para cobrir os custos dessa paralisação.

"Em janeiro, metade das escolas de dança poderá encerrar"

Novembro 9, 2020

Pedro Fidalgo Marques, presidente da Plataforma Dança - Associação Nacional de Dança, alerta que mais de 10% das academias já encerraram portas. Acresce que 75% dos trabalhadores estão a recibos verdes e, em média, já perderam 500 euros no seu rendimento mensal.

Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde registou 6.640 infeções e 56 óbitos.

Covid-19: governo limita circulação e define recolher obrigatório

Novembro 8, 2020

O Conselho de Ministros decretou limites à circulação entre as 13h e as 5h de sábado até à madrugada de segunda-feira nos próximos dois fins-de-semana; e recolher obrigatório entre as 23h e as 5h nos dias de semana até 23 de novembro. As medidas aplicam-se aos 121 concelhos da lista de concelhos de maior risco.

Testes rápidos a toda a população da Eslováquia, Bratislava, 31 de outubro de 2020 – Foto de Jakub Gavlak/Epa/Lusa

Covid-19: Eslováquia faz testes rápidos a toda a população com mais de 10 anos de idade

Novembro 4, 2020

No passado sábado, 31 de outubro, foram feitos testes rápidos a metade da população da Eslováquia. Das cerca de 2,58 milhões de pessoas testadas, houve quase 26 mil positivos. No próximo fim de semana será testada a restante população.

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República antevê Estado de Emergência "limitado"

Novembro 2, 2020

Em entrevista à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que é “desaconselhável voltar a um estado de emergência como o de abril e maio” e descartou o confinamento total.

“Quando discutimos as respostas do setor público à covid, estamos a falar de respostas que só os grandes hospitais têm. E se não for acautelada esta resposta, haverá pessoas que ficam sem apoio”, diz Pedro Filipe Soares.

Saúde: o Estado deve "mobilizar todos os recursos do país, incluindo privados"

Novembro 1, 2020

Em declarações à TVI24, Pedro Filipe Soares considera ser incompreensível “que o governo demore tanto tempo a fazer algo que já estava previsto na nova Lei de Bases da Saúde, mas também na anterior”.

Para já, são 121 concelhos, 7,1 milhões de cidadãos que ficarão abrangidos pelo confinamento parcial.

Covid-19: 121 concelhos com novas regras a partir de 4 de novembro

Outubro 31, 2020

Recolhimento domiciliário, eventos e celebrações limitados a 5 pessoas e teletrabalho obrigatório salvo oposição fundamentada do trabalhador, são algumas das medidas que irão entrar em vigor a 4 de novembro. Veja aqui se o seu concelho está incluído. Linha Saúde 24 pode passar declaração para justificar faltas.

O grupo Luz Saúde foi quem mais faturou com a covid-19, devido à venda de equipamentos de proteção individual e de testes – Foto de Paulete Matos

Covid-19: Grupo Luz Saúde faturou 38 milhões em vendas ao Estado

Outubro 21, 2020

O grupo detido pela Fosun foi quem mais faturou com a venda de equipamentos de proteção individual e de testes. As três empresas que mais faturaram nos negócios com o Estado foram empresas chinesas ou de importação de produtos chineses.

Multinacional francesa obrigada a readmitir trabalhadoras

Outubro 19, 2020

A Lauak, dedicada à produção de componentes para a aeronáutica com instalações em Setúbal e Grândola, foi obrigada a readmitir as trabalhadoras despedidas que estavam em gozo dos direitos de parentalidade. Recuo surgiu após intervenção da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Estudantes da Universidade de Lisboa com covid-19 em condições “inadmissíveis”

Outubro 19, 2020

A Brigada Estudantil agendou para esta segunda-feira uma ação, pelas 17h na Cantina Velha, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, em protesto contra as condições de alojamento dos estudantes com covid-19 e a ausência crónica de espaço nas residências universitárias.