Está aqui

Covid-19

pessoas na rua

Covid-19: imunidade pode não durar muitos meses

Julho 14, 2020

O primeiro estudo do King’s College de Londres à evolução dos anticorpos em doentes com covid-19 concluiu que em muitos casos eles desapareceram ao fim de alguns meses, à semelhança do que acontece com outros coronavírus.

Greve Climática Estudantil dá aula ao Governo sobre transição energética

Julho 13, 2020

Esta ação agendada para 24 de julho enquadra-se na semana “DescontaminAcção”, com o objetivo de trazer a Justiça Social e  Climática para o centro da agenda de recuperação no pós-pandemia.

ANA - Aeroportos de Portugal.

ANA avança com rescisões e cortes salariais

Julho 13, 2020

Presidente da empresa informou os trabalhadores que vai ser feita uma reestruturação das equipas, mediante um “plano de saídas voluntárias”, e reduzido o horário de trabalho, com a consequente perda de remuneração. Sindicatos consideram recurso a estas medidas “abusivo”.

É preciso reforçar Saúde Pública para conter propagação da covid-19 no inverno

Julho 13, 2020

O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública defendeu que é fundamental “pôr recursos no terreno para conseguirmos controlar a situação". Caso contrário, “a possibilidade de as coisas entrarem num crescimento ainda mais difícil de controlar é real", alertou.

Acampamento Liberdade 2020 é online

Acampamento Liberdade deste ano é online

Julho 12, 2020

Este ano, os jovens do Bloco não se juntam para uma semana de acampamento, devido à pandemia covid-19. Mas não vão deixar de debater, assim irão juntar-se online para: discutir soluções para as crises, "pensar a luta antirracista" e “exigir um sistema que nos sirva”.

Trabalhadores do Pingo Doce sob ameaça para aceitarem banco de horas grupal

Julho 8, 2020

O grupo quer realizar um referendo para implementar este regime. Sindicato CESP denuncia que os trabalhadores estão a ser ameaçados pelas chefias e defende que a proposta, recusada na negociação do contrato coletivo, viola a Constituição.

Embora as novas infeções estejam a aumentar, o número de mortes por covid-19 aparenta ter estabilizado.

Covid-19: OMS alerta para transmissão através do ar, EUA formalizam saída da organização

Julho 8, 2020

Em plena pandemia, Donald Trump concretizou a ameaça de retirar os EUA da Organização Mundial de Saúde, que acusa de gerir mal a crise de covid-19. Tudo isto ocorre numa altura em que a OMS admite a possibilidade de transmissão pelo ar.

O deputado do Bloco José Manuel Pureza. Foto de Paulete Matos.

Covid-19: Bloco pede instruções e regras vinculativas para laboratórios privados

Julho 8, 2020

José Manuel Pureza afirmou que “o país não compreende e não aceita que alguma inconsistência dos dados sobre casos reportados se deva a laboratórios privados”. O deputado reivindicou ainda o investimento na formação em Saúde Pública e medidas de alcance socioeconómico, que “combatem eficazmente a pandemia”.

"Precariedade laboral leva muita gente infetada a continuar a ir para o trabalho"

Julho 8, 2020

De acordo com Mário Durval, nunca se verificou o “descontrolo da epidemia” na região de Lisboa e Vale do Tejo. No entanto, o delegado de Saúde alerta que existem questões que a Saúde Pública não consegue solucionar, como a precariedade laboral.

Mais de 200 mil novos casos num dia

OMS volta a registar mais de 200 mil novos casos de covid-19

Julho 5, 2020

Pelo segundo dia consecutivo, os números da OMS registam mais de 200 mil novos casos de covid-19 em 24 horas. A OMS também anunciou que vai descontinuar a aplicação de hidroxicloroquina aos doentes hospitalizados. 

 

Pessoas com deficiência sofrem maior desigualdade com crise pandémica

Julho 3, 2020

Um estudo do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos revela que as respostas à covid-19 dificultaram o acesso das pessoas com deficiência à Educação e, muitas vezes, privaram-nas de terapias e apoios sociais fundamentais.

Orçamento: PSD e PS fizeram “jogo de sombras” ao longo da especialidade

Julho 3, 2020

Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua exortaram os partidos a assumirem as suas posições mas também os seus recuos e acusaram PSD e PS de impedirem alguns avanços, como é o caso da criação de um subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadores informais.

TAP: Bloco quer auditoria à gestão privada e proteção dos postos de trabalho

Julho 3, 2020

Isabel Pires destaca que “permanecem dúvidas que é essencial esclarecer” e defende que o plano estratégico para a empresa tem de salvaguardar a coesão territorial e a manutenção de postos de trabalho diretos e indiretos, ter objetivos ambientais e não descurar as ligações essenciais para a emigração portuguesa.

