Argentina

A 19 de novembro, o candidato de extrema-direita venceu as eleições na Argentina, com mais de 11 pontos de avanço. Neste dossier, publicamos artigos e análises que abordam razões para este voto, origem desta viragem e consequências. Dossier organizado por Carlos Santos.

Extrema-direita

A extrema-direita impulsiona o retrocesso conservador contra as conquistas democráticas, substitui linguagem elitista pela demagogia, enraizou-se no universo digital e radicaliza falsas crenças implantadas pela ideologia neoliberal. Explora resultados adversos da luta social e dificuldades da esquerda em construir alternativas.

Argentina

A vice-presidente é uma das promotoras das campanhas de perseguição às autoras de livros que abordam temas como a violência de género ou a diversidade familiar. Milei começou por abolir o Ministério dedicado a esta área, bem como o organismo de combate à violência de género.

Argentina

O presidente argentino reclama para si o direito a um prémio Nobel, falando num “milagre argentino”. Entretanto, a pobreza cresce, a recessão é forte e o PIB do país cai.

Argentina

Nas últimas semanas a imprensa argentina deu conta da saída do país de parte das suas reservas de ouro. Governo recusa-se a dar explicações e economistas temem os riscos da operação.

Argentina

Deputados argentinos e brasileiros do parlamento do Mercosul exigem explicações à ministra argentina da Segurança. Suspeitos são procurados por envolvimento na tentativa de golpe de estado de janeiro de 2023. Filho de Bolsonaro foi a Buenos Aires enquanto deputado pedir asilo para os golpistas.

Argentina

Por causa da sua guerra contra as cantinas populares, o Governo argentino tinha decidido não distribuir 6.000 toneladas de bens alimentares para ajuda aos mais carenciados. Teve de chegar uma ordem judicial para obrigar a iniciar o processo. Ainda assim, a ajuda foi parar aos amigos.

Argentina

A fundadora das Mães da Praça de Maio faleceu na quinta-feira aos 94 anos. Muitos foram despedir-se da “mãe de todas as batalhas” no antigo centro de tortura transformado em Casa da Memória e da Vida.

Argentina

Milei não cabe em si por ter chegado esta quinta-feira à capa da Time. Numa sala de espetáculos cantou na apresentação do seu novo livro com vários plágios, enquanto continua a jurar que a sua política económica transformará o país na “nova Meca do Ocidente”. Mas a realidade da austeridade desmente tanta gabarolice.

O novo governo do único país asiático a legalizar o uso adulto da canábis quer voltar a proibi-lo e já enfrenta contestação nas ruas. Ouça esta e outras notícias neste podcast da atualidade canábica.