Propostas do Bloco aprovadas no Orçamento Suplementar

Julho 2, 2020

O Bloco apresentou 20 medidas na área dos apoios sociais e emprego, serviços públicos e justiça na economia. Saiba quais as propostas aprovadas e, também, as que não foram incluídas no Orçamento.

Refeição escolar.

Matosinhos: PS chumba refeições gratuitas para crianças em agosto

Julho 1, 2020

A deputada municipal Carla Silva frisa que são totalmente incompreensíveis as desculpas apresentadas pelo Partido Socialista para a rejeição da proposta do Bloco sobre a criação de um apoio específico e pontual aos alunos carenciados do concelho.

Governo tarda em corrigir erros que deixaram recibos verdes sem apoio

Julho 1, 2020

Apesar de o Governo ter admitido há duas semanas que houve indeferimentos devido a erros dos serviços, os trabalhadores continuam à espera que a situação seja corrigida, denuncia a Associação de Combate à Precariedade.

Câmara de Oliveira de Azeméis não fornece máscaras aos seus trabalhadores

Julho 1, 2020

A distrital do Bloco de Aveiro frisa que “esta situação é grave” e demonstrativa de que “o executivo do Partido Socialista não está a cumprir com as suas obrigações” legais e está a colocar em risco a saúde dos trabalhadores da autarquia.

Aprovados apoios extraordinários para trabalhadores informais, empregadas domésticas e advogados

Julho 1, 2020

Proposta do Bloco para alterar o decreto da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores foi aprovada por unanimidade. Avanços também na proteção das trabalhadoras do serviço doméstico. Regras impostas pelo PS para os informais podem inibir os mais precários de recorrer ao apoio.

Comboio urbano, Estação de Sete Rio. Foto de Nuno Mourão, Flickr.

Parlamento vai debater respostas para transportes e habitação na Grande Lisboa

Julho 1, 2020

Com a interpelação ao Governo desta quarta-feira, o Bloco espera que o executivo avance também com soluções concretas para minimizar os impactos da crise pandémica. O desdobramento da Linha de Sintra e o fim do lay-off nos transportes estão entre as propostas bloquistas.

“Imposição de férias em lay-off é um contrassenso e um abuso”

Junho 30, 2020

José Soeiro defende que esta prática é inaceitável e que a Autoridade para as Condições do Trabalho tem de fazer cumprir a lei. Ouvido pelo Público, Fausto Leite, advogado especialista em Direito do Trabalho, é perentório: “é um disparate jurídico, que deve ser denunciado e travado”.

Construção civil

Setor da construção civil no centro das preocupações no combate à covid-19

Junho 29, 2020

Os trabalhadores informais deste setor são a grande preocupação das autoridades, acrescida pela dificuldade em rastrear os movimentos de estaleiro em estaleiro. O Bloco já tinha alertado para este problema numa reunião com a ACT de Vila Real.

Linha de Sintra

"Não é com mais fiscalização e multas que o problema dos transportes lotados desaparece"

Junho 29, 2020

Bloco apresenta proposta para reforçar oferta ferroviária na Linha de Sintra e alternativas rodoviárias de transporte público. A deputada Isabel Pires afirma que a sobrelotação nos comboios da Linha de Sintra em tempo de pandemia exige medidas imediatas.

Hospital

Profissionais de saúde criticam falta de coordenação na região de Lisboa e Vale do Tejo

Junho 28, 2020

Profissionais de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo pedem mais comunicação entre as autoridades competentes no combate à covid-19. Hospitais Amadora-Sintra e Loures são os mais afetados pelo aumento dos contágios. 

 

Governo “negou proteção temporária” aos mais desprotegidos

Junho 28, 2020

Paulo Pedroso lembra que o executivo não quis estender a proteção social a quem vive em situação de maior precariedade, tendo sido o Bloco a levar ao Parlamento a criação do subsídio extraordinário de desemprego. A medida foi aprovada a 9 de junho, apesar dos votos contra do PS e da Iniciativa Liberal.

Unidade fabril da Corticeira Amorim.

Corticeira Amorim distribui 24,6 milhões de euros em dividendos

Junho 27, 2020

Apesar dos impactos económicos e sociais da crise pandémica, e do empobrecimento dos corticeiros, a empresa liderada por António Rios de Amorim decidiu pagar aos acionistas, a partir de 20 de julho, um dividendo bruto de 0,185 euros por ação, o mesmo valor pago em 2017 e 2018